gabarito

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VI EDIÇÃO Nº 260 RIO BRANCO-AC, 04 A 10 DE MAIO DE 2009 [email protected] VARIEDADE ACONTECEU UNINORTE inaugura moderna Clínica de Odontologia ESCOLA CNA INCENTIVA PROJETOS SOCIAIS NO ACRE Escola de inglês e espanhjol incentiva atividades desenvolvidas por entidades que atuam na área social, como o Cantinho do Zito e a Jocum, contribuindo para diminuir as desigualdades sociais. PÁGINA 4 PÁGINA 4 PÁGINA 7 Livraria Betel entrega livro para aluno do Ideal VESTIBULAR PÁGINA 3 Enem é avaliado por professores de pré vestibulares NC Studio Fotográfico

Upload: portal-gabarito

Post on 28-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal da Educação

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VI EdIção nº 260 RIo BRAnco-Ac, 04 A 10 dE MAIo dE 2009 [email protected]

V A R I E D A D E

A C O N T E C E U

UNINORTE inaugura moderna Clínica de Odontologia

ESCOLA CNA INCENTIVA PROJETOS

SOCIAIS NO ACREEscola de inglês e espanhjol incentiva atividades desenvolvidas por

entidades que atuam na área social, como o Cantinho do Zito e a Jocum, contribuindo para diminuir as desigualdades sociais.

Página 4

Página 4

Página 7

Livraria Betel entrega livro para

aluno do ideal

V E S T I B U L A R

Página 3

Enem é avaliado por professores de

pré vestibulares

NC S

tudi

o Fo

togr

áfic

o

Page 2: Gabarito

C U L T U R A

Rio Branco-acre, 04 a 10 de maio de 2009Gabarito2

- JORNAL DA EDUCAÇÃO

Gabarito

Jornalista responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(MTb/AM nº 164)Contatos: 8402-5842

PUBLICAÇÃO DIRIGIDA

Alternativo comemora Dia do Índio

O Colégio Alternati-vo realizou com os alunos da Educação Infantil e 1º ano do

Ensino Fundamental uma ho-menagem aos povos indígenas festejado anualmente no dia 19 de abril. A atividade foi realizada na quadra coberta do colégio.

A equipe pedagógica e os pro-fessores elaboraram uma progra-mação especial com apresentação de danças típicas com os cânticos Abanguera, Poronominare e Canto da Tribo apresentados aos alunos, pais e professores.

Além disso, foram projetados slides que retratavam a formação dos povos indígenas da América Latina e os índios no Acre, bem como foi enfatizado a importân-cia destes povos, suas curiosida-des e lições de sustentabilidade.

Segundo a coordenadora pedagógica, Kátia Helena, o colégio promove a realização desse projeto, para que as famí-lias participem desse momento,

ensinando assim a valorizar a cultura indígena acreana. “Os pais participaram da atividade incentivados pelos filhos”.

Sinjac e acadêmicos criam comitê em defesa do Diploman Com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), acadêmicos dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, do Iesacre/Uninorte e Ufac, se reuniram na quinta-feira, 25, na sede da entidade, com in-tuito de formar um Comitê em Defesa da Obrigatoriedade do Diploma.

O comitê foi fundado com 14 membros e abordou as for-mas que irão atuar perante a sociedade, enfatizando a im-portância do profissional com a qualificação especifica na área. A primeira ação definida pelo comitê foi uma manifestação pacífica em forma de passeata no dia 1º de maio, em frente à Prefeitura Municipal de Rio Branco.

O motivo pelo qual os aca-

dêmicos formaram o comitê é devido ao questionamento do Decreto-Lei nº 972/69 - que regulamenta a profissão de jor-nalista. Uma das alterações ao decreto seria a não obrigatorie-dade do diploma superior, o que significaria não só a extinção do curso, como também grandes perdas para a categoria.

O diretor de Formação da Fe-deração Nacional dos Jornalis-tas (Fenaj), José Carlos Torves, que esteve no Acre participando da Semana de Comunicação 2009, falou da intensificação da campanha. Segundo ele, a defe-sa da valorização da profissão não repercute unicamente na categoria: ela tem uma relação social e econômica no país.

