frases clarissa

22
“O mundo muitas vezes nos passa a perna. E a vida segue. Você às vezes se quebra, mas a vida segue. A gente erra, acerta. Ganha e perde. Você pode ter perdido família, amigos, amores. E ter se encontrado. Você pode ter família, amigos, amores. E nunca ter se achado. O que vale, na verdade, não é tudo o que você conquistou ou teve que abandonar. O que vale é a forma como você lida com isso. ” “A vida não vai acontecer só quando o quando chegar. Ela vive acontecendo a mil por hora enquanto o quando não vem. A gente precisa parar de colocar tudo na mão do coitado do futuro. O presente sofre com isso. Fica enciumado. Também temos a péssima mania de achar que o passado era o mais legal de todos. Nossa memória, curta, tem um filtro. Guarda o que foi bom e deleta as partes feias.” “Crescer é aceitar que os defeitos são peças indispensáveis no guarda- roupa e, felizmente, nunca saem de moda.” “Luto contra um ego chato, que muitas vezes me passa a perna. Tem dias que me acho o máximo, em outros me acho um lixo. ” “Falta ousadia. Falta verdade. Falta sinceridade. Falta vontade. Falta parar de reclamar e olhar para o mundo como ele realmente é. E sei, sei bem, que nem sempre o mundo é amigo. As pessoas podem - e são - cruéis.” “Não tenho que vencer todas as batalhas. Não preciso me cobrar demais. Não tenho que ser minha inimiga. Preciso entender e aceitar que a gente não ganha sempre. E que não faz mal se as coisas dão errado vez ou outra.” “Não estou aqui pra ser boazinha com ninguém. Por sinal, esse rótulo me incomoda. E muito. O que é, afinal, ser “boazinha”? É ser bonitinha, cheirosinha, amorosinha, simpatiquinha, fofinha? Olha, me chama de tudo, mas não me chama de fofa. E se você não me conhece, por favor, não me chama de “amada”. Não tenho que ser legal com quem não quero ser legal. É bem isso. E se eu quiser passar o dia vestida de mendiga, palmas pra mim, eu posso. Se eu não quiser tomar banho, pentear o cabelo, fazer a unha, me depilar, azar o meu. Se eu quiser virar a Mulher das Cavernas ninguém tem nada a ver com isso. ” "A fé é um recurso muito poderoso. Se você acredita que algo é possível sente um conforto, uma força e um empurrão para persistir. Na hora em que surgir uma adversidade, busque esse bálsamo dentro de você. E siga a sua caminhada tranquilo, seguro e sereno. Tudo que for para dar certo, inevitavelmente, dará. Nada é por acaso, nem mesmo os nossos pesadelos. " “Viver, no sentido mais completo da palavra, é para os corajosos. Para os que não têm medo da entrega. E da recompensa. Já que a vida é via de duas

Upload: fernanda-lopes

Post on 10-Nov-2015

18 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Frases Clarissa

TRANSCRIPT

O mundo muitas vezes nos passa a perna. E a vida segue. Voc s vezes se quebra, mas a vida segue. A gente erra, acerta. Ganha e perde. Voc pode ter perdido famlia, amigos, amores. E ter se encontrado. Voc pode ter famlia, amigos, amores. E nunca ter se achado. O que vale, na verdade, no tudo o que voc conquistou ou teve que abandonar. O que vale a forma como voc lida com isso. A vida no vai acontecer s quando o quando chegar. Ela vive acontecendo a mil por hora enquanto o quando no vem. A gente precisa parar de colocar tudo na mo do coitado do futuro. O presente sofre com isso. Fica enciumado. Tambm temos a pssima mania de achar que o passado era o mais legal de todos. Nossa memria, curta, tem um filtro. Guarda o que foi bom e deleta as partes feias.Crescer aceitar que os defeitos so peas indispensveis no guarda-roupa e, felizmente, nunca saem de moda.Luto contra um ego chato, que muitas vezes me passa a perna. Tem dias que me acho o mximo, em outros me acho um lixo. Falta ousadia. Falta verdade. Falta sinceridade. Falta vontade. Falta parar de reclamar e olhar para o mundo como ele realmente . E sei, sei bem, que nem sempre o mundo amigo. As pessoas podem - e so - cruis.No tenho que vencer todas as batalhas. No preciso me cobrar demais. No tenho que ser minha inimiga. Preciso entender e aceitar que a gente no ganha sempre. E que no faz mal se as coisas do errado vez ou outra.No estou aqui pra ser boazinha com ningum. Por sinal, esse rtulo me incomoda. E muito. O que , afinal, ser boazinha? ser bonitinha, cheirosinha, amorosinha, simpatiquinha, fofinha? Olha, me chama de tudo, mas no me chama de fofa. E se voc no me conhece, por favor, no me chama de amada. No tenho que ser legal com quem no quero ser legal. bem isso. E se eu quiser passar o dia vestida de mendiga, palmas pra mim, eu posso. Se eu no quiser tomar banho, pentear o cabelo, fazer a unha, me depilar, azar o meu. Se eu quiser virar a Mulher das Cavernas ningum tem nada a ver com isso. "A f um recurso muito poderoso. Se voc acredita que algo possvel sente um conforto, uma fora e um empurro para persistir. Na hora em que surgir uma adversidade, busque esse blsamo dentro de voc. E siga a sua caminhada tranquilo, seguro e sereno. Tudo que for para dar certo, inevitavelmente, dar. Nada por acaso, nem mesmo os nossos pesadelos. "Viver, no sentido mais completo da palavra, para os corajosos. Para os que no tm medo da entrega. E da recompensa. J que a vida via de duas mos, vai e vem, d e recebe, a gente tem que entender que vivendo que recebemos a melhor coisa do mundo: o aprendizado.

A vida nada mais que um emaranhado de questionamentos. E a maioria deles fica sem resposta, nossa maior misso tentar encontrar algo que faa sentido no meio desse turbilho de emoes, acontecimentos, anseios e metas.

Nem sempre eu sei pedir desculpas. que tenho um lado orgulhoso que me enreda e me deixa meio atrapalhada. Nem sempre sei dizer as coisas certas. que s vezes fico paralisada e com medo de colocar tudo a perder. Logo eu, que gosto tanto de ganhar. Nem sempre sei ser adulta. que, como eu j disse, no sei perder. Quero tudo para agora, pois daqui a cinco minutos no sei para onde a vida vai nos levar. E isso me assusta.

Tenho l minhas melancolias, minhas msicas bregas, meus choros inexplicveis, meu humor que anda de gangorra, meus momentos de surto e solido. Porque sou humana. E isso explica tudo.

Tem dias que sou to, mas to agradecida pelas pessoas que tenho ao lado que fico sorrindo sem motivo algum.

A verdade que a gente s consegue dar aquilo que tem. Assim como a educao vem de casa, o amor tambm vem do nosso lar, da nossa referncia, dos ensinamentos que recebemos desde que demos o primeiro choro, passo, sorriso, abrao.

Sempre ouvi dizer que a famlia a nossa base, porto-seguro, refgio. E a mais pura verdade. So eles que estaro l, no fim do tnel, com a lanterna na mo. So eles que estaro l, com a taa em p, para fazer o brinde de cada pequena conquista. Para a sua famlia, no importa se voc inteligente ou burro, bonito ou feio, magro ou gordo, sensvel ou grosseiro, rico ou pobre. Para eles, o que importa que voc simplesmente voc. E isso basta.

burrice se deixar levar pelas pequenices do dia-a-dia. Por isso, importante no valorizar o que incomoda, deixar pra trs o que no faz bem, deletar o que no traz nada produtivo. O mundo fica mais leve quando a gente no acumula rancores e dissabores.

