fundaÇÃo energia e saneamento fundação energia e ... · pesquisadores de empresas de energia...

20
Fundação Energia e Saneamento FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Upload: phungkhanh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fundação Energia e Saneamento FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Instituição privada, sem fins lucrativos, que preserva, pesquisa e divulga o patrimônio histórico dos setores de energia e saneamento e realiza projetos de educação e cultura a serviço da sociedade. Foi criada em 1998, no processo de privatização das empresas energéticas do Estado de São Paulo, e abriga um vasto patrimônio histórico gerado ao longo de mais de 100 anos de implantação e desenvolvimento da energia elétrica no país.

A Fundação Energia e Saneamento

Público Alvo - estudantes (principalmente escolas públicas), pesquisadores, comunidade científica, empresas do setor energético e de saneamento, outras instituições de educação e cultura.

São José dos Campos, s.d. Museu Paulista, 1927 Casa das Retortas, anos 1970 Rua São Bento, 1928

Constituído a partir de meados do século XIX, o acervo da Fundação Energia e Saneamento está diretamente relacionado à história da energia, da tecnologia e do desenvolvimento urbano e industrial.

3 mil objetos museológicos representativos do setor energético

Uma das maiores e mais importantes bibliotecas especializadas em energia do Brasil 50 mil títulos

Arquivo histórico com 35 fundos e coleções de empresas, entidades e pessoas físicas ligadas ao setor: 1.600 metros lineares de documentos textuais. 260 mil documentos fotográficas 10 mil plantas e desenhos técnicos 2.300 documentos audiovisuais e sonoros

Acervo

7 edifícios históricos, sendo 4 pequenas centrais hidrelétricas

Museu da Energia de Itu

Museu da Energia de Rio Claro

Museu da Energia de São Paulo

Museu da Energia de Jundiaí (temporariamente desativado)

Unidades - Rede Museu da Energia

A Fundação mantém um Núcleo de Documentação e Pesquisa, onde é realizado o tratamento do acervo e o atendimento aos pesquisadores.

Público:

Pesquisadores acadêmicos que desenvolvem trabalhos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas como história, engenharia, arquitetura, geografia e economia.

Editoras e produtoras.

Pesquisadores de empresas de energia que buscam o acervo para a elaboração de produtos (exposições e publicações, por exemplo) e informações técnicas úteis aos trabalhos que realizam.

Unidade – Núcleo de Documentação e Pesquisa

Museu da Energia de Salesópolis

Visibilidade

Em 2013 e 2014, a Fundação Energia e Saneamento aumentou sua visibilidade na mídia. • 116 releases divulgados na imprensa; • 37 inserções em mídia televisiva; • 105 inserções em veículos impressos; • 16 inserções em mídia radiofônica; • Na internet, a Fundação monitorou a divulgação de

aproximadamente 646 notícias relacionadas às suas ações.

Entre as divulgações em TV, destacam-se as realizadas na TV Globo, TV Gazeta e TV Diário (afiliada à Rede Globo na região de Mogi das Cruzes); em mídia impressa, destacam-se as notícias nos jornais Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Veja São Paulo; na mídia on line, as divulgações nos portais da UOL, Folha e Estadão.

Jornal Nacional, 25 de janeiro de 2014

Livro “Belle Époque na Garoa”, entrevista com

Marcia Camargos

Programa Todo Seu, TV Gazeta, 23 de junho

de 2014

Fundação Energia e Saneamento

Projeto aprovado em lei de incentivo

Veja São Paulo, outubro/2013

Projeto Plano Anual da Rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa

Lei Rouanet (Art. 18) Pronac: 14 10619 Objetivo: manutenção das ações da Fundação Energia e Saneamento (pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico dos setores de energia e saneamento ambiental paulistas). Produtos: 02 livros 06 exposições

Valor: R$ 5.282.344,00

Veja São Paulo, outubro/2013

Livros

Livro “Urbe SP - ontem e hoje” (título provisório) Livro fotográfico que apresenta a cidade sob dois momentos distintos: a Capital entre o final do século XIX e início do século XX, dando seus primeiros passos rumo à industrialização e à urbanização, registrada por importantes fotógrafos da época como Guilherme Gaensly e Hugo Zanella; e a metrópole atual, vigorosa e multicultural, captada pelo olhar particular do fotógrafo paulistano Tuca Reinés, detentor de um dos mais respeitados portfólios de fotos de arquitetura, colaborador das revistas Vogue e Casa Vogue há mais de 30 anos e vencedor de dois Leões de Ouro no Festival de Cannes. Especificações Técnicas: Capa: Dura Acabamento: luxo Formato aberto: 56,0 x 28,0 cm Formato fechado: 28,0 x 28,0 cm Páginas: 156 Tiragem: 3 mil exemplares

