forÇa-tarefa - barbacena.mg.gov.brbarbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j456.pdf ·...

7
EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL RECEBE PRÊMIO EM BH TRÂNSITO CIDADE GANHA PLACAS DE SINALIZAÇÃO INDICATIVA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA ENTRADA FRANCA TODOS OS DIAS FORÇA-TAREFA Prefeitura já recapeou ruas em mais de 15 bairros pg 6/7 Bairros beneficiados até o momento São Pedro São Francisco Santa Luzia Santa Efigênia Nova Suíça Ipanema São José São Sebastião Vilela Caiçaras Vista Alegre Monsenhor Mário Quintão João Paulo II Novo Horizonte Andorinhas ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA / MG - ANO XIX - Nº 456 - 20 DE ABRIL DE 2011 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: letuyen

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

050502 EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL RECEBE PRÊMIO EM BH

TRÂNSITO

CIDADE GANHA PLACAS DE SINALIZAÇÃO INDICATIVA

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

ENTRADA FRANCA TODOS OS DIAS

FORÇA-TAREFAPrefeitura já recapeou ruas em mais de 15 bairros pg 6/7

Bairros beneficiados até o momento

São Pedro

São Francisco

Santa Luzia

Santa Efigênia

Nova Suíça

Ipanema

São José

São Sebastião

Vilela Caiçaras

Vista Alegre

Monsenhor Mário

Quintão João Paulo II

Novo Horizonte

Andorinhas

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA / MG - ANO XIX - Nº 456 - 20 DE ABRIL DE 2011 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

2 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 3

Prefeita Municipal: Danuza Bias Fortes; Secretário Municipal de Governo: Pedro Otávio Ferreira Carneiro; Superintendente de Comunicação: Marcelo Gonçalves; Coordenador de Jornalismo e Editor Responsável: Márcio Cleber (MG 22564/MTbRJ); Repórter: Marina Passos; Fotógrafos: Júlio Batista e Antônio Feres; Diagramação: Paulo Lemos; Contatos: Rua Silva Jardim, 340 - Boa Morte - Barbacena - Minas Gerais - Tel.: (32) 3339-2035E-mail: [email protected] - www.barbacena.mg.gov.br

Órgão Oficial da Prefeitura Municipal de Barbacena / MGAno XIX - Nº 456 - 20 de abril de 2011

Mais uma vez a professora Eliane de Paula Rocha, da rede municipal de ensino de Barbacena, teve seu traba-lho reconhecido. Ela foi vencedora do prêmio “Construin-do a Nação”, na categoria Ensino Fundamental, promovi-do pelo Instituto da Cidadania Brasil, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Minas Gerais. Elia-ne venceu com seu projeto “Minha Escola, Minha Vida”, quando ministrava aulas na Escola Municipal Dr. Martim Paulucci. “É muito emocionante cada vez que inicio o pro-jeto e percebo que ele traz resultados, principalmente na parte de leitura dos alunos e na interação entre eles e a co-munidade”, destacou Eliane Rocha. A premiação aconte-ceu na sexta-feira, dia 15, no auditório do Sesi, em Belo Horizonte. Alguns ex-alunos da professora, da Escola Mu-nicipal Dr. Martim Paulucci, participaram da cerimônia.

“Para nós é extremamente importante divulgar o nome de Barbacena e mostrar o trabalho que a rede municipal de ensino vem desenvolvendo através deste projeto da Elia-ne. A professora tem demonstrado um exemplo para todos nós e a valorização do trabalho dela não só para as crian-ças, mas também para a comunidade”, comentou Ana Lú-cia Dias, secretária Municipal de Educação de Barbacena.

O Prêmio, realizado em todo o Brasil, tem o objetivo de destacar e valorizar as ações práticas que visem solucionar problemas relacionados à comunidade na qual os alunos e os professores estão inseridos. Em Minas Gerais, 40 ins-tituições participaram do concurso e foram premiadas 12 nas categorias Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensi-no Médio e de Educação de Jovens e Adultos. Para o presi-dente do Instituto da Cidadania Brasil, Paulo Saab, o prê-mio pretende ainda reconhecer a iniciativa de empreende-dorismo de professores e de alunos no processo de transfor-mação positiva da sociedade.

A outra premiação que a professora recebeu pela escola foi o prêmio “Cidadão do Mundo”, promovido pelo Jornal Hoje em Dia, em 2009. “Já é a segunda vez que ela ganha

No dia 28 de março, aconteceu a solenidade de en-trega de kits de projetos que são desenvolvidos atra-vés de parcerias com o Bancos Itaú e o Banco do Bra-sil, visando o crescimento dos níveis de qualidade do ensino público municipal. Participaram da cerimônia o gerente do Itaú Unibanco para Assuntos de Poder Público, Ricardo André Vasta, e o gerente da agência Barbacena, Carlos Pedro Machado Mendes.

Durante o evento, aconteceu a apresentação tea-tral dos alunos da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, coordenados pela professora Fernanda Bar-bosa, fazendo uma demonstração do projeto “Ler Faz Crescer”, parceria do Banco Itaú com a administração municipal.

A secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Dias, destacou os avanços na educação do municí-pio, enfatizando as parcerias com entidades públicas e privadas. “Este ano, a nossa rede de ensino passou a atender cerca de 300 alunos com necessidade educa-cionais especiais. Para atendê-los de forma correta fo-ram implantadas 14 Salas de Recursos montadas com um kit de materiais específicos fornecido pelo Minis-tério da Educação (MEC), dentro do Programa de Im-plantação de Salas de Recursos Multifuncionais, cria-do pelo Governo Federal”.

A Prefeita Danuza Bias Fortes, durante pronun-ciamento, disse que o processo educacional é amplo, multidisciplinar e transcende o espaço da sala de aula e os recursos pedagógicos convencionais, já que a es-cola, nos dias de hoje, deve estar incluída na realidade de seus alunos e deve ser inclusiva ao ser receptiva à participação da comunidade. “Quero aqui a agradecer ao Banco Itaú, Banco do Brasil, ao MEC, aos Gover-nos de Minas e Federal por meio de suas instituições de ensino como Instituto Federal Sudeste Minas, a UEMG, escolas especiais, editoras e outros parceiros que nos têm apoiado neste projeto para alcançarmos a excelência no ensino municipal”, destacou a prefeita.

Kits esportivos

Ainda na solenidade, a prefeita Danuza Bias For-tes entregou também às escolas da rede municipal kits esportivos, repassados através da Secretaria Mu-nicipal de Esporte e Lazer. Adquiridos pela Prefeitu-ra através do Projeto Pintando a Liberdade, do go-verno federal, os kits são compostos por bolas de di-versas modalidades esportivas e por um jogo com-pleto de xadrez.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) informa que as entidades e organizações de assistência social, ou de saúde ou educação que executem serviços, programas ou projetos de Assistência Social devem se ins-crever no CMAS até o dia 18 de maio.

A inscrição no CMAS é a condição para o funcionamento das instituições e, após a data de inscrições, todos os registros anteriores perderão a validade. Para isso, o Conselho Municipal torna pública a Resolução nº 08 de 06 de Abril de 2011, que define os parâmetros municipais para a inscrição de entidades e organizações de assistência so-cial, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais realizados no município.

A abertura das inscrições visa à necessidade de adequar as normas e procedimentos do Conselho Municipal de Assistência Social com a legislação vigente, para que os serviços, programas, projetos e benefícios socioassisten-ciais prestados por entidades e organizações em Barbacena estejam em consonância com o conjunto normativo da Política Nacional de Assistência Social em vigor e suas Normas Operacionais Básicas, buscando assim garantir pa-drões de qualidade na prestação de serviços aos usuários da assistência Social. Outras informações podem ser obti-das pelo telefone 3339-7983, na Divisão de Apoio aos Conselhos.

Escola Municipal recebe prêmio em Belo Horizonte

um prêmio pela es-cola. Isto é muito importante para to-dos nós, como re-conhecimento do trabalho que ela vem desempenhando. Nós como colegas de trabalho per-cebemos este desempenho, esta dedicação com o projeto que faz com que a comunidade se apresente de uma for-ma brilhante. A comunidade fica participativa com a esco-la. Este é realmente o caminho do sucesso, comunidade/escola”, disse Simone Rossi dos Santos, diretora da Escola Municipal Dr. Martim Paulucci.

Atualmente a professora Eliane ministra aulas na Esco-la Municipal Crispim Bias Fortes, no distrito de São Sebas-tião dos Torres. Com esta escola já são quatro o número de instituições onde ela aplica o projeto “Minha Escola, Mi-nha Vida”. O projeto não envolve somente os alunos, mas também seus pais. Uma vez por semana a professora vai com os alunos na casa de um dos alunos. Levam vários li-vros e a mãe sorteia um e lê a história para todos. Os livros ficam na casa alguns dias para que a mãe possa ler outras histórias para seus filhos. Assim a professora procura in-centivar a leitura e resgatar os momentos que os pais tira-vam para contar histórias para os filhos.

Eliane Rocha com ex-alunos e autoridades de Barbacena que prestigiaram o evento. No detalhe, a professora Eliane (à direita) recebendo o prêmio das mãos

de Keyla Melo, Gerente de Educação Básica do Sesi/MG

Entidades de assistência social devem se inscrever no CMAS

Prefeita participa de entrega de kits para Educação

A prefeita Danuza Bias Fortes empossou, no dia 9, os professores nomeados para o cargo P-1, aprovados no concurso público da Pre-feitura de Barbacena. A so-lenidade foi um marco im-portante na história do mu-nicípio, uma vez que há anos não se fazia concurso para Prefeitura. Com a en-trada dos servidores efeti-vos, haverá uma significati-va redução no déficit finan-ceiro do Simpas (Sistema Municipal de Previdência e Assistência ao Servidor), além de gerar uma signifi-cativa economia na folha de pagamento da Prefeitura.

“Trouxemos para a rea-lidade de nosso serviço pú-blico a certeza que de ago-ra em diante, o mérito, a igualdade de oportunida-des, a qualificação e os ta-lentos individuais serão os componentes mais impor-

A Prefeitura de Barba-cena, através da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou as atividades das Salas de Recurso das Es-colas da Rede Municipal de Ensino de Barbacena. As Salas são espaços da escola onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado para alunos com Necessidades Edu-cacionais Especiais, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendi-zagem, centradas em um

novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alu-nos, subsidiando-os para que desenvolvam o currí-culo e participem da vida escolar.

As escolas munici-pais com a Salas de Re-cursos são: Acadêmico Abgar Renault (no 1° turno), José Felipe Sad (1° e 2° turnos), Ines Piacesi (1° e 2° turnos), Tony Marcos de Andra-de (1° turno), Oswaldo

Fortini (3° turno), São Sebastião (3° turno), Coronel Camilo Gomes de Araújo (1° turno), Pa-dre Sinfrônio de Castro (3° turno), Lions (1° tur-no), Embaixador Mar-tim Francisco (1° turno), José Moreira dos Santos (1° e 3° turnos), Sebas-tião Francisco do Vale (1° turno) e Professora Yayá Moreira (3° turno). Outras informações po-dem ser adquiridas pelo telefone 3339-2152.

As obras de revitalização do ambien-te físico nas escolas municiais, realizadas pela Prefeitura de Barbacena, através de recursos repassados pelo Governo Fede-ral, já iniciaram. A prefeita Danuza Bias Fortes esteve no dia 14, na Escola Mu-nicipal Professora Yayá Moreira, para acompanhar as obras. Construção de muro com novas portarias, de pavimen-tação e calçada, ampliação da cantina, e reformas para acessibilidade de cadeiran-tes aos sanitários são algumas das obras que vêm sendo realizadas na Escola.

Na ocasião, a prefeita Danuza Bias Fortes foi recebida por alunos da edu-cação infantil e do ensino fundamental, e conversou com a equipe pedagógica e

professores sobre a revitalização da es-trutura escolar. O vereador José Jorge Emídio também participou da visita à es-cola.

Segundo a diretora da escola, Cleo-nice Maria da Cruz Krambeck, a refor-ma irá levar uma maior segurança para alunos e professores, além de garantir um melhor desempenho da equipe escolar. “Sem o muro nossa escola fica exposta demais e precisamos garantir a seguran-ça de nossos alunos. Com as obras, tere-mos uma valorização da escola, que terá mais segurança, tranquilidade e liberdade para trabalhar novas atividades com seus alunos. Era tudo que precisávamos”, afir-mou.

Empossados professores P-1 aprovados em concurso

tantes da nossa força de tra-balho, força esta que certa-mente construirá a Barba-cena com que todos sonha-mos e queremos”, afirmou a prefeita Danuza Bias For-tes, durante a solenidade de posse.

