funcab 2015 crf ro tecnico em informatica prova

10
Técnico em Informática TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE DE PLATÃO PARA EXAME GRAFOTÉCNICO “A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo.” BOA PROVA! www.funcab.org VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM. CASO CONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL. RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS. ATENÇÃO DURAÇÃO DA PROVA: 4 horas. ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO. CONCURSO PÚBLICO para T M04 MANHÃ CÓDIGO EDITAL Nº 001/2015 CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE RONDÔNIA Disciplinas Quantidade de questões Valor de cada questão - Língua Portuguesa 15 2 - Matemática 15 2 - Conhecimentos Específicos 20 2

Upload: weslley-matos

Post on 28-Jan-2016

32 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Provas antigas

TRANSCRIPT

Page 1: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

Técnico em Informática

TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS,A FRASE DE PLATÃO PARA EXAME GRAFOTÉCNICO

“A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo.”

BOA PROVA!www.funcab.org

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM. CASOCONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL.

RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAISPARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS.

ATENÇÃO

DURAÇÃO DA PROVA: 4 horas.

ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕESDE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DERESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO.

CONCURSO PÚBLICO para TM04

MANHÃ

CÓDIGO

EDITAL Nº 001/2015

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE RONDÔNIA

DisciplinasQuantidade

de questões

Valor de cada

questão

- Língua Portuguesa 15 2

- Matemática 15 2

- Conhecimentos Específicos 20 2

Page 2: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

02FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para responder às questões de 01 a 13.

Peste Alada

Mosquitos são criaturas terríveis. Estima-seque eles tenham sido responsáveis por metade detodas as mortes de seres humanos ao longo dahistória. Ou seja, mataram mais gente do quequalquer outra coisa. Isso acontece porque, como semultiplicam rápido e em enormes quantidades, sãoexcelentes transmissores de doenças - como adengue, que é causada por um vírus chamado DENV.O mosquito pica uma pessoa infectada, adquire ovírus, e o espalha para outras pessoas ao picá-lastambém. A dengue é uma doença séria, que podematar, e um grande problema no Brasil: em 2013, oMinistério da Saúde registrou 1,4 milhão de casos,mais que o dobro do ano anterior. Tudo culpa doAedes aegypti. Ele é um mosquito de origem africana,que chegou ao Brasil via navios negreiros, na épocado comércio de escravos. E hoje, impulsionado pelaglobalização, levou a dengue a mais de cem países(na década de 1970, apenas nove tinham epidemiasda doença). Os números mostram que, mesmo comtodos os esforços de combate e campanhas deeducação e prevenção, o mosquito está ganhando aguerra.

Entra em cena o OX513A, que foi criado pelaUniversidade de Oxford, na Inglaterra. Ele é idênticoao Aedes aegypti - exceto por dois genesmodificados, colocados pelo homem. Um deles faz aslarvas do mosquito brilharem sob uma luz especial(para que elas possam ser identificadas peloscientistas). O outro é uma espécie de bomba-relógio,que mata os filhotes do mosquito. A ideia é que eleseja solto na natureza, se reproduza com as fêmeasde Aedes e tenha filhotes defeituosos - que morremmuito rápido, antes de chegar à idade adulta, e porisso não conseguem se reproduzir. Com o tempo,esse processo vai reduzindo a população da espécie,até extingui-la. Recentemente, a Comissão TécnicaNacional de Biossegurança, um órgão do Ministérioda Ciência e Tecnologia, aprovou o mosquito. E oBrasil se tornou o primeiro país do mundo a permitir aprodução em grande escala do OX513A - que agorasó depende de uma última liberação da Anvisa. AOxitec, empresa criada pela Universidade de Oxfordpara explorar a tecnologia, acredita que isso vaiocorrer. Tanto que acaba de inaugurar uma fábricaem Campinas para produzir o mosquito.

O OX513A já foi utilizado em testes naMalásia, nas Ilhas Cayman (no Caribe) e em duascidades brasileiras: Jacobina e Juazeiro, ambas naBahia. Deu certo. Em Juazeiro, a população deAedesaegypti caiu 94% após alguns meses de tratamentocom os mosquitos transgênicos. Em Jacobina, 92%.

Assinale a opção correta com relação ao texto.

A) A nova tecnologia que produz os mosquitostransgênicos inviabilizou os outros métodos paracontrole da dengue.

