fronteira: história e desenvolvimento de uma cidade - ufrgs · intuito de realizar uma breve...

15
Fronteira: história e desenvolvimento de uma cidade Border: history and development of a city Vinicius Barbosa Pujol 1 , Mestrando no Programa de Pós- graduação em Planejamento Urbano e Regional - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [email protected]. 1 Bacharel em Turismo, Mestrando em Planejamento Urbano e Regional - UFRGS. Adquiriu experiência em planejamento de eventos, hotelaria, gestão de pessoas, planejamento turístico, pesquisas, projetos e convênios junto à órgãos públicos. Prestou serviço à Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux - CBC&VB, Fundação Assis Chateaubriand e SEBRAE-PR. Coordenou a Pesquisa Latino-americana de Convention & Visitors Bureaux, trabalhando em conjunto com a Associação Latino-americana de Convention & Visitors Bureau.

Upload: tranque

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fronteira:históriaedesenvolvimentodeumacidade

Border:historyanddevelopmentofacity

ViniciusBarbosaPujol1,MestrandonoProgramadePós-graduaçãoemPlanejamentoUrbanoeRegional-UniversidadeFederaldoRioGrandedoSul,[email protected].

1BacharelemTurismo,MestrandoemPlanejamentoUrbanoeRegional-UFRGS.Adquiriuexperiênciaemplanejamentodeeventos, hotelaria, gestão de pessoas, planejamento turístico, pesquisas, projetos e convênios junto à órgãos públicos.Prestou serviço àConfederaçãoBrasileiradeConvention&VisitorsBureaux - CBC&VB, FundaçãoAssis ChateaubriandeSEBRAE-PR.CoordenouaPesquisa Latino-americanadeConvention&VisitorsBureaux, trabalhandoemconjunto comaAssociaçãoLatino-americanadeConvention&VisitorsBureau.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 2

RESUMO

Devido à sua importância estratégica e econômica, as cidades de fronteira do RioGrande do Sul, tiveraminvestimentos direto do poder federal por meio de ações militares, que impactaram diretamente no seutraçadourbanooriginal.EstetrabalhoapresentaumabreverelaçãoentreascidadesdeQuaraíeUruguaiana,revelando seu desenvolvimento econômico, social, demográfico e urbanístico, partindo de um contextohistórico da cidade deQuaraí, que emdeterminadomomento, foi de grande importância econômica, nãoapenasparaaregiãodefronteira,masparaoRS,oBrasile,comoconhecemoshoje,oMERCOSUL..Porfim,sefazumaanálisedoplanejamentodessasduascidades,apartirdesuasplantas.

PalavrasChave:PlanejamentoUrbano,Urbanismo,Demografia,Economia

ABSTRACT

Due to the strategic and economic importance, the border cities of the Rio Grande do Sul had directinvestments by federal government throughmilitary actions that directly impacted in their original urbanlayout.Then,thisworkhasabriefrelationshipbetweenthecitiesofQuaraiandUruguaiana,showingtheireconomic, social, demographic and urban development, starting from a historical context of the city ofQuarai,whichatonemomentwasofthegreateconomicimportance,notonlyfortheborderregion,butfortheRS,Brazilandasweknowknowday,Mercosul.Therefore,ananalysisoftheplanningofthesetwocitiesmade,fromtheirplants.

Keywords:UrbanPlanning,Urbanism,Demography,Economy

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 3

INTRODUÇÃO

AmetadesuldoRioGrandedoSulatualmentetemcomobasedoseuProdutoInternoBruto(PIB),a agropecuária, sendo de extrema importância para o estado e o Brasil, devido aos seusinvestimentostecnológicosnestaáreadosetorprimário.Porém,noperíodoquecompreendiaofim do século XIX e início do século XX, sua importância era estratégica, tanto militar quantoeconômica, devido a sua proximidade com países comoArgentina eUruguai, o que facilitava aexportaçãodasuaeconomiabaseadanaagropecuáriaeindústriadocharque.

