por toda a cidade - barbacena.mg.gov.brbarbacena.mg.gov.br/atos_oficiais/jornais/edicao/j440.pdf ·...

7
ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA / MG - ANO XVIII - Nº 440 - 22 DE JULHO DE 2010 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Entidade que organizará o concurso da Prefeitura e do Demasp já foi contratada Escolas públicas de Barbacena superam média nacional no IDEB CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO PÁGINA 03 PÁGINA 09 por toda a cidade OBRAS n Quatro bairros com obras do PAC n Novas Unidades Básicas de Saúde em três bairros n Avenida Sanitária em sua terceira etapa n Conjuntos habitacionais em dois bairros n Creche ProInfância no Santa Luzia n Anel rodoviário reaberto n Recapeamento asfáltico no Grogotó n Concessionária Citroën fica pronta em dezembro UBS Bairro Funcionários Avenida Sanitária PAC Bairro Nove de Março

Upload: duongmien

Post on 16-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA / MG - ANO XVIII - Nº 440 - 22 DE JULHO DE 2010 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Entidade que organizará o concurso da Prefeitura e do Demasp já foi contratada

Escolas públicas de Barbacena superam média nacional no IDEB

CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃOPÁG

INA 0

3

PÁG

INA 0

9por toda a cidadeObras

n Quatro bairros com obras do PaCn Novas Unidades básicas de saúde em três bairrosn avenida sanitária em sua terceira etapan Conjuntos habitacionais em dois bairrosn Creche ProInfância no santa Luzian anel rodoviário reaberton recapeamento asfáltico no Grogotón Concessionária Citroën fica pronta em dezembro

Ubs bairro Funcionários

avenida sanitária

PaC bairro Nove de Março

2 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 3

Prefeita Municipal: Danuza Bias Fortes; Secretário Municipal de Governo: Luciano José Sfredo; Superintendente de Comunicação: Marcelo Gonçalves; Coordenador de Jornalismo e Editor Responsável: Márcio Cleber (MG 22564/MTbRJ); Repórteres: Marina Passos e Marcos Faria; Fotógrafos: Júlio Batista e Antônio Feres; Diagramação: Paulo Lemos; Contatos: Rua Silva Jardim, 340 - Boa Morte - Barbacena - Minas Gerais - Tel.: (32) 3339-2035E-mail: [email protected] - www.barbacena.mg.gov.br

Órgão Oficial da Prefeitura Municipal de Barbacena / MG - Ano XVIII - Nº 440 - 22 de julho de 2010

Um caminho cheio de histórias para contar

As Caminhantes da Estrada Real, um grupo de mulheres que se organizaram em associação para conhecer e divulgar as be-lezas e peculiaridades desse circuito histó-rico de 1.200 quilômetros composto por vi-las, povoados e cidades, foram recebidas em Barbacena no dia 14 de julho. A ceri-mônia de chegada das mais de 20 mulheres aconteceu no pátio da Empresa Municipal de Turismo - Cenatur - e contou com a par-ticipação dos jovens músicos da Sociedade Musical Santa Cecília.

Na ocasião, a prefeita Danuza Bias For-tes ressaltou a importância do papel da mu-lher na dedicação a políticas públicas e ações que podem levar a grandes transfor-mações sociais. “Temos aqui um belo pa-trimônio histórico-cultural que necessita ser preservado e valorizado, e temos certeza de que o trabalho realizado pelas caminhantes será de grande relevância para nosso muni-cípio”, afirmou a prefeita.

A Associação das Caminhantes da Es-

trada Real - ACER - atua nas áreas de cul-tura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, educação, turismo, saúde e ação social nas comunidades visitadas. As caminhantes chegaram a Barbacena per-correndo a rota da Estrada Real, estimu-lando a melhoria das condições de vida das comunidades pelas quais passaram. Apoiar e incentivar a cultura, os valores e modos de vida dessas comunidades e promover ações que visam a preservação e valoriza-ção de patrimônios históricos, arquitetô-nicos, artísticos e paisagísticos são metas primordiais da associação.

“Há seis anos começamos nossas ca-minhadas com o objetivo de conhecer, ex-perimentar e divulgar as diversidades da Estrada Real. De Minas nós todos temos que ter muito orgulho. E Barbacena é mais uma dessas encantadoras cidades que tra-zem a beleza das terras mineiras e o cari-nho de sua gente”, enfatizou a presidente da ACER, Beth Pimenta.

barbacena recebe Caminhantes da Estrada real

As caminhantes foram recepcionadas com apresentação da banda da Sociedade Musical Santa Cecília

A aventura das Caminhantes da Es-trada Real começou em 2003, quando 21 mulheres partiram de Bom Jesus do Am-paro em direção a Conceição do Mato Dentro, mais precisamente ao distrito de Córregos. “Começamos pelo simples pra-zer de percorrer a Estrada Real”, conta a empresária Beth Pimenta.

Atualmente, o grupo é formado por 80 mulheres, entre empresárias, médicas, artis-tas plásticas, arquitetas, pedagogas, profes-

soras universitárias, juíza e donas de casa, com idade entre 30 e 68 anos. “Hoje, mais do que conhecer e viver a cultura e as paisa-gens ao longo da Estrada Real, transforma-mos nossas caminhadas num grande movi-mento social. Por onde passamos, em troca da hospitalidade e do aconchego que sem-pre recebemos, doamos alimentos, medica-mentos, roupas, material escolar e outros objetos que possam ajudar pessoas mais ne-cessitadas”, conta Beth Pimenta.

Mulheres na estrada

A Estrada Real foi criada pela Coroa por-tuguesa no século XVII, com a intenção de fis-calizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e dia-mante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal. O caminho foi usado por imperadores, solda-dos, mercadores, músicos, aventureiros e inte-lectuais, que além de produtos, carregavam ide-ais, como o de se transformar o Brasil em uma república independente. Foi por esse motivo, e para servir de exemplo para o resto da popula-ção, que partes do corpo de Tiradentes foram ex-postas em pontos estratégicos da Estrada após seu esquartejamento.

A grande movimentação e importância da

Estrada Real fizeram nascer, ao longo dos seus 1.200 quilômetros, inúmeras vilas, povoados e cidades. Com o fim do ciclo econômico de en-tão, e com a industrialização, o caminho ficou por muito tempo adormecido, o que ajudou na sua conservação e possibilitou hoje o surgimen-to de vários projetos de recuperação para explo-rar seu potencial turístico.

Atualmente, a Estrada Real abrange 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo. A união des-ses destinos reúne atrativos de sobra para uma longa viagem: são construções coloniais, igre-jas, museus, reservas ecológicas, esportes de aventura, estações de águas minerais, culinária mineira e, principalmente, nossa história.

A prefeita Danuza Bias Fortes e o diretor do Departamento Municipal de Saúde Pública, Ro-berto Bedran, assinaram na manhã desta segun-da-feira, dia 19, contrato de prestação de serviços com a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del Rei - FAUF - para a realização de concursos públicos para provimento de cargos na Prefeitura e no Demasp. A FAUF foi escolhi-da para organizar e promover o concurso através de um processo de licitação do qual participaram outras entidades especializadas. A instituição ficará responsável pela condução de todo o certame, in-cluindo preparação dos Editais, realização das ins-crições, elaboração, aplicação e correção das pro-vas e divulgação do resultado final.

As leis que criam os cargos e vagas para os con-cursos públicos da Prefeitura e Demasp já foram aprovadas na Câmara de Vereadores e publicadas na imprensa oficial do município.

Na prefeitura, serão abertas inscrições para 23 car-gos, em diversos setores da administração, com ven-cimentos iniciais que podem chegar a R$ 3.074,03. No Demasp, o concurso público deverá disponibili-zar vagas para 14 cargos nas áreas técnicas e admi-nistrativas. A quantidade de vagas para cada cargo so-mente será divulgada com a publicação dos Editais. A expectativa é de que totalizem mais de 400 vagas.

Os dois concursos devem ocorrer no segundo se-mestre deste ano, com a nomeação e posse dos apro-vados prevista para janeiro de 2011. Os concursa-dos ingressarão no quadro de servidores efetivos da Prefeitura e do Demasp em substituição a funcioná-rios que atualmente trabalham em regime de contra-to temporário.

Os dois últimos concursos realizados na Prefei-tura de Barbacena ocorreram em 1999, exclusivo para profissionais do magistério, e em 1994 para se-tores administrativos, técnicos e operacionais.

Concurso Público

Mais de na Prefeitura e Demasp

A prefeita Danuza Bias Fortes, o diretor do Demasp, Roberto Bedran, e o presidente da

FAUF, Jucélio Luiz de Paula Sales, no momento da assinatura do contrato

A Prefeitura de Barbace-na está concedendo recom-posição salarial de 5,48% a todos os servidores efetivos, contratados, aposentados e pensionistas, incluindo o pes-soal da administração indireta (Demasp e Demae), com efei-to retroativo ao mês de maio. O percentual é corresponden-te ao Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor - INPC, utilizado pelo Governo como referência para orientar os re-ajustes de salários dos traba-lhadores brasileiros.

Está previsto também um segundo reajuste de 4,20% para todos os servidores, em quatro parcelas, de setembro a dezembro, mas a concessão deste aumento ficará condi-cionada aos limites definidos

na Lei de Responsabilidade Fiscal. Um projeto de lei está sendo enviado à Câmara para a necessária autorização le-gislativa.

