fomentando o cultivo da educação teológica...

8
F oi com a ideia contida no tema acima que a AETAL realizou, dias 23-25 de Setembro de 2013, sua VIII Conferência Teológica Continental com a pre- sença de quase duzentos representantes de mais de 100 escolas teológicas brasileiras e hispânicas. Tendências da teologia no mundo pós-moderno; otimizando a relação ensino/aprendizagem; e a relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns dos temas ministrados para educadores evan- gélicos latinoamericanos, no encontro que ocorre a cada três anos. Veja a publicação da conferência nesta edição que traz também o artigo o que a igreja espera da educação teológica, propondo a necessidade de existir maior apro- ximação entre as escolas teológicas e a igreja, como forma de cooperação mútua e eficaz no cumprimento da missão integral. Cresce o quadro de afiliadas da AETAL com ade- são de mais dez escolas brasileiras, mexicana e peruana. Veja também os seminários acadêmicos e as pales- tras sobre excelência e novos desafios na educação teológica realizados em diversos lugares neste ano. Mais editoras firmam acordo de parceria com a AETAL, aumentando, com isso, o pacote de benefícios para as escolas afiliadas. Rev. Augustus Nicodemos, membro do quadro de referência da AETAL, recebe homenagem da ASEC. E mais! Escola teológica da Inglaterra recebe inscrições de afiliadas da AETAL para bolsas de estudo de Pós-Graduação on-line. Isso não é tudo. Lembre-se que, em Deus, o melhor ainda está por vir. Boa leitura! Márcio Matta – Presidente Fomentando o cultivo da educação teológica saudável

Upload: others

Post on 04-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

Foi com a ideia contida no tema acima que a AETALrealizou, dias 23-25 de Setembro de 2013, sua VIIIConferência Teológica Continental com a pre-

sença de quase duzentos representantes de mais de 100escolas teológicas brasileiras e hispânicas.

Tendências da teologia no mundo pós-moderno;otimizando a relação ensino/aprendizagem; e arelevância da educação teológica para a sociedade foramalguns dos temas ministrados para educadores evan-gélicos latinoamericanos, no encontro que ocorre a cadatrês anos.

Veja a publicação da conferência nesta edição quetraz também o artigo o que a igreja espera da educaçãoteológica, propondo a necessidade de existir maior apro-ximação entre as escolas teológicas e a igreja, comoforma de cooperação mútua e eficaz no cumprimentoda missão integral.

Cresce o quadro de afiliadas da AETAL com ade-são de mais dez escolas brasileiras, mexicana e peruana.

Veja também os seminários acadêmicos e as pales-tras sobre excelência e novos desafios na educaçãoteológica realizados em diversos lugares neste ano.

Mais editoras firmam acordo de parceria com aAETAL, aumentando, com isso, o pacote de benefíciospara as escolas afiliadas.

Rev. Augustus Nicodemos, membro do quadro dereferência da AETAL, recebe homenagem da ASEC.

E mais! Escola teológica da Inglaterra recebeinscrições de afiliadas da AETAL para bolsas de estudode Pós-Graduação on-line.

Isso não é tudo. Lembre-se que, em Deus, o melhorainda está por vir. Boa leitura!

Márcio Matta – Presidente

Fomentando o cultivo daeducação teológica saudável

Page 2: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

• D E S TA Q U E

Durante os dias 23–25/09/13,a AETAL realizou sua VIIIConferência Teológica Con-

tinental com a presença de 174representantes de 79 escolas bra-sileiras e 23 hispânicas, oriundos de10 países da América Latina, alémde EUA, Líbano e Moçambique.

O preletor da abertura, Pr. PauloCosta, falou com propriedade sobreo que a igreja espera da educaçãoteológica, propondo que deve haveruma maior aproximação entre asescolas teológicas e a igreja, comoforma de cooperação mútua e eficazno cumprimento da missão integral.

