filosofa na grécia antiga: sócrates · oratória, acreditavam que a verdade é múltipla,...

21
Filosofa na Grécia Antiga: Sócrates MPET – Modelagem Conceitual do Pensamento Filosófco MATERIAL DE APOIO Organizador dos slides: Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte Atualizado em: 17 mai. 2018

Upload: vuongdang

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Filosofa na Grécia Antiga:Sócrates

MPET – Modelagem Conceitual do Pensamento FilosófcoMATERIAL DE APOIO

Organizador dos slides: Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte

Atualizado em: 17 mai. 2018

SOFISTAS

Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável.

Retórica significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.

Oratória é a arte de falar bem em público, de forma eloquente, sendo uma forma específica de comunicação.

(Atenas, c. 469 a.C. - Atenas, 399 a.C.)

SOFISTAS, na visão de SÓCRATES

Impostores, caçadores interessados em jovens ricos, comerciantes didáticos e atletas em combate verbalístico ou erístico, purificadores de opiniões, mas também malabaristas de argumentos, mais verosímeis do que verdadeiros, mais sedutores do que plausíveis.

OS DIÁLOGOS

INDUÇÃO SOCRÁTICA

Sócrates introduz na discussão o facto de, quando as pessoas conhecem determinado assunto, instrumento ou mesmo função ou tarefa revelam serem mais destemidas e terem maior à vontade e até melhor desempenho na mesma, ou seja, quando alguém se vê perante determinada situação terá, com toda a certeza, mais à vontade e será mais destemido, se sobre ela tiver conhecimento.

O PARTO DAS IDÉIAS = MAIÊUTICA

Declara auxiliar os partos do espírito, como sua mãe auxiliava os partos do corpo.

A VIRTUDE

O meio único de alcançar a felicidade ousemelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude.A virtude adquire-se com a sabedoria.

GRANDEZA MORAL

A moral é o centro para o qual convergem todas as partes da filosofia é preciso bem pensar para bem viver.

A IRONIA

Assumia humildemente a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas até colher o adversáriopresunçoso, em evidente contradição, de forma a constrangê-lo à confissão humilhante de sua ignorância.

“Só sei que nada sei”

Consciência de si mesmo quer dizer, antes de tudo,consciência da própria ignorância inicial e, portanto, necessidade de superá-la pela aquisição da ciência.

“Conhece-te a ti mesmo”

Significa precisamente consciência racional de si mesmo, para organizar racionalmente a própria vida.

Julgava que devia servir a pátria conforme suasatitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados .

XANTIPA E OS FILHOS

Sócrates não teve, por certo, uma mulher ideal na quérula Xantipa; mas também ela não teve um marido ideal no filósofo, ocupado com outros cuidados que não os domésticos.

Estabelece a existência de DEUS

a) com o argumento teológico, formulando claramente o princípio: tudo o que é adaptado a um fim é efeito de uma inteligência;

b) com o argumento, apenas esboçado, da causa eficiente: se o homem é inteligente, também inteligente deve ser a causa que o produziu;

c) com o argumento moral: a lei natural supõe um ser superior ao homem, um legislador, que a promulgou e sancionou.

IMORTALIDADE DA ALMA

A alma, vista, não como uma solução empírica para a vida terrena, mas sim, como juízo eterno da razão, para a imortalidade.

MORTE PELO VENENO CICUTA

“Declarado culpado por uma pequena minoria, assentou-se Com indômita fortaleza de ânimo diante do tribunal, que o condenou à pena capital com o voto da maioria.”

“DEVEMOS UM GALO À ESCULÁPIO!”

Suas últimas palavras dirigidas aos discípulos, depois de ter sorvido tranquilamente a cicuta, foram: "Devemos um galo a Esculápio"É que o deus da medicina tinha-o livrado do mal davida com o dom da morte.