fique sabendo edição 98

8
Ano 5 - 98ª edição | 23 de junho CEI é inaugurado A Prefeitura de São Gonçalo inaugurou o Cen- tro Municipal de Educação Infantil José Alen- car. A solenidade ocorreu na última quinta-fei- ra, 21. Após a solenidade, um grande público prestigiou o animado show da dupla de palha- ços Patati e Patatá. As atividades do Centro de Educação Infantil começaram em fevereiro deste ano. Na escola são atendidas cerca de 150 crianças residentes da área urbana, com idades entre dois e qua- tro anos. Página 8 Página 3 Construção do Hospital está em fase de licitação Começa processo para construção do Hospital Municipal

Upload: ricardo-guerra-martins-torres

Post on 24-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo

TRANSCRIPT

Page 1: Fique Sabendo Edição 98

Ano 5 - 98ª edição | 23 de junho

CEI éinaugurado

A Prefeitura de São Gonçalo inaugurou o Cen-tro Municipal de Educação Infantil José Alen-car. A solenidade ocorreu na última quinta-fei-ra, 21. Após a solenidade, um grande público prestigiou o animado show da dupla de palha-ços Patati e Patatá.

As atividades do Centro de Educação Infantil começaram em fevereiro deste ano. Na escola são atendidas cerca de 150 crianças residentes da área urbana, com idades entre dois e qua-tro anos.

Página 8

Página 3

Construção do Hospital está em fase de licitação

Começa processo para construção do Hospital Municipal

Page 2: Fique Sabendo Edição 98
Page 3: Fique Sabendo Edição 98

Teve início na última terça-feira (19) as comemorações da Semana de Com-bate às Drogas em São Gonçalo com caminhada dos alunos da Escola In-tegral que participam do Programa de Combate às Drogas (Proerd) pelas ruas da cidade com faixas e cartazes com conteúdo educativo para a cons-cientização sobre o uso de drogas.

As atividades acontecem até o dia 29 com blitz educativa e palestras volta-das a professores, conselheiros municipais, educadores sociais, monitores de projetos sociais, alunos do curso de magistério e outros interessados.

A realização da Semana de Combate as Drogas conta com a parceria entre a Prefeitura, o Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud) e Polícia Militar.

São Gonçalo comemoraSemana de Combate às Drogas

Após a aprovação do projeto pela Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura publicou nesta quinta-feira (21) o edital de licitação para a construção do Hospital Municipal. A abertura dos envelopes acontecerá no dia 1º de agosto, às 9h30, na sede da Prefeitura.

O Hospital terá área construída de quatro mil metros quadrados no bairro Vale do Sol e promoverá uma assistência mais abrangente e a pos-sibilidade de melhoria da qualidade de vida dos são-gonçalenses. Com mais esse benefício a prefeitura es-pera reduzir o deslocamento e o tempo de espera para atendimento de pacientes de São Gonçalo, que são atendidos em outros municípios, possibilitando atendimento imedia-to às gestantes e recém nascidos, realização de cirurgias, ampliação do serviço de urgência e emergência e internação de pacientes quando for necessário.

O Hospital Municipal contará com 34 leitos e será composto pelos setores de pronto atendimento, apoio ao diagnóstico (laborató-rio e imagens), centro cirúrgico / obstétrico, unidade de internação, área administrativa, serviço de in-ternação e alta, serviços de apoio técnico e logístico (almoxarifado, farmácia, SND / lactário, lavanderia,

CME), vestiários, conforto/plantão e necrotério.

Várias unidades de saúde já foram entregues nas zonas urbana e rural

do município garantindo mais facili-dade de acesso aos usuários.

Processo para construção doHospital Municipal é iniciado

Caminhada foi realizada dia 19

O Hospital contará 34 leitos

Page 4: Fique Sabendo Edição 98

O prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozi-nho, integrou uma comitiva do Sebrae Minas, do dia 10 ao dia 16 de junho, que participou de encontros com empresários e políticos em Barcelona e Madri, na Espanha. O objetivo da atividade foi buscar informações e conhecer as inovações da gestão pública que poderão ser aplicadas em São Gonçalo e região.

