final portugais optimise...

36
1 PROGRAMA DA 17ª CONFERÊNCIA DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA #OIDP2017

Upload: duongduong

Post on 13-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

PROGRAMA DA 17ª CONFERÊNCIA DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

#OIDP2017

2

Talvez ocorreram modificações depois da impressão deste programa, por favor veja o site web da conferência para a versão mais recente. Lá você encontrará conteúdos suplementares, como por exemplo as notas biográficas dos conferencistas. Ao longo da conferência, nós vamos adicionar os detalhes das apresentações e os arquivos dos vídeos das transmissões.

OIDP2017.com

Às sobre o programa

3

DENIS CODERRE Prefeito de Montreal

É com grande alegria que nós convidamos vocês para a 17ª conferência do Observatório internacional da democracia participativa, o OIDP, o qual ocorre em Montreal de 16 a 19 de Junho de 2017.

Montreal já se faz presente no âmbito do OIDP há vários anos pela participação constante na Entidade de consulta pública de Montreal, a ECPM.

Nossa cidade desenvolveu ao longo dos anos inúmeros mecanismos que são pertinentes à democracia participativa. É uma honra para nós acolher vocês na nossa cidade e compartilhar nossas respectivas experiências.

Esta imensa felicidade que sentimos nos permite apresentar nossa cidade a vocês: nossos diversos bairros, o verde do local e sua alegria de viver. Vocês terão a oportunidade de se juntar aos cidadãos de Montreal para participar das festas que vão marcar o 375º aniversário de fundação da nossa cidade.

Eu fico feliz de ver todos vocês em Montreal nos proximos dias.

Denis CoderrePrefeito de Montreal

375mtl.com

Celebrar a históriaEste ano Montreal festeja seu 375º aniversário de fundação. Cerca de 200 atividades são previstas, consulte o site na In-ternet ou baixe a aplicação no celular para aproveitar plena-mente da programação.

ville.montreal.qc.ca

4

FERNANDO PINDADO SANCHEZ Secretario geral do OIDP

Tenho o prazer de lhes dar as boas-vindas a 17ª Conferência do OIDP, a qual através do tema “Participação sem exclusão” que durante quatro dias vai nos permitir descobrir, aprender, compartilhar e promover as práticas da democracia participativa. Para aqueles que participam pela primeira vez de uma conferência do OIDP, nos sentimos felizes que vocês possam assistir a este evento que é organizado cada ano em um continente diferente e que vai acontecer pela primeira vez na América do Norte.

O Observatório internacional da democracia participativa (OIDP) é uma rede que reúne mais de 800 cidades no mundo, assim como entidades, organizações e centros de pesquisa que desejam conhecer, compartilhar e colocar em ação as experiências da democracia participativa a nível local, deste modo aprofundando a democracia no governo das cidades.Esta conferência anual é sem dúvida para nós uma excelente oportunidade de aprender com a experiência de outros e construir alianças e estratégias de cooperação.

Espero que estes dias poderão ser de seu interesse e vocês continuarão a participar ativamente do OIDP, se este já for o caso, ou que este seja o começo de sua participação na nossa rede.

Cordialmente,

Fernando Pindado SanchezSecretaario geral do OIDP

O que é o OIDP?O Observatório Internacional da Democracia Participativa é um espaço aberto a todas as cidades do mundo, entidades, organizações e centros de investigação que queiram conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para poder ter mais conhecimento sobre democracia no governo das cidades.

oidp.net

5

DOMINIQUE OLLIVIER Presidente da ECPM

Temos orgulho de lhes receber para a 17ª Conferência do Observatório internacional da democracia participativa. A Entidade de Consulta Pública de Montreal (OCPM, sigla em francês), a qual presido em colaboração com o Secretariado do OIDP vai apresentar um programa dos mais diversifi cados, o qual espero que irá encantar vocês.

Este ano, o tema “Participação sem exclusão” nos convida a refl etir sobre os numerosos obstáculos no exercício pleno da cidadania e sobre os modelos de participação que favorecem a expressão de opiniões, a contribuição cidadã e capacitam um número maior de pessoas a infl uenciar os processos de decisões. As experiências que serão abordadas nos próximos dias são diversas. Elas alcançam o urbanismo, o viver juntos, a justiça, o meio ambiente, a saúde e vários outros temas. Todas têm em comum a aposta na inteligência coletiva e a cumplicidade com os cidadãos, propondo respostas modernas a desafi os complexos.

Eu espero que vocês igualmente aproveitarão de sua estada em Montreal para descobrir nossas atrações turísticas, mas também nosso modelo único de participação. Montreal transborda de instituições e de práticas notáveis. Nossa comunidade de inovação tecnológica é vibrante. Os laboratórios cidadãos e nossas Start ups contribuem através de suas experiências e soluções para valorizar a contribuição de todos, como também na redefi nição de relações com as administrações.

Compartilhar nossas experiências enriquece a todos! Desejo que as trocas de experiências sejam frutíferas e que os debates sejam excelentes.

Dominique OlliviePresidente da ECPM e presidente representante do OIDP

O que é a ECPM?A Entidade de consulta pública de Montreal é uma organização independente que realiza os mandatos de consulta pública que lhe são confi ados pelo conselho municipal ou pelo comitê executivo da Prefeitura de Montreal. Estes mandatos se baseiam principalmente nos projetos que levantam as competências municipais do urbanismo e da organização do território, mas eles podem também se estender a todo projeto submetido pelo comitê executivo ou pelo conselho municipal. A Entidade tem igualmente a ordem de propor as regras para garantir que se coloquem em prática mecanismos de consultas credíveis, transparentes e efi cazes.

ocpm.qc.ca

6

Mapa da UQÀMSecretariado da conferência sala SH-3760.Você deve partir diretamente ao aeroporto? Deixe sua mala está sob vigilância.

Infantario está localizado na sala de SH-3140.

Recepção e credenciamento

Todos os dias das 8h às 14 h na rua Sherbrooke Ouest, número 200 e no dia 16 de junho das 15h 30 às 17h na prefeitura. Sua identifi cação será solicitada para todas as atividades. Solicitamos sua colabora-ção e lhe pedimos de carregá-la com você durante toda a conferência.

Usuário : coeurdessciences1senha : b372RKu2

7

Cerimônia de abertura

Se déplacer à Montréal

A cerimônia de abertura acontecerá na Prefeitura de Montreal, pelo convite do prefeito, o senhor Denis Coderre. A abertura será seguida de um coquetel no horário do jantar no terraço.

A entrada do público se encontra na rua Notre Dame Leste, número 275.

Haverá a possibilidade para todos os participantes, os quais chegarão diretamente do aeroporto de deixarem suas malas no vestiário.

Você pode tomar o ônibus de número 55 direção sul (no metro Place des arts ), até a rua Notre Dame.

