g u i a d e e s tu d os - mundocm.org · meu signo é touro, ascendente em capricórnio e lua em...

37

Upload: trinhanh

Post on 07-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”
Page 2: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

  

GUIA DE ESTUDOS: MISSÃO DAS NAÇÕES 

UNIDAS PARA A 

ESTABILIZAÇÃO NO HAITI  

 

Bruno Alcântara Conde da Silva 

Giovanna Hassler 

Karina Nunes Moreira 

Luis Adriano Castanho Vieira Junior 

Pollyanna Rocha Olivato 

Victória Albuquerque Silva 

Yuri Andrade de Sena

Guia de Estudos: MINUSTAH 2

Page 3: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

 

ÍNDICE 

CARTA DE APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES 5 

ESCOPO DO COMITÊ 8 

2.1. Conceito e histórico das Operações de Paz da ONU; 8 

2.2. Mandato das Operações de Paz; 10 

2.2.1. Mandato da MINUSTAH 12 

2.3. Conceitos Pertinentes ao Debate; 13 

2.3.1. Prevenção de Conflitos 13 

2.3.2. Peacemaking 14 

2.3.3. Peacekeeping 14 

2.3.4. Peacebuilding 14 

2.3.5. Peace enforcement 15 

2.3.6. Responsibility to protect (R2P) 15 

2.3.7. Responsibility While Protecting (RWP) 17 

PRECEDENTES E STATUS DA MINUSTAH 18 

3.1. Precedentes 18 

3.2. Status 18 

REPRESENTAÇÕES E POSICIONAMENTOS 23 

4.1 Representante Especial do Secretário-Geral (SRSG) 23 

4.2 Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral (DSRSG)24 

4.3 Chefe de Assuntos Políticos 25 

Guia de Estudos: MINUSTAH 3

Page 4: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

 

4.4 Chefe de Conduta e Disciplina das Unidades 26 

4.5 Chefe de Direitos Humanos 26 

4.6 Chefe de Polícia 27 

4.7 Chefe do Suporte da Missão (CMS) 28 

4.8 Comandante da Divisão de Operações Especiais 29 

4.9 Comandante Militar 30 

4.10 Coordenador para Construção do Estado de Direito 31 

4.11 Representante da Polícia Nacional do Haiti 32 

4.12 Representante do Centro Conjunto de Operações e Forças                 

Tarefas (JOTC) 33 

4.13 Chefe de Assuntos Civis 34 

4.14 Sub-Comandante Militar 35 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35 

Guia de Estudos: MINUSTAH 4

Page 5: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES 

A equipe de diretoras da MINUSTAH da MUNDOCM 2018 é orgulhosamente formada em sua maioria por mulheres, se diferenciando do padrão heteronormativo da nossa sociedade machista e misógina, que infelizmente se reflete na realidade universitária e modeleira. Com isso, nos propomos a realizar, em consonância com os valores desta edição da MundoCM, a melhor experiência possível às delegadas, procurando ter uma maior inclusão e diversidade, principalmente no que tange ao gênero.

Me chamo Bruno, tenho 23 anos de idade, curso Relações Internacionais na UnB, sou nascido e criado nos 15% de umidade do Planalto Central, também conhecido como Brasília. Sou velho no mundo das simulações, já participei de simulações como a SiNUS e AMUN como delegado e diretor, e essa será minha segunda participação na MundoCM. Sou libriano com ascendente em câncer, Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter em escorpião. Estou muito ansioso por esse gabinete humanitário, espero que todos se divirtam e tenham uma ótima experiência no gabinete.

Oi, gente! Meu nome é Giovanna e já sobrevivi 19 anos no planeta Terra. Curitibana de nascimento e brasileira de criação, depois de 14 anos rodando pelo mundo afora agora resido novamente na minha cidade natal. Ex-aluna do CMS, tive o privilégio de ingressar nas MUNs no final do primeiro ano e, desde então, acumulei 8 simulações como delegada, 1 como secretária administrativa e agora 4 como diretora. Atualmente aproveito a minha espera para começar Direito na UFPR para participar ao máximo de simulações possíveis. Para substituir o

Guia de Estudos: MINUSTAH 5

Page 6: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

mapa astral, que não se inclui na lista de coisas que eu acredito ou faço a mínima ideia de como fazer, eu diria que entre meus passatempos preferidos estão jogar conversa fora, sorvete e documentários (aceito recomendações, não importa o assunto, se for um documentário eu assisto).

Meu nome é Karina e tenho 22 anos. Sou de Goiânia, porém moro em Brasília desde 1998. Estudo Relações Internacionais na UnB, já fui diretora na área administrativa por 2 anos seguidos no AMUN. Já simulei também, porém só cheguei a conhecer a modelândia enquanto universitária. Meu Sol é em Virgem, Lua em Escorpião e Ascendente em Câncer. Gosto muito de ler livros de romance/aventura e só estou na UnB ainda por causa da existência dos projetos de extensão.

Meu nome é Luis Adriano, mas podem me chamar de Adriano dada a abundância de Luises na equipe da MundoCM (um total de 3). Eu tenho 21 anos e curso Ciência Política na Universidade de Brasília e tenho esperanças de terminar a graduação e seguir para o desemprego até 2020. Meu signo é Libra com ascendente em Capricórnio e Lua em Virgem, e o resto do mapa é igualmente ruim. Eu gosto de bichinhos fofos, jogos de estratégia e ler qualquer coisa que não tenha a ver com a faculdade.

Hello, meu nome é Pollyanna (bem assim mesmo, insistência do meu pai), mas todos me chamam de Polly. Estou há 10 anos esperando minha carta de Hogwarts. Como ela ainda não chegou, estou cursando Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Essa é a terceira vez que trabalho no staff de uma simulação, a segunda vez na MundoCM. Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Guia de Estudos: MINUSTAH 6

Page 7: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

que as comidas chiques), AMO festíneas e sou bem carinhosa. Por falar nisso, qualquer coisa que precisarem, podem conversar comigo. Mesmo que nem tenha a ver com a simulação. Gosto do curso que escolhi, mas, na minha opinião, a melhor parte dele não é composta pelas matérias e sim pelos projetos.