Preciso parar de querer que tudo seja como eu quero. Frase estranha, eu sei. Mas vivo querendo que tudo seja como eu imaginei e as situaes muitas vezes me do rasteira, me estatelo no cho e fico sem saber o que fazer com meus pedaos feridos.

Uma nova semana sempre uma nova oportunidade de tentar fazer as coisas de uma forma mais leve e bonita. Por isso, vamos deixar para trs sentimentos negativos e abrir as portas para as coisas novas e boas. Quero meus amigos de verdade sempre perto. Minha famlia sempre ao lado. Gente boa me rondando. O resto eu no quero. Gente que suga, que s quer, que no sabe ouvir, que tem inveja, que no sabe rir de si mesma. No quero isso na minha vida. Eu quero claridade, entende? Gente clara, transparente. Que pisa na bola, mas entende, volta atrs, se assume.Sou forte. Meio doce e meio cida. Em alguns dias acho que sou fraca. E boba. Preciso de um lugar onde enfiar a cara pra esconder as lgrimas. A penso que no sou to forte assim e comeo a olhar pra mim. Sou forte sim, mas tambm choro. Sou gente. Sou humana. Sou manhosa. Sou assim. Quero que as coisas aconteam j, logo, de uma vez. Quero que meus erros no me impeam de continuar olhando para a frente. E quero continuar errando, pois jamais serei perfeita.Muita coisa resolvida em um simples abrao. Dentro dele o mundo fica mais seguro e bonito. Com ele surge a esperana e o encontro. O abrao protege, ampara, vibra, renova, acalma. O abrao manda embora as mgoas, angstias e falhas. E faz a vida ficar muito mais leve."

"Mais bom dia, boa tarde e boa noite. Mais educao. Mais com licena, de nada, me desculpa, obrigada, por favor. Mais livros. E mais leitores. Mais cheirinho de casa limpa e roupa nova. Mais feriado. Mais dias de sol e vento no rosto. Mais outono e primavera. Mais namoro. Mais mos dadas. Mais abraos acolhedores. Mais conforto. Mais carinho nas costas. Mais massagem nos ps."Sei que nem tudo pode ser do meu jeito, mas insisto em no aceitar as coisas. claro que existem muitas formas certas, mas sempre acho que a minha melhor e isso me desgasta. Deveria aceitar as pessoas como elas so, mas sempre espero demais, tenho expectativas, tenho aquela esperana boba de que algo mude com meu toque mgico.Vamos parar com isso. Vamos parar com a fofoca, com a maldade. Vamos nos preocupar com nossas prprias vidas ao invs de meter o bedelho na vida do outro sem ser convidado. Vamos dar importncia ao que realmente tem importncia. Vamos buscar a paz no trabalho. E se o trabalho vai ruim, troca. No complicado, no. Eu troquei. Ganho menos hoje? Sim. Mas ganho mais satisfao, alegria, tranqilidade. E isso vale um dinheiro. Vamos fazer as pazes com nossos fantasmas. Vamos perdoar. Vamos deixar pra l aquela histria pequena. Vamos comear uma grande histria. Vamos visitar aquela tia que mora longe. Vamos limpar as gavetas e as bagunas. Vamos dar lugar para o novo. Vamos parar de sofrer por quem no merece. Vamos entender que ningum merece o nosso sofrimento. Vamos aceitar que quando algum te quer no existe barreira que impea. Vamos sorrir para o ciclo que a vida tem. Vamos, finalmente, buscar a serenidade necessria para viver bem.

A gente carrega muitas coisas no peito, nas costas, na memria. E preciso tentar viver bem com passado, presente e futuro batidos e misturados dentro da coqueteleira interna. No tarefa fcil, no. Requer esforo e uma capacidade bonita de perdoar.Uma hora a gente tem que olhar nos olhos dos medos. E andar pra frente. Sem atalho, sem muleta, sem abrigo. Porque a vida o que acontece no intervalo dos nossos medos. Eles nos petrificam, nos transformam em mmias. s quando a gente acorda, anda, se mexe, manda eles embora que a vida de fato surge pelos buracos da fechadura.Um dia a gente acaba aprendendo que amizade no grude. J disse isso muitas vezes. Amizade no grude. voc guardar pessoas especiais dentro do seu corao. mostrar que a pessoa pode contar com voc, no importa a hora nem o lugar, nem nada mais. demonstrar o sentimento. E se o outro no der bola, tudo bem. Vai ver que no era amigo de verdade.

"Tem coisa que machuca a gente de um jeito intenso e que, ao invs de melhorar, faz arder e queimar, deixando em carne viva. Uma das coisas mais importantes para mim enxergar o outro. Antecipar as necessidades, talvez. Seja com um carinho, um beijo, uma palavra, uma atitude, um abrao, um silncio, um grito. At mesmo um berro importante, tirar de dentro o que corri os sentimentos, se expor, demonstrar, fazer. O tempo passa, as coisas vo se ajeitando, tudo vai sendo esquecido e o egosmo impera. No sou a toda poderosa, tambm sou egosta. Mas procuro, at demais, olhar para quem est ao meu lado e tentar entender o que acontece dentro da pessoa. Profunda? Sim, muito. tanta profundidade que cansa, me cansa, te cansa, cansa o universo. No meio disso, tento ser mais rasa, mas descubro que sentimento tem que ser profundo, seno no sobrevive.

Acho que isso que falta na vida da gente: mais palavras bonitas e menos cara feia. Mais olhares sinceros e menos grosseria. Mais sorrisos cmplices e menos palavras duras. Mais educao e menos pressa. Mais respeito e menos julgamento. Mais humanidade e menos falta de respeito. Mais doao e menos egosmo. Mais mos dadas e menos individualidade.

Que a gente continue a ter vontade, verdade, saudade. Que a gente continue a lutar, amar, se entregar. Que a gente aprenda a no desistir, enfraquecer e se queixar. Que a gente perceba que a poesia embeleza a vida, a alma e os olhos. Que a gente embale os versos, as frases e os sonhos.

"A gente d muita cabeada at entender como as coisas funcionam. Tem gente que na primeira j acorda. Alguns, como eu, precisam ter quase um pedao da cabea arrancado para comear a ter a exata compreenso das coisas."

Tenho celulite assumida. Tenho tpm assumida. Tenho mau-humor assumido e avisado. De vez em quando eu sumo. No atendo telefonemas, digo que no estou pra ningum, no costumo falar sem vontade. Sou muito cheia das vontades, movida a vontades, alm de ter uma obrigao com a verdade (por mais que machuque). Falo sem pensar. Falo pensando, s no falo dormindo. Converso comigo e falo sozinha. Dou sorriso toa. Falo palavras toa. No sou fresca e sento no cho cheio de poeira. Sou fresca e no como pimento. Adoro amar e tenho medo dos efeitos colaterais do amor. Sou montanha-russa, caos, tormenta, confuso.

Tem gente que passa a vida toda lutando contra alguma coisa. Uns lutam contra a balana, outros contra a morte, alguns lutam contra o amor. Eu decidi no lutar contra aquilo que no posso mudar. Certas coisas a gente precisa aceitar sem bater o p ou fazer cara feia.