A prefeita ressaltou ain-da que a educação é um dos pilares do seu governo, pois “enquanto a Constitui-ção Federal determina 25% de investimentos do muni-cípio em Educação, no pri-meiro ano do mandato, foi investido 38,9%, superan-do a margem recomendá-vel”, disse.

Após a assinatura do li-vro de posse, foi realizado um treinamento ministrado pelos funcionários efetivos da Prefeitura, o advogado, Antônio Américo Campos Junior, e o superintendente de Recursos Humanos, Luiz Carlos Rocha de Paula. Fo-

ram passadas informações acerca dos direitos e deve-res dos novos servidores, contidas nas leis 3.245/95 (Estatuto do Servidor Mu-nicipal) e 3.330/96 (Esta-tuto do magistério) e ainda apresentada a estrutura or-ganizacional da Prefeitura de Barbacena.

Ao final da solenida-de, a alegria tomava conta dos nomeados. Classifica-da em 6º lugar, Jacqueline Violete afirmou que está fe-liz por ter um cargo efeti-vo. “Barbacena estava pre-cisando da realização de um concurso público, coisa

que não acontecia há muito anos. Com esta oportunida-de, vou fazer de tudo para prestar um bom serviço à comunidade escolar”, afir-mou.

Já o professor José Humberto de Faria, recém formado e natural de Belo Horizonte, ao tomar co-nhecimento do concurso se animou com a oportu-nidade porque “agora pos-so exercer com dignidade a minha profissão pois o sa-lário oferecido pela Prefei-tura de Barbacena é um dos melhores de Minas Gerais”, comemorou.

A solenidade, que aconteceu no Salão Ouro do Hotel Master Plaza, contou com as presen-ças da secretária Muni-cipal de Educação, Ana Lúcia Dias, do secretá-rio Municipal de Recur-so Humanos, João Batista Costa Sad, do superinten-dente de Recursos Huma-nos, Luiz Carlos Rocha de Paula, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga de Oliveira, e dos vereadores José Jorge Emídio, João Evandro da Silva, João Batista Rosa e Alaor Leite.

“Enquanto a Constituição Federal determina 25% de investimentos do município em Educação, no primeiro ano do mandato, foi investido 38,9”

Escola Yayá Moreira recebe obras de revitalização

Iniciadas as atividades nas salas de recurso das escolas municipais

4 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 5

Uma grande festa mar-cou o lançamento do Pro-grama TIM ArtEducAção em Barbacena, no final do mês de março. O pal-co deste grande momento foi a Escola Estadual Bias Fortes. A prefeita Danuza Bias Fortes participou da cerimônia de lançamento. Várias outras autoridades também estiveram pre-sentes. Em Barbacena, o Programa é desenvolvido numa parceria com a Pre-feitura Municipal, atra-vés da Fundação Munici-pal de Cultura (Fundac) e a Secretaria Municipal de Educação.

O Programa disponi-bilizará esse ano oficinas nas áreas de balé, dança de rua, contação de história e arte circense. Outra carac-terística do Ano 10 do TIM ArtEducAção é a amplia-ção da capacitação da arte-educadores do Programa.

Bach, Beethoven, Pi-xinguinha, Luiz Gonzaga, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos e Astor Piazolla, en-tre muitos outros composi-tores eruditos e populares. É com esse repertório que o projeto “Um Piano pela Estrada” chega a Barbace-na neste mês de abril, tendo como destaque o pianista Arthur Moreira Lima, um dos maiores concertistas brasileiros no cenário inter-nacional. A apresentação, que tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Fun-dação Municipal de Cultura (Fundac), acontece no Jar-dim Municipal, em frente à Matriz da Piedade, dia 27, quarta-feira, às 20h, prome-tendo ser um dos maiores eventos musicais da tempo-rada na cidade.

Criado no ano de 2004 com esta denominação, “Um Piano na Estrada” já realizou mais de 300 apre-sentações em 23 estados brasileiros, principalmente em cidades de porte peque-no e médio. Equipado com uma estrutura que conta in-clusive com um caminhão-teatro e equipe própria, o projeto ainda possui uma

Estimular a leitura entre as crianças e formar ci-dadãos. Este é o principal objetivo do projeto “Visi-tas Guiadas à Biblioteca”, que consta no programa de educação patrimonial da cidade. Criado há dois anos pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), as visitas foram reiniciadas na manhã do dia 12 de abril, recebendo 30 alunos da Escola Estadual Pio XI, na faixa dos 11 anos. “Criamos o espaço infantil da Biblioteca Pública Municipal Honório Armond já pensando em formar leitores. Depois, elaboramos um roteiro cultural dentro da Casa da Cultura e fi-zemos contato com os estabelecimentos de ensino da cidade. Agora, já temos um calendário de visitas guiadas até o final do ano que favorece principal-mente alunos mais carentes”, explica Sérgio Cardo-so Ayres, da Gerência de Patrimônio e Cultura da Fundac.

As visitas constam de atividades lúdicas e conta-ção de estórias, com a professora Fernanda Teixeira, além de uma visita ao acervo da biblioteca e muito contato com os livros e leitura no espaço infanto-juvenil. “Este é um trabalho muito interessante para nós da Fundac pois nada mais cultural do que ajudar na formação de cidadãos através da educação. E o li-vro, apesar das mídias modernas, ainda exerce uma função primordial na formação. Além disso, a visita à biblioteca é uma oportunidade do aluno fazer seu cadastramento e retirar livros”, disse Sérgio Ayres.

Barbacena vai celebrar no dia 8 de maio o 66° Ani-versário da Vitória dos Aliados contra as Potências do Eixo, na II Guerra Mundial. É o momento que a cida-de faz uma homenagem aos Pracinhas de Barbacena. O evento terá em sua programação a celebração de uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 9h. Em seguida acontecerá uma solenidade cívica no mo-numento aos Ex-Combatentes, na praça Dom Silvério, com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, participação da Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e colocação da coroa de flores no Monumento do Ex-Combatente ao som do toque de silêncio. As atividades encerram com a execução da Canção do Expedicionário Brasileiro.

O Dia da Vitória é organizado pela Prefeitura de Barbacena, através da Fundação Municipal de Cultu-ra (Fundac) com a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção de Barbacena, juntamente com o apoio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), 9° Ba-talhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Arthur Moreira Lima: um piano pela estrada

ação sóciocomunitária. É o projeto “Um Sorriso na Es-trada”, com palestras edu-cativas sobre saúde geral e bucal, prevenção e higieni-zação, além de atividades práticas de escovação e dis-tribuição de kits de higie-ne bucal e atividades lúdi-cas educativas. Em Barba-cena, o estabelecimento de ensino que receberá o pro-jeto será a Escola Estadual Pio XI.

Concertista com inú-meras gravações e apresen-

tações, conhecido também pelo seu humor e irreverên-cia, Arthur Moreira Lima interage com a platéia du-rante o concerto, que tem cerca de 1h30min de dura-ção, falando sobre as obras do programa, seus autores e inspirações. Depois de anos no exterior, ele retornou ao Brasil imbuído de uma ideia: “Eu me sentia reali-zado como pianista, queria me sentir realizado como brasileiro. Lá fora as coi-sas estão prontas, aqui não.

Eu sentia que no Brasil po-deria participar do proces-so cultural, de maneira ati-va”, disse ele. Dessa forma, surgiu o projeto das mãos de um dos mais populares, versátil e completo dos in-térpretes clássicos brasilei-ro. “Para nós, barbacenen-ses, este será um progra-ma imperdível, uma chance praticamente única de ouvir o piano de Arthur Moreira Lima”, disse Eduardo Hen-rique Siqueira Santos, pre-sidente da Fundac.

O pianista Arthur Moreira Lima:

trabalho cultural por todo o Brasil

Fundac reinicia projeto visitas guiadas à biblioteca

Alunos da Escola Pio XI durante visita guiada à Biblioteca Municipal

Dia da Vitória em Barbacena

Lançado em Barbacena o Programa TIM ArtEducAção

Anteriormente, eles par-ticipavam anualmente de workshops específicos de suas linguagens artísticas, e, pela primeira vez, eles desenvolvem o olhar para a produção e construção de um espetáculo.

As aulas deste semes-tre acontecerão na Esta-ção Ferroviária, no Museu George Bernanos, Museu Marcier, CAIC (CRAS), na

Escola Estadual Bias For-tes e na Escola Municipal Lions, duas vezes por se-mana, para crianças e jo-vens de 7 a 18 anos. As ofi-cinas acontecem de segun-da a sexta-feira e os alunos da rede municipal ou inte-ressados em participar po-dem procurar a Fundação Municipal de Cultura (Fun-dac) e fazer sua inscrição.

Desenvolvido em vá-

rias cidades do Es-tado, o TIM ArtE-ducAção está pre-sente em Araxá, Barbacena, Gover-nador Valadares, Juiz de Fora, La-vras, Montes Cla-ros, Poços de Cal-das, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Vargi-nha e Viçosa. Rea-lizado desde 2001, o Programa tem ob-tido resultados po-sitivos nas cidades

mineiras beneficiadas pela iniciativa. O TIM ArtEdu-cAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patro-cinado pela TIM, através da Lei Estadual de Incen-tivo à Cultura. A Prefeitura Municipal de Barbacena é parceira do Programa, atra-vés da Fundação Municipal de Cultura que é realizado-ra do TIM ArtEducAção na cidade há 10 anos.

O lançamento do Programa TimArtEducAção aconteceu na Escola Estadual Bias Fortes

A Prefeitura de Barbacena está imple-mentando uma nova formatação para a Ex-posição Agropecuária a partir deste ano. A grande novidade é que o evento terá entra-da franca todos os dias. O anúncio foi feito no dia 15, pela prefeita Danuza Bias Fortes, que explicou que o novo formato da festa procura dar maior ênfase aos aspectos téc-nicos e às parcerias firmadas com a inicia-tiva privada.

“Estamos abrindo um grande leque de parcerias com o propósito de reduzir gastos e potencializar a arrecadação com as ativi-dades desenvolvidas dentro do parque, vi-sando um maior equilíbrio entre receita e despesas”, explica a prefeita, enfatizando que esta racionalização financeira é que vai permitir o acesso gratuito do público, todos os dias, na 44ª Exposição Agropecuária.

A grade de shows deverá ser divulgada

nas próximas semanas e, desde já, a Cenatur anuncia que será uma programação artística de qualidade e a um custo compatível com a realidade financeira da Prefeitura.

No que diz respeito à parte técnica, que fica a cargo das diversas entidades ligadas ao setor, entre as quais o Sindicato Rural de Barbacena, Clube do Cavalo de Barbace-na, Núcleo dos Criadores de Gado Holan-dês de Barbacena e Núcleo dos Criadores de Gado Jersey de Barbacena, a 44ª Exposi-ção Agropecuária promete superar o suces-so dos anos anteriores, tanto em número de animais quanto em volume de negócios rea-lizados durante a feira.

A Exposição Agropecuária de Barba-cena é um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero realizados em Minas Ge-rais. Este ano a festa acontece no período de 12 a 15 de maio.

Dentro do plano de mo-dernização da sinalização de trânsito de Barbacena, a Prefeitura Municipal, atra-vés da Diretoria Executiva de Trânsito e Transportes, começou, no início deste mês, a instalar, na área cen-tral da cidade e em pontos de maior fluxo de veículos, placas de sinalização indi-cativa, as chamadas placas aéreas fixadas em braços projetados. São placas de poliéster, refletiva e com fi-bras em vidros. Ao todo se-rão instaladas 16 placas.

Os trabalhos de sinali-zação horizontal das ruas tiveram início no mês de março com a demarcação de áreas para estaciona-mentos, faixas de pedestres e faixas de divisórias de pistas. Os serviços que são sempre realizados durante a noite, quando se tem me-nor fluxo de veículos nas ruas, está acontecendo na área central da cidade e nas principais avenidas. O ob-jetivo de todo este trabalho é proporcionar maior segu-rança para pedestres e mo-toristas.

Em comemoração ao dia da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde, a Prefei-tura Municipal de Barbace-na, através da Secretaria de Esporte e Lazer, do Depar-tamento Municipal de Saúde Pública (Demasp) e da Em-presa Municipal de Turismo (Cenatur), promoveu várias ações com a finalidade de conscientizar a população so-bre a importância de se dedi-car alguns minutos do dia-a-dia à prática da atividade físi-ca e ao cuidado com a saúde.

Dezenas de pessoas par-ticiparam da caminhada que saiu da praça São Sebastião e do Ginásio Silvio Raso, com destino ao Jardim Mu-nicipal, onde tiveram aula de ginástica e de alongamento. Nos bairros, também acon-teceram algumas atividades. Quem passou pelo centro da cidade teve a oportunidade de aferir a pressão arterial e receber várias outras infor-

A prefeita Danuza Bias Fortes par-ticipou, no dia 28, da cerimônia de lan-çamento da Rede Cegonha para atendi-mento às gestantes. O evento, que acon-teceu no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do mi-nistro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, do ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da mi-nistra das Políticas das Mulheres, Iriny Lopes, além do governador Antonio Anastasia e de diversos prefeitos mu-nicipais.

