fispq nº 203 ficha de informação de seguranç de produto...

8
Revisão 18/12/2013 Fich d 1 – IDENTIFICAÇÃO DO P Produto: MAXVAP - TRUC Empresa: Maxvap Higieniz Endereço: Avenida Gisele Telefone: (12) 3206-7508 E-mail: maxvap@maxvaph 2 – IDENTIFICAÇÕES DE Perigos mais importantes : Efeitos Adversos á Irritante para a pele (conta aparelho digestivo (quando Efeitos Ambientais : Na diluição recomendada ácido muriático até pH neu Perigos Físicos e Q Produto alcalino. Recomen Produto não inflamável. Po Perigos Específicos N.A. Classificação de pe N.C. Principais Sintomas ha de Informação de Segurança de Produto Químico – FISPQ Conforme A PRODUTO E DA EMPRESA CK zação Profissional Martins, 1132 – Bosque dos Ypês hp.com.br PERIGOS Saúde : ato prolongado), olhos, vias respiratórias (qu o ingerido). : é praticamente inócuo. Recomenda-se a utro, se necessário, antes do descarte. Químicos : nda-se o uso de EPI no manuseio. Reage co ode causar queimaduras na pele e nos olhos s : erigo do produto químico e o sistema de class s : FISPQ nº 203 Página 1 de 8 ABNT NBR 14725 uando vaporizado) e neutralização com om produtos ácidos. s. sificação utilizado :

Upload: vanmien

Post on 23-Dec-2018

247 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Ficha de Informação de Segurançde Produto

1 – IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: MAXVAP - TRUCKEmpresa: Maxvap Higienização ProfissionalEndereço: Avenida Gisele Martins, 1132 Telefone: (12) 3206-7508 E-mail: [email protected] 2 – IDENTIFICAÇÕES DE PERIGOS Perigos mais importantes:

• Efeitos Adversos á Saúde

Irritante para a pele (contato prolongado), olhos, vias respiratórias (quando vaporizado) e aparelho digestivo (quando ingerido).

• Efeitos Ambientais:

Na diluição recomendada é praticamente inócuo. Recomendaácido muriático até pH neutro, se necessário, antes do descarte.

• Perigos Físicos e Químicos

Produto alcalino. RecomendaProduto não inflamável. Pode causar queimaduras na pele e nos olhos.

• Perigos Específicos N.A.

• Classificação de perigo do produto químico e o sistema de classificação utilizado

N.C.

• Principais Sintomas

Ficha de Informação de Seguranç a de Produto Químico – FISPQ

Conforme ABNT NBR 14725

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

TRUCK Higienização Profissional

Avenida Gisele Martins, 1132 – Bosque dos Ypês

[email protected]

IDENTIFICAÇÕES DE PERIGOS

Adversos á Saúde:

Irritante para a pele (contato prolongado), olhos, vias respiratórias (quando vaporizado) e aparelho digestivo (quando ingerido).

:

Na diluição recomendada é praticamente inócuo. Recomenda-se a neutralização com muriático até pH neutro, se necessário, antes do descarte.

Perigos Físicos e Químicos:

Produto alcalino. Recomenda-se o uso de EPI no manuseio. Reage com produtos ácidos. Produto não inflamável. Pode causar queimaduras na pele e nos olhos.

cíficos:

Classificação de perigo do produto químico e o sistema de classificação utilizado

intomas:

FISPQ nº 203

Página 1 de 8

onforme ABNT NBR 14725

Irritante para a pele (contato prolongado), olhos, vias respiratórias (quando vaporizado) e

se a neutralização com

se o uso de EPI no manuseio. Reage com produtos ácidos. Produto não inflamável. Pode causar queimaduras na pele e nos olhos.

Classificação de perigo do produto químico e o sistema de classificação utilizado:

Page 2: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Na pele, há ardência. Lavar com água pura abundantemente.