Dr. Ariovaldo Ramos, um dosprincipais baluartes da educaçãoteológica do Brasil, exortou a lide-

AETAL realiza o mais importante encontroteológico da América Latina

Educadores de 13 países compareceram à VIII Conferência Teológica Continental

rança das escolas a recuperarem,através da Teologia, a influência dopensamento cristão na construçãodos valores para a sociedade.

Otimizando a relação ensino/aprendizagem foi o tema ministradopelo Dr. Julio Zabatiero, que indicou,em suas exposições, caminhos paralevar o aluno à aprendizagem, utili-zando-se de vários elementos peda-gógicos da educação teológica.

Dr. Alberto Roldán, de formamuito peculiar, discorreu sobre astendências da teologia no mundopós-moderno, destacando um cená-rio onde o niilismo tem se estabe-lecido como autoridade no meioacadêmico, sendo um dos desafios dapós-modernidade para a Teologia.

O diretor do ICETE (www.icete-edu.org), Dr. Riad Kassis, e o deãodo SETECA (www.seteca.edu), Dr.Carlos Lopez, ministraram os devo-cionais matutinos, promovendo oambiente espiritual da conferência.

Os workshops foram ministradospor: Prof. Johannes Bergmann, quedestacou a importância do Reconhe-cimento da AETAL para as escolasafiliadas que prezam pela excelênciaem seus programas; Dr. Jaziel Guer-reiro que explicou sobre o programade Reconhecimento do MEC e suasimplicações; e, finalmente, Dra.Orbelina Eguizábal que ministrousobre o tema Ensinando para a Prá-tica, baseando-se em vários textosbíblicos que mostram como conduzir

PAULO COSTA ARIOVALDO RAMOS JULIO ZABATIEROALBERTO ROLDÁN

RIAD KASSIS CARLOS LOPEZ ORBELINA EGUIZÁBAL JAZIEL GUERREIRO JOHANNES BERGMANN

Page 3: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

o aluno a praticar tudo o queaprendeu.

Os assuntos compartilhadosna conferência foram relevantespara professores e lideranças deescolas teológicas, de um modogeral. Essas oportunidades sãovaliosas para todo aquele quemilita na educação teológica e quebusca a excelência para suas ati-vidades.

Os encontros e as conversasinformais nas dependências dolocal do evento serviram paraenriquecer ainda mais esse mo-mento único para os participantesbrasileiros e hispânicos.

Ao final da conferência, umparticipante de cada país repre-sentado teve oportunidade deexpor sucintamente o que a con-ferência representou para o gru-po. Também foram entregues osCertificados de Participação e deAfiliação 2014 aos presentes.Essas atividades ocorreram logoapós o jantar de gala na noite dodia 24/09/13.

A conferência também contoucom a presença de quatro agênciasinternacionais que participaram

como observadoras (Myrtlefield,OMS, RReach e OC), e de 10 dasprincipais editoras nacionais(CPAD, Vida, Hagnos, Sinodal,ABBA, Ultimato, Cristã Evan-gélica, Clássicos, Z3ideias eEsperança), as quais apresenta-ram seus últimos lançamentos.Todas elas são editoras-parceirasda AETAL, que oferecem condi-ções especiais aos afiliados.

O sentimento desta confe-rência se resumiu nas palavras daprofessora Fátima Monteiro, doSeminário Betel Brasileiro: “Paraminha grata surpresa vou a esta con-ferência e vejo tudo muito diferente,se bem que, a diferença começouquando, pela primeira vez, recebemosa visita ilustre do presidente da AETALem nosso Seminário, em João Pes-soa (PB). Mas qual a diferença? UmaAETAL para todos, permitindo quetodos sejam iguais, uma AETAL pas-toral, menos elitizada mais huma-nizada ... por tudo isto, minha grati-dão.”

Após a conferência, os afilia-dos se reuniram em assembleia ereelegeram Márcio Matta para oseu 3º mandato na presidência daAETAL.

