funase · do programa eleitor do futuro – exemplos de superação, realizado no case cabo de...

6
Informativo nº 3 – Novembro/2018 em movimento Funase CONSCIÊNCIA NEGRA Filme, capoeira e apresentações culturais marcaram um mês de reflexões sobre o assunto. Pág. 4 NOVEMBRO AZUL Palestras e oficinas na sede e nas unidades da Funase tiveram como tema o cuidado com a saúde do homem. Funcionários e socioeducandos foram beneficiados pelas ações. Pág. 4 Pág. 3 Avaliação de Desempenho segue até 14 de dezembro Pág. 5 para agentes em Timbaúba Certame, que inscreve até 30 de dezembro, também conta com cadastro de reserva Seleção oferta 12 vagas Seminário do GOD apresenta iniciativas exitosas PAINEL FUNASE - Pág. 2 OFICINAS E PALESTRAS PÕEM EM PAUTA O EMPREENDEDORISMO Pág. 5 Servidoras são homenageadas por décadas de dedicação à Funase Pág. 4 CineCreed, mostra de arte e caravana de cursos movimentam unidades Pág. 6 Case Cabo sedia culminância do Eleitor do Futuro PAINEL FUNASE - Pág. 2

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Funase · do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos

Informativo nº 3 – Novembro/2018

em movimento

Funase

CONSCIÊNCIA NEGRA Filme, capoeira e apresentações culturais marcaram um mês de reflexões sobre o assunto.

Pág. 4

NOVEMBRO AZUL

Palestras e oficinas na sede e nas unidades da Funase tiveram como tema o cuidado com a saúde do homem. Funcionários e socioeducandos foram beneficiados pelas ações.

Pág. 4

Pág. 3

Avaliação de Desempenho segue até 14 de dezembro

Pág. 5

para agentes em Timbaúba Certame, que inscreve até 30 de dezembro, também conta com cadastro de reserva

Seleção oferta 12 vagas

Seminário do GOD apresenta iniciativas exitosas

PAINEL FUNASE - Pág. 2

OFICINAS E PALESTRAS

PÕEM EM PAUTA O

EMPREENDEDORISMO

Pág. 5

Servidoras são homenageadas por décadas de dedicação à Funase

Pág. 4

CineCreed, mostra de arte e caravana de cursos movimentam unidades

Pág. 6

Case Cabo sedia culminância do Eleitor do Futuro

PAINEL FUNASE - Pág. 2

Page 2: Funase · do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos

2

Paulo Henrique Saraiva Câmara Governador do Estado de Pernambuco

Cloves Eduardo Benevides Secretário de Desenvolvimento Social,

Criança e Juventude

Nadja Maria Alencar Vidal Pires Diretora Presidente da

Fundação de Atendimento Socioeducativo

Íris Maria Borges da Silva Diretora Geral da

Política de Atendimento

Maria José Galvão Gueiros Diretora Geral de

Planejamento e Orçamento

José Cícero Cunha Lopes Diretor Geral de

Gestão de Administração e Finanças

Nadja Maria Correia de Oliveira Diretora Geral de

Gestão do Trabalho e Educação

Maria das Neves da Cunha Figueiredo Diretora Jurídica

Alexandre José Valença de Melo Raimundo Corregedor

Suely Catunda Lapenda Figueiroa Ouvidora

Cel PMPE Jonas Félix Barbosa Coordenador de Segurança

Idealização do projeto Nadja Oliveira - DGGTE

Alexandra Wanderley – DGGTE/ATGP

Textos Luiz Filipe Freire – Assessoria de Comunicação Rhaldney Silva – Assessoria de Comunicação

Imagens Luiz Filipe Freire – Assessoria de Comunicação Rhaldney Silva – Assessoria de Comunicação

Celso Araújo/SDSCJ Cortesia das unidades

Editoração Luiz Filipe Freire – Assessoria de Comunicação

Painel Funase

Experiências de sucesso tiveram destaque no 2º Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). O objetivo foi avaliar o aten-dimento ofertado aos adolescentes, familiares e agentes socioeducativos no que abrange esse tema. A percepção foi a de que, cada vez mais estruturado, o GOD tem obtido bons resultados, permitindo o distanciamento dos socioeducandos da dependência química.