Transporte públicoA rede da Sociedade de Transporte de Montreal (STM), a qual dispõe do metrô e de uma rede de ônibus, vai pos-sibilitar que você se locomova na cidade e visite as principais atrações. Os passes de transporte são os mesmos para o metrô e para os ônibus.

O preço de uma passagem é de $ 3,25. Existem passes de transporte para 3 ou 7 dias se você planeja vários passeios. Os passes de transporte são vendidos nas estações de metrô. O mapa da rede de transporte está disponível no site stm.info

Urgências médicasEm caso de urgência, ligue para 911.O hospital mais próximo é o Hospital St-Luc (na rua Saint-Denis, 1058).

Bicicletas livresBixi: bicicletas alugadas ($ 2,95 por 30 minutos ou $ 5 por 24 horas, pago com cartão de crédito). Para maiores informações: bixi.com

TaxiTáxi: telefone 514-273-6331Táxi elétrico: Téo Taxi (é preciso baixar o aplicativo no celular)

Você pode tomar o ônibus de número 55 direção sul (no metro Place des arts ), até a rua Notre Dame.

8

Programa em um olhar16DE JUNHO

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

9:00 - 9:30

Cœur des sciences

Cœur des sciences

SH-3620

SH-3620

SH-3560

SH-3560

9:00 - 9:30

9:00 - 9:30

11:00 - 12:00

10:30 - 12:30

13:00 - 16:00

13:00 - 14:15

16:00

14:30 - 15:15

Pausa

Pausa

Pausa

Almoço

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Orçamento participativo em Moçambique: a criação de uma rede

MESA REDONDA Como assegurar os processos inclusivos?

CONFERÊNCIA Filiação e participação criativa

ATELIÊ PRÁTICO Ferramentas tecnológicas para melhorar o engajamento centrado no humano

ATELIÊ PARTICIPATIVO Apoiar a participação digital

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Planejar um espaço cidadão: o orçamento participativo inclusivo

Cœur des sciences SEMINÁRIO SOBRE OS ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS Discurso de abertura

Cœur des sciences

SH-3320

200, Sherbrooke Ouest

PAINEL Ponto de vista de quatro horizontes sobre os orçamentos participativos

DISCUSSÃO SOBRE CONVITES

VISITA URBANÍSTICA Visita de 3 lugares simbólicos para a participação cidadã em Montreal e observação sobre as escolhas urbanas

Hôtel de ville

Cœur des sciences

COCKTAIL Cerimônia de abertura

SESSÃO PLENÁRIA Balanço e perspectiva em ação

Cœur des sciences

Cœur des sciences

7:45

Café da manhã

Início, acreditação e distribuição de capacetes

Activités sur inscription

Istragram Contribua com o álbum de recordações do evento, compartilhe as fotos no Instragam. Ao utilizar o #OIDP2017, suas fotos serão divulgas do Centro de ciências, assim como no site da conferência.

9:30 - 10:45

9

Programa em um olhar17DE JUNHO

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

9:00 - 9:30

9:00 - 9:30

Cœur des sciences

7:45

Café da manhã

Início, acreditação e distribuição de capacetes

Amphithéâtre DISCURSO DE ABERTURA

8:30 - 9:00

SH-3620

SH-3320

SH-3620

SH-3420

SH-3420

Amphithéâtre

Salle Polyvalente

Salle Polyvalente

Salle Polyvalente

SH-3320

Amphithéâtre

Amphithéâtre

Amphithéâtre

Salle Polyvalente

SH-3320

SH-3420

10:00 - 11:00

9:00 - 9:45

17:30 - 18:30

15:30 - 17:00

14:00 - 15:00

11:30 - 12:30

Pausa

Pausa

Almoço

Pausa

CONFERÊNCIA Os Fab Labs: uma ferramenta de transformação social na África

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Cidades unidas contra o racismo: os princípios da participação cidadã na construção das políticas públicas

CONFERÊNCIA As estruturas locais para favorecer a participação cidadã

ATELIÊ PARTICIPATIVO Educação cívica das crianças

ATELIÊ PARTICIPATIVO Construir o movimento para o desenvolvimento comunitário

CONFERÊNCIA Construir a cidade com os cidadãos

ATELIÊ PARTICIPATIVO Conceber os serviços públicos com o auxílio de métodos participativo

ATELIÊ PARTICIPATIVO O desafio da formação para a governança

MESA REDONDA A experiência da participação do cidadão em cidades pequenas

TROCA DE EXPERIÊNCIASFacilitar a participação de pessoas socialmente vulneráveis

ATELIÊ PARTICIPATIVO Urbanismo e co-design

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Júri cidadão e desenvolvimento sustentável

MESA REDONDA A profissionalização da participação pública: status no Quebec e em outros locais

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Participação cidadã na saúde: Desafios e potenciais

CONFERÊNCIA Planejar a luta contra a discriminação

TROCA DE EXPERIÊNCIAS O bem-estar no centro do poder de ação?

Amphithéâtre PAINEL Quadros e mecanismos legais para apoiar a participação

Cœur des sciences

Amphithéâtre CONFERÊNCIA A democracia participativa no coração da nação Cri

10

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Salle Polyvalente

Cœur des sciences

Amphithéâtre Salle Polyvalente SH-3320

ASSEMBLEIA GERAL OIDP Para os membros

FEIRA DOS “TOOLKITS”

9:30 - 12:00

12:30 - 17:00

13:30 - 14:30

15:00 - 16:30

17:00 - 18:30

Pausa

Pausa

CONFERÊNCIA A inovação social na política de habitação pública no governo BascoeA inovação social na política de habitação pública no governo Basco a a participação política-comunitária na transformação dos bairros

CONFERÊNCIA A ação comunitária para transformar os bairros

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Dialogo sobre inclusão

Amphithéâtre CONFERÊNCIA Grande entrevista : Alexandre Jardin

SH-3320 SH-3340Salle PolyvalenteAmphithéâtreATELIÊ PARTICIPATIVO Jogos e entretenimento – Novas ferramentas para reunir as pessoas

ATELIÊ PARTICIPATIVO Pensar a concepção de uma participação inclusiva

DISCUSSÃO SOBRE CONVITES

A participação dos jovens

PAINEL Dispositivos globais, impactos locais

A propósito da Feira dos “toolkits”

Domingo, a partir de 12h 30, venha utilizar ferramentas de animação e kits de consulta. As pessoas encarregadas estarão a sua disposição para discutir suas experiências com este tipo de material. Você tem um kit de animação para apresentar? Venha nos ver no secretariado da conferência, nós vamos conseguir um lugar para você.

Programa em um olhar18DE JUNHO

11

Amphithéâtre

Amphithéâtre

Amphithéâtre

Salle Polyvalente

SH-3320

SH-3320

SH-3320

Salle Polyvalente

Salle Polyvalente

SH-3340

SH-3340

SH-3340

15:45 - 17:15

8:30 - 10:00

11:50 - 13:00

10:15 - 11:25

14:00 - 15:15

Pausa

Almoço

PAINEL Avaliar? Isso é útil?