Em vez de debochar, denegrir ou dizer uma palavra de gosto duvidoso, experimente ser gentil. recompensador e muito mais bonito. Como a gente muda, meu Deus. Como os sonhos mudam. Alguns foram embora, me deixaram. Outros cresceram juntinho comigo. Alguns sonhos, impacientes, fizeram as malas e se foram sem ao menos deixar uma foto como lembrana. E eu fico aqui, um pouco saudosa, tentando lembrar o que um dia eu quis. Descubra seus versos, seus gestos, seus restos. D mais espao para as reticncias, elas precisam de ar. Ceda o lugar para suas interrogaes. No perca a coragem, o brilho no olhar, a vontade de modificar o que pode e deve ser trocado de lugar. No culpe o mundo, no culpe os outros pelo que te pertence. E aprenda: nada muda se voc no muda o seu olhar. No fique assim, to desacreditado. As coisas podem, sim, ser bonitas. As coisas so, sim, bonitas. J se perguntou como voc tem enxergado a vida? J parou para pensar em tudo que est perdendo por adotar uma postura to amarga, relutante e descrente? No faz isso com voc. No perder as oportunidades. No fala mal do mundo, no se esconde do espelho, no tenta fugir do silncio. Ele bom. Quer provar? Desliga tudo, larga os livros. Fica quieto, quietinho. Sai do telefone, ouve o que seu corao diz. Deixa os pensamentos te invadirem, aproveita a tua companhia. Tira a tua alma para danar. Abraa e beija tuas fantasias. No deixa que tudo escorra pelos dedos, no deixa para amanh, no deixa que seja tarde demais, no deixa a tua f sair a passo. No final, sempre dou risada. E no perco essa minha "estranha mania de ter f na vida

tanta coisa na cabea que de vez em quando a gente se pergunta: isso mesmo que quero? Afinal, quem sou eu? O que estou fazendo da minha vida? Estou dando ateno para as coisas certas? Estou gastando energia no que realmente importa? Estou dando a devida ateno para quem gosta de mim? A gente fica nesse mar de perguntas e nada at encontrar uma resposta.

Viver no ter certeza de nada. Mas estar certo de tudo. Tudo que se quer. Tudo que se sonha. Tudo que se deve fazer. Tudo que se pode fazer .

Tem coisa que machuca a gente de um jeito intenso e que, ao invs de melhorar, faz arder e queimar, deixando em carne viva. Uma das coisas mais importantes para mim enxergar o outro. Antecipar as necessidades, talvez. Seja com um carinho, um beijo, uma palavra, uma atitude, um abrao, um silncio, um grito. At mesmo um berro importante, tirar de dentro o que corri os sentimentos, se expor, demonstrar, fazer. O tempo passa, as coisas vo se ajeitando, tudo vai sendo esquecido e o egosmo impera. No sou a toda poderosa, tambm sou egosta. Mas procuro, at demais, olhar para quem est ao meu lado e tentar entender o que acontece dentro da pessoa. Profunda? Sim, muito. tanta profundidade que cansa, me cansa, te cansa, cansa o universo. No meio disso, tento ser mais rasa, mas descubro que sentimento tem que ser profundo, seno no sobrevive.

Descubra seus versos, seus gestos, seus restos. D mais espao para as reticncias, elas precisam de ar. Ceda o lugar para suas interrogaes. No perca a coragem, o brilho no olhar, a vontade de modificar o que pode e deve ser trocado de lugar. No culpe o mundo, no culpe os outros pelo que te pertence. E aprenda: nada muda se voc no muda o seu olhar.

Tem tanto para ser visto l fora. E tem tanto para conhecer a dentro. A gente guarda dentro do peito e da mente segredos cheios de cor. importante abrir todas as gavetas internas, descobrir cantos escondidos, novos caminhos. No precisa ter medo, nada de ruim vai chegar perto. Basta deixar fluir, acontecer, amadurecer.

Ter vinte e poucos anos no quer dizer nada. Trinta. Quarenta. Quinze. Vinte. Noventa. O que importa, no fundo, quem voc quando est sozinho. Como voc quando est acompanhado. O que sobra quando a luz apaga. O que resta quando o sol acorda.

Mais amor ao falar. Mais pacincia ao ouvir. Clarissa Corra

"Me perguntei muitas vezes por qual motivo as pessoas boas passam por provaes. No descobri. Eu acho que isso deve fazer parte do aprendizado. Passamos por coisas que devemos passar. a nossa misso, nosso papel, nossos pequenos e grandes fardos. Voc nunca quis ficar daquele jeito, eu sei. Mas aconteceu" Clarissa Corra

Sempre fui de me doar. Ouvia, ajudava, consolava, me importava. E no foram poucas as vezes que, mesmo em segredo, eu deixava de pensar na minha vida pra ajudar os outros. Em segredo, explico, porque no acho que preciso de medalhas, prmios ou trofus. Se eu fao, de corao, sem esperar reconhecimento do outro. Mas, perdo, eu sou humana e sinto. O mnimo que a gente espera gratido. Aprendi que ela nem sempre aparece. Aprendi que s vezes as pessoas acham que o que a gente faz pouco. Por tanto aprendizado, acabei descobrindo que melhor eu cuidar mais da minha vida e menos da dos outros. No quero morrer santo, quero morrer feliz.

O corao no bate direito quando a angstia toma conta. Fica aquela interrogao fazendo tocaia na esquina, a dvida vai subindo degraus cada vez mais altos at sumir de vista.

S as coisas boas deveriam modificar o nosso dia. As ruins deveriam cair e quebrar o salto. Quando uma coisa ruim acontecer, pense na quantidade de pequenas coisas boas que aconteceram. difcil, eu sei. Mas acho que na base da repetio, na marra, no melhor estilo mantra que a gente aprende. Tudo-ficar-bem-tudo-ficar-bem. Repita quando acontecer algo ruim. Repita muitas vezes.

Acho pouco dizer que na vida as coisas acontecem na hora que tm que acontecer, apesar de acreditar nisso. Aqui todo mundo tem uma meta pra cumprir, um caminho, uma misso. Mas isso no o suficiente, palavras no so suficientes para dizer ei, entendo a tua dor. Porque essa dor ningum entende. Ela nica, exclusiva. E, infelizmente, ningum pode te salvar de sentir cada parte desse sentimento dolorido. egosmo querer a pessoa de volta. egosmo pensar pura e simplesmente no que voc sente. egosmo, sim, mas inevitvel. E quer saber? Somos humanos, somos egostas, essa a nossa natureza.

J fiz muitas escolhas erradas. E andei muito na contramo. Mas cada queda me ensinou a olhar pra frente. A gente no pode viver a vida olhando para o que passou.

Percebi que a minha melhor amiga sou eu e que tem coisas que a gente nunca deve dizer para ningum, nem para o terapeuta. Tambm percebi que, assim como eu, as pessoas tambm mudam com o tempo. uma pena que algumas mudem para pior. Mas a decepo faz parte da vida. Isso eu tambm aprendi.

"O Oscar vai para voc. Voc que faz de cada dia um novo comeo. De cada vitria um aprendizado. De cada derrota uma lio. De cada passo, um caminho."

"Acho que todos ns precisamos de um estmulo, de uma crena, de algo mais forte que nos faa levantar da cama e seguir em frente. que a vida nem sempre fcil e boa, muitas vezes ela chata, cansativa, cheia de rotina, congestionamento, contas que no desaparecem feito mgica, uma briga antiga na famlia, aquele trauma que nunca cura."

"O mundo gira muito rpido e quase nos engole diariamente. Eu acho que vale tudo para ser feliz. Menos passar por cima dos outros (e afogar nossos valores). No entendo quem se sente infeliz e se contenta com pouco. Eu, que sempre quis muito, no consigo acreditar em quem aceita viver uma vida medocre, com um trabalho que no satisfaz, uma relao que no acrescenta e uma rotina que s d desgosto."