Tória. Victória. Mas pode ser só Vic, mesmo. Há 20 anos existindo sobre o mesmo céu azul de nuvens doidas da capital do meu país, curso Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação na UnB porque não achei a graduação nas artes jedi nas opções. Simulei pela primeira vez no ensino médio, e acabei com um saldo de seis simulações como delegada/deputada/senadora intergaláctica/jornalista/tudo o que dava pra ser. Essa é minha primeira como diretora, então vai por mim, estou mais nervosa do que vocês. Informações sobre mapa astral não foram cadastradas devido à falta de crença dessa pessoa no zodíaco. Mas se querem saber, a casa de Hogwarts é Corvinal, o parente olimpiano é Atena, apesar de seguir Ártemis, e tem muitos outros títulos que moldam minha personalidade no mundo literário afora.

Olá, eu sou o Yuri e estou com 21 anos. Nascido e criado em Brasília, estou no nono semestre do curso de Direito na UnB. Minha primeira simulação foi no oitavo ano do fundamental e de lá não parei. Já junto mais de dez simulações enquanto delegado e sete como diretor, sendo esta minha segunda vez na MundoCM. Quanto ao meu mapa: Sol em Virgem, Ascendente em Touro e Lua em Sagitário. No tempo livre, gosto de jogar Europa Universalis, principalmente; livros de história são minha paixão e meu hobby é provar comidas das mais diferentes culturas.

Guia de Estudos: MINUSTAH 7

Page 8: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

2. ESCOPO DO COMITÊ  

2.1. Conceito e histórico das Operações de Paz da ONU; 

As operações de paz das Nações Unidas são um meio desenvolvido por essa Organização Internacional para ajudar os países devastados por conflitos a criar as condições para alcançar uma paz permanente e duradoura – ou seja, as operações de manutenção da paz são um dos muitos instrumentos utilizados pela ONU na tarefa de manter a paz e a segurança internacionais.

Muito embora não estejam expressamente mencionadas na Carta das Nações Unidas, as operações de paz foram gradualmente desenvolvidas como instrumento para assegurar a presença da ONU em áreas de conflito, tendo um papel essencial de mediador incentivando as partes em conflito a superarem suas disputas e discordâncias por meios pacíficos, se diferenciando de outras formas ilegais de intervenção armada. Sua base legal advém dos Capítulos VI (solução pacífica de conflitos), VII (ação em caso de ruptura da paz e atos de agressão) e VIII (participação de organizações regionais e sub-regionais na manutenção da paz e segurança) da Carta da ONU.

A primeira operação de paz das Nações Unidas foi estabelecida em 1948, quando o Conselho de Segurança (órgão da ONU responsável pela aprovação e designação das operações de paz) autorizou a preparação e o envio de militares da ONU para o Oriente Médio para monitorar o Acordo de Armistício de cessar fogo entre Israel e seus vizinhos árabes. Desde então, 71 operações de paz das Nações Unidas foram criadas até abril de 2018.

Ao longo dos anos, as operações de paz foram gradativamente evoluindo para atender as necessidades de diferentes conflitos, principalmente porque a natureza dos

Guia de Estudos: MINUSTAH 8

Page 9: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

conflitos também foram mudando ao longo dos anos, sobretudo depois da década de 1990. Essa mudança nas operações de paz e consequentemente aumento da importância das mesmas pode ser demonstrada por números: em 1988, o orçamento da ONU para essas operações era de US$ 230 milhões e, no orçamento de 2016-2017, atingiu US$ 7,8 bilhões.

Originalmente as missões de paz eram limitados à manutenção de cessar-fogo e alívio de tensões sociais, para que os esforços resolvessem o conflito por vias pacíficas. Estas missões consistiam em observadores militares e tropas equipadas com armamento leve, com a função de monitorar e ajudar no cessar-fogo e em acordos de paz limitados.

Com o fim da Guerra Fria, o contexto estratégico se complexificou expandindo o campo de atuação das operações, desempenham também funções como facilitar processos políticos, proteger civis, assessorar processos de desarmamento, desmobilização e reintegração de combatentes, auxiliar na organização de eleições, proteger e promover direitos humanos e contribuir para o restabelecimento do Estado de Direito.

Originalmente desenvolvidas como uma maneira de lidar com conflitos internacionais, as operações de paz têm atuado cada vez mais em conflitos intranacionais e guerras civis. Embora a força militar permaneça como o suporte principal da maioria das operações, atualmente as missões contam com administradores, economistas, policiais, peritos em legislação, especialistas em desmilitarização, observadores eleitorais, monitores de direitos humanos, especialistas em governança e questões civis, trabalhadores humanitários, técnicos em comunicação e informação pública.

Guia de Estudos: MINUSTAH 9

Page 10: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

Portanto, as missões de paz da ONU continuam a evoluir tanto conceitualmente como operacionalmente para responder a novos desafios e realidades políticas, frente à crescente demanda por missões cada vez mais abrangentes que abarquem a complexidade dos novos desafios à segurança internacional.

2.2. Mandato das Operações de Paz; 

O Artigo 1º da Carta da ONU estabelece como principal propósito das Nações Unidas “manter a paz e a segurança internacionais”, sendo que para isso devem-se “tomar coletivamente medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou qualquer outra ruptura da paz (FAGANELLO, 2013, p.39-40)”. Com isso determinou-se que o Conselho de Segurança teria a atribuição de autorizar e designar as missões de paz, através da emissão de suas Resoluções, e que planejaria seus respectivos mandatos, juntamente com as considerações e sugestões do Secretariado.

Dentre as diretrizes contidas no mandato, devem constar, de maneira clara e detalhada os seguintes pontos:

1. As características específicas das Operações de Paz;

2. O papel a ser desempenhado por ela;

3. As tarefas e funções a serem realizadas;

4. O tempo de duração dessa empreitada e

5. A divisão de responsabilidades entre as Nações Unidas e as entidades locais.

Guia de Estudos: MINUSTAH 10

Page 11: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

O mandato é extremamente importante para o andamento das operações de paz, tendo em vista que serve como bússola, orientando o trabalho daqueles envolvidos na operação e propiciando que se alcance o objetivo de se alcançar uma paz duradoura ao final do processo.

Logo após que uma operação de manutenção da paz for autorizada pelo Conselho de Segurança, o Secretário-Geral da ONU procurará firmar um Status of forces agreement (SOFA) 1

entre as Nações Unidas e o país anfitrião, regulando a presença da Organização no território do país em questão. Nesse acordo, baseado nos artigos 104 e 105 da Carta da ONU, são estabelecidos os direitos e deveres das forças militares e do pessoal envolvido na missão no país anfitrião.