Veja São Paulo, outubro/2013

Livros

Livro “Águas urbanas: entre o belo e o salubre: ideias e projetos do eng. Saturnino de Brito (1864-1929) (título provisório)”. Tendo elaborado projetos de saneamento para cerca de 40 cidades brasileiras, o Eng. Brito contribuiu decisivamente para a modernização das cidades brasileiras no período. O livro, a ser escrito pelo professor da USP – São Carlos, o arquiteto Carlos Roberto M. de Andrade, abordará a trajetória profissional do Eng. Brito, destacando seus principais projetos, suas ideias em relação às cidades e suas soluções técnicas inovadoras, que fizeram dele o pai da engenharia sanitária brasileira e um pioneiro do urbanismo moderno no Brasil. Especificações Técnicas: Capa: Dura Acabamento: luxo Formato aberto: 56,0 x 28,0 cm Formato fechado: 28,0 x 28,0 cm Páginas: 156 Tiragem: 3 mil exemplares

Veja São Paulo, outubro/2013

Exposições

Ponte Grande (atual Ponte das Bandeiras), sobre o Rio Tietê 1926. Acervo Fundação Energia e Saneamento

Exposição Temporária Museu da Energia de São Paulo - Rio Tietê (título provisório) O que restou do Tietê que orientou os primeiros povoados, do Tietê decisivo no desenvolvimento do Estado e de sua grande metrópole, do Tietê da pesca, do Tietê dos nadadores e do Tietê das grandes disputas náuticas? O resgate do Tietê e de sua comunhão com a população só será possível a partir da capacidade de redescobrirmos a sua importância e seus encantos, adormecidos em sua inaceitável agonia solitária. A exposição mostrará o Rio Tietê pelo olhar do artista de projeção internacional Elifas Andreato, conhecido pela criação de inúmeras capas de discos de importantes nomes da MPB, como Chico Buarque, Elis Regina e Paulinho da Viola.

Veja São Paulo, outubro/2013

Exposições Exposição temporária Museu da Energia de Itu – Chafarizes: Monumentos das Águas (título provisório). Tidos como os primeiros sistemas de águas no Brasil, as fontes e chafarizes foram distribuídas por diversos pontos nas grandes cidades para abastecer seus moradores. Com o passar dos anos e o desenvolvimento da infraestrutura hídrica no país, passaram de fonte de água há monumentos históricos que retratam essas mudanças, tanto nos locais públicos como nas residências. A exposição apresenta as diversas funções que essas estruturas passaram a desempenhar no Brasil ao longo dos séculos.

Veja São Paulo, outubro/2013

Exposições

Exposição temporária Museu da Energia de Salesópolis – “Geração de energia no rio Tietê: as usinas de ontem e hoje” (título provisório) A exposição “Geração de energia no rio Tietê: as usinas de ontem e hoje" apresenta, com base no acervo iconográfico da Fundação Energia e Saneamento, a história das mais de dez usinas instaladas no rio desde o início do século XX, suas singularidades e importância para o desenvolvimento do Estado.

Exposição temporária Museu da Energia de São Paulo – “Fazer energia: força, trabalho e luz” (título provisório) A exposição visa revelar como as estruturas responsáveis pela geração, transmissão e distribuição de energia influenciam a paisagem urbana, e como também se transformam, acompanhando as necessidades da sociedade moderna e das novas tecnologias. A exposição temporária poderá ainda circular (como itinerante) após o período em que ficar montada no Museu da Energia de São Paulo.