• Elementos apropriados da rotulagem

Composição, modo de usar, data 3 – COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES Substância Pura: Não Preparado: Sim Natureza Química: Este produto é uma composição de tensoativos, sais alcalinos sequestrantes e solventes orgânicos. Ingredientes Perigosos: Nome Químico Ethylene glycol mono-n-but O sistema de classificação utilizado é correspondente 4 – MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

• Inalação:

Remover a vitima para local arejado. Procurar assistência médica se a irritação levando a ficha de segurança do produto.

• Contato com a pele

Remover roupas e sapatos contaminados. Lavar os locais atingidos com água corrente. Procurar assistência médica se a irritação persistir, levando a FISPQ do produto.

• Contato com os olhos

Lavar com água corrente durante quinze minutos no mínimo. Procurar assistência médica imediatamente, levando a FISPQ do produto.

• Ingestão:

Na pele, há ardência. Lavar com água pura abundantemente.

Elementos apropriados da rotulagem:

Composição, modo de usar, data de validade e fabricação, lote e nome do produto.

COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

Substância Pura: Não Preparado: Sim

Este produto é uma composição de tensoativos, sais alcalinos solventes orgânicos.

CAS

butyl ether 111-76-2

O sistema de classificação utilizado é correspondente à classificação da ONU.

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Remover a vitima para local arejado. Procurar assistência médica se a irritação levando a ficha de segurança do produto.

Contato com a pele:

Remover roupas e sapatos contaminados. Lavar os locais atingidos com água corrente. Procurar assistência médica se a irritação persistir, levando a FISPQ do produto.

olhos:

Lavar com água corrente durante quinze minutos no mínimo. Procurar assistência médica imediatamente, levando a FISPQ do produto.

FISPQ nº 203

Página 2 de 8

de validade e fabricação, lote e nome do produto.

Este produto é uma composição de tensoativos, sais alcalinos

Concentração

3,3 a 4,0

à classificação da ONU.

Remover a vitima para local arejado. Procurar assistência médica se a irritação persistir,

Remover roupas e sapatos contaminados. Lavar os locais atingidos com água corrente. Procurar assistência médica se a irritação persistir, levando a FISPQ do produto.

Lavar com água corrente durante quinze minutos no mínimo. Procurar assistência médica

Page 3: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Não tomar ou administrar nada via oral. Não provocar o vômito. Procurar assistência médica imediatamente, levando a FISPQ do produto.

• Ações que devem ser evitadas

Ações como contato com a pele, inalação, irritação ocular e ingestão. 5 – MEDIDAS DE COMBATE A INCÊND Meios de Extinção Apropriados N.A. 6 – MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU Precauções Pessoais: Utilizar os EPI’s indicados em Controle de Exposição e Proteção Individual, durante a remoção e limpeza do produto. Precauções para o meio ambiente Não direcionar o material derramado para quaisquer sistemas de Evitar a possibilidade de contaminação de águas superficiais ou mananciais. Método de Limpeza e Remoção Conter o líquido derramado com areia ou terra. Neutralizar o pH com solução diluída de ácido clorídrico e lavar o local com bastant Diferenças na ação de grandes e pequenos vazamentos Nos dois casos deve-se conter o líquido e neutralizáclorídrico) antes de ser descartado. Em grandes vazamentos, lavar o local com água em abundancia e conferir legislação vigente para 7 – MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Técnicas Apropriadas para Manuseio Evitar o contato direto da pele com o produto o

Não tomar ou administrar nada via oral. Não provocar o vômito. Procurar assistência evando a FISPQ do produto.

Ações que devem ser evitadas:

Ações como contato com a pele, inalação, irritação ocular e ingestão.

MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

o Apropriados:

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

s indicados em Controle de Exposição e Proteção Individual, durante a remoção e limpeza do produto.

mbiente:

Não direcionar o material derramado para quaisquer sistemas de drenagem pública.Evitar a possibilidade de contaminação de águas superficiais ou mananciais.

Método de Limpeza e Remoção:

Conter o líquido derramado com areia ou terra. Neutralizar o pH com solução diluída de ácido clorídrico e lavar o local com bastante água.