Nozinho, juntamente com outros prefeitos, di-retores da Fundação João Pinheiro, técnicos do Sebrae Minas e o secretário Executivo da Asso-ciação dos Municípios do Médio Rio Piracicaba (Amepi), Eduardo José Quaresma, iniciaram os trabalhos em Barcelona onde foram recebidos pelo captador de Novas Oportunidades de Ne-gócio da ACC1Ó, o consultor Roger Ylla.

Os participantes conheceram o Barcelon@ctiva, um projeto de fomento a iniciativas empreen-dedoras com foco em inovações na indústria do conhecimento. A comitiva também visitou o projeto ACC1Ó, uma empresa pública de apoio à competitividade de grupos empresariais, que estimula e organiza clusters de empresas na re-gião da Catalunha.

A comitiva do Sebrae foi recebida pelo Chefe do Serviço de Compras da Prefeitura de Barcelona, Eduardo Castells Duarry, o qual apresentou os pontos prioritários da lei de contratos e com-pras governamentais, suas características e pe-culiaridades próprias da administração.

Os participantes também visitaram o Instituto Barcelona de Esportes, que é uma entidade de caráter autônomo, vinculado à administração publica, e responsável pelo planejamento es-tratégico e coordenação das grandes atividades esportivas da cidade.

Todos ainda tiveram a oportunidade de visitar a ESADE Business School - Escola de Negócios onde foram recebidos pelo presidente, Carlo Gallucci. A Escola de Negócios iniciou em fun-ção da demanda por formação de gestores de alto nível de excelência. A ESADE tem três gran-des âmbitos de atuação: Business School, Facul-dade de Direito, Escola de línguas (alemão, ára-be, mandarim, catalão, inglês, italiano...) e um início de trabalhos com a língua portuguesa do Brasil.

A comitiva esteve ainda em Madri onde visitaram

A escritora Helena Rodrigues Lopes Pinto Coelho, natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, lançou, na noite da última sexta-feira (15), o livro “Crônicas, Poesias e Algo Mais”. A solenidade ocorreu no Centro Cultural e contou com a apresentação da Orquestra Jovem de Violões de Itabira.

O projeto foi realizado com recursos da Lei Mu-

Ações empreendedoras na Espanha podem ser modelo para São GonçaloPrefeito participou de missão na Espanha juntamente com técnicos do Sebrae e da Fundação João Pinheiro

a Prefeitura e puderam conhecer vários projetos e programas que incentivam as micro e pequenas empresas a utilizar a internet como ferramenta para ampliar a oferta de serviços, além de apresen-tar o funcionamento dos processos licitatórios e compras governamentais.

Outro destaque da visita ficou por conta da IE Business School - Escola de formação de gesto-res. Os participantes conheceram a estrutura da

escola e as questões de empreendedorismo e gestão na área privada e pública.

A visita técnica internacional foi oferecida a No-zinho após a conquista do prêmio Prefeito Em-preendedor, no qual São Gonçalo venceu como melhor projeto de Minas Gerais, e a participa-ção na edição nacional do Prêmio, que colocou a cidade entre as quatro melhores da região su-deste.

Helena Lopes lança livro no Centro Cultural

nicipal de Incentivo a Cultura, instituída pela Prefeitura, que tem como objetivo incentivar os projetos artísticos-culturais que priorizem o sentido de coletividade, crescimento pessoal e de cooperativismo.

Helena também é autora do livro “Pé de breu (E)ternas lembranças”, lançado em 2008.

Empresários apresentaram tecnologias utilizadas na Espanha

Page 5: Fique Sabendo Edição 98

5

A Prefeitura de São Gonçalo inau-gurou, na noite da última terça-fei-ra (19), a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponte Coronel. A solenida-de teve início com apresentações musicais de alunas do Núcleo Psi-cossocial Peixe Vivo e contou com a participação de moradores da co-munidade.

A unidade beneficiará aproximada-mente 65 famílias e cerca de 220 pes-soas da comunidade que terão aces-so gratuito e humanizado aos mais variados tipos de assistência à saúde. O valor do investimento na constru-ção da UBS foi de R$235.437,43 atra-vés de recursos próprios da Prefeitu-ra de São Gonçalo.