O programa Rede Cegonha prevê dezenas de cuidados especiais para as gestantes, desde teste rápido de gravi-dez até atendimento pós-parto. Entre os objetivos, está garantir que 100% das

gestantes façam exame de ultrassom. A gestante poderá conhecer, com antece-dência, a maternidade para a qual será encaminhada e vai ser estimulada a fa-zer parto normal. O programa também planeja criar casas de apoio e entregar vale transporte para garantir a ida às consultas do pré-natal.

A Rede Cegonha será ligada ao Sis-tema Único de Saúde (SUS). O gover-no federal vai investir 9,3 bilhões no projeto até 2014 para que todas as uni-dades de saúde do país estejam integra-das à rede. Para esse ano, a meta é atin-gir 30% das unidades.

Durante a solenidade, a presiden-te Dilma Rousseff fez uma referência às mulheres prefeitas de Minas Gerais e destacou nominalmente a prefeita de Barbacena, Danuza Bias Fortes.

Barbacena ganha placas de sinalização indicativa

Rede Cegonha é lançado em Belo Horizonte

A presidente Dilma Rousseff, a prefeita Danuza Bias Fortes e outras prefeitas mineiras

44ª Exposição Agropecuária terá entrada franca todos os dias

Dia da Atividade Física é comemorado com várias ações

mações para se ter uma vida mais saudável. Em Barbace-na, as comemorações ocor-rem na quinta-feira, dia 14.

Este ano, o tema pro-posto pela Secretaria de Es-tado de Esporte e Juventu-de (SEEJ) foi “Juntos para uma vida ativa e feliz”, que buscou levar às pessoas a uma reflexão sobre o seu ambiente e sua interferência na prática da atividade físi-ca e a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

O evento teve como meta a conscientização sobre os be-nefícios da prática de pelo menos 30 minutos de ativi-dade física, de 05 a 07 dias por semana, com intensida-de moderada, de forma con-tínua ou acumulada (30 mi-nutos contínuos, duas bate-rias de 15 minutos ou três de 10 minutos por dia). Esta forma de se ver a prática da atividade física no dia-a-dia faz parte do programa Agita Minas.

6 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 7

A Prefeitura Municipal começou, no início deste ano, uma força tarefa por toda a cidade com a operação tapa-buracos com a finalidade de levar melhorias para todos os bairros. As ações envolvem recapeamento do asfalto, recuperação de calçamento, capina e limpeza. Desde o início das atividades da força-tarefa que a prefeita Danuza Bias Fortes vem visitando os bairros para acompanhar de perto os trabalhos e, ao mesmo tempo, vem conversando com moradores e comerciantes, que na oportunidade agradecem a prefeita pelas melhorias. Os trabalhos estão sendo realizados em parcerias pelas secretarias municipais de Obras Públicas, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae). A força-tarefa já levou melhorias para os bairros São Pedro, São Francisco, Santa Luzia, Santa Efigênia, Nova Suíça, Ipanema, São José, São Sebastião, Vilela, Caiçaras, Vista Alegre, Monsenhor Mário Quintão, João Paulo II, Novo Horizonte e Andorinhas.

Prefeitura realiza mutirão em bairros da cidade

AVENIDA GOV. VALADARES

BAIRRO SÃO JOSÉ

BAIRRO SÃO JOSÉ

BAIRRO SÃO PEDRO

BAIRRO NOVO HORIZONTE

BAIRRO NOVO HORIZONTE

BAIRRO SANTA LUZIA BAIRRO SANTA LUZIA

BAIRRO IPANEMABAIRRO SANTA EFIGÊNIA

8 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 9

PODER EXECUTIVODECRETOS MUNICIPAISDECRETO DE 17 DE MARÇO DE 2011

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição Municipal, o § 2º do artigo 10 da Lei Delegada Municipal nº 1/05, de 3 de janeiro de 2005, a Lei Delegada nº 11 de 27 de janeiro de 2009 e a Súmula Vinculante nº 13, do Egrégio Supremo Tribunal Federal;

DECRETA:Art. 1º Fica exonerado Luciano José Sfredo do cargo de Secretário Geral do Gabinete da Prefeita, a partir desta data.Art. 2º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barbacena, aos 17 de março de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias Fortes Prefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.986

“Declara luto oficial no Município de Barbacena, por 03 (três) dias, pelo falecimento do Ex-Vice-Presidente José de Alencar”.

A PREFEITA DO MUNICÌPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26, inciso I, da Constituição do Município de Barbacena;

DECRETA:Art. 1º Fica declarado luto oficial por 3 (três) dias, no Município de Barbacena, por ocasião do falecimento do Ex-Vice-Presidente José de Alencar.Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua assinatura.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 28 de março de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO DE 08 DE ABRIL DE 2011

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição Municipal, o § 2º do artigo 10 da Lei Delegada Municipal nº 1/05, de 3 de janeiro de 2005, a Lei Delegada nº 22 de 27 de janeiro de 2009 e a Súmula Vinculante nº 13, do Egrégio Supremo Tribunal Federal;

DECRETA:Art. 1º Fica exonerado Leonardo Castro de Carvalho, do cargo de Presidente da Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC, a partir desta data.Art. 2º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barbacena, aos 08 de abril de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias Fortes Prefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO DE 08 DE ABRIL DE 2011

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição Municipal, o § 2º do artigo 10 da Lei Delegada Municipal nº 1/05, de 3 de janeiro de 2005, a Lei Delegada nº 22 de 27 de janeiro de 2009 e a Súmula Vinculante nº 13, do Egrégio Supremo Tribunal Federal;

DECRETA:Art. 1º Fica nomeado Eduardo Henriques Siqueira Santos, para exercer o cargo de Presidente da Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC, a partir desta data.Art. 2º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barbacena, aos 08 de abril de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias Fortes Prefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO DE 08 DE ABRIL DE 2011

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição Municipal, o § 2º do artigo 10 da Lei Delegada Municipal nº 1/05, de 3 de janeiro de 2005, a Lei Delegada nº 20 de 27 de janeiro de 2009 e a Súmula Vinculante nº 13, do Egrégio Supremo Tribunal Federal;

DECRETA:Art. 1º Fica nomeado Leonardo Castro de Carvalho para exercer o cargo de Secretário Municipal de Indústria e Comércio, a partir desta data.Art. 2º Este Decreto entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Barbacena, aos 08 de abril de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias Fortes Prefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.990

“Declara de Utilidade Pública para fins de desapropriação, o lote 35, da Quadra 474-B do Loteamento Diniz II, e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor, em especial com o disposto no Decreto-Lei Federal nº 3.365, de 21 de junho de 1941, e na forma dos artigos 26, inciso I, alínea “d”, e 93, inciso VIII, da Constituição do Município de Barbacena;

DECRETA:Art. 1º Fica declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, por via amigável ou judicial, a proprie-dade, o domínio útil ou a posse, a qualquer título, do lote nº 35, da Quadra 474-B, do Loteamento Diniz II, com as seguintes medidas e confrontações: 23,50m (vinte e três metros e cinqüenta centímetros) de frente para a Rua José Miguel Dias; 45,10m (quarenta e cinco metros e dez centímetros) do lado direito, confrontando com o lote nº 36; 3,06m (três metros e seis centímetros) de fundos, confrontando com o lote nº 10; e 45,10m (quarenta e cinco metros e dez centímetros) do lado esquerdo confrontando com Município de Barbacena, perfazendo a área total de 550,91m² (quinhentos e cinqüenta metros e noventa e um decímetros quadrados), de propriedade, domínio ou posse de Clarindo Oliveira Castro.Art. 2º A desapropriação de que trata este Decreto tem por finalidade a construção do Centro Viva Vida.Art. 3º Fica assegurado ao Poder Público expropriante o direito de, a qualquer tempo, proceder às correções que porventura se façam necessárias com relação às medidas e/ou titularidade, posse ou domínio do imóvel descrito no art. 1º deste Decreto.Art. 4º A desapropriação de que trata este Decreto fica declarada de urgência.Art. 5º As despesas decorrentes da desapropriação de que trata este Decreto, serão cobertas com recursos do Orçamento de 2011.Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 12 de abril de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.991

“Declara de relevante interesse público e emergenciais os serviços de desassoreamento e correção do leito do Córrego das Pombas, nesta cidade.”

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma dos artigos 26, inciso I, e 93, inciso IX, da Constituição do Município de Barbacena;Considerando o risco de erosão nas margens e de acarreamento de terra para dentro do leito do Córrego das Pombas, no trecho que passa pelo Bairro Grogotó;Considerando a existência de residências próximas às margens do referido corpo d’água;Considerando o Registro de Ocorrência nº 125/2011, exarado pela Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC;

DECRETA:Art. 1º Ficam declarados como de relevante interesse público e emergenciais os serviços de desassoreamento e correção do leito do Córrego das Pombas, na altura da Rua Discacciati, no Bairro Grogotó, nesta cidade.Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 12 de abril de 2011; 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................

PORTARIAS ASSINADAS PELA EXMA. SRA. PREFEITA MUNICIPAL

PORTARIA Nº 13.422 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 23, de 27 de

janeiro de 2009; RESOLVE: TORNAR sem efeito a Portaria nº 12.620, de 02 de fevereiro de 2011, com efeito retroativo a 17 de junho de 2010. Barbacena, 02 de agosto de 2010.

PORTARIA Nº 13.656 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor, especialmente com o disposto no art. 31 da Lei Municipal nº 3.740/2003, e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: EXONERAR, a pedido, Dolores Moreira Lopes das funções de Conselheira Tutelar, a partir desta data. Barbacena, 23 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.657 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 18, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Dolores Moreira Lopes, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Assistente de Gabinete, símbolo DASM-2, na Secretaria de Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, a partir desta data. Barbacena, 23 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.678 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 11, de 27 de janei-ro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Márcia Duarte Mangualde, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Encarregado de Apoio Administrativo, símbolo DASM-1, da Divisão de Ouvidoria, na Corregedoria Executiva Municipal, no Gabinete do Prefeito, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.PORTARIA Nº 13.679 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 23, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Rinaldo Muller Fiorino, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Encarregado de Apoio Administrativo, símbolo DASM-1, da Diretoria Executiva de Água e Esgoto, no Departa-mento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.681 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 12, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Maria da Glória Rossi, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Encarregado de Apoio Administrativo, símbolo DASM-1, da Coordenadoria de Gabinete, na Superintendência Administrativa, na Secretaria Municipal de Governo, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.682 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 12, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: TORNAR sem efeito a Portaria nº 13.681, de 25.03.2011, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.683 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009, com as alterações introduzidas pela Lei Delegada nº 29, de 31 de março de 2009; RESOLVE: NOMEAR Cláudio Peixoto de Araújo, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Auditoria, símbolo DASM-3, da Gerência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, na Diretoria Executiva de Planejamento e Gestão, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.684 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 12, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Maria da Glória Rossi, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Encarregado de Apoio Administrativo, símbolo DASM-1, da Coordenadoria de Gabinete, na Superintendência Administrativa, na Secretaria Municipal de Governo, a partir de 11.04.2011. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.685 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Cleuza Ferreira da Silva, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Coordenador de Apoio Executivo, símbolo DASM-4, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.686 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Nágila Oliveira Viana, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Gerente do Centro de Especialidades Médicas, símbolo DASM-5, da Superintendência de Clínicas Especia-lizadas, na Diretoria Executiva Assistencial, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 25 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.689 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 039/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 27.01.2010, às fls. 78/79, do Processo Funcional nº 4220/97; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Virginia Maria da Silva, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Reque-rimento nº 02527/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.690 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 038/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 27.01.2010, às fls. 120/121, do Processo Funcional nº 4461/98; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Ludimila Nascimento Borgo, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Requerimento nº 02529/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.691 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 050/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 10.02.2010, às fls. 82/83, do Processo Funcional nº 5051/99; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Bianca Prenazzi Discaciati, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Requerimento nº 000095/2010. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.692 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 040/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 27.01.2010, às fls. 47/48, do Processo Funcional nº 6400/2002; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Norma Regina Cardoso, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Reque-rimento nº 002055/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.693 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 041/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 27.01.2010, às fls. 68/69, do Processo Funcional nº 6475/2003; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Marli Rodrigues Nunes, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Reque-rimento nº 002684/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.694 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 046/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 04.02.2010, às fls. 57/58, do Processo Funcional nº 6409/2002; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Maria Aparecida de Almeida Jabrazi, ocupante do Cargo Público de Técnico em Educação, para o nível T-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Requerimento nº 002657/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.695 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 051/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 10.02.2010, às fls. 67/68, do Processo Funcional nº 6414/2002; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Ieda Maria Rossi Hespanhol, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Requerimento nº 000034/2010. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.696 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 056/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 11.02.2010, às fls. 226/227, do Processo Funcional nº 1856/84; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Ângela Terezinha de Faria do Carmo, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-4-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.08.2009, de conformidade com o Requerimento nº 002632/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.697 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 057/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 11.02.2010, às fls. 184/185, do Processo Funcional nº 5897/2001; RESOLVE: CONCE-DER progressão funcional à servidora Bianca Dilaila Prenazzi, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Requerimento nº 000111/2010. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.698 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 058/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 11.02.2010, às fls. 188/189, do Processo Funcional nº 3082/94; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Maria Aparecida de Souza, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-3-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 21.03.2009, de conformidade com o Requerimento nº 000552/2009. Barbacena, 28 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.699 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 13, de 27 de janeiro de 2009, com as alterações introduzidas pela Lei Delegada nº 29, de 31 de março de 2009; RESOLVE: DESIGNAR Sérgio Pinheiro da Silva, para responder, cumulativamente, pela Superintendência de Planejamento Financeiro, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, sem quaisquer outras vantagens além das de seu cargo, a partir desta data. Barbacena, 29 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.700 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 014/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 20.01.2010, às fls. 93/94, do Processo Funcional nº 5895/2001; RESOLVE: CONCEDER progressão funcional à servidora Franciane Fátima de Paula Silva, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o

