folder rede um grito pela vida

2
O Brasil é um país de origem, trânsito e destino para o Tráfico de Pessoas para fins de Exploração Sexual, tanto para o exterior quanto no próprio país, por meio do tráfico interno. Formações priorizando os grupos em situação de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastoral e outros. “É recrutar, transportar, transferir, alojar ou acolher pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de paga- mentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, servidão ou remoção de órgãos.” Fonte: Art. 3 da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Transnacional – Protocolo adicional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas (Palermo 2000) UM GRITO PELA VIDA EM AÇÃO O QUE É TRÁFICO DE PESSOAS (TP)? SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO Aprofundamento sobre as causas e situações que favorecem o TP: questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento, grandes eventos, he- donismo midiático, aumento da precariedade do trabalho, probreza, corrupção, impunidade etc. GRUPOS DE REFLEXÃO E ESTUDOS Ampliação da ação de enfrentamento no Brasil. CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADOR@S Participação política e social de incidência na definição e efetivação de políticas públicas para enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. MOBILIZAÇÃO SOCIAL Núcleos de atuação da Rede Um Grito pela Vida (Brasil) O rosto das vítimas brasileiras é predominante- mente feminino, infantojuvenil e afrodescendente na faixa etária dos 10 aos 29 anos. Os Países de destino da maioria das mulheres brasileiras traficadas são: Suíça, Holanda, Espanha e Suriname. Os Estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul foram os que registraram o maior número de casos nos últimos anos. O Tráfico interno é uma realidade alarmante no País; são mais de 100 rotas. (Fonte: Relatório PESTRAF 2002) 70% das pessoas traficadas no mundo são do sexo feminino. (UNODC 2014)

Upload: rede-um-grito-pela-vida

Post on 20-Jul-2015

3.465 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: FOLDER REDE UM GRITO PELA VIDA

O Brasil é um país de origem, trânsito e destino para o Tráfico de Pessoas para fins de Exploração Sexual, tanto para o exterior quanto no próprio país, por meio do tráfico interno. Formações priorizando os grupos em situação

de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastoral e outros.

“É recrutar, transportar, transferir, alojar ou acolher pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de paga-mentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, servidão ou remoção de órgãos.”

Fonte: Art. 3 da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Transnacional – Protocolo adicional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas (Palermo 2000)

TRÁFICO DE PESSOAS PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL NO BRASIL

UM GRITO PELA VIDAEM AÇÃO

O QUE É TRÁFICO DE PESSOAS (TP)?

SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO

Aprofundamento sobre as causas e situações que favorecem o TP: questões de gênero, violência,

modelo de desenvolvimento, grandes eventos, he-donismo midiático, aumento da precariedade do

trabalho, probreza, corrupção, impunidade etc.

GRUPOS DE REFLEXÃO E ESTUDOS

Ampliação da ação de enfrentamento no Brasil.

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADOR@S

Participação política e social de incidência na definição e efetivação de políticas públicas para

enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Núcleos de atuação daRede Um Grito pela Vida (Brasil)

O rosto das vítimas brasileiras é predominante-mente feminino, infantojuvenil e afrodescendente na faixa etária dos 10 aos 29 anos.

Os Países de destino da maioria das mulheres brasileiras traficadas são: Suíça, Holanda, Espanha e Suriname.

Os Estados de Pernambuco, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul foram os que registraram o maior número de casos nos últimos anos.

O Tráfico interno é uma realidade alarmante noPaís; são mais de 100 rotas.

(Fonte: Relatório PESTRAF 2002)

70% das pessoas traficadas no mundosão do sexo feminino. (UNODC 2014)

Page 2: FOLDER REDE UM GRITO PELA VIDA

DENUNCIE O TRÁFICO DE PESSOAS

facebook.com/redegritopelavidagritopelavida.blogspot.com

[email protected]

Conecte-se com a Rede Um Grito pela Vida

“Um grito pela vida” é uma Rede Intercongrega-cional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Reúne mais de 250 religiosas/os e leigos/as pre-sentes em 22 estados e no Distrito Federal. Integra Talitha Kum - Rede Internacional da Vida Religiosa no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

REDE UM GRITO PELA VIDA

Atua no enfrentamento desta realidade com ações de prevenção e incidência política, principalmente contra o tráfico para fins de exploração sexual, em parceria com organizações não governamentais e governamentais, movimentos sociais e outros seg-mentos da sociedade civil. É um projeto da CRB Nacional com núcleos de atuação em todo o Brasil.

A Rede entende o Tráfico de Pessoas como uma agressão à dignidade humana, uma grave violação dos Direitos Humanos, um crime que cerceia a liberdade, mercantiliza e mata vidas.

TRÁFICO DE PESSOAS A ESCRAVIDÃO DO SÉCULO XXI

EXPLORAÇÃO SEXUAL REMOÇÃO E VENDA DE ÓRGÃOSTRABALHO ESCRAVOADOÇÃO ILEGALMENDICÂNCIA

Esta prática criminosa movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, vitimiza mais de 35,8 milhões de pessoas em todo o mundo (Walk Free 2014) e acontecepara fins de:

DISQUE 100 OU LIGUE 180

NOSSA MISSÃO é sensibilizar, capacitar multiplicadoras/es, informar, mobilizar, denunciar, tecer parcerias e lutar por políticas públicas em prol da prevenção e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Nossa mística é inspirada no projeto de Jesus, nos carismas fundacionais, na indignação profética e compaixão samaritana, na defesa dos direitos humanos e na certeza de que um mundo melhor é possível.