boletim do projeto fique sabendo jovem #2

4
#02. Maio e junho de 2014 Esta é uma publicação bimensal do do Projeto Fique Sabendo Jovem, uma iniciava do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Parceria com o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, GAPA-CE e Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Ceará (RNP+CE). Ano 1 – número 2 Coordenação Geral do Projeto: Crisna Albuquerque Chefe do Programa Sobrevivência e Desenvolvimento Infanl e HIV/Aids do UNICEF no Brasil. Coordenação local do Projeto: Ta Andrade Especialista de Programa do UNICEF para o CE, RN e PI. Jornalista responsável: Alexandre Amorim MTB: 4753/DF Editor: Marcel Bane T. dos Reis MTB 4714/BA Projeto Gráfico: Alessandra Guerra Mais informações: Marcel Bane – UNICEF Fortaleza – Tel. (85) 3306-5700 Curta nossa fan page, conheça nossos parceiros e outras ações do Projeto FiqueSabendoJovem # boletim 2ª edição do Informavo do Projeto Fique Sabendo Jovem, voltado para o público de 15 a 24 anos em Fortaleza, Ceará. Moderno e antenado, o Projeto fala de jovem para jovem. E neste mbarque ônibus com a gente!

Upload: fique-sabendo-jovem

Post on 02-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Segunda edição do boletim do Projeto Fique Sabendo Jovem, iniciativa do UNICEF em parceria com o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Rede Nacional de pessoas vivendo com HIV/AIDS Núcleo Ceará (RNP+CEARÁ), GAPA-CE e parceiros. Curta a nossa Fan Page no Facebook e conheça mais ações do projeto: @Fique Sabendo Jovem

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim do Projeto Fique Sabendo Jovem #2

#02. Maio e junho de 2014

Esta é uma publicação bimensal dodo Projeto Fique Sabendo Jovem,uma inicia!va do Fundo dasNações Unidas para a Infância(UNICEF), em Parceria com oMinistério da Saúde, Governo doEstado do Ceará, Prefeitura deFortaleza, GAPA-CE e RedeNacional de Pessoas Vivendo comHIV/Aids no Ceará (RNP+CE).Ano 1 – número 2Coordenação Geral do Projeto:

Cris!na AlbuquerqueChefe do Programa Sobrevivência eDesenvolvimento Infan!l e HIV/Aids doUNICEF no Brasil.

Coordenação local do Projeto:

Ta! AndradeEspecialista de Programa do UNICEF para oCE, RN e PI.

Jornalista responsável: AlexandreAmorimMTB: 4753/DF

Editor:

Marcel Bane T. dos ReisMTB 4714/BA

Projeto Gráfico:

Alessandra GuerraMais informações:

Marcel Bane – UNICEF Fortaleza –Tel. (85) 3306-5700

Curta nossa fan page,

conheça nossos parceiros e outras ações do Projeto

FiqueSabendoJovem#

boletim

2ª edição doInforma!vo do Projeto

Fique Sabendo Jovem,voltado para o público de 15 a 24

anos em Fortaleza, Ceará.Moderno e antenado, o Projeto

fala de jovem para jovem.

E nestembarque

ônibus com a gente!

Page 2: Boletim do Projeto Fique Sabendo Jovem #2

Fique Sabendo Jovem: o ônibus já está nas ruas!

Informação sobre saúde sexual e reprodu!va e muita interação entre os jovens marcaram oinício das ações do ônibus do projeto Fique Sabendo Jovem, em Fortaleza – CE. Nos dias25/05 e 08/06, a juventude que frequenta pontos de encontro do público LGBT da cidade,par!cipou das a!vidades inaugurais de circulação da unidade móvel do projeto.O ônibus, que oferece testes rápidos e gratuitos para HIV/Aids, sífilis e hepa!tes virais,percorrerá diversos outros pontos da cidade divulgando ações do projeto. A intenção éreceber jovens como Felipe de Souza, 22, que nunca havia feito o teste e ficou surpreso com achegada de uma unidade móvel de testagem em uma barraca de praia localizada na Praia do

Futuro. “O ônibus deveria ir de porta emporta, nos bares e boates LGBT. Você faz oteste para cuidar da sua própria saúde, mastambém pode evitar passar doenças paraoutras pessoas”,disse.O principal diferencial do projeto é oprotagonismo e a ação voluntária dospar!cipantes. O trabalho de mobilização éfeito de jovem para jovem, facilitando odiálogo. “O projeto dá a oportunidade daspessoas terem acesso à testagem, que égratuita, desde a abordagem na rua, aoaconselhamento no ônibus”, afirmou SulianeFernandes, 20, uma das voluntárias doprojeto e integrante do Grupo de Apoio àPrevenção à AIDS (GAPA-CE), ins!tuiçãoparceira do Fique Sabendo Jovem, que é umprojeto piloto realizado pelo UNICEF, emFortaleza, e que conta com o apoio deimportantes parceiros. Conheça-os na nossaFan Page: @FiqueSabendoJovem.