Requerimento nº 02607/2009. Barbacena, 29 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.701 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis vigentes e na forma do artigo 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbace-na; RESOLVE: DESIGNAR René Martins de Oliveira e Marcelo Dias Sebastião, para compor a Comissão consti-tuída pela Portaria nº 13.458, de 06/10/2011, em substituição a José Márcio Andreto, José Ângelo Fiorino e Edson José Rodrigues de Moura, a partir desta data. Barbacena, 29 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.702 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 23, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Ana Paula Meneghin, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Responsável pelo Setor de Licença Ambiental, símbolo DASM-2, da Coordenadoria de Meio Ambiente, na Diretoria Executiva de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, no Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, com efeito retroativo a 17 de março de 2011. Barbacena, 29 de março de 2011.

PORTARIA Nº 13.704 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: TORNAR sem efeito as Portarias nº 13.656 e 13.657, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.705 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 16, de 27 de ja-neiro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Atílio Achilles da Silva, do Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Máquinas e Transportes, DASM-3, da Diretoria Executiva de Infraestrutura, na Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.706 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 16, de 27 de janei-ro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Luiz Gonzaga dos Reis Filho, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Máquinas e Transportes, DASM-3, da Diretoria Executiva de Infraestrutura, na Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.708 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no exercício de suas atribuições legais e da competência que lhe outorga o art. 93, da Constituição do Município de Barbacena, considerando o disposto no art. 33, da Lei nº 3.330/96, e conforme Parecer nº 012/2010, exarado pela Douta Advocacia-Geral do Município, datado de 20.01.2010, às fls. 116/117, do Processo Funcional nº 6184/2002; RESOLVE: CONCE-DER progressão funcional à servidora Eliane de Paula Rocha, ocupante do Cargo Público de Professor, para o nível P-2-A, do Quadro do Magistério Municipal, com efeito retroativo a 05.01.2010, de conformidade com o Requerimento nº 002652/2009. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.707 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 14, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: TORNAR sem efeito a Portaria nº 13.667, de 25 de março de 2011, com efeito retroativo a 25 de março de 2011. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.709 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 13, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Alexsandro Lúcio Moraes, do Cargo de Provimento em Comissão de Res-ponsável pelo Setor de Atualizações Cadastrais, símbolo DASM-2, da Coordenadoria de Geoprocessamento, na Gerência de Tributação e Fiscalização, na Superintendência de Receita e Fiscalização, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.710 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 13, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: REVOGAR a designação de Patrícia Neves Moreira Leite, para responder pela Co-ordenadoria de Geoprocessamento, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.711 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 13, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Alexsandro Lúcio Moraes, para exercer o Cargo de Provimento em Co-missão de Coordenador de Geoprocessamento, símbolo DASM-4, da Gerência de Tributação e Fiscalização, na Superintendência de Receita e Fiscalização, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.712 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 13, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Nélio Borgo, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Res-ponsável pelo Setor de Atualizações Cadastrais, símbolo DASM-2, da Coordenadoria de Geoprocessamento, na Gerência de Tributação e Fiscalização, na Superintendência de Receita e Fiscalização, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, a partir desta data. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.713 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: TORNAR sem efeito a Portaria nº 13.686, com efeito retroativo a 25.03.2011. Barbacena, 04 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.715 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: CONCEDER aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais, nos termos do art. 6º, da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, à servidora Inácia Rosa Dutra da Silva, Matrícula nº 308, CPF nº 521.068.703-63, no Cargo de Cantineira, nível C-09, conforme Parecer nº 048/2011, exarado pela Advocacia-Geral do Município, com efeito retroativo a 03.03.2011. Barbacena, 07 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.716 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 22, de 27 de janei-ro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Eduardo Henriques Siqueira Santos, do Cargo de Provimento em Comissão de Gerente de Projetos e Eventos, símbolo DASM-5, na Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, a partir desta data. Barbacena, 08 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.717 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei nº 3.510, de 20 de outubro de 1998 e com a Lei Delegada nº 28, de 30 de março de 2009, e na forma do artigo 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: 1 – REVOGAR as designações de Jussário Mariano da Silva como titular e de Maria Madalena da Silva como suplente, como re-presentantes da Entidade Sindical de Professores no Conselho Municipal de Educação. 2 – DESIGNAR Erick Tei-xeira de Assis para compor o Conselho Municipal de Educação, como titular, em substituição à Ângela Aparecida Guimarães Ferreira, na qualidade de representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social. 3 – DISPOR que a presente Portaria entre em vigor a partir desta data. Barbacena, 08 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.718 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis vigentes, em especial com o disposto nos artigos 20 e seguintes da Lei Municipal nº 3.245/1995; e na forma do artigo 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: NOMEAR, para provimento dos cargos públicos de Professor P-1, os candidatos aprovados no Concurso Público homologado pelo Decreto nº 6.983, de 28 de janeiro de 2011, publicado no jornal “Barbacena”, Edição nº 452, em 02 de fevereiro de 2011, conforme listagem abaixo:

ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO NOME101 Grasiele Augusto Franco102 Elisa Saraiva Felipe Moura 103 Eliana da Trindade Elias 104 Evandro Fagundo Rocha 105 Maraisa Regina Gonçalves Herculano 106 Isacc Messias de Sousa 107 Daniella Cristina Moreira Alves108 Fernanda Carla de Andrade 109 Ursula Monteiro da Silva110 Luciana Campos Nascimento Caetano 111 Simone Maria Mendes Dorotheio 112 Kelly Cristina da Silva Alves

Barbacena, 08 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.719 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor, em especial com o art. 2º da Lei Municipal nº 3.928 de 18 de abril de 2006, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: 01 - DESIGNAR os membros abaixo relacionados, para compor o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDE, designado pela Portaria nº 13.502, de 11.11.2010.REPRESENTANTES NÃO-GOVERNAMENTAIS (Eleitos em Assembléia). Segmentos de Pessoas com Deficiência VisualTitular: Levi GrossiSuplente: Terezinha Aparecida Marques Guedes. Segmentos de Pessoas com Deficiência FísicaTitular: Nivaldo Paulino TeodoroSuplente: Marco Antônio Soares da Costa. Profissionais da Área de Habilitação e ReabilitaçãoTitular: Fillipe Perantoni MartinsSuplente: Carla Andréa Assis Canton02 - DISPOR que a presente Portaria entre em vigor a partir desta data. Barbacena, 12 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.720 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Rogério da Silva Fernandino, do Cargo de Provimento em Comissão de Controlador Interno, símbolo DASM-4, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 14 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.721 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009, com as alterações introduzidas pela Lei Delegada nº 29, de 31 de março de 2009; RESOLVE: EXONERAR Terezinha Maria de Paula, do Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Contratos, Convênios e Programação Assistencial, símbolo DASM-3, da Gerência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, na Diretoria Executiva de Planejamento e Gestão, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 14 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.722 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Adilson Galdino da Silva, do Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Transportes, símbolo DASM-3, da Coordenadoria Administrativa, na Diretoria Executiva, Administrativa e Financeira, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data.

Barbacena, 14 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.723 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Roberta Lemos Sodré Bertolin, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Controlador Interno, símbolo DASM-4, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 14 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.724 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009, com as alterações introduzidas pela Lei Delegada nº 29, de 31 de março de 2009; RESOL-VE: NOMEAR Emília Helena Mendes, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Contratos, Convênios e Programação Assistencial, símbolo DASM-3, da Gerência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, na Diretoria Executiva de Planejamento e Gestão, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 14 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.725 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 24, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Geraldo Inácio da Silva, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Transportes, símbolo DASM-3, da Coordenadoria Administrativa, na Diretoria Executiva, Administrativa e Financeira, no Departamento Municipal de Saúde Pública - DEMASP, a partir desta data. Barbacena, 14 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.726 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 25, de 27 de janei-ro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Leonardo Prenassi, do Cargo de Provimento em Comissão de Coordenador de Eventos e Divulgação, símbolo DASM-4, da Superintendência de Eventos, na Empresa Municipal de Turismo de Barbacena – CENATUR, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.727 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 22, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Leonardo Prenassi, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Gerente de Projetos e Eventos, símbolo DASM-5, na Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.728 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 18, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Ruth Maria Costa Pena Esteves, do Cargo de Provimento em Comissão de Superintendente de Proteção ao Consumidor - PROCON, símbolo DASM-6, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.729 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 18, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Maria Ângela de Souza, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Superintendente de Proteção ao Consumidor - PROCON, símbolo DASM-6, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.730 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 22, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Ruth Maria Costa Pena Esteves, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Assistente Executivo, símbolo DASM-6, na Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.731 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 22, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR José Maurício dos Santos Júnior, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão da Biblioteca Pública Municipal, símbolo DASM-3, da Gerência de Patrimônio e Cultura, na Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.732 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 22, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: REVOGAR a designação de Josiane de Carvalho Barbosa, para responder pela Chefia da Divisão de Pessoal e Compras, na Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.733 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 22, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Núcia Aparecida Santos Mendes, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Pessoal e Compras, símbolo DASM-3, na Fundação Municipal de Cultura - FUNDAC, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.734 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 25, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: EXONERAR Michel Bernini, do Cargo de Provimento em Comissão de Chefe da Divisão de Manutenção, símbolo DASM-3, na Empresa Municipal de Turismo de Barbacena – CENATUR, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.735 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 25, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Michel Bernini, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Co-ordenador de Eventos e Divulgação, símbolo DASM-4, da Superintendência de Eventos, na Empresa Municipal de Turismo de Barbacena – CENATUR, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

PORTARIA Nº 13.736 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipal nº 19, de 27 de janeiro de 2009; RESOLVE: NOMEAR Moacir Alves de Lima, para exercer o Cargo de Provimento em Comissão de Assistente de Gabinete, símbolo DASM-2, na Secretaria de Municipal de Esportes e Lazer, a partir desta data. Barbacena, 15 de abril de 2011.

Danuza Bias Fortes Prefeita Municipal

..............................................................................................................................................................

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO SOCIAL

RESOLUÇÃO DO CMDCA Nº. 006/2011, 31 de Março de 2011. “Dispõe sobre os conselheiros eleitos na Assembléia do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adoles-cente representantes da Sociedade Civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barbacena- CMDCA, no período 2011 a 2013.”

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA, no uso de suas compe-tências legais e regimentais, conferidas pela Lei Federal nº. 8.069 de 13 de julho de 1990, Lei Municipal Nº. 3.740 de 09 de abril de 2003, através da deliberação lavrada na Ata nº. 187 de 25 de Março de 2011 e as exigências legais publicadas na Resolução nº 03 e 04 do CMDCA, juntamente com a Comissão Organizadora do Processo Eleitoral, torna público:Art. 1º - Na Assembléia do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança, realizada no dia 31 de março de 2011, às 15:00 horas no Edifício Pietá, foram eleitos as seguintes entidades:

Entidade Representante Titular Representante Suplente

Associação São Miguel Arcanjo Laura Isadete D. P. Batista Lopes Eliane Zile de Moraes

Associação Família de Maria/ Instituto Padre Cunha Luiza Mara Afonso da Silva Ana Paula de Oliveira Soares

Fundação João XXIII de Amparo ao Menor - FUJAM

Aparecida Sequeira Guilherme Eline Geralda Fonseca

Instituto Maria Imaculada/ Inspetoria Madre Mazzarello Gianna Faria de Miranda Priscila Rodrigues de Oliveira

Obras Passionistas São Paulo da Cruz Adriana Maria Borgo Oliveira Fernanda Silva de Melo

Obras Sociais Santo Antonio Rosany Margareth Batista Santos Ilza das Graça Simões

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na presente data.