B) A fábrica para produção do mosquito transgênicofoi inaugurada antes mesmo da aprovação danova tecnologia pelaAnvisa.

C) A certeza de que os mosquitos transgênicosajudaram a erradicar a dengue no Brasil é umaunanimidade entre os cientistas.

D) Desde que foi comprovado o aumento do númerode pessoas infectadas pelo vírus, o mosquitotransgênico tornou-se um problema no país.

E) Na época do comércio de escravos, os brasileirosconseguiram disseminar a doença pelo mundointeiro.

Questão 01

As outras formas de combate, como mutirões delimpeza, campanhas educativas e visitas de agentesde saúde, continuaram sendo realizadas. “Nós nãoparamos nenhuma ação de controle. Adicionamosmais uma técnica”, diz a bióloga Margareth Capurro,da USP, coordenadora técnica das experiências. Háindícios de que o mosquito transgênico funciona. Masele também tem seu lado polêmico.[...]

Mas, e se o mosquito OX513A sofresse umamutação, e se tornasse imune ao gene letal? Afinal, éassim que a evolução funciona. Mutações sãoinevitáveis. [...] A Oxitec diz que não há risco. Elaestima que até 5% dos filhotes transgênicos poderãosobreviver ao gene letal, e chegar à idade adulta. Maseles serão menores e mais fracos do que osmosquitos “selvagens”, e por isso não conseguirão sereproduzir. Mesmo se conseguirem, em tese nãoterão nenhuma característica que os torne maisperigosos que o Aedes comum. Além disso, comoeles são criados em laboratório, seu DNA pode sermonitorado. “Os dois genes [que foram] inseridos sãomuito estáveis. A linhagem OX513A foi criada em2002, e até agora teve mais de cem gerações emlaboratório, sem nenhuma mudança nos genesinseridos”, afirmou a empresa em nota enviada àSUPER.

Revista Superinteressante, edição 337, set de 2014

Page 3: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

03FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

O pronome relativo destacado em: “Ele é ummosquito de origem africana, QUE chegou ao Brasilvia navios negreiros, na época do comércio deescravos.” funciona como elemento de coesão que,no texto, retoma o termo:

A) mosquito.B) origem.C) africana.D) navios.E) escravos.

Questão 06

O substantivo destacado em: “outras formas deCOMBATE” foi formado pelo processo de:

A) composição por justaposição.B) composição por aglutinação.C) derivação prefixal.D) derivação sufixal.E) derivação regressiva.

Questão 03

Em: “Além disso, COMO ELES SÃO CRIADOS EMLABORATÓRIO, seu DNA pode ser monitorado.”, aoração destacada expressa ideia de:

A) tempo.B) causa.C) consequência.D) condição.E) concessão.

Questão 04

No trecho: “Ou seja, mataram mais gente do quequalquer outra coisa.”, a vírgula foi empregada para:

A) separar o sujeito do predicado.B) separar o vocativo.C) separar o aposto.D) separar uma expressão explicativa.E) indicar a omissão de um termo.

Questão 05

De acordo com a norma culta da língua, a frase:“(para que elas possam ser identificadas peloscientistas).” na voz ativa, deve assumir a seguinteforma:

A) para que elas identifiquem os cientistas.B) para que os cientistas identifiquem elas.C) para que elas identificassem os cientistas.D) para que os cientistas possam identificá-las.E) para que elas possam identificá-los.

Questão 07

Apenas uma opção apresenta palavras acentuadassegundo a mesma regra.Assinale-a.

A) vírus - últimaB) também - técnicaC) época - alémD) séria - atéE) saúde - país

Questão 08

No fim do segundo parágrafo, o pronome destacadoem: “A Oxitec, empresa criada pela Universidade deOxford para explorar a tecnologia, acredita que ISSOvai ocorrer.” se refere ao termo:

A) mosquito.B) tecnologia.C) liberação.D) empresa.E) país.

Questão 02

A conjunção que inicia o trecho: “se o mosquitoOX513Asofresse uma mutação” expressa ideia de:

A) conformidade.B) tempo.C) causa.D) consequência.E) condição.

Questão 09

Page 4: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

04FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Assinale a opção em que o A deve receber acentograve como em: “chegar à idade adulta.”