Depois de se firmar o SOFA, são assinados outros dois documentos: o memorandum of understanding (MOU) e as rules 2

of engagement (ROE). O MOU é o contrato firmado entre as 3

Nações Unidas e os países contribuintes de tropas, ficando estabelecidas as responsabilidades administrativas e logísticas entre a ONU e os países contribuintes, contendo regras de conduta a serem seguidas pelos capacetes azuis e o compromisso dos países contribuintes de tropas de exercerem sua jurisdição sobre aqueles que forem responsabilizados por ações criminosas.

As ROE são um documento anexo ao MOU, e são responsáveis por estabelecer os parâmetros e limites para o emprego da força pelos militares numa operação de manutenção

1

Acordo de Estatuto de Forças. 2

Memorando de Entendimento. 3

Regras de Engajamento ou Regras de Empenhamento.

Guia de Estudos: MINUSTAH 11

Page 12: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

da paz. Elas asseguram que o uso da força observará os propósitos da Carta da ONU, sobretudo o respeito aos Direitos Humanos.

2.2.1. Mandato da MINUSTAH O mandato da MINUSTAH foi originalmente constituído

pelo Conselho de Segurança, através da resolução 1542, e nela continhas especificamente as seguintes diretrizes:

● Auxiliar o governo de transição a estabelecer um ambiente seguro e estável;

● Auxiliar na supervisão, reestruturação e reforma da Polícia Nacional do Haiti;

● Prestar assistência através de programas abrangentes e de longo prazo de desarmamento, desmobilização e reintegração;

● Auxiliar na restauração e manutenção do estado de direito, segurança pública e ordem pública;

● Proteger o pessoal, serviços, instalações e equipamentos das Nações Unidas e proteger civis em risco iminente de violência física;

● Apoiar o processo político e constitucional;

● Ajudar na tarefa de organizar, supervisionar e conduzir eleições municipais, parlamentares e presidenciais livres e justas;

● Apoiar o governo de transição e as instituições e organizações haitianas em seus esforços para promover e proteger os direitos humanos; e

Guia de Estudos: MINUSTAH 12

Page 13: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

● Monitorar a situação dos direitos humanos no país.

Entretanto, durante os anos seguintes da missão de paz, o Conselho de Segurança alterou em várias ocasiões o mandato da MINUSTAH, o seu conceito de operações e sua duração, para se adaptar às novas circunstâncias socioeconômicas e ao contexto do momento. Essas mudanças foram efetuadas através das resoluções número 1608 (2005), 1702 (2006), 1743 (2007), 1780 (2007), 1840 (2008), 1892 (2009) e, após o devastador terremoto de 2010, as resoluções 1908 e 1927 aumentaram as forças efetivas da MINUSTAH para apoiar as tarefas imediatas de recuperação, reconstrução e estabilidade do Haiti.

2.3. Conceitos Pertinentes ao Debate; 

Dentro das diretrizes das Nações Unidas para manter a paz e a segurança internacionais, existem estratégias para a aplicação dos chamados “instrumentos da paz”, são eles: a prevenção de conflitos, peacemaking, peacekeeping, peacebuilding e peace enforcement juntamente com os conceitos de responsibility to protect (R2P) e responsibility While Protecting (RWP).

2.3.1. Prevenção de Conflitos

O uso eficiente e desejável da diplomacia é o que envolve a aplicação de medidas diplomáticas no intuito de evitar que disputas intraestatais (referente ao que esteja no interior ou na parte interna aos Estados) e interestatais (referente ao que existe ou se realiza entre diferentes Estados) evoluam para um conflito violento. As medidas diplomáticas, no caso da ONU, ficam ao encargo do Secretário-Geral das Nações Unidas. Esta ferramenta compreende um sistema de alerta que antecipará ameaças ambientais, conflitos interestatais e intraestatais, riscos de

Guia de Estudos: MINUSTAH 13

Page 14: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

acidentes nucleares, desastres naturais, movimentos em massa de populações, ameaça de fome etc.

2.3.2. Peacemaking

O Peacemaking trata-se das tarefas de prevenção de conflitos e de manutenção da paz. Esse instrumento busca solucionar conflitos em andamento por intermédio de ações diplomáticas. Seu objetivo é trazer as partes hostis a uma composição que resulte num acordo de paz ou num cessar-fogo. As Nações Unidas, por sua vez, poderão dispor dos mecanismos de solução pacífica de controvérsias previstas no capítulo VI da Carta da ONU.

2.3.3. Peacekeeping

O Peacekeeping é um dos instrumentos utilizados pelas Nações Unidas e por outros atores internacionais para a manutenção da paz e da segurança internacionais. Portanto, em função de sua tarefa primordial ser a manutenção da paz, torna-se essencial para o desdobramento de uma operação de manutenção da paz um esforço anterior de peacemaking que tenha permitido às partes alcançar um cessar-fogo ou um acordo de paz. Portanto peacekeeping trata-se das atividades levadas a cabo no terreno com o consentimento das partes em conflito, por militares, policiais e civis, para implementar ou monitorar a execução de arranjos relativos aos esforços políticos realizados para encontrar uma solução pacífica e duradoura para o conflito.

2.3.4. Peacebuilding

O Peacebuilding trata-se de um processo complexo e de longo prazo que tem como objetivo criar as condições necessárias

Guia de Estudos: MINUSTAH 14

Page 15: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

para uma paz duradoura. Em suma, ele busca tratar o conflito em sua raiz, bem como os problemas estruturais que levaram àquela situação. O momento adequado para o desdobramento do peacebuilding é o que sucede ao peacekeeping, isto é, o momento em que a paz tornou-se uma realidade (pós-conflito) no contexto intraestatal. Nessas operações, o emprego de um instrumento da paz é pré-requisito para o sucesso do outro. Os peacemakers, por exemplo, são responsáveis pelo acordo de paz necessário para a missão dos peacekeepers manter um ambiente seguro, o qual é ponto de partida para os esforços dos peacebuilders em estabelecer um ambiente pacífico autossustentável e duradouro.

2.3.5. Peace enforcement

O instrumento de peace enforcement envolve a aplicação, com a autorização do Conselho de Segurança e sem o consentimento do Estado objeto da intervenção, de inúmeras medidas coercitivas, inclusive o uso da força militar. Essas atividades estão previstas no capítulo VII da Carta da ONU que permitem ao Conselho de Segurança determinar quais atos constituem ameaça ou ruptura da paz e da segurança internacionais e a aplicação de medidas de enforcement a fim de reprimi-los, que podem envolver forma de sanções econômicas, políticas e diplomáticas ou ações militares.