Barbacena, 31 de Março de 2011.Darlene Aparecida Nunes

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente..............................................................................................................................................................

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÃO DE SERVIÇONº 001/2011

“Dispõe sobre a abertura de prazo para apresentação de propostas que objetivam a formalização de convê-nios com vistas à promoção de ações no âmbito da política pública de assistência social, no município de Barbacena.”

O Secretário Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 97, inciso V, da Lei Orgânica do Município de Barbacena, Decreto Municipal nº 5. 721, de 08 de fevereiro de 2.006 considerando a necessidade de agilizar os trâmites necessários ao estabelecimento de convênio com o Município, para a execução de ações no âmbito da Política de Assistência Social, RESOLVE:Art. 1º As entidades que compõem a rede socioassistencial do Município, interessadas na formalização de Convênios, deverão apresentar, no período de 14 (quatorze) de abril a 17 (dezessete) de maio de 2011, à Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, requerimento acompanhado dos seguintes documentos:I – Solicitação de formalização de Convênio, dirigida à Prefeita Municipal, contendo justificativa para a cele-bração de Convênio;II – Informação quanto ao tipo de atendimento prestado, ou seja, o público atendido pela instituição; III – Período de permanência do beneficiário na instituição, distribuído pelo atendimento prestado;IV – Relações nominais de atendimentos nos exercícios de 2010 e 2011; V – Plano de Trabalho para o exercício de 2011, conforme Anexo I.

VI – Atos constitutivos da instituição e última alteração em vigor, se for o caso;VII – Ata de posse da diretoria, ou correspondente, em exercício;VIII – Documentos de identificação dos dirigentes da instituição e indicação de seu representante no ato de assinatura;IX – Comprovante de inscrição no CNPJ;X – Comprovante de regularidade perante o Conselho Municipal de Assistência Social;Parágrafo único - Os demais documentos necessários à habilitação, a que se refere o § 2º, do artigo 1º, do Decerto 5.721/2006, deverão ser apresentados oportunamente, em prazo a ser estabelecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social.Art. 2º De acordo com a aprovação dos Conselhos Municipais de Assistência Social- CMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho do Idoso - CMID os critérios de conveniamen-to para o ano de 2011, em resolução conjunta nº.01 de 30/03/2011, serão distribuídos de acordo com o seguinte critério:§ 1º. O piso para a Proteção Social Básica será de 80% (oitenta por cento) dos recursos destinados ao con-veniamento, destes, 75% (setenta e cinco por cento) serão destinados a cofinanciar ações de atendimento a Criança e Adolescente e suas famílias, sendo distribuídos segundo o critério “per capta” e com a contratação no limite de oitenta por cento da capacidade instalada pelas entidades, devidamente comprovada por lista nominal de atendimento. Os outros 25% (vinte e cinco por cento) dos recursos da Proteção Social Básica, serão distribuídos destinando-se 50% (cinqüenta por cento) para o cofinanciamento de Projetos de promoção e garantia de direitos das pessoas com deficiência, obedecendo-se o “critério per capta” e 50% (cinqüenta por cento) para cofinanciar projetos socioassistenciasis que visem à defesa e garantia de direitos, geração de renda e emancipação das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, também se observando o critério “per capta”§2º. Para a Proteção Social Especial serão destinados 20% (vinte por cento) dos recursos disponíveis para o conveniamento, sendo o percentual de 75% (setenta por cento) para cofinanciamento de ações de Alta Com-plexidade (acolhimento institucional) e 25% (vinte e cinco por cento) para Projetos de Média Complexidade, para ações dirigidas às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social e/ou serviços de defesa e efetivação dos direitos, conforme tipificação nacional dos serviços socioassistenciais (Resolução 109 de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social), observando-se o “critério per capta” e com a contratação no limite de oitenta por cento da capacidade instalada pelas entidades, devidamente comprovada por lista nominal.Art. 3º Para as entidades que terão as suas atividades conveniadas através de Projetos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CMAS, CMDCA E CMID, os mesmos serão submetidos à comissão instituída pelo CMAS para análise e aprovação dos mesmosArt. 4º - Em nenhuma hipótese será aceita documentação incompleta.Art. 5º - Esta Instrução entra em vigor na data de sua assinatura, revogando-se as disposições em contrário.Barbacena, 14 de abril de 2011

Erick Teixeira de AssisSecretário Municipal de Desenvolvimento e Ação Social

Instrução de Serviço nº 001/2011Anexo I

PROPOSTA DE TRABALHO

1- IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE (Entidade)

Nome

Endereço Sede (Avenida, Rua, n.º) CNPJ

Bairro FAX Telefone Telefone de contato

Endereço de contato Bairro

Município Distrito Caixa Postal CEP36200-068

N.º Reg. No CMAS

Lei de Utilidade Pú-blica

E-mail

Banco Agência Conta Praça de Pagto.

2- Identificação do Representante Legal do Solicitante

Nome:Profissão:

Endereço Comercial: Bairro:

Município: Telefone: CEP:

Endereço Residencial: Bairro:

Município: Telefone: CEP:

Cargo: Vencimento Mandato: Nacionalidade:

CPF: Cart. de Identidade: Órgão Expedidor:

3. Tipo de atendimento prestado pela Entidade:

3.1 ASSESSORAMENTO: (?)( ) Assessoria técnica, política, administrativa e financeira a movimentos sociais, organizações, grupos populares e de usuários, no fortalecimentos de seu protagonismo.( ) Capacitação de gestores, técnicos e conselheiros para intervenção nas esferas políticas, em particular na Política de Assistência Social;( ) Sistematização e difusão de projetos inovadores de inclusão cidadã que possam apresentar soluções alternativas a serem incorporadas nas políticas públicas;( ) Estímulo ao desenvolvimento integral sustentável das comunidades e à geração de renda;( ) Produção e socialização de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade e dos cidadãos/ãs sobre os seus direitos de cidadania, bem como dos gestores públicos, subsidiando-os na formulação, Formação político-cidadã de grupos populares, nela incluindo capacitação de conselheiros (as) e gestores:( ) Monitoramento e avaliação da política de assistência social e do orçamento e execução orçamentária;( ) Formação política-cidadã de grupos populares, nela incluindo capacitação de lideranças populares.

3.2 DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS(?)( ) Promoção da defesa de direitos já estabelecidos através de distintas formas de ação e reivindicação na esfera política e no contexto da sociedade;( ) Reivindicação da construção de novos direitos fundados em novos conhecimentos e padrões de atua-ção reconhecidos nacional e internacionalmente.

3.3. ATENDIMENTO (CONFORME TIPIFICAÇÃO NACIONAL DE SERVIÇOS SOCIASSISTENCIAIS)(?)( ) Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 anos (em turnos de até 1 hora e meia diárias, bem como, diretamente articulado ao PAIF)( ) Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e ado-lescentes de 06 a 15 anos;( ) Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos;( ) Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade social;( ) Proteção Social Básica – Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com Deficiência e Idosas;( ) Proteção Social Especial - Serviço Especializado em Abordagem Social;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida(LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade(PSC);( ) Proteção Social Especial - Serviço de Proteção social especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias;( ) Proteção Social Especial – Serviço Especializado para pessoas em Situação de Rua;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes em Casa-Lar;( ) Proteção Social Especial – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Abrigo Institucional;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento Institucional para adultos e famílias em Abrigo Institucional em decorrência de situação de rua, desabrigo por abandono, pessoas em trânsito, migração e/ou ausência de residência;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento Institucional mulheres em situação de violência – Abrigo Institucional;( ) Proteção Social Especial – Serviço de Acolhimento Institucional jovens e adultos com deficiência – Residências Inclusivas;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento Institucional idosos (as) – Casa Lar;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento Institucional Idosos (as) – Abrigo Institucional (Instituição de Longa Permanência para Idosos(as) – ILPI);( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento em República para jovens entre 18 e 21 anos após desligamento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes ou em outra situação que demande este serviço;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento em República para idosos;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adoles-centes;( ) Proteção Social Especial - Serviço de Proteção à Família atingida por situações de calamidades públi-cas e de emergências com oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais.

4. Período de Execução:

5 – Objetivos do Convênio: (O que a Entidade pretende alcançar desenvolvendo o Projeto? Que benefício pretende conseguir para a comunidade nos aspectos socioassistenciais?)

6 - Justificativa (Por que a Entidade pretende o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social? Quais as necessidades e anseios da comunidade que o projeto poderá contemplar?)

7 - Metas (Identificar o que será alcançado):

8 - Número de Pessoas Beneficiadas:

8.1 – No exercício de 2010:

8.2- Previsão de atendimento no exercício de 2011:

9. Das vagas disponíveis:

Número total de vagas existentes para os seguintes públicos:9.1. Crianças ______________________________________9.2. Adolescentes __________________________________9.3. Idosos ________________________________________9.4. Pessoas com deficiência: _________________________9.5. Famílias:_______________________________________9.6. Pessoas em situação de rua: ______________________9.7. Migrante: _____________________________________9.8. Mulheres em situação de violência: ________________9.9. Outros________________________________________Especificar:

9 - Recursos do Solicitante (contrapartida)

Especifi-cação do material e serviço (*)

Unid. deMedida Quant.

Custos em R$ 1,00

Unitário Total

10 - Venho submeter à apreciação de V.Sa. o presente Plano de Trabalho, tendo em vista repasse de recursos através de Convênio.

_____________________________________ Data, ____ /_____________ / _____ Assinatura do Representante Legal _____________________________________ ____________________ __________________ Nome Legível N.º Identidade CPF

..............................................................................................................................................................CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMAS

RESOLUÇÃO N.º 008/2011, DE 06 DE ABRIL DE 2011.

“Define os parâmetros municipais para a inscrição de entidades e organizações de assistência social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no Conselho Municipal de Assistência Social de Barbacena.”

O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMAS, em reunião extraordinária realizada no dia 06 de Abril de 2011, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei Municipal nº. 3.595 de 23 de fevereiro de 2000, com as alterações decorrentes da Lei Municipal nº. 3.775 de 21 de outubro de 2003, Considerando o Código Civil Brasileiro;Considerando os Arts. 3º, 9º e 16, da Lei Federal n.º 8.742, de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS;Considerando o Decreto Federal n.º 6.308 de 14 de dezembro de 2007, que dispõe sobre as entidades e orga-nizações de assistência social de que trata o art. 3ª da Lei n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993;Considerando A Lei Federal n.º 12.101, de 27 de novembro de 2009, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social e afirma ser requisito para a certificação de uma entidade de assistência social como beneficente a inscrição no CMAS;Considerando as resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS n.ºs 144, de 11 de agosto de 2005, 191 de 10 de novembro de 2005, 109 de 11 de novembro de 2009 e 16, de 05 de maio de 2010;Considerando a Resolução Nº 329 de 30 de Agosto de 2010 do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS;Considerando a necessidade de adequar as normas e procedimentos do CMAS com a legislação vigente para que os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais prestados por entidades e organizações de assistência social em Barbacena estejam em consonância com o conjunto normativo da Política Nacional de Assistência Social em vigor e suas Normas Operacionais Básicas, visando garantir padrões de qualidade na prestação de serviços e nas condições de trabalho;

RESOLVE:

CAPÍTULO IDISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Consideram-se entidades e organizações de assistência social, as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela LOAS, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos, quando seus atos constitutivos definirem expressa-mente sua natureza, objetivos, missão e público alvo.Parágrafo único. São características essenciais das entidades e organizações de assistência social:I – realizar atendimento, assessoramento ou defesa e garantia de direitos na área da assistência social;II – garantir a universalidade do atendimento, independentemente de contraprestação do usuário; eIII – ter finalidade pública e transparência nas suas ações.Art. 2º As entidades e organizações de assistência social, conforme o Decreto n.º 6.308/07, podem ser, isolada ou cumulativamente:I – de atendimento: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de proteção social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidades ou risco social e pessoal, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei, que se referem a Política Nacional de Assistência Social e a normatização das ações e a regulação da prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social; II – de assessoramento: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e exe-cutam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei, que se referem a Política Nacional de Assistência Social e a normatização das ações e a regulação da prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social; III – de defesa e garantia de direitos: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei, que se referem a Política Nacional de Assistência Social e a normatização das ações e a regulação da prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social.Art. 3º As entidades e organizações que tenham finalidade lucrativa, sejam pessoa jurídica de direito público, organização religiosa, templo, clube esportivo, partido político, grêmio estudantil, sindicato ou associação que vise somente ao benefício de seus associados ou que dirijam suas atividades a público restrito, categoria ou classe não se caracterizam como de assistência social.