TROCA DE EXPERIÊNCIAS “Big Data” e instituições cidadãs

CONFERÊNCIA E-Participação e Governo Aberto: a experiência brasileira

ATELIÊ PRÁTICO Inovação institucional: o ministério da cidadania de Neuquen, Patagônia, na Argentina

MESA REDONDA Viver melhor sua cidadania

ATELIÊ PRÁTICO Os comitês são para todos?

ATELIÊ PRÁTICO Caracterizar o público para incluir melhor

TROCA DE EXPERIÊNCIAS Teatro participativo para os cidadãos co-legisladores

CONFERÊNCIA Preço Finalistas Apresentação OIDP

ATELIÊ PRÁTICO Cómo abrir a cidade em 60 minutos

MESA REDONDAA coesão e a consulta social no nível local

ATELIÊ PARTICIPATIVO As ferramentas online para melhorar a participação

Amphithéâtre PAINEL Participação e viver juntos

Amphithéâtre SESSÃO PLENÁRIA Sessão plenária e entrega dos prêmios do OIDPLançamento do Quadro governo sobre a participação pública do Governo do Québec Senhora Ministra Rita de Santis..

Pausa

Encerramento

9:00 - 9:30

9:00 - 9:307:45

Café da manhã

Início, acreditação e distribuição de capacetes

Cœur des sciences

Studio OIDP Várias vezes por dia, nós vamos sugerir entrevistas com os conferencistas e com os participantes. Você vai encontrá-las no Facebook e no site da conferência. Ajude-nos a fazer o sucesso da conferência para além de nossas fronteiras, compartilhe as transmissões ao vivo através das redes!

#OIDP2017OIDP2017.com

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Cœur des sciences

Programa em um olhar19DE JUNHO

12

PAUL JOHN MURDOCH Paul John Murdoch é um membro da nação Crie, da cidade de Eeyou Istchee (no Norte do Quebec) e o primeiro de seu povo a ser recebido no “Barreau du Québec” em 2001. Desde então, ele se ocupa em estabelecer laços entre as primeiras nações, os quebequenses e canadenses.

Ele é atualmente Secretário executivo do governo da Nação Crie. Ele trabalhou com o título de embaixador de sua nação no seio do parlamento europeu, na assembleia geral das Nações Unidas e na Assembleia nacional do Quebec.

Ele é conselheiro jurídico das organizações indígenas, as auxiliando a fazer negociações importantes sobre a governança, os desenvolvimentos hidroelétricos, mineiros, silvicultores e encarregados da energia eólica.

Dotado de talentos múltiplos, ele é também um artista visual e suas obras são expostas, entre outras, na Sala dos povos indígenas do Senado Canadense.

gcc.ca

DescriçãoO Grande Conselho dos Cris, órgão político que representa cerca de 18.000 Cris que vivem no território tradicional de Eeyou Istchee, na Baie James, no norte do Quebec, participou recentemente de um grande exercício de participação pública sobre o acordo do governo e da constituição Crie.

Esta conferência vai nos possibilitar a melhor compreensão das mudanças radicais vividas pela nação Crie ao longo dos últimos 50 anos. Visto que o desenvolvimento de seu território foi feito em uma certa época sem seu consentimento, uma série de acordos criou um quadro jurídico único, os aproximando da autonomia governamental.

Sinta-se inspirado e venha aprender sobre os desafios e as promessas de uma nação milenar.

A democracia participativa no coração da nação CriPaul John Murdoch - Grande Conselho dos Cris - Canadá

9:00 Conferência Amphithéâtre

As grandes conferências17DE JUNHO

13

lamaisondescitoyens.frlescitoyens1.fr

Descrição“Revoltemo-nos! ”, nos diz o título de um de seus livros. Contra quem e como Alexandre Jardin pretende que a população se revolte?

A jornalista e comissária da ECPM, a senhora Ariane Émond, questiona o célebre escritor sobre as motivações em suas falas e as iniciativas que ele apoia. No mesmo dia: uma reflexão sobre um novo compartilhamento de responsabilidades entre o estado e seus cidadãos, também pistas para as soluções de como reduzir as desconfianças e estimular as colaborações.

Grande entrevista: Alexandre JardinAlexandre Jardin - Escritor, cineasta - França

ALEXANDRE JARDIN Escritor, cineasta, Alexandre Jardin é também um cidadão comprometido.

Ambidestro, sua mão direita escreve enquanto sua mão esquerda serve aos cidadãos.

Sua primeira obra “Bille en tête” foi consagrada pelo Prêmio do Primeiro Romance (Prix du Premier Roman em francês) quando ele tinha apenas 20 anos. No mesmo ano, em 1986, recebe seu diploma de ciências: Sciences Po Paris. Vários de seus romances são adaptados ao cinema, como “Le Zèbre”, dirigido por Jean Poiret, o qual igualmente recebeu o Prêmio Femina em 1988, assim como “Fanfan” dirigido por ele mesmo em 1993.

Padrinho de várias associações, ele também é co-fundador do “Lire et Faire Lire” (Ler e Fazer Ler), o qual conta com 19.000 aposentados que leem para 650.000 alunos cada ano nas escolas primárias e maternais de 100 departamentos, além de www.bleublanczèbre.fr. Com esta plataforma de ação, o escritor agrupa ao seu redor os “Faizeux”: 300 atores importantes de uma revolução positiva (e contagiosa!).

Em 2016 ele criou a www.lamaisondescitoyens.fr, um movimento cidadão destinado a todas aquelas e aqueles que não são incluídos para que eles passem a ser incluídos: o 1 + 1+ 1! Um movimento que faz sua parte para que os Françases consertem seu país.

13:30 Conferência Amphithéâtre

As grandes conferências18DE JUNHO

14

Seminário sobre os orçamentos participativos

Ponto de vista de quatro horizontes sobre os orçamentos participativos

Descrição

Descrição

Amorri Chokri - Municipalité de Gabes - Tunísia

Kelsey Foster - Committee for a Better New Orleans - Estados Unidos Mahor Chiche - Mairie de Paris 19e - França Cristina Bloj - Universidad Nacional de Rosario - Argentina

Desde sua invenção, os orçamentos participativos são experimentados em todo o mundo em inúmeros contextos. Este painel visa discutir distintas experiências que encontramos na Europa, na África, nas Américas do sul e norte. Estas trocas de experiências vão possibilitar a descoberta dos desafios que levam à adaptação e na escolha de diversas técnicas de mobilização e animação, assim como os desafios que levam a estas escolhas.

Surgido no ano de 1989 em Porto Alegre, no Brasil, o orçamento participativo é uma ferramenta da democracia participativa que remete aos cidadãos sua responsabilidade de afetar uma parte do orçamento de seu território coletivo e seus projetos. Esta inovação democrática é agora cada vez mais difundida ao redor do mundo com objetivos e resultados muito diferentes. Bachir Kanouté, coordenador da Rede Internacional Enda (ECOPOP, sigla em francês) tece um panorama das iniciativas de seus avanços e suas limitações.

