flash 142 (read-only) - clube galp energia · sozinho em palco, começa ... açoriano (1º grupo)...

8
Mar 2009 Flash 142 Caveman Capa Próximas Realizações Capa 2º Workshop de Qi Gong 3 Workshop de Pilates 4 Um dia de aventura no Museu da Universidade 5 Pesca Desportiva 7 Bowling Feminino 8 Campanha de Solidariedade 7 Destaques Próximas Realizações 04 Abr - Almoço de Aniversário do Clube Galp Energia 04 Abr - Workshop de Shiatsu 05 Abr - Puck, o Duende 18 Abr - Aulas de Guitarra 18 Abr - 4º Workshop de Qi Gong e Automassagem Chinesa 21 a 28 Abr - Circuito Açoriano 25 Abr - 2ª Eliminatória do Campeonato Interno de Karting Masculino 24 Abr a 01 Mai - Circuito Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite no Museu 09 Mai - Futebol de 11 Veteranos Teatro! Ah, sim, gosto muito! Contudo, quando nos apercebemos que vamos ver alguém actuar sozinho durante uma hora e meia, a debitar umas piadas, muitos ficam de pé atrás. Aquilo deve ser aborrecido! Como é que ele se aguenta? Meu rico dinheirinho .... E, ainda por cima, com aquele nome em inglês! O que é que aquilo quererá dizer? Preconceitos a evitar com Caveman! Como todos sabemos, Teatro não é só representação, é também cenografia, encenação e … produção que permite que o projecto se desenvolva. No caso de Caveman, o autor do texto, o americano Rob Becker tem 50% da culpa de nos termos divertido tanto. Transparece no texto, que demorou 3 anos a escrever, a sua admiração pelas mulheres - carinhoso, compreende-as, ao mesmo tempo que vai defendendo os homens e os dois sexos saem vencedores. O actor, Jorge Mourato, surpreendeu-me e garanto-vos que não fica atrás dos seus pares estrangeiros. A tradução e adaptação do texto estavam perfeitas e os adereços em cena faziam-nos lembrar os famosos Flintstones. O espectáculo começa com um pequeno filme de cenas domésticas, que nos são familiares e não nos deixam indiferentes. Devido a um “mal entendido” doméstico, o Caveman é expulso de casa com duas malas de roupa e alguns bibelots atirados pela janela. Sozinho em palco, começa então, timidamente e cabisbaixo, a sua tentativa de defesa do homem. (continua na página 2) Caveman (Homem das Cavernas) www.clubegalpenergia.com