2.3.6. Responsibility to protect (R2P)

O conceito foi definido pela primeira vez em 2001 por uma comissão internacional independente sobre intervenção e soberania do Estado. Ela foi acolhida pelo então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, em suas propostas de reforma para a ONU.

Guia de Estudos: MINUSTAH 15

Page 16: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

Nela estipulou-se que os três pilares da responsabilidade de proteger são:

1. os Estados tem a responsabilidade primária de proteger a sua população do genocídio, dos crimes de guerra, da limpeza étnica e dos crimes contra a humanidade;

2. a comunidade internacional tem a responsabilidade de ajudar os Estados a construir a capacidade de exercer a sua responsabilidade primária; e

3. a comunidade internacional tem a responsabilidade de usar os meios diplomáticos, humanitários e outros necessários para proteger as populações contra esses crimes. Se o Estado falhar em proteger a sua população, a comunidade internacional deve estar preparada para adotar uma ação coletiva para proteger a população, de acordo com a Carta das Nações Unidas (SILVA, 2014, on-line).

A doutrina também estabelece que a intervenção humanitária deve atender a cinco critérios básicos:

a) Gravidade da ameaça às pessoas;

b) Integridade dos motivos da comunidade internacional;

c) Utilização de força militar como último recurso;

d) Proporcionalidade dos recursos; e

Guia de Estudos: MINUSTAH 16

Page 17: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

e) Adequação das consequências (SILVA, 2014, on-line).

2.3.7. Responsibility While Protecting (RWP)

O conceito de responsabilidade ao proteger (RWP) foi cunhado como um complemento necessário ao conceito de responsabilidade de proteger (R2P). O conceito foi usado pela primeira vez pela ex presidenta Dilma Rousseff, em discurso na abertura da 66ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro de 2011, onde afirmou:

O mundo sofre, hoje, as dolorosas consequências de intervenções que agravaram os conflitos, possibilitando a infiltração do terrorismo onde ele não existia, inaugurando novos ciclos de violência, multiplicando os números de vítimas civis. Muito se fala sobre a responsabilidade de proteger; pouco se fala sobre a responsabilidade ao proteger. São conceitos que precisamos amadurecer juntos. Para isso, a atuação do Conselho de Segurança é essencial, e ela será tão mais acertada quanto mais legítimas forem suas decisões. E a legitimidade do próprio Conselho depende, cada dia mais, de sua reforma (BRASIL, 2011).

Com isso o conceito de RWP desenvolveu-se a partir de três pilares, sendo eles:

1. O primeiro pilar ressalta que os Estados têm como principal responsabilidade proteger as populações dentro dos limites de suas fronteiras;

Guia de Estudos: MINUSTAH 17

Page 18: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

2. O segundo pilar se refere ao dever da comunidade internacional de prestar assistência aos Estados que tentam construir capacidade de proteger suas populações;

3. O terceiro pilar diz respeito a responsabilidade da comunidade internacional de “em tempo hábil, tomar medidas firmes” para evitar e pôr fim ao genocídio, aos crimes de guerra, à limpeza étnica e aos crimes contra a humanidade.

3. PRECEDENTES E STATUS DA MINUSTAH 

3.1. Precedentes 

A MINUSTAH foi uma das cinco missões de manutenção da paz da ONU no Haiti, e não foi a primeira delas a almejar a estabilização do país.

As intervenções começaram depois do período ditatorial, quando o primeiro presidente democraticamente eleito sofreu um golpe militar – fazendo com que o Conselho de Segurança das Nações Unidas criasse, conforme a Resolução 867, a Missão das Nações Unidas no Haiti (UNMIH), que durou de setembro de 1993 e junho de 1996.

A UNMIH, se seguiram a Missão das Nações Unidas para Auxílio no Haiti (UNSMIH), a Missão das Nações Unidas para a Transição no Haiti (UNTMIH), a Missão das Nações Unidas de Polícia no Haiti (MIPONUH) e, por fim, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Criadas em diferentes momentos visando conter crises específicas, as missões têm em comum terem sido tidas como necessárias devido à fragilidade vista no Estado Haitiano.

Guia de Estudos: MINUSTAH 18

Page 19: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

3.2. Status  

O Secretário-Geral da ONU produziu um número de relatórios sobre a situação no Haiti para o Conselho de Segurança. De especial interesse para este gabinete são os documentos S/2004/300 e S/2004/698, que detalham a situação nos primeiros meses de atuação da MINUSTAH. O primeiro deles (S/2004/300) trata da atuação da Multilateral Interim Force (MIF) que foi 4

estabelecida pela resolução 1529 para agir no país em caráter emergencial, antes de ser decidida a atuação de uma missão de paz mais extensa.

Essa resolução foi votada em 29 de fevereiro de 2004, no dia seguinte a saída de Aristide do país. Composta por elementos dos EUA, Canadá, Chile e França, a MIF contava com apenas 3.000 tropas, um número insuficiente para trazer segurança ao país. Por isso, o comando da missão decidiu por se concentrar próximo à capital, Porto Príncipe, e de lá fazer rondas e expandir sua influência. Essa estratégia permitiu trazer algum nível de estabilidade às áreas onde a força atuava, em especial no norte, que foi especialmente atingido pelos levantes.

O grande problema para a segurança do país foi a ação de uma miríade de grupos armados em praticamente todo o Haiti. Alguns desses grupos eram formados por ex-militares, o exército haitiano foi debandado em 1995 por Aristide, que fizeram uma 5

série de demandas, como a sua reintegração, pensões e pagamento de salários atrasados. Outros grupos eram parte dos movimentos insurgentes que derrubaram o ex-presidente. Existiam também os chamados chimères, gangues de cunho político que lutavam

4 Força Interina Multilateral. 5

Explicado no artigo.

Guia de Estudos: MINUSTAH 19

Page 20: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

contra opositores do governo anterior e tinham grande importância para a manutenção do poder no recém derrubado regime.

Também existiam associações da sociedade civil formada por cidadãos que, preocupados com a situação da segurança pública, se armaram e se uniram em busca de proteção. A situação era ainda mais agravada pela fraqueza da Polícia Nacional Haitiana (PNH), que em teoria era responsável pela segurança do país e dos haitianos, mas que já vinha sofrendo efeito de sucateamento e politização desde antes do levante. Durante a revolução, a PNH praticamente desapareceu, e lentamente ressurgiram, sendo que em muitos lugares ela agia simultaneamente ou em coordenação com os diferentes grupos armados.