Apresentaram palestras as seguintes unida-des: Cenip Recife, Casem Rosarinho, Case Ca-ruaru, Case/Cenip Arcoverde, Caso Cabo, Ca-sem Garanhuns, Case/Cenip Garanhuns, Casem

Seminário do GOD apresenta iniciativas exitosas das equipes técnicas nas unidades

Santa Luzia, Cenip Santa Luzia, Case Timbaúba, Cenip Caruaru e Casem Areias. Mães de jovens inseridas no GOD do Case Abreu e Lima cantaram e recitaram suas experiências.

O evento, que foi organizado pela coordenadora do Eixo Saúde, Mirtes Martins, teve uma palestra de abertura do coordenador técnico da Secretaria Executiva de Política so-bre Drogas, Flávio Barbosa. Ainda houve uma apresentação do grupo Reflexos, composto por estagiários da Funase e pelo passista Neguinho do Frevo, agente socioeducativo. Os certificados do seminário foram emitidos pelo Cefospe.

VIAGEM – As socioeducandas F.L., 17 anos, e M.B., 13 anos, do Case Santa Luzia, além da assistente socioeducativa Jéssica Feitosa, que atua na unidade, participaram de um fórum sul-americano sobre os direitos da criança e do adolescente no Rio de Janeiro. Elas puderam ter contato com mais de 180 pessoas de cinco paí-ses, o que tornou a experiência muito positiva.

SUPERAÇÃO – Apresentações culturais e mo-mentos emocionantes marcaram o fechamento do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos de egressos e de jovens ainda internados sobre seus projetos de vida. O cantor Petrúcio Amorim também discursou e cantou com a Banda Liberdade, do Case Abreu e Lima.

Tema do mês: GRANDES EVENTOS

Page 3: Funase · do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos

3

São ofertadas 12 vagas, além de cadastro de reserva

A Funase abriu, no dia 26 de novem-bro, as inscrições de uma seleção simpli-ficada com 12 vagas para agentes socio-educativos. As oportunidades são para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte de Per-nambuco. Ainda haverá 120 vagas para cadastro de reserva. As inscrições, que deverão ser feitas exclusivamente pela internet, seguirão até o dia 30 de dezem-bro de 2018. A previsão é de que a di-vulgação do resultado ocorra em 5 de fevereiro de 2019.

Para participar, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 33,70 por meio de boleto bancário emitido no site do Instituto de Desenvolvimento Institucio-nal Brasileiro (Idib) - www.idib.org.br -, que é a banca organizadora da seleção. Quem se enquadrar nos casos de isenção informados no edital não precisará pagar a inscrição, mas deverá preencher um formulário específico, também disponibi-lizado no site.

Os selecionados terão salário de R$ 1.584,00 e escala de trabalho de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso. Para concorrer, é necessário ter o ensino médio completo. A seleção será feita por meio da análise de experiência profis-sional e de títulos, sendo 100 a pontuação máxima. Ficarão mais bem classificados os candidatos que possuírem o ensino superior completo em qualquer área do conhecimento, que tiverem feito cursos na

área de Socioeducação e tiverem expe-riências profissionais anteriores em Cen-tros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especiali-zados de Assistência Social (Creas) e abrigos, por exemplo.

Entre as funções dos agentes socio-educativos, estão a recepção dos socio-educandos nas unidades, a garantia da integridade física, psicológica e moral deles, o zelo pela disciplina e o acompa-nhamento e custódia dos adolescentes em consultas médicas, audiências e visi-tas domiciliares. Os contratos, que são temporários, terão validade de um ano, podendo ser prorrogados por iguais pe-ríodos até o máximo de seis anos, con-forme necessidade da Funase. Do total de 12 vagas, uma será reservada para pes-soa com deficiência.