Upload: duongtu

Post on 07-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Fla

sh 142

Caveman Capa

Próximas Realizações Capa

2º Workshop de Qi Gong

3

Workshop de Pilates 4

Um dia de aventura no Museu da Universidade

5

Pesca Desportiva 7

Bowling Feminino 8

Campanha de Solidariedade

7

Destaques

Próximas Realizações

04 Abr - Almoço de Aniversário do Clube Galp Energia

04 Abr - Workshop de Shiatsu

05 Abr - Puck, o Duende

18 Abr - Aulas de Guitarra

18 Abr - 4º Workshop de Qi Gong e Automassagem Chinesa

21 a 28 Abr - Circuito Açoriano

25 Abr - 2ª Eliminatória do Campeonato Interno de Karting Masculino

24 Abr a 01 Mai - Circuito Açoriano (1º grupo)

08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo

09 Mai - À noite no Museu

09 Mai - Futebol de 11 Veteranos

Teatro! Ah, sim, gosto muito! Contudo, quando nos apercebemos que vamos ver alguém actuar sozinho durante uma hora e meia, a debitar umas piadas, muitos ficam de pé atrás. Aquilo deve ser aborrecido! Como é que ele se aguenta? Meu rico dinheirinho .... E, ainda por cima, com aquele nome em inglês! O que é que aquilo quererá dizer? Preconceitos a evitar com Caveman! Como todos sabemos, Teatro não é só representação, é também cenografia, encenação e … produção que permite que o projecto se desenvolva. No caso de Caveman, o autor do texto, o americano Rob Becker tem 50% da culpa de nos termos divertido tanto. Transparece no texto, que demorou 3 anos a escrever, a sua admiração pelas mulheres - carinhoso, compreende-as, ao mesmo tempo que vai defendendo os homens e os dois sexos saem vencedores. O actor, Jorge Mourato, surpreendeu-me e garanto-vos que não fica atrás dos seus pares estrangeiros. A tradução e adaptação do texto estavam perfeitas e os adereços em cena faziam-nos lembrar os famosos Flintstones. O espectáculo começa com um pequeno filme de cenas domésticas, que nos são familiares e não nos deixam indiferentes. Devido a um “mal entendido” doméstico, o Caveman é expulso de casa com duas malas de roupa e alguns bibelots atirados pela janela. Sozinho em palco, começa então, timidamente e cabisbaixo, a sua tentativa de defesa do homem.

(continua na página 2)

Caveman (Homem das Cavernas)

www.clubegalpenergia.com

Page 2: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 2

Caveman Ao longo da peça somos permanentemente recordados, de modo hilariante, como qualquer situação é vista de modo distinto pelos dois sexos, como lutam para se relacionar e como nada mudou desde o tempo das cavernas. Toda a plateia ri com gosto e se revê nas várias cenas. Gostei do modo como começou a 2ª parte. A sala quase às escuras, o actor sentado, com ar impaciente, como se estivesse à espera que todos estivessem sentados e, as expressões dos “atrasados” ao entrarem na sala e pensarem que o espectáculo tinha recomeçado!

Para quem ficou com água na boca …, a peça já não está em cena na Casa do Artista, em Lisboa, deve estar a fazer rir alguns casais, algures em Portugal. Contudo, aceitem a minha sugestão. Telefonem aos Produtores – Theater Mogul e Ready to Shoot - talvez tenham oportunidade de ver esta comédia delirante sobre os homens, as mulheres e a sua convivência no planeta.

Teresa Carvalho

Bowling Feminino

Page 3: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 3

2º Workshop de Qi Gong Ao ler, nas informações disponibilizadas pelo Clube Galp Energia, que ia haver um 2º Workshop de Qi Gong e Auto Massagem Chinesa, e sendo eu uma fã de tudo (ou quase tudo) no que diz respeito a terapias milenares chinesas, de ajuda à saúde e bem estar, inscrevi-me. Em boa hora o fiz; pois foi muito agradável.

Começo por salientar todo o empenho da coordenadora Sónia Rodrigues que, com grande simpatia e leveza, nos fez uma introdução ao que é a Automassagem, o Qi Gong e os seus benefícios. O grupo ouviu como muita atenção os ensinamentos transmitidos, entre os quais o que define duma maneira geral o Qi Gong - Disciplina da Energia. Para além de exercício e terapia, o Qi Gong é uma autêntica filosofia de vida, que poderá ser aplicado no dia a dia. Os seus principais objectivos são a tranquilidade, a harmonização do corpo e do espírito com tudo o que nos rodeia, quer seja a natureza, a sociedade ou os indivíduos, com o fim de obtermos uma calma e paz de espírito interior que nos permitirá viver mais felizes. Os exercícios são considerados uma via eficaz que nos permite preservar a saúde, restaurar o equilíbrio emocional, fortalecer o sistema

imunológico, aumentando a vitalidade do ser humano. Depois desta abordagem, foram-nos ensinados um a um todos os movimentos da auto massagem e 18 pequenos exercícios, que estão a meio caminho entre a ginástica e o bailado - muito suaves mas muito eficazes. Começámos pelo exercício da “Árvore” que é a base de todos os outros, pois consiste numa postura correcta de todo o nosso corpo. Foi um bocadinho complicado, mas quando o grupo conseguiu relaxar a coisa foi fluindo e o resultado foi muito bom. Para terminar o Workshop fizemos toda a sequência dos movimentos aprendidos e o resultado foi quase uma dança, onde a harmonia e o bem-estar imperavam. Saímos todos muito bem dispostos. No dia seguinte (pelo menos no meu caso) senti dum modo muito ligeiro os meus músculos a lembrarem-me que os tinha feito funcionar, mas eles estavam gratos por isso. Faço votos para que esta modalidade esteja dentro em breve ao dispor dos Associados do Clube Galp Energia - Núcleo Centro pois seria uma mais valia. Também ao nosso Clube um Muito Obrigado pelo esforço e empenho em nos proporcionar todo o tipo de iniciativas para melhorar o nosso bem-