"Sbios so os que tm a convico de que precisam aprender muito. Que no sabem, na realidade, nada de nada. Os caminhos esto obscuros, no h luz, o terreno cheio de pedras e altos e baixos e parece que o universo diz que no bem por ali. Mas a gente sente que exatamente por ali. Sabe aquela certeza? Quando ela chegar voc saber. Sim, voc saber do que eu falo, voc ter certeza de tudo

. Tudo ficar claro, o que era loucura parecer (e se transformar) na mais pura verdade. O intocvel se tornar concreto. O dia se far noite. O obscuro se tornar um arco-ris. O remdio? Sentir. S sentir. E no pensar se certo ou errado ou idiotice ou pirao. Mesmo porque sentir uma pirao. Mas pirando que se sente. Enjoy!"

"Eu j quis tantas coisas. Fiz tantas outras. Dizem que a gente no deve se arrepender do que fez, s do que no fez. Mas eu no conheo nenhuma pessoa que nunca tenha se arrependido de ter feito ou dito algo. Eu j me arrependi, sim. E muito. E tive a coragem de tentar acertar as coisas. Nem sempre sei o que fazer, mas sei reconhecer um erro. Aprendi a pedir desculpas e acho isso bonito. importante a gente conseguir olhar para dentro e fazer uma anlise crua de quem somos.

Eu j tive vontade de colocar o p na estrada. Assim, meio sem rumo. Tirar as coisas do guarda-roupa, colocar de qualquer jeito dentro da mala e ir. Sem destino, sem hora para voltar.

"A gente tem e sempre vai ter a escolha de pegar ou largar, ir ou ficar, se abraar ou se soltar de vez."

Mas sempre falta uma coisinha, a gente sempre quer o que no tem. A gente sempre arruma um mas pra dizer que no est tudo bem.

No t aqui pra ser fingida, forar sorriso e tentar tapar o sol com a peneira. T aqui pra ser eu mesma. Azar de quem no gostar.

E o felizes por toda a eternidade pode ser transformado em felizes enquanto se amem e, acima de tudo, tenham respeito um pelo outro.

Acho que a gente deve demonstrar o que sente todo santo dia, no somente em uma ocasio em que todo mundo demonstra.

"A vida passa rpido demais pra gente perder tempo com bobagem. Ao invs de olhar torto para o casal gay ao seu lado, v ser feliz. Porque eles esto tentando ser. As coisas so simples, o ser humano que complica."

"Amadurecer, afinal de contas, deve ser isso: escolher quem entra e quem fica na nossa vida."

"Algum inventou essa histria maluca que o amor tem que durar pra sempre. Ento a gente fica naquela obrigao de ser perfeito, de fazer acontecer, de ter xito, de no fracassar. No consigo mais levar isso adiante, no. Eu sou um fracasso, na minha testa est escrito em letras imensas LOSER."

Tem gente que adora escancarar a vida. Eu gosto de me escancarar pra quem amo. E s.

" Preciso aprender a aceitar que nem tudo a gente sabe. A vida nos d uma resposta por dia, no adianta a gente querer colocar o filme pra frente. Ele empaca, e no vai "

Acredito que todo mundo tem um poder. E a gente pode, sim, mudar as coisas. Me chame de idealista. De sonhadora. E de romntica. Sou tudo isso. Mas ainda acredito nas pessoas e nas mudanas. E toda mudana comea no fundinho de cada pessoa que quer realmente fazer alguma diferena.

" ... Por mais ocupado que voc seja, por mais complicada que seja sua vida, por mais trabalho que voc tenha, acho que a gente nunca deve descontar as frustraes em cima do outro. Mais: acho que a gente deve cuidar com o que diz. Mais: acho que a gente deve cuidar com o que faz. Quer mais? Te dou mais: a gente tem que arrumar um tempo. Pra um abrao, pra um sorriso, pra um bom dia, pra responder emails, pra responder mensagens, pra olhar no olho de quem voc ama. Porque a vida corre, o mundo gira rpido demais. S que a gente deve cuidar das relaes, seno acaba sozinho. "

Em certos dias meu prprio silncio fica dizendo coisas que no quero ouvir.

"S que muitas vezes eu preciso de cuidado e ateno e no sei pedir. Sei l, acho que a pessoa tem que se dar conta. No d pra querer que o outro perceba o que voc quer ou precisa, sei disso. Mas prefiro no falar nem pedir, por isso simplesmente deixo. Ento, vejo que a pessoa no se deu conta e isso me emputece. Errado? Sim. Mas no acerto sempre, nem quase sempre, nem nunca. Eu vivo errando, afinal, a gente t aqui pra isso, no ? Para errar, fazer certo, buscar o que nem sabemos direito."

Eu cansei da sua opinio, dos seus dramas mornos e de voc. E, antes de falar mal de mim por a, por favor, procure resolver seus problemas.

Todo dia tem uma festa dentro de mim. s vezes dano sozinha, erro o passo, esqueo a letra. s vezes meu p di, me canso, bebo muito. s vezes tem riso, amor e sabor. s vezes, como em toda festa, algum apaga a luz. Ou acende. Uns fazem

fiasco, outros tm papo cabea. Acontece de tudo. s vezes ningum me tira pra danar. Em outras eu s fico bebendo no bar. s vezes converso e me divirto. Em outras me escondo, quieta. Todo dia tem uma festa. Que acaba. Que me acaba.

Em certos dias meu prprio silncio fica dizendo coisas que no quero ouvir.

Descobri que meu jeito nunca muda. Vou ser assim sempre, vou me dar, vou tentar aprender, mas olha, no fundo eu no aprendo nada disso. No gosto de grades no corao, deixo ele solto. Por isso, ele se perde, foge, se esconde, grita, pede ajuda, volta. Ele tem uma boca to grande que s vezes me engole, me suga pra dentro dele.

Em alguns dias di. A tristeza puxa os cabelos, arranha a cara, machuca dentro. E a gente no tem mais nada pra fazer a no ser dizer que t tudo bem. Porque vai passar, passa. S que antes de passar maltrata. E, entenda, a pior dor aquela que ningum v. S ela, a tristeza.

s vezes me perco no meio desse caos que eu sou. emoo pra todo lado, entende? No, no queira ser eu. De vez em quando arde.

Dei um suspiro fundo. Um suspiro de verdade, vontade, saudade. Um suspiro imenso, profundo, intenso. Um suspiro que a gente s d quando lembra de algum que foi importante na nossa vida.

Descobri que a felicidade tem reticncias sem fim.

Acho que sempre tempo de mudar. E, principalmente, sempre tempo de colocar a mo na conscincia e passar a vida a limpo. No repetir exemplos que no fazem parte do que julgamos correto. Seria to mais fcil se cada um fizesse a sua parte consigo mesmo e com o mundo.

Chega uma hora em que a gente se pergunta: ser que eu sou bommesmo? Ser que sou boa pessoa? Ser que fao as coisas certas? Ser que fiz as escolhas que devia ter feito? Clarissa Corra

D aqui a tua mo. Vou segurar ela bem forte e, juntos, vamos conseguir enfrentar qualquer coisa boba ou sria. Sabe por qu? Porque a gente se ama. E nada mais importa.

"No fao cara feia pra vida porque no quero que ela faa cara feia pra mim."

Arrume um tempo e faa mais. Por voc, primeiro por voc. E depois pelos outros.