A secretária municipal de Saúde, Re-nata Maria Guzzo Fonseca, ressaltou que a unidade reforça o compromis-so de promover a melhoria da saúde e o bem estar da população. “Aqui vocês encontrarão atendimento de qualidade, através de profissionais capacitados e motivados a fazer o melhor para a saúde”, disse.

O prefeito Raimundo Nonato Barce-los, a secretária de Saúde e o presi-dente da Câmara Municipal, Aílton de Figueiredo Neves, fizeram o des-cerramento da placa e o desenlace da fita inaugural.

Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde em Ponte Coronel

UBS de Fernandes

No dia 3 de julho é a vez da Unidade Básica de Saúde de Fernandes ser inaugurada. O posto será entregue à comuni-dade após solenidade que ocorrerá às 17 horas. O investimento nesta UBS foi de R$ 235.437,43 com recursos próprios da Prefeitura.

UBS foi inaugurada nesta terça-feira, 19

Ações empreendedoras na Espanha podem ser modelo para São Gonçalo

Page 6: Fique Sabendo Edição 98

Nos dias 13, 14 e 15 de junho, cerca de 700 pessoas participaram do En-contro dos Projetos Esportivos reali-zado pela Prefeitura de São Gonçalo. A atividade faz parte das ações do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) em convênio com o Ministério dos Esportes. O evento contou com apresentações dos alunos do Pelc, caminhada, dinâmicas de grupo e palestras educativas.

No dia 13, de 15h às 21h, o psicólo-go Leônio Santos Tomás ministrou as palestras “Projeto de Vida” e “Dois pontos de Vista” que tiveram como objetivo apresentar uma perspecti-

Encontro dos Projetos Esportivos reúne centenas de pessoas

va de vida para estudantes e atletas que estão iniciando sua carreira e ainda não sabem como lidar com os desafios e as escolhas que a juven-tude propõe e impõe. Participaram das palestras os alunos e professo-res da Escola Estadual Desembarga-dor Moreira dos Santos, os monito-res e funcionários da Secretaria de Esportes, da Abeviti e os atletas de handebol, futebol, futsal, voleibol e xadrez.

O evento foi encerrado na sexta-feira, 15, com dinâmicas de grupo e confraternização da equipe da Secre-taria de Esportes e do Projeto Pelc.

Apenas no primeiro dia da Campa-nha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, no sábado (16), a Pre-feitura de São Gonçalo do Rio Abai-xo, através da Vigilância em Saúde (Visa) conseguiu vacinar 84% das crianças do município.

De acordo com um novo levanta-mento realizado na segunda-feira (18), 89% do público alvo havia re-cebido a dose da vacina, número que corresponde a 548 meninos e meninas que tem de 0 a 5 anos.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para toda a campanha,

São Gonçalo vacina 84% das crianças no primeiro dia de campanha

que será realizada até o dia 6 de julho, é de 95% o que em São Gon-çalo representa 584 crianças.

Os pais que ainda não imunizaram seus filhos devem procurar a unida-de de saúde mais próxima levando o cartão de vacinação.

A poliomielite é uma doença in-fecto-contagiosa viral, conhecida como paralisia infantil. É caracteri-zada por deformação nos membros com atrofiamento dos músculos. A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a doença uma vez que não existe tratamento específico.

Iniciada a construção de ponte entre os bairros Patrimônio e Guanabara

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, na última semana, a obra da ponte so-bre o rio Santa Bárbara, que vai ligar os bairros Patrimônio e Guanabara.

A construção é executada pela M3 Engenharia Construções e Comércio Ltda, que já está fazendo o bate-estaca e também a armação das vigas pré-moldadas que serão usadas na sustentação da ponte.

A ponte sobre o rio Santa Bárbara será mais uma alternativa para a passa-gem de veículos e pedestres dos dois bairros. Ela terá 86 metros de compri-mento e 12 metros de largura, sendo oito metros de pista e dois metros de cada lado para passagem de pedestres. A obra tem prazo de execução de seis meses e está orçada em R$2.697.649,52.

Campanha de vacinação termina de 6 de julho

Cerca de 700 pessoas participaram do encontro

Construção da ponte já foi iniciada

Page 7: Fique Sabendo Edição 98

Igreja do Rosário será inauguradaA Prefeitura, juntamente com a Paró-quia São Gonçalo, realizarão uma so-lenidade para marcar a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que passou por um intenso processo de restauração.

