folha paroquial 190

2
Folha Paroquial nº 190 De 28 de Abril a 06 de Maio IV DOMINGO DA PÁSCOA “ Disse Jesus: «Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. O mercenário, o que não é pastor, de quem não são as próprias ovelhas, vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge.» (...)” (Jo 10,11-18) O ANÚNCIO O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão. O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor modelo”, que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar n’Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para “escutar” as propostas que Ele faz e segui-l’O no caminho do amor e da entrega. A primeira leitura afirma que Jesus é o único Salvador, já que “não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos” (neste “Domingo do Bom Pastor” dizer que Jesus é o “único salvador” equivale a dizer que Ele é o único pastor que nos conduz em direcção à vida verdadeira). Lucas avisa-nos para não nos deixarmos iludir por outras figuras, por outros caminhos, por outras sugestões que nos apresentam propostas falsas de salvação. Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de João convida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama com um “amor admirável” que Deus está apostado em levar-nos a superar a nossa condição de debilidade e de fragilidade. O objectivo de Deus é integrar-nos na sua família e tornar-nos “semelhantes” a Ele. Pe Joaquim G., Pe Manuel B., Pe. José Ornelas C.

Upload: igreja-nazare

Post on 21-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha Paroquial 190

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Paroquial 190

Folha Paroquial nº 190 De 28 de Abril a 06 de Maio

IV DOMINGO DA PÁSCOA

“ Disse Jesus: «Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. O mercenário, oque não é pastor, de quem não são as próprias ovelhas,vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge.» (...)”

(Jo 10,11-18)

O ANÚNCIO

O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, nestedomingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundoJoão, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.

O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor modelo”, queama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem quepodem confiar n’Ele de forma incondicional, pois Ele nãobusca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que édecisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para “escutar” as propostas que Ele faz esegui-l’O no caminho do amor e da entrega.

A primeira leitura afirma que Jesus é o único Salvador, já que “não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos” (neste “Domingo do Bom Pastor” dizer que Jesus é o “único salvador” equivale a dizer que Ele é o único pastor que nos conduz em direcção à vida verdadeira). Lucas avisa-nos para não nos deixarmos iludir por outras figuras, por outros caminhos, por outras sugestões que nos apresentam propostas falsas de salvação.Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de Joãoconvida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama com um “amor admirável” que Deus estáapostado em levar-nos a superar a nossa condição de debilidade e de fragilidade. O objectivo de Deus é integrar-nos na sua família e tornar-nos “semelhantes” a Ele.

Pe Joaquim G., Pe Manuel B., Pe. José Ornelas C.

Page 2: Folha Paroquial 190

Missas

Igreja da Nazaré2ª feira (não há missa)De 3ª a Sábado às 19HDomingos às 09H301º Domingo do mês às 09H30 e às 11H

Cartório | 4ª das 17H às 18H45 6ª das 17H30 às 18H45

Capela do PilarDe 2ª a Sábado às 08H15Domingos às 12H

Fundação Cecília Zino3ª,5ª,6ª às 08H30Sábados às 18HDomingos às 11H

Confissões | 5ª feira às 18HAdoração ao S.S.S. | 5ª Feira - 19H30 - 22H

4ª feira | Grupo Biblíco às 20H

Primeira 5ª feira de cada mês |Preparação para o Baptismo às 20H

Segunda 5ª feira de cada mês | Grupo dos recasados às 21H

Recitação do Terço (Semanal) às 18H306ª feira | Recitação dos Terços às 19H30

Informações da Paróquiawww.igrejadanazare.com

Paróquia da NazaréAvenida Colégio Militar Apartado 2909,9001-601 FunchalTelf: 291 775 109 Fax: 291 764 005Email: [email protected] [email protected]: http://facebook.com/igrejanazare.funchal

29 de Abril | Crismas às 11H30

29 de Abril | Visita Pascal:15 de Abril | Nazaré, Pico e Amoreiras15 de Abril | Nazaré (lado da Capela)15 de Abril | Virtudes (lado da Nazaré)15 de Abril | Av. Colégio Militar, Rua da Austrália, Canadá e Panamá.

01 de Maio| Eucaristia às 09H3001 de Maio| Encerramento da Igreja às 13H

03 de Maio| Preparação para o Baptismo às 20H

04 de Maio| Workshop de Acupuntura Sala Bento XVI às 20H Dra. Thelma Vicente e Dr. Alex Vicente

06 de Maio| Festa das Bem Aventuranças às 11H30

Está a ser efectuada uma recolha de dados de todos oscasais que até dia 13 de Maio, completam bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) ou diamante (60 anos). Os dados poderão ser entregues no acolhimento da Igreja.

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES

Senhor, dai-nos santos sacerdotes e Vós mesmo conservai-os em santidade. Ó Divino e Sumo Sacerdote, que o poder da Vossa Misericórdia os acompanhe por onde andarem e os proteja contra as maquinações que o demónio não cessa de armar à alma de cada sacerdote. O poder da Vossa Misericórdia, ó Senhor desfruta tudo o que possa ofuscar a santidade do sacerdote, porque Vós tudo podeis. Amén. (Diário da Irmã Faustina, III, 13).