A Lei de Responsabilida-de Fiscal impõe aos municí-pios, aos estados e à União um “limite prudencial” de gastos com a folha de pa-gamento do funcionalismo público. O ente federado que desrespeitar o limite de 51,3% de sua receita conso-lidada com despesas de pes-soal fica sujeito a uma série de sanções administrativas e fiscais, entre elas, no caso das Prefeituras, a impossibi-lidade de receber transferên-cias de recursos federais e es-taduais e a obrigação de rea-lizar demissões.

servidor terá reajuste de 5,48%

As equipes de Estratégia de Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde do Vilela, em comemoração ao Dia de Prevenção e Combate ao Diabetes, promoveu na segunda-feira, dia 19, na praça da Penha, algumas ações preventivas. Os moradores aproveitaram para aferir a pressão arterial e a glicemia capilar. Também receberam orientações sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios para melhor qualidade de vida. Mais de 100 pessoas foram envolvidas nas atividades.

saÚDE Na PraÇa

Entidade responsável pela organização do concurso já está contratada

Os servidores contra-tados e comissionados da Prefeitura, Demasp, Fun-dac e Cenatur, que esta-vam com vencimentos atrasados, já receberam as folhas relativas aos meses de maio e junho. A atuali-zação dos pagamentos foi possível graças aos recur-sos do IPTU, que come-çaram a ser arrecadados no dia 16 de julho.

A Prefeitura e ór-gãos da Administração indireta continuam ado-tando medidas adminis-trativas e financeiras no sentido de equilibrar os gastos com a folha de pa-gamento do funcionalis-mo, comprometida, em sua maior parte, com ser-vidores efetivos, cujos vencimentos são manti-dos em dia. Mesmo com

a recomposição salarial de 5,48% que está sendo concedida pela prefeita Danuza Bias Fortes, em cumprimento à Consti-tuição Federal, a todos os efetivos, contratados, aposentados e pensio-nistas, a expectativa é de que se consiga manter os pagamentos em dia ao longo de todo o segundo semestre.

O reajuste terá im-pacto de aproximada-mente R$ 300 mil re-ais por mês na folha de pagamento. Como me-dida compensatória, a prefeita determinou a redução de gastos em todos os setores da má-quina pública e o incre-mento de ações visan-do o aumento da arre-cadação.

Contratados e comissionados já estão com vencimentos em dia

museu municipal museu marcier museu bernanos

Conheça osmuseus de Barbacena. conheça.preserve.divulgue DE

FUNDAC

museu da loucura

4 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 5

avenida sanitáriaO município de Barbacena, assim como a maioria

das cidades de porte médio e capitais brasileiras, enfren-ta graves problemas no trânsito. A cidade completará 215 anos e as vias públicas não foram dimensionadas para suportar a enorme quantidade de veículos que por elas trafegam diariamente.

A Diretoria Executiva de Trânsito e Transportes da Prefeitura Municipal compilou dados estatísticos que comprovam que, ao longo da última década, de 2000 a 2010, o número de habitantes variou de 114.126 para 128.572, um crescimento de 12,66%. No mesmo perío-do, a frota circulante de veículos variou de 25.124 para 43.096, uma variação de 71,6%.

Segundo Marcelo Senna, diretor executivo de Trânsito e Transportes, “são necessárias intervenções em determi-nadas vias públicas, restringindo áreas de estacionamento, ampliando o espaço de circulação de veículos e aumento da extensão de pontos de ônibus, para possibilitar maior flui-dez no trânsito”. Outra medida importante, segundo ele, é a implantação do sistema de estacionamento rotativo.

Barbacena possui um carro para cada três habitantes

Barbacena possui mais de 43 mil veículos; frota cresceu 71,6% em dez anos

Os desafios do

Visando proporcionar maior conforto aos usuários de trans-portes coletivos e melhor fluidez no trânsito, a Diretoria Executiva de Trânsito e Transportes - Dettran - da Prefeitura de Barbacena au-mentou a extensão de dois pontos de ônibus localizados na Av. Bias Fortes. Tal medida é essencial, pois, em virtude do espaço subdimen-sionado, ocorriam várias interrupções do fluxo de veículos na refe-rida avenida quando três ou mais ônibus necessitavam desembarcar passageiros, explica Marcelo Senna, Diretor Executivo da Dettran. Ainda com o intuito de beneficiar a coletividade, o ponto de ôni-bus localizado na Av. Marechal Floriano Peixoto (próximo a anti-ga Fábrica São José) será transferido para após o portão de entra-da da antiga fábrica e também ficará com maior extensão. No lo-cal, também será implantada uma faixa para travessia de pedestres. No Pontilhão, o retorno do ponto de ônibus para a Rua Sena Madu-reira já está em obras. Segundo Marcelo Senna, será construída no local uma área específica para embarque e desembarque de passa-geiros, de forma a não prejudicar o fluxo de veículos no local.

Dettran municipal realiza adequações em pontos de ônibus

No Pontilhão, ponto de ônibus está retornando ao antigo local

Já está liberado para tráfego de veículos o trecho do anel rodoviário que foi danificado pelas chuvas em janeiro deste ano. A pista foi reaberta no último sábado, dia 17, depois de uma grande obra de restauração realizada em caráter de emergência sob a supervisão do Departamento Nacional de Infraetrutura de Transportes - DNIT. O anel rodoviário é a via que liga a BR-040 à BR-265, passando próxi-mo aos bairros Guarani, Grogotó e Santa Ma-ria, por trás do Parque de Exposições.

Uma forte chuva ocorrida em janeiro deste ano danificou uma galeria metálica por onde passa um córrego, por baixo do asfal-to, o que provocou a queda de parte da es-trada, impedindo a passagem de automóveis. Assim que aconteceu o problema, a Prefei-tura solicitou ao DNIT a recuperação urgen-

te do trecho, por onde circula diariamente uma grande quantidade de veículos, princi-palmente caminhões e carretas. Com a pis-ta interditada, foi necessário providenciar a abertura de uma variante na parte baixa do bairro Grogotó, para evitar que o tráfego fos-se desviado para dentro da cidade, o que po-deria comprometer toda a estrutura viária da avenida Prefeito Simão Tamm, Pontilhão e avenida Governador Bias Fortes.

Durante sete meses, as pessoas que mo-ram na parte baixa do bairro Grogotó convi-veram com os riscos oferecidos por um in-tenso tráfego de veículos pesados passando próximo às suas casas, e bem em frente à Escola Municipal Oswaldo Fortini, onde es-tudam centenas de crianças e adolescentes. Com a reabertura do anel rodoviário, a circu-

lação de veículos na região voltou à norma-lidade, apenas com trânsito local, e o DNIT ainda compensou o município com o reca-peamento asfáltico da rua Coronel Teodoro Gomes de Araújo, por onde o trânsito estava sendo desviado, e do trevo que dá acesso da BR 265 ao bairro Grogotó.

Para a recuperação do trecho destruído pelas chuvas, foram construídos 49 metros das duas galerias subterrâneas que passaram a ser de concreto. Cada galeria tem aproxi-madamente 9m² de área, o que facilitará o escoamento da água, principalmente em dias de fortes chuvas. Houve também a recompo-sição da pista numa extensão de aproxima-damente 100 metros. As obras estão sendo executadas pela C.C.M. Construtora Centro Minas a um custo de R$ 2.329.858,57.

A pista danificada pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade no mês de janeiro já está recuperada; o DNIT

compensou o município com o recapeamento asfáltico da rua Coronel Teodoro Gomes de Araújo, no Grogotó (no destaque)

Concluídas obras doanel rodoviário

As obras da terceira etapa da Ave-nida Sanitária, que compreende o tre-cho que liga o bairro Santa Tereza até a avenida Pereira Teixeira, seguem em ritmo acelerado. Um investimen-to de R$ 5.752.356,02 em serviços de infraestrutura viária, urbanização e in-fraestrutura sanitária, que vai melho-rar a vida de milhares de pessoas que residem naquela região da cidade.

Nesta terceira etapa da Avenida Sa-nitária, somente os serviços de abertu-ra das pistas, pavimentação, urbaniza-ção e construção de ponte de acesso ao bairro Monsenhor Mário Quintão estão orçados em R$ 2.939.354,15, dos quais R$ 587.870,83 são investi-mentos diretos da Prefeitura de Bar-bacena e o restante disponibilizado pelo Governo do Estado. Outros R$ 2.813.001,87 estão sendo aplicados na construção de redes de esgoto que englobam interceptores sanitários, dos quais, R$ 281.300,19 são recur-sos próprios da Prefeitura.

A rede de esgoto está sendo esten-dida até a região que compôs a primei-ra etapa da obra, entre a avenida Perei-ra Teixeira e a rua Lino Armond, por-que o serviço deixou de ser feito em 2008, quando aquele trecho foi inau-gurado. Na segunda etapa, inaugura-

da no ano passado, c o m p r e -e n d e n -do o tre-cho entre a rua Lino A r m o n d até a rua Bahia, os intercep-tores sani-tários já estão construídos.

Quando toda a Avenida Sanitá-ria estiver pronta, terá uma extensão de quase 1,5km, desde o bairro San-ta Tereza até a rua Bahia, com duas pistas totalmente urbanizadas, ga-leria central para circulação da água do córrego Lage e rede de esgoto em toda a sua trajetória. O custo total da obra, em suas três etapas, está estima-do em R$ 14.222.629,00, dos quais, R$ 4.203.029,67 representam investi-mentos diretos em saneamento básico e R$ 10.019.599,33 em infraestrutura viária e urbanização. A Prefeitura par-ticipa com um aporte financeiro de R$ 1.840.679,00 e os demais recursos são do Governo do Estado, através da Se-cretaria de Transportes e Obras Públi-cas e do BDMG.

A Prefeitura Municipal está realizando obras de contenção da ala lateral do córrego da Rua Bahia, que apresenta diversos pontos de de-sabamento. A estrutura utilizada na época para a canalização do cór-rego - obra feita na década de 90 - se desgastou com o tempo e está completamente deteriorada.

Os serviços que estão sendo executados agora representam ape-nas um paliativo, para evitar que toda a estrutura entre em colapso, com risco inclusive de desmoronamento das pistas em ambos os la-dos da Rua Bahia. A solução definitiva seria a reconstrução de toda a ala lateral do córrego com ferragem e concreto, exatamente como está sendo feito na construção da Avenida Sanitária, o que representa um dispêndio para o qual a Prefeitura não dispõe de recursos atualmente.

O secretário municipal de Obras, Giovanni Anderson, explica que a administração municipal está tentando obter verbas junto aos governos federal e estadual para a recuperação de toda a extensão do córrego da Rua Bahia. “Enquanto isso não acontece - diz ele - esta-mos fazendo o que é possível, com nossos próprios recursos, para evi-tar o pior”.