O presidente do Sinjac, Mar-cos Vicentti, ressalta a impor-tância da mobilização dos aca-dêmicos e dos profissionais que atuam na área. “Quem tem que exercer a função de jornalista, são as pessoas que estão na aca-demia, pois o jornalismo atinge a sociedade em sua totalidade”, ressalta.

Colaborou: Julie Messias, acadêmica do curso de Jornalismo do Iesacre

Atividade reúne alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que apresentaram danças típicas indígenas

alunos do Ensino Fundamental se vestiram de índios (acima);

homenagem valoriza cultura indígena (ao lado)

acadêmicos do iesacre e da Ufac criam comitê com apoio do Sinjac

Caro

line

Félix

Page 3: Gabarito

V E S T I B U L A R

Rio Branco-acre, 04 a 10 de maio de 2009 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Novo modelo do Enem é avaliado

Desde 31 de março, quando o Ministério da Educação anunciou uma proposta de mu-

dança na prova do Enem, que os candidatos a uma das vagas ofere-cidas na Universidade Federal do Acre (Ufac) buscam uma resposta à pergunta: a mudança é positiva ou negativa? Para responder a esta questão, GABARITo ouviu professores dos cursos Aprovação e Ideal, que deram suas opiniões sobre o modelo proposto.

Segundo o MEC, o Exame Na-cional do Ensino Médio passaria do formato atual com 63 questões para 200 questões, mantendo a redação. A prova seria realizada em outubro - hoje ela acontece em agosto - e dividida em dois dias, metade das questões no primeiro dia e a outra metade mais a redação no segundo. A intenção do MEC é que o Enem substitua o vestibular

nas 55 universidades federais, criando assim uma prova única para todas elas.

Esta mudança ainda não tem data para ser implementada e depende agora da aprovação dos reitores das universidades. Uma das críticas ao Enem é que o exa-me testa mais as habilidades dos candidatos - como interpretação de texto e reconhecimento de gráficos - do que seu conhecimento dos conteúdos aprendidos na escola.

A nova proposta do MEC, inspirada na avaliação da Exa-me Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) - o supletivo do MEC - mudaria também este viés. As questões seriam baseadas em 4 pilares de conhecimento: linguagens, códigos - incluindo português, inglês e redação; ciências humanas; ciências da natureza; e matemática.

n “Acho que, se a Educação fosse uniforme, ou seja, que as Diretrizes Básicas da Educação fossem cumpridas, a unificação seria legal. Entretanto, devido a esta questão, o novo modelo pode trazer prejuízos para quem estuda na nossa região. Um exemplo é que os alunos das regiões Sul e Sudeste estão acostumados a realizar as provas do Enem”.

Lucas Mialski, acadêmico de Saúde Coletiva e pré-vestibulando de Medicina do Curso Aprovação

Professores avaliam o novo modelon Os professores Hiroto Yokoyama, do Curso Aprova-ção, e Maria Teresa Carvalho Pinheiro, do Ideal Centro de Educação, fazem uma avalia-ção acerca do modelo proposto pelo Ministério da Educação, a pedido da editoria do jornal GABARITo.

Professor de Física, Hiroto Yokoyama, inicia sua avaliação dizendo que o modelo seria positivo se a Educação fosse nivelada entre as regiões do país. “Do jeito que está sendo proposto, o novo Enem vai elitizar ainda mais a Educação. Quem pode pagar um ensino com qualidade, terá mais chan-ces de conseguir uma vaga nos cursos mais concorridos”.

Entretanto, ele concorda que, para o aluno do Acre, o modelo proposto é bom. “A unificação vai obrigar as es-colas a oferecer um ensino de qualidade, se adaptando a uma nova realidade. A decisão da reitora Olinda Batista, de con-sultar a sociedade para saber se

VENHA FAZER PARTE DESTA CONQUISTA! av. Ceará, 612 – Bairro Habitasa

CEP 69.910-735 – Rio Branco – aCFone: (68) 3223-2607

[email protected]

PRÉ-VESTiBULaRE COnCURSOS

deve ou não aderir à proposta do MEC, foi bastante sensata”.