Dr. Pablo Sywulka entrega Certificadode Participação para Nádia Vancine(SETTRU-Brasil)

Márcio Matta entrega Certificado deAfiliação 2014 para Viviane Passos(IAT-Brasil)

Dr. Gary Williams entrega Certificadode Afiliação para Alejandro Zabala(Sem. Teológico Hebron-Bolívia)

Abiud Fonseca (Seminário Sudame-ricano) fala representando o grupodo Equador

Boletim Informativo | Nº 11 | Nov/2013 03

Um dos 6 painéis de plenária

Workshop “Programa de Reconhecimento da AETAL”

Workshop “O Reconhecimento do MEC”

Workshop “Ensinando para a Prática”

Espaço das Editoras

Page 4: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETÂNIA – CURITIBA-PR SEMINÁRIO ROGATE – CURITIBA-PR

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO OESTE – RIO DE JANEIRO-RJ SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETEL BRASILEIRO – RIO DE JANEIRO-RJ

INSTITUTO TEOLÓGICO CAMPOGRANDENSE – RIO DE JANEIRO-RJ FACULDADE LUTERANA DE TEOLOGIA – S. BENTO DO SUL-SC

SEMINÁRIO TEOLÓGICO CENTROAMERICANO – CIDADE DA GUATEMALA SEMINÁRIO BÍBLICO TEOLÓGICO DA GUATEMALA – CIDADE DA GUATEMALA

SEMINÁRIO VISIÓN MUNDIAL – CIDADE DA GUATEMALA SEMINÁRIO TEOLÓGICO NAZARENO – CIDADE DA GUATEMALA

As visitas da diretoria da AETAL proporcionam levantamento das necessidades locais, participação em for-maturas, seminários e palestras, além do conhecimento do local e da diretoria das instituições (afiliadas ounão). As visitas dependem de agendamento e os convites podem ser endereçados à [email protected]

Com Pr. Patrick Dugan (E),diretor do SEMIBC

Com Pr. Rudi Rocha (D),diretor do Rogate

Com Pr. Nerval Coelho (E),diretor do STO

Com Ednalva Tavares,coordenadora do Betel-Rio

Com Pr. Antonio Carlos C.Castanheira (E),diretor do IETECG

Falando à turma de Bacharéisem Teologia.

Com participantes hispânicosdo seminário acadêmico

Com Dr. Rigoberto Galvez (D),diretor do SBTG

Com Rev. Sang Don Kim (D),diretor do SVM

Com Dr. Edgar Menendez (D),diretor do STN

• V I S I TA S I N S T I T U C I O N A I S

Page 5: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

Boletim Informativo | Nº 11 | Nov/2013 05

Palestras nacionais sobre temas relevantes à educação teológicaParaná, Rio e Santa Catarina sediam encontros da AETAL

A diretoria da AETAL, napessoa de seu presidente,Márcio Matta, realizou este

ano três palestras na área da edu-cação teológica.

– Em 27 de Abril foi ministradoo tema meios alternativos de ensinopara a liderança do Instituto Teoló-gico Boa Terra, afiliado à AETAL, nacidade de Piraquara (PR). O presi-

dente da Igreja de Deus no Brasil,Pr. Ronaldo Wengrat, também par-ticipou do encontro.

– Em 10 de Agosto, na cidade ma-ravilhosa, foi realizado um encontropara educadores teológicos, no Semi-nário Teológico do Oeste, coorde-nado pela profª Irenita de Araujo,com a presença de nove escolas teo-lógicas, cinco delas afiliadas.

– Em 31 de Agosto, o SeminárioTeológico Graça e Conhecimento, deItajaí (SC), promoveu uma palestrasobre excelência na educação teo-lógica, envolvendo algumas escolasteológicas da região.