Quando toda a avenida Sanitária estiver pronta, terá uma extensão de

aproximadamente 1,5 km

Já estão em pleno andamento as obras da conces-sionária Citroën em Barbacena. Com investimentos que ultrapassam R$ 2,5 milhões, o Grupo Union chega à cidade para movimentar a economia local e gerar em-pregos. A expectativa é de que a nova concessionária seja inaugurada no final de 2010.

A Union Barbacena será a terceira concessionária da marca Citroën pertencente ao Grupo Union, inte-grando uma rede sólida e com padrões internacionais de qualidade. Instalada numa área de 4.000m² às mar-gens da BR-040, adquirida por R$ 650.000,00 em lei-lão promovido pela Prefeitura, a empresa projeta ven-das anuais de até 250 veículos novos e 100 semi-novos. Será uma concessionária completa, com atendimento em vendas, peças e serviços.

Moderna e arquitetonicamente avançada, a Union Barbacena será equipada com showroom climatizado para veículos novos e semi-novos, setores administra-tivos e oficina dotada de equipamentos de última ge-ração. As instalações da concessionária foram projeta-das e finalizadas de acordo com o novo padrão mundial da Citroën, tudo decorado atendendo às exigências dos projetos de interiores que vieram da França.

Justificando a escolha de Barbacena para mais este empreendimento, o sócio-diretor do grupo Citroën Union, Edenilson Stefanini, explica, com base em pes-quisas de mercado, que “o município tem registrado um crescimento forte e hoje já figura entre as melhores cidades de Minas com sua base econômica diversifica-da nos setores comercial, industrial e agronegócio”.

A abertura de uma nova concessionária em Barba-cena é estratégica para a marca na região, ampliando o raio de atuação do grupo Citroën Union, que já opera com sucesso em Juiz de Fora, Ubá e futuramente em Petrópolis-RJ.

Citroën barbacena será inaugurada em dezembro

4 Investimentos do Grupo Citroën Union em Barbacena ultrapassam R$ 2,5 milhões.

4 A concessionária Citroën vai gerar cerca de 40 empregos diretos e indiretos.

4 Terceira concessionária Citroën do Grupo Union, a nova empresa será localizada às margens da BR-040.

4 As obras serão iniciadas neste mês de junho e a inauguração deverá acontecer ainda neste ano de 2010.

4 A Union Barbacena projeta vendas anuais de cerca de 250 veículos novos e 100 seminovos

Citroën em barbacenaPrefeitura realiza obra de contenção na

Os serviços realizados são apenas um paliativo para evitar que a estrutura fique ainda mais danificada

Obras em ritmo aceleradoavenida sanitária

Juntamente com as obras da terceira fase da Avenida Sanitária,

que vai interligar toda a região Oeste da cidade, partindo do bairro

Santa Tereza até a Rua Bahia, está sendo realizada também a construção de uma nova ponte

ligando a região da Boa Morte ao bairro Monsenhor Mário Quintão,

que estava com seu acesso comprometido desde a queda da antiga ponte, ocorrida em 2008,

durante as chuvas de fim de ano. Os trabalhos já estão entrando em

fase final e a ponte deverá ficar pronta já neste mês de agosto.

Durante quase dois anos, os moradores do bairro Monsenhor

Mário Quintão conviveram com a dificuldade de acesso ocasionada

pela falta da ponte. As rotas alternativas obrigavam as pessoas

a perderem tempo e causavam transtornos tanto para quem

dirige como para quem utiliza o transporte coletivo. A construção

da nova ponte, que a Prefeitura conseguiu incluir no projeto da

Avenida Sanitária, representa uma solução definitiva para o problema

de acesso ao bairro Monsenhor Mário Quintão.

rua bahia

6 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 7

baIrrO GUaraNI

baIrrO NOVE DE MarÇObaIrrO saNTa MarIa

baIrrO NOVa CIDaDE

Começam as obras do PaC em barbacena

Já começaram a ser executados os primeiros serviços de um pacote de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Barbacena. Atingindo um investimento total de R$ 6.170.000,00, com aporte de recursos federais da ordem de R$ 5.000.000,00 e contrapartida da Prefeitu-ra no montante de R$ 1.170.000,00, as obras do PAC vão beneficiar diretamente cerca de 6 mil pessoas que residem nos bairros Nove de Março, Santa Maria, Guarani e Nova Cidade. São diversas ações nas áreas de infraestrutura viá-ria, saneamento básico, abastecimento de água, habitação e revitalização urbana.

As obras do PAC promovem revitalização urbana e de-senvolvimento social nas regiões em que estão inseridas.

Infraestrutura e revitalização urbana em quatro bairros da cidade

Calçamento de 19 ruasConstrução de uma creche comunitáriaConstrução de 31 casas popularesreforma de 2 casasConstrução de uma escada de acesso ao bairroDrenagem de águas pluviais

asfaltamento de uma ruaCalçamento de 5 ruasConstrução de uma creche comunitáriaConstrução de 33 casas popularesDrenagem de águas pluviais

bairro santa Maria (região Norte)asfaltamento de 7 ruasCalçamento de 2 ruasConstrução de 3 casasreforma de 7 casasConstrução de uma passarela de ligação com o bairro João Paulo II

asfaltamento de 5 ruasCalçamento de uma ruaConstrução de 9 casas populares

8 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 9

Mais um novo empreendimento habitacional em Barbace-na já está se tornando realidade, desta vez, no bairro Santa Efi-gênia, onde estão sendo construídos 360 apartamentos no âm-bito do programa Minha Casa, Minha Vida. As obras tiveram início recentemente e, no momento, os trabalhos são de terra-plenagem do terreno. O empreendimento ocupará uma área de 18 mil m² de um terreno localizado entre os bairros Santa Efi-gênia e Pontilhão.

O conjunto habitacional será composto por 15 prédios, cada um com 24 apartamentos. Cada apartamento terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área de serviço. As obras são executadas pela Clip Empreendimentos e Constru-ção Ltda. Os investimentos são de R$ 15.120.000,00, financia-dos pela Caixa Econômica Federal.

As residências serão destinadas a pessoas com renda fami-liar mensal inferior a três salários mínimos, que tenham feito inscrição na Prefeitura de Barbacena, para o Programa Minha Casa, Minha Vida, no ano passado, e que estejam incluídas no Cadastro Único do Governo Federal que identifica cidadãos em situação de risco social. As famílias selecionadas assinarão con-trato com a Caixa Econômica Federal e receberão os apartamen-tos para pagar em até 120 prestações, cujos valores mensais va-riam de R$ 50,00 a R$ 150,00 reais, conforme a renda familiar.

O programa Minha Casa, Minha Vida chegou a Barbacena numa parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. Além do conjunto habita-cional que está sendo construído no bairro Santa Efigênia, outro empreendimento, com 290 casas, está em fase final de constru-ção no bairro Nova Cidade.

Minha Casa, Minha Vida

Obras a todo vapor

barbacena

no bairro santa Efigênia

As escolas públicas de Barbacena atingiram notas acima da média nacional projetada para o ano de 2009, no que diz respeito ao chamado Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica - IDEB -, utilizado como parâmetro para medir a qualidade do ensino no país. A avaliação deste ano envolveu alunos matriculados no 5º ano e no 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais, e em ambos os segmentos a educação em Barbacena foi aprovada.

No primeiro ano de vigência do IDEB, em 2007, Barbacena ficou abaixo da média no segmento de alu-nos do 5º ano do ensino fundamental, atingindo nota 4,6 contra uma meta nacional projetada de 5,0. Em 2009, no entanto, a média projetada para a mesma sé-rie foi de 5,3 e a escola pública de Barbacena atingiu nota 5,9, apontando um significativo salto de qualida-de em apenas três anos.

Ocorreu também evolução no segmento de alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental. Em 2007, a média projetada era de 4,1 e o município atin-giu nota 4,4. Em 2009, o índice das escolas públicas de Barbacena saltou para 4,6, contra uma média na-cional projetada em 4,3.

Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica reúne num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempe-nho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Cen-so Escolar, e médias de desempenho na Prova Bra-sil para os municípios.

O IDEB é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela me-lhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito na-cional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atua-lizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais interme-diárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.

no IDEb

2007 2010

Ensino Fundamental5º ano

Ensino Fundamental9º ano

Evolução do IDEB em Barbacena

4,6

4,4

4,6

5,9

O IDEB serve como

parâmetro para avaliação

da qualidade do ensino

no país

Casas quase prontas

no bairro Nova CidadeNo bairro Nova Cidade, as 290 unidades residenciais do

Programa Minha Casa, Minha Vida já estão em fase final de construção. Os dois empreendimentos juntos vão propor-cionar a Barbacena 650 novas moradias para famílias de baixa renda, reduzindo o déficit habitacional do município.

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, já está selecionando as primeiras 180 pessoas a serem contempladas com casas no bairro Nova Cidade. Outras 110 pessoas serão selecionadas numa segunda chamada.

A seleção é feita tendo por base as inscrições realizadas no ano passado, especificamente para o Programa Minha Casa, Minha Vida, e o Cadastro Único do Governo Federal, utilizado como referência para o Programa Bolsa Família. É dada preferência para candidatos com menos renda fami-liar per capta.

Depois das casas construídas, o bairro Nova Cida-de vai ganhar também uma creche construída em par-ceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do PAC.

Vinte professores da rede pública municipal, que atuam em bibliotecas, participaram do curso “Entre Leito-res, Livros e Professores: a biblioteca e a leitura literária nas escolas munici-pais de Barbacena”, realizado nas de-pendências da unidade local da Uni-versidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão idealizado pela professora Maria de Fátima Teixeira Gomes, com a participação das pro-

fessoras Elisabeth Gonçalves de Sou-za e Janaína de Assis Rufino, além de alunas bolsistas do curso de Pedagogia da UEMG Barbacena.