CAPÍTULO IIDA ORIENTAÇÃO SOBRE INSCRIÇÃO DE ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Art. 4º As entidades e organizações de assistência social deverão estar inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social para seu regular funcionamento, ao qual caberá a fiscalização, independentemente do rece-bimento ou não de recursos públicos.Art. 5º Somente poderão executar serviços, programas e projetos de assistência social vinculados à rede socio-assistencial que integra o Sistema Único da Assistência Social - SUAS as entidades e organizações inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social.Art. 6º A inscrição de entidade e organização de assistência social, no respectivo Conselho Municipal, demanda a apresentação dos seguintes documentos:I – requerimento ao Presidente do CMAS, conforme anexo I;II – cópia do Estatuto social (atos constitutivos) registrado em Cartório;III – cópia da ata de eleição e de posse da Diretoria em exercício, registrada em Cartório; IV – cópia atualizada da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ;V – Plano de Ação para o ano em curso contendo:a) as finalidades estatutárias; b) objetivos;

10 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456 11c) origem dos recursos; d) infraestrutura; e) identificação de cada serviço, projeto, programa ou benefício socioassistencial, informando respectivamen-te: e.1) público alvo; e.2) capacidade de atendimento; e.3) recurso financeiro utilizado; e.4) recursos humanos envolvidos; e.5) abrangência territorial; e.6) demonstração da forma de participação dos usuários e/ou estratégias que serão utilizadas em todas as etapas do plano: elaboração, execução, avaliação e monitoramento.Parágrafo Único: As entidades e organizações que já se encontraram em funcionamento além dos documentos exigidos no caput deste artigo, apresentarão: I - Relatório de Atividade onde deverá ter expresso: a) finalidades estatutárias; b) objetivos; c) origem dos recursos; d) infraestrutura; e) identificação de cada serviço, projeto, programa ou benefício socioassistencial executado, informando res-pectivamente: e.1) público alvo; e.2) capacidade de atendimento; e.3) recurso financeiro utilizado; e.4) recursos humanos envolvidos; e.5) abrangência territorial; e.6) demonstração da forma de participação dos usuários e/ou estratégias que serão utilizadas em todas as etapas do plano (elaboração, execução, avaliação e monitoramento).II – Balanço Patrimonial, Demonstração do Superávit ou Déficit do Exercício, Demonstração da Mutação do Patrimônio Social, Demonstração do Fluxo de Caixa, Notas Explicativas evidenciando o resumo das principais práticas contábeis, doações recebidas, isenções usufruídas, bem como valores relacionados a projetos de assistência social, assinados pelo representante legal da entidade e por técnico de contabilidade devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade – CRC/MG;Art. 7º O Estatuto de entidades e organizações de assistência social deverá explicitar:I – o caráter beneficente da entidade sem fins lucrativos; II – a não-remuneração e a não-concessão de vantagens e/ou benefícios, sob qualquer forma ou a qualquer título, aos seus diretores, conselheiros, sócios, instituidores, benfeitores ou equivalentes, em razão das compe-tências, funções ou atividades que lhes sejam atribuídas pelos respectivos atos constitutivos; III – a não-distribuição de resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcelas de seu patrimônio, sob qualquer forma ou pretexto;IV – a destinação do patrimônio remanescente, na hipótese de dissolução, para entidade congênere inscrita em Conselho Municipal de Assistência Social, ou para entidade pública, a critério da instituição;V – a aplicação integral de sua renda, recursos e eventual superávit na manutenção e no desenvolvimento de seus objetivos institucionais, em território nacional;VI – os requisitos para a admissão, demissão e exclusão de associados;VII – as fontes de recursos para sua manutenção;VIII – as competências privativas da Assembléia Geral;IX – a prestação de serviço gratuito, permanente e sem qualquer discriminação de clientela, nos projetos, programas e serviços de assistência social;X – a priorização das ações voltadas para a Assistência Social.Art. 8º Para fins de inscrição de entidades e organizações de assistência social, os documentos deverão ser apresentados em cópia autenticadas em cartório ou com veracidade comprovada pelo servidor público munici-pal após compará-las com o original. Art. 9º Para fins de análise dos planos de ação e relatórios de atividades de entidades e organizações solici-tantes de inscrição renovação, deverá ser utilizado o Decreto n.º 6308/07 e Resolução Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS nº 109/09 e demais normativas atinentes a matéria.Parágrafo único. As atividades das entidades e organizações de assistência social deverão estar em consonância com o disposto na resolução citada no caput. Art. 10. A Inscrição de Entidades e organizações de assistência social é por tempo indeterminado.§ 1º As entidades e organizações de assistência social inscritas deverão apresentar anualmente, até 30 de abril, ao Conselho Municipal de Assistência Social:I - Plano de ação do corrente ano.II - Relatório de atividades do ano anterior que evidencie o cumprimento do Plano de ação.§ 2º A inscrição pode ser cancelada a qualquer tempo, se verificado o descumprimento dos requisitos, garan-tindo o direito a ampla defesa e ao contraditório.§ 3º Qualquer alteração na composição da diretoria deverá ser comunicada ao Conselho por escrito e com anexação da ata de eleição, no prazo máximo de trinta dias.Art. 11. As entidades e organizações terão prazo de 90 (noventa) dias contados da data de protocolo da solici-tação de inscrição, para o cumprimento de exigências relativas ao assunto, que lhes forem feitas pelo CMAS, sob pena de extinção e arquivamento do processo.Art. 12. O CMAS terá prazo de 90 (noventa) dias contados da data do protocolo do da última peça do processo, para votá-lo.Art. 13. As entidades e organizações mantenedoras com sede que funcione apenas como escritório adminis-trativo, sem desempenho de funções precípuas da área de assistência social, inscrever-se-ão no CMAS do local de desenvolvimento de suas atividades principais. Art. 14. As entidades e organizações que atuem em mais de uma área – assistência social e/ou educação e/ou saúde – poderão ser inscrita no CMAS, observado o disposto nesta resolução.Parágrafo único. As entidades e organizações são consideradas de assistência social quando seus atos consti-tutivos definirem expressamente sua natureza, objetivos, missão e público alvo, conforme o art. 1º do Decreto n.º 6.308/07.Art. 15. As entidades e organizações qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP também tem direito a inscrição em Conselho Municipal de Assistência Social, desde que cumpram o disposto nessa Resolução.Art. 16. Compete ao Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS:I – solicitar ao órgão gestor da Política de Assistência Social o relatório de supervisão e acompanhamento das entidades e organizações afetos à área da Assistência Social.II – solicitar ao órgão gestor da Política de Assistência Social o Parecer Social sobre as entidades e organizações que requererem o Certificado de Inscrição; III – emitir protocolo de solicitação de inscrição da entidade; IV – emitir a Inscrição, após análise da documentação apresentada, verificação do cumprimento das exigências estabelecidas nesta Resolução e aprovação da plenária; V – arquivar a documentação das entidades e organizações de Assistência Social inscritas;VI – promover vistorias nas entidades e organizações, para acompanhamento e fiscalização de suas ativida-des;VII – publicar a aprovação ou indeferimento dos pedidos de inscrição no órgão oficial de imprensa ou jornal de maior circulação local.VIII - Estabelecer Plano de Acompanhamento e Fiscalização das entidades e organizações de assistência social, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais inscritos. IX - Acompanhar, discutir e encaminhar as alternativas para a retomada dos serviços, programas e projetos interrompidos.X - Promover, pelo menos, uma audiência pública anual com as entidades ou organizações de assistência social inscritas, com o objetivo de efetivar a apresentação destas à comunidade, permitindo a troca de experiências e ressaltando a atuação na rede socioassistencial e o fortalecimento do SUAS.Art. 17. O parecer social é um documento elaborado por assistente social, a partir de uma visita técnica, com a finalidade de avaliar a qualidade do serviço socioassistencial prestado pela entidade, justificando a sua atuação como entidade de assistência social.§ 1º O parecer social é condição para apreciação pelo Conselho Municipal de Assistência Social da solicitação de inscrição da entidade, porém o CMAS é autônomo em sua decisão.Art. 18. As entidades e organizações de assistência social que tiverem seu pedido de inscrição indeferido pelo CMAS terão direito a recorrer, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da decisão do CMAS, ao Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, nos termos do art. 9º, § 4º, da Lei n.º 8.742, de 07 de dezembro de 1993.Art. 19. O CMAS, observadas as disposições contidas nesta Resolução, expedirá a Inscrição em consonância com o modelo apresentado no anexo II.Art. 20. As entidades e organizações de saúde e de educação que cumprirem o disposto nesta resolução são passíveis de inscrição, de seus serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social em conformi-dade com o Decreto nº. 6.308/07.

CAPÍTULO IIIDAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITORIAS

Art. 22. As entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social antes de 06 de Abril de 2011 deve-rão requerer sua inscrição conforme o disposto nesta resolução até 18 de Maio de 2011.Art. 24. Esta Resolução entra em vigor na presente data.

Barbacena, 06 de Abril de 2011. Helena Maria Milagres BeloPresidente do Conselho Municipal de Assistência Social

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMAS

ANEXO I

Requerimento de Inscrição

Senhor(a) Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barbacena A entidade abaixo qualificada, por seu representante legal infra-assinado, vem requerer sua inscrição e/ou de seus serviços/programas/projetos e benefícios socioassistenciais neste Conselho.

A - Dados da Entidade:

Nome da Entidade ________________________________________________________Número do CNPJ: _______________________Código e Descrição Nacional de Atividade Econômica Principal e Secundário (conforme CNPJ) _____________________________________________________________________________________Data de inscrição no CNPJ_____/_____/______Endereço ___________________________________________ nº ______Bairro___________________Município________________UF______CEP___________________Tel._________________________FAX________________ E-mail __________________________________________________________

Atividade Preponderante ( ) Assistência Social - ( ) Educação - ( ) Saúde Atividade Secundária (se houver) – ( ) Assistência Social - ( ) Educação - ( ) Saúde

Inscrição Conselhos:CMDCA (criança e adolescente) _________________________________________________________Outros (especificar)_____________________________________________________________

Síntese dos Serviços (de Atendimento – conforme Resolução CNAS 109/09; de Assessoramento; Defesa e

Garantia de Direitos); Programas, Projetos e Benefícios Socioassistenciais - conforme Cap. IV da Lei 8.742/93- LOAS, Decreto 6.308/07, Resolução CNAS 16/2010); Caso necessite utilizar folha a parte e anexar. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.Relação de todos os estabelecimentos da entidade (CNPJ e endereço completo) _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B - Dados do Representante Legal:

Nome __________________________________________________________________Endereço________________________________________no______Bairro___________Município_______________________ UF___ CEP________________ Tel.___________Celular____________________ E-mail________________________________________RG___________________ CPF______________________ Data nasc.____/_____/_____Escolaridade_________________________________________________Período do Mandato:___________________________________________

C -Informações adicionais (caso precise)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Termos em que, Pede deferimento.

Local__________________ Data ____/_____/_____

_________________________________________________________Assinatura do representante legal da entidade

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO SOCIALCONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMAS

ANEXO II

Comprovante de inscrição no Conselho Municipal

Conselho Municipal de Barbacena

INSCRIÇÃO Nº _____________________

A entidade __________________________________________, CNPJ _________________, com sede em ________________________________________________, é inscrita neste Conselho, sob número ________________________, desde _____/______/________.

A entidade executa(rá) o(s) seguinte(s)serviço(s)/ programa(s)/ projeto(s)/ benefício(s) socioassistenciais (listar todos, constando os endereços respectivos caso a entidade os desenvolva em mais de uma unidade/estabe-lecimento no mesmo município): ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A presente inscrição é por tempo indeterminado.

Local__________________ Data ____/_____/_____

Assinatura do(a) Presidente do Conselho..............................................................................................................................................................

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA

RESOLUÇÃO DO CMDCA Nº. 003/2011, 02 de Março de 2011 “Dispõe sobre a Comissão Organizadora do Processo de Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil do Conse-lho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA” O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA, no uso de suas com-petências legais e regimentais, conferidas pela Lei Federal nº. 8.069 de 13 de julho de 1990, Lei Municipal Nº. 3.740 de 09 de abril de 2003, através da deliberação lavrada na Ata nº. 186 de 04 de março de 2011, nomeia a seguinte comissão temática: Art. 1º - A Comissão Organizadora do Processo de Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barbacena - CMDCA, terá como membros:Catarina Ferreira Nunes –Associação Família de Maria – Instituto Padre CunhaDéia Raquel Fernandes França – Inspetoria São João Bosco - SalesianosJanaína Aparecida Silva Gomes – Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação SocialVívian Carla do Carmo Neves - Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação SocialArt. 2º. A Comissão Organizadora deverá regulamentar, organizar e acompanhar o Processo de Eleição dos conselheiros titulares e suplentes da sociedade civil, conforme estabelece os art. 9º e 10 da Lei Municipal Nº. 3.740 de 09 de abril de 2003, com mandato de 02 (dois) anos, permitida uma recondução por igual período. Art. 3º. O representante legal da Entidade deverá apresentar por escrito, o nome de seus representantes, sendo um titular e um suplente, até o dia 30 de Março de 2011, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, localizada na Avenida Bias Fortes, nº 759 – Centro. Art. 4º. Esta resolução entra em vigor na presente data.