Os interessados em realizar en-contros como estes podem entrar emcontato direto com a AETAL atravésdo e-mail [email protected]

ITBT – PIRAQUARA STO – RIO DE JANEIRO STGC – ITAJAÍ

As mais novaseditoras-parceiras da

AETAL

Membro do Quadro de Referência da AETAL éhomenageado pela ASEC

A Associação de Editores Cristãos realizou, na abertura da II Feira Lite-rária Internacional Cristã (FLIC), em 07/06/2013, uma homenagem ao Rev.Augustus Nicodemus (no detalhe), concedendo-lhe o título de personalidade

literária do ano, pela sua valiosacontribuição editorial. Na ocasião, devido o laureadoestar em viagem, o presidenteda AETAL, Márcio Matta, osubstituiu ao receber o prêmioAreté das mãos do presidenteda ASEC, Sérgio de Lima (E).

D I V E R S O S

AETAL encaminha inscrições para bolsas de estudo internacional

As instituições afiliadas àAETAL, brasileiras e hispânicas,estão sendo privilegiadas commais um benefício: bolsas deestudo, integral e parcial, parapós-graduação em EducaçãoTeológica, on-line, pela LondonSchool of Theology.

Como prerrequisitos, o candidatodeve ter inglês fluente e graduação.A escola afiliada pode indicarmembros do seu corpo docente ouda sua diretoria.

Para usufruir deste benefício, aafiliada também deve estar em diacom suas contribuições associativas.

O deferimento da concessão dasbolsas é exclusivo da London School.

Esta comunicação já foi enviadaàs afiliadas por e-mail com o for-mulário de inscrição anexo, porém,caso necessitem de mais informa-ções, entrar em contato através doe-mail [email protected]

Page 6: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

Boletim Informativo | Nº 11 | Nov/2013

IntroduçãoIntroduçãoIntroduçãoIntroduçãoIntroduçãoComo elemento introdutório, gos-taria de destacar que a tarefa queengloba esse tópico não tem se de-monstrado das mais árduas na Con-ferência, quando comparada aos tó-picos destacados por outros pales-trantes, mas, falar sobre o que a Igre-

ja espera da EducaçãoTeológica poderia seapresentar por demaissimplista se coubessesimplesmente aopalestrante trazeruma extensa listade tudo que deve-ria existir ou nãonos seminaristasao retornar dasescolas teológi-cas para o dia-a-

dia da igreja. Se olhar-mos commais ênfa-se ao quetem sido

proposto, énecessárionão ape-nas ao pa-lestrante

c o m oa todo

terem percebido as mudanças que es-tavam adentrando suas portas,advindo das novas mentalidades se-culares e as mudanças de um mun-do globalizado.

É preciso que haja um grande epermanente diálogo entre a igreja eas instituições teológicas.

FundamentaçãoFundamentaçãoFundamentaçãoFundamentaçãoFundamentaçãoPor que a igreja precisa das escolasteológicas? Essa pergunta insiste emperdurar, feita especialmente pelospastores e líderes eclesiásticos.

Logicamente que quando a igre-ja envia um cristão para um semi-nário ela não espera receber o mes-mo cristão, pois compreende queesse será um período de aprendiza-do para ele e todo o conhecimentotrará mudanças em suas concepções.Mas a igreja não tem como abrir mãode algumas questões que espera semanter intactas nesse obreiro, ouseja, que a ortodoxia seja ainda umpadrão na mente desse obreiro,quando a escola teológica o devol-ver após a conclusão de seu treina-mento.

Acontece que a experiência demuitos vocacionados que foram àsescolas teológicas, revela que váriosdeles se perderam ao longo da jor-nada. Alguns alegam que entraramcrentes e depois saíram não crendoem partes das Sagradas Escrituras.Entraram com ardor evangelístico esaíram sem amor pelos perdidos. Ti-nham uma espiritualidade fervoro-sa e se transformaram em críticos detudo e de todos. Essas são algumascausas que foram gerando o descré-dito da igreja para com algumas es-colas de Teologia. Ao voltar para aigreja esses estudantes sabem pre-gar bem, ministrar bons estudos bí-blicos, mas sem a experiência práti-ca ministerial, pois revelam desco-nhecimento das relações interpes-soais, não sabem lidar com as tradi-ções e os tradicionalismos denomi-

O QUE A IGREJA ESPERA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICAPr. Paulo Costa

leitor pensar a questão não somenteem nosso contexto contemporâneo,mas por si só, convém antes de che-garmos ao âmago da proposta daqual ocuparei-me aqui, fazer umareflexão na relação Educação Teo-lógica–Igreja.

