filmes para quem despreza o cinema nacional (parte 3 - década de 90)

7

Upload: vittoriotedeschi

Post on 20-Feb-2017

148 views

Category:

Entertainment & Humor


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)
Page 2: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)

Filmes para quem despreza o cinema nacionalVITTORIO TEDESCHI

Page 3: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)

Para historiadores da sétima arte e admiradores das produções brasileiras, a década de 90 pode ser descrita como os anos dourados do cinema no país. Três grandes roteiros chegaram ao tapete vermelho da maior premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollwyood, o Oscar, e, embora nenhuma tenha conquistado a desejada estatueta, não há quem possa menosprezar a qualidade dos filmes “O Quatrilho”, “Central do Brasil” e “O que é isso, companheiro?”, que entraram para o hall da fama do cinema brasileiro.

Page 4: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)

A começar pelo filme Quatrilho, indicado a melhor filme estrangeiro, em 1996. Dirigido por Fábio Barreto, o drama se passa em uma comunidade rural do Rio Grande do Sul, no início do século XX. Na trama, dois casais dividem a mesma casa em harmonia, até o dia em que Teresa (Patrícia Pillar), esposa de Angelo (Alexandre Paternost), se apaixona por Massimo (Bruno Campos), casado com Pierina (Glória Pires). Embora o enredo ter sido preterido pelo filme holandês "A excêntrica família de Antonia”, vale a pena assistir a comovente história.

Page 5: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)

Um ano depois, em 1997, "O que é isso, companheiro", dirigido por Bruno Barreto, foi baseado no best-seller de Fernando Gabeira, homônimo. Embora também tenha perdido para um filme holandês, “Caráter”, quem quer saber um pouco mais da história brasileira não pode deixar de assistir a produção que conta a ativa participação de Gabeira na luta armada dos anos 1960, incluindo o sequestro de Charles Elbrick, então embaixador americano.

Page 6: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)

Fechando a lista, a não premiação de Central do Brasil, de 1998, talvez seja a maior injustiça para o cinema brasileiro à época. Além de concorrer a Melhor Filme Estangeiro, a produção esteve perto de coroar Fernanda Montenegro internacionalmente, indicada à estatueta de Melhor Atriz.

Page 7: Filmes para quem despreza o cinema nacional (Parte 3 - Década de 90)

O longa de Walter Salles perdeu de “A vida é bela", enquanto a dama do teatro brasileiro viu a estatueta ser entregue a Gwyneth Paltrow. A trama, inspirada em Alice nas Cidades, de Wim Wenders, traz a amizade entre um menino à procura de suas raízes e de uma mulher em busca de uma segunda chance na vida.