filósofos pré socráticos, os sábios

13
OS FILÓSOFOS OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS PRÉ-SOCRÁTICOS OS SÁBIOS OS SÁBIOS Blog :Irmãos Animais Consciência Humana: Simone Nardi http://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br/

Upload: simone-nardi

Post on 15-Jun-2015

111 views

Category:

Education


16 download

DESCRIPTION

Apenas alguns dos filósofos pré-socráticos e sua importância para o mundo que habitamos.

TRANSCRIPT

Page 1: Filósofos pré socráticos, os sábios

OS FILÓSOFOS OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOSPRÉ-SOCRÁTICOS

OS SÁBIOSOS SÁBIOS

Blog :Irmãos Animais Consciência Humana: Simone Nardihttp://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br/

Page 2: Filósofos pré socráticos, os sábios

TALES DE MILETO TALES DE MILETO (624 a. C. - 547 a. C.) (624 a. C. - 547 a. C.)

• O Cosmos é um.O Cosmos é um.

Natural de Mileto.Considerado filósofo naturalista e também o "pai da filosofia grega". Nada deixou por escrito. Suas teorias são conhecidas por intermédio de Aristóteles, Diógenes Laércio, Heródoto, Teofrasto e Simplício. Aristóteles refere-se a ele como "o fundador" da filosofia, porque concebeu como princípios das coisas aqueles que procedem "da natureza da matéria". Descobre na água o princípio de composição de todas as coisas.

Page 3: Filósofos pré socráticos, os sábios

TALES DE MILETO TALES DE MILETO (624 a. C. - 547 a. C.)(624 a. C. - 547 a. C.)

Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água) extraindo certamente esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, que até o quente se gera do úmido e vive no úmido. Ora, aquilo de que todas as coisas se geram é, exatamente, o princípio de tudo. Ele tira, pois, esta convicção desse fato e do fato de que todas as sementes de todas as coisas têm uma natureza úmida, e a água é o princípio da natureza das coisas úmidas.

•Tudo é água.Tudo é água.

Page 4: Filósofos pré socráticos, os sábios

TALES DE MILETO TALES DE MILETO (624 a. C. - 547 a. C.)(624 a. C. - 547 a. C.)

Um segundo princípio que Tales sustenta é o de que "tudo é cheio de deuses", no sentido de que: deus é a coisa mais antiga, porque ingênito. (Diógenes Laércio, I, 35). Essa proposição, não há dúvida, refere-se ao seu princípio-água, fonte, sustento e foz de todas as coisas.

Tudo é água

O Cosmos

é um

Tudo está cheio de deuses

Page 5: Filósofos pré socráticos, os sábios

ANAXIMANDRO DE MILETOANAXIMANDRO DE MILETO(547 a. C. - 610 a. C. )(547 a. C. - 610 a. C. )

• O Ilimitado é eterno, imortal e O Ilimitado é eterno, imortal e indissolúvel.indissolúvel.

Anaximandro, a figura mais imponente dos físicos milesianos, o único de cuja concepção do mundo pode-se obter uma representação exata. Nele se revela a prodigiosa amplitude do pensamento jônico. Foi ele quem primeiro criou uma imagem do mundo de verdadeira profundidade metafísica e rigorosa unidade arquitetônica. Foi ele também o criador do primeiro mapa da Terra e da geografia científica. Remonta igualmente aos tempos da filosofia nascida em Mileto a origem da Matemática grega.

Page 6: Filósofos pré socráticos, os sábios

ANAXIMANDRO DE MILETOANAXIMANDRO DE MILETO(547 a. C. - 610 a. C. )(547 a. C. - 610 a. C. )

Percebendo que tudo o que é gerado chega a um fim e é dissolvido, Anaximandro (parente, discípulo e sucessor de Tales) admitiu que todo e qualquer princípio deriva de um Princípio Indefinido Ilimitado e Eterno que não envelhece e é responsável pela gênese e pela dissolução do Universo, repetindo-se desde um tempo ilimitado. Segundo Teofrasto, Anaximandro afirmou que o princípio de todas as coisas existentes não é nenhum dos denominados elementos (Água, Ar, Terra e Fogo), mas o Ápeiron (sem limites) .

•Tudo é princípio ou procede de Tudo é princípio ou procede de um princípioum princípio

Page 7: Filósofos pré socráticos, os sábios

ANAXIMANDRO DE MILETOANAXIMANDRO DE MILETO(547 a. C. - 610 a. C. )(547 a. C. - 610 a. C. )

Em segundo

lugar está a lua.