O evento ocorrerá no dia 1º de julho e terá início às 18 horas com uma Missa na Igreja Matriz. Em seguida, às 19h horas, um cortejo seguirá em direção a Igreja do Rosário com a presença dos grupos de Congado

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A reflexão histórica sobre a trajetória da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Gonçalo do Rio Abaixo não deixa dúvidas sobre sua importância no desen-volvimento histórico do município. Sua implantação em nível mais baixo que a Matriz testemunha o status de seus devotos na comunidade. Ao mesmo tempo, representam à luta de setores desfavorecidos nesta mesma comunidade, espe-cialmente os afro-descendentes. Não por acaso, é essa a significação da edifi-cação para a comunidade sãogonçalense: é a capela erigida pelos escravos, na qual estão inscritas as marcas de seus escassos recursos e, simultaneamente, de sua identidade devocional e preocupação estética.

da Guarda de Nossa Senhora do Ro-sário dos Borges, Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia e Guarda Mo-çambique São Jorge Guerreiro, além da participação da Corporação Musi-cal Santa Cecília. Às 19h30 terá início a solenidade de abertura da Igreja do Rosário e ainda haverá benção.

Para completar as comemorações, a partir das 20 horas, na Praça do Ro-sário, terá início a apresentação do coral Vozes em Seresta.

A restauração

Para manter a preservação da ca-pela, a Prefeitura de São Gonçalo iniciou em 2005 um longo pro-cesso de restauração, dividido em três etapas. A primeira consistiu na recuperação estrutural e ar-quitetônica de toda a igreja; a se-gunda no paisagismo do entorno da igreja; e a terceira na restau-ração dos elementos artísticos e

integrados. Um investimento de aproximadamente R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), sendo deste R$ 287.000,00 (duzentos e oitenta e sete mil) proveniente do Gover-no Estadual, por meio do Fundo Estadual de Cultura.

A terceira e última etapa será finali-zada na próxima semana.

Embora não tenha sido encontrada documentação que estabeleça com pre-cisão a data de fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é possível estimar sua construção nas primeiras décadas do século XVIII. Evidências disso são: a talha de seus três retábulos, enquadrável no estilo D. João V, introduzido em Minas por volta de 1720/30, onde prevaleceu até por volta de 1760.

A Igreja do Rosário recebeu pintura nas cores originais

Page 8: Fique Sabendo Edição 98

Centro de Educação Infantil de São Gonçalo é inaugurado

Patati e Patatá animaram as crianças após a inauguração

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil José Alencar. A solenidade ocorreu na sede da escola, localizada à rua Paineiras, no bairro Santana, às 15 horas.

A secretária de Educação Glória de Fátima Pessoa falou da importância da obra da cidade. “É muito bom estarmos aqui juntos para comemorar mais um avanço para a educação em São Gonçalo. Hoje estamos todos em festa porque estamos inaugurando uma escola de educação infantil. E é neste espaço que as crianças vão desvendar e adquirir novos conhecimentos. A equipe da Secretaria de Educação tem se empenhado muito para oferecer

uma educação de qualidade a todos”.

Em seguida, a diretora do Centro de Educação Infantil, Girlene Rodrigues; a se-cretária de Educação, Glória de Fátima, o prefeito Nozinho, a inspetora escolar da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Márcia Santiago, o presi-dente da Câmara, Aílton de Figueiredo Neves e o consultor em Educação, Élson Vital fizeram o desenlace da fita e o descerramento da placa inaugural.

Após a solenidade, um grande público prestigiou o animado show da dupla de palhaços Patati e Patatá.

CEI

As atividades do Centro de Educação Infantil começaram em fevereiro deste ano. Na escola são atendidas cerca de 150 crianças residentes da área urba-na, com idades entre dois e quatro anos.

O Centro de Educação Infantil foi construído a partir de convênio com o Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvol-vimento da Educação (FNDE). Esta é mais uma obra da Prefeitura que vai contemplar a população são-gonçalense com educação infantil de quali-dade.

A população marcou presença durante o evento

A inauguração ocorreu na última quinta, 21