A professora Teresa, que mi-nistra a disciplina História no Ideal Centro de Educação, diz que a mu-dança é positiva. “Com este novo modelo, o MEC visa diminuir a grande quantidade de conteúdos que os alunos têm que estudar para realizar o vestibular”.

Ela cita o exemplo de que no Programa Internacional de Avalia-ção de Estudantes (Pisa), o Brasil

está nas últimas colocações, apesar de ser o país que tem mais conteúdos. “A mudança pode levar as universidades a melhorar seus currículos e qua-lificar os professores. Acredito que o Acre só irá adotar este modelo em 2011, sendo que em 2010 o vestibular será realizado em uma fase intermediária, com menos conteúdo e focado em habilidades, com questões contextualizadas”.

O que você acha da proposta?

Professores de dois cursos pré vestibulares fazem avaliação do modelo proposto pelo Ministério da Educação (MEC)

Reitoria da Universidade Federal do acre vai consultar a sociedade para decidir sobre adesão ao modelo do MEC

Hiroto (aprovação) e Teresa (ideal): avaliando o novo modelo do Enem

Page 4: Gabarito

A T U A L I D A D E

Rio Branco-acre, 04 a 10 de maio de 2009Gabarito

4- JORNAL DA EDUCAÇÃO

CNA investe em iniciativas sociaisResponsabilidade Social.

Estas duas palavras re-sumem o que represen-ta o apoio da diretora

Socorro Dantas e funcionários do CNA de Rio Branco às atividades desenvolvidas por duas entidades que atuam na área social, o Can-tinho do Zito e a Jocum (Jovens Com Uma Missão).

Na sexta-feira, 1º, a diretora e professores do CNA estavam participando de um chá benefi-cente com o objetivo de angariar recursos para a Casa Resgate, mantida pela Jocum, no Km 6 da Estrada de Porto Acre. A entidade atua nas áreas de atendimento ao necessitado, de educação, desen-volvimento comunitário, social e espiritual. No caso da Casa Resgate será realizado trabalho de recuperação de adolescentes dependentes químicos.

O trabalho voluntário da pro-fessora Socorro Dantas é des-tacada pelos coordenadores da Jocum, pastores Daniel e Fátima Batistela. “A irmã Socorro Dan-tas é uma grande parceira deste

trabalho que desenvolvemos, como voluntária. É através da mobilização de pessoas como a Socorro Dantas que podemos

atender a sociedade, pois conse-guem com os amigos, as doações que precisamos para manter nos-sas atividades”.

Mesmo com as atividades que desenvolve no CNA, a diretora encontra tempo para visitar ami-gos e buscar o apoio, a exemplo

do chá beneficente realizado na sexta-feira, para a compra de mo-bília e material de higiene pessoal dos moradores da Casa Resgate.

Coordenadora do Cantinho do Zito elogia atuação do CNAn Outro projeto que o CNA participa é o Cantinho do Zito, que atende 34 meninos em si-tuação de risco no município de Senador Guiomard. A instituição está atuando há seis anos com

atividades que contribuem para a formação dos alunos, como noções básicas de informática e de agricultura, capoeira, pintura em tela, reforço escolar e xadrez. “Este trabalho conta com apoio de

vários parceiros como a Embrapa, a Uninorte e o CNA. Há dois anos a professora Socorro Dantas par-ticipa das nossas atividades”, diz a coordenadora do Cantinho do Zito, Maria Aparecida, conhecida como Cidinha.

Responsabilidade Social - A par-ticipação do CNA, além do envol-vimento da direção, faz parte dos princípios éticos que norteiam a atuação da escola de inglês e espanhol. “Entendemos que não é possível trabalhar no segmento de educação sem agir com Respon-sabilidade Social. Mais do que uma empresa que ensina inglês e espanhol para crianças, jovens e adultos, o CNA é, acima de tudo, uma organização que atua no se-tor de educação, em um contexto muito maior”.

A Fundação CNA, por exem-plo, cuida de 700 crianças de 2 anos e meio a 6 anos atendidas no Jardim Amália, na Zona Sul de São Paulo. Esse trabalho consiste em oferecer às crianças educação pré-escolar de qualida-de, atendendo a uma demanda de uma região que nem Estado, nem município atendem de todo. As 700 crianças formam 22 turmas divididas entre os períodos da manhã e da tarde.