Dominique Ollivier - Office de consultation publique de Montréal - Canadá Bachir Kanouté - Enda Ecopop, OIDP - África

9:00 Discurso de abertura Cœur des sciences

9:30 Painel Cœur des sciences

Primeiro encontro da Rede Espirito de Aarhus

DescriçãoEste evento sobre os convites visa a criação da Rede Espirito de Aarhus, uma rede internacional informal que terá como objetivo colocar em relação de forma permanente as instituições em todo o mundo que organizam e promovem a informação e a participação cidadã. Liderada pela Comissão nacional do debate público (CNDP, sigla Françasa) da França, esta rede tem como meta permitir a seus membros de compartilhar os feitos, as inovações e as experiências colocadas em práticas nestes campos.

10:30 Discussão sobre convites SH-3320

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

e-aarhus.org

Descrição das atividades16DE JUNHO

15

Orçamento participativo em Moçambique: a criação de uma rede

Descrição

Célia Ema Cumbe - Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), Rede Moçambicana de Orçamento Participativo (REMOP) - Mozambique

A rede moçambicana de orçamentos participativos (REMOP) foi fundada em 2016 paralelamente a 16ª Conferência do OIDP em Matola. O município de Maputo foi deste modo eleito de maneira unânime para a primeira presidência rotativa da rede. A REMOP, sob a coordenação da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), vai compartilhar os resultados de sua experiência piloto de articulação e funcionamento da rede.

11:00 Troca de experiências Cœur des sciences

Apoiar a participação digital

Descrição

Bruno Vendor - Vedor Lda - Mozambique Cristhian Parra - Social Apps Lab at CITRIS, University of California, Berkeley, and Inria, Paris - Estados Unidos

Entre os instrumentos de participação, o digital apresenta vantagem no poder de reunir e manter agrupados um grande número de pessoas, apesar da distância física. Consequentemente ele pode ter um papel central nos processos participa-tivos e este ateliê vai mostrar sua importância como instrumento facilitador na colaboração, na tomada de decisão e na possibilidade de ação coletiva.

11:00 Conferência SH-3620

Filiação e participação criativa

Descrição

Caron Atlas - Arts & Democracy Center - Estados Unidos Aaron Jones - Community Voices Heard - Estados Unidos

As artes e cultura têm o poder de trazer o progresso na tomada de decisão daqueles que são historicamente excluídos? O organismo americano “Arts & Democracy” sugere um ateliê interativo, compartilhando as ferramentas que foram desenvolvi-das para reforçar o sentimento de filiação, construção de empatia e confiança, incorporando as artes e cultura na realização do projeto do orçamento participativo e no planejamento pela comunidade.

11:00 Ateliê participativo SH-3560

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades16DE JUNHO

16

Como assegurar os processos inclusivos?

Descrição

António Barroso - Câmara Municipal de Braga - Portugal Boris Kolytcheff - Ville de Grenoble - França Andrés Bedoya - Medellín - Colômbia Gisela Barbosa - Valongo - Portugal Seth Taylor - Conseil National de Développement des Collectivités territoriales (CNDCT) - Haïti

Se os orçamentos participativos desejam reforçar o poder de ação dos cidadãos, possibilitando a estes criarem projetos e decidir os quais levar em frente, como assegurar que os processos permitam agrupar públicos diversos? Este ateliê se encarrega das maneiras de acompanhar os grupos tradicionalmente excluídos da participação, das alavancas para colocar em prática e das iniciativas realizáveis para garantir a igualdade de todos no processo de consulta.

Ferramentas tecnológicas para melhorar o engajamento centrado no humano

Planejar um espaço cidadão: o orçamento participativo inclusivo

Descrição

Descrição

Hadassah Damien - Projeto de Orçamento Participativo - Estados Unidos Shari David - Projeto de Orçamento Participativo - Estados Unidos

Mathieu Madison - Centro de estudos sobre a responsabilidade social e a cidadania ecológica - Canadá

O pessoal do Participatory Budgeting Project (PBP) recentemente iniciou um laboratório de participação (Living Lab) que agrupa as tecnologias cívicas e daqueles que fazem a promoção dos orçamentos participativos ao redor do mundo para fazer testes pilotos, testar e explorar variadas ferramentas. Os diversos elementos de experiência serão examinados e apre-sentados tanto para seu sucesso, quanto para o aprendizado que foram alcançados.

Com respeito a organização do espaço público urbano, existem diferenças substanciais entre os desejos de um grupo ho-mogêneo no plano econômico e de um grupo mais heterogêneo? Esta é a questão central deste ateliê. Adotando o método de jogo de papéis, os participantes vão proceder uma simulação que visa produzir um orçamento participativo para organi-zar um espaço fictício cedido pela prefeitura, assim refletindo sobre a inclusão de uma pessoa que pode ser marginalizada no processo deliberativo.

13:00 Troca de experiências SH-3560

13:00 Mesa redonda Coeur des sciences

13:00 Ateliê prático SH-3620

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades16DE JUNHO

17

Visita Urbanística

Cerimônia de abertura

Balanço e perspectiva em ação

Descrição

Descrição

Descrição

16:00

14:30

Cocktail

Sessão plenária

Visita de três lugares simbólicos para a participação cidadã em Montreal e observação sobre as escolhas urbanas. O ônibus levará os participantes à prefeitura às 16h.

Com a presença de dignitários e convidados especiais, o prefeito de Montreal e o presidente do OIDP, Denis Coderre fará o lançamento oficial da 17ª Conferência do OIDP. A cerimônia vai ser seguida de um coquetel no horário do jantar.

A entrada do público é localizada na rua Notre-Dame Est, número 275. Você pode tomar o ônibus 55, com direção Sul (na estação de metrô Place-des-Arts), até a rua Notre-Dame.

Como resultado da conclusão do seminário sobre os orçamentos participativos, os participantes são convidados a um exercício único de discussão dinâmica. O que aprendemos hoje? Como isto vai transformar nossas práticas? Descubra o consenso e divergências de pontos de vista. Hora marcada para as conversas!