Veja São Paulo, outubro/2013

Exposições

Exposição Itinerante “Imagens Raul de Almeida Prado “(título provisório) A exposição divulgará imagens (inéditas), registradas pelo fotógrafo amador Raul de Almeida Prado (1896 – 1945). Produtor de café em São Paulo, Raul era um entusiasta da fotografia. Os suportes expositivos (painéis) além de conterem textos e imagens do fotógrafo, terão nichos com binóculos para visualização das imagens estereoscópicas. Exposição Itinerante “Águas urbanas: entre o belo e o salubre: ideias e projetos do eng. Saturnino de Brito (1864-1929) (título provisório). A exposição abordará, de forma resumida, o mesmo tema do livro proposto neste projeto, a ser escrito pelo professor da USP – São Carlos, o arquiteto Carlos Roberto M. de Andrade: a trajetória profissional do Eng. Brito, destacando tanto seus principais projetos, quanto suas ideias em relação às cidades, e as soluções técnicas inovadoras. Além dos suportes expositivos (painéis com textos e imagens), a exposição contará com uma base com TV LCD, onde o visitante poderá conhecer um dos projetos de Saturnino de Brito.

Fundação Energia e Saneamento

Projetos realizados pela Fundação Energia e Saneamento 2013-2014

Projetos Realizados - Publicações

Transformações Urbanas: São Paulo 1893 – 1940 Com textos de especialistas e 179 fotos históricas, a obra propõe um passeio ao passado e revela como os setores de energia e de saneamento foram fundamentais para a transformação da maior cidade brasileira. Patrocínio: AES Eletropaulo

Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade Com texto de Marcia Camargos e imagens do acervo da Fundação, o livro retrata a Belle Époque na capital paulista, com destaque para as mudanças urbanas, sociais, políticas e culturais, ocorridas na cidade no início do século XX. Patrocínio: AES Eletropaulo

Projetos Realizados - Publicações

Catullo Branco: o homem dos moinhos de vento A partir do acervo doado pela família à Fundação, os autores traçam o perfil biográfico do engenheiro Catullo Branco (1900-1987), pioneiro nos estudos sobre energia eólica no Brasil e um dos maiores especialistas em energia elétrica de seu tempo.

Guarapiranga 100 anos O texto de Ricardo Araujo e Mariângela Solia e as fotografias de vários acervos contam a história da Represa de Guarapiranga, desde a sua construção até os dias de hoje. Patrocínio: Sabesp

Projetos Realizados - Publicações

DVD Usina de Memórias: A história da Usina Henry Borden narrada por seus trabalhadores DVD interativo que apresenta pesquisa de história oral sobre a Usina Henry Borden. Reúne entrevistas com trabalhadores atuais, aposentados e moradores do local.

Patrocínio: Emae

Edição Especial - Revista DAE "O saneamento na cidade de São Paulo: fatos e personagens"

Publicação quadrimestral da Sabesp, a revista é direcionada à divulgação de artigos técnicos e científicos na área de saneamento. A Fundação participou deste número especial por meio de sua equipe editorial e de arte. No número especial, a Revista DAE apresentou artigos sobre a história da implantação da estrutura sanitária em São Paulo, entre o final do século XIX e início do XX. Patrocínio: Sabesp

Projetos Realizados - Exposições

Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013) Reúne os principais marcos históricos do processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Estado. Patrocínio: EDP

Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade Apresenta imagens que revelam os anos da “bela época” na capital paulista e as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas no período. Patrocínio: AES Eletropaulo

Guarapiranga: uma represa centenária Recupera a memória e a trajetória histórica da represa e das áreas vizinhas, desde o seu planejamento até o atual cenário de urbanização. Patrocínio: Sabesp

Projetos Realizados - Exposições

1932, o Ano da Revolução Constitucionalista Revela cenas de um dos mais significativos movimentos armados do País, ocorridos no Estado de São Paulo. Patrocínio: Emae, Gas Brasiliano

Gasômetros pelo Mundo Mostra como a produção de gás foi essencial para o processo de modernização e industrialização em diversas regiões do mundo. Patrocínio: Comgas

Água: Energia do Planeta Terra Cartunistas de diversos países usam sua arte para provocar inquietações sobre a urgência de se utilizar a água de forma inteligente. Patrocínio: Sabesp

Fundação Energia e Saneamento

Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos

CEP:01218-000 – São Paulo – SP - (11) 3333-5600

www.energiaesaneamento.org.br

[email protected]

Rita Martins

Superintendente Executiva

(11) 3333-5600 R: 209

[email protected]

Isabel Regina Felix

Gerente de Documentação e Pesquisa

(11) 3333-5600 R: 210

[email protected]

[email protected]

CONTATOS