folha de sala isto nÃo É um recital de poesia_30 janeiro

4
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 30 JAN SEXTA ÀS 22H00 JARDIM DE INVERNO DURAÇÃO: 60MIN PRÓXIMA APRESENTAÇÃO: 30 ABR, QUINTA, ÀS 21H00 ISTO NÃO É UM RECITAL DE POESIA POESIA E MÚSICA COM SÉRGIO GODINHO, NUNO ARTUR SILVA, MITÓ MENDES, NOISERV E DESENHO DIGITAL EM TEMPO REAL DE ANTÓNIO JORGE GONÇALVES

Upload: teatro-sao-luiz

Post on 07-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

são lu iz teatro m u n icipal 30 jan

Sexta àS 22h00Jardim de invernoduração: 60minPróxima aPresentação: 30 aBr, QUinta, Às 21H00

isto não é um recital de poesia

PoeSia e MúSica coM Sérgio godinho,

nuno artur Silva, Mitó MendeS, noiServ

e deSenho digital eM teMPo real de

antónio Jorge gonçalveS

2

Isto não é um recital de poesiaa poesia é intraduzível por palavrasa poesia inexplicável.Por isso, não se deveria explicar que isto não é um recital de poesia.Desde logo, um conceito destinado à sepultura. Enterre-se, fim.

Mas antes da pá derradeira, remexamos algum chão:Que poetas se salvaram nos destroços da cultura?que poetas nos salvaram nos destroçosamor desamor alento desalento êxtase negociaçãoruas perdidas?A cultura é fio a fio.Arrombei a casa, rasguei as teias de aranhaPuxei as cortinas pesadas até encontrar o solo fio-de-prumoencontrando apontandoo reverso do sol.

A cultura e a poesia da culturaatravessam fio a fioa distância da terra. Mas os fios emaranham-seno centro e na superfície.Entreteçam-nos! fios desordenadosescolham as coresa alma as coresfaçam-nos crerque isto, tudo istoé (não é?) um recital de poesia.

s É rG io Go Di n H o

3

n u n o artu r s i lva

Um recital de poesia nunca é um recital de poesia. A poesia não tem hora e lugar marcado. E não é pública nem mundana, mas secreta e incerta. Fala para toda a terra dizendo um segredo a um só ouvido.*

Tal como o humor, que não está na anedota que se conta para fazer rir, mas antes, se calhar, no falhanço da anedota, a poesia pode estar no falhanço do recital.

A poesia não está no poema anunciado: agora silêncio que vamos ler poesia. A poesia está no que não se lê, no verso esquecido, no verso mal lido, no não ouvido, no que se vê: no olhar da miúda da segunda fila, no chapéu, exageradamente grande, do homem – exageradamente pequeno?, que acabou de entrar, no encontro que não se deu entre aquela rapariga e aquele rapaz, na esquina onde eles não se encontram.

Não a procuro, a poesia, no recital em sim, mas no que no recital é ruído e acaso.

Resta-nos, ao ler, fazer arder o ardil do poema e esperar que o brilho dos versos liberte, como uma flor no lixo, uma música qualquer…

* Perífrase de um poema de Luiza Neto Jorge

www.teatrosaoluiz.pt

uma troca conversada de poemas e canções de amores e combates, incluindo considerações avulsas sobre o como as vozes nessas letras dão corpo aos seus manifestos.

textos e canções adília Lopesal Bertoalexandre o’neillalfredo marceneiroCaetano velosoCamõesCarlos de oliveiraChico Buarquedinis machadoJorge PalmaJosé régioLuiza neto Jorgemanuel antónio Pinamanuel CruzPaul ÉluardPaulo LeminskiPedro mexiaSá de mirandaSilva TavaresZeca afonso…

e

Sérgio Godinho e nuno artur Silva

e o que mais se verá e ouvirá…

Produção executiva Produções Fictícias co- apresentação Produções FictíciasSão Luiz Teatro municipal

são luiz teatro municipal

direcção executiva Programação temporada 2014-2015aida TavaresProgramação Mais novos Susana duarte adjunta direcção executiva margarida PachecoSecretariado de direcçãoolga Santosdirecção de ProduçãoTiza Gonçalves (directora)Susana duarte (adjunta)mafalda Sebastiãomargarida Sousa diasdirecção técnicaHernâni Saúde (director) João nunes (adjunto)IluminaçãoCarlos Tiagoricardo Camposricardo JoaquimSérgio JoaquimMaquinistasantónio Palma Cláudio ramosPaulo miravasco Ferreira Somnuno Saiasricardo Fernandesrui LopesEncarregado Geralmanuel Castiço Secretariado técnicoSónia rosadirecção de cenaJosé Calixto maria Távora marta Pedroso ana Cristina Lucas (assistente)direcção de comunicaçãoana Pereira (directora)elsa Barãonuno SantosDesign GráficoSilva designersBilheteiraCidalina ramosHugo HenriquesSoraia amarelinhoFrente de casa Letras e Partiturascoordenação: (bold)Carla Pignatelliinês macedoassistentes de SalaCarolina Serrão domingos TeixeiraFilipa mattaHelena malaquiasHernâni Baptistainês GarciaJoão CunhaSara FernandesSara GarciaSofia martinsCarlos ramos (assistente)SegurançaSecuritaslimpezaastrolimpa