No dia 1º de junho de 2004, a MIF passou oficialmente o comando no país para a MINUSTAH. A nova missão contava com um número de oficiais de polícia que passou a auxiliar a ressurgente PNH e, por um período de no máximo 30 dias, com o contingente da MIF que estava presente. Todavia, o país continuava longe de uma completa estabilidade.

Até o final de agosto de 2004, a Missão ainda não tinha atingido o seu contingente máximo e se encontrava limitada a certos territórios, por não ter pessoal suficiente para estabelecer uma presença militar em todo o país. Dessa forma, a estratégia continuava a ser de controlar cidades chave e fazer patrulhas regulares nas redondezas. Essa deficiência obviamente limitava a efetividade da missão, e o ambiente ainda continuava bastante incerto.

Em muitos locais, em especial no norte e na fronteira com a República Dominicana, ainda havia forte presença de grupos

Guia de Estudos: MINUSTAH 20

Page 21: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

rebeldes e outros grupos civis armados. Existiam diversos casos de coexistência e mesmo cooperação entre unidades da PNH e grupos armados em várias localidades do país. Ao todo, estima-se que haviam 25 mil indivíduos organizados nessas “gangues”. O desarmamento desses grupos muito provavelmente seria um dos grandes desafios futuros do Haiti, e o Governo Transitório já estabeleceu como data limite para que essas pessoas se desarmem o dia 15 de setembro de 2004.

A MINUSTAH assumiu as responsabilidades operacionais da missão apenas no dia 25 de junho de 2004, uma vez que a chegada de um contingente suficiente para isso demorou algum tempo. Os contingentes chileno e canadense passaram para o comando na nova Missão, embora este último apenas até o dia 31 de julho, enquanto o resto do pessoal da MIF deixou o país até o dia 30 de junho. Com isso, se deu início a movimentação militar.

Na primeira fase, de junho a julho de 2004, houve a instalação das forças brasileiras em Porto Príncipe, a movimentação das forças canadenses para a área metropolitana de Gonaives e a movimentação das forças chilenas para Cabo Haitiano, com um destacamento para Forte Liberdade. Na segunda fase, que terminou no fim de agosto, o batalhão argentino substituiu o canadense e o contingente uruguaio se instalou no sudoeste, na cidade de Les Cayes. Também houve a chegada de um contingente nepalense que se instalou na cidade de Hinche, na região central do país. Enquanto isso, se estabeleceu um hospital na capital sob a direção do contingente argentino e a criação de uma unidade de aviação composta por 9 helicópteros.

Também houve início da movimentação dos elementos policiais da MINUSTAH. dos oficiais de polícia instalados fora da capital: 22 foram para Cabo Haitiano, 15 para Forte Liberdade, 16

Guia de Estudos: MINUSTAH 21

Page 22: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

para Gonaives, 15 para Hinche, 19 para Jacmel, 14 para Jeremias, 17 para Les Cayes e 8 para Porto da Paz. Esses policias trabalharam em conjunto com a PNH e terão seus números aumentados conforme o contingente da missão aumentar.

Imagem 1: Mapa República do Haiti (CIA, 2018).

Mesmo com a gradual melhora da situação da segurança no Haiti, a atmosfera ainda era de insegurança. Ainda era comum o confronto entre a PNH e grupos armados, além da fragilidade

Guia de Estudos: MINUSTAH 22

Page 23: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

do estado haitiano criar um cenário propício ao tráfico de drogas internacional. A MINUSTAH ainda tinha diversos desafios pela frente, com diversas partes do país sem policiamento, um grande número de armas na sociedade e as próximas eleições que deviam acontecer no final de 2005.

4. REPRESENTAÇÕES E POSICIONAMENTOS  

4.1 Representante Especial do Secretário-Geral (SRSG) 

O SRSG é nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas para representar o SG em todos os assuntos pertinentes à Missão. O SRSG é também referido como Chefe de Missão (HOM, sigla em inglês) e, com a aprovação do Conselho de Segurança, o SG nomeia o SRSG que exerce "autoridade

Guia de Estudos: MINUSTAH 23

Page 24: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

operacional da ONU no campo" em nome do SG. O SRSG é responsável por implementar o mandato da missão e tem autoridade sobre todos os seus componentes. O SRSG reporta ao SG através do USG PKO. O papel do SRSG é amplamente reconhecido como complexo e multifacetado. O SRSG é o chefe geral de uma missão de paz.

A principal função de liderança do SRSG é facilitar um processo que possa gerar e manter a direção estratégica e a coerência operacional em todas as dimensões políticas, de governança, de desenvolvimento, econômicas e de segurança do processo de construção da paz. O poder e a influência do SRSG não residem nos recursos que ele ou ela podem aplicar diretamente a uma situação específica, mas na capacidade de reunir e alinhar os recursos de um grande número de agências, doadores e países para apoiar o esforço de consolidação da paz num determinado contexto.

Esse tipo de papel de liderança implica que uma pessoa com habilidades, experiência e uma personalidade adequada à mediação e às negociações com várias partes interessadas é mais provável que seja um SRSG de sucesso do que alguém que esteja acostumado a comandar militarmente, hierarquicamente e/ou liderança de controle direto. Essa perspectiva sobre o papel do SRSG tem importantes implicações para a maneira pela qual as pessoas são escolhidas e preparadas para esses cargos, bem como para as maneiras pelas quais o apoio pode ser fornecido para esse papel, tanto na sede da ONU quanto no campo.

4.2 Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral (DSRSG) 

Reportando-se diretamente ao SRSG, os Representantes Especiais Adjuntos do Secretário-Geral (DSRSG) são responsáveis por fornecer visão geral e liderança ao

Guia de Estudos: MINUSTAH 24

Page 25: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

planejamento estratégico e à implementação de programas sob o(s) pilar(es) político(s) e/ou do estado de direito nas missões.

Os DSRSGs são o SRSG Adjunto responsável pelo pilar político, que pode incluir também o Estado de Direito e instituições de segurança, e um segundo SRSG Adjunto, que também é o Coordenador Residente (RC) e o Coordenador Humanitário (HC).

4.3 Chefe de Assuntos Políticos 

A Divisão de Assuntos Políticos tem por finalidade identificar, analisar e monitorar o desenvolvimento político da política haitiana, dentro dos objetivos de pacificação da Missão de Paz da ONU. A Chefia dessa divisão tem por finalidade prover o gabinete com informações atualizadas em relação ao desenvolvimento de um processo político independente no Haiti, e assegurar a estabilidade institucional dos representantes eleitos. Tem o poder de conferir caráter político à missão, reforçando a construção, a longo prazo de uma sociedade democrática, com participação política e respeito aos direitos políticos.

