free bsd - beatriz monteiro e fabio da costa

22
BSD Sistemas Operacionais I Beatriz Monteiro Verderami - R.A. 2010030847 Fabio da Costa Casado - R.A. 2010037175 Guarulhos / 2011

Upload: anderson-favaro

Post on 15-Jun-2015

1.870 views

Category:

Technology


5 download

DESCRIPTION

07 free bsd - beatriz monteiro e fabio da costa

TRANSCRIPT

Page 1: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

BSDSistemas Operacionais I

Beatriz Monteiro Verderami - R.A. 2010030847Fabio da Costa Casado - R.A. 2010037175

Guarulhos / 2011

Page 2: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Em 1969, no AT&T Bell Labs foi desenvolvido por Ken Thompson e Dennis Ritchie o UNIX, que surgiu como um projeto paralelo ao desenvolvimento de um sistema chamado MULTICS, permitiria que milhares de usuários usassem simultaneamente um grande computador. Este projeto, por ter sido muito ambicioso para a época, acabou falhando.

ORIGEM

Page 3: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Entre 1973 e 1977, com o desenvolvimento da linguagem C disponível, seus criadores resolveram reescrever o UNIX, da sua linguagem digital de desenvolvimento Assembly para uma linguagem mista ente esta e a mais amigável C, possibilitando com isto, uma maior portabilidade do UNIX entre computadores de outros fabricantes, tornado-o mais conhecido e utilizado.

ORIGEM

Page 4: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Como o UNIX se tornou um sistema que era fácil de ser utilizado passou a ser desejado pelas universidades para ser usado como ferramenta de estudo, e uma das que obteve a licença do Bell Labs foi a Universidade da Califórnia em Berkeley, onde Ken Thompson havia estudado.

Em 1975, Thompson voltou para a universidade como professor e levou consigo a última versão do UNIX. Conheceu dois recém-formados, Chuck Haley e Bill Joy, e os três começaram a trabalhar em uma implementação.

ORIGEM

Page 5: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

ORIGEM

Uma das coisas que deixavam a desejar eram os editores e Joy resolveu aperfeiçoar um editor chamado EX até transformá-lo num editor visual de tela cheia.

Além disso, Haley e Joy também desenvolveram um compilador Pascal que foi incorporado ao UNIX. Como havia uma certa procura para esta implementação, Joy começou a produzi-la sob a denominação BSD (Berkeley Software Distribution) ou UNIX BSD ou BSD.

Desde então foram desenvolvidas várias variações do BSD sendo as mais comuns NetBSD, OpenBSD e FreeBSD que será detalhada neste trabalho.

Page 6: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Existem dois ramos de desenvolvimento para o FreeBSD: FreeBSD-CURRENT e FreeBSD-STABLE.

FreeBSD-CURRENT : é o mais recente de fontes de trabalho para o FreeBSD. Isto inclui trabalho em progresso, mudanças experimentais, e mecanismos de transição que pode ou não estar presentes na próxima versão oficial do software.

VERSÕES

Page 7: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Ele é disponibilizado para três grupos de interesse primário:

- Membros da comunidade FreeBSD que estão trabalhando ativamente em alguma parte da árvore de origem; -Membros da comunidade FreeBSD que são testadores ativos, dispostos a gastar tempo resolvendo problemas de modo a garantir que o FreeBSD-CURRENT permaneça tão estável quanto possível. - Aqueles que simplesmente desejam manter um olho nas coisas, ou para usar as fontes atuais para fins de referência.

VERSÕES

Page 8: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

FreeBSD-STABLE: é a versão com correções que foram previamente feitas no FreeBSD-CURRENT para teste. Este é ainda um ramo de desenvolvimento e isto significa que, em determinado momento, os fontes do FreeBSD-STABLE podem ou não ser adequado para qualquer propósito específico. É simplesmente outra faixa de engenharia de desenvolvimento, não um recurso para os usuários finais.

VERSÕES

Page 9: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

VERSÕES

Page 10: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CARACTERISTICAS DE SUPORTE A HARDWARE

O FreeBSD é um sistema multiprocessador que suporta as seguites arquiteturas de processadores (x86 e x64):

- AMD Athlon 64;

- AMD Opteron;

- AMD Xeon;

- Intel Core 2 (não Core Duo) e posteriores

- Intel Pentium D

- Intel Pentium e Celeron 4s Ds.

Page 11: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Ele suporta barramentos ISA, VLB, EISA e PCI. Ainda dispõe de suporte à diversas controladoras SCSI, IDE ou ESDI, placas PCMCIA, dispositivos USB e placas seriais. O FreeBSD suporta também o barramento de microcanal da IBM (MCA).

