ficha_b

5
1 Família imperial russa 3 O Domingo Sangrento 2 Crianças russas partilhando comida Fic ha B Nome _Turma _N.º _Avaliação_ 1. Observa os documentos 1, 2 e 3. 1.1 Assinala com V as afirmações que consideras válidas e com F as afirmações que consideras falsas. a) Na Rússia existia um regime liberal que era chefiado pelo czar. _____ b) A Igreja, a Coroa e a nobreza possuíam a maioria das terras. _____ c) As terras eram trabalhadas pelos camponeses que representavam 80% da população e viviam na miséria como se pode observar no documento 1. _____ d) A agricultura era a base da economia russa e usava instrumentos e técnicas pouco evoluídos. _____ e) A indústria que se desenvolvia nas cidades garantia um bom nível de vida aos operários. _____ f) Os trabalhadores manifestaram-se em 1905 pedindo melhores condições de vida tendo a guarda do czar morto centenas de manifestantes, conforme o documento 3. _____ g) Apenas os operários continuaram a luta, fizeram várias greves e organizaram-se em sindicatos. _____ 2. Lê o documento 4. A Revolução de Outubro de 1917 Cidadãos da Rússia: o Governo Provisório foi demitido. O poder passou para o nosso Comité Militar Revolucionário. A causa por que o povo entrou em luta – a abolição da (…) propriedade agrária, o controlo da produção pelos trabalhadores, a criação de um governo soviético – triunfou definitivamente. Viva a revolução dos operários, dos soldados e dos camponeses! «Outubro de 1917, O Comité Revolucionário do Soviete dos Deputados, Operários e Soldados de Petrogrado» in John Reed, Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, 1977 (adaptado). 1 4

Upload: virginiemendes

Post on 30-Jan-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ficha_B

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha_B

Nom

e _ T

urm

a _N

.º _A

vali

ação

_

1 Família imperial russa 3 O Domingo Sangrento2 Crianças russas partilhando comida

Ficha B1. Observa os documentos 1, 2 e 3.

1.1 Assinala com V as afirmações que consideras válidas e com F as afirmações que consideras falsas.

a) Na Rússia existia um regime liberal que era chefiado pelo czar. _____

b) A Igreja, a Coroa e a nobreza possuíam a maioria das terras. _____

c) As terras eram trabalhadas pelos camponeses que representavam 80% da população e viviam na miséria como se pode observar no documento 1. _____

d) A agricultura era a base da economia russa e usava instrumentos e técnicas pouco evoluídos. _____

e) A indústria que se desenvolvia nas cidades garantia um bom nível de vida aos operários. _____

f) Os trabalhadores manifestaram-se em 1905 pedindo melhores condições de vida tendo a guarda do czar morto centenas de manifestantes, conforme o documento 3. _____

g) Apenas os operários continuaram a luta, fizeram várias greves e organizaram-se em sindicatos. _____

2. Lê o documento 4.

A Revolução de Outubro de 1917

Cidadãos da Rússia: o Governo Provisório foi demitido. O poder passou para o nosso Comité Militar Revolucionário. A causa por que o povo entrou em luta – a abolição da (…) propriedade agrária, o controlo da produção pelos trabalhadores, a criação de um governo soviético – triunfou definitivamente. Viva a revolução dos operários, dos soldados e dos camponeses!

«Outubro de 1917, O Comité Revolucionário do Soviete dos Deputados, Operários e Soldados de Petrogrado» in John Reed, Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, 1977 (adaptado).

2.1 Preenche o quadro com as seguintes características das duas revoluções russas de 1917: burguesia, trabalhadores (camponeses, operários e soldados), Revolução Burguesa, Ditadura do Proletariado, Liberalismo Parlamentar, Revolução Bolchevique.

Revolução de Fevereiro Revolução de Outubro

Outra designação

Grupo de apoiantes

Ideias políticas

1

4

Page 2: Ficha_B

876

3. Ordena cronologicamente, do mais antigo para o mais recente, os seguintes acontecimentos:

a) «Domingo Sangrento» ___ d) Nova Política Económica ___ g) Subida ao poder de Estaline ___

b) Revolução Burguesa ___ e) Morte de Lenine ___ h) Fundação da URSS ___c) «Comunismo de

Guerra» ___f) Saída da Rússia da I Guerra

Mundial ___i) Fim da Guerra Civil Russa ___

4. Faz corresponder às letras que estão entre parêntesis no documento os seguintes acontecimentos: Regicídio; Ultimato; conferência de Berlim.

O olhar de um Republicano

Luís I faz reinar a bandalheira; deixa que (…) nos roubem a maior parte do nosso território africano, [A] e conduz o País à bancarrota, que estala pouco tempo depois da subida ao trono do seu filho D. Carlos. (…) que recua e esbofeteado pela Inglaterra, curva-se rasteiramente. [B] (…) O seu último ministro, João Franco, atirou com ele ao chão. [C] D. Manuel que lhe sucedeu (…) entendeu que o povo lhe devia dar mais ordenado. Grandes são os «benefícios» que a Nação lhe deve: (…) nenhumas indústrias, nenhum comércio, uma agricultura atrasadíssima, um povo tuberculoso e analfabeto, esmagado pelos estrangeiros.

Folheto atribuído ao republicano Machado Santos, in João Medina, História de Portugal Contemporâneo, Universidade Aberta (adaptado).

4.1 Seleciona as expressões que demonstram a situação económica vivida em Portugal no início do século XX.

5. Observa os documentos 6, 7 e 8.

5.1 Completa o texto seguinte, preenchendo os espaços em branco.

Nos documentos 6, 7 e 8 estão representadas várias das medidas tomadas pelos governos da __ a) __ implantada em Portugal, no dia __ b) __ de __ c) __ de __ d) __ . O governo provisório foi chefiado por __ e) __ que preparou as eleições para a Assembleia Constituinte, a qual elaborou a __ f) __ de 1911. Os governos republicanos tomaram medidas no âmbito da __ g) __ como se pode ver no documento 6, tornando o ensino primário __ h) __ e __ i) __ . No documento 7 está representada a lei da __ j) __ que conduziu à __ l) __ . No documento 8, a República alivia os portugueses de __ m) __ e aprova leis de âmbito social em que é possível os casais separarem-se (a lei do __ n) __ .

2

8.

5

Page 3: Ficha_B

9 10

11

6. Observa os documentos 9, 10 e 11.

6.1 Ordena cronologicamente, do mais antigo para o mais recente, os documentos anteriores.

6.2 Faz corresponder aos documentos 9, 10 e 11 as expressões: República: instabilidade política; Ditadura militar: fim da I República; Monarquia.

3