13:00 Inscreva-se 200, Sherbrooke Ouest

Hôtel de ville

Cœur des sciences

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades16DE JUNHO

18

Participação cidadã na saúde: Desafios e potenciais

Construir a cidade com os cidadãos

Facilitar a participação de pessoas socialmente vulneráveis

Descrição

Descrição

Descrição

Caroline Chaumont - Institut du Nouveau Monde - Canadá Kyle Bozentko - Jefferson Center, IAP2 - Estados Unidos

Blandine Sillard - CCESSP / Univ. Paris 1 Panthéon Sorbonne / Astérya - França

Calisto Moisés Cossa - Conselho Municipal da Cidade da Matola - Mozambique Cynthia Dehesa Guzmán - Ciudadan@s por la Transparencia A.C - México Viviana Fernández Prajoux - Universidat Bió Bió - Chili

O campo da saúde passa por grandes transformações em todo o mundo. Isto causa uma reconfiguração na relação que liga os cidadãos com o sistema de saúde. O instituto Jefferson (EUA) e o Instituto do Novo Mundo (Quebec) farão a narrativa de experiências de participação pública na saúde e discutirão os desafios levantados, assim como as possibilidades e novos potenciais que esta participação pode trazer.

Este ateliê apresenta uma experiência de acompanhamento no engajamento cidadão de imigrantes e deficientes físicos, o qual é realizado pela associação Astérya na França desde 2015. Suportado por vídeos, esta leva de experiência vai permitir a reflexão sobre os “freios” que limitam a participação de pessoas socialmente vulneráveis na vida coletiva.

A partir da experiência das cidades de Matola em Moçambique e de Guadalajara no México, esta sessão vai examinar di-versas maneiras para a construção da cidadania e fomentar a participação dos moradores de cidades de tamanho médio na vida coletiva. Os olhares particulares serão colocados sobre os desafios de transparência, de desigualdades sociais e econômicas, assim como sobre o governo municipal.

10:00 Troca de experiências Salle Polyvalente

10:00 Troca de experiências SH-3320

10:00 Conferência Amphithéâtre

A democracia participativa no coração da nação Cri

9:00 Conferência Amphithéâtre Descrição completa na página 12

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades17DE JUNHO

19

Conceber os serviços públicos com o auxílio de métodos participativos

Urbanismo e co-design

O bem-estar no centro do poder de ação?

Descrição

Descrição

Descrição

Sebastien Keiff - Together França - França

Mario Alfonso López - Munis Abiertas; Congreso Transparente - Guatemala Angel Estuardo Ramírez - Munis Abiertas; Congreso Transparente - Guatemala Jacqueline Guerreiro Aguiar - Rede Brasileira de Educação Ambiental - Brésil

Marta Martorell - Civis Govern Obert - Espanha Tristan Bougie - Centre d’écologie urbaine de Montréal - Canadá Josep Puig i Belman - Entidad Municipal Descentralizada de Valldoreix - Espanha Laura Viladevall Corominas - Civis Govern Obert - Espanha

A noção de bem-estar que toca a cada um pode se tornar um novo motor de habilitação? Esta sessão permite descobrir um método desenvolvido pelo organismo Together França e aplicado em cidades e departamentos distintos, possibilitando a participação de todos os públicos e a corresponsabilidade que concerne ao bem-estar de todos.

Como garantir que os diferentes mecanismos de participação cidadã influenciem a disponibilidade de serviços públi-cos? Esta sessão almeja utilizar a inteligência coletiva para identificar e analisar diversos métodos e ferramentas, afim de construir um catálogo comparativo sobre as práticas que poderão guiar diferentes governos locais, deste modo desejando explorar estas avenidas. Serão também abordadas as noções de mobilização das partes envolvidas, da colocação em prá-tica, da cobertura de serviço, do impacto e avaliação.

A concepção da cidade pertence aos cidadãos? A adoção de novos processos de participação no urbanismo contribui para a transparência, democratização de instituições locais? Nossos experts vindos do Quebec e Espanha fazem questões sobre o ordenamento do espaço público e procuram soluções que levam em conta as necessidades de todos.

10:00 Troca de experiências SH-3420

11:30 Ateliê participativo Salle Polyvalente

11:30 Ateliê participativo Amphithéâtre

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades17DE JUNHO

20

Os Fab Labs: uma ferramenta de transformação social na África

Planejar a luta contra a discriminação

Descrição

Descrição

Obin Guiako - Baby Lab - Côte d’Ivoire

Isabelle Amicel - Bordeaux Métropole - França

Reduzir as disparidades entre a população de uma mesma cidade para garantir a participação igualitária nos processos democráticos, de maneira principal pela promoção da educação. Os Fab Labs (Laboratórios de fabricação), os quais se inspiram na educação popular e favorecem um acesso digital de proximidade, revelam os talentos e contribuem a desen-volver a economia social e solidária local. Podem estes também ter um papel de sensibilização e de colocação em prática de projetos ou programas na democracia participativa?

A cidade de Bordeaux iniciou há vários anos uma política voluntária que luta contra a discriminação e a favor da igualdade. O trabalho feito resultou especialmente na criação do Observatório da Igualdade de Bordeaux. Um plano de luta contra as discriminações, baseado em mais de 800 depoimentos, está sendo atualmente preparado. Esta conferência vai discutir o debate que cerca este plano e as expectativas que ele cria.

11:30 Conferência SH-3620

11:30 Conferência SH-3320

Júri cidadão e desenvolvimento sustentável

Descrição

Christian Leyrit - Commision nationale du débat public - França Kyle Bozentko - Jefferson Center, IAP2 - Estados Unidos

Como assegurar o direito da participação quando opositores a um projeto e o ceticismo impedem a realização de um debate público? Os diálogos cidadãos podem ajudar no progresso da mentalidade com relação as questões de mudanças climáticas? Estas são as questões levantadas pela Comissão nacional do debate públicos (CNDP- França) e do Instituto Jefferson (EUA), os quais compartilham esta sessão alguns projetos que remetem ao conceito do júri cidadão para abordar temas de extrema complexidade.

14:00 Troca de experiências Amphithéâtre

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades17DE JUNHO

21

Cidades unidas contra o racismo: os princípios da participação cidadã na construção de políticas públicas

Educação cívica das crianças

Descrição

Descrição

Mary Moreland - Graduate, University of Ottawa - Canadá Elisabeth Barot - Commission canadienne de l’UNESCO - Canadá

Fabrice Padonou - Mouvement des Jeunes pour le Réveil et le Développement - Bénin Virginie Bourdou - Mouvement des Jeunes pour le Réveil et le Développement - França

Durante mais de 25 anos, os membros do “IAP2 International” possuem um papel no desenvolvimento dos processos de participação do público, propondo os princípios e valores expostos em um quadro referencial. Os participantes desta sessão serão sensibilizados sobre a utilidade deste material e terão a oportunidade de se familiarizar com um projeto de mobilização do público contra o racismo e discriminação em nível municipal canadense. Na segunda parte, vocês vão ter a oportunidade de explorar entre si os desafios e alternativas da participação do público para o desenvolvimento de políticas de longa duração.

O Movimento dos Jovens para o Despertar e Desenvolvimento (MJRD, sigla em francês) em Benin solicita a colaboração das autoridades locais (eleitos, funcionários) para organizar encontros com os alunos para discutir a cidadania. Compartil-hamento sobre uma experiência em parceria com a comunidade de comunas do País de Nerondes, na França.