De acordo com a coordenado-ra Maria de Fátima Teixeira Gomes, as profissionais estarão mais aptas a elaborar projetos pedagógicos di-recionados para a leitura literária. “Esse curso faz parte de um projeto de estágio e extensão e foi pensado a partir de demandas da comunidade

com o objetivo de construir de for-ma progressiva o conhecimento so-bre a biblioteca e a leitura literária, buscando comportamentos críticos por parte dos alunos, de forma que as bibliotecas possam ser utilizadas da maneira mais proveitosa por toda a comunidade escolar”, explica.

O curso teve duração de sete en-contros, todos semanais, e, ao final, os professores receberam certifica-dos de participação.

Professores da rede municipal fazem curso de qualificação

www.barbacena.mg.gov.brwww.barbacena.mg.gov.brAcesse e fique por dentro do que acontece em sua cidade

10 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440 11

PODER EXECUTIVO

DECRETOS MUNICIPAISDECRETO MUNICIPAL Nº 6.813

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$640.780,00 (seiscentos e quarenta mil setecentos e oitenta reais), para reforço da seguinte dotação orçamentária:2010027002.0205.04.0052.2538.339030.00 – Manutenção da Diretoria Executiva de Trânsito e Transporte ........................................................................................................................................... 640.780,00 Art. 2º Para cobertura parcial dos créditos abertos por força do presente Decreto, no valor de R$ 640.780,00 (seiscentos e quarenta mil setecentos e oitenta reais), será usado como recurso o superávit financeiro.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 02 de março de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.833

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições legais e:Considerando o disposto no artigo 44 da Lei nº 4.197, de 13 de julho de 2009, Lei de Diretrizes para o Orça-mento Financeiro de 2010;Considerando a necessidade de relocar créditos orçamentários dentro de uma mesma categoria de programa-ção, de forma a adequar os créditos orçamentários a execução orçamentária da despesa.

DECRETA:Art. 1º Fica autorizado o remanejamento de saldos orçamentários entre as naturezas de despesas pertencentes a mesma categoria de programação, na forma e nos valores discriminados a seguir: R$1.645.399,25 (um milhão, seiscentos e quarenta e cinco mil, trezentos e noventa e nove reais e vinte e cinco centavos).

CRÉDITOS FICHA VALOR02.0220.04.122.0001.2407.319113.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102033 30.003,20

02.0220.04.122.0001.2407.319034.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102032 0,01

02.0220.04.122.0001.2407.319016.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102031 0,01

02.0220.04.122.0001.2407.319013.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102030 0,01

02.0220.04.122.0001.2407.319011.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102029 802.254,01

02.0220.04.122.0001.2407.319009.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102028 503,00

02.0220.04.122.0001.2407.319004.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102027 0,01

02.0220.04.122.0001.2407.312013.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102026 14.024,22

02.0220.04.122.0001.2407.312004.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20102025 0,01

02.0220.06.0001.2550.449052.00 – Manutenção da Defesa Civil 20102024 3.070,26

02.0220.06.0001.2550.339039.00 – Manutenção da Defesa Civil 20102023 2.400,00

02.0220.06.0001.2550.339036.00 – Manutenção da Defesa Civil 20102022 1.200,00

02.0220.06.0001.2550.339030.00 – Manutenção da Defesa Civil 20102021 3.500,00

02.0220.04.122.0001.2408.449052.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20102038 8.843,48

02.0220.04.122.0001.2408.339039.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20102037 3.837,03

02.0220.04.122.0001.2408.339036.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20102036 1.000,00

02.0220.04.122.0001.2408.339030.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20102035 4.795,00

02.0220.04.122.0001.2408.339014.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20102034 5.000,00

02.0206.12.361.0035.2487.339093.74 – Manutenção Trans-porte Escolar -Recurso PNATE 20100512 54.500,00

02.0220.04.0052.2537.449052.95 – Ampliação/Manutenção Sistema de Trans. Urbano Recurso Multa - Municipal 20102044 2.389,77

02.0220.04.0052.2537.339039.95 – Ampliação/Manutenção Sistema de Trans. Urbano Recurso Multa - Municipal 20102043 5.000,00

02.0220.04.0052.2537.339036.95 – Ampliação/Manutenção Sistema de Trans. Urbano Recurso Multa - Municipal 20102042 1.000,00

02.0220.04.0052.2537.339035.95 – Ampliação/Manutenção Sistema de Trans. Urbano Recurso Multa - Municipal 20102041 6.000,00

02.0220.04.0052.2537.339030.95 – Ampliação/Manutenção Sistema de Trans. Urbano Recurso Multa - Municipal 20102040 12.100,00

02.0220.04.0052.2537.319034.95 – Ampliação/Manutenção Sistema de Trans. Urbano Recurso Multa - Municipal 20102039 4.500,00

02.0220.04.0052.2538.449052.00 – Manutenção Diretoria Exe-cutiva Trânsito e Transporte 20102049 2.499,23

02.0220.04.0052.2538.339039.00 – Manutenção Diretoria Exe-cutiva Trânsito e Transporte 20102048 8.000,00

02.0220.04.0052.2538.339036.00 – Manutenção Diretoria Exe-cutiva Trânsito e Transporte 20102047 1.800,00

02.0220.04.0052.2538.339030.00 – Manutenção Diretoria Exe-cutiva Trânsito e Transporte 20102046 646.780,00

02.0220.04.0052.2538.339014.00 – Manutenção Diretoria Exe-cutiva Trânsito e Transporte 20102045 1.900,00

02.0206.12.306.0033.2482.339093.73 – Manutenção de Apoio ao Programa de Alimentação Escolar PNAE/FNDE 20100418 18.500,00

TOTAL 1.645.399,25

Saldo reduzido para as seguintes dotações.

RECURSOS FICHA VALOR02.0201.04.122.0001.2407.319113.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100087 30.003,20

02.0201.04.122.0001.2407.319034.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100086 0,01

02.0201.04.122.0001.2407.319016.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100085 0,01

02.0201.04.122.0001.2407.319013.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100084 0,01

02.0201.04.122.0001.2407.319011.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100083 802.254,01

02.0201.04.122.0001.2407.319009.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100082 503,00

02.0201.04.122.0001.2407.319004.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100081 0,01

02.0201.04.122.0001.2407.312013.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100080 14.024,22

02.0201.04.122.0001.2407.312004.00 – Pagamento Pessoal Guarda Municipal 20100079 0,01

02.0201.06.182.0001.2550.449052.00 – Manutenção da De-fesa Civil 20100138 3.070,26

02.0201.06.182.0001.2550.339039.00 – Manutenção da De-fesa Civil 20100137 2.400,00

02.0201.06.182.0001.2550.339036.00 – Manutenção da De-fesa Civil 20100136 1.200,00

02.0201.06.182.0001.2550.339030.00 – Manutenção da De-fesa Civil 20100135 3.500,00

02.0201.04.122.0001.2408.449052.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20100092 8.843,48

02.0201.04.122.0001.2408.339039.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20100091 3.837,03

02.0201.04.122.0001.2408.339036.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20100090 1.000,00

02.0201.04.122.0001.2408.339030.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20100089 4.795,00

02.0201.04.122.0001.2408.339014.00 – Manutenção da Guar-da Municipal 20100088 5.000,00

02.0206.12.361.0035.2487.339036.74 – Manutenção Trans-porte Escolar Recurso PNATE 20100509 54.500,00

02.0205.04.453.0052.2537.449052.95 – Ampliação Manuten-ção Sistema Transporte Recurso Multa Municipal 20100268 2.389,77

02.0205.04.453.0052.2537.339039.95 – Ampliação Manuten-ção Sistema Transporte Recurso Multa Municipal 20100267 5.000,00

02.0205.04.453.0052.2537.339036.95 – Ampliação Manuten-ção Sistema Transporte Recurso Multa Municipal 20100266 1.000,00

02.0205.04.453.0052.2537.339035.95 – Ampliação Manuten-ção Sistema Transporte Recurso Multa Municipal 20100265 6.000,00

02.0205.04.453.0052.2537.339030.95 – Ampliação Manuten-ção Sistema Transporte Recurso Multa Municipal 20100264 12.100,00

02.0205.04.453.0052.2537.319034.95 – Ampliação Manuten-ção Sistema Transporte Recurso Multa Municipal 20100263 4.500,00

02.0205.04.453.0052.2538.449052.00 – Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transporte 20100273 2.499,23

02.0205.04.453.0052.2538.339039.00 – Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transporte 20100272 8.000,00

02.0205.04.453.0052.2538.339036.00 – Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transporte 20100271 1.800,00

02.0205.04.0052.2538.339030.00 – Manutenção Diretoria Exe-cutiva de Trânsito e Transporte 20100270 646.780,00

02.0205.04.453.0052.2538.339014.00 – Manutenção Diretoria Executiva Trânsito e Transporte 20100269 1.900,00

02.0206.12.306.0033.2482.339039.73 – Manutenção de Apoio ao Programa de Alimentação Escolar PNAE/FNDE 20100417 18.500,00

TOTAL 1.645.399,25

Art.2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 15 de abril de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.836