E mais abaixo as estrelas fixas

e os planetas

O sol está situado

acima de tudo O movimento é eterno e com ele

surgem os céus.

Page 8: Filósofos pré socráticos, os sábios

ANAXÍMENES DE MILETOANAXÍMENES DE MILETO(585 a. C. - 528/525 a. C. )(585 a. C. - 528/525 a. C. )

• Como nossa alma, que é Ar, nos Como nossa alma, que é Ar, nos governa e sustém, assim também o governa e sustém, assim também o sopro e o Ar abraçam todo o cosmos sopro e o Ar abraçam todo o cosmos

Anaxímenes de Mileto,considerou o ar como o princípio das coisas;todas as coisas dele provêm e todas as coisas nele se dissipam.

Ao se fazer mais sutil se converte em Fogo; ao se condensar, converte-se em vento, depois em nuvem; mais condensado ainda transforma-se em Água, Terra e pedra. Todas as demais coisas são produzidas a partir destas. Disse também que o movimento é eterno e gerador das mudanças. Mas, em sua cosmogonia, é do Ar que nascem todas as coisas existentes, as que foram e as que serão, os deuses e as coisas divinas

Page 9: Filósofos pré socráticos, os sábios

ANAXÍMENES DE MILETOANAXÍMENES DE MILETO(585 a. C. - 528/525 a. C. )(585 a. C. - 528/525 a. C. )

Para Anaxímenes o Ar tem caráter divino; dizia que o Ar é o próprio Deus. O Ar, portanto, substitui a Água de Tales, mas incorpora algumas propriedades do Ápeiron de Anaximandro. Para Anaxímenes o Ar é um Ápeiron infinito, porém determinado.

Pela condensação do ar formou-se a Terra,completamente plana e flutuando sobre o ar, e as estrelas surgiram da Terra ao destacar-se desta umidade ascendente, rareando a umidade surgiu o fogo, e do fogo que se elevou, constituiram-se as estrelas, fixas como pregos na abóbada do céu.

Page 10: Filósofos pré socráticos, os sábios

ANAXÍMENES DE MILETOANAXÍMENES DE MILETO(585 a. C. - 528/525 a. C. )(585 a. C. - 528/525 a. C. )

Vento, Nuvem,

Água

Terra e Pedra

O Ar é o princípio

Fogo

Page 11: Filósofos pré socráticos, os sábios

XENÓFANES DE CÓLOFONXENÓFANES DE CÓLOFON(580/577 a. C.- 460 a. C.)(580/577 a. C.- 460 a. C.)

• Tudo sai da Terra e tudo volta à Tudo sai da Terra e tudo volta à Terra. Tudo que nasce é Terra e Terra. Tudo que nasce é Terra e Água. Nascemos todos da Terra Água. Nascemos todos da Terra e da Águae da Água

Segundo Teofrasto, uma das fórmulas contidas nos ensinamentos de Xenófanes é: Tudo é o Um e o Um é Deus. Xenófanes foi o primeiro filósofo a postular a unidade. Nada esclareceu e nem parece que vislumbrou nenhuma dessas duas naturezas, mas, dirigindo o olhar ao céu dizia que o Um é Deus .

A partir do elemento terra, ele desenvolve sua cosmologia.Combate acirradamente a concepção atropomórfica dos deuses, defendendo, um Deus único.

Page 12: Filósofos pré socráticos, os sábios

XENÓFANES DE CÓLOFONXENÓFANES DE CÓLOFON(580/577 a. C.- 460 a. C.)(580/577 a. C.- 460 a. C.)

• Homero e Hesíodo atribuíram Homero e Hesíodo atribuíram aos deuses tudo o que para o aos deuses tudo o que para o homem é opróbrio:roubo, adultério homem é opróbrio:roubo, adultério e fraudes.e fraudes.

Xenófanes foi o primeiro a declarar a contingência de todas as coisas e a definir a alma como um sopro.

Um único deus, o maior entre deuses e homens, nem na figura,nem no pensamento semelhante aos mortais.

Deus único

Page 13: Filósofos pré socráticos, os sábios

Blog :Irmãos Animais Consciência Humana: Simone Nardihttp://irmaosanimais-conscienciahumana.blogspot.com.br/