Devido a economia aquecida nesse período, a demografia nessa região era tão densa, que em1890,52,07%dapopulaçãodoRioGrandedoSulahabitava.Emcomparaçãocomasduasregiõesatualmente mais populosas do estado, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e aAglomeraçãodeCaxiasdoSul(ACS),naquelaépocasomavamapenas28,04%dapopulaçãototaldoRS,nosdiasatuais,asduasjuntasconcentram45,75%dapopulação(Tabela01)eapresentamoPIBmaiselevadodoRS.

Tabela01-DistribuiçãodapopulaçãoporregiõesnorioGrandedoSul,em%(1890-2000)

Fonte:WaquileFilippi(2008).

Devidoàessa importânciaeconômica, estratégicaepopulacionaldametade sul doRS, surgiu avontade de pesquisar os municípios que a compõem, e compreender melhor o motivo da suaperda populacional. Foi então que os estudos se concentraram em duas cidades da FronteiraOeste,na regiãodaCampanha,Quaraí eUruguaiana,por seremmunicípios vizinhoseum fazerfronteira com o Uruguai e o outro com a Argentina, respectivamente. Os estudos partiram dacidade de Quaraí, onde foi feito um levantamento histórico através de entrevistas comconhecedoresdahistóriadacidade,defamíliatradicionallocal,arquivosdeáudiogravadospelajá

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 4

falecidahistoriadora local,documentosoficiaisdaPrefeituraMunicipaledas famíliasenvolvidasnessapesquisa,alémdelivroseapostilasescritosporoutroshistoriadoreslocaisealgunseditadospelaPrefeituraMunicipal.

ConhecendoahistóriadacidadedeQuaraí,sebuscoutextossobreacidadedeUruguaiana,comointuito de realizar uma breve comparação entre as cidades, visto que mesmo sendo vizinhas,Quaraí, no final do século XIX e início do Século XX, passou por um período de riqueza pelaproduçãodoCharque,tendoseuprimeiro“Saladeiro”inauguradonoanode1893,logoinaugurouosegundo“Saladeiro”,noanode1907(Munhoz,2016).

Aoobservaratabela02,podemosveraimportânciadaindústriadocharqueparaaeconomiadoRS, e comparando com a tabela 01, verificamos que no momento que o charque para de serproduzidonametadesul,juntoseperdeapopulação,quemigraparaoutrasregiõesdoestadoembuscadetrabalhoemelhorescondiçõesdevida(Imagem01).

Tabela02-ParticipaçãopercentualdosprincipaisprodutosnovalortotaldasexportaçõesdoRioGrandedoSul.

Fonte:ArendeCário(2005).

Devidoaessaimigraçãodepessoasdametadesulparaasregiõesmetropolitanaseaglomeraçõesurbanas do RS, Quaraí tem seu crescimento, tanto populacional quanto econômico, estagnado,nãoconseguindoserecuperarplenamenteatéosdiasatuais.JáUruguaiana,comaconstruçãodaPonte Internacional que liga o Brasil à Argentina, no ano de 1947, surge no cenário econômicocomoPortoSeco,queevoluiuehojeéomaiorportosecodaAméricaLatina,levandocrescimentoeconômicoe,consequentemente,populacionalàcidade.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 5

Imagem01:FluxosmigratóriosdoRioGrandedoSul.

EVOLUÇÃOHISTÓRICADEQUARAÍ

Quaraínasceuàsmargensdorioquedeuonomeàcidade,etemoseusignificadocomo“Riodasgarças”ou“RiodoSol”.Conformeexplicaçãodahistoriadoradacidade,aProfª.DivaSimões,orioQuaraí tem sua nascente localizada à leste e sua foz à oeste, assim como o sol, tendo seudesaguamentonomaiorriodoestadogaúcho,oRioUruguai,umdosprincipaisafluentesdoriodaPrata,formandoaBaciadoPrata.