Diferenças na ação de grandes e pequenos vazamentos:

se conter o líquido e neutralizá-lo (com solução diluída de ácido clorídrico) antes de ser descartado. Em grandes vazamentos, lavar o local com água em

legislação vigente para proceder ao descarte.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Técnicas Apropriadas para Manuseio:

Evitar o contato direto da pele com o produto ou mucosas através do uso de EPI’

FISPQ nº 203

Página 3 de 8

Não tomar ou administrar nada via oral. Não provocar o vômito. Procurar assistência

VAZAMENTO

s indicados em Controle de Exposição e Proteção Individual, durante a

drenagem pública. Evitar a possibilidade de contaminação de águas superficiais ou mananciais.

Conter o líquido derramado com areia ou terra. Neutralizar o pH com solução diluída de

lo (com solução diluída de ácido clorídrico) antes de ser descartado. Em grandes vazamentos, lavar o local com água em

u mucosas através do uso de EPI’s.

Page 4: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Precauções para Manuseio seguro Abrir e manusear as embalagens com cuidado, utilizando os equipamenindividual (EPI’s) recomendados. Aviso de Manuseio seguro: Manter afastado de comida, bebida e ração animal. Não fumar durante o manuseio. Manter afastado de oxidantes. Medidas de Higiene: Durante o manuseio do produto não ingerir alimentos ou bebidas, nem tão pouco fumar, manter o produto afastado de alimentos ou bebidas, inclusive ração animal. Lavar as mãos e outras partes do corpo que tiveram contato com o produto, utilizando água e sabão. Nunca sifonar produto químico pela boca. Técnicas Apropriadas para o Armazenamento Armazenar o produto em lugar seco e arejado preferencialmente, mantendo a embalagem fechada. Condições Adequadas de Armazenamento Local seco, coberto preferencialpressão ambiente. Condições Inadequadas de Armazenamento Local úmido, aberto, quente e fechado. Produtos e Materiais Incompatíveis Ácidos e Oxidantes fortes. Materiais para Embalagem Aço Carbono, Polietileno e Polipropileno. 8 – CONTROLES DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Precauções para Manuseio seguro:

embalagens com cuidado, utilizando os equipamens) recomendados.

:

Manter afastado de comida, bebida e ração animal. Não fumar durante o manuseio. Manter afastado de oxidantes.

Durante o manuseio do produto não ingerir alimentos ou bebidas, nem tão pouco fumar, manter o produto afastado de alimentos ou bebidas, inclusive ração animal. Lavar as mãos e outras partes do corpo que tiveram contato com o produto, utilizando água e

bão. Nunca sifonar produto químico pela boca.

Técnicas Apropriadas para o Armazenamento:

Armazenar o produto em lugar seco e arejado preferencialmente, mantendo a embalagem

Condições Adequadas de Armazenamento:

Local seco, coberto preferencialmente ventilado. Armazenar o produto em temperatura e

Condições Inadequadas de Armazenamento:

Local úmido, aberto, quente e fechado.

Produtos e Materiais Incompatíveis:

Materiais para Embalagem:

o, Polietileno e Polipropileno.

CONTROLES DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

FISPQ nº 203

Página 4 de 8

embalagens com cuidado, utilizando os equipamentos de proteção

Manter afastado de comida, bebida e ração animal. Não fumar durante o manuseio.

Durante o manuseio do produto não ingerir alimentos ou bebidas, nem tão pouco fumar, manter o produto afastado de alimentos ou bebidas, inclusive ração animal. Lavar as mãos e outras partes do corpo que tiveram contato com o produto, utilizando água e

Armazenar o produto em lugar seco e arejado preferencialmente, mantendo a embalagem

mente ventilado. Armazenar o produto em temperatura e

Page 5: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Medidas de Controle de Engenharia Ventilação geral. Equipamentos de proteção individual

• Mãos: luvas de PVC, látex ou borracha.

