fundaçao portuguesa pulmao

5
06 - JUNHO/JULHO 2012 1 Nota de Abertura Por Teles de Araújo ACESSIBILIDADE A CUIDADOS DE SAÚDE RESPIRATÓRIA EM PORTUGAL A FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO tem como uma das suas principais missões procurar avaliar permanentemente os graus de equidade e de acessibilidade dos portugueses aos cuidados de saúde respiratória e, também, os indicadores da qualidade dos mesmos. Temos procurado cumprir estes objectivos através de intervenções a diversos níveis e tentando monitorizar os dados que vão estando disponíveis pelo Observatório Nacional das Doenças Respiratórias. Recentemente diversos sinais de alerta têm surgido o que motiva um redobrar de atenção aos diversos indicadores e uma análise criteriosa do seu significado e impacto. É o que procuraremos fazer no Relatório do ONDR de 2012, que será apresentado em 12 de Outubro (durante o III Congresso da FPP). São sinais de preocupação, entre outros, a recente publicação de concursos de aquisição de serviços de médicos e enfermeiros, pelo mais baixo preço, o aumento significativo do valor das taxas moderadoras, a diminuição acentuada do número de consultas presenciais nos cuidados primários, a redução significativa e não explicada da procura em atendimentos de urgência, a frequência com que há rotura na capacidade dos doentes respiratórios adquirirem medicamentos essenciais nas farmácias. Todas estas realidades podem ter diversas explicações que é urgente analisar, até porque podem, pelo menos em parte, ser consequência indesejada da situação económica e financeira em que o país se encontra. EPULMÃO Junho/Julho 2012 - Nº 6 Boletim informativo

Upload: sandra-campos

Post on 23-Jun-2015

343 views

Category:

Health & Medicine


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundaçao Portuguesa Pulmao

06 - JUNHO/JULHO 2012 1

Nota de AberturaPor Teles de Araújo

ACESSIBILIDADE  A  CUIDADOS  DE  SAÚDE  RESPIRATÓRIA  EM  PORTUGAL

A FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO tem como uma das suas principais missões procurar avaliar permanentemente os graus de equidade e de acessibilidade dos portugueses aos cuidados de saúde respiratória e, também, os indicadores da qualidade dos mesmos.

Temos procurado cumprir estes objectivos através de intervenções a diversos níveis e tentando monitorizar os dados que vão estando disponíveis pelo Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.

Recentemente diversos sinais de alerta têm surgido o que motiva um redobrar de atenção aos diversos indicadores e uma análise criteriosa do seu significado e impacto. É o que procuraremos fazer no Relatório do ONDR de 2012, que será apresentado em 12 de Outubro (durante o III Congresso da FPP).

São sinais de preocupação, entre outros, a recente publicação de concursos de aquisição de serviços de médicos e enfermeiros, pelo mais baixo preço, o aumento significativo do valor das taxas moderadoras, a diminuição acentuada do número de consultas presenciais nos cuidados primários, a redução significativa e não explicada da procura em atendimentos de urgência, a frequência com que há rotura na capac idade dos doentes resp i ra tór ios adquirirem medicamentos essenciais nas farmácias.

Todas estas realidades podem ter diversas explicações que é urgente analisar, até porque podem, pelo menos em parte, ser consequência indesejada da situação económica e financeira em que o país se encontra.

EPULMÃOJu

nho

/Jul

ho 2

012

- N

º 6

Boletim informativo

Page 2: Fundaçao Portuguesa Pulmao

06 - JUNHO/JULHO 2012 2

1 Página da Fundação na web e presença nas redes sociais

Durante o ano de 2012 temos procurado incrementar a nossa presença nestes importantes meios de comunicação. Assim o número de visitas mensais à nossa página tem subido significativamente, como se pode verificar no gráfico, bem como o número dos que visualizam videos no YouTube e seguem a nossa atividade no facebook.

!"

#!!!"

$!!!"

%!!!"

&!!!"

'!!!!"

'#!!!"

'$!!!"

'%!!!"