Espera-se que a pessoa que assumir este cargo desenvolva habilidades de profissionalismo, o que inclui a capacidade de estipular e cumprir prazos, e a motivação por objetivos profissionais e não pessoais, e orgulho do trabalho. Além disso, o Chefe de Asuntos Políticos deve trabalhar em conjunto com os outros membros do gabinete para chegar a uma solução não violenta e, de fato, alcançar resultados positivos de médio e longo prazo para a operação. Serão exigidas, também, as competências de comunicação, planejamento e organização, tendo em vista que no gabinete sua função será a de expor os elementos políticos presentes na sociedade haitiana e, nessa seara, assegurar

Guia de Estudos: MINUSTAH 25

Page 26: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

o real impacto da Missão de Paz depois da futura retirada das tropas.

4.4 Chefe de Conduta e Disciplina das Unidades 

O cargo da Chefia de Conduta e Disciplina das Unidades se aproxima da de um corregedor, a de apurar eventuais falhas de conduta das tropas no exercício da missão e, caso haja violação dos códigos de conduta da ONU, punir as unidades. O escopo de avaliação, isto é, os standards de análise da atuação das tropas, dessa função abrange o respeito às leis e costumes locais, o tratamento respeitoso para com a população haitiana, e uma ação imparcial, íntegra e que respeite a diversidade. Outro dos pilares do Chefe de Conduta é a tolerância zero com a exploração sexual e práticas de abuso e assédio, sendo ele a pessoa responsável pelo recebimento de denúncias envolvendo seus subordinados.

Além disso, no gabinete, a função desse cargo envolve o conhecimento das regras de atuação da ONU em suas missões de paz e esse representante deve prezar pelo respeito a essas regras inclusive em relação ao planejamento das ações da missão de paz, desencorajando decisões que ponham em risco a integridade da missão. Este cargo, também, exerce a função de accountability disciplinar das tropas em relação aos outros membros do gabinete, devendo buscar sempre informações a respeito da conduta disciplinar de seus subordinados.

4.5 Chefe de Direitos Humanos 

O chefe de Direitos Humanos é responsável por garantir questões de direitos humanos explicitadas diretamente no mandato da MINUSTAH, são elas: “apoiar o governo de transição e as instituições e organizações haitianas em seus esforços para

Guia de Estudos: MINUSTAH 26

Page 27: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

promover e proteger os direitos humanos e monitorar a situação dos direitos humanos no país”.

Dentre as atribuições, incluem mais especificamente o monitoramento dos Direito Humanos, investigação e denúncias de violações de direitos humanos, assistências às reformas institucionais das missões (de modo a garantir o respeito aos direitos humanos), treinamento da polícia e das forças armadas baseado no respeito aos direitos humanos, educação baseado na cultura de proteção aos direitos humanos e em última instância, depois da apuração e comprovação à violações dos direitos humanos, o indiciamento e punição aos infratores e violadores.

A responsabilidade do Chefe de Direitos Humanos e fulcral para que a missão de paz seja bem sucedida, tendo em vista que para termos efetivamente um restabelecimento social haitiano necessita-se de uma maior conscientização de todos os agentes envolvidos no processo de reconstrução do Haiti em torno da importância da aplicação e do respeito aos direitos humanos.

4.6 Chefe de Polícia 

Muitas operações de paz das Nações Unidas contam com uma grande força policial. Esse contingente tem uma série de responsabilidades na missão, além do trabalho de policiamento. E o Chefe de Polícia, que comanda as forças policiais da missão, tem como deer liderar as unidades policiais de forma a melhor cumprir com os objetivos estabelecidos pelo mandato da operação.

O United Nations Police Handbook (2005) estabelece uma série de tarefas para as forças policiais atuando sob a autoridade da ONU. Entre essas tarefas estão: Aconselhamento e Observação; Reforma, Reestruturação, Resconstrução e Fortalecimento de Instituições: Treinamento, Mentoria e

Guia de Estudos: MINUSTAH 27

Page 28: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

Transferência de Habilidades; Assistência Eleitoral; Desarmamento. Desmobilização e Reintegração; Policiamento Comunitário e Educação Pública.

No caso especial do Haiti algumas dessas tarefas ganham maior relevância. Em especial aquelas ligadas ao treinamento do polícia nacional e as eleições. De fato, o contingente policial da Minustah não é grande, no momento menos de 500 oficiais, e é de vital importância a ação conjunta e harmônica com a PNH.

4.7 Chefe do Suporte da Missão (CMS) 

O Chefe de Suporte da Missão trabalha no nível operacional da missão de paz, dentro do campo da mesma, na sede da missão. Tem como responsabilidade a distribuição de serviços de suporte básicos e de recursos necessários para o funcionamento da missão. Tem informações atualizadas sobre o estado de todos os recursos disponíveis dentro da missão e acesso direto a todos os meios disponíveis de adquiri-los. Esse chefe é um oficial sênior que desenvolve atividades de controle, comando e autoridade na sede da MINUSTAH e está subordinado ao Representante Especial Adjunto Secretário-Geral (DSRSG).

O CMS Precisa ser flexível o suficiente para ter a habilidade de se adaptar a mudanças que possam ocorrer durante as missões e, ao mesmo tempo, requer um bom planejamento e habilidade de priorizar o que é mais imperativo, especialmente em tempos de crise, onde uma resposta rápida e adequada se torna ainda mais crucial. Contabilidade é de extrema importância para que a função seja efetivamente cumprida e os integrantes de suporte de missão devem seguir regulamentações e regras estritas. Seu papel é complicado pelos diferentes atores que participam da

Guia de Estudos: MINUSTAH 28

Page 29: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

missão, desde civis contratados até apoio militares com diferentes níveis de autossuficiência.

É uma função não só de crucial importância para que a missão seja um sucesso, mas também de extrema complexidade, está dificuldade potencializada em uma missão desse porte, onde centenas de funcionários da ONU dependem na boa atuação do Chefe de Suporte da Missão (CMS).

4.8 Comandante da Divisão de Operações Especiais 

Dentro do escopo das missões de paz das Nações Unidas, Operações Especiais são atividades militares que utilizam táticas, técnicas e planos de ação não-convencionais. Essas devem ser conduzidas por forças especificamente designadas, organizadas e treinadas, bem como precisam estar em concordância com os princípios e ética das missões de peacekeeping e, também, com o mandato da missão.