A Fundação CNA também atende 270 famílias do bairro fornecendo cestas básicas que beneficiam a mais de 1.300 pesso-as, não obrigatoriamente àquelas cujos filhos estudam na entidade, mas às que mais necessitam.

CNA. A ESCOLHA DE QUEM É APAIXONADO PELO SUCESSO.

3224-0726

Apoio às atividades do Cantinho do Zito e da Jocum mostram responsabilidade social da direção da escola CNA

Chá Beneficente realizado com o objetivo de angariar recursos para

a Casa Resgate (ao lado); diretora do Cna, Socorro Dantas,

com promotor Maia, Cidinha e pastora Fátima e pastor Daniel

(abaixo): trabalho voluntário

Socorro Dantas e Cidinha, do Cantinho do Zito: exemplo de solidariedade

Page 5: Gabarito

E S C O L ARio Branco-acre, 04 a 10 de maio de abril de 2009 Gabarito

5

Uma atividade da dis-ciplina História do Acre, ministrada pelo professor Manoel de

Jesus Souza Costa, despertou a criatividade dos alunos da 8ª série do Colégio Meta: produzir histórias em quadrinhos baseadas na História do Acre.

A atividade em grupo rendeu mais de 50 livros, cada um com a visão dos alunos sobre um dos temas da disciplina, a Revolução Acreana, comandada pelo líder do Exército de Seringueiros e coronel Plácido de Castro, até a assinatura do Tratado de Pe-trópolis.

O trabalho faz parte da avalia-ção do 1º bimestre, onde foi tra-balhado o processo de anexação do Acre ao Brasil, analisando a luta armada. O resultado do de-safio foi avaliado pelo professor

Alunos do Meta contam História do Acre em gibi

Manoel Costa como excelente. “É meu primeiro ano como professor da disciplina e vejo que os alunos se empanharam em realizar esta tarefa”.

Não é para menos: as turmas A, B, C, D e E da 8ª série capri-charam nos desenhos, demons-tando criatividade. “Foi um mês de atividade, entre pesquisa, de-bates em sala de aula e elaboração dos gibis. Eles transformaram o testo dissertativo em histórias em quadrinhos”.

Segundo o professor, a apren-dizagem foi melhor assimilada, já que os alunos conseguiram vi-venciar o que leram, ao desenhar os personagens e as situações enfrentadas ao longo da Revolu-ção Acreana, desde a conquista de Xapuri até Porto Acre, palco da batalha final. “A imagem foi fundamental para que os alunos

compreendessem este momento especial da História do Acre, uma vez que eles estão distantes do fato. Eles trabalharam o tema com profundidade, o que facilitou a produção dos livros”.

Criatividade dos alunos é destacada pelo professor n A criatividade foi um dos itens mais importantes para a produção dos livros, segundo o professor Manoel Costa. Os desenhos não seguiram um padrão, mas cada um deu o seu toque pessoal. “São livros diferentes entre si. Cada um procurou exercitar a criativi-dade, a exemplo dos grupos que produziram os livros A Conquista e História em Qua-drinho.

O primeiro livro foi produ-zido pelos alunos da 8ª B, Ri-charles Rodrigues de Carvalho e Lara Luana Martins Bayum, com ilustrações de Richarles R. C. “O ilustrador trabalhou imagens da Revolução Acrea-na, mostrando como o coronel

Plácido de Castro comandou o seu exército. Os desenhos são perfeitos, mostrando que o Richarles tem o domínio da arte”.

Já o segundo livro, produ-zido pelas alunas Fernanda, Valéria e Ana Carolina, da turma 8CF, traz ilustrações mais infantis, que tornariam uma ótima leitura para quem está estudando no Ensino Fundamental. “Mesmo com temáticas iguais, os trabalhos estão voltados para públicos diferentes. Acredito que os alunos compreenderam a importância da Revolução Acreana para a formação do que é hoje o Estado do Acre”.

META APROVA, META COMPROVA.

MAIS UMA VEZ.