()*" +,-" .)/" 01/" .)2" (3*" (34"

Visitas ao Website

52627)6"8,*6)26" 9:7)4";,"52627)6"

Neste meio verifica-se uma adesão cada vez maior e um número crescente dos que partilham as nossas notícias com as suas redes de “amigos”.

!"

#!!!"

$!!!"

%!!!"

&!!!"

'!!!"

(!!!"

)!!!"

*!!!"

+!!!"

#!!!!"

##!!!"

#$!!!"

,-." /01" 2-3" 453" 2-6" ,7." ,78"

"Gostos" de página no Facebook

9:;<=;<9">0.<-6<" ?;=-8"@0"9:;<=;<9"

Nos dois últimos meses colocamos notícias e informações sobre diversos temas, nomeadamente condições climatéricas e doenças respiratórias, biodiversidade e saúde respiratória, abordamos a asma, rinite e sinusite. Abordamos ainda a problemática do transplante pulmonar em Portugal. Por fim iniciamos a publicação duma série de informações sobre nutrição e saúde respiratória.

!"

#!!"

$!!!"

$#!!"

%!!!"

%#!!"

&!!!"

&#!!"

'!!!"

'#!!"

#!!!"

()*" +,-" .)/" 01/" .)2" (3*" (34"

Visualizações de Videos no YouTube

5263)427)89,6":,*6)26" ;<=)4">,"5263)427)89,6"

2 Dia Mundial da Espirometria

A Fundação, que sempre tem pugnado pela importância da Espirometria e a necessidade da realização de ações de rastreio e sensibilização junto das populações, não se podia alhear da comemoração desta data, destinada exatamente a sensibilizar a população e as autoridades para a importância deste meio no diagnóstico e no controle das doenças respiratórias crónicas.

ACTIVIDADES DA FUNDAÇÃO

EPULMÃO

Page 3: Fundaçao Portuguesa Pulmao

06 - JUNHO/JULHO 2012 3

Assim associou-se à ação lançada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia num rastreio realizado na Praça da Gare do Oriente, em Lisboa, durante o qual foram realizadas algumas centenas de espirometrias.

No mesmo dia a Fundação apoiou o rastreio organizado pelo núcleo de pneumologistas do Hospital da Luz, durante o qual foram realizadas mais de 400 espirometrias.

Por fim, em Coimbra, no Choupal, a Delegação Distrital realizou uma ação de sensibilização junto dos utentes desse espaço lúdico acerca das doenças respiratórias, importância do exercício e relevância da evicção tabágica. Foram também realizadas espirometrias.

3 Folhetos informativos

Por altura do Dia Mundial da Espirometria foram editados Folhetos informativos tendo por tema “Conheça os seus Pulmões e Saiba como Defendê-los” e “O que é a Espirometria”. O Folheto em formato Pdf está disponível na nossa página, podendo ser livremente descarregado.

4 Ações de sensibilização contra o tabagismo

O combate ao tabagismo é sempre uma prioridade da Fundação. Nesse âmbito, no período de Junho e Julho salientamos:

• Formalizamos o apoio da Fundação à campanha da Comunidade Europeia “OS EX-FUMADORES SÃO IMPARÁVEIS”. A adesão individual à campanha pode ser feita através da nossa página. O nosso apoio foi explicitado ainda através do Programa Sociedade Civil e duma entrevista na SIC Notícias ao presidente da Fundação.

• Ações de sensibilização e distribuição de folhetos durante os rastreios referidos no ponto 2.

• Ações de sensibilização no LNEC a funcionário e filhos de funcionários sobre os malefícios do tabaco, com larga adesão. Nelas participaram o Dr. Jaime Pina e o Enfermeiro Nelson Nabais da Linde (entidade que apoiou esta ação).

ACTIVIDADES DA FUNDAÇÃO (Cont.)