O lançamento da seleção simplificada marca um novo esforço da Funase em preencher quadros funcionais de maneira regionalizada. Em julho, a instituição lan-çou outro certame, com 496 vagas para agentes socioeducativos, voltado especifi-camente para unidades do Grande Recife. Alguns selecionados já estão trabalhando, e outros, passando por um curso de capa-citação antes de assumirem seus cargos. O cadastro de reserva daquela seleção é destinado unicamente para a região, não podendo ser utilizado para suprir vagas no Interior. Por essa razão, está sendo lançada a seleção para o Case Timbaúba.

Case Timbaúba terá seleção para agentes socioeducativos

Inscrições seguem até 30 de dezembro

Capacitação de efetivo da Região Metropolitana chega à reta final

A capacitação dos 496 novos agentes selecionados para a Região Me-tropolitana do Recife está entrando na reta final. No fim de novembro, as duas últimas turmas iniciaram as aulas da capacitação introdutória no Centro de Formação dos Servidores e Emprega-dos Públicos de Pernambuco (Cefospe).

O curso tem 13 módulos e aborda temas como Desenvolvimento Compor-tamental, Fundamentos Legais da So-cioeducação, Ética Profissional e Direi-tos Humanos, Procedimentos Operacio-nais, Inteligência, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros, Procedi-mentos Correcionais, Defesa Pessoal e o Projeto Político-Pedagógico da Funase.

As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. É a primeira vez que a formação de agentes da Funase é feita em parceria com o Cefospe, o que, por ocorrer em uma escola pública cor-porativa, tem assegurado uma qualidade ainda maior dos conteúdos ministrados durante as aulas.

A capacitação tem como instrutores e coordenadores funcionários da Funa-se, escolhidos anteriormente como faci-litadores internos da instituição, além de integrantes da Polícia Militar e do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. O curso introdutó-rio é coordenado pela Assessoria Técni-ca de Gestão de Pessoas da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação.

Curso, que tem 13 módulos, está sendo ministrado no Cefospe

Page 4: Funase · do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos

4

Funase realiza ações no Novembro Azul

Foram ministradas palestras sobre a saúde do homem

Palestras sobre o câncer de próstata, oficinas de cuidado com a saúde bucal e debate sobre doenças sexualmente trans-missíveis. Foi com essas ações que a Funase vivenciou o Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem. Na sede e nas unidades, funcionários e socioedu-candos foram beneficiados com as atividades ofertadas por meio de parce-rias com secretarias e hospitais.

No dia 29 de novembro, funcionários da sede da fundação, no Recife, assis-tiram a uma palestra sobre o assunto. O encontro foi conduzido pelo enfermeiro do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) Almir Farias. Além do câncer de próstata, outras doenças que afetam o homem foram abordadas.

Para a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wander-ley, o evento ajudou a esclarecer pontos sobre a saúde masculina. “Há uma cultura em que só as mulheres realizam a pre-venção. O objetivo do evento foi cons-cientizar os homens também”, afirmou.

No Case Abreu e Lima, palestras, de-bates e oficinas incluíram dezenas de socioeducandos e funcionários nas dis-cussões. Um dos eventos foi promovido por meio de uma parceria com a Secre-taria de Saúde do município. O outro teve a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), sob articulação do Eixo Profissionaliza-ção, Esporte, Cultura e Lazer da Funase.

Já no Cenip Recife, os adolescentes vivenciaram uma conversa conduzida pela enfermeira residente da Secretaria de Saúde da Capital Rebeca Valentim. Por fim, na Casem Garanhuns, os jovens aprenderam cuidados para melhorar a higiene bucal. Funcionários da unidade também foram contemplados.

O mês da Consciência Negra foi marcado por ações na Funase. Na sede da instituição, no dia 30 de novembro, houve a exibição do filme “Mississipi em Chamas” para funcionários. A atividade foi pro-movida pela Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas da Diretoria Ge-ral de Gestão do Trabalho e Educa-ção (DGGTE).