14:00 Troca de experiências SH-3320

14:00 Ateliê participativo SH-3420

O desafio da formação para o governar

Descrição

Francisco Javier Pérez Chagollán - Conselho Municipal de Participação Cidadã de Guadalajara - México

Esta atividade vai tratar do desejo do conselho municipal de Guadalajara de colocar fim a uma inércia causada por uma dinâmica historicamente paternalista na governabilidade. Nós discutiremos as ferramentas colocadas em prática para per-mitir uma participação cidadã significativa e inclusiva. Entre elas, a criação do Conselho de participação cidadã como ator na promoção de melhores práticas de governabilidade, contando com o auxílio do programa de educação na ação política.

14:00 Ateliê participativo Salle Polyvalente

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades17DE JUNHO

22

Quadros e mecanismos legais para apoiar a participação

Descrição

Laurence Monnoyer-Smith - Ministère de la Transition écologique et solidaire - França Mokhtar Hammami - Ministère des Affaires Locales et de l’Environnement - Tunísia Pierre Baril - Bureau d’audiences publiques sur l’environnement - Canadá Fernando Pindado - OIDP / Ville de Barcelone - Espanha

O estado possui um papel determinante para institucionalizar os diversos processos que favorecem a participação cidadã. Este painel visa apresentar e discutir quatro contextos diferentes pelos quais as leis e a constituição determinam as modalidades e recursos para os processos participativos. Aqui serão expostos os casos: francês (Carta da participação do público) quebequense (Escritório de audiência pública do meio ambiente), espanhol (Prefeitura de Barcelona) e tunisiano (ministério dos negócios locais e do meio ambiente). Um período de questões e compartilhamento será realizado.

15:30 Painel Amphithéâtre

A profissionalização da participação pública: status no Quebec e em outros locais

Descrição

Mario Gauthier - Université du Québec en Outaouais - Canadá Laurence Bherer - Université de Montréal - Canadá Louis Simard - Université d’Ottawa - Canadá

17:30 Mesa redonda

Cada vez mais as pessoas trabalham em setores públicos, privados ou de associação para conceber, colocar em prática e/ou facilitar processos de participação pública. Este novo fenômeno de profissionalização da participação pública levanta vários desafios. Os pesquisadores Laurence Bherer, Mario Gauthier e Louis Simard apresentarão os resultados de suas reflexões.

Amphithéâtre

A experiência da participação cidadã nas cidades pequenas

Descrição

Maria Helena Langa - Municipio de Mandlakazi - Mozambique Vincent Beillard - Ville de Saillans - França

17:30 Mesa redonda

A experiência da democracia participativa difere em função do tamanho do espaço geográfico e do número de pessoas incluídas neste? Neste ateliê, a senhora Langa e o senhor Beillard vão compartilhar suas experiências de democracia par-ticipativa nas pequenas cidades, respectivamente na cidade de Mandlakazi (Moçambique), na qual a presidente vai ao en-contro de seus concidadãos, e em Saillans (na França), uma cidade “onde 24% de seus cidadãos participam das decisões” A ênfase será colocada no aspecto prático e concreto da participação cidadã nestas comunidades de menor tamanho.

Salle Polyvalente

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades17DE JUNHO

23

SH-3420

Construir o movimento para o desenvolvimento comunitário

Descrição

John Coonrod - The Hunger project - Estados Unidos

17:30 Ateliê participativo

Como se assegurar que os cidadãos estão aptos a participar de seu próprio desenvolvimento e a obter uma parte igual de recursos públicos com a meta de realizar objetivos de desenvolvimento sustentável (ODD, sigla em francês)? O ateliê se baseia nos primeiros 18 meses de atividades realizadas pelo Movimento do desenvolvimento dirigido pela comunidade (Movement for Comunity-led Development) lançado no encontro do ODD em setembro de 2015.

As estruturas locais para favorecer a participação cidadã

Descrição

Natalie Fortin - Coalition montréalaise des Tables de quartier - Canadá Luc Faraldi - Commissariat général à l’égalité des territoires - Canadá Kaïs Marzouki - Commissariat général à l’égalité des territoires - Canadá Hanitra Rasamison - Ministère de l’Intérieur et de la Décentralisation - Madagascar

17:30 Mesa redonda

Montreal tem a sorte de poder contar com cerca de trinta organizações sem fins lucrativos, as chamadas “Tables de quar-tier”, as quais tem um papel de reunir todos os membros da comunidade, incluindo seus cidadãos mais excluídos. Assim agem coletivamente para melhorar as condições de vida da população. Os “Tables de quartier” inspiraram outras iniciativas no mundo inteiro, as quais serão igualmente apresentadas.

SH-3620

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades17DE JUNHO

24

Salle Polyvalente

Jogos e entretenimento – Novas ferramentas para reunir as pessoas

Descrição

Tabatha Soltay - Tab Talks - Canadá

15:00 Ateliê participativo

Os jogos sérios estimulam conversas diretas que podem apoderar as comunidades a identificar suas próprias oportu-nidades e soluções. Através do jogo, as concepções podem ser colocadas em questão via um ambiente saudável. Esta sessão vai demonstrar este propósito organizando uma partida de REStrukt, um jogo comunitário que abre as portas de um novo universo de participação cidadã.

Dispositivos globais, impactos locais

Pensar na concepção de uma participação inclusiva

Descrição

Descrição

Christian Leyrit - Commision nationale du débat public - França Dominique Ollivier - Office de consultation publique de Montréal - Canadá Maïmouna Abdallahi Saleck - Journaliste indépentante - Mauritanie

Jesi Carson - Participedia - Canadá Patrick Scully - Participedia - Estados Unidos

15:00 Ateliê participativo

Os cidadãos exigem cada vez mais o direito de expressar suas opiniões nas decisões regionais, nacionais ou internacio-nais. Como isto se incorpora na realidade? Quais são os dispositivos que podem ser colocados em prática para incentivar este trabalho? A experiência do Debate cidadão planetário sobre o clima e energia de 2015 vai servir para alavancar esta discussão.

Junte-se a equipe da Participedia para uma introdução concreta sobre o Design Thinking (Design do Pensamento) apli-cado no mundo real. Este ateliê será uma imersão profunda na visão e missão da Participedia, uma parceria mundial de crowdsourcing de casos, métodos e organizações ligados a inovação da democracia participativa. Os participantes com-partilharão um processo de design colaborativo, incluindo o “desenvolvimento persona” e um teste móvel do novo site da Participedia. Os participantes vão adquirir competências e técnicas imaginando como a Participedia pode se tornar uma comunidade de conhecimento mais inclusiva.