"No fao cara feia pra vida porque no quero que ela faa cara feia pra mim."

Arrume um tempo e faa mais. Por voc, primeiro por voc. E depois pelos outros.

Que tudo vem na hora que deve vir. Que no adianta espernear nem se esconder da vida.

Ando um pouco sem pacincia com gente que usa muitas fantasias. Acho que devemos tirar roupas, acessrios e maquiagens. Jogar as aparncias no lixo. Ficar apenas com o melhor que temos: a essncia.

"E a vida assim: nem sempre d tudo certo e nem sempre d tudo errado. aprendizado. Mas desconfio e procuro me afastar de gente que mostra uma vida que no precisa de retoques. Todo mundo precisa de ajustes, internos e externos."

Muita gente partiu meu corao. E eu parti o corao de muita gente tambm. Vivia me perguntando: por que quem a gente no gosta nos d bola? Por que quem a gente gosta no t nem a?

Essas perguntas eu nunca soube responder.

"D aqui a tua mo. Vou segurar ela bem forte e, juntos, vamos conseguir enfrentar qualquer coisa boba ou sria. Sabe por qu? Porque a gente se ama. E nada mais importa."

"Sinto cime, fao fofoca, falo palavro e tenho dias azedos. Sou quase normal e quase louca. No sei muita coisa, mas procuro estar com os olhos e ouvidos abertos para absorver tudo que a vida me d. Adoro viver, a ideia de um dia morrer me assusta. E eu amo, amo demais. Tenho um amor imenso pelas pessoas que so importantes na minha vida. Hoje, consigo separar e saber quem meu amigo, quem colega, quem conhecido. Apesar disso, convivo bem com todos. Pouca gente sabe a fundo da minha vida e de mim, eu disfaro. No gosto de me expor."

"No sou de desperdiar oportunidades, talvez porque j tenha desperdiado um punhado delas no passado. Hoje em dia o que aparece na minha frente eu agarro. Acho que se a gente tem condio de fazer algo no tem porque no fazer. meu dever, entende? No d pra ficar parado vendo as coisas acontecerem, tem que agir."

"A gente d muita cabeada at entender como as coisas funcionam. Tem gente que na primeira j acorda. Alguns, como eu, precisam ter quase um pedao da cabea arrancado para comear a ter a exata compreenso das coisas."

"Amar no nada fcil, apesar do amor ser simples. O amor construo. E justamente por isso que a gente deve esquecer tudo que aprendeu, tudo que imaginou e comear do zero. E recomear todo santo dia. Porque o amor isso: um eterno recomeo."

"Acho inacreditvel quem diz que se recolhe por medo. Quem se

esconde embaixo do cobertor por simplesmente no saber. Eu no sei de muitas coisas, muitas vezes nem sei quem sou, mas eu me esculacho, eu me esborracho e sigo em frente. No consigo parar, no consigo me deter, sei l, talvez eu no saiba me esconder. Se voc tem uma frmula e um esconderijo secreto, por favor, nem me apresente."

(...)Porque a gente tem que acreditar. Tem que saber enxergar as coisas na vida. Sempre tem uma sada. Sempre. Sempre existe um novo olhar, um novo caminho, uma nova maneira. Clarissa Corra

No importa a sua idade, o que voc j viveu, se o seu nome est limpo na praa e quanto a balana da farmcia acusa toda vez que voc sobe nela. Uma coisa certa: toda mulher j idealizou um amor. Na verdade, acho que todo mundo j teve l suas fantasias.

"Sempre acreditei que as palavras so muito poderosas. E inventei uma lei: quem fala esquece, quem ouve no esquece. Na hora da raiva a gente fala pelos cotovelos o que d na telha. Depois que a poeira baixa que vamos perceber que fizemos muito barulho por nada."

Dizem que quando o eu te amo muito dito ele no vira mais um eu te amo, passa a ser um bom dia ou um oi, tudo bem? Isso me preocupou, logo que eu soube, porque a gente diz muito e sempre. Eu te amo, eu te amo, eu te amo. que amores grandes assim no cabem dentro do peito, precisam de espao. Saem pela boca, dedos, olhos. E quer saber? Quem diz isso no deve amar assim no. Porque quando a gente ama no se guarda.

" que sou o tipo de gente que todo mundo pensa que conhece. Mas se enganam feio. Pouqussima gente me desvenda. Mostro s o que quero. No por maldade, mas por proteo. A gente tem que aprender a se proteger. Das escolhas dos outros. E at mesmo das nossas prprias escolhas." Clarissa Corra

Nunca vou me entender por inteiro. A gente uma mistura de interrogao com reticncias: estamos sempre questionando e fazendo a nossa histria.

Mesmo que eu tente esconder, mesmo que eu tente no me mostrar. Mesmo que eu disfarce. Eu sinto tudo demais. E por isso que s vezes as coisas doem tanto.S queria dizer que mesmo no meio do caos eu penso em voc. que voc importante na minha vida e deixa os meus dias melhores.Voc deve estar me achando maluca, eu sei. Voc sempre me acha maluca quando comeo a falar essas coisas, assim, de dentro. Mas, sabe, eu sou uma pessoa toda pra dentro e cada vez mais vou entrando em uma toca que s minha.

Certas coisas a gente precisa aceitar sem bater o p ou fazer cara feia.

No sou forte o tempo inteiro e no gosto de admitir isso, ento no espalha. Eu sou fraco s vezes. Muitas vezes.

"O jeito enfiar as mgoas embaixo do brao e seguir a vida."

A mulher, pra ser feliz, no precisa ser boa em tudo. Alis, ningum bom em tudo. Eu tenho que ser boa pra mim e pra quem eu gosto. Mais nada.Meu corao beb. Vezes pequeno, vezes choro, vezes risonho. Minha vida de gente grande e eu me sinto gente pequena. O que eu fao com isso?

Por mais que eu viva, no sei engolir palavras duras. Descobri que minha pele no aceita esse tipo de coisa. E por mais que eu seja forte, preciso admitir, no sou forte o suficiente para abraar um mundo sujo. Gosto de gente clara. Sinto as pessoas, de longe. No nego que me engano - ou que insisto em me enganar. Eu e minhas segundas chances. J viu isso? Dou segunda chance para quem mal conheo, mas me castigo at o fim por deslizes em chos escorregadios.

"O amor no tem frmula, mas eu acho que o amor tem que fazer rir, tem que ter graa. A graa tem que entrar na hora em que as coisas ficam mais pesadas, mais srias, mais sem sada. que nem sempre tudo bom e caminha bem. O amor de vez em quando anda na corda bamba. Ele tropea, quase cai, mas fica em p. Porque ele precisa ser trabalhado, no basta amar e pronto. O amor tem rotina, tem ronco,tem loua suja, tem conta que vence, tem tapete do banheiro molhado, tem tampa da privada levantada, tem baguna no meio da sala, tem roupa pra lavar, tem coc do cachorro pra juntar, tem cime, tem briga, tem sujeira, tem toalha molhada na cama, tem comida no forno, tem copo vazio na mesa de centro, tem discusso por besteira, tem calor, tem frio, tem sede, tem fome.

Amar no nada fcil, apesar do amor ser simples. O amor construo. E justamente por isso que a gente deve esquecer tudo que aprendeu, tudo que imaginou e comear do zero. E recomear todo santo dia. Porque o amor isso: um eterno recomeo.""Eu tenho milhares de erros. Mas quer saber? Um (uns?) dos meus melhores acertos foi sempre acreditar. Sim, acreditar. Na vida, nos meus sonhos, em mim, em dias bonitos, em finais felizes, em contos de fadas, em anjos, em tudo que faz o meu corao acalmar. Quem diz que tudo que eu acredito no existe pra mim burro. Um completo burro, ignorante e que no sabe nada da vida."

que a gente sempre quer chegar em algum lugar. E eu quero ir longe, sabe? Acho que no fundo eu sempre quis coisas maiores do que eu. E no essa a grande graa da vida?