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$531.966,40 (quinhentos e trinta e um mil novecentos e sessenta e seis reais e quarenta centavos), para reforço da seguintes dotações orçamentárias:2010006302.0201.04.122.0001.2403.319011.00 – Pagamento de Pessoal do Vice-Prefeito ... 23.000,002010017702.0203.04.123.0001.2416.339092.00 – Manutenção Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças ............................................................................................................ 20.649,002010017702.0203.04.123.0001.2416.339092.00 – Manutenção Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças .............................................................................................................. 2.750,002010019602.0203.04.123.0001.2419.339039.00 – Implantação Controle Tributos Informática/Via Internet ............................................................................................................................................ 280.000,002010019902.0203.28.843.0000.0100.329021.00 – Amortização de Encargos Previstos nos Contratos .................................................................................................................................................... 10.000,002010021402.0204.04.122.0001.2422.449052.00 – Manutenção da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos .................................................................................................................. 200,002010051802.0206.12.361.0035.2547.319034.79 – Manutenção Transporte Escolar Ensino Fundamental – Recurso QESE .......................................................................................................................... 3.622,002010051802.0206.12.361.0035.2547.319034.79 – Manutenção Transporte Escolar Ensino Fundamental – Recurso QESE .......................................................................................................................... 2.500,002010052102.0206.12.361.0035.2547.339039.79 – Manutenção Transporte Escolar Ensino Fundamental – Recurso QESE .......................................................................................................................... 7.760,002010065702.0207.24.122.0001.2434.319011.00 – Pagamento de Pessoal Superintendência de Comunica-ção ....................................................................................................................................... 99.366,402010068302.0208.20.122.0001.2447.339039.00 – Manutenção Secretaria Municipal de Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento .............................................................................................................. 10.710,002010068902.0208.20.304.0049.1242.449051.00 – Construção/Equipagem do Serviço Inspeção Municipal ............................................................................................................................................. 13.001,002010076802.0209.08.243.0041.2645.339036.00 – Manutenção do Conselho Tutelar ................7.500,002010085502.0212.04.122.0001.2409.319011.00 – Pagamento Pessoal Secretaria Municipal de Indústria e Comércio ................................................................................................................................ 7.908,002010085502.0212.04.122.0001.2409.319011.00 – Pagamento Pessoal Secretaria Municipal de Indústria e Comércio .............................................................................................................................. 12.000,002010205002.0220.04.453.0052.2538.312013.00 – Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transpor-te ........................................................................................................................................... 5.000,002010205102.0220.04.453.0052.2538.319004.00 – Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transpor-te ......................................................................................................................................... 26.000,00 Art. 2º Para cobertura total dos créditos abertos por força do presente Decreto, será usado como recurso a re-dução, no valor de R$531.966,40 (quinhentos e trinta e um mil novecentos e sessenta e seis reais e quarenta centavos), das seguintes dotações orçamentárias:2010004202.0201.04.122.0001.2401.339014.00 – Manutenção das Atividades do Gabinete do Prefeito ................................................................................................................................................. 15.000,002010004602.0201.04.122.0001.2401.339033.00 – Manutenção das Atividades do Gabinete do Prefeito ................................................................................................................................................... 6.000,002010005202.0201.04.122.0001.2401.449052.00 – Manutenção das Atividades do Gabinete do Prefeito ................................................................................................................................................... 2.000,002010019802.0203.28.841.0000.0103.469071.00 – Amortização do Principal da Dívida por Contrato ....................................................................................................................................................... 10.000,002010021002.0204.04.122.0001.2422.339036.00 – Manutenção da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos .................................................................................................................. 200,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado ...................................................................................................................... 2.500,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................... 20.649,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................... 13.001,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................... 99.366,402010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................... 31.000,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................. 280.000,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado ...................................................................................................................... 2.750,002010046402.0206.12.361.0029.2462.339030.79 – Manutenção Ensino Fundamental – Recurso QESE ..................................................................................................................................................... 7.760,002010046402.0206.12.361.0029.2462.339030.79 – Manutenção Ensino Fundamental – Recurso QESE ..................................................................................................................................................... 3.622,002010068802.0208.20.122.0001.2448.339039.00 – Manutenção Apreensão Animais ............. 10.710,002010077102.0209.08.244.0041.1508.449052.00 – Implantação da Casa dos Conselhos ...........6.000,002010077202.0209.08.244.0041.1508.449061.00 – Implantação da Casa dos Conselhos ......... 1.500,002010086002.0212.04.122.0001.2410.339014.00 – Manutenção da Secretaria Municipal de Indústria e Co-mércio .................................................................................................................................... 1.000,002010086202.0212.04.122.0001.2410.339033.00 – Manutenção da Secretaria Municipal de Indústria e Co-mércio .................................................................................................................................... 1.999,002010086802.0212.04.122.0001.2453.339035.00 – Projeto de Planejamento Estratégico Desenvolvimento Econômico .............................................................................................................................. 1.999,992010087002.0212.04.122.0001.2453.339039.00 – Projeto de Planejamento Estratégico Desenvolvimento Econômico .............................................................................................................................. 3.910,002010087102.0212.04.331.0054.2539.339030.00 – Programa para Informação Orientação para Trabalha-dor Desempregado ................................................................................................................... 2.000,002010087202.0212.04.331.0054.2539.339036.00 – Programa para Informação Orientação para Trabalha-dor Desempregado ................................................................................................................... 1.999,002010087302.0212.04.331.0054.2539.339039.00 – Programa para Informação Orientação para Trabalha-dor Desempregado ................................................................................................................... 3.000,002010087802.0212.22.122.0054.2541.339030.00 – Promoção do Desenvolvimento Industrial .................................................................................................................................................................. 2.999,992010088102.0212.22.122.0054.2541.449052.00 – Promoção do Desenvolvimento Industrial .................................................................................................................................................................. 1.000,02Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 15 de abril de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................

DECRETO MUNICIPAL Nº 6.839

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$2.440.520,00 (dois milhões, quatrocentos e quarenta mil quinhentos e vinte reais), para reforço da seguintes dotações orçamentárias:2010023702.0204.04.122.0001.2426.319113.00 – Pagamento Pessoal Secretaria Municipal de Adminis-tração e Recursos Humanos .................................................................................................... 50.000,002010085502.0212.04122.0001.2409.319011.00 – Pagamento Pessoal da Secretaria Municipal de Indús-tria e Comércio .................................................................................................................... 314.000,002010115503.0302.17.512.0003.2084.339039.00 – Manter as Atividades da Limpeza Pública ............................................................................................................................................................1.300.000,002010135105.0501.10.122.0011.2043.319004.44 - Manutenção Atividades do Conselho Municipal de Saú-de ...........................................................................................................................................1.500,002010146305.0503.10.301.0007.2039.319113.44 – Manutenção das Atividades Unidades Básicas de Saú-de .........................................................................................................................................25.000,002010149805.0503.10.301.0007.2156.319004.44 – Manutenção das Atividades da Odontologia Básica ................................................................................................................................................... 10.000,002010151005.0503.10.301.0007.2156.339039.44 - Manutenção das Atividades da Odontologia Básica ..................................................................................................................................................... 2.000,002010151405.0503.10.302.0008.2047.319011.44 – Manutenção das Atividades do Centro de Especialida-des Médicas .......................................................................................................................... 25.000,002010151405.0503.10.302.0008.2047.319011.44 - Manutenção das Atividades do Centro de Especialida-des Médicas ........................................................................................................................ 200.000,002010158705.0504.10.125.0011.2046.319004.44 – Manutenção Gerência Regulação Controle Avaliação e Auditoria ............................................................................................................................... 10.500,002010167905.0505.10.301.0010.2157.339036.52 – Manutenção das Atividades da Farmácia Popular – Re-curso do Ministério da Saúde .................................................................................................. 10.000,002010170705.0505.10.302.0008.2075.339030.05 – Manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Ur-gência SAMU ......................................................................................................................... 10.000,002010184105.0505.10.0009.2019.319004.57 – Manutenção das Atividades Vigilância Epidemiológica Re-curso do Ministério da Saúde .................................................................................................. 52.000,002010184905.0505.10.0009.2019.339030.57 - Manutenção das Atividades Vigilância Epidemiológica Recur-so do Ministério da Saúde ....................................................................................................... 10.000,002010202902.0220.04.122.0001.2407.319011.00 – Pagamento de Pessoal da Guarda Municipal ............................................................................................................................................................ 50.885,002010203302.0220.04.122.0001.2407.319113.00 - Pagamento de Pessoal da Guarda Municipal .......................................................................................................................................................... 200.000,002010205302.0220.04.453.0052.2538.319011.00 – Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transpor-te ......................................................................................................................................... 66.750,002010205602.0220.04.453.0052.2538.319113.00 - Manutenção Diretoria Executiva de Trânsito e Transpor-te ......................................................................................................................................... 52.000,002010206002.0220.06.182.0001.2550.319011.00 – Manutenção da Defesa Civil ................... 50.885,00Art. 2º Para cobertura total dos créditos abertos por força do presente Decreto, será usado como recurso a redução, no valor de R$2.440.520,00 (dois milhões, quatrocentos e quarenta mil quinhentos e vinte reais), das seguintes dotações orçamentárias:2010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado ............................................................................................................... 1.300.000,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 - Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................. 483.635,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 – Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................... 50.885,002010027602.0205.17.512.0004.2655.449093.00 - Ampliação Melhorias Abastecimento Água/Esgoto – Convênio Estado .................................................................................................................. 250.000,002010137105.0502.10.122.0011.2132.319009.44 – Manutenção das Atividades Diretoria Executiva admi-nistrativa e Financeira ............................................................................................................... 7.000,002010137205.0502.10.122.0011.2132.319011.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva administrativa e Financeira ...................................................................................... 200.000,002010137405.0502.10122.0011.2132.319016.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva adminis-trativa e Financeira ................................................................................................................. 12.000,002010137705.0502.10.122.0011.2132.339008.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva admi-nistrativa e Financeira ............................................................................................................. 14.000,002010137805.0502.10.122.0011.2132.339030.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva admi-nistrativa e Financeira ............................................................................................................. 40.000,002010138205.0502.10.122.0011.2132.339039.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva admi-nistrativa e Financeira ............................................................................................................. 50.000,002010138405.0502.10.122.0011.2132.339093.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva admi-nistrativa e Financeira ............................................................................................................. 13.000,002010138505.0502.10.122.0011.2132.449052.44 - Manutenção das Atividades Diretoria Executiva admi-nistrativa e Financeira ............................................................................................................. 10.000,002010171105.0505.10.302.0008.2075.449052.05 – Manutenção Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU ................................................................................................................................. 10.000,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 28 de abril de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.844

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$8.000,00 (oito mil reais), para reforço da seguintes dotações orçamentárias:2010184905.0505.10.0009.2019.339030.57 - Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica Recurso Ministério da Saúde ................................................................................................................. 8.000,00Art. 2º Para cobertura total dos créditos abertos por força do presente Decreto, será usado como recurso a redução, no valor de R$8.000,00 (oito mil reais), das seguintes dotações orçamentárias:2010135005.0501.10.122.0011.1044.449051.44 – Reforma/Ampliação Diretoria Geral ............ 4.999,992010138105.0502.10.122.0011.2132.339036.44 – Manutenção Atividades Diretoria Executiva Administra-tiva e Financeira ....................................................................................................................... 3.000,01Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 10 de maio de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.847