A) Eles se referiam a esta doença.B) Os ecologistas temem danos a natureza.C) Os cientistas procuram combater a nova doença.D) Entregamos a eles o protótipo do mosquito.E) É preferível criar o mosquito a contrair dengue.

Questão 13

As palavras destacadas em: “a Comissão TécnicaNacional de Biossegurança, um órgão do Ministérioda Ciência e Tecnologia, aprovou O MOSQUITO.”Exercem, juntas, a função sintática de:

A) objeto direto.B) objeto indireto.C) predicativo.D) adjunto adverbial.E) complemento nominal.

Questão 10

Assinale o trecho em que a palavra destacada foiempregada no sentido conotativo.

A) “como a dengue, que é causada por um VÍRUS”B) “na época do COMÉRCIO de escravos.”C) “o mosquito está ganhando a GUERRA.”D) “exceto por dois GENES modificados”E) “Um deles faz as LARVAS do mosquito brilharem”

Questão 11

Assinale a figura de linguagem que se identifica em:“Entra em cena o OX513A, que foi criado pelaUniversidade de Oxford, na Inglaterra.”

A) metáforaB) eufemismoC) antíteseD) catacreseE) metonímia

Questão 12

No contexto da charge, percebe-se uma crítica:

A) à saúde pública.B) aos planos de saúde.C) a um gênero musical.D) ao fato de uma paciente gostar de dançar.E) à incompetência de alguns médicos.

Texto para responder às questões 14 e 15.

Questão 14

Na charge, a oração introduzida pela conjunção MASclassifica-se como:

A) subordinada adverbial comparativa.B) subordinada substantiva completiva nominal.C) subordinada substantiva apositiva.D) coordenada sindética adversativa.E) coordenada sindética conclusiva.

Questão 15

Page 5: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

05FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Considere m e n as raízes da equaçãox -18x + 10 = 0, o valor de m + n é:

A) 296.B) 304.C) 324.D) 390.E) 398.

2 2 2

Questão 20

Sendo uma função bijetora, o valor de

f(1) + f (1) é:

A) -1.B) 0.C) 1.D) 2.E) 3.

–1

Questão 21

Para produzir 20 lotes de um produto, uma equipegasta 6 horas. Quanto tempo, essa mesma equipelevará, para produzir 60 lotes do mesmo produto?

A) 12hB) 18hC) 20hD) 24hE) 30h

Questão 17

Dada a função definida por f(x + 2)= 3x + 5.

O valor de f(3).f(-3) é:

A) 18B) 42C) -56D) -70E) -80

Questão 18

As coordenadas do vértice da parábola y = 2x - 3x + 5são:

A)

B)

C)

D)

E)

2

Questão 16 O conjunto solução da inequação é:

A)

B)

C)

D)

E)

Questão 19MATEMÁTICA

Page 6: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

06FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Qual o capital que investido a juros simples de 10% aomês terá seu valor total acumulado de R$ 11.000,00depois de 12 meses?

A) R$ 3.500,00B) R$ 4.000,00C) R$ 4.600,00D) R$ 4.800,00E) R$ 5.000,00

Questão 25

Em um triângulo egípcio retângulo em A, tem-se oslados AB = 12 cm e BC = 13 cm. A razão entre asalturas relativas h , em relação ao lado AC e h , emrelação ao lado BC, é:

1 2

A)

B)

C)

D)

E)

Questão 26

Para que a parábola de equação y= k.x +p.x+8tenha 2 e 4 como raízes, os valores de k e p são,respectivamente:

A) 6 e -1.B) 6 e 1.C) 1 e 6.D) -1 e -6.E) 1 e -6.

2

Questão 23

Hugo, Vitor e Adriano investiram em uma sociedadeR$ 60.000,00, R$ 20.000,00 e R$ 15.000,00,respectivamente. No final do ano, dividiram um lucrode R$ 304.950,00. O valor recebido por Vitor foi:

A) R$ 48.150,00.B) R$ 59.250,00.C) R$ 62.400,00.D) R$ 64.200,00.E) R$ 192.000,00.

Questão 22

Doze técnicos fazem a manutenção de 6 lotes decomputadores em 15 dias, trabalhando 6 horas pordia. Qual o total de lotes que 15 técnicos, trabalhandopor 8 horas por dia, em 18 dias, farão a manutenção?