CARACTERISTICAS DE SUPORTE A HARDWARE

Page 12: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

O kernel é o núcleo do sistema operacional FreeBSD. Ele é responsável por gerenciar a memória, reforçar controles de segurança de redes, acesso ao disco, dentre outros.

Tradicionalmente, o FreeBSD teve que se chama de kernel "monolítico". Isso significa que o kernel era um grande programa, apoiado uma lista fixa de dispositivos, e se você quiser mudar o comportamento do kernel, então você tinha que compilar um novo kernel e reiniciar o seu computador com o novo kernel.

CARACTERISTICAS KERNEL

Page 13: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Hoje, o FreeBSD está se movendo rapidamente para um modelo onde a maioria das funcionalidades do kernel estão contidas em módulos que podem ser dinamicamente carregados e descarregados. Isso permite que o kernel se adapte a um novo hardware tornando disponíveis (tais como cartões PCMCIA para laptop), ou para uma nova funcionalidade a ser trazido para o kernel que não era necessário quando o kernel foi compilado originalmente. Isso é conhecido como kernel modular.

CARACTERISTICAS KERNEL

Page 14: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CARACTERISTICAS DE PRIORIDADES E ESCALOAMENTO

O FreeBSD é um sistema Multitarefa preemptivo com ajustes dinâmicos de prioridade, isso garante a partilha justa e harmoniosa do computador entre as aplicações e usuários, mesmo sob as cargas mais pesadas.

Memória virtual paginada por demanda e "VM fusão / buffer cache" com design eficiente satisfaz aplicações com grande demanda de memória, enquanto ainda mantém resposta interativa aos outros usuários.

Com relação à memória foram feitos testes onde o sistema conseguiu gerenciar até 64Gb RAM.

Page 15: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CARACTERISTICAS

Ele foi concebido como um sistema Multiusuário, permitindo sua utilização de forma simultânea por muitas pessoas que executam também de forma simultânea uma variedade de tarefas. Ele permite o controle dos periféricos do sistema como impressoras e unidades de fita serão apropriadamente compartilhados entre todos os usuários do sistema ou a rede, permitindo inclusive a determinação de limites individuais a cada usuários ou grupos de usuários, protegendo recursos críticos do sistema contra sobre carga.

Page 16: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CARACTERISTICAS DE SEGURANÇA

O FreeBSD possui um sistema de segurança que visa principalmente a segurança do diretório raiz (root), permitindo a restrição ao seu acesso apenas ao grupo de administradores.Todas as senhas são criptografadas pelo método MD5 (128 bits).Além disso, como os sistemas BSD em geral são utilizados principalmente para implementação de grandes redes há um grande número de protocolos e ferramentas de rede que aumentam significativamente o nível de segurança de um sistema implementado com o BSD.

Page 17: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CARACTERISTICAS DE GERÊNCIAMENTO GRÁFICO

Ele utiliza como gerenciamento Gráfico o padrão X Window System (X11R7) que fornece uma interface gráfica de usuário (GUI) sendo disponibilizado também o código fonte completo.

Estão disponibilizados para o FreeBSD mais de 20.000 programas compilados para Linux, SCO, SVR4, BSDI e NetBSD pois seu código fonte é compatível com a maioria dos sistemas UNIX ® comerciais populares e, portanto, a maioria das aplicações requerem pouca, ou nenhuma modificação para compilar.

Page 18: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

GERÊNCIAMENTO GRÁFICO

Page 19: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

Com relação a comunicação em ele suporta os protocolos comerciais mais utilizados como SCTP, DHCP, NFS, NIS, PPP, SLIP, IPSec e IPv6, permitindo sua interação com outros sistemas, bem como atuar como um servidor corporativo, oferecendo funções vitais como NFS (acesso remoto a arquivos) e serviços de e-mail ou colocar sua empresa na Internet com WWW, FTP, roteamento e firewall (segurança).

CARACTERISTICAS DE COMUNICAÇÃO

Page 20: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A “família” BSD de um modo geral se apresenta como uma poderosa ferramenta de gerenciamento de redes, principalmente por se tratar de S.O. livre, que oferece gratuitamente um ambiente intuitivo para tal. O bom do FreeBSD é que, aliado ao hardware low-cost de hoje em dia, permite sacar o melhor proveito das máquinas, mesmo aquelas cujas características são mais débeis, tornando-se assim a opção mais lógica comparativamente às workstations comerciais em UNIX.Este S.O. é ideal tanto para os habituais desktops como para servidores de alto e baixo rendimento.E o melhor....

Page 21: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nada de Bill Gates.....

Ou Steve Jobs....

Page 22: Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa

CONSIDERAÇÕES FINAIS