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$95.700,00 (noventa e cinco mil e setecentos reais), para reforço das seguintes dotações orçamentárias:2010048602.0206.12.361.0029.2553.339039.30 – Programa Inclusão Digital nas Escolas Municipais .................................................................................................................................................... 92.000,002010092102.0213.08.244.0041.2516.339039.40 – Manutenção do Fundo Municipal de Assistência Social .................................................................................................................................................. 200,002010108702.0218.08.244.0041.2609.339030.00 – Manutenção Fundo Municipal da Juventude .............................................................................................................................................................. 3.500,00Art. 2º Para cobertura total dos créditos abertos por força do presente Decreto, será usado como recurso a redução, no valor de R$95.700,00 (noventa e cinco mil e setecentos reais), das seguintes dotações orça-mentárias:2010042502.0206.12.361.0029.1204.449051.30 – Construção de Escolas de Ensino Fundamental .......................................................................................................................................................... 5.000,002010042602.0206.12.361.0029.1204.449061.30 – Construção de Escolas de Ensino Fundamental .......................................................................................................................................................... 7.700,002010042802.0206.12.361.0029.1205.449061.30 – Reforma/Ampliação Escola Municipal Recurso Próprio ................................................................................................................................................ 5.000,002010043102.0206.12.361.0029.1207.449052.30 – Aquisição de Veículos – Recurso Próprio .................................................................................................................................................................... 5.000,002010043102.0206.12.361.0029.1207.449052.30 – Aquisição de Veículos – Recurso Próprio .................................................................................................................................................................... 5.000,002010043602.0206.12.361.0029.1260.449061.79 – Construção/Reforma/Ampliação Escolas Ensino Funda-mental Verba QESE ................................................................................................................ 32.100,002010045102.0206.12.361.0029.2458.339032.30 – Manutenção do Ensino Fundamental – Recurso Próprio ............................................................................................................................................. 14.900,002010045402.0206.12.361.0029.2458.339039.30 – Manutenção do Ensino Fundamental – Recurso Próprio ............................................................................................................................................. 12.300,002010045602.0206.12.361.0029.2458.449052.30 – Manutenção do Ensino Fundamental – Recurso Próprio ............................................................................................................................................... 5.000,002010090402.0213.08.244.0041.1228.449051.21 – Implantação Centro Referência para Orientação Apoio Sócio Familiar .......................................................................................................................... 3.500,002010093202.0213.08.244.0041.2549.449052.40 – Manutenção Ações Referentes a Benefícios Eventuais ................................................................................................................................................... 200,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 10 de maio de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................

DECRETO MUNICIPAL Nº 6.850

“Abre Crédito Especial ao Orçamento Consolidado do Município e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto Crédito Especial no Orçamento do Departamento Municipal de Saúde Pública – DEMASP, no valor de R$1.366.435,12 (um milhão trezentos e sessenta e seis mil quatrocentos e trinta e cinco reais e doze centavos), destinados à cobertura de despesas com execução de obras e/ou serviços de engenharia previsto no Projeto ‘’SAMU REGIONAL CENTRO SUL”, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.272, de 25 de maio de 2010, conforme a seguinte discriminação:10.302.0008.1.911 – Execução Obras – Projeto SAMU REGIONAL CENTRO SUL4490.51 – Obras e Instalações........................................................................................... 1.366.435,12TOTAL................................................................................................................................1.366.435,12Art. 2º Para cobertura das despesas decorrentes do Crédito Especial ora aberto, serão utilizados os recursos provenientes do Excesso de Arrecadação, conforme previsto no artigo 43, § 1º, II da Lei Federal nº 4.320, de 1964, como segue:TOTAL................................................................................................................................1.366.435,12Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 31 de maio de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.851

“Altera Anexo – Programas, Objetivos e Metas da Administração para o Quadriênio 2010-2013, do Departa-mento Municipal de Saúde Pública – DEMASP, constante da Lei nº 4.234 de 03 de dezembro de 2009 e dá providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade, com as leis em vigor, e na forma do artigo 26 inciso I da Constituição do Município de Barbacena;

DECRETA:Art. 1º Fica incluída no Anexo de Programas, Objetivos e Metas da Administração para o Quadriênio 2010-2013 do Departamento Municipal de Saúde Pública – DEMASP, constante da Lei nº 4.234, de 03 de dezembro de 2009, a Ação de Governo, conforme discriminação que segue:PROGRAMA: 0008 ATENÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADEOBJETIVO: ATENDIMENTO A DEMANDA DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO, UNIÃO E OUTROS MUNICÍPIOS CONFORME PACTUAÇÃO ENTRE OS GESTORES

INDICADORES DO PROGRAMA

INDICADORES UNIDADE DE MEDIDA VALOR ATUAL APURADO INDICE

DESEJADOAPURA-ÇÃO EM

EM APURAÇÃO % 0,00 12/2009 0,00 12/2013

AÇÃO A SER INCLUÍDA NO PROGRAMA:

AÇÕES PLANE-JA-DAS

RESUL-TADO ESPE-RADO

UNIDA-DE DE

MEDIDAMETAS

1.911 – Exe-cução Obras – Projeto SAMU Regional Centro Sul

SAMU Regional Constru-ído

UNIDADE FÍSICAS FINANCEIRAS

2010 2011 2012 2013 2010 2011 2012 2013

1,00 0,00 0,00 0,00 1.366.435,12 0,00 0,00 0,00

Art. 2º A inclusão da Ação de Governo prevista no artigo anterior, encontra-se autorizada conforme artigo 4º, Parágrafo 5º e 8º da Lei nº 4.234/2009, e será destinada às adequações para atendimento ao previsto na Lei nº 4.272, de 25 de maio de 2010.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 31 de maio de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.852

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”.A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$320.000,00 (trezentos e vinte mil reais), para reforço da seguintes dotações orçamentárias:2010144105.0503.10.244.0008.2044.339039.48 – Apoio ao Tratamento Fora do Domicílio – TFD ........................................................................................................................................................... 20.000,002010145905.0503.10.301.0007.2039.319011.44 – Manutenção Atividades Unidades Básicas de Saúde ............................................................................................................................................... 110.000,002010146305.0503.10.301.0007.2039.319113.44 – Manutenção Atividades Unidades Básicas de Saúde ................................................................................................................................................. 25.000,002010151805.0503.10.302.0008.2047.319113.44 – Manutenção Atividades do Centro de Especialidades Médicas ................................................................................................................................ 20.000,002010154805.0503.10.303.0008.2904.319011.44 – Manutenção Gerência Saúde Mental ....... 10.000,002010155205.0503.10.303.0008.2904.319113.44 – Manutenção Gerência Saúde Mental ......... 3.000,002010158905.0504.10.125.0011.2046.319011.44 – Manutenção Gerência Regulação Controle Avaliação e Auditoria ............................................................................................................................... 50.000,002010159305.0504.10.125.0011.2046.319113.44 – Manutenção Gerência Regulação Controle Avaliação e Auditoria ................................................................................................................................. 9.000,002010165705.0505.10.301.0010.2147.319011.44 – Manutenção Atividades Farmácia Básica – Recurso Próprio .................................................................................................................................... 6.000,002010166105.0505.10.301.0010.2147.319113.44 – Manutenção Atividades Farmácia Básica – Recurso Próprio .................................................................................................................................... 2.000,002010167105.0505.10.301.0010.2157.319011.52 – Manutenção Atividades Farmácia Popular – Recurso M................................................................................................................................................ 4.000,002010167505.0505.10.301.0010.2157.319113.52 – Manutenção Atividades Farmácia Popular – Recurso M................................................................................................................................................ 2.000,002010171905.0505.10.302.0008.2163.319011.44 - Manutenção Serviço Atendimento Médico Urgência SAMU – Recurso Próprio ........................................................................................................... 3.000,002010177905.0505.10.303.0008.2025.319011.48 – Manutenção Atividades Centro Assistência Psicossocial ............................................................................................................................................... 8.000,002010178105.0505.10.303.0008.2025.319113.48 – Manutenção Atividades Centro Assistência Psicossocial ............................................................................................................................................... 2.000,002010182005.0505.10.304.0009.2072.319011.57 – Manutenção Atividades da Vigilância Sanitária ......................................................................................................................................................... 25.000,002010182305.0505.10.304.0009.2072.319113.57 – Manutenção Atividades da Vigilância Sanitária ......................................................................................................................................................... 10.000,002010188705.0505.10.0009.2140.319011.44 – Manutenção Atividades Centro DST/AIDS – Recurso Próprio ............................................................................................................................................... 8.000,002010189005.0505.10.0009.2140.319113.44 – Manutenção atividades Centro DST/AIDS – Recurso Próprio ................................................................................................................................................ 3.000,00Art. 2º Para cobertura total dos créditos abertos por força do presente Decreto, será usado como recurso a redução, no valor de R$320.000,00 (trezentos e vinte mil reais), das seguintes dotações orçamentárias:2010137605.0502.10.122.0011.2132.319113.44 – Manutenção Atividades Diretoria Executiva Administra-tiva e Financeira ................................................................................................................... 300.000,00201013805.0502.10.122.0011.2132.339039.44 – Manutenção Atividades Diretoria Executiva Administrati-va e Financeira ...................................................................................................................... 20.000,00Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 31 de maio de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.853

“Abre Créditos Suplementares e dá outras providências”A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.236, de 28.12.2009, e art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64;

