folha paroquial 175

2

Click here to load reader

Upload: igreja-nazare

Post on 11-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha Paroquial 175

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Paroquial 175

Folha Paroquial nº 175 De 14 a 22 de Janeiro

II DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Tu és Simão, filho de João; tu seráschamado Cefas”.

(Jo 1,35-42)

O ANÚNCIO

“FALAI, SENHOR, QUE O VOSSO SERVO ESCUTA.”

A liturgia do 2.º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.

A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Isto traduz-se por vocação, pois a vocação supõe um encontro íntimo com Aquele que chama (Deus). Porém, iniciativa deste encontro foi desde sempre fruto de uma iniciativa divina e não humana. No entanto, a resposta para este encontro supõe uma liberdade disponibilidade humanas. Deste modo, seremos verdadeiramente discípulos de Jesus. Mas quem é “discípulo” de Jesus? Quem pode integrar na comunidade de Jesus? Em resposta a estas questões, o Evangelho é muito claro em João. Na prespetiva deste evangelista, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa, o Messias libertador, pois João Baptista O indicou como «Cordeiro de Deus»; o discípulo é aquele que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega; é aquele que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, e é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos. Para tal, ao homem é pedido que se coloque numa atitude de livre e total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus. Este chamamento de Deus é o chamamento à liberdade de filhos. O teólogo H. Balthasar refere que “uma criatura é tanto mais livre quanto mais profundamente participa na liberdade de Deus”. O Homem torna-se livre e simples como o seu Senhor quanto mais se deixar encontrar por Ele mediante a docilidade de espírito. Isto supõe viver de forma coerente com o chamamento que Deus nos fez. É isto o que o Senhor nos pede por meio de Paulo na segunda leitura. Deus não pede que sejamos impecáveis, mas exemplares pelo poder da oração. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão. Somente quem escuta a voz de Deus no meio do ruído de tantas vozes alienadoras do mundo, torna-se disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega.

Diác. Ronald Alves Vieira.

Page 2: Folha Paroquial 175

Missas

Igreja da Nazaré2ª feira (não há missa)De 3ª a Sábado às 19HDomingos às 09H301º Domingo do mês às 09H30 e às 11H

Cartório | 4ª das 17H às 18H45 6ª das 17H30 às 18H45

Capela do PilarDe 2ª a Sábado às 08H15Domingos às 12H

Fundação Cecília Zino3ª,5ª,6ª às 08H30Sábados às 18HDomingos às 11H

Confissões | 5ª feira às 18HAdoração ao S.S.S. | 5ª Feira - 19H30 - 22H

4ª feira | Grupo Biblíco às 20H

Primeira 5ª feira de cada mês |Preparação para o Baptismo às 20H

Segunda 5ª feira de cada mês | Grupo dos recasados às 21H

Recitação do Terço (Semanal) às 18H306ª feira | Recitação dos Terços às 19H30

Informações da Paróquiawww.igrejadanazare.com

Paróquia da NazaréAvenida Colégio Militar Apartado 2909,9001-601 FunchalTelf: 291 775 109 Fax: 291 764 005Email: [email protected] [email protected]: http://facebook.com/igrejanazare.funchal

15 de Janeiro | Festa do Pai-Nosso (2º volume) às 09H3015 de Janeiro | Formação de Catequistas às 15H00 Tema: Sacramentos

17 - 19 de Janeiro | Jornadas de Actualização de Leigos e Consagrados, das 19H30 às 21H30, na Igreja do Colégio.

12 de Fevereiro | Almoço/Convívio de Catequistas (Preparação para a Quaresma)

20 e 21 de Fevereiro | Férias de Carnaval

22 de Fevereiro | 4ª feira de Cinzas Missa da Catequese às 19H

25 de Fevereiro | Vésperas e catequese quaresmal às 18H

ORAÇÃO DA MANHÃ

3. Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia.Guarda a minha língua de toda a maldade.Que só de bênçãos se encha o meu espírito.4. Que eu seja tão bondoso e alegre,que todos quantos se aproximarem de mim,sintam a tua presença.5. Senhor, reveste-me da tua beleza,e que, no decurso deste dia,eu Te revele a todos. Amen.

1. Senhor, no início deste dia,venho pedir-Te saúde,força, paz e sabedoria.2. Quero olhar hoje o mundocom olhos cheios de amor,ser paciente, compreensivo,manso e prudente;ver, além das aparências,teus filhos como Tu mesmo os vês,e assim não ver senão o bem em cada um.