figuras de linguagem

12
Professora: Alexandra Cardoso

Upload: julia-valim

Post on 04-Jul-2015

459 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Figuras de linguagem

Professora: Alexandra Cardoso

Page 2: Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, porque desta forma é possível compreender melhor diferentes textos.

Page 3: Figuras de linguagem

Metáfora: estabelece uma relação de semelhança ao usar um termo com significado diferente do habitual. Comparação implícita.

Ex.: A menina é uma flor.

A lua é uma gata branca mansa.

Page 4: Figuras de linguagem

Comparação: parecida com a metáfora, a comparação é uma figura de linguagem usada para qualificar uma característica parecida entre dois ou mais elementos. No entanto, no caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, parecia, tal, qual, assim, etc.). Ex: "O olhar dela é como a lua, brilha maravilhosamente.".

Page 5: Figuras de linguagem

Metonímia: substituição lógica de uma palavra por outra semelhante.

Ex.: Beber um copo de vinho.

A criança comeu 2 pratos durante o almoço.

Preciso comprar OMO para lavar minhas roupas.

Respeite a velhice.

Page 6: Figuras de linguagem

ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”

Page 7: Figuras de linguagem

eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

Page 8: Figuras de linguagem

hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

Page 9: Figuras de linguagem

prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.

O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

O leãozinho estava animado com a chegada da primavera.

Page 10: Figuras de linguagem

catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.

O pé da mesa estava quebrado.

Preciso de 3 dentes de alho.

Page 11: Figuras de linguagem

Antítese : Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos.

"Quando um muro separa, uma ponte une.""Desceu aos pântanos com os tapires; subiu aos Andes com os condores." (Castro Alves)

Eu sou velho, você um moço.

Page 12: Figuras de linguagem

Paradoxo: Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias. Veja os exemplos:

Eu sou um velho moço.

“A explosiva descobertaAinda me atordoa.Estou cego e vejo.Arranco os olhos e vejo”.(Carlos Drummond de Andrade)