DECRETA:Art. 1º Fica aberto no corrente exercício Créditos Suplementares no valor de R$867.200,00 (oitocentos e sessenta e sete mil e duzentos reais), para reforço da seguintes dotações orçamentárias:20101841.05.0505.10.0009.2019.319004.57 – Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica – Recur-so Ministério da Saúde ........................................................................................................... 75.000,002010171305.0505.10.302.0008.2079.339039.53 – Manutenção Atividades Prestadores Serviços – FAEC ................................................................................................................................................ 20.000,002010186705.0505.10.0009.2138.339033.02 – Manutenção Atividades Centro Tratamento DST/AIDS - Re-curso Ministério da Saúde ......................................................................................................... 8.000,002010146505.0503.10.301.0007.2039.339030.44 - Manutenção Atividades Unidades Básicas de Saúde ................................................................................................................................................. 15.000,002010135105.0501.10.122.0011.2043.319004.44 – Manutenção das Atividades do Conselho Municipal de Saúde ..................................................................................................................................... 3.000,002010140905.0503.10.122.0007.2035.319004.44 – Manutenção das Atividades da Gerência de Saúde Bu-cal .......................................................................................................................................... 3.000,00

2010141105.0503.10.122.0007.2035.319011.44 - Manutenção das Atividades da Gerência de Saúde Bu-cal .......................................................................................................................................... 6.000,002010141205.0503.10.122.0007.2035.319013.44 – Manutenção das Atividades da Gerência de Saúde Bu-cal .......................................................................................................................................... 2.000,002010145705.0503.10.301.0007.2039.319004.44 - Manutenção Atividades Unidades Básicas de Saúde .................................................................................................................................................. 90.000,002010151205.0503.10.302.0008.2047.319004.44 – Manutenção Atividades do Centro de Especialidades Médicas .............................................................................................................................. 150.000,002010151305.0503.10.302.0008.2047.319009.44 – Manutenção Atividades do Centro de Especialidades Médicas .................................................................................................................................. 1.000,002010152905.0503.10.303.0007.2143.319011.44 – Manutenção das Atividades Programa Saúde da Mulher ............................................................................................................................................... 4.000,002010142805.0503.10.122.0011.2907.319013.44 – Manutenção da Diretoria Executiva Assistencial .......................................................................................................................................................... 1.000,002010154605.0503.10.303.0008.2904.319004.44 - Manutenção Gerência Saúde Mental ....................................................................................................................................................................... 52.000,002010160105.0505.10.0008.2164.319004.44 – Manutenção do Programa Concessão Órtese e Prótese .................................................................................................................................................... 10.000,002010160305.0505.10.0008.2164.319011.44 – Manutenção do Programa Concessão Órtese e Prótese ...................................................................................................................................................... 4.000,002010160405.0505.10.0008.2164.319013.44 – Manutenção do Programa Concessão Órtese e Prótese ...................................................................................................................................................... 1.000,002010165705.0505.10.301.0010.2147.319011.44 - Manutenção das Atividades Farmácia Básica – Recurso Próprio .................................................................................................................................... 3.000,002010165805.0505.10.301.0010.2147.319013.44 - Manutenção das Atividades Farmácia Básica – Recurso Próprio .................................................................................................................................... 1.000,002010171905.0505.10.302.0008.2163.319011.44 – Manutenção Serviço de Atendimento Móvel de Urgên-cia – SAMU Recurso Próprio ...................................................................................................... 2.500,002010172005.0505.10.302.0008.2163.319013.44 – Manutenção Serviço de Atendimento Móvel de Urgên-cia – SAMU Recurso Próprio ...................................................................................................... 1.000,002010190105.0505.10.0008.2905.319004.44 – Manutenção do CEREST – Recurso Próprio ...... 32.000,002010159005.0504.10.125.0011.2046.319013.44 – Manutenção Gerencia Regulação Controle Avaliação e Auditoria ................................................................................................................................. 2.000,002010149805.0503.10.301.0007.2156.319004.44 – Manutenção das Atividades Odontológica Básica ..................................................................................................................................................... 80.000,002010171705.0505.10.302.0008.2163.319004.44 – Manutenção Serviço Atendimento Móvel Urgência SAMU – Recurso Próprio ......................................................................................................... 80.000,002010187205.0505.10.0009.2139.319004.44 – Manutenção Atividades Vigilância Epidemiológica – Recurso Próprio .................................................................................................................................... 5.000,002010176305.0505.10.303.0008.2005.319004.48 – Manutenção da Agência Transfusional ..... 15.000,002010177705.0505.10.303.0008.2025.319004.48 – Manutenção Atividades Centro Assistência Psicosocial ............................................................................................................................................ 170.000,002010177805.0505.10.303.0008.2025.319009.48 – Manutenção Atividades Centro Assistência Psicosocial ................................................................................................................................................... 500,002010181805.0505.10.304.0009.2072.319004.57 – Manutenção das Atividades da Vigilância Sanitária .................................................................................................................................................... 25.000,002010136605.0501.10.122.0011.2131.339036.44 – Manutenção das Atividades da Diretoria Geral .............................................................................................................................................................. 200,002010151505.0503.10.302.0008.2047.319013.44 – Manutenção das Atividades do Centro de Especialida-des Médicas ............................................................................................................................ 5.000,00Art. 2º Para cobertura total dos créditos abertos por força do presente Decreto, será usado como recurso a redução, no valor de R$867.200,00 (oitocentos e sessenta e sete mil e duzentos reais), das seguintes dotações orçamentárias:2010148405.0503.10.301.0007.2069.319004.44 – Manutenção das Atividades Programa Saúde da Família – Recurso Próprio ................................................................................................................. 819.000,002010149605.0503.10.301.0007.2069.339039.44 - Manutenção das Atividades Programa Saúde da Família – Recurso Próprio ................................................................................................................... 43.000,002010136505.0501.10.122.0011.2131.339035.44 – Manutenção das Atividades da Diretoria Geral .............................................................................................................................................................. 200,002010152105.0503.10.302.0008.2047.339032.44 – Manutenção das Atividades do Centro de Especialida-des Médicas ............................................................................................................................ 2.500,00 2010152405.0503.10.302.0008.2047.339036.44 – Manutenção das Atividades do Centro de Especialida-des Médicas ............................................................................................................................ 2.500,00 Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 31 de maio de 2010; 168º ano da Revolução Liberal, 80º da Revolução de 30.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................

PORTARIAS ASSINADAS PELA EXMA. SRA. PREFEITA MUNICIPAL

PORTARIA Nº 13.411 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: CONCEDER licença sem vencimentos para tratar de interesse particular, pelo período de dois anos, à servidora Éricka Aparecida Laudares Pinto, ocupante do Cargo Público de Auxiliar de Serviços Gerais, nível B-07, do Quadro de Servidores Públicos Municipais de Barbacena, em conformidade com o Requerimento nº 001178, com efeito retroativo a 07.06.2010. Barbacena, 05 de julho de 2010.

PORTARIA Nº 13.412 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis vigentes, em especial com o disposto nas Leis nºs 3.913, de 2005, e 3.970, de 2006, e na forma do artigo 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: REVOGAR a designação para exercer a função de Fiscal ad hoc de Teresinha Sílvia Costa, Matrícula nº 5447, ocupante do cargo de Guarda Municipal, GM-1, contida na Portaria nº 12.774, de 02 de fevereiro de 2009, a partir desta data. Barbacena, 13 de julho de 2010.

PORTARIA Nº 13.413 - A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26, inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; RESOLVE: CONCEDER aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais, nos ter-mos do art. 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003, ao servidor Luiz Monteiro Antunes de Aguiar Balthazar, Matrícula nº 1.260, CPF nº 116.671.846-87, no Cargo de Fiscal do Terminal Rodoviário, nível C-22, conforme Parecer nº 153/2010, exarado pela Advocacia-Geral do Município, com efeito retroativo a 20.05.2010. Bar-bacena, 12 de julho de 2010.

Danuza Bias FortesPrefeita Municipal

..............................................................................................................................................................

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, ÁGUA, ESGOTO E LIMPEZA URBANA - DEMAE

PORTARIA Nº 023/2010, DE 13 DE ABRIL DE 2010

DISPÕE SOBRE NOMEAÇÃO DO GESTOR DO CONTRATO 002/2010 O Diretor Geral do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, no uso de suas atribuições do seu cargo, conforme art. 17, item III, da lei nº. 2.828/92 de 22/12/1992, e consi-derando as indicações que lhe foram feitas; R E S O L V E :Art. 1º. Nomear o servidor Daniel Salgarello como gestor do Contrato n° 002/2010, celebrado em 09/02/2010 com Oliveira e Marques Engenharia Ltda.Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura, pelo prazo de 30 (trinta) dias após autorização do serviço.

Barbacena, em 13 de Abril de 2010Giovanni Anderson de Souza Cristo

Diretor Geral..............................................................................................................................................................

PORTARIA Nº 024/2010, DE 16 DE ABRIL DE 2010

DISPÕE SOBRE RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES DO DEMAE DURANTE A 42ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE BARBACENA O Diretor Geral do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, no uso de suas atribuições do seu cargo, conforme art. 17, item III, da lei nº. 2.828/92 de 22/12/1992, e consi-derando as indicações que lhe foram feitas; R E S O L V E :Art. 1º. Nomear o servidor Ricardo Figueiredo Chagas, Diretor Executivo de Meio Ambiente e Limpeza Urbana como responsável e coordenador das atividades de responsabilidade do DEMAE durante a realização da 42ª Exposição Agropecuária de Barbacena.Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura pelo tempo que durar a realização do evento.

Barbacena, em 16 de Abril de 2010Giovanni Anderson de Souza Cristo

Diretor Geral..............................................................................................................................................................

PORTARIA Nº 032/2010, DE 10 DE MAIO DE 2010 DISPÕE SOBRE NOMEAÇÃO DO GESTOR DO CONTRATO 021/DEMAE/2010 O Diretor Geral do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, no uso de suas atribuições do seu cargo, conforme art. 17, item III, da lei nº. 2.828/92 de 22/12/1992, e consi-derando as indicações que lhe foram feitas;

R E S O L V E :Art. 1º. Nomear o servidor Ricardo Figueiredo Chagas, Matrícula 1443, como gestor do Contrato n° 021/DEMAE/2010, celebrado em 07/05/2010 com KTM – Administração e Engenharia Ltda.Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com prazo até 31 de dezembro de 2010.