Não é minha intenção acreditarou fazer o leitor acreditar que seriapossível pontuar nessa palestra, aquestão de forma que poderíamosencerrá-la, mas dentro da limitaçãonão somente de espaço, mas tambémhumana, apontarei algumas alterna-tivas que nos permitam continuar-mos a abrir um diálogo nesse cam-po e diminuir as diferenças existen-tes nessa relação, acentuando a uni-dade existente entre ambas, que defato, existe.

Se por um lado, a igreja pergun-ta sobre a relevância e a necessidadedas escolas teológicas, por outro lado,as escolas teológicas avaliam as igre-jas por sua falta de maturidade bí-blica e teológica. Na verdade, ambaspossuem uma interdependência nes-sa relação que, para abrir-se em umdiálogo, deve existir respeito, amore compromisso. São irmãs gêmeasque, mesmo que insistam em se se-parar, nasceram para viver juntas.Uma precisa da outra.

Um olhar históricoUm olhar históricoUm olhar históricoUm olhar históricoUm olhar históricoSeria inocência de nossa parte sepensássemos que a reflexão sobre a

educação teológica e a igreja é al-go inerente apenas ao nosso

tempo.Sabemos que, com o decorrer

dos tempos, houve diversas altera-ções no âmbito do ensino teológi-co, trazendo avanços notáveis, po-rém, apresentando alguns viesescausando distorções e um distan-ciamento entre as escolas teológi-cas e a igreja.

Considerando assim, poderíamosdeitar um olhar crítico para as es-colas teológicas e culpá-las por não

A RT I G O E S P E C I A L

06

Page 7: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

Boletim Informativo | Nº 11 | Nov/2013

tem sido observado que há uma ex-pectativa que os candidatos enviadosnão sofram muitas mudanças, o queacaba por se tornar um ledo engano.O resultado é que voltam diferentese em vários casos, julgando-se supe-riores, com mais conhecimento doque o próprio líder local e esquecen-do-se de um grande princípio bíbli-co, que trata exatamente da submis-são, respeito e sujeição à hierarquiaministerial.

Que opções devemos escolher?Que opções devemos escolher?Que opções devemos escolher?Que opções devemos escolher?Que opções devemos escolher?Para que tenhamos êxito na glorio-sa tarefa de ganhar almas para oReino de Deus, é preciso que escolateológica e igreja vivam e trabalhemem parceria com base na unidade deCristo. Algumas práticas podem sercolocadas em ação para que essa re-lação seja saudável, amorosa e frutí-fera.

1. Ambas precisam se percebercomo parceiras do Reino. Competi-ção sempre foi e sempre será um de-sastre para igrejas, pastores e líde-res. É necessário haver uma aproxi-mação intencional de ambas as par-tes. Por parte da igreja pode se in-centivar a orar pelas escolas, levarseus membros a conhecê-la, adotarseminaristas, convidar professorespara dar palestras na igreja, para pre-gar, para testemunhar.

As escolas devem abrir espaçopara ouvir os pastores, suas necessi-dades, suas preocupações, ter tam-bém programas para eles e incenti-var a formação continuada deles.Sem essas parcerias ambas irão pa-decer.

A igreja não tem todos os dons,talentos e ferramentas para prepa-rar um teólogo, embora, equivoca-damente, algumas assim pensam ocontrário. Por outro lado, escolas te-ológicas não podem preparar pasto-res sem diálogo e conhecimento dasigrejas e suas necessidades. Ela pre-para e capacita teólogos.

2. Os professores precisam estarenvolvidos nas igrejas locais. Omundo acadêmico teológico nãopode acontecer isolado da igreja.

nacionais e locais.Alguns resultados derivados dis-

so são igrejas divididas, rachas e tem-po consumido com questões não es-senciais à vida da igreja. Quando sebusca então um culpado o primeironome que surge na lista é, logica-mente as escolas teológicas, dizemmuitos críticos.