ORioQuaraínão temapenasuma importânciapolíticaaodemarcara fronteiradoBrasil comoUruguai,mastambém,grandeimportânciahistórica.OfamosoGeneralArtigas,apósconquistarosprincipais territórios da Bacia do Prata, Montevidéu e Buenos Aires, decidiu, no ano de 1816,seguir em direção ao Brasil e invadir os territórios que hoje formam as cidades de São Borja,Uruguaiana,AlegreteeSantanadoLivramento.FoientãoqueoTenenteCoronel JosédeAbreu,porordemdo império, levouas suas tropasatéa fronteiraparadefendero territóriobrasileiro,montandoacampamentoàmargemdireitadoRioQuaraí,marcandoo iníciodopovoamentodaregião que posteriormente seria a cidade de Quaraí. O comandante da conhecida Cavalaria daLegiãodeTropasLigeiras2,oTenenteCoronelJosédeAbreu,venceastropasdoGeneralArtigase,porestefeito,recebeotítulodeBarãodoCerroLargo.

Duranteesseperíodo,oRioGrandedoSulerachamadodeProvínciadeSãoPedrodoRioGrandedoSul,sendodivididoemquatrograndesmunicípios,PortoAlegre,Riogrande,RioPardo,eSanto2“Em 1809, com o agravamento da situação na região do Prata, a Legião, agora chamada de “Tropas Ligeiras”, recebeordensdeD.JoãoVIpararetornaràrecémcriadaCapitaniadeSãoPedro,participandoativamentedaCampanhade1811-1812.”Astropaspermaneceramnaregiãosofrendoalteraçõesnasuadenominação.Atualmenteéconhecidopelonomede5ºRegimentodeCavalariaMecanizado-5ºR.C.MEC.(Fonte:Sitedo5ºR.C.MEC.)

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 6

Antônio da Patrulha (Imagem 2). A partir domunicípio de Rio Pardo, criado em 1811, surge omunicípio de Cachoeira do Sul em 1820 (Imagem 3), deste é desmembrado o município deAlegreteem1834e,pelaLeiProvincialnº972,aodiaoitodeabrilde1875,emancipa-seoentão4ºdistritodeAlegrete,sendo“elevadoaVilacomasdivisasmarcadaspelalei762,de4demaiode 1871, e constitui um novo município” (MARÇAL, 2014, p. 08), assim nasce o município deQuaraí(Imagem4).

Imagem2:divisãomunicipaldoRSem1809. Imagem3:divisãomunicipalem1872.

Fonte:IBGEb. Fonte:IBGEb.

Imagem4:divisãomunicipaldoRSem1900.Fonte:IBGEb.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 7

Imagem5:atualmapadomunicípiodeQuaraí.Fonte:Lista88

Na imagem4,épossívelobservara inclusãodomunicípiodeQuaraíaomapadoRioGrandedoSul,porémnãoexatamentecomoeleédefinidoatualmente.Durantemuitosanos,Quaraí lutoujudicialmentecomAlegretepelapontamaisaonortedo2ºsubdistrito,comopodemosvisualizarnaimagem5.QuaraíganhouessapartedeAlegrete,segundodeclaraçãofeitaporentrevistaaoSr.Assis Brasil Oliveira da Rosa, 70 anos, contador, atual secretário da fazenda da PrefeituraMunicipal de Quaraí e profundo conhecedor da história da cidade, conforme as palavras dele“Alegretequerianostomarobicoláemcima[...],hátrintaquilômetrosdeAlegrete.[...]Euajudeia embasar o processo [...], eu tinha alguma coisa aí e coloquei à disposição dos advogados daprefeitura,pradefender,dizaleidireitinho,dizoslimites[...]eagoranósganhamos,ganhamosobico,são300milhectares”.

OmunicípiodeQuaraípossui3.238Km²deáreaqueforamdistribuídos,entre1814e1822,a42pessoas. Essa distribuição se deu por meio das sesmarias, que tinham por definição seu usoexclusivoparaaagropecuáriaedefesadoterritóriopertencenteàPortugal, ficandoaáreaondehojeéQuaraí,cedidaàJoãoBatistadeCastilhos.Acadadonodesesmaria,eraentregueumacartarégia,umaformadecontratooficializandoadoaçãodasterrasdoimpérioàquelapessoa.Emumadas cláusulas desta carta entregue à João Batista de Castilhos, já estava prevista a possívelformaçãodopovoadoquedeuorigemàQuaraí,nelaestavaescrito“sendoprecisofundar-seVila,Povoaçãoou Freguesia, nodistritodela, largarámeia léguade terrenoemquadro, para fruiçãopública,livredepensãoalgumaaseubenefício”(MARÇAL,2014,p.07).