15:00 Painel Amphithéâtre

SH-3320

Grande entrevista: Alexandre Jardin

13:30 Conferência Amphithéâtre Descrição completa na página 13

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades18DE JUNHO

25

A participação dos jovens

Descrição

Stéphanie Nowakowski - SALTO-YOUTH participation - Union Européenne Raluca Diroescu - SALTO-YOUTH participation - Union Européenne

15:00 Discussão sobre convites

Estimular a participação cidadã dos jovens implica no desenvolvimento de competências no meio deste grupo, e também uma mudança de perspectiva para os eleitos e empregados municipais. Apresentado pelo centro de recursos SALTO-Youth, o qual apoia a implementação do programa Eramus+ da Uniao Europeia, esta sessão explora os novos espaços que reforçam os canais existentes da expressão, o empresariado e a inovação social como ferramenta de inclusão, assim como as redes ativas de implicação de todas as categorias dos jovens na tomada de decisões.

SH-3340

A ação comunitária para transformar os bairros

Descrição

Laia Forné - Sociologa e consultora - Espanha

Seguida

17:45

Conferência

Conferência

A inovação social na política de habitação pública no governo Basco

Descrição

Mario Yoldi Dominguez - Observatorio Vasco de la vivienda - Espanha Maria Elena Sanchez Fernández - Observatorio Vasco de la vivienda - Espanha

17:00

Esta sessão apresenta como três mecanismos inovadores (plataforma web, dados abertos, observação na internet) foram utilizados em sinergia para facilitar a transparência, a participação e avaliação sistemática na aplicação da política de ha-bitação pública do governo Basco.

A ação comunitária auxilia o viver juntos e transforma o bairro. Como as políticas públicas dos governos locais poderiam ajudar a promover a ação comunitária nos bairros? Vamos constatar até que ponto os movimentos comunitários são atores de transformação nos bairros. Serão abordadas a facilitação em diversos canais, assim como a formação, as ferramentas e os espaços comunitários.

Amphithéâtre

Amphithéâtre

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades18DE JUNHO

26

Dialogo sobre inclusão entre Montréal e Hazebrouck

Descrição

Isabel Heck - Parole d’excluEs, - Canadá Jonathan Larivière - Ville d’Hazebrouck - França

17:00 Troca de experiências

Os palestrantes da cidade de Hazebrook na França e do bairro de Montreal Norte no Quebec vão trocar suas experiências e maneiras de escutar o diálogo cidadão e de como favorecer a participação em bairros carentes social e economicamente.

SH-3320

As associações, um poderoso motor para a participação nas cidades

Descrição

Montserrat Morera - Conselho de Associações de Barcelona - Espanha Humberto Quesquén Pérez - Município de Miraflores - Peru

17:00 Conferência

As associações representam uma força natural no coração de uma comunidade, a qual pode ser colocada para a contribuição da realização de inúmeros projetos de naturezas sociais. Com a experiência das cidades de Miraflores no Peru e de Barcelona na Espanha, há uma valiosa conversa sobre o potencial destes reagrupamentos em todas suas formas.

Salle Polyvalente

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades18DE JUNHO

27

E-Participação e Governo Aberto: a experiência brasileira

Descrição

Wagner de Melo Romão - Universidade Estadual de Campinas - Brésil Larissa Galdino - Universidade Estadual de Campinas - Brésil

10:15 Conferência

Os governos locais no Brasil utilizam a participação online para reforçar os laços com os cidadãos. Data Participa, uma pesquisa nas 300 maiores cidades brasileiras, avalia os mecanismos de interação na Internet a partir de critérios inspiradas pelos modelos do e-governo, da e-participação e do governo aberto.

Amphithéâtre

Participação e viver juntos

Descrição

Painel d’élus

8:30 Painel

Como conseguiremos construir o diálogo no seio de territórios onde as populações são diversificadas? Este painel reúne os eleitos dos governos locais que são originários de vários países. Eles vão compartilhar as estratégias que são colocadas em prática em suas comunidades e os desafios que eles encontram, assim como os resultados que estes obtêm. Este painel possui um teor elevado de inovações sociais inspiradoras!

Amphithéâtre

Apresentação dos finalistas dos prêmios do OIDP

10:15 Conferência Salle Polyvalente

Ampasy (Madagascar) : « Budget Participatif » (Orçamento Participativo) Austin (Estados Unidos) : « Conversation Corps » (Conversa Corpo) La Paz (Bolivia) : « Programme quartiers et communautés de vérité » (Programa bairros e comunidades da verdade) Nanterre (França) : « L’Agora permanente » (O Agora permanente)

New Taipei (Taiwan) : « Participatory Budgeting for Disabled Persons Employment Promotion in the Sanxia District » (Orçamento Participativo para a promoção de pessoas com deficiência no Distrito Sanxia) San Casciano Val di Pesa (Itália) : « Réseau de mobilité communautaire » (Rede de mobilidade comu-nitária)

Tenerife (Espanha) : « Hey! Tenerife »

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades19DE JUNHO

28

“Big Data” e instituições cidadãs

Descrição

Luis F. Fernández - Participando pelo México A.C - México Analinn Rivera Delgado - Conselho de Consulta Cidadã do estado de Hidalgo - México Antonio Zavala Sánchez - Participando pelo México A.C - México

Duas iniciativas no México que almejam o melhor conhecimento do fenômeno da participação cidadã. Nesta atividade a organização Participando por México realizou uma pesquisa para catalogar a oferta institucional de mecanismos da par-ticipação cidadã. O “Consultivo Ciudadano del Estado de Hidalgo” vai apresentar a experiência “Electoral Intelligence”, uma ferramenta da sociedade civil que leva os cidadãos a uma melhor compreensão das plataformas eleitorais dos candidatos nas eleições.

11:50 Troca de experiências Amphithéâtre

As ferramentas online para melhorar a participação

Descrição

Joseph Thornley - Thornley Fallis - Canadá Larry Schooler - City of Austin/University of Texas (Annette Strauss Institute for Civic Life) - Estados Unidos

A participação online pode nos ajudar a compreender a inclusão atual trazendo a implicação de um maior número de pessoas do que em encontros tradicionais. Deste modo, a participação online pode também ser limitada por diversos fa-tores, como: a educação, o acesso à tecnologia, o status socioeconômico e a homogeneidade dos participantes. Este ateliê interativo será a ocasião de aprendermos mais sobre as estratégias e técnicas utilizadas para diminuir a exclusão pela participação online.

10:15 Ateliê participativo SH-3340

Os comitês são para todos?

Descrição

Hugo Mimee - AIP2 section Saint-Laurent - Canadá Camille Montreuil - Université de Montréal - Canadá

Existem meios acessíveis, simples e eficazes para favorecer uma melhor inclusão? Podemos identificar as condições de sucesso que possibilitam aumentar a igualdade, a justiça, a diversidade e a representação no coração das estruturas partici-pativas? Este ateliê visa a reflexão coletiva sobre os recursos potenciais de exclusão que limitam a participação dos comitês, implicando os cidadãos e aos melhores meios de erradicá-los.