A gente precisa, com urgncia, deixar o egosmo de lado. Olhar para a vida e enxergar o que est ao nosso redor de fato. Sem vu, sem mscara, sem make up. Olhar nu, olhar cru, olhar limpo. E entender que a luta diria. Que nem sempre fcil viver. Que tropeos viro, sim. Que apesar de tudo vale a pena. E que a gente no precisa aprender da forma mais difcil e dolorosa. Clarissa Corra

bonito manifestar sentimento. E feio s querer receber. Receber abrao, beijo, comidinha gostosa, carinho, cafun. Na vida, a lei clara: a gente d e recebe. uma via de duas mos. Voc faz, voc leva." Clarissa Corra

Uma hora a gente tem que amadurecer. Ter as coisas de mo beijada muito cmodo, mas a vida real bem diferente. Nada cai do cu. Clarissa Corra"Nem sempre o jeito que voc imagina o jeito certo. Em algumas situaes, o jeito certo o desajeitado." Clarissa Corra" que sou o tipo de gente que todo mundo pensa que conhece. Mas se enganam feio. Pouqussima gente me desvenda. Mostro s o que quero. No por maldade, mas por proteo. A gente tem que aprender a se proteger. Das escolhas dos outros. E at mesmo das nossas prprias escolhas." Clarissa CorraResolvi aceitar algumas coisas da vida, sem dor. Ningum vai ser como voc sonha, no espere considerao,nem que os outros faam o que voc faria. No espere que valorizem seu esforo. No espere que lhe ofeream a mo. Apenas viva. Aceite que preciso deixar o orgulho de lado e dizer preciso-de-voc-agora. preciso entender que o outro diferente e de vez em quando ele vai lhe magoar (e voc precisa lidar com isso, seno vive s). No espere compreenso. No espere que a vida seja fcil. Nem sempre ela . No espere para viver, tem coisa que no volta. Clarissa Corra.No leve a mal se por ventura algum dia o seu sossego for passear junto comigo. E se por acaso a insnia se tornar a sua melhor amiga, admita que eu venci. Gosto de esfregar na cara do suposto adversrio as minhas vitrias. Em certas ocasies o mais digno engolir tudo elegantemente. Clarissa Corra(...) Louca de vontade de voltar no tempo e fazer certo. Mas eu fiz o que tinha que ser feito. Eu fiz o que estava ao meu alcance. Me arrependi, sim, de algumas coisas. Quem nunca se arrependeu? Acho que a gente tem muitas chances na vida pra tentar endireitar as coisas. E eu tento me endireitar constantemente. Vou torcer para que isso signifique alguma coisa no meio desse emaranhado de incertezas e interrogaes que a vida. Clarissa CorraCrescer aceitar que os defeitos so peas indispensveis no guarda-roupa e, felizmente, nunca saem de moda. Clarissa CorraNo quero me desligar do que est me fazendo sorrir e, por vezes, querer chutar tudo pra bem longe. No posso deixar voc de lado, no posso fingir que no h nada. Que voc nada . E que voc no mudou, de alguma forma, meu jeito de acordar. Clarissa CorraSempre gostei de ser verdadeira, mas no sei at onde isso me leva. No, eu no quero levar vantagem em nada. S quero a reciprocidade, a sinceridade do outro como recompensa. Clarissa Corra.

"Amizade se paga com amizade. Sou legal com quem legal comigo. Falta de considerao se paga com falta de considerao. Sei exatamente com quem posso contar, pra quem posso chorar, pra quem posso desabafar."

Me dei conta, depois da vida me estapear a cara diversas vezes, que quem te quer faz o possvel e o impossvel para ficar contigo. simples. No complicado ou complexo, no. A gente que coloca vrgulas, exclamaes e interrogaes. Mas o amor de verdade cheio de reticncias, de continuidade. Porque voc quer. E a outra pessoa tambm.

Todo mundo tem uma lista infinita de abraos dados e no dados, ensinamentos recebidos, traumas que ficaram guardados, rancores que passaram, mgoas que se afogaram, coisas bonitas na memria, coisas no to belas no fundo do armrio interno.

O que sei que no sou carente pra aceitar restinhos. Se estou inteira, quero algum inteiro tambm. mais do que justo.

E a gente mente tanto dizendo que t tudo bem, que t tudo em paz, que passou, que no di mais, que j virou lembrana distante. No fundo ainda di de uma forma bagunada, revirada, transtornada. Mas isso ningum vai saber.

Acho injusto a gente se esvaziar de sonhos, de amigos, de outros amores, de planos, de coisas que nos fazem bem. Para mim, a vida soma: a gente junta uma coisa com a outra, vai enchendo o corao, preenchendo nossos espaos. bem verdade que muitas vezes precisamos mandar tudo embora para recomear novamente. Mas o importa que a gente nunca deixe de se enxergar no espelho e se ver no fundo.

Acumular mgoa d cncer. E eu adoro a vida, por isso tento me livrar dessas cargas ruins. claro que nem sempre consigo, claro que reclamo, claro que xingo, grito, berro, esperneio, bato o p, fao birra, me revolto, me rebelo e sou ranzinza. Mas reclamo tudo que d e depois me limpo. Viro outra, fico nova. Tenho essa capacidade de renovao grande - e me orgulho disso. Odeio juntar tristeza dentro da bolsa.

O mundo fica mais bonito quando a gente carrega coisas boas no peito. Clarissa Corra

"Tenho tentado me estressar menos, sorrir mais. Carregar menos o mundo nas costas, dormir em paz." Clarissa Corra

Ando um pouco descrente. No posso evitar, mais forte que eu. Cad o companheirismo, a amizade, o amor, a fidelidade, a lealdade, a camaradagem? Cada um cuida de si, cada um sabe de si, ningum capaz de esticar a mo, esperar o pedestre passar, dar bom dia, segurar a porta do elevador. Cad a educao? Clarissa Corra

(...) impossvel ser sereno, contido e paciente vinte e quatro horas por dia. Mas preciso fazer algumas escolhas. Agora, eu penso assim: isso vale uma marquinha de expresso? Isso vale uma noite de insnia? Isso vale a minha paz? No, ento tchau. Entende? A gente que escolhe o que vai ficar na cabea. O que est ao meu alcance, o que depende de mim eu posso fazer. Mas o que depende dos outros, bom, a com eles. No posso me estressar por outra pessoa. Mesmo porque j tenho minhas preocupaes constantes. Bem que eu queria ter o poder de esvaziar a mente. Se algum dia isso acontecer, pode deixar, te explico direitinho como funciona. Por enquanto, vamos tentar desperdiar energia no que realmente vale a pena. O resto s o resto. Clarissa Corra

As relaes so muito frgeis. As amizades, mesmo longas e firmes, so muito frgeis. O amor, por mais forte que seja, muito frgil. Porque todo mundo se magoa, se fere, se atinge. Mesmo sem querer. Mas o que importa o que a gente faz com isso, como a gente lida com a situao. O que importa a gente querer fortalecer as coisas. Com clareza, maturidade e entendendo que no existe lado A ou B: todo mundo est do mesmo lado. Clarissa Corra