A) 8B) 9C) 10D) 12E) 16

Questão 24

Um produto foi comprado por R$ 67,20, incluindo astaxas no valor de 6%.

O valor aproximado desse produto, sem as taxas, é:

A) R$ 63,40.B) R$ 63,17.C) R$ 62,60.D) R$ 60,19.E) R$ 53,27.

Questão 27

Um laboratório pretende utilizar o menor númeropossível de caixas para acomodar 240 vidros de ummedicamento F, 300 vidros de um medicamento G e450 vidros de um outro medicamento H. Ele utilizarácaixas para cada um dos 3 tipos de medicamentos,colocando a mesma quantidade de vidros em cadacaixa.

O número mínimo de caixas que serão utilizadas é:

A) 30.B) 32.C) 33.D) 35.E) 36.

Questão 28

Page 7: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

07FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

O piso do chão de uma farmácia, com 6 m de largurapor 9 m de comprimento, será totalmente coberto comazulejos quadrados com 30 cm de lado. Sendo dosazulejos pretos e os restantes brancos.

O total de azulejos brancos utilizados será:

A) 450.B) 480.C) 500.D) 540.E) 600.

Questão 29

Uma atendente de farmácia observou que, secolocasse 6 embalagens em cada caixa, sobrariam20 embalagens. Usando o mesmo número de caixas,mas colocando 8 embalagens por caixa, sobrariam6 embalagens.

O número total de embalagens é:

A) 46.B) 62.C) 72.D) 76.E) 80.

Questão 30

Um usuário do MS Excel 2010, em português, abriuuma planilha e posicionou-se em uma célulaqualquer. Para que ele faça o cursor posicionar-se nacélulaA1, através do uso de teclas de atalho, ele devedigitar as teclas de atalho:

A) Alt+TabB) Ctrl+HomeC) Ctrl+PageDownD) Ctrl+PageUpE) Shift+Home

Questão 31

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Um usuário do MS Word 2010, em português, desejaacessar a operação de “Ir Para”. Nesse caso, eledeve digitar a(s) tecla(s) de atalho:

A) Ctrl+PB) Ctrl+F4C) Ctrl+Shift+VD) F3E) F5

Questão 32

No MS Word 2010, em português, se um usuárioquiser visualizar o modo de exibição que pode seracessado no menu Arquivo e que ajuda a localizarrecursos usados com frequência para ogerenciamento de arquivos de documentação doWord, ele deve acessar o recurso denominado:

A) Backstage.B) Hiperlink.C) Browser.D) Protected.E) Table.

Questão 33

Caso um usuário do MS PowerPoint 2010, emportuguês, deseje abrir o modo de exibição deimpressão ele deve digitar as teclas de atalho Ctrl+

A) CB) PC) VD) XE) Z

Um usuário de uma máquina com sistemaoperacional MS Windows 8 precisa testar aconectividade de uma máquina da rede, que não asua, verificando se o endereço IP dessa máquina estáalcançável. Ele deseja fazer isso utilizando o promptde comandos. O comando a ser usado é o:

A) adprep.B) call.C) netstat.D) ping.E) winnt32.

Questão 34

Questão 35

Page 8: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

08FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Um usuário de uma máquina com sistemaoperacional Linux, utilizando o prompt de comandos,desejar alterar as configurações de acesso de umarquivo, de modo a torná-lo acessível só para leiturapelos usuários do seu grupo e para leitura e execuçãopara si mesmo. O comando próprio para essaoperação é o:

A) attrib.B) chmod.C) cmp.D) pine.E) tar.

Questão 36

O comando no prompt de comando, utilizado nosistema operacional Linux, para listar os arquivos deum diretório qualquer é o:

A) dir.B) lpr.C) ls.D) more.E) tee.

Questão 37

Se um usuário de uma máquina com sistemaoperacional MS Windows 8 desejar acessar a charmna qual se possa realizar pesquisas para achar umarquivo ou aplicativo, ele utiliza as teclas de atalhoWinkey+:

A) D.B) E.C) H.D) P.E) Q.

Questão 38

O serviço da Internet que realiza transferência dearquivos de modo confiável utiliza como principalprotocolo o:

A) ARP.B) FTP.C) NNTP.D) SMTP.E) UDP.