Page 3: Boletim do Projeto Fique Sabendo Jovem #2

UNICEF promove encontro deinicia"vas do Brasil, Jamaica eBelize para a prevenção doHIV entre adolescentes ejovens.

Com obje!vo de promover a disseminação de boas prá!cas e de inicia!vas que es!mulem a ampliação dosserviços públicos de prevenção e diagnós!co do HIV/Aids, sífilis e hepa!tes virais entre adolescentes, aUnidade de Cooperação Horizontal Sul-Sul do UNICEF promoveu um verdadeiro intercâmbio de experiências,nos dias 29 e 30 de junho, em Fortaleza. Par!ciparam da a!vidade cerca de 150 pessoas, dentre membrosdos governos, do UNICEF, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil do Brasil, da Jamaica edo Belize, além de convidados e parceiros.Uma das ações do intercâmbio foi a realização do Seminário Internacional Brasil/Jamaica/Belize dePrevenção de HIV/Aids entre adolescentes. A a!vidade promoveu a troca de experiências e de estratégiaspara superar desafios. Durante o evento, a Jamaica apresentou o Bashy Bus, projeto-irmão do Fique SabendoJovem, que percorre as ruas do país oferecendo testes rápidos e informação através de um ônibus.Além do Seminário, a agenda da missão internacional incluiu a visita a dois centros que acolhem adolescentesem cumprimento de medidas socioeduca!vas: o Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota, que atendeexclusivamente meninas, e o Centro Socioeduca!vo Passaré. Durante a visita foi possível acompanhar asa!vidades do ônibus do Fique Sabendo Jovem, que realizou testes rápidos para o HIV/Aids, sífilis e hepa!tesvirais com os adolescentes atendidos no Passaré.O município de Eusébio, distante 25 km de Fortaleza, também recebeu a comi!va. Durante a visita, ospar!cipantes conheceram a experiência do projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), que atuaaproximando a comunidade escolar do serviço público da saúde, e vice-versa, através da ação de jovensvoluntários capacitados para trabalhar temas de saúde e prevenção e fazer a ponte entre a escola e o posto.A especialista do Programa de Saúde de Jovens e Adolescentes do UNICEF na Jamaica, Novia Condell-Gibson,considera o Brasil um país “mais velho e experiente” e acredita que par!cipar da ação foi gra!ficante, gerandomuito aprendizado para a equipe da Jamaica. “Nossas expecta!vas foram superadas e estamos voltando commuita informação para ajudar a garan!r maior acesso à saúde reprodu!va dos nossos adolescentes”,salientou.Sherlene Tablada, do UNICEF Belize, acredita que o enfoque preven!vo das a!vidades do ASA vemincen!vando a frequência de adolescentes nas Unidades de Saúde. “Ficamos muito impressionados, poisaqui observamos que os jovens e adolescentes realmente fazem parte do processo”, afirmou.É o Fique Sabendo Jovem de mãos dadas com outras experiências, no esforço conjunto de combater aepidemia do HIV entre os jovens e de garan!r que o adolescente e o jove tenham garan!dos os seusmdireitos sexuais e reprodu!vos. Vem com a gente.

Page 4: Boletim do Projeto Fique Sabendo Jovem #2

AGORA É LEI!

O Brasil comemora um importante passo adianteno combate ao es!gma e ao preconceito: apresidente Dilma Rousseff sancionou, no úl!modia 02/06, a lei 12.984/14 que torna crimediscriminar pessoas vivendo com HIV/AIDS. Amedida prevê punição com reclusão de um aquatro anos e multa para a!tudes como negaçãode emprego, segregação no ambiente de trabalhoe na escola e divulgar a condição de pessoa comHIV com intuito de ofender e recusar oatendimento nos serviços de saúde.Para formular a queixa, a pessoa que se sen!rdiscriminada, deverá ir a uma delegacia, abrir umbole!m de ocorrência e apresentar provas de quehouve discriminação.Antes de ser sancionado, o projeto de lei passoupor votação no Senado e na Câmara dosDeputados. Segundo o relator da medida, osenador Aloysio Nunes (PSDB-SP), existe apossibilidade de pessoas que vivem com HIVtrabalharem em seus postos. Nunes recebeurecomendação da Organização Internacional doTrabalho (OIT), dizendo que não deve haverdiscriminação ou es!gma!zação dos trabalhadoresem razão da doença e que a demissão deve serbaseada nos mesmos critérios u!lizados paratodos os trabalhadores. Diante da garan!a deproteção aos trabalhadores, o próximo passo émobilizar a comunidade para a realização datestagem, dada a importância do diagnós!coprecoce e, para os casos reagentes, oencaminhamento e a retenção ao o tratamento.Esse é o obje!vo do Fique Sabendo Jovem!

Discriminar pessoas vivendocom HIV É crime.

O rojeto Fique Sabendo Jovem nasceu em Fortalezap (CE)no de com o intuito de incentivar2013 a testagemrápida para HIV/A , ífilis e Hepatites Virais entreIDS Sjovens de 15 a 24 anos. pretendeA proposta aindaestimular a adesão e a retenção ao tratamento dos

casos identificados para HIV/Aids positivo.