No ano de 1858, o Tenente Coronel Simão Francisco Pereira recebe a Comissão Imperial deDemarcação de Fronteira. Integrava essa comissão o EngenheiroMilitar José de Vitória Soaresd’Andrea,responsávelporrealizarolevantamentodaáreatotaldoterrenoondeseriainstauradaacidadedeQuaraí.Apósrealizadoolevantamentoterritorial,oEngenheiroentãoidealizaaplantada cidade, desenhada em traçado xadrez, onde foram dispostas 26 quadras em um quadradoperfeitocom176metroscadaladoemaisduaspraçasnessasmesmasproporções(Imagem6).

ParaHofmann(1925,p.03),essetraçadoreto,otraçadoxadrez,valorizaoterrenoparamelhoraproveitamentodasconstruções,segundoele“oaspectodeumtaboleirodexadrez,[...]éesteotypo que mais vantajosamente se deixa aproveitar para as construcções pela proveitosaparcellagemdosseusquarteirões”,entretanto,dificultaaapropriaçãodopedestrepelacidade,ocaminhareaproveitaracidade,pois“nãosatisfaz[...]asexigênciasdeumrapidoaccessoatodosospontosdacidade,poisparachegarmosdeum,aoutropontodamesma,[...]seremossempre

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 8

obrigadosapercorreromaximotrajecto;osdoiscathetosdeumtriangulorectangular”.JáPaivaeRibeiro (1945, p. 29) definem esse traçado como um traçado colonial, porém baseado nostraçadosromanoseaplicado,semlevaremconsideraçãooterreno,nascidadesconstruídaspelosespanhóis,corroboramaoescreversobreaplantadeUruguaiana,que“recebeuumtraçadotípicodas cidades coloniais fundadas pelos espanhóis, traçado que remonta a uma lei baixada peloImperadorCarlosVque,assim,regulamentavaaconstruçãodasnovascidadesnaAmérica”.

Segundo a historiadora Diva Simões, em Quaraí os terrenos foram distribuídos nas quadras daseguinteforma,nosentidoleste-oestecadaterrenomede22metrosdefrentepor28,6metrosdefundos, comsuasesquinaspossuindoessamesmametragem;nosentidonorte-sul cada terrenopossuiametragemde13,2metrosdefrentepor88metrosdefundoesuasesquinaspossuemamedidade28,6metrosdefrentepor22metrosdefundos.Seguindoessasmedidas,cadaquadracontabilizaototalde8terrenosvoltadosparaosentidoleste-oestee9terrenosnosentidonorte-sul.Adistânciaentreessasquadraséde22metros,essevãoéoquevemaconstituirasruasdacidade.

Imagem6:plantadacidadedeQuaraí,datadaaproximadamentedoanode1920.Fonte:AcervodafamíliaWagner.

OEngenheiroresponsávelpelotraçadodaplantadacidade,respeitouváriasquestõeshistóricaseambientais,comoosignificadodonomeQuaraí,RiodoSol,assimaplantarespeitaaposiçãosolar,ondenapartedamanhãosoliluminaumladodarua,fazendosombranooutroladoe,noperíododa tarde, o sol ilumina o outro lado da rua, fazendo sombra no lado oposto. Isso possibilita a

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 9

entradadesolempraticamentetodososcômodosdacasa,alémdomotivodasestaçõesnoRioGrandedoSulserembemdefinidasparticularmenteemQuaraí,ondenoverãofazmuitocalorenoinvernomuitofrio.Essecuidadoeramuitoavançadoparaaépoca,vistoqueapenasem1934,oEngenheiroUbatubadeFarias(1934,p.33),colocacomourgenteanecessidadedeumplanopararesolverosproblemasdeurbanismodacidadedePortoAlegre,edefinequeesseplano“necessitadeestudosgeológico,meteorológico,geográfico,histórico,econômico,demográfico”.