Questão 39

Um administrador de rede deseja adquirir umequipamento que use uma interface para troca serialde dados binários entre um DTE (terminal de dados,)e um DCE (comunicador de dados), que écomumente usado nas portas seriais dos PCs. Esseequipamento deve conter uma interface do padrão:

A) ISDN.B) 802.3ab.C) RENPAC.D) RS-232.E) Token-Ring.

Em redes locais, existe uma topologia na qual asestações estão conectadas através de um circuitofechado, em série, sendo que, cada estação estáconectada a apenas duas outras estações, quandotodas estão ativas, e a mensagem entre elas percorreum caminho do tipo circular. Essa topologia éconhecida como:

A) anel.B) barramento.C) estrela.D) circulação.E) redundante.

Um usuário de um microcomputador deseja adquiriruma memória DDR que trabalhe com clock efetivo de1.866 MHz e latência típica de 7 pulsos de clock. Essetipo de memória é identificado pelo código:

A) PC2-3200.B) PC2-6400.C) PC3-8500.D) PC3-10600.E) PC3-14900.

Questão 40

Questão 41

Questão 42

Page 9: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

09FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Na grande maioria dos microcomputadores, nosmenus de setup de configuração (ou setup da BIOS),existe uma opção que trabalha com “Standard CMOSSetup”. Essa opção permite que se configureprincipalmente os(as):

A) tempos de velocidades de overlock e overflowdos chips de memória do microcomputador.

B) dispositivos e periféricos que são integrados àplaca-mãe.

C) informações relativas a gerenciamento deconsumo elétrico da fonte do microcomputador.

D) opções básicas de setup, tais como unidades dedisco, Halt On e data/hora.

E) senhas de acesso ao menu de setup econfiguração da BIOS.

Questão 43

Um administrador de rede deseja comprar cabospar-trançados para montar uma rede. Ele precisa queeles sejam compatíveis com o padrão IEEE 802.3,que permitam largura de banda de 100 MHz evelocidade de cerca de 100 Mbps. As categorias decabo par-trançado que se encaixam nessascaracterísticas são as CAT:

A) 1 e 3.B) 1 e 4.C) 3 e 5.D) 4 e 5e.E) 5 e 5e.

Considere a função abaixo, usada em uma estruturade dados do tipo árvore binária, escrito em Java.

Os métodos da classe ArvoreNo são: obtemNoE(),que acessa o nó a esquerda do nó pesquisado;obtemNoD(),que acessa o nó a direita do nópesquisado e obtemInfo(), que obtém o dado do nópesquisado. O tipo de encaminhamento para árvorebinária implementado por essa função é o:

A) analítico.B) central.C) pós-fixado.D) prefixado.E) visitante.

Questão 44

Questão 45

Na linguagem C, o cabeçalho de biblioteca stdio.hpossui definições de subrotinas relativas àsoperações de entrada/saída padrão. Uma dasfunções tratadas na biblioteca, associada a essecabeçalho, é a função:

A) atoi.B) trunc.C) scanf.D) strcpy.E) locatime.

Questão 46

Quando um desenvolvedor de páginas HTML desejadefinir, em uma página, a marcação de uma listaordenada, ele utiliza as tags:

A) <a></a>B) <dt></dt>C) <ol> </ol>D) <sub></sub>E) <ul></ul>

Questão 47

Page 10: Funcab 2015 Crf Ro Tecnico Em Informatica Prova

10FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Na orientação a objeto, uma classe é utilizada paracriar um(a):

A) estrutura que abstrai um conjunto de objetos comcaracterísticas similares.

B) subrotina que implementa funcionalidades deuma estrutura simples.

C) representação de uma sequência de processos ede mensagens passadas entre objetos.

D) descrição de um cenário com funcionalidades doponto de vista do usuário.

E) interface não integrada ao sistema e sematributos acessíveis.

Questão 48

Em XML, o conjunto de regras que define quais tiposde dados e entidades farão parte de um documentoXMLé conhecido pelo acrônimo:

A) DEF.B) DTD.C) SGML.D) ELEMENT.E) DOCTYPE.

Questão 49

Considere a tabela Medicamentos, a seguir, criada noMSAccess 2010, na qual Código é chave primária.

Quando se executar a consulta,

o resultados será R$

A) 35,00.B) 67,00.C) 102,00.D) 114,00.E) 168,00.

Questão 50