"() Nunca vou me entender por inteiro. A gente uma mistura de interrogao com reticncias: estamos sempre questionando e fazendo a nossa histria." Clarissa Corra

A gente precisa, com urgncia, deixar o egosmo de lado. Olhar para a vida e enxergar o que est ao nosso redor de fato. Sem vu, sem mscara, sem make up. Olhar nu, olhar cru, olhar limpo. E entender que a luta diria. Que nem sempre fcil viver. Que tropeos viro, sim. Que apesar de tudo vale a pena. E que a gente no precisa aprender da forma mais difcil e dolorosa. Clarissa Corra

Acho que acordei louca. Louca de saudade de mim. Louca de saudade dos meus sonhos que ficaram trancados dentro da gaveta. Louca de vontade de voltar no tempo e fazer certo. Mas eu fiz o que tinha que ser feito. Eu fiz o que estava ao meu alcance. Me arrependi, sim, de algumas coisas. Quem nunca se arrependeu? Acho que a gente tem muitas chances na vida pra tentar endireitar as coisas. E eu tento me endireitar constantemente. Vou torcer para que isso signifique alguma coisa no meio desse emaranhado de incertezas e interrogaes que a vida. Clarissa Corra.

A vida muitas vezes bem chata e bem ruim e a gente no tem nada a fazer a no ser esperar. Porque tem coisa que foge do nosso alcance e temos que entender isso tambm. Nem tudo depende de mim, de voc, do nosso esforo, do nosso suor. Clarissa Corra

Meu Deus, como difcil ter um bom amigo hoje em dia. Algum que possa oferecer um colo e um afago na hora da tristeza e que consiga sorrir de verdade com a sua alegria. Clarissa Corra

No fcil compartilhar o dia a dia, deixar as prprias frustraes e projees de lado e ser limpo, honesto, puro. muita coisa em jogo. Tem mgoa, tem inveja, tem os percalos da vida, tem suas desiluses, tem seus planos que mofaram dentro da gaveta. por isso que digo com certo amargor na boca: nem todo mundo sabe ser amigo. Clarissa CorraTem coisa que no abro mo. Uma delas o meu canto. Preservo - e muito - o que meu. Certas coisas so raras pra gente. A coisa mais rara que tenho so as pessoas que amo. Desses, no abro mo. Por eles eu fao e aconteo. Pra eles procuro dar o melhor de mim. Clarissa Corra

to bom quando a gente se livra de qualquer tipo de armadura e resolve escutar somente o corao. A gente nasce livre, sem qualquer escudo e aos poucos, depois das cacetadas da vida, vamos ficando duros. Isso me entristece um pouco. Sei que faz parte, mas no deixo de ficar triste. Clarissa Corra

"Gosto de pessoas e amores inteiros.

Porque no sei me dar pela metade nem por partes.

Eu transbordo.

E se voc tambm for do time que transborda, vem pra c." Clarissa CorraA gente tem que amar, as coisas e as pessoas, sempre. Todo dia, em cada palavra, abrao, sorriso, silncio.

Clarissa Corra

"Ningum obrigado a ser legal o tempo todo, mas ser sincero essencial." Clarissa Corra

Quem gosta de voc vai te tratar bem. Quem gosta de voc se importa, quer o melhor, te procura, te liga, te d satisfao. Quem gosta quer estar junto. Quem gosta demonstra. Quem gosta faz planos. Quem gosta apresenta para a famlia e amigos. Quem gosta manda uma mensagem bobinha s pra dizer que ama. Quem gosta carrega uma foto sua dentro da carteira pra ver quando d saudade. Quem gosta abraa na hora de dormir. Quem gosta d um beijo de boa noite e de bom dia. Quem gosta aguenta suas reclamaes, sua clica infernal, suas manhas e manias. Clarice Corra

Tenho uma particularidade instigante: preciso da solido. Gosto de pessoas, preciso delas, no sei viver sozinha. Mas sou mimada, preciso quando eu quero. Sou egosta, gosto de ver televiso sozinha, sem ningum falando junto. Sou chata, no gosto de dividir banheiro com ningum. Sou espaosa, baguno as minhas coisas. Preciso da solido pra ler, pra olhar para o teto, pra tirar ponta dupla do cabelo, pra fazer as unhas, pra pensar em tudo, pra fazer nada. Preciso da solido pra ser eu mesma. Pra fazer alongamento, rir de mim, chorar comigo. No entendo como tem gente que no abre a janela em dias nublados. Eu adoro janelas abertas, esteja um dia lindo de sol ou um carregamento de nuvens cinzas. Tenho que sentir o ar que vem l de fora, seja ele qual for. Com seu gosto, cheiro, textura. Falo algumas coisas esquisitas como essa, por exemplo, ar com textura. Conheo cores que ningum conhece, vejo alguns filmes que grande parte da populao acha tosco. No gosto de deixar as coisas pela metade, mas j deixei. Clarice Corra

"Eu no sou legal, no mesmo. Acho que sempre tenho razo e quando minhas previses do certo olho com a cara mais abominvel do mundo, dou um sorriso irnico e falo o clssico eu-te-avisei. que, em geral, eu tenho razo. Essa a primeira e mais importante coisa que voc precisa aprender a meu respeito. (...) No sei receber elogios, fico sem saber o que fazer, me atrapalho e acabo trocando de assunto quando no troco as pernas e tropeo em algum canto de mim. Sorrio para disfarar desconfortos. Se eu no gosto de voc bem provvel que voc tenha medo do meu olhar. E eu posso simplesmente no gostar de voc de graa. Se eu gostar de voc aviso de antemo que voc uma pessoa de sorte. Eu me entrego. Quem vive comigo sabe. Quem convive comigo sente. Eu amo poucos. Mas esses poucos, pode apostar, amo muito." Clarissa Corra

Quantas pessoas te conhecem de verdade? Pra quem voc se abre? De quem voc no tem medo? Que pessoa voc tem certeza que quer o seu bem? Quem realmente no sente desconforto ao ver sua felicidade? Quem no ficou magoado por bobagem? Quem sabe reconhecer quando erra? Quem nunca te deixou na mo? Quem assume quando pisa na bola e pede desculpa? Com quem voc discute, mas depois fica tudo bem? Quem entende o seu jeito? Quem aceita seus defeitos? Quem no fala mal de voc para os outros amigos? Quem ajudaria voc a pagar sua conta de luz, caso fosse necessrio? Quem vibra com seu sucesso profissional? Quem deseja realmente toda felicidade do mundo no seu relacionamento? Quem? Por favor, me diga quantos, quantas. Quem valoriza o que voc faz? Quem grato pelo que voc fez? A ingratido em qualquer relao coisa muito feia, principalmente em amizade. Clarissa Corra

Sei que o sofrimento faz parte da vida, mas no sofro mais de graa. No mereo. E acho que voc tambm no merece. Pra voc pode parecer bobo ou clich, - e talvez eu seja mesmo boba e clich - mas sempre acreditei que o nosso pensamento coordena nossa vida. Se eu deixar, meu pensamento me domina e me d tarefas dirias e cansativas. Mas meu pensamento no me manda, no me governa, no meu chefe e no paga minhas contas. A gente tem que ter autocontrole. No gosto de ficar me queixando, deixar uma energia negativa circular na minha volta, sentir o azedume na boca, ficar com uma ideia fixa na cabea. por isso que minhas lamentaes e reclamaes duram no mximo 24h. No me permito mais do que isso. Sou humana, lgico que sim! claro que fico puta, perco a pacincia, perco a f, perco a vontade, perco o saco, perco o rumo, perco a esperana. Por 24h. Depois eu chamo essas coisas de volta. Porque a gente tem que acreditar. Tem que saber enxergar as coisas na vida. Sempre tem uma sada. Sempre. Sempre existe um novo olhar, um novo caminho, uma nova maneira. Clarissa Corra