Quaraítemasuaevoluçãourbanaapartirdaplantainicial(Imagem7),ondeatéhojeéocentrohistóricodacidade, traçadaem1858, sendodefinidosedistribuídososprimeiros lotesao redordessa planta, e subindo em direção ao norte (Imagem 6). A planta original não foi encontrada,segundo a prefeitura municipal de Quaraí, essa planta pode estar em poder da prefeitura deAlegrete,noInstitutoHistóricoeGeográficodoRioGrandedoSul,noqualnãofoipossívelfazercontatoparaessapesquisa,ouainda,pegoufogomuitosanosatrásquandoocorreuoincêndiodogalpãoondeeramarmazenadososdocumentosdacidade.

Imagem7:delimitaçãodaprovávelplantainicialdeQuaraí.Fonte:AcervodafamíliaWagner.

Essa delimitação da provável planta original da cidade de Quaraí, foi baseada nos relatos dahistoriadora da cidade, Profª Diva Simões, que colocava como limite desse traçado, as ruas Dr.Acauã ao sul, avenidaArtigas à oeste, ruaDartagnan Tubino ao norte e rua Florêncio Ribeiro àleste.Essetraçadopodeservisualizadorepresentadopelalinhapretatraçadanomapadaimagem6.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 10

QUESTÕESECONÔMICAS/DEMOGRÁFICASDEQUARAÍ

A evolução demográfica de Quaraí, dá um salto por volta de 1900, provavelmente devido àeconomiadaregiãoqueestavafortementeligadaaossaladeiros3daregião.Constanahistóriadacidadequenoanode1848,dezanosantesdachegadadoengenheiroquedesenhouaplantadacidadeeaindadistritodeAlegrete,ototaldehabitantesnessedistritoqueveioaformarQuaraí,era de 2.963 habitantes. Já no ano de 1872, o número de habitantes na região praticamenteduplicou, indo para um total de 4.450 habitantes, foi esse crescimento populacional um dosmotivosquelevouQuaraíareceberotítulodeVilatrêsanosdepois.

Opróximolevantamentodemográficoencontrado,datade1902,trintaanosmaistardeecomosaladeiroemplenaatividade.Naqueleano,oentãoprefeitodeQuaraí,oSr.FranciscoFloresdaCunha,recebeuumquestionáriodoprefeitodeUruguaiana,afimderealizaremumlevantamentochamadoDicionárioGeográfico-HistóricoeBiográficodoRioGrandedoSul.Esselevantamentoeraconstituído de 25 quesitos, sendo o quinto quesito a pergunta sobre a atual população domunicípio, que foi respondida dizendo ter 20.000 habitantes (MARÇAL, 2014, p. 10). Issorepresentaumaumentode449,4%dehabitantesemtrintaanos,provavelmentemuitosatraídospelaeconomiadocharque,onde,segundorelatosdecidadãos ilustresemaisantigosdacidade,nãohaviamãodeobraescravanossaladeirosdeQuaraí,eramtodoscontratadosparatrabalhar.

Em 1989, a prefeitura de Quaraí realizou uma pesquisa denominada Perfil Sócio-Econômico eDadosGerais,apresentandoonúmerode19.741habitantesnoanode1970e19.438habitantesdezanosmaistarde,analisandoessesdadosépossívelverificarqueacidadeparoudecrescerdoponto de vista populacional, e até teve um decréscimo, provavelmente ocasionado pelofechamentodosaladeiroem19284.

FazendoumacomparaçãocomacidadevizinhadeUruguaiana,em1920,estaapresentava22.300habitantes(PAIVAeRIBEIRO,1945,p.32),apenas2.300habitantesamaisqueQuaraíem1902.Atualmente a cidade de Uruguaiana é muito maior, segundo o Censo de 2010, ela apresenta125.435habitantes(IBGEc)eQuaraícontabilizaapenas23.021habitantes(IBGEd).Trazendoessacomparaçãoparaoestado,observandoatabelaabaixo,Quaraírepresentava1,74%dapopulaçãototaldoEstadonosanosde1900,operíodoemquemaisprogrediudevidoaocharque.