Barbacena, em 10 de Maio de 2010Giovanni Anderson de Souza Cristo

Diretor Geral..............................................................................................................................................................

PORTARIA Nº 033/2010, DE 10 DE MAIO DE 2010

DISPÕE SOBRE NOMEAÇÃO DO GESTOR DO CONTRATO 022/DEMAE/2010 O Diretor Geral do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, no uso de suas atribuições do seu cargo, conforme art. 17, item III, da lei nº. 2.828/92 de 22/12/1992, e consi-derando as indicações que lhe foram feitas; R E S O L V E :Art. 1º. Nomear o servidor Ricardo Figueiredo Chagas, Matrícula 1443, como gestor do Contrato n° 022/DEMAE/2010 de Prestação de Serviços de Limpeza Pública do Município de Barbacena, celebrado em 07 de maio de 2010 celebrado entre o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana – DEMAE e KTM – Administração e Engenharia Ltda.Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com prazo até 31 de dezembro de 2010.

Barbacena, em 10 de Maio de 2010Giovanni Anderson de Souza Cristo

Diretor Geral..............................................................................................................................................................

PORTARIA Nº 034/2010, DE 10 DE MAIO DE 2010

DISPÕE SOBRE NOMEAÇÃO DO GESTOR DO CONTRATO 020/DEMAE/2010 O Diretor Geral do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana - DEMAE, no uso de suas atribuições do seu cargo, conforme art. 17, item III, da lei nº. 2.828/92 de 22/12/1992, e consi-derando as indicações que lhe foram feitas; R E S O L V E :Art. 1º. Nomear o servidor Ricardo Figueiredo Chagas, Matrícula 1443, como gestor do Contrato n° 020/DEMAE/2010 de Prestação de Serviços de Limpeza Pública do Município de Barbacena, celebrado em 07 de maio de 2010 celebrado entre o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana – DEMAE e KTM – Administração e Engenharia Ltda.Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com prazo até 10 de Maio de 2011.

Barbacena, em 10 de Maio de 2010Giovanni Anderson de Souza Cristo

Diretor Geral..............................................................................................................................................................

PODER LEGISLATIVOCÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA

PORTARIA Nº. 091/2010

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA, no uso de suas atribuições legais e dos poderes que lhe confere o art. 45, XVII, da Lei Orgânica Municipal,RESOLVE:NOMEAR, a partir desta data, VANESSA SANTANA FERNANDES para exercer o cargo efetivo de Controlador Interno, Classe I, Nível 32, Anexo I do Quadro de Servidores Efetivos da Câmara, Lei Municipal nº. 4169/09.

Gabinete do Presidente, Palácio da Revolução Liberal, Barbacena/MG, ao décimo sexto dia do mês de julho de 2010.

Vereador Ronaldo BragaPresidente

Tornou-se pública por afixação no saguão da Câmara em 16.07.10

Hipólita M.L.M. Barbosa SilvaSecretária Geral

..............................................................................................................................................................PORTARIA Nº. 092/2010

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA, no uso de suas atribuições legais e dos poderes que lhe confere o art. 45, XVII, da Lei Orgânica Municipal,RESOLVE:NOMEAR, a partir desta data, PHOLIANA ALMEIDA FERREIRA para exercer o cargo efetivo de Agente Administra-tivo, Classe I, Nível 16, Anexo I do Quadro de Servidores Efetivos da Câmara, Lei Municipal nº. 4169/09.

Gabinete do Presidente, Palácio da Revolução Liberal, Barbacena/MG, ao décimo sexto dia do mês de julho de 2010.

Vereador Ronaldo BragaPresidente

Tornou-se pública por afixação no saguão da Câmara em 16.07.10

Hipólita M.L.M. Barbosa SilvaSecretária Geral

..............................................................................................................................................................PORTARIA Nº. 093/2010

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA, no uso de suas atribuições legais e dos poderes que lhe confere o art. 45, XVII, da Lei Orgânica Municipal,RESOLVE:NOMEAR, a partir desta data, KELLY CARBOGIN GUIMARÃES para exercer o cargo efetivo de Agente Administrati-vo, Classe I, Nível 16, Anexo I do Quadro de Servidores Efetivos da Câmara, Lei Municipal nº. 4169/09.

Gabinete do Presidente, Palácio da Revolução Liberal, Barbacena/MG, ao décimo sexto dia do mês de julho de 2010.

Vereador Ronaldo BragaPresidente

Tornou-se pública por afixação no saguão da Câmara em 16.07.10

Hipólita M.L.M. Barbosa SilvaSecretária Geral

..............................................................................................................................................................PORTARIA Nº. 094/2010

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA, no uso de suas atribuições legais e dos poderes que lhe confere o art. 45, XVII, da Lei Orgânica Municipal,RESOLVE:NOMEAR, a partir desta data, FLÁVIO MARQUES DE ASSIS para exercer o cargo efetivo de Recepcionista, Classe I, Nível 05, Anexo I do Quadro de Servidores Efetivos da Câmara, Lei Municipal nº. 4169/09.

Gabinete do Presidente, Palácio da Revolução Liberal, Barbacena/MG, ao décimo sexto dia do mês de julho de 2010.

Vereador Ronaldo BragaPresidente

Tornou-se pública por afixação no saguão da Câmara em 16.07.10

Hipólita M.L.M. Barbosa SilvaSecretária Geral

..............................................................................................................................................................PORTARIA Nº. 095/2010

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA, no uso de suas atribuições legais e dos poderes que lhe confere o art. 45, XVII, da Lei Orgânica Municipal,RESOLVE:NOMEAR, a partir desta data, DIRCEU LOPES DO NASCIMENTO para exercer o cargo efetivo de Auxiliar de Serviços Gerais, Classe I, Nível 03, Anexo I do Quadro de Servidores Efetivos da Câmara, Lei Municipal nº. 4169/09.

Gabinete do Presidente, Palácio da Revolução Liberal, Barbacena/MG, ao décimo sexto dia do mês de julho de 2010.

Vereador Ronaldo BragaPresidente

Tornou-se pública por afixação no saguão da Câmara em 16.07.10

Hipólita M.L.M. Barbosa SilvaSecretária Geral

..............................................................................................................................................................

12 22 de JULHO de 2010 - Ano XVIII - Nº 440

Já estão sendo inicia-das as obras de constru-ção das três novas Unida-des Básicas de Saúde que vão integrar a rede muni-cipal de atenção primária à saúde. No bairro Fun-cionários, as obras já es-tão em andamento desde o início do mês, a cargo da construtora Recomp Engenharia, de Barbace-na. As outras duas UBS serão construídas nos bairros Vilela e Nova Su-íça, onde os serviços de-verão começar em pou-cos dias.

Obedecendo a uma concepção arquitetôni-ca moderna e plenamen-te adequada aos serviços de saúde, cada Unidade Básica ocupará uma área de 600m² e contará com

três consultórios odonto-lógicos, sala para obser-vação, sala de curativos, farmácia, quatro consul-tórios médicos, sala para educação em saúde, sala para coleta de material para exames laborato-riais, sala de esteriliza-ção, cozinha, vestiários para os funcionários e uma ampla sala de espe-ra. Três equipes da Estra-tégia de Saúde da Família estarão atuando em cada uma das novas UBS.

Esta conquista é re-sultado de uma parce-ria da Prefeitura de Bar-bacena com a Secreta-ria de Estado da Saú-de. Os investimentos na construção das três UBS são da ordem de R$ 1.718.886,00.

Três novas Ubs para garantir melhor atendimento ao cidadão

A ordem de serviço já foi assina-da pela prefeita Danuza Bias Fortes e as obras de construção da creche do Progra-ma ProInfância no bairro Santa Luzia já estão sendo iniciadas. Com uma concep-ção arquitetônica moderna, privilegiando a acessibilidade e a interligação entre os ambientes de uso pedagógico, adminis-trativo, recreativo, esportivo e de alimen-tação (salas de aula, fraldários, bibliote-cas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, se-cretaria etc.), a creche atenderá, além da comunidade do bairro Santa Luzia, tam-bém a clientela do Novo Horizonte, Vis-ta Alegre e Grogotó. Sua presença terá uma importância estratégica para a re-gião, funcionando como catalisadora do desenvolvimento social e valorizando o ambiente urbano de seu entorno.

A implantação do ProInfância em Barbacena representa um investimento da ordem de R$ 1.270.000,00, numa par-ceria entre a Prefeitura de Barbacena e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa-ção - FNDE, com contrapartida física e financeira do Município.

A Creche Escola ProInfância terá ca-pacidade para atender aproximadamente 240 crianças. A área de ocupação será de 2.800m², sendo 1.200m² de área constru-

ída. O projeto arquitetônico é padrão do FNDE para todo o Brasil. A creche terá oito salas (6 para creche e 2 para pré-es-cola), anfiteatro, sala para laboratório de informática, oito banheiros, sendo dois deles adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais; lavanderia, rouparia, cozinha, refeitório, despensa, almoxarifado, secretaria, recepção, sala de professores, sala para a diretoria, pá-tio coberto e área de estacionamento. A empresa vencedora da licitação para re-alização da obras é a Engelmar Constru-ções LTDA.

Segundo a prefeita Danuza Bias For-tes essa é uma importante conquista para a população do bairro Santa Luzia e seu entorno. “A implementação deste proje-to permite estabelecermos melhorias con-cretas na área social, em especial no aten-dimento às crianças, envolvendo ainda mais a comunidade e criando possibilida-des para que outras parcerias possam ser promovidas”, ressalta a prefeita.

saÚDE

CarINHO

A ilustração mostra como ficará a UBS do bairro Vilela, que será construída preservando o campo de futebol. No

destaque ao lado, as obras já iniciadas no bairro Funcionários

ProInfância vai atender 240 crianças nosanta Luzia

Imag

ens i

lustr

ativa

s

ProInfância4 Investimentos de R$ 1.270.000,00, com recursos federais e municipais4 Capacidade para 240 crianças 4 Área total de ocupação: 2.800m²4 Área construída: 1.200m²