Por seu caráter não-convencional, as operações especiais podem representar um determinado risco político e/ou militar que não pode ser corrido por operações convencionais. Dito isso, é necessário ressaltar que: (i) as operações especiais não devem, de forma alguma, competir com as convencionais, mas sim complementá-las; e (ii) é preciso manter em mente o princípio da legitimidade da missão de paz, tomando cuidado ao adotar medidas que possam parecer excessivas a alguma das partes envolvidas.

Para tanto, a Comandante da Divisão de Operações Especiais precisa saber avaliar riscos e compreender a situação atual da Missão, assim como entender que as tropas sob seu comando (que, vale ressaltar, carecem de autorização do

Guia de Estudos: MINUSTAH 29

Page 30: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

Comandante Militar) precisam agir em consonância com as convencionais para garantir a efetividade da missão.

4.9 Comandante Militar 

A Comandante Militar (ou Force Commander, em inglês) é a chefe do componente militar de uma missão de paz. Ela exerce controle operacional sobre todo o contingente militar da Missão, e possui como reponsabilidades : (i) alinhar as operações militares 6

com os componentes políticos da Missão; (ii) definir objetivos, missões e tarefas militares, bem como dar ordens e orientações para o componente militar; (iii) planejar e organizar operações militares; (iv) lidar com situações de crise efetivamente e com resiliência; (v) assegurar administração efetiva do componente militar, a fim de manter a moral da equipe elevada; e (vi) assegurar conformidade com os valores e princípios das Nações Unidas, bem como o mandato da Missão em todas as operações militares.

Para tanto, é necessário que a Comandante Militar mantenha-se a par dos acontecimentos relativos às tropas sob sua responsabilidade. Ela deve promover um clima de cooperação e trabalho em equipe tanto com sua área quanto com as outras, assim como mostrar liderança para com suas tropas e a Missão de Paz – ainda dentro do espectro de cooperação.

6

Adaptado e simplificado do United Nations Force Headquarters Handbook, de novembro de 2014 (UNITED NATIONS, 2014).

Guia de Estudos: MINUSTAH 30

Page 31: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

4.10 Coordenador para Construção do Estado de Direito 

A Coordenadoria de para a Construção do Estado de Direito está ligada a seção de justiça e a Unidade Correcional, ambas voltadas para o assessoramento do Governo Haitiano na reestruturação do Poder Judiciário e do sistema prisional. Que após a Guerra civil se encontra em condições precárias, tanto por falta de infraestrutura quanto por falta de pessoal treinado e recursos.

Este cargo tem por principal finalidade estabelecer políticas de longo prazo para construir efetivamente um Estado de Direito no Haiti, em que, ao invés de predominar o respeito a autoridades pessoais, há a supremacia da lei. Trabalha em uma abordagem multissetorial com vistas a garantir o respeito aos direitos individuais, eleições livres e democráticas, a força da Constituição haitiana e a construção de uma autonomia para que não seja mais necessária a presença da missão no país. Sua preocupação reside em garantir a maior efetividade da missão no menor tempo possível, de forma a evitar atritos entre a população e as tropas da ONU.

Cabe ao Coordenador para a Construção do Estado de Direito administrar a restauração desse sistema de forma legal e compreensiva a realidade do País. Ele(a) deve estar atento a quaisquer ameaças ao bom andamento da missão, seja por parte das reações à MINUSTAH no território haitiano, seja através de discussão de medidas abusivas ou desproporcionais por parte do alto comando no gabinete. Deve ter mente tanto um abordagem de crise, quando necessário medidas rápidas e de curto prazo na resolução de questões imperativas para a segurança da população haitiana, quanto o estabelecimento de um sistema que possa

Guia de Estudos: MINUSTAH 31

Page 32: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

garantir a manutenção do estado de direito a longo prazo e sua presença concreta após a MINUSTAH.

Esta pessoa tem a seu favor uma série de dados de missões anteriores bem e mal sucedidas da ONU, pois seu espectro de análise transcende a vigência da MINUSTAH. Ademais, deve possuir pleno conhecimento das peculiaridades do Haiti como forma de buscar a solução mais adequada para a construção de um Estado Democrático de Direito especificamente naquele país.

4.11 Representante da Polícia Nacional do Haiti 

Em 1995, o ex-presidente Aristide debandou as força armadas, passando a PNH a responsabilidade de não apenas policiar o país mas também de defender suas fronteiras. Infelizmente, a organização nunca teve os meios para poder efetivamente cumprir nenhuma das duas tarefas. E mais recentemente, durante o segundo mandato de Aristide, a polícia também passou por um nocivo processo de infiltração e polarização política, com o apontamento de diversos comandantes leais ao ex-presidente mas que não tinham competência para o trabalho.

Tudo isso contribuiu para que, durante os levantes, a PNH não tenha conseguido manter qualquer aparência de ordem. Desde então, a organização tem lentamente recuperado seu contingente e operacionalidade, embora ainda esteja longe da força necessária ao cumprimento de seus deveres. Ainda há um bom número de forças isoladas, e a há uma grande falta de oficiais de comando competentes além da falta geral de contingente.

O representante da PNH na MINUSTAH é um oficial de ligação entre as duas organizações. Ele é responsável por

Guia de Estudos: MINUSTAH 32

Page 33: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

coordenar as ações entre ambas as instituições de forma a garantir a maior eficiência possível. É importante ressaltar que, embora a PNH esteja absolutamente comprometida com a missão de estabilizar o país, ela não está efetivamente sob o comando da MINUSTAH, não tendo obrigação de obedecer às ordens do Comandante da missão.

4.12 Representante do Centro Conjunto de Operações e Forças                 

Tarefas (JOTC)  

O JOTC é uma plataforma que garante o uso mais eficiente e coordenado do exército, polícia e recursos da ONU e possibilita um troca de informações efetiva entre os atores humanitários, do exército e da polícia. Se reúne regularmente e participantes desses encontros incluem: MINUSTAH Military e ramos componentes U9-CIMIC, U3-OPERATIONS, U4-LOGISTICS, O centro de Suporte da MINUSTAH (MSC), MINUSTAH Componente Policial, e a Célula Conjunta de Análise de Missão da MINUSTAH (JMAC). O Departamento de Segurança e Proteção da ONU(UNDSS), Oficiais de Ligação do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e O programa Mundial de Alimentos (WFP), Cluster de Logística (LogCluster) participam das reuniões para fornecer o assessoramento necessário.