3 “As Ruínas do Saladeiro são o que restou dos saladeiros de Quaraí, local onde era produzido o charque queposteriormenteeraexportadodiretamenteparaCuba,ItáliaeInglaterra.

Quaraícontoucomdoissaladeiros,oprimeirofoio“NovoQuaraí”,implantadoem1894,porumafirmaanglo-uruguaiadenominadaDickisonHermanos,nolocalondeatualmenteépartedaCabanhaBranca.Esteestabelecimentocontavacomseisseções:Manipulaçãodegraxa,usinaelétricaeferraria,tornearia,galpõesdesecagem,depósitodecarneselaboradasedepósitodecharque.”Fonte:UNOPAR.4“Aleifederaldedesnacionalizaçãodocharque,queproibiaotrânsitodocharque,queeralevadoaosportosbrasileirosatravésdoportodeMontevidéo,onerouocharquefazendocomqueficasseforadomercadonacional,queeraomaiorconsumidor. O Saladeiro São Carlos termina pedindo concordata ao Banco Nacional do Comércio em 1928.” Fonte:UNOPAR.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 11

Tabela2:populaçãototalecrescimentoanualnoRS.Fonte:Jardim,2001,p.2.

EstecrescimentoeconômicoedemográficodeUruguaiana,provavelmenteocorreupelo fatodereceberoportoseco, responsávelpeloescoamentodaproduçãoentreBrasil,ArgentinaeChile,atualmenteomaiorportosecodaAmérica latina.Emcontraponto,Quaraíperdeuumadassuasprincipais fontes de crescimento, a indústria do charque, onde, à época, exportava para Brasil,UruguaieArgentina.

URBANISMONASCIDADESDEFRONTEIRA

A planta inicial de Uruguaiana, apesar de obedecer o mesmo traçado em forma de tabuleiroxadrez,nãofoiimplantadadamesmaformaqueQuaraí,poissegundoPaivaeRibeiro(1945,p.30)oresponsávelporisso“foioDuquedeCaxiasquem,continuandoaintervençãodiretadogovêrnonacriaçãoedesenvolvimentodonovoaglomerado,mandoulevantarasuaplanta,fazerotraçadocitadoeestabeleceroslimitesurbanosqueatéhojenãoforamatingidos”.NestePonto,aplantadeSoaresd’Andreafoibemaplicada,vistoqueoterrenoondeelafoiimplantada,eramaisaltoeplano,nãosofrendocomasenchentesdoRioQuaraí.Ondehojeé localizadaaAvenidaSetedeSetembro,antigaruaBuarquedeMacedo(Imagem6),aprincipal ruadacidade,é justamenteoquedemarcaoescoamentodaágua.Quemcheganacidadetemquesubiressaavenida,paraolado direito da avenida, a água escorre emdireção à Sanga daDivisa, para o lado esquerdo daavenida,aáguaescorrelivrementeemdireçãoaoRioQuaraíeseguindoadescidadessamesmaavenida,aáguacorreatéondeseencontramasSangasdaDivisaedoSalso,quelogoacabampordesaguarnoRioQuaraí.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 12

Imagem8:plantaurbanaatualdacidadedeQuaraí.

Fonte:PrefeituraMunicipaldeQuaraí(d)

ApenasposteriormenteàplantainicialqueQuaraícomeçouasofrercomasenchentes,quandoacidadecomeçouacrescerdeformamaisdescontrolada,eantesdissoquedeveriatersidofeitooprimeiroPlanoDiretordacidade,porémoúnicodocumentoencontrado,queseassemelhaàumPlano,éoCódigodeObrasdoMunicípio,datadode30desetembrode1969definidopelaleiNº493, e que também não contempla muita coisa que deveria estar em um Plano Diretor. EsseCódigo de Obras apenas regula como deveriam ser feitas as construções na cidade, segundoViolich (1959, p. 23) Um plano diretor é muito mais que apenas especificar como devem serconstruídas as casas, prédios, praças e parques, tem que ser tratado como política pública,conformeeleescreve:

apolíticadoplano-diretorécoisadistintadoscincoouseismétodospelosquaisseobtémosresultadosvisados.Osmétodosassinaladosforamosseguintes:zoneamentodousodaterraevolumesedensidadesrelativasdeconstrução;controledeloteamentoparaassegurarocumprimentodasnormasdedesenhoeacontinuidadegeraldodesenvolvimento;planimetriaoficialparaestabelecerlargurasadequadasdasruasedeáreasdestinadasaobem-estarpúblico;programasdereurbanizaçãoconsistindonareconstruçãosistemáticadosbairrosvelhos;programaçãodeobraspúblicasparaestabelecerprioridadesegundoasnecessidadeseassegurarsuavinculaçãoaoPlano-DiretorGeral;e,porúltimo,aeducaçãogeraldopúblico.(VIOLICH,1959,p.23)

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 13

A concessão de novos terrenos não poderiam estar a menos de 15 metros da marca dasenchentes,comopodemosobservarnaplantade1920,todaaáreadasmargensdoRioQuaraíedas sangas, está pintado com a cor verde e cuidadosamente escrita a letra “P”, provavelmenteparaestipularaáreadepreservaçãoequetambéméáreaalagável.Apenasem1971queéfeitauma lei paradeterminar ondepoderia ser construído, a leiNº 530de21de julhode1971quedeterminaaorganizaçãodaplantaurbanadacidadeatravésdeumlevantamentoplanimétricoecadastral. Observando a imagem 7, podemos ver os locais impróprios por onde se deu ocrescimentodacidade,certamenteconstruçõesirregulares,algumasdessasáreassãoinvadidaseaspessoasqueali residemconvivemanualmentecomas cheiasdoRioQuaraí,quechegou,em2015,aonívelrecordede15metrose28centímetros,naúltimamaiorcheia,em1958,elechegouà14metrosacimadoseunívelnormal,seos15metrosdescritosacimativessemsidorespeitadosaoconstruirascasasnacidade,ninguémteriasofridocomessacheia.

SobreessaausênciadeplanejamentourbanonoBrasil,Modesto(1959,p.12)explicaque:

Nãoháplanos-diretores.A legislaçãourbanísticanãoprevêo fenômenodosloteamentosprematurosenãooferece,portanto,meiospararestringi-losouorientá-los.Oscódigosdeobras limitam-sea fixarosmínimosdedimensõesderuaseáreasdelotes,quandoofazem.Ascidades,nãopossuemnenhum,instrumento que regule a densidade de população e sua distribuição emfunção dos interesses e possibilidades da administração municipal e docrescimentoedesenvolvimentodasáreasurbanas,deacordocomumplanoderealizaçãodosserviçosdeutilidadepúblicafundamentais.

CONCLUSÃO

AcidadedeQuaraíviveuasuafasedeouronoperíododossaladeiros,ondefabricavaeexportavaocharque,carnesalgadaesecaaosol,paraospaísesquehoje formamochamadoMERCOSUL.Apósesseperíodo,nuncamais acidadeconseguiuchegaraomesmonívelde industrializaçãoePIB,sendoatéhojeasatividadesdosetorprimáriosuaprincipalfontederenda.

PorémissonãoéumproblemaexclusivodeQuaraí,amaioriadascidadesdametadesuldoRioGrande do Sul vivem esse problema, e não vemos incentivos vindos do governo paramelhoraressarealidade,enquantoisso,cadavezmaisaspessoassaemdocampoparaacidade,embuscanãoapenasdemelhoressalários,masprincipalmenteeducaçãoequalidadedevida.

Quaraí, se tivesse realizado um “Plano-Diretor” antes do seu crescimento descontrolado, o quenãoocorreudeumahoraparaoutra,poisacidademantémmaisoumenososmesmoníveisdedemografiaatéhoje,poderiaserumacidadeexemploparamuitasdaregião.

REFERÊNCIAS

AREND,Marcelo;CÁRIO,SilvioA.F.OrigensedeterminantesdosdesequilíbriosnoRioGrandedoSul:umaanáliseapartirdaTeoriaInstitucionaldeDouglassNorth.InEnsaiosFEE,v.26,númeroespecial,p.63-94.PortoAlegre,maio2005.