Preparação global e não localPreparação global e não localPreparação global e não localPreparação global e não localPreparação global e não localA igreja deseja que seu candidato te-nha uma formação para ela mesma– local. Mas esse candidato entraráem contato com muitas outras teo-rias, conceitos, valores, teologias queestão para além dessa comunidadelocal. Resultado: surge então umaséria crítica às escolas teológicas defazerem um estrago que vai além dasconcepções ortodoxas que deve nor-tear toda a escola compromissadacom a sã doutrina.

Esses são alguns sinais que levamalgumas igrejas e líderes eclesiásti-cos questionarem a razão de existirdas escolas teológicas. É claro queexistem muitos outros sinais que abrevidade desse espaço não nos per-mite tratar, entretanto, uma verda-de se impõe: as igrejas precisam dasescolas teológicas e vice-versa.

O crescimento da superficialidadeO crescimento da superficialidadeO crescimento da superficialidadeO crescimento da superficialidadeO crescimento da superficialidadeEm nosso contexto brasileiro pode-mos observar que muitos pastores elíderes, estão iludidos pelo cresci-mento numérico da igreja. Essamentalidade tem levado cada vezmais ao pragmatismo, imediatismo,voltados para resultados, não se im-portando com os meios para conse-guir realizar seus projetos e sonhos.

Como resultado, temos uma igre-ja imatura, analfabeta funcional deBíblia, com ênfase na emoção, cheiade gente vazia. E isso tem sido mo-tivo pelos quais as igrejas tem sidoalvo de críticas de algumas escolasteológicas, pois observam a falta devisão e de crescimento teológico des-ses pastores.

Uma reflexãoUma reflexãoUma reflexãoUma reflexãoUma reflexãoEm alguns contextos eclesiásticos,

Como esses professores que prepa-ram os futuros teólogos podemcapacitá-los sem ter a vivência dodia-a-dia da igreja? Essa é sem dú-vida uma das principais lacunas.

3. As escolas teológicas deno-minacionais podem desenvolver umquadro docente profundamentecomprometido com a igreja local.Isso pode ser estabelecido desde oprocesso de contratação do mesmo.Sem essa condição, não vejo lugarpara esse docente na escola. Algunspodem argumentar: “mas existemcertas disciplinas que não exigemisso”. Quais? Grego? Hebraico? In-trodução à Sociologia? Não se trata

07

Page 8: Fomentando o cultivo da educação teológica saudávelaetal.com/wp-content/uploads/2014/07/Aetal-Boletim... · relevância da educação teológica para a sociedade foram alguns

BRASIL • IBM – Instituto Bíblico Metropolitano (Salvador-BA)• IAT – Instituto Apostólico de Teologia (Rio de Janeiro-RJ)• IBADAM – Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas (Manaus-AM)• ITEM – Instituto Teológico Educacional Moriah (Campinas-SP)• MENORAH – Universidade Menorah (São Paulo-SP)• FAIT – Faculdade Iguaçuana de Teologia (Nova Iguaçu-RJ)• ELT – Escola Livre de Teologia (São Paulo-SP)• REIJ – Rede de Ensino Instituto Jaifa (São Paulo-SP)

MÉXICO • SBP – Seminario Bíblico de Puebla (Puebla-PB)

PERU • SETELA-CQ – Seminario Teológico Latinoamericano Chuya Qellqa (Huancayo)

Os mais novos afiliados da AETAL

de disciplinas optativas, mas de umprocesso pedagógico que é cons-truído de forma integradora. Tudo naescola de Teologia é construído a par-tir do perfil do estudante. Ou seja, operfil que se deseja formar nesse fu-turo teólogo. O teólogo sem a igrejaé um perigo, porque seu compromis-so não inclui a mesma. Teologia sefaz com a igreja. Não se faz para ela,se faz para a missão de Deus. A igre-ja não é fim da missão, ao contrário,ela é o começo.