CENTRO EDUCACIONAL E CULTURAL

ESCOLA CONVENIADA

Atividade nas 8ª séries estimula a produção de livros em quadrinhos

Professor Manoel Costa com uma das turmas que produziu as histórias em quadrinhos

Livro “a Conquista” foi produzido pelo aluno Richarles Rodrigues de Carvalho em parceria com Lara Luna Martins, baseado na História do acre

Criatividade nos desenhos das alunas

Fernanda Valéria e ana Carolina, no livro

“História em Quadrinho”

Page 6: Gabarito

A T U A L I D A D ERio Branco-acre, 04 a 10 de maio de 2009Gabarito

6- JORNAL DA EDUCAÇÃO

Praetorium inicia intensivo para concurso do MF

O Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito inicia dia 12

de maio, o intensivão para quem vai participar do concurso público do Ministério da Fazenda. É a grande chance na reta final para quem quer se preparar em um dos mais conceituados núcleos de estudo do País.

O intensivão terá 31h30 de carga horária total, com início no dia 12 e término no dia 22 de maio. Serão ministradas as dis-ciplinas Direito Previdenciário, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário, Informática, Português e Raciocí-nio Lógico.

O Praetorium disponibilizará, para este intensivão, uma excelen-te equipe de professores altamente qualificados e ótimas instalações, visando a preparação para con-cursos públicos. “Estamos fun-cionando na Travessa Caramuru, 139, Bosque, com instalações ade-quadas para quem quer se preparar

Praetorium Sat, que hoje está presente em mais de 90 cidades dentro e fora de Minas Gerais, disponibilizando aos alunos, ao vivo e com excelente qualidade, as mesmas aulas ministradas na sede, em Belo Horizonte.

Padrão realiza coquetel para premiar trabalhos da Feira de Conhecimenton Acontece nesta terça-feira, 5, um coquetel no Colégio Padrão para premiar o traba-lho vencedor da X Feira de Conhecimento. A escolha foi feita pelos visitantes da feira e visa estimular a participação dos alunos no evento.

Para a diretora do colégio, professora Geane Lucas, o coquetel é uma forma de agradecer a participação dos pais na feira e premiar o tra-balho vencedor, “Animais em Extinção”, apresentado pelos alunos do Pré II e coordena-do pela professora Cleiciane Oliveira. “A entrega das me-

dalhas aos vencedores é a forma que encontramos para estimular os nossos alunos . Este ano, devido a escolha do tema Amazônia, os trabalhos tiveram uma repercussão mui-to boa diante dos visitantes”.

A diretora destacou o en-volvimento dos pais e dos professores na realização da X Feira de Conhecimento. “Queremos agradecer a todos que ajudaram a construir a feira. O resultado não poderia ser melhor, devido a parti-cipação dos pais e o apoio que tivemos da direção e dos professores”.

para este concurso do Ministério da Fazenda”, diz Antonio Neto, um dos coordenadores do preparatório para aquele concurso público.

O Praetorium conta ainda com a transmissão de seus cursos via satélite, desde 2004, através do

ARTE PREATORIUM

Curso oferece última chance para quem vai participar do concurso

antonio neto e Christina Vergara coordenam o preparatório para o MF

Professora Cleiciane Oliveira, vestida de onça pintada, coordenou o trabalho dos alunos vencedores da X Feira de Conhecimento

Page 7: Gabarito

Rio Branco-acre, 04 a 10 de maio de 2009 Gabarito

7JORNAL DA EDUCAÇÃO -

V A R I E D A D E

n A professora doutora Terezi-nha de Freitas Ferreira, diretora de Saúde e Qualidade de Vida (DSQVida), da Universidade Federal do Acre (Ufac), reuniu na manhã de segunda feira, 20, uma equipe de servidores (professores e técnicos administrativos), para tratar de assuntos relativos à sua Diretoria.

O principal objetivo foi in-tegrar os profissionais dentro de um dos projetos de Extensão sob sua coordenação, intitulado “Saúde e Qualidade de Vida na Ufac”. O projeto foi criado com a finalidade de desenvolver ações preventivas de saúde com ativi-dades voltadas aos servidores da instituição.