FARIAS,LuizA.Ubatubade.CadastroeUrbanismoemPortoAlegre.InBoletimdaSociedadedeEngenhariadoRioGrandedoSul,número6,PortoAlegre,1934.

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 14

MARÇAL,JoãoBatista.AnotaçõesHistóricaseInformaçõesGeraisSobreoMunicípiodeQuaraí.Evangraf,PortoAlegre,2014.

MODESTO,Hélio.AusênciadePlanejamentonoBrasil.RAM37.1959.

MUNHOZ,IsaiasSilva.AindústriasaladerilemQuaraí.Quaraí,2016.

PAIVA,EdvaldoPereira;RIBEIRONETO,Demétrio.OPlanoDiretordeUruguaina.RevistadeEngenharia,1945.

VIOLICH,Francis.CrescimentoUrbanoePlanejamentonoBrasil.InRevistadeServiciosPúblicosdeNovaYork.Vol.6,Nº4,1959.

WAQUIL,PauloDabdab;FILIPPI,EduardoErnesto.DesigualdadesregionaisedesempenhodiferenciadodosmunicípiosdoRioGrandedoSul:umaanáliseapartirdeelementosrurais.InEvoluçãodasdesigualdadesterritoriaisnoRioGrandedoSul.OrganizadoporPAIVA,CarlosÁguedo.EDUNISC,SantaCruzdoSul,2008.

PREFEITURAMUNICIPALDEQUARAÍ(a).PerfilSócio-EconômicoeDadosGerais.SecretariaMunicipaldaIndústria,ComércioeTurismo.Quaraí,1989.

PREFEITURAMUNICIPALDEQUARAÍ(b)-MapadomunicípiodeQuaraí.Acessadoem15/09/2016disponívelemhttp://www.quarai.rs.gov.br/CONHECENDO_historia.htm

PREFEITURAMUNICIPALDEQUARAÍ(c)-PlantaatualdacidadedeQuaraí.Acessadoem15/09/2016disponívelemhttp://www.quarai.rs.gov.br/CONHECENDO_mapa_de_quarai.htm

PREFEITURAMUNICIPALDEQUARAÍ(d)-Acessadoem16/09/2016.Disponívelemhttp://www.quarai.rs.gov.br/imagens/mapa_quarai/mapa.jpg

FEE-EvoluçãodapopulaçãodoRioGrandedoSul.Acessadoem17/09/2016.Disponívelemhttp://cdn.fee.tche.br/eeg/1/mesa_6_jardim.pdf

IBGE(a)-Acessadoem18/09/2016.Disponívelemhttp://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/riograndedosul/quarai.pdf

IBGE(b)-Acessadoem18/09/2016.Disponívelemhttp://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=431530&search=||infogr%E1ficos:-hist%F3rico

IBGE(c)-Acessadoem19/09/2016.Disponívelemhttp://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=432240

IBGE(d)-Acessadoem19/09/2016.Disponívelemhttp://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=431530&search=rio-grande-do-sul|quarai|infograficos:-informacoes-completas

JARDIM,MariadeLourdesTeixeira.EvoluçãodapopulaçãodoRioGrandedoSul.FundaçãodeEconomiaeEstatística-FEE.Acessadoem19/09/2016.Disponívelemhttp://cdn.fee.tche.br/eeg/1/mesa_6_jardim.pdf

SESSÕES TEMÁT ICA 7 : C IDADEE H ISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 15

ATLASSócioEconômicodoRioGrandedoSul.Acessadoem19/09/2016.Disponívelemhttp://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu_filho=792&cod_menu=790&tipo_menu=APRESENTACAO&cod_conteudo=1336

5ºR.C.MEC.-Acessadoem20/09/2016.Disponívelemhttp://www.5rcmec.eb.mil.br/index.php/institucional

UNOPAR-CampusUruguaiana,LicenciaturaemHistória.SaladeiroemQuaraí.Acessadoem20/09/2016.Disponívelemhttp://unoparhistoriauruguaiana.blogspot.com.br/2015/04/saladeiro-em-quarai.html