Já nas unidades, os adolescen-tes tiveram contato com um uni-verso igualmente rico de ações. No Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, houve uma oficina de capoeira. A ação foi realizada pe-lo Centro de Capoeira Raça Nobre e ministrada pelo Mestre Tiziu. Funcionários da unidade prestigia-ram o evento. Também houve uma palestra sobre racismo voltada pa-ra mães dos socioeducandos.

Outra unidade contemplada com ações foi o Cenip Petrolina. Os socioeducandos participaram de uma palestra conduzida por um professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O Dia da Consciência Negra também foi celebrado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina. Na programação, os ado-lescentes e familiares foram inseri-dos em uma palestra que teve como referência Zumbi dos Palmares, personagem importante no período de escravidão no Brasil.

Já na Casa de Semiliberdade (Casem) Areias, o tema foi discuti-do em uma das reuniões do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). No Case Timbaúba, o dia de ações teve cartazes produzidos pelos so-cioeducandos e poemas e apresen-tações de danças de alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Emiliano Pereira Borges.

Consciência Negra gera reflexões na sede e nas unidades

Na sede da Funase (no alto), houve palestra para servidores.

Em unidades como a Casem Garanhuns (acima), adolescentes

tiveram acesso a ações de saúde

Em destaque

Durante o Seminário do GOD (leia na pág. 2), a assessora técnica de Unidades de Inter-nação, Francisca Inácio, e a co-ordenadora do Eixo Saúde, Ma-ry Célia, foram homenageadas pelas décadas de dedicação à Funase. Os depoimentos parti-ram da presidente Nadja Alen-car e da diretora geral da Políti-ca de Atendimento, Íris Borges.

Page 5: Funase · do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos

5

Empreendedorismo em pauta

Sede da Funase recebeu palestras e oficina promovidas em parceria com a Sempetq

O que é ser independente finan-ceiramente? Se perdesse o emprego, por quanto tempo conseguiria manter seu atual padrão de vida? Você consegue fa-zer algum tipo de investimento? Foi com perguntas como essas que funcionários da sede da Funase foram levados a refletir durante a palestra “Educação Financeira”, ministrada pela Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação Profissional (Sempetq). A ação, voltada a aposentados e servidores perto da aposentadoria, foi articulada pela Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP) da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação (DGGTE) da Funase.

A primeira palestra teve como ponto alto a discussão sobre endividamento e como isso afeta o trabalho e a vida pes-soal. No fim da atividade, os participan-tes responderam a um questionário com dez quesitos, nos quais puderam assina-lar como costumam agir em determina-das situações. A partir da pontuação obti-da, foi possível traçar os perfis finan-ceiros de quem está endividado, equi-librado ou age como investidor.

A ação foi a primeira de uma jornada de três dias de atividades promovidas por meio da articulação entre a Sempetq e a Funase. A segunda palestra foi sobre empreendedorismo e também ocorreu no auditório da sede da fundação. Já o último dia de atividades incluiu a realização da oficina “Modelagem de Negócio”. Todas as palestras e oficinas atraíram um bom número de servidores, inclusive os que não estão em idade próxima à aposentadoria, o que refletiu o sucesso dos eventos.

ATGP ministra oficina de artesanato com recicláveis para servidoras de Caruaru

O Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru foi cenário de uma oficina de artesanato com materiais reci-cláveis que pode ser replicada com socio-educandos. A ação ensinou funcionárias da unidade a confeccionar bolsas utili-zando caixas de leite descartadas.

O material é revestido com tecidos, laços e bordados, além de ganhar alças coloridas, passando a ser um produto atrativo para vendas. A ação foi ministrada pela Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP) da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação

(DGGTE) da Funase. “Tivemos esse momento com algumas

servidoras da unidade, que podem usar esse aprendizado na vida pessoal, além, sobretudo, de poder desenvolver oficinas junto aos adolescentes, replicando esse conhecimento”, afirmou a assessora téc-nica de Gestão de Pessoas da Funase e ministrante da oficina de artesanato, Alexandra Wanderley.