Da reunião surgiram várias idéias entre os profissionais. “Agora é aguardar o início das atividades. Uma das modalida-des de trabalho, diz respeito ao atendimento psicológico iniciado na segunda-feira dia 27, com a psicóloga Madge Porto Cruz e o psicólogo Regis Albuquerque”, disse a diretora.

Para agendar o atendimento, os servidores poderão fazê-lo no Ambulatório de Saúde loca-lizado no prédio do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), ou através do telefone 3901-2573, com o Técnico Adi de Souza Filho.

diretoria de Saúde e Qua-lidade de Vida - A Diretoria

Livraria Betel sorteia novo livroO p r é- v es t i b u l an d o

Lukas Vieira de Lima é o vencedor da pro-moção “Livro Pre-

miado”, promovida pela Livraria Betel e jornal GABARITo. Ele é aluno do Ideal Centro de Educação e recebeu o livro “A Cabana”, de Michael W. Smith. Este é o segundo livro entregue pela Livraria Betel, como forma de prestigiar os leitores do jornal GABARITo e os clientes da livraria.

O empresário Ivaldo Pure-za diz que a promoção “Livro Premiado” foi encerrada com a entrega do livro. “Queremos agradecer a todos que partici-param da promoção e fazer um convite para que possam voltar a visitar a nossa livraria, que está com muitas novidades”.

coleção para o Vestibular - A novidade em livros neste mês de maio, na Livraria Betel é a coleção “Manual Completo do Vestibulando”, da Editora Difu-são Cultural do Livro (DCL).

Em dois volumes, “Lingua-

Ufac inicia atividade na área da Saúde

de Saúde e Qualidade de Vida (DSQVida) é um órgão de as-sessoramento à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PRODGEP), que encon-tra-se em fase de planejamento e implantação na Universidade Federal do Acre. Seu objetivo é

planejar, executar e acompanhar ações de vigilância à saúde e qua-lidade de vida do servidor. Para tanto, engloba as coordenadorias de Assistência Psicossocial; de Qualidade de Vida e Responsa-bilidade Social; e de Vigilância à Saúde.

gens, Códigos e sua Tecnologias” e “Ciências Humanas e suas Tec-nologias” esta coleção contém o essencial de cada matéria para promover o estudo e o preparo

completo para o vestibular. O conteúdo é elaborado de maneira agradável e de fácil fixação, com questões dos melhores vesti-bulares do País. A coleção traz,

ainda, questões de Concursos Públicos para complementar os conhecimentos. A Livraria Betel está localizada na Rua Guiomard Santos, 348 (ao lado da Thenny

Vencedor da promoção “Livro Premiado” da Livraria Betel e jornal GABARITO é o pré-vestibulando Lukas de Lima

José Costa de Carvalho, gerente de negócios da Betel, e a

funcionária Elizete gurgel Maciel realizaram o sorteio (ao lado);

Livraria recebe livro para os candidatos ao vestibular

2010 (acima)

Professora Terezinha Ferreira é diretora do DSQVida da Ufac

Vídeo do Bosque) e informações sobre a coleção “Manual Com-pleto para o Vestibulando” podem ser obtidas através dos telefones 3223-8909 ou 3223-8945.

Page 8: Gabarito

Rio Branco-acre, 04 a 10 de maio de 2009Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

A C O N T E C E U8

UNINORTE INAUgURA CLÍNICA DE ODONTOLOgIA

AUnião Educacional do Norte (UNINORTE) inaugurou na segunda-feira, 27, a Clínica

Odontológica do curso de Odon-tologia da instituição. A moderna estrutura de atendimento foi ins-talada no bloco ‘D’ do Campus Cidade Universitária e atenderá às aulas práticas do curso de Odontologia onde estarão sendo realizados atendimentos às co-munidades mais carentes de Rio Branco.

Durante a cerimônia de inau-guração, que reuniu alunos, pro-fessores, diretores, autoridades e profissionais dentistas, o diretor Executivo de Assuntos Acadêmi-cos, Marco Antonio Brandão Lo-pes, destacou a importância da clí-nica para o curso de Odontologia, enfatizando o papel da instituição na formação de profissionais com visão humanística e comprome-tidos com a comunidade. “O que estamos presenciando hoje é a concretização de um sonho. Um sonho onde a instituição busca formar e preparar os seus aca-dêmicos para atuarem de forma humanizada e com consciência social. Com a implantação desta clínica com certeza o curso de Odontologia será uma referência no Estado”, disse o diretor.