Page 4: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 4

Workshop de Pilates - dois depoimentos O que eu gostei mais na técnica Pilates foi do relaxamento na última parte.

Aprendi como se respira correctamente, o que é muito importante para o desempenho das minhas actividades desportivas, que pratico na escola.

Foi a primeira vez que participei neste tipo de trabalho e fiquei admirado por ter conseguido fazer a maior parte dos exercícios.

Gabriel Simões Lopes

Estive muito atenta aos aconselhamentos da Professora, no sentido de melhorar a nossa condição física.

Todos os exercícios devem ser efectuados com a máxima concentração na respiração, que deve ser a adequada a cada conjunto de movimentos.

Interessou-me sobretudo o que no meu dia a dia posso aplicar, corrigindo posturas, para que o meu corpo possa funcionar o mais equilibrado possível, daí resultando uma melhor qualidade de vida.

Conceição Simões

Sorteio CD’s do Grupo Coral do Clube Galp Energia - Núcleo Centro

Os Associados contemplados com um CD “Em tons de Natal”, gravado, em 2008, pelo Grupo Coral do Clube Galp Energia, foram: Ernesto Silva Rosa Loureiro Calado Margarida Monteiro

Agostinho Baptista José Soares José Adelino Correia

Manuel Alberto Fernandes Zita Henriques Francisco César

Maria José Monteiro João Oeiras Domingos

Page 5: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 5

Pela manhãzinha (com outros meninos que conheci) fomos para um Museu da Universidade! Aprendemos muito sobre uns Minerais, que são umas pedras muito coloridas, estranhas, brilhantes e diferentes. Até descobri que o “Pó-de-Talco” afinal vem dessas pedras. Aí fizemos um jogo para encontrar o Mineral certo. Depois fomos descobrir formas de pintar com cores vindas directamente da natureza, como por exemplo: Verde - folhas esmagadas, Encarnado - morangos esborrachados, Castanho - argila ou cacau com água e Roxo – sumo da ameixa. E outros segredos: Lápis de cera – giz molhado em água, e da batata fizemos um carimbo. Então pusemo-nos todos a dar largas à imaginação e fizemos muitas pinturas. Ainda vimos os esqueletos jurássicos enormes, que eram Dinossauros sem pele e músculos, mas o almoço já esperava por nós. Voltámos e fomos ver o Planetário deste Museu. Apareceu o “Nascer do Sol”, a Lua, as Estrelas, os Planetas e tivemos que estar mesmo em silêncio. Finalmente esperava-nos uma aventura: “O Safari–das-folhas”. Ora vejamos - descobrimos a “Palmeira - Barriga”, as “Árvores – narizes”, a “Palmeira - Vassoura”, folhas estranhíssimas, o maior Pinheiro da Europa, uma planta da época dos Dinossauros, um “Cipreste-dos-Pântanos” e eu ainda trouxe umas sementes mesmo esquisitas. Finalmente as fabulosas e misteriosas Plantas-Carnívoras ...que comiam mosquitos e coisas assim. Voltámos cansados mas muito, muito felizes desta aventura. Obrigado a todos.