EPULMÃO

Page 4: Fundaçao Portuguesa Pulmao

06 - JUNHO/JULHO 2012 4

5 Livro: Um outro olhar sobre as doenças respiratórias

Realizou-se no passado dia 20 de Junho a sessão de lançamento do livro "Um Outro Lado das Doenças Respiratórias" da autoria do Dr. Jaime Pina, vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) publicado pela Lidel - Edições Técnicas. Mais de 120 pessoas marcaram presença no Fórum Fnac no Centro Colombo, entre amigos pessoais, colegas de profissão, jornalistas e pessoas interessadas neste tema, para felicitar o autor, adquirir a obra e ficar a saber um pouco mais sobre este outro lado das doenças respiratórias.

O lançamento foi apresentado pelo Dr. Artur Teles de Araújo, presidente da FPP (também autor do prefácio do livro) e da Dr.ª Maria de Belém Roseira, Deputada da Assembleia da República e Ex-Ministra da Saúde. "O livro foi construído à volta de dois conceitos fundamentais - a literacia em saúde e a gestão da doença pelo próprio doente", referiu Jaime Pina no evento.

Este livro tem o apoio científico da Fundação Portuguesa do Pulmão e esperamos constitua a primeira duma série de obras de divulgação da medicina respiratória junto do grande público.

6 Ameaças ao Serviço Nacional de Saúde

A publicitação, recente, do Programa de Procedimento do Concurso Público Nº 2012/102 para Celebração de Contratos Públicos de Aprovisionamento, com vista à prestação de Serviços Médicos às Instituições e Serviços do Serviço Nacional de Saúde, justificou que tivéssemos alertado para os riscos de grave deterioração dos cuidados de saúde em Portugal, que a concretização de tal metodologia acarretará certamente.

No mesmo sentido foi o concurso realizado pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo para contratação de enfermeiros por um valor hora inferior a 4 euros.

Em ambos os casos o único critério era o mais baixo preço hora o que porá em risco a qualidade dos serviços prestados.

A este risco acrescenta-se o serem postas em causa as carreiras médicas e a necessidade de garantir ao doente o acompanhamento pelo seu médico durante o período da sua doença.

ACTIVIDADES DA FUNDAÇÃO (Cont.)

EPULMÃO

Page 5: Fundaçao Portuguesa Pulmao

06 - JUNHO/JULHO 2012 5

ACTIVIDADES DA FUNDAÇÃO (Cont.)

Elaboramos um documento explicitando as nossas razões para considerar que tais medidas punham em causa o Serviço Nacional de Saúde, que levamos ao conhecimento do Ministério da Saúde, Direção Geral da Saúde e aos diversos grupos parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia da República, salientando os enormes êxitos alcançados polo SNS desde a Sua criação.

7 Plano Nacional das Doenças Respiratórias

Como já referimos consideramos a criação deste Programa como um grande progresso ao colocar as doenças respiratórias crónicas como uma prioridade em saúde.

Neste período a Coordenação do Programa passou a ser da responsabilidade da Professora Cristina Bárbara, que saudamos e à qual a Fundação dará toda a colaboração que lhe for solicitada.

As linhas programáticas estiveram em discussão pública na qual a FPP interveio apontando alguns aspectos que gostaria de ver clarificados.

Ass im sa l i en tamos a necess idade da ráp ida implementação duma rede de cuidados respiratórios que articulasse cuidados primários, hospitalares, domiciliários, continuados, doentes, técnicos de saúde e curadores. Salientamos também o relevo que deverão ter os médicos de família, a necessidade da operacionalização rápida da rede de Espirometria junto dos cuidados primários e a importância do combate ao tabagismo.

Salientamos ainda que o Programa não deverá esquecer as infecções respiratórias e que deverá conter, para cada patologia, indicadores que permitam a permanente avaliação e monitorização do cumprimento dos objectivos, em todos os níveis de cuidados.

EPULMÃO

Fundação Portuguesa do Pulmão

Rua Alberto de Oliveira, 29 - R/C Esq. - 1700-018 LISBOATlf. 211 952 187 - Fax 211 952 067

mail: [email protected]: www.fundacaoportuguesadopulmao.org

facebook: www.facebook.com/FundacaoPortuguesadoPulmao YouTube: www.youtube.com/TVPulmao