Para a coordenadora do Curso de Odontologia, Maria do Carmo Miranda, a inauguração da clínica traz uma responsabilidade maior para a instituição e também para os acadêmicos que irão por em prática o que é repassado em sala de aula. A coordenadora destaca que os alunos já realizavam traba-lhos semelhantes nas atividades denominadas ‘extra-muros’ em comunidades através do progra-ma Saúde da Família, postos de saúde e escolas. “Os acadêmicos já realizam atividades fora das dependências da faculdade, mas o diferencial fica por conta que agora, além da modernidade da clínica e corpo docente qualifi-cado, a população encontrará um espaço amplo, de fácil acesso inclusive para pessoas portadoras de necessidades especiais entre outros recursos”.

O início do funcionamento da clínica está previsto para esta segunda-feira, 4, e funcionará de segunda à quinta-feira, das 14 às 22h, com atendimento gratuito à população. “É importante lembrar que o paciente a ser tratado deverá passar por uma triagem que será realizada das 14 às 18h. Tanto as consultas quanto os agendamen-tos devem ser realizados antecipa-damente”, disse a coordenadora.

n O Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA) da UNINORTE, co-nheceu na sexta-feira, 24, o “Edu-cador dos meses de março e abril”. O escolhido foi o Educador Elcinei José da Silva Saldanha, através de pesquisa realizada no período de 4 de março a 24 abril, pela equipe do Departamento de Comunicação (Decom).

“Além de conhecer o atendente que, na opinião dos entrevistados, merece nosso destaque, a pesquisa serviu também para avaliar o servi-

Educador do mês

n “A Uninorte está de parabéns pela ousadia de investir em cursos na área de saúde e oferecer essas especialidades em atendimento às comunidades mais carentes. Iniciativas como esta, além de formar bons profissionais em saú-de pública, forma pessoas com consciência humana e social. Essas iniciativas merecem todo o apoio do poder público”,

Eduardo Farias,vice-prefeito de Rio Branco

n “A Uninorte não busca somen-te a formação profissional, mas oferece uma formação sólida hu-manista, ética e científica, inte-ragindo com a comunidade com liderança e sensibilidade social. Por tudo isso posso afirmar que a instituição é mais um reforço para o sistema de saúde do Esta-do por promover saúde pública com medicina preventiva”.

Osvaldo Leal, secretário de Estado de Saúde

n “Vejo esta iniciativa como um compromisso com a sociedade. Ao atuar na promoção da saúde, na prevenção de doenças e atender às necessidades sociais da população a Uninorte demonstra este compro-misso. Temos que apoiar esse papel social da faculdade, que busca for-mar não só profissionais capacita-dos, mas dentistas compromissados com a saúde pública do Acre”.

Jessé Santiago, presidente da Câmara Municipal de Rio Branco

ço desenvolvido no setor. Estamos buscando sempre a melhoria de nossos serviços e contamos com a avaliação, sugestão e, principal-mente, a colaboração dos demais departamentos”, disse a superviso-ra do SAA, Cibele Monteiro.

Já a coordenadora do Decom, Jucilene Souza, disse que “a esco-lha do Educador do Mês, tem como objetivo incentivar, estimular e valorizar o Educador pelo trabalho que ele desenvolve dentro da nossa instituição em especial no SAA”.

Iniciativa é elogiada por autoridades

Autoridades e convidados participam da solenidade de inauguração da Clínica do curso de Odontologia da instituição

Vice-prefeito Eduardo Farias, Ricardo Leite, Marco Brandão, Maria do Carmo e secretário Osvaldo Leal inauguram a Clínica de Odontologia (acima); convidados e funcionários participam da solenidade (abaixo)

Educador Elcinei (ao centro) com adriana e Cibele: atendimento nota 10

Foto

s: NC

Stu

dio

Foto

gráf

ico