10:15 Ateliê prático SH-3320

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades19DE JUNHO

29

Teatro participativo para os cidadãos co-legisladores

Descrição

Luc Gaudet - Mise au jeu - Canadá Chantale Mailhot - Mise au jeu - Canadá

A experiência do teatro legislativo dirigido pela equipe de Montreal Mise au Jeau (Em Jogo) é o resultado de técnicas desen-volvidas inicialmente na América Latina, agora utilizadas em todo o mundo. Ela utiliza uma forma teatralizada da assembleia democrática para propor diversas sugestões de ações individuais, coletivas e institucionais para reduzir as desigualdades sociais.

11:50 Troca de experiências Salle Polyvalente

A coesão e a consulta social no nível local

Viver melhor sua cidadania

Descrição

Descrição

Ibrahima Amadou Niang - Association des Maires des Communes Mauritaniennes Jumelées avec les Communes Francêses de San de Sénart (AMCMJCFSS) - Mauritanie Sophie Gélinas - Ville de Laval - Canadá Luc Faraldi - Commissariat général à l’égalité des territoires - França Kaïs Marzouki - Commissariat général à l’égalité des territoires - França

Josée Beaulieu - Mercier-Ouest Quartier en santé - Canadá Pauline Turmel - Citoyenne - Canadá Serge Doucet - CLSC Rosemont - Canadá Lyne Simard - Regroupement des aveugles et amblyopes du Montréal métropolitain (RAAMM) - Canadá André Vincent - Regroupement des aveugles et amblyopes du Montréal métropolitain (RAAMM) - Canadá Michelle Brulé - Regroupement des aveugles et amblyopes du Montréal métropolitain (RAAMM) - Canadá

Esta mesa redonda vai tratar da coesão social em nível local, assim como da colaboração e da consulta de distintas ins-tâncias

Certos grupos de pessoas que tentam exercer sua cidadania encontram inúmeros obstáculos em seus caminhos. Esta sessão apresenta o Grande fórum de pessoas idosas, organizado pelo bairro Mercier-Ouest, na questão da saúde e no agru-pamento de cegos e deficientes visuais da Montreal metropolitana.

11:50 Mesa redonda SH-3340

11:50 Mesa redonda SH-3320

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades19DE JUNHO

30

Caracterizar os públicos para melhor integrá-los

Descrição

Marion Roth - @déciderensemble - França

Através da utilização de ferramentas de inteligência coletiva, este ateliê tem como objetivo nos fazer refletir sobre os públicos ausentes: quem são eles? Eles evoluem em função de nossos projetos e iniciativas? Por que buscamos a inclusão destes em nossos dispositivos? Quais são os freios para sua mobilização e quais alavancas ativar para integrá-los em nossos processos?

14:00 Ateliê prático SH-3320

Inovação institucional: o ministério da cidadania de Neuquén, na Patagônia, Argentina

Descrição

Ernesto Figueroa - Ministro da cidadania da província de Neuquén - Argentina

Apresentação da arquitetura institucional do ministério da Cidadania de Neuquén como inovação institucional e suas orientações mais importantes. Vamos tratar do programa Cidadania Jovem, entre outros temas.

14:00 Ateliê prático Salle Polyvalente

Avaliar? Seria isto útil?

Descrição

Gilles Pradeau - GIS Démocratie et participation - França Joseph-Désiré Som-I - Leibniz-Zentrum Moderner Orient (Allemagne) et BATA Research & Co (França) - Cameroun Ernesto Gomez Magaña - Contraloría Ciudadana para la Rendición de Cuentas, A.C - México Marta Massana - Office de consultation publique de Montréal - Canadá Nicole Cabral - Public Agenda - Estados Unidos Mario Yoldi Dominiguez - Observatorio Vasco de la vivienda - Espanha

Para aperfeiçoar a participação dos cidadãos na produção de políticas públicas é necessário se munir de ferramentas para avaliar os diversos componentes desta participação. Este painel almeja discutir as medidas e as ferramentas colocadas em prática para avaliar diversos dispositivos de participação e para prestar contas à população.

14:00 Painel Amphithéâtre

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades19DE JUNHO

31

Como abrir a cidade em 60 minutos?

Descrição

Krzysztof Izdebski - ePaństwo Foundation - Pologne

Como implementar ou desenvolver um processo de abertura de dados em uma cidade? Este ateliê se dirige aos que desejam compreender as linhas gerais e as etapas de tal projeto, assim como os obstáculos a evitar.

14:00 Ateliê prático SH-3340

Entrega de prêmios do OIDP

Transferência da presidência do OIDP e encerramento da 17ª Conferência

15:45 Sessão plenária Amphithéâtre

Lançamento do Quadro de referência governamental sobre a participação públicado governo do QuebecApresentado pela senhora Rita de Santis, ministra responsável pelo Acesso à Informação e a Reforma das instituições democráticas.

Francês Inglês Espanhol Português Tradução simultânea

Descrição das atividades19DE JUNHO

32

A Entidade de Consulta pública de Montreal festeja seus 15 anos!

O comitê de organização da cúpula do OIDP 2017 em Montreal gostaria de agradecer:

Desde 2002, ocorreram mais de 130 consultas públicas, nas quais os habitantes de Montreal participaram no desenvolvimento da cidade e de seus bairros. A organização da conferência do OIDP é para nós uma ocasião extra para celebrar a inteligência coletiva expressa entre nós há 15 anos. Apaixonados pela democracia participativa daqui e de outros lugares, nos dê o prazer e compartilhe conosco seus votos para o aniversário da Entidade e para os habitantes de Montreal, os quais são numerosos cada ano na participação de nossas consultas. Utilize o #15eOCPM: vamos festejar a participação e participar desta festa!

Ao Observatório internacional da democracia participativa, a todo seu pessoal pelo apoio com a organização, assim como a seus membros por ter confi ado a Montreal a conferência deste ano

As organizações seguintes, as quais com seu apoio permitiram a presença de participantes e palestrantes internacionais na Conferência: Escritório Internacional da Juventude (Bélgica), Escritório Franco-Quebequense para a Juventude (França), Organização Internacional da Francofonia, Associação de prefeitos francófonos.

A prefeitura de Montreal e seu prefeito, o senhor Denis Coderre, pelo apoio na organização do evento

Ao pessoal da ECPM por sua implicação constante no sucesso desta conferência

Ao comitê de programação pela elaboração do conteúdo interessante e por haver encontrado oradores tão diversifi cados

A todos os conferencistas pelo compartilhamento generoso de sua expertise

As equipes técnicas pelo profi ssionalismo e pelo apoio ao planejamento

Aos voluntários por ter respondido a nossa convocação em grande número

E fi nalmente a todos os participantes pela sua contribuição com seu imenso compartilhamento de conhecimento sobre a democracia participativa. Obrigado a todos vocês!

Obrigado a todos

Notas

Notas

Notas

Organizado por

Obrigado a nossos parceios