4. É importante que a educaçãoteológica contemple a visão missio-lógica, incentivando os alunos a par-ticiparem de projetos missionários,de plantação de igrejas e de projetosevangelísticos. Uma escola descom-promissada com a missão de Deuscai em descrédito. Qual a razão de uma escola teoló-gica existir?

Em minha opinião, é parte damissão de Deus aqui na terra. SeDeus não tivesse uma missão nomundo, não seria necessário ter es-colas de Teologia. Mas, como Ele tem,

então a razão de existir deve ser a depreparar homens e mulheres paracumprirem e serem agentes da mis-são de Deus ao mundo. Isso tambémdeve colocar a igreja no seu devidolugar.

A igreja não é razão da escola deTeologia. Ela é o instrumento usadopor Deus, para sua missão terrenal.A igreja que barra, através de seuspastores e líderes, vocações pastoraisnão está contra a escola de Teologia,está, sim, contra a própria missão deDeus e terá que prestar contas a Ele.

Assim, a educação teológica deveimergir o estudante em um proces-so integral de formação e prática,com a esperança de que, ao final doseu treinamento teológico, ele este-ja suficientemente preparado paraajudar a igreja a realizar a sua tarefaprincipal: anunciar as boas-novas desalvação.

A formação teológica é um pro-cesso para a vida toda, pois ela con-tinua mesmo depois que o estudan-te completa seus estudos em umainstituição educacional teológica.

ConclusãoConclusãoConclusãoConclusãoConclusãoA igreja espera das escolas teológi-cas um auxílio na formação de seusmembros, capacitando-os para quenão somente saibam manusear asEscrituras, mas ao expô-la, façam demaneira correta, coerente e, acima detudo, de forma que em todo o tempoo nome do Senhor seja glorificado.

Sabemos que a formação teoló-gica em si mesma, caso não seja dis-seminada, torna-se apenas uma in-formação a mais, porém, quandocompartilhada sob a inspiração doEspírito Santo e de maneira adequa-da, tem um grande poder na trans-formação de vidas e no desenvolvi-mento espiritual.

A palavra de ordem não é com-petição, mas cooperação. Coopera-ção porque igreja e educação teoló-gica devem complementar-se. A es-cola teológica dá a formação e capa-citação teológica genuína e a igrejacomplementa com a formação mi-nisterial adequada, de acordo comseus costumes e dogmas.

A RT I G O E S P E C I A L

Novos membros eleitos na VIII Assembleia Geral da AETALDiretoria– Presidente: Márcio Matta (EETAD)– Vice-Presidente: Azemar Sales (CTTHG)– 1º Secretário: Emerson Pereira (STPV)– 2ª Secretária: Glícia Fischer (STBB)– 1º Tesoureiro: Marcelo Valle (IBICAMP)– 2º Tesoureiro: Ely Xavier (CEBESP)– Vogal: Adão C. Nascimento (SPS)– Vogal: Antonio Lazarini Neto (FTBC)

Secretário-Geral– Pablo Sywulka (SETECA)

Conselho Fiscal– Valdomiro Ferreira (SEBIMI)– Luís Silvério (FTSA)– Deoclesiano Silva (GMS)

Suplentes– Elizabeth Sendek (FUSBC)– Fernando Almeida (STNS)– Josué Misraim (ASETI)

Comissão de Reconhecimento– Gary Williams, Coordenador (SETECA)– Carlos Alberto F. da Silva (UniCristã)– Maruilson de Souza (Ex. Salvação)– Roger Marcel Wanke (FLT)– Alejandro Zabala (STHebron)– Miguel Wheeler (SBC)– Manuel Reaño (FUSBC)– Oscar Campos (SETECA)

(Palestra ministrada na Conferência)

Boletim Informativo nº 11 | Nov/2013 | Editado em português e espanhol | Distribuição no Brasil e em países hispânicos da América Latina