folheto 5 - fases do processo de mediação

1
Folheto 5 Fases do Processo de Mediação (Fonte: Adaptado de Torrego Seijo, 2003, pp.98-99). AS CINCO FASES DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO 1ª. Apresentação e regras do jogo O mediador apresenta-se - (consulta o folheto 6) Exemplo: “Olá. Eu chamo-me NOME e sou o/a mediador/a do gabinete da tua escola. A minha função enquanto mediador/a é ajudar a resolver os problemas dos alunos”. O mediador explica em que consiste a mediação e quais as suas regras - (consulta o folheto 6) Exemplo: “A mediação é um método para resolver um conflito ou um problema. Este método consiste basicamente no diálogo e tem como objetivo conseguir um acordo entre as pessoas envolvidas no conflito. O processo de mediação é confidencial, o que significa que tudo o que aqui for dito fica só entre nós. E é um processo voluntário, ou seja, só falam comigo se quiserem. Aceitam o processo de mediação?” (aguardar que as pessoas respondam). Autorização por parte dos mediados - (consulta o folheto 7) O mediador pede às partes para assinarem uma autorização. 2ª. Ora conta lá! O mediador deve pedir a cada uma das partes que exponha o problema Exemplo: Então Pedro, queres contar-me o que se passou? (ouve a versão do Pedro). Então António, o que me tens a dizer sobre isso?” (ouve a versão do António). 3ª. Clarificar O mediador deve colocar questões para aprofundar aspetos que tenham ficado pouco claros. 4ª Propor soluções O mediador deve pedir às pessoas soluções que satisfaçam ambas as partes. Exemplo: “Que soluções sugerem para resolver o vosso problema?” O que cada um se compromete fazer para resolver o problema?5ª Chegar a um acordo - (consulta o folheto 8) Depois de se decidir qual a solução mais satisfatória para ambas as partes, o mediador redige o acordo. O acordo é como um contrato em que as pessoas, com a sua assinatura, se comprometem a cumprir aquilo que acordaram. No acordo deve estar presente o que cada uma das partes se compromete fazer (ver exemplo abaixo). ACORDO Depois de ouvidas as pessoas envolvidas no conflito foi possível chegar a um acordo. Posto isto, assume-se que: - A Beatriz compromete-se que caso um dia a história se venha a repetir não ignora os insultos da Leonor e combina um encontro com ela para tentarem resolver as coisas conversando. - A Leonor pediu desculpas à Beatriz e sugeriu que andassem todas juntas nos intervalos. - A Leonor compromete-se que caso um dia a história se venha a repetir, vai controlar-se e em vez de insultar a amiga por mensagens, vai conversar com ela pessoalmente. Ao assinar este acordo comprometemo-nos a cumprir tudo o que aqui fica exposto.

Upload: catia-silva

Post on 25-Jul-2015

42 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Folheto 5 - Fases do processo de mediação

Folheto 5 – Fases do Processo de Mediação (Fonte: Adaptado de Torrego Seijo, 2003, pp.98-99).

AS CINCO FASES DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO 1ª. Apresentação e regras do jogo O mediador apresenta-se - (consulta o folheto 6) Exemplo: “Olá. Eu chamo-me NOME e sou o/a mediador/a do gabinete da tua escola. A minha função enquanto mediador/a é ajudar a resolver os problemas dos alunos”. O mediador explica em que consiste a mediação e quais as suas regras - (consulta o folheto 6) Exemplo: “A mediação é um método para resolver um conflito ou um problema. Este método consiste basicamente no diálogo e tem como objetivo conseguir um acordo entre as pessoas envolvidas no conflito. O processo de mediação é confidencial, o que significa que tudo o que aqui for dito fica só entre nós. E é um processo voluntário, ou seja, só falam comigo se quiserem. Aceitam o processo de mediação?” (aguardar que as pessoas respondam).

Autorização por parte dos mediados - (consulta o folheto 7) O mediador pede às partes para assinarem uma autorização. 2ª. Ora conta lá! O mediador deve pedir a cada uma das partes que exponha o problema Exemplo: “Então Pedro, queres contar-me o que se passou? (ouve a versão do Pedro). Então António, o que me tens a dizer sobre isso?” (ouve a versão do António). 3ª. Clarificar O mediador deve colocar questões para aprofundar aspetos que tenham ficado pouco claros. 4ª Propor soluções O mediador deve pedir às pessoas soluções que satisfaçam ambas as partes. Exemplo: “Que soluções sugerem para resolver o vosso problema?” “O que cada um se compromete fazer para resolver o problema?”

5ª Chegar a um acordo - (consulta o folheto 8) Depois de se decidir qual a solução mais satisfatória para ambas as partes, o mediador redige o acordo. O acordo é como um contrato em que as pessoas, com a sua assinatura, se comprometem a cumprir aquilo que acordaram. No acordo deve estar presente o que cada uma das partes se compromete fazer (ver exemplo abaixo).

ACORDO

Depois de ouvidas as pessoas envolvidas no conflito foi possível chegar a um acordo. Posto isto, assume-se que: - A Beatriz compromete-se que caso um dia a história se venha a repetir não ignora os insultos da Leonor e combina um encontro com ela para tentarem resolver as coisas conversando. - A Leonor pediu desculpas à Beatriz e sugeriu que andassem todas juntas nos intervalos. - A Leonor compromete-se que caso um dia a história se venha a repetir, vai controlar-se e em vez de insultar a amiga por mensagens, vai conversar com ela pessoalmente. Ao assinar este acordo comprometemo-nos a cumprir tudo o que aqui fica exposto.