• Olhos: óculos com proteção lateral

• Pele e corpo: avental de borracha ou PVC. Calçado com solado antiderrapante.

9 - PROPRIEDADES FÍSICO Estado Físico: Líquido Aspecto: Límpido, cristalino, livre de sedimentos ou materiais em suspensão.Cor: Vermelho Odor: CaracterísticoDensidade (g/ml 20±3º C) pH (puro) pH (solução a 1%) Ponto de Ebulição: > 100º C Ponto de Fulgor: N.A. Ponto de Fusão: N.A.Faixa de Destilação: N.A. Temperatura de AutoLimite de Explosividade: (º C) Pressão de Vapor: N.A. Densidade de Vapor: N.A.Taxa de Evaporação: N.A. Solubilidade: Miscível em água e etanol. Insolúvel em hidrocarbonetos derivados de petróleo. 10 – ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade Química: Estável em temperatura e pressão ambiente e em condições normais de manuseio e armazenamento. Reações Perigosas:

Medidas de Controle de Engenharia:

de proteção individual:

Mãos: luvas de PVC, látex ou borracha.

Olhos: óculos com proteção lateral contra respingos.

Pele e corpo: avental de borracha ou PVC. Calçado com solado antiderrapante.

PROPRIEDADES FÍSICO-QUIMICAS

Aspecto: Límpido, cristalino, livre de sedimentos ou materiais em suspensão.

Odor: Característico Min.: 1,040 Max.: 1,07 Min.: 11,0 Max.: 12,0

a 1%) Min.: 10,1 Máx.: 11Ponto de Ebulição: > 100º C Ponto de Fulgor: N.A. Ponto de Fusão: N.A.Faixa de Destilação: N.A. Temperatura de Auto-Ignição: N.A.Limite de Explosividade: (º C) Inferior: N.A. Superior: N.A.Pressão de Vapor: N.A. Densidade de Vapor: N.A.

Solubilidade: Miscível em água e etanol. Insolúvel em hidrocarbonetos derivados de

ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estável em temperatura e pressão ambiente e em condições normais de manuseio e

FISPQ nº 203

Página 5 de 8

Pele e corpo: avental de borracha ou PVC. Calçado com solado antiderrapante.

Aspecto: Límpido, cristalino, livre de sedimentos ou materiais em suspensão.

Max.: 1,070 Min.: 11,0 Max.: 12,0

11,1 Ponto de Ebulição: > 100º C Ponto de Fulgor: N.A. Ponto de Fusão: N.A.

Ignição: N.A. Inferior: N.A. Superior: N.A.

Solubilidade: Miscível em água e etanol. Insolúvel em hidrocarbonetos derivados de

Estável em temperatura e pressão ambiente e em condições normais de manuseio e

Page 6: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Não ocorre em condições normais de manuseio e armazenamento. Condições a serem evitadas Altas temperaturas, contato com oxidantes e ácidos fortes. Incompatibilidade: Contato com ácidos e oxidantes fortes. Produtos Perigosos de Decomposição N.D. 11 – INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

• Toxicidade Aguda: Pode causar irritação em contPrincipalmente as pessoas sensíveis. É irritante para os olhos e aparelho digestivo em contato direto.

• Toxicidade Crônica Pode causar dermatite quando em contato direto e prolongado com o produto concentrado. Principais sintomas: Pode causar irritação a pele, quando em contato direto e prolongado com o produto concentrado. Efeitos específicos:

• Interação: não há. • Aditivos: não há. • Potenciação: não há.• Sinergia: não há.

12 – INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Ecotoxidade:

Não ocorre em condições normais de manuseio e armazenamento.

evitadas:

Altas temperaturas, contato com oxidantes e ácidos fortes.

Contato com ácidos e oxidantes fortes.

Produtos Perigosos de Decomposição:

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Pode causar irritação em contato direto e prolongado com pele e mucosas.pessoas sensíveis. É irritante para os olhos e aparelho digestivo em

Toxicidade Crônica:

Pode causar dermatite quando em contato direto e prolongado com o produto

Pode causar irritação a pele, quando em contato direto e prolongado com o produto

Potenciação: não há.

INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

FISPQ nº 203

Página 6 de 8

ato direto e prolongado com pele e mucosas. pessoas sensíveis. É irritante para os olhos e aparelho digestivo em

Pode causar dermatite quando em contato direto e prolongado com o produto

Pode causar irritação a pele, quando em contato direto e prolongado com o produto

Page 7: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

Pode ser nocivo aos organismos aquáticos em função da alcalinidade. Quando diluído não apresenta nocividade. Persistência e degradabilidade O produto é biodegradável. 13 - CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO Tratamento e Disposição do Produto Não dispor os resíduos na rede pública de esgotos ou com o lixo doméstico. Neutralizar o pH e separar sólidos, graxas e óleo. Proceder ao descarte conforme legislação vigente e orientação do órgão ambiental local. Tratamento e Disposição da Embalagem Embalagens vazias devem ser limpas antes de reciclar ou da disposição final.Embalagens em bom estado podem ser utilizadas para o mesmo produto. 14 – INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Regulamentações Nacionais e Internacionais para Este produto não é classificado como perigoso para transporte conforme legislação em vigor. 15 - REGULAMENTAÇÕES Regulamentações:

• Portaria 204 de 20 de maio de 1997;

• Resolução 420 de 12 de fevereiro de 2004;

• NBR 7501 de 2005;

• ABNT 7500:2009 Versão corrigida: 2009;

• NBR 8286 de 03/00;

• NBR 8285 de 03/00;

• NBR 7503:2008 Versão corrigida 2:2009;

Pode ser nocivo aos organismos aquáticos em função da alcalinidade. Quando diluído

Persistência e degradabilidade:

O produto é biodegradável.

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

ição do Produto:

Não dispor os resíduos na rede pública de esgotos ou com o lixo doméstico. Neutralizar o pH e separar sólidos, graxas e óleo. Proceder ao descarte conforme legislação vigente e orientação do órgão ambiental local.

Disposição da Embalagem:

Embalagens vazias devem ser limpas antes de reciclar ou da disposição final.Embalagens em bom estado podem ser utilizadas para o mesmo produto.

INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações Nacionais e Internacionais para Transporte:

Este produto não é classificado como perigoso para transporte conforme legislação em

REGULAMENTAÇÕES

Portaria 204 de 20 de maio de 1997;

Resolução 420 de 12 de fevereiro de 2004;

NBR 7501 de 2005;

7500:2009 Versão corrigida: 2009;

NBR 8286 de 03/00;

NBR 8285 de 03/00;

NBR 7503:2008 Versão corrigida 2:2009;

FISPQ nº 203

Página 7 de 8

Pode ser nocivo aos organismos aquáticos em função da alcalinidade. Quando diluído

Não dispor os resíduos na rede pública de esgotos ou com o lixo doméstico. Neutralizar o pH e separar sólidos, graxas e óleo. Proceder ao descarte conforme

Embalagens vazias devem ser limpas antes de reciclar ou da disposição final. Embalagens em bom estado podem ser utilizadas para o mesmo produto.

Este produto não é classificado como perigoso para transporte conforme legislação em

Page 8: FISPQ nº 203 Ficha de Informação de Seguranç de Produto ...oleolubrificanteonline.com.br/pdf/fispq/maxvap/maxvap_truck.pdf · Conforme ABNT NBR 14725 – Bosque dos Ypês :

Revisão 18/12/2013

• NBR 7504;2000 Versão 2:2003.

16 – OUTRAS INFORMAÇÕES Outras Informações: N.A. = Não se Aplica. N.C. = Não Classificado. N.D. = Não determinado. N.E. = Não Estabelecido.

NBR 7504;2000 Versão 2:2003.

OUTRAS INFORMAÇÕES

FISPQ nº 203

Página 8 de 8