Ricardo Manuel Costa (5 anos) (que com a ajuda da mamã fazem o resumo de um dia muito bem passado)

Um dia de aventura no Museu da Universidade (Museu de História Natural—Lisboa)

Page 6: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 6

Um dia de aventura no Museu da Universidade (Museu de História Natural—Lisboa)

Page 7: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 7

Pesca Desportiva - Campeonato Regional Interno de 2008 No passado dia 7 de Fevereiro a Direcção do Clube Galp Energia - Núcleo Centro reuniu os pescadores que participaram no Campeonato Interno de Pesca Desportiva de Águas Interiores 2008, e procedeu à entrega dos prémios referentes à época transacta, numa envolvente em que a animação imperou entre os participantes. Durante as várias jornadas realizadas, em vários cenários, tiveram os nossos colegas a oportunidade de mostrar as suas perícias no seu desporto favorito - a Pesca - onde, além da vertente desportiva, está sempre presente a boa disposição e o convívio entre os participantes. Aproveitamos para informar que já se encontra elaborado o calendário de provas para o ano de 2009, decorrendo a primeira na Barragem dos Patudos, em Alpiarça.

Campanha de Solidariedade Decorreu no princípio do ano de 2009 mais uma Campanha de Solidariedade levada a efeito pelo Clube Galp Energia - Núcleo Centro. Desta feita o objectivo era o de recolher DVD’s e jogos para o grupo Jov-Atitude, associação que pretende criar um espaço, nas imediações das Torres de Lisboa, para crianças e jovens com o intuito de estes poderem ocupar os seus tempos livres fundamentalmente com o visionamento de filmes e jogos. Foram entregues a esta associação mais de uma centena de filmes e jogos o que demonstra bem o nível de Solidariedade que impera no núcleo de Associados do Clube Galp Energia.

Page 8: Flash 142 (Read-Only) - Clube Galp Energia · Sozinho em palco, começa ... Açoriano (1º grupo) 08 Mai - Rota do Fresco do Alentejo 09 Mai - À noite ... “Russian Classical Ballet“

Mar 2009 Page 8

Bowling Feminino Bem, como praxe, calhou-me a mim fazer o texto sobre o início do Torneio de Bowling Feminino do Clube Galp Energia - Núcleo Centro, que se realizou no passado sábado dia 14 de Fevereiro de 2009. Foi realmente, com mais 14 mulheres, uma forma diferente de passar este dia. Pois o que posso dizer é que, como iniciada nestas andanças do bowling, não tive uma grande performance, digamos que não fui bafejada pela “sorte de principiante”, eu bem tentei mas as bolas iam todas para o lado e jogar no meio de tantas veteranas não é tarefa fácil, nem S. Valentim me valeu, o que valeu sim foi o passeio até Sesimbra e ficar ali a apreciar aquela bela paisagem. Estava um dia lindo, o Sol brindou-nos com a sua presença e a praia estava tentadora, um verdadeiro dia de primavera, o que nos inspirou para o desafio que tínhamos pela frente. Depois seguiu-se o convívio durante quase 4 horas, pois eram só duas pistas e com 15 mulheres a jogar não foi fácil cumprir o horário estabelecido. No final já estávamos todas cheias de fome e as forças já iam faltando para mandar as bolas contra os pinos. E quando acabou ficaram os fantásticos resultados, para algumas é claro e quanto a mim restou-me o 14º lugar, entre 15 não foi mau, duas unhas partidas e muito boa disposição. Para fechar esta manhã desportiva, como sempre o Clube Galp Energia surpreendeu-nos com um brinde de oferta, um Kit Energia feminina em viagem, que dá sempre jeito e que é claro todas adorámos. Obrigada Clube Galp Energia pelas vossas iniciativas e agora que venha o próximo dia 21 de Março, em Cascais.

A Direcção Sorteio - Bailado

A Direcção do Clube Galp Energia - Núcleo Centro vai proceder ao sorteio de 5 bilhetes duplos para o Bailado “Cinderela”, na sua performance do próximo dia 10 de Maio. Este bailado será interpretado pela companhia “Russian Classical Ballet“ e teve a sua primeira actuação há mais de 60 anos, mais propriamente em 21 de Novembro de 1945, no Teatro Bolshoi, em Moscovo. Pode efectuar a sua inscrição para este sorteio, até ao final do dia 30 de Abril próximo, através do telefone 21 724 05 31 (extensão interna 10 531) ou do endereço de email interno “Clube Galp Energia-