A ação, que ocorreu em 21 de no-vembro e foi considerada um sucesso, te-ve acompanhamento da coordenadora ge-ral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim.

Explicações sobre educação financeira (acima, à esquerda) e oficina estiveram entre as atividades desenvolvidas

EXPRESSA

A avaliação de desempenho dos servidores da Funase teve início em 14 de novembro, segundo a Dire-toria Geral de Gestão do Trabalho e Educação (DGGTE). O intuito é promover uma avaliação continua-da, levando em conta critérios pré-estabelecidos, a análise de compro-metimento e os objetivos específicos de cada cargo. As avaliações serão feitas até o dia 14 de dezembro.

Avaliação de servidores vai até 14 de dezembro

Page 6: Funase · do Programa Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação, realizado no Case Cabo de Santo Agostinho. A quadra da unidade ficou lotada de socioeducandos, que ouviram depoimentos

6

Curso de Eletricista Rural contempla adolescentes

Oito adolescentes do Case/Cenip Ga-ranhuns participaram do curso de Eletri-cista Rural, ministrado pelo Serviço Na-cional de Aprendizagem Rural (Senar). A formação teve como objetivo capacitar os alunos para atuar em uma área de grande potencial no mercado de trabalho, sobretudo no Interior do Estado. O curso teve duração total de 40 horas/aula.

O curta-metragem “A Piscina de Caí-que” venceu a mostra do CineCreed reali-zada no Case Timbaúba. A escolha do fil-me, um dos sete exibidos no festival, foi feita pelos socioeducandos. Eles disseram que a obra fez com que se lembrassem da infância. Os produtores do curta vence-dor receberam o troféu Coronel Alcides Romão, além de R$ 800 em dinheiro.

UNIDADES

Funase Faz

DIRETORIAS

O Case Caruaru foi a quarta uni-dade da Funase a receber a Caravana Juventude em Movimento, promovi-da pela equipe do Eixo Profissionali-zação, Esporte, Cultura e Lazer. Du-rante três dias, os socioeducandos tiveram acesso a cursos e a um ciclo de palestras ministradas pelo CIEE, instituição certificadora das ações.

Socioeducandos elegem melhor filme no CineCreed

Caravana com oficinas chega ao Case Caruaru

CASE/CENIP GARANHUNS CASE TIMBAÚBA DGPAT/PROFISSIONALIZAÇÃO

Mostra de artesanato faz sucesso no Polo Comercial

A exposição de artesanato da Casem Caruaru no Polo Comercial foi um sucesso. Durante três fins de semana de novembro, materiais confeccionados pelos socioedu-candos, com apoio de voluntários que atuam como oficineiros, compuseram a mostra. Estiveram à disposição do público mesas de centro, pufes, garrafas decoradas e artigos natalinos, entre outros produtos.

CASEM CARUARU

Um panorama das ações desenvolvidas na sede e nas unidades

Unidades da Funase realizaram, em novembro, uma mostra de pro-dutos na sede da instituição, no Re-cife. Os trabalhos foram coordena-dos pelo Eixo Educação. No segun-do dia do evento, socioeducandas confeccionaram panos de prato na hora. A exposição foi um sucesso e atraiu vários funcionários.

Exposição movimenta a sede da Funase

DGPAT/EIXO EDUCAÇÃO

Socioeducandas participam do 7º Encontro de Cores

CASEM SANTA LUZIA

Grafitagem em muros, confecção de camisas com frases de empoderamento feminino e música. Foi assim que a Casem Santa Luzia acolheu o 7º Encontro de Co-res Femininas. Voluntárias do Brasil e de outros países proporcionaram para as adolescentes uma tarde de aprendizado, atuando para que cada socioeducanda pudesse dar vazão ao seu lado artístico.