Barbacena, 02 de Março de 2011.Darlene Aparecida Nunes

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente..............................................................................................................................................................

RESOLUÇÃO DO CMDCA Nº. 004/2011, 25 de março de 2011 “Dispõe sobre Edital de Convocação para Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.”

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA, no uso de suas com-petências legais e regimentais, conferidas pela Lei Federal nº. 8.069 de 13 de julho de 1990, Lei Municipal Nº. 3.740 de 09 de abril de 2003, através da deliberação lavrada na Ata nº. 187 de 25 de Março de 2011, resolve: Art. 1º. Convocar as Entidades não governamentais de atendimento direto, defesa e promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em funcionamento há pelo menos 02(dois) anos, com área de atuação municipal, para Assembléia de Eleição de Conselheiros da Sociedade Civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Crian-ça e Adolescente, para eleição de 06 (seis) representantes e seus respectivos suplentes conforme estabelece o Artigo 9º da Lei Municipal nº. 3.740/03.Art. 2º. O representante legal da Entidade deverá apresentar por escrito, o nome de seus representantes, sendo um titular e um suplente, até o dia 30 de março de 2011, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, localizada na Avenida Bias Fortes, nº. 759 – Centro. Art. 3º. A Assembléia de Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil, eleitos para o Biênio 2011/2013, realizar-se-à no dia 31 de março de 2011, às 15 horas no Edifício Pietá, localizado a rua Vigário Brito, nº 12, Centro.Art. 4º. Esta resolução entra em vigor na presente data.

Barbacena, 25 de março de 2011.Darlene Aparecida Nunes

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente..............................................................................................................................................................

RESOLUÇÃO DO CMDCA Nº. 005/2011, 25 de Março de 2011. “Dispõe sobre os procedimentos para eleger 06 (seis) representantes de entidades da Sociedade Civil e no-meação de 06 (seis) representantes governamentais para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barbacena- CMDCA, no período 2011 a 2013.”O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA, no uso de suas compe-tências legais e regimentais, conferidas pela Lei Federal nº. 8.069 de 13 de julho de 1990, Lei Municipal Nº. 3.740 de 09 de abril de 2003, através da deliberação lavrada na Ata nº. 187 de 25 de Março de 2011 e as exigências legais publicadas na Resolução nº 03 e 04 do CMDCA, juntamente com a Comissão Organizadora do Processo Eleitoral, resolve:Art. 1º - Poderão participar do processo de escolha dos representantes da Sociedade Civil do CMDCA, as entidades que preencherem os seguintes requisitos:Ter como objetivo a promoção, o atendimento direto, a defesa, a garantia, o estudo e a pesquisa dos direitos da criança e do adolescente; II- Estar com inscrição regularizada no CMDCA;III- Estar em pleno funcionamento mínimo há dois anos até a data da publicação do Edital.Art. 2º - As entidades que preencherem os critérios referidos no artigo 1º deverão cadastrar-se diretamente no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Avenida Bias Fortes, nº.759 - Centro, Barbacena no período de 28 à 30 de Março de 2011, de 13h às 16h.Parágrafo 1º - Para o cadastramento será necessário apresentar:I – Cópia do Certificado de Registro no CMDCA em vigor ou Declaração do Processo de Renovação;II - Declaração do Presidente da Entidade, indicando o nome de seu representante titular e suplente, para o Processo de Eleição, conforme anexo 1.Parágrafo 2º - A Entidade não poderá indicar como seu representante pessoa estranha a seu quadro.Parágrafo 3º - A análise da documentação será feita pela Comissão Organizadora conforme Resolução

nº. 03/2011 do CMDCA.Art. 3º - Os membros da Comissão Organizadora estarão impedidos de se candidatar à Assembléia de escolha dos candidatos ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para o período de 2011 a 2013.Art. 4º - A escolha será feita mediante eleição pela Assembléia do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- FDCA, no dia 31/03/2011 em sessão pública, devendo concorrer somente as Entidades que encaminharam sua documentação em conformidade com esta Resolução e cujos candidatos Titulares e Suplentes estiverem presentes.Parágrafo 1º - Cada entidade terá direito a dois votos não podendo ser no mesmo candidato. Parágrafo 2º - Na hipótese de o número de entidades cadastradas ser inferior a 6 (seis) fica autorizada a plenária do FDCA indicar o número complementar de entidades até perfazer o total para a formação dos repre-sentantes da Sociedade Civil no CMDCA.Parágrafo 3º - Uma mesma entidade não poderá ocupar duas vagas de conselheiros.Parágrafo 4º - Da decisão da Comissão Organizadora e da Plenária não cabem recurso.Parágrafo 5º - As 6(seis) entidades mais votadas assumem a cadeira no Conselho com seu respectivo suplente, e as 6 (seis) entidades subseqüentes na votação assumirá a cadeira no caso de vacância.Art. 5º - A Comissão Organizadora do Processo de Eleição fará apuração e aclamação do resultado no mesmo dia e local. Art. 6º - Esta Resolução entra em vigor na presente data.

Barbacena, 25 de Março de 2011.Darlene Aparecida Nunes

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO A CONSELHEIRO PARA O CMDCA- Biênio 2011/2013

a) INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO:

01 – Nome da Instituição: 02- CNPJ:

03 – Endereço completo:

04- Telefone: 05 – FAX: 06 –E-MAIL:

07 – Data fundação: / /08- Inscrição no CMDCA: Nº Data validade: / / a / /

b) INFORMAÇÕES DO DIRIGENTE DA INSTITUIÇÃO:

01 – Nome completo do Dirigente da Instituição:

02 – Endereço Residencial:

03 – Telefone: 04– E-MAIL: 05– Período do Mandato:

c) FICHA DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO A CONSELHEIRO PARA O CMDCA- Biênio 2011/2013Titular

01 – Nome completo do CANDIDATO:

02 – Endereço Residencial:

05– Telefone: 05– E-mail: Já foi conselheiro do CMDCA? Período do Mandato:

Suplente

01 – Nome completo do CANDIDATO:

02 – Endereço Residencial:

05– Telefone: 05– E-mail: Já foi conselheiro do CMDCA? Período do Mandato:

Encaminho à Comissão Organizadora da Eleição dos membros da Sociedade Civil do CMDCA, nosso represen-tante, conforme inscrição feita no anexo I.

Barbacena, ____de Março de 2011.

_____________________________________________________Assinatura do Presidente da Entidade e carimbo se tiver..............................................................................................................................................................

CORREGEDORIA EXECUTIVA MUNICIPALPortaria nº 005/2011/CEM, de 01 de abril de 2010

O Corregedor Executivo do Município, no uso de suas atribuições e tendo em vista a solicitação contida no Me-morando CPPDS nº 003/2011, bem como o disposto no § 2º do art. 182 da Lei nº 3.245/95, RESOLVE:

Designar o servidor público municipal Ademir José de Paiva, lotado na Guarda Municipal, para atuar como defensor dativo da servidora municipal Viviane Maria Lodi, no Processo Administrativo Disciplinar nº 004/2011, devendo, no prazo de 10 (dez) dias, apresentar defesa escrita, para o que lhe será dada vista dos respectivos autos na Sala da CPPDS situada na Rua Monsenhor Silvestre de Castro, n.º 275, Bairro dos Funcionários, nesta cidade, após agendamento pelo telefone 8889-7574.

Barbacena, 01 de abril de 2011Cláudio Marcelo Gonçalves

Corregedor Executivo..............................................................................................................................................................

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA - DEMASPEXTRATO DE PROCESSO LICITATÓRIO E ADITIVO E CONVÊNIOS

01 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 68/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: AFONSO CELSO NAVARRO BARRA E CIA LTDAVALOR ESTIMADO: 8.220,24PRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

02 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 75/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: FISIOCENTER FISIOTERAPIA DE BARBACENA LTDAVALOR ESTIMADO: 8.220,24PRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

03 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 73/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: CLINFISICO S/C LTDAVALOR ESTIMADO: 8.220,24PRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

04 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 72/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: FISIOVITAL FISOTERAPIA LTDAVALOR ESTIMADO: 8.220,24PRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

05 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 87/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: FISIOCLINICA DE BARBACENA S/C LTDAVALOR ESTIMADO: 8.220,24PRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

06 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 71/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASP

CONTRATADO: NUCLEO DE FISOTERAPIA LTDAVALOR ESTIMADO: 8.220,24PRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

07 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO CONTRATO 74/2009 PRC 56/2009 IL 02/2009OBJETO:SERVIÇOS DE FISOTERAPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: ASSOC. DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS-APAEVALOR ESTIMADO: 1.284.985,20 P/ANOPRAZO: 03/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:03/01/2011

08 - EXTRATO DO 4º TERMO ADITIVO CONTRATO 104/2009 PRC 161/2009 IL 06/2009OBJETO:SERVIÇOS DE HEMODIALISECONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: PRO-RENAL S/C LTDAVALOR ESTIMADO: 3.884.652,00 P/ANOPRAZO: 21/12/2010 ATE 21/12/2011DATA DE ASSINATURA:21/12/2010

09 - EXTRATO DO CONTRATO 02/2011 PRC 1892/2011 OBJETO:LOCAÇÃO DE IMOVELCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: IVONE GONÇALVES COUTO VIANAVALOR ESTIMADO: 4.800,00 P/ANOPRAZO: 15/02/2011 ATE 15/02/2012DATA DE ASSINATURA:15/02/2011

10 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO CONTRATO 102/2009 PRC 157/2009 IL 17/2009OBJETO:SERVIÇOS ENDOSCOPIACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: GASTROCLINICA ENDOS SERVIÇOS DE ENDOSCOPIA LTDAVALOR ESTIMADO: 105.516,00 P/ANOPRAZO: 05/01/2011 ATE 05/01/2012DATA DE ASSINATURA:05/01/2011

11 - EXTRATO DO CONTRATO 04/2011 PROCESSO 11111/2010 PP 017/2010OBJETO: FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AUTOCLAVECONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: SERCON INDUSTRIA E COMERCIO DE APARELHOS MEDICOVALOR ESTIMADO: 64.000,00PRAZO: 22/02/2011 ATE 22/02/2012DATA DE ASSINATURA:22/02/2012

12 - EXTRATO DO CONTRATO 05/2011 PROCESSO 11111/2010 PP 017/2010OBJETO: FORNECIMENTO DE APARELHOS DE TELEVISORCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: D&D EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS LTDAVALOR ESTIMADO: 1.470,00PRAZO: 22/02/2011 ATE 22/02/2012DATA DE ASSINATURA:22/02/2012

13 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 02/2010 PROCESSO 122/2009 PP 01/2009OBJETO:PRESTAÇAO DE SERVIÇOS DE CONTABILIDADE NA FARMACIA POPULARCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO:PEDRO HENRIQUE VIDIGAL COSTAVALOR ESTIMADO: 3.900,00PRAZO:16/01/2011 ATE 15/01/2012DATA DE ASSINATURA:16/01/2011

14 - EXTRATO DO CONVENIO Nº 03/2011OBJETO:APOIO DIRETO AO PORTADOR DAS DST/HIV/AIDSCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO:ASSOCIAÇÃO BARBACENENSE DE AÇÃO CONTRA AIDSVALOR ESTIMADO: 24.000,00 P/ ANOPRAZO:28/01/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:28/01/2011

15 - EXTRATO DO CONTRATO Nº 07/2011 PROCESSO 1411/2011OBJETO:FORNECIMENTO DE AGUACONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO:JOSE SILVERIO GONÇALVES-MEVALOR ESTIMADO: 7.810,00 P/ ANOPRAZO:25/02/2011 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:25/02/2011

15 - EXTRATO DO CONVENIO Nº 04/2011OBJETO:ESTAGIO TECNICO DE ENFERMAGEM E CUIDADOR DE IDOSOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO:IFET- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,C.T.DO SUDESTE DE MGVALOR ESTIMADO: PRAZO:12/01/2011 ATE 12/01/2011DATA DE ASSINATURA:12/01/2011

16 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 04/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: CLOFTHI TRANSPORTE LTDAVALOR ESTIMADO: 92.500,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

17 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 10 /2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: ADIR CARLOS DOS SANTOSVALOR ESTIMADO: 27.000,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

18 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 05/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: RICARDO JOSE COIMBRAVALOR ESTIMADO: 39.500,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

19 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 11/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: FRANCISCO DE ASSIS NOGUEIRAVALOR ESTIMADO: 23.500,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

20 - EXTRATO DO 4º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 03/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: ANDERSON EDUARDO DA SILVAVALOR ESTIMADO: 79.500,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

21 - EXTRATO DO 2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 12/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: DJALMA DE ASSI NOGUEIRAVALOR ESTIMADO: 35.000,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

22 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 09/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO:LUIZ CARLOS FARIA ALVESVALOR ESTIMADO:16.000,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010

23 - EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO AO CONTRATO 02/2009 PRC202/2008-DOBJETO:VEICULOS TERCEIRIZADOCONTRATANTE: DEMASPCONTRATADO: VALTECIR AUGUSTO DO NASCIMENTOVALOR ESTIMADO:50.000,00 P/ANOPRAZO:31/12/2010 ATE 31/12/2011DATA DE ASSINATURA:31/12/2010..............................................................................................................................................................

