formas de propagação do fogo

3
 FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO Condução, convecção e irradiação são diferentes processos de propagação do calor. A denição de calor é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e transferência entre os corpos do universo. No entanto, para ue ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário ue am!os possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá "uir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Condução térmica  #ipo d e propagação d o calor ue consiste na transfer ência de energia térmica entre as part$culas ue comp%e o sistema. &or e'emplo( coloca)se uma das e'tr emidades de uma !arra metálica na c*ama de fogo. Ap+s alguns instantes, perce!e)se ue a outra e'tremidade tam!ém esuenta, mesmo estando fora da c*ama de fogo. sse fato ocorre por ue as part$culas ue formam o material rece!eram energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. ssa agitação se transfere de part$cula por part$cula e se propaga em toda a !arra até alcançar a outra e'tremidade. sse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade dependendo da constituição at-mica do material, a ual fa com ue ele seja classicado condutor ou isolante de calor . Nas su!stâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido como, por e'emplo, nos metais. /á nas su!stâncias isolantes, como na !orrac*a e na lã, esse processo é muito lento.

Upload: bravopolizelli

Post on 08-Oct-2015

153 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Formas de Propagação Do Fogo.

TRANSCRIPT

FORMAS DE PROPAGAO DO FOGO

Conduo, conveco e irradiao so diferentes processos de propagao do calor. A definio de calor energia trmica em trnsito, ou seja, est em constante movimentao e transferncia entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferncia de calor entre dois corpos necessrio que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor ir fluir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.

Conduo trmica

Tipo de propagao do calor que consiste na transferncia de energia trmica entre as partculas que compe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metlica na chama de fogo. Aps alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade tambm esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partculas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitao se transfere de partcula por partcula e se propaga em toda a barra at alcanar a outra extremidade.

Esse tipo de transferncia ocorre com maior ou menor facilidade dependendo da constituio atmica do material, a qual faz com que ele seja classificado condutor ou isolante de calor. Nas substncias condutoras esse processo de transferncia acontece mais rpido como, por exemplo, nos metais. J nas substncias isolantes, como na borracha e na l, esse processo muito lento.

Conveco trmica

o tipo de propagao do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrncia da diferena de densidade entre as partes que formam o sistema. Por exemplo: na geladeira os alimentos so resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente menos denso que o ar frio e por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira. Dessa maneira, formam-se as correntes de conveco: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa tambm a explicao do porqu o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente.

Irradiao trmica

A conduo e a conveco so formas de propagao de calor que para ocorrer necessrio que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagao de calor que no necessita de um meio material (vcuo) para se propagar, esta a irradiao trmica. Esse tipo de propagao do calor ocorre atravs dos raios infravermelhos que so chamadas ondas eletromagnticas. dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como tambm o meio que a garrafa trmica mantm, por longo tempo, o caf quentinho em seu interior.

A garrafa trmica construda de forma que os trs processos de propagao de calor sejam reduzidos ao mximo. Entre suas paredes h o vcuo, o qual impede a propagao do calor por conduo. Estas so espelhadas tanto internamente quanto externamente, de forma que os raios infravermelhos sejam refletidos e por ltimo temos a tampa. Esta ltima quando bem fechada evita o processo de propagao por conveco. Construda dessa maneira, a garrafa trmica mantm sempre bem quentinho o caf ou o ch.