Hoje eu no sinto mais saudade de voc. No estou dizendo essas palavras para te atingir, me vingar ou fingir que no estou mais nem a. S no sinto mais saudade de voc. Antes aquela saudade me consumia, fazia meus olhos encherem de lgrimas, fazia meu corao tremer. Hoje tudo isso passou. Procuro no passado o que me fez te querer tanto. No acho. Voc continua bonito, engraado e sedutor. Mas no vejo mais graa nisso tudo. No me abalo mais com tanto poder de seduo. O encanto acabou, a magia se partiu, tudo ficou bem terminado aqui dentro. Isso antes me entristecia, hoje me deixa com olhar de paisagem. No sinto nada. Nem seu cheiro sinto mais. Antes, fechava os olhos e conseguia sentir seu perfume. Passou. Meu Deus, eu achei que nunca ia passar! Pensei que meu sofrimento jamais teria fim. Mas teve. Um fim bonito. Um fim que no deixa nem saudade. Clarissa Corra.

Eu nunca gostei do tic tac do relgio. Quando era pequena, chegava a esconder o despertador, para aquele barulho no me atrapalhar. Hoje eu entendo: no gosto de depender do tempo. Tudo bem, eu sei que a gente vive na corda bamba dos prazos. Tambm sei que tudo tem hora para abrir e fechar. , eu sei que se as coisas no tivessem uma certa ordem a vida da gente seria uma baguna. Mas quem disse que uma baguncinha de vez em quando no bom? Clarissa Corra

"Por favor, pensa com carinho na gente. Fecha os olhos e sente todo o amor que fica na nossa volta, como uma bolha, uma redoma. Somos inatingveis. Nosso mundo mgico, o amor mgico. Ele modifica. Ele me modificou tanto, me fez melhor. Ele te fez melhor tambm. D aqui a tua mo. Sente meu corao, sente o calor que sai da minha boca. Isso amor. Isso a magia que o amor faz com a gente. Eu

sei que a gente consegue, eu sei. No assim to difcil. Por favor, no te anula, no te deixa de lado. Mas no faz com que a minha vida fique de lado tambm. No justo com voc, comigo, com a gente. Por favor, no fica com medo. D aqui a tua mo. Vou segurar ela bem forte e, juntos, vamos conseguir enfrentar qualquer coisa boba ou sria. Sabe por qu? Porque a gente se ama. E nada mais importa."

No sei at quando voc vai ficar na minha vida. Acho que algumas pessoas cruzam nosso caminho para nos mostrar o quanto somos fortes. E eu sou, eu fui, eu vou ser (ah, eu vou!). Lembro do gosto de cada lgrima que chorei, assim como lembro da dor de cabea de cada ressaca que tive por ter bebido demais pra tirar voc do pensamento. No sei porque a gente tenta beber para esquecer. Beber na fossa implica ficar longe do telefone, segurar os dedos para no enviar nenhuma mensagem de texto, segurar os ps para no sair correndo e fazer alguma besteira que sempre traz um arrependimento azedo.

A gente tinha quase tudo pra ser feliz. Eu tinha um ideal entre os dedos, um romantismo que at hoje no me deixou, um punhado de esperana que desse certo e a certeza de que queria voc. Voc tinha uma ideia a meu respeito, uma inocncia que at hoje no te deixou, umas atitudes sem cabimento e a certeza de que me queria enquanto eu fizesse o que voc achava certo.

Acho que a maioria das relaes no do certo porque temos a pssima mania de idealizar o outro. Mas ningum prncipe ou princesa, ningum est aqui atuando em um filme bobo de amor. O dia a dia no tem tanto encanto nem mgica nem sonho nem beijos cinematogrficos. O dia a dia realidade, defeito, incerteza. E eu queria fazer tudo para agradar voc, tudo, tudo, tudo. Eu fiz tanto que at esqueci de mim

"S queria que voc tambm quisesse. muito difcil compreender isso, eu sei. Eu queria que voc quisesse pendurar aquele quadro na parede. Eu queria muito que voc quisesse junto comigo. Junto, sabe? Porque dois sempre melhor que um. Dois so fora. Dois so fortaleza. Dois so suporte. Dois so amor. Dois so continuidade. Tem coisa mais bonita que isso? Dois so uma promessa de futuro. Um futuro bonito. Porque todo futuro bonito, eu sou otimista e a gente pensa assim. Futuro tem que ser bonito, por mais que o passado tenha sido triste e o presente uma incgnita. Do presente a gente s vai saber no futuro, quando o presente passar, a gente sentar, tomar um vinho bom e avaliar o que passou pelos nossos olhos."

() Eu sou uma pessoa toda pra dentro e cada vez mais vou entrando em uma toca que s minha. Nela, no tem campainha, grade, nada, eu no sei me proteger, entende, eu no sei me proteger e por isso que sofro tanto. Eu me dou tanto para os outros que s vezes me olho no espelho e pergunto nossa, quem essa? No que eu seja uma puritana santa, que nada. s vezes eu sou mesmo uma puta suja. Mas eu quero o bem de quem eu gosto, disso no abro mo. Sou capaz de esquecer do que quero para os outros ficarem bem. Os outros, os meus. Entende? Sou possessiva, sim. Quem eu amo meu e fica guardado aqui num cantinho todo enfeitado. Tiro o p todo dia, coloco um vasinho de flor, as coisas precisam ter alguma beleza, voc no acha? E aqui dentro cabe todo mundo que faz parte dessa minha vida que, sim, boa. claro que nem todos os dias so bons, mas no esquea que sou otimista, sempre acredito que a coisa vai melhorar, que alguma notcia boa vai chegar e quer saber? Ela chega. Uma hora ela chega. Clarissa Corra

"Eu sei, sei que bem melhor dizer fulano--meu-amigo do que fulano--meu-conhecido. Tambm sei que um saco ter que batizar tudo a toda hora. Mas amigo amigo, conhecido conhecido. De vez em quando a gente troca as bolas e se estrepa l na frente. Ento vamos reformular as coisas: existem algumas pessoas que voc jura que so amigas. Porque voc convivem muito com voc. Porque te entendem. P

orque conhecem todos os seus sorrisos. Porque tm intimidade com sua famlia. Porque j estiveram junto com voc nas horas difceis. Porque so boas companhias. Porque fazem um cosmopolitan maravilhoso. Essas pessoas podem ser conhecidas. Ou amigas de ocasio. Como assim? So aquelas pessoas que voc conheceu no trabalho, na academia, pela vida afora. Gente bacana, do bem, que legal ter perto. Gente que te diverte, te alegra. Gente que sai com voc pra jantar, beber, jogar carta, assistir filme, viajar. Gente que voc curte bater um papo mais cabea, mais profundo. Gente que voc conta um pouco da sua vida. Gente que voc quase confia totalmente. Quase. porque amigo mesmo faz tudo isso. E ainda d trs pulinhos quando um sonho seu se realiza. E ainda vibra por voc a cada coisa bacana que te acontece. E ainda respeita o teu espao. E ainda entende que para ser amigo no precisa estar colado com fita dupla face. E ainda no sente a menor inveja de voc. Entendeu? Agora conte nos dedos de uma mo quem restou. Esses so amigos. O resto conhecido. E fim de papo."