PORTARIA Nº 011/2011

Revoga designação feita através da Portaria 002/09.

O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE – DEMASP, no uso das atribuições de seu cargo, ao agasalho da Lei 3.154/95, combinado com a Lei Delegada Municipal nº 04, de 28 de fevereiro de 2005, art. 15, I e V alterada pelas Leis Delegadas 024/09 e 029/09,

RESOLVE:Art. 1º - Revogar a partir desta data, a designação do servidor Honório Teixeira de Carvalho Neto feita através da Portaria 002/2009 do DEMASP.Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.Barbacena, MG, aos 24 de março de 2011, 169º ano da Revolução Liberal, 81º da Revolução de 30.

LUCIANO JOSÉ SFREDODiretor Geral do DEMASPBarbacena-Minas Gerais.

..............................................................................................................................................................CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

RESOLUÇÃO Nº. 232 DE 09 DE NOVEMBRO 2010 – ATA Nº. 375

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 375ª Reunião ordinária, realizada no dia 08 de novembro de 2010, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 08/11/2010 conforme lavrado em ata nº. 375.

RESOLVE: APROVAR POR UNAMIDADE A ELEIÇÃO DE MARIA APARECIDA UMBELINO PARA SECRETÁRIA EXECUTIVA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARBACENA.

Barbacena, 09 de novembro de 2010.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 232/10 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Roberto Elias Teixeira Bedran Diretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................RESOLUÇÃO Nº. 233 DE 09 DE NOVEMBRO 2010 – ATA Nº. 375

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 375ª Reunião ordinária, realizada no dia 08 de novembro de 2010, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 08/11/2010 conforme lavrado em ata nº. 375.

RESOLVE: APROVAR POR MAIORIA ABSOLUTA O CONVÊNIO ENTRE O DEMASP E HOPITAL REGIONAL DE BARBACENA E A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARBACENA PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO “CUIDADOS PROLON-GADOS – ENFERMIDADES NEUROLÓGICAS”, PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE Nº010/2009.

Barbacena, 09 de novembro de 2010.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 233/10 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Roberto Elias Teixeira Bedran Diretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................RESOLUÇÃO Nº. 234 DE 09 DE NOVEMBRO 2010 – ATA Nº. 375

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 375ª Reunião ordinária, realizada no dia 08 de novembro de 2010, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 08/11/2010 conforme lavrado em ata nº. 375.

RESOLVE: APROVAR POR MAIORIA ABSOLUTA O CONVÊNIO ENTRE O DEMASP E O IMAIP – INSTITUTO DE MATERNIDADE, ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E POLICLÍNICA, PARA REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE LAQUEADURA TUBÁRIA E VASECTOMIA, PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE Nº010/2009.

Barbacena, 09 de novembro de 2010.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 234/10 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Roberto Elias Teixeira Bedran Diretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................RESOLUÇÃO Nº. 235 DE 09 DE NOVEMBRO 2010 – ATA Nº. 375

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 375ª Reunião ordinária, realizada no dia 08 de novembro de 2010, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 08/11/2010 conforme lavrado em ata nº. 375.

RESOLVE: APROVAR POR MAIORIA ABSOLUTA O CONVÊNIO ENTRE O DEMASP E O CEBAMS/HISA PARA REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CUIDADOS PROLONGADOS DE ENFERMIDADES CARDIOLÓGICAS E ONCOLÓGICAS, PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE Nº010/2009.

Barbacena, 09 de novembro de 2010.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 235/10 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Roberto Elias Teixeira Bedran Diretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................RESOLUÇÃO Nº. 236 DE 09 DE NOVEMBRO 2010 – ATA Nº. 375

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 375ª Reunião ordinária, realizada no dia 08 de novembro de 2010, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 08/11/2010 conforme lavrado em ata nº. 375.

RESOLVE: APROVAR POR MAIORIA ABSOLUTA O REAJUSTE, NO VALOR DE R$ 25.000,00 (VINTE E CINCO MIL REAIS), RETROTIVO A JULHO DE 2010, DO CONVÊNIO Nº. 033/2009, ENTRE O MUNICIPIO DE BARBACENA E O IMAIP.

Barbacena, 09 de novembro de 2010.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 236/10 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Roberto Elias Teixeira Bedran Diretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................RESOLUÇÃO Nº. 237 DE 09 DE NOVEMBRO 2010 – ATA Nº. 375

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 375ª Reunião ordinária, realizada no dia 08 de novembro de 2010, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 08/11/2010 conforme lavrado em ata nº. 375.

RESOLVE: APROVAR POR UNANIMIDADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CONVÊNIO DE N° 0850/2008, ENTRE O PRESTA-DOR IMAIP - INSTITUTO DE MATERNIDADE, ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E POLICLÍNICA E A SES – SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE.

Barbacena, 09 de novembro de 2010.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 237/10 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Roberto Elias Teixeira Bedran Diretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................RESOLUÇÃO Nº. 242 DE 22 de Março de 2011 – ATA Nº. 382

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em sua 382ª Reunião extraordinária, realizada no dia 21 de Março de 2011, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei 8.142 de 28/12/1990, pela Lei Municipal 3.695 de 15/02/2002 e pela Resolução n° 333 do CNS de 04/11/03. Considerando os debates ocorridos no Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada no dia 21/03/2011 conforme lavrado em ata nº. 382.

RESOLVE: APROVAR POR UNANIMIDADE O ANTEPROJETO DE LEI, QUE DEFINE MEDIDAS PARA COMBATER O TABAGISMO NO MUNICÍPIO DE BARBACENA E PROÍBE O USO DO CIGARRO E SIMILARES NOS LOCAIS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, COM RESSALVAS NOS ARTIGOS 6º, 7º E 8º.

Barbacena, 22 de Março de 2011.Maria de Guadalupe Ferrão

Presidente do CMS

Homologo a Resolução nº. 242/11 do Conselho Municipal de Saúde, nos termos do art.1º §2º da Lei Federal nº. 8142 /90 e do art. 12 da lei Municipal nº. 3695/02.

Luciano José SfredoDiretor do DEMASP

..............................................................................................................................................................

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, ÁGUA, ESGOTO E LIMPEZA URBANA - DEMAE

RELAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MARÇO 2011

CONTRATOS:

Contrato N° 05/DEMAE/2011Contratante: DEMAEContratado: Cidade das Rosas Transporte Coletivo Ltda. – CNPJ: 18.365.700/0001-45.Origem: Processo de Inexigibilidade nº 2011002097 (Inexigibilidade n.º 002/2011)Gestor: Chefe da Coordenadoria Administrativa do DEMAEObjeto: Aquisição de 22.000 (vinte e dois mil) vales-transportes, tudo conforme especificações contidas no contrato.Valor: R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais)Início: 28.01.2011 Término: 31.12.2011.

Contrato N° 06/DEMAE/2011Contratante: DEMAEContratado: Luvigás Ltda. – CNPJ: 01.606.925/0001-43.Origem: Processo de Compra Direta nº 2011002663 (Compra Direta nº 033/2011)Gestor: Chefe da Coordenadoria de Manutenção e Infraestrutura do DEMAEObjeto: Aquisição de 60 (sessenta) cargas de gás butano, tudo conforme especificações contidas no contrato.Valor: R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais)Início: Autorização de entrega Término: 31.12.2011.

Contrato N° 07/DEMAE/2011Contratante: DEMAEContratado: José Maria Duarte – CPF: 333.896.916-34.Origem: Processo de Dispensa de Licitação nº 2011002900 (Dispensa de Licitação nº 003/2011)Gestor: Chefe da Diretoria Executiva de Meio Ambiente e Limpeza Urbana do DEMAEObjeto: Locação de um galpão, tudo conforme especificações contidas no contrato.Valor: R$ 30.000,00 (trinta mil reais)Início: 16.03.2011 Término: 16.03.2012.

Contrato N° 08/DEMAE/2011Contratante: DEMAEContratado: Instituto Beneficente Padre Mestre Corrêa de Almeida – CNPJ: 17.080.920/0001-60.Origem: Processo de Dispensa de Licitação nº 2011002670 (Dispensa de Licitação nº 002/2011)Gestor: Chefe da Diretoria Executiva de Meio Ambiente e Limpeza Urbana do DEMAEObjeto: Locação de um imóvel, tudo conforme especificações contidas no contrato.Valor: R$ 12.000,00 (doze mil reais)Início: 18.03.2011 Término: 18.03.2012.

ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS:

Ata nº N° 08/DEMAE/2011Contratante: DEMAEContratado: Antônio Carlos Weiss - ME. – CNPJ: 16.709.792/0001-08.Origem: Processo de Licitação nº 2010011055/DEMAE/2010 – Pregão Presencial n.º 023/DEMAE/2010.Gestor: Chefe da Coordenadoria Administrativa.Objeto: Aquisição de 180 (cento e oitenta) milheiros de formulário de conta d’água; tudo conforme especifi-cações do edital.Valor: R$ 9.000,00 (nove mil reais).Início: 14.03.2011 Término: 14/03/2012..............................................................................................................................................................

PODER LEGISLATIVOCÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA

Processo nº. 001/2009 Contrato de Locação 02/2009Alteração Contratual – Reajuste de CondomínioGabinete Parlamentar Sala :101Locadora : Imobiliária Boratto Machado LtdaLocatária : Câmara Municipal de BarbacenaVigência: 01/03/2011 a 31/12/2011.Valor do reajuste do condomínio:R$34,35(trinta e quatro reais e trinta e cinco centavos)Valor Mensal: R$498,35(quatrocentos e noventa e oito reais e trinta e cinco centavos).

Processo nº. 001/2009 Contrato de Locação 03/2009Alteração Contratual – Reajuste de CondomínioGabinete Parlamentar Sala :501Locadora : Imobiliária Boratto Machado LtdaLocatária : Câmara Municipal de BarbacenaVigência: 01/03/2011 a 31/12/2011.Valor do reajuste do condomínio:R$35,35(trinta e cinco reais e trinta e cinco centavos)Valor Mensal: R$450,35(quatrocentos e cinqüenta reais e trinta e cinco centavos).

Processo nº. 001/2009 Contrato de Locação 08/2009Alteração Contratual – Reajuste de CondomínioGabinete Parlamentar Sala :603Locadora : Imobiliária Boratto Machado LtdaLocatária : Câmara Municipal de BarbacenaVigência: 01/03/2011 a 31/12/2011.Valo do reajuste do condomínio :R$ 13,10(treze reais e dez centavos)Valor Mensal: R$408,10(quatrocentos e oito reais dez centavos)...............................................................................................................................................................

DESPESAS COM PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Barbacena, em cumprimento ao disposto no art. 17, parágrafo único, da Constituição do Estado de Minas Gerais, divulga o montante das despesas com publicidade no 1º trimestre de 2011.

Mês Favorecido Valor (R$)Janeiro Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais 237,30 Fevereiro 0,00 Março 0,00 Total do 1º Trimestre de 2011 237,30

Barbacena, 05 de abril de 2011.

Luiz Gonzaga de Oliveira

Presidente da Câmara Municipal..............................................................................................................................................................

ALTERAÇÃO CONTRATUAL

Processo nº 0012/2011 Contrato de Fornecimento de Combustível (gasolina comum) nº 005/2011Vigência: 08/04/2011 a 31/12/2011.Valor: R$ 2,76 (dois reais e setenta e sete centavos) por litro.Contratante: Câmara Municipal de BarbacenaContratada: Comercial Belvedere Ltda...............................................................................................................................................................

12 20 de ABRIL de 2011 - Ano XIX - Nº 456

A INFORMAÇÃO EM

TEMPO REALNOTÍCIAS, VÍDEOS, FOTOS E FATOS

Acesse e fique por dentro do que acontece em sua cidade

www.barbacena.mg.gov.br