O JOTC tem como objetivo fornecer uma conscientização situacional comum da situação humanitária e de segurança dentro do País. Promove e fortalece a coordenação civil-militar nos aspectos estratégicos e operacionais em nível nacional e garante que não ocorra esforços de apoio duplicado. É um mecanismo crucial, por auxiliar na integração de vários atores na missão,

Guia de Estudos: MINUSTAH 33

Page 34: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

integração essa que é essencial para o funcionamento eficaz da MINUSTAH.

Em casos onde emergência é declarada a Expanded Joint Operations Centre (EJOC), que é composta dos mesmos membros da JOTC. E esta então age como um núcleo de operações em crise.

A principal função de seu Representante é administrar a troca de informações e a unidade entre os vários participantes da operação no quesito de tropas, tanto civis como militares entre si e com a ONU. É importante que ele(a) seja consultado sobre essas questões e tenha conhecimento atualizado e amplo sobre o assunto.

4.13 Chefe de Assuntos Civis 

A Divisão de Assuntos Civis tem como principal atribuição articular a ligação civil-militar relativas a missão de paz e ao compartilhamento de informações acerca do assunto, assim como a assistência civil, a fim de prover suporte para garantir uma resposta coordenada da missão para as solicitações de assistência provenientes de atores humanitários e de desenvolvimento e facilitando a interação entre a missão, a população e as autoridades civis, no que se refere a projetos de apoio comunitário conduzidos pelo componente militar da missão.

Em outras palavras a função dessa divisão e do Chefe de Assuntos Civis é ser um facilitador para que o Componente Militar conquiste o suporte e a confiança da população para assim melhorar as interações, nos níveis operacional e tático, entre atores civis e militares em todas as fases da missão, apoiando a

Guia de Estudos: MINUSTAH 34

Page 35: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

criação de um ambiente favorável para a implementação do mandato da missão.

Outra atribuição do Chefe de Assuntos Civis é aumentar a ligação e o compartilhamento de informações entre o comando militar e os demais atores civis presentes, especialmente as agências da ONU, as organizações internacionais, as agências do Governo Haitiano e as ONGs presentes no contexto da missão de paz.

4.14 Sub-Comandante Militar 

A função primária do Sub-Comandante Militar (Deputy Force Commander, em inglês) é auxiliar o Comandante Militar a exercer as funções de comando. Suas funções específicas podem variar de acordo com as necessidades da missão, de forma a facilitar o cumprimento do mandato. O Sub-Comandante Militar deve estar sempre apto a assumir o comando da missão.

Recomenda-se ao Sub-Comandante Militar que leia e compreenda o posicionamento do Comandante neste guia de estudos.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Presidente (2011-2016: Dilma Rousseff). Discurso na abertura da 66ª                   

Assembleia-Geral das Nações Unidas. Nova York - EUA, 21 setembro de 2011.                       

Disponível 

em:<http://www.brasil.gov.br/governo/2011/09/discurso-da-presidenta-da-republica-d

ilma-rousseff-na-abertura-do-debate-geral-da-66a-assembleia-geral-das-nacoes-unidas-n

ova-iorque-eua>. Acesso em agosto de 2018. 

______. Ministério das Relações Exteriores. Operações de manutenção da paz das                     

Nações Unidas. Disponível em:       

Guia de Estudos: MINUSTAH 35

Page 36: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

<http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca-internacionais/4

780-operacoes-de-paz-das-nacoes-unidas>. Acesso em agosto de 2018. 

CERQUEIRA, Bruno Soares. Coordenação Civil-Militar na Fase de Transição de                   

Operações de Paz Multidimensionais - A Experiência do BRABAT 18 no Haiti. 2014                         

MILITARY REVIEW. Disponível em:       

<https://www.armyupress.army.mil/Portals/7/military-review/Archives/Portuguese/M

ilitaryReview_20140831_art006POR.pdf>. Acesso em de 2018. 

CIA. World Factbook - CENTRAL AMERICA AND CARIBBEAN: HAITI. Disponível em:                     

<https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ha.html>. Acesso   

em agosto de 2018. 

FAGANELLO, Priscila Liane Fett. Operações de manutenção da paz da ONU : de que                           

forma os direitos humanos revolucionaram a principal ferramenta internacional da paz.                     

Brasília: FUNAG, 2013. 

ONU Brasil. A ONU, a paz e a segurança, Disponível em:                     

<https://nacoesunidas.org/acao/paz-e-seguranca/>. Acesso em agosto de 2018. 

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Report of the Secretary General on Haiti.                     

S/2004/300. 

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Report of the Secretary General on Haiti.                     

S/2004/698. 

SILVA, Anderson Santos da Silva. Você sabe o que é responsibility to protect (r2p)?                           

Disponível em:   

<https://blog.ebeji.com.br/voce-sabe-o-que-e-responsibility-to-protect-r2p/>. Acesso   

em agosto de 2018. 

UNITED NATIONS. MINUSTAH Misión de Estabilización de las Naciones Unidas en Haití -                         

Mandato. Disponível em:     

<http://www.un.org/es/peacekeeping/missions/minustah/mandate.shtml>. Acesso   

em agosto de 2018. 

______. United Nations Peacekeeping Missions Military Special Forces Manual, Jan.                   

2015. Disponível em:     

<http://dag.un.org/bitstream/handle/11176/89590/United%20Nations%20Peacekeep

Guia de Estudos: MINUSTAH 36

Page 37: G U I A D E E S TU D OS - mundocm.org · Meu signo é Touro, ascendente em Capricórnio e lua em Sagitário. AMO comer, mas sou meio enjoada pra gostar de comidas (prefiro as “porcarias”

Modelo das Nações Unidas do Sistema Colégio Militar do Brasil

ing%20Missions%20Special%20Forces%20Manual.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. 

Acesso em setembro de 2018. 

______. United Nations Peacekeeping Operations. Nova York: United Nations, 2008.                   

Disponível em:   

<https://peacekeeping.un.org/sites/default/files/peacekeeping/en/capstone_eng.pdf>. Acesso em setembro de 2018. 

______. United Nations Police Handbook. Nova York: Department of Peacekeeping                   

Operations/Polica Division, 2005. Disponível em:         

<https://scannedretina.files.wordpress.com/2016/09/un_police_handbook-1.pdf>. 

Acesso em setembro de 2018. 

 

Guia de Estudos: MINUSTAH 37