ficha formativa de psicologia b

3
1 Escola Secundária de Bocage PSICOLOGIA B - 12.º ano Ficha Formativa GRUPO I 1. Numa mesma cultura, o processo de desenvolvimento dos adolescentes apresenta as mesmas características, sem nenhuma mudança. Esta afirmação é: a) Falsa: as características deste processo de desenvolvimento dependem das transformações biológicas da espécie. b) Verdadeira: as características deste processo de desenvolvimento dependem do grupo social de pertença. c) Falsa: a adolescência é um processo vivido de modo singular por cada indivíduo da mesma cultura. d) Verdadeira: a adolescência é um processo cuja vivência depende do espaço e do tempo históricos. 2.Consideram-se competências básicas da mãe: a) assegurar a alimentação equilibrada do bebé. b) assegurar que a relação do bebé com o pai é estável. c) o conjunto de comportamentos definidos pelo instinto maternal. d) comunicar com o bebé e satisfazer as suas necessidades básicas. 3. A vinculação é um processo emocional que: a) se estabelece precocemente entre mãe e filho. b) tem a mesma influência na criança, quer as vivências sejam positivas, quer sejam negativas. c) é universal, manifestando-se de modo idêntico em todas as culturas. d) é mais forte quando nasce o primeiro filho do que com os seguintes. 4.Segundo Mary Ainsworth o tipo de vinculação que provoca mais perturbações no bebé é: a) evitante. b) ambivalente. c) estranha. d) insegura. 5. A dissonância cognitiva ocorre quando uma pessoa: a) modifica as atitudes por influência de outras pessoas. b) faz prevalecer a componente afectiva das atitudes. c) se comporta em concordância com as suas atitudes. d) mantém duas atitudes que se contradizem. 6. Actualmente, quando os psicólogos falam em personalidade, referem-se a: a) Uma forma de estar, constante e duradoura, que resulta de traços geneticamente transmitidos e dão ao sujeito a sua identidade; b)Formas de pensar, sentir e agir, mais ou menos, constantes e duradouras, que tornam uma pessoa única e lhe dão identidade; c)Um conjunto de sentimentos, emoções e que influenciam e caracterizam os comportamentos individuais no contexto social; d)Comportamentos observáveis constantes, que permitem reconhecer o tipo de indivíduo e a sua normal relação com o meio. 7. As seguintes afirmações referem-se ao pensamento. Leia-as atentamente e, depois, escolha a alternativa correcta. 1. Pensar é organizar informação com vista à resolução de problemas. 2.O pensamento é uma actividade interior que tem por objectivo compreender a realidade, processar a informação e comunicar aos outros aquilo que se conhece. 3.Alterar a disposição dos móveis e objectos do nosso quarto, de modo a arranjar lugar para a mesa do computador, é uma boa definição do que é pensar. 4.As coisas são gerais e abstractas, mas os conceitos são concretos, por traduzirem objectos da experiência. a)As afirmações pares são verdadeiras; as ímpares são falsas. b)As afirmações pares são falsas; as ímpares são verdadeiras.

Upload: silvia-revez

Post on 05-Jul-2015

6.250 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Formativa de Psicologia B

1

Escola Secundária de Bocage PSICOLOGIA B - 12.º ano Ficha Formativa

GRUPO I

1. Numa mesma cultura, o processo de desenvolvimento dos adolescentes apresenta as mesmas características, sem nenhuma mudança. Esta afirmação é: a) Falsa: as características deste processo de desenvolvimento dependem das transformações biológicas da espécie. b) Verdadeira: as características deste processo de desenvolvimento dependem do grupo social de pertença. c) Falsa: a adolescência é um processo vivido de modo singular por cada indivíduo da mesma cultura. d) Verdadeira: a adolescência é um processo cuja vivência depende do espaço e do tempo históricos. 2.Consideram-se competências básicas da mãe: a) assegurar a alimentação equilibrada do bebé. b) assegurar que a relação do bebé com o pai é estável. c) o conjunto de comportamentos definidos pelo instinto maternal. d) comunicar com o bebé e satisfazer as suas necessidades básicas. 3. A vinculação é um processo emocional que: a) se estabelece precocemente entre mãe e filho. b) tem a mesma influência na criança, quer as vivências sejam positivas, quer sejam negativas. c) é universal, manifestando-se de modo idêntico em todas as culturas. d) é mais forte quando nasce o primeiro filho do que com os seguintes. 4.Segundo Mary Ainsworth o tipo de vinculação que provoca mais perturbações no bebé é: a) evitante. b) ambivalente. c) estranha. d) insegura. 5. A dissonância cognitiva ocorre quando uma pessoa: a) modifica as atitudes por influência de outras pessoas. b) faz prevalecer a componente afectiva das atitudes. c) se comporta em concordância com as suas atitudes. d) mantém duas atitudes que se contradizem. 6. Actualmente, quando os psicólogos falam em personalidade, referem-se a: a) Uma forma de estar, constante e duradoura, que resulta de traços geneticamente transmitidos e dão ao sujeito a sua identidade; b)Formas de pensar, sentir e agir, mais ou menos, constantes e duradouras, que tornam uma pessoa única e lhe dão identidade; c)Um conjunto de sentimentos, emoções e que influenciam e caracterizam os comportamentos individuais no contexto social; d)Comportamentos observáveis constantes, que permitem reconhecer o tipo de indivíduo e a sua normal relação com o meio. 7. As seguintes afirmações referem-se ao pensamento. Leia-as atentamente e, depois, escolha a alternativa correcta. 1. Pensar é organizar informação com vista à resolução de problemas. 2.O pensamento é uma actividade interior que tem por objectivo compreender a realidade, processar a informação e comunicar aos outros aquilo que se conhece. 3.Alterar a disposição dos móveis e objectos do nosso quarto, de modo a arranjar lugar para a mesa do computador, é uma boa definição do que é pensar. 4.As coisas são gerais e abstractas, mas os conceitos são concretos, por traduzirem objectos da experiência. a)As afirmações pares são verdadeiras; as ímpares são falsas. b)As afirmações pares são falsas; as ímpares são verdadeiras.

Page 2: Ficha Formativa de Psicologia B

2

c)As afirmações 1 e 4 são verdadeiras; as 2 e 3 são falsas. d)As afirmações 1 e 2 são verdadeiras; as 3 e 4 são falsas. 8. As representações sociais são o conjunto de: a) tendências instáveis para uma pessoa se comportar de determinada maneira face a um objecto social. b) processos de integração de uma pessoa numa categoria a partir dos dados obtidos num primeiro contacto social. c) ideias, crenças e explicações partilhadas por uma sociedade ou grupo social. d) processos que estão na base da forma como encaramos os outros e a nós próprios. 9. As principais funções da categorização são: a) Incluir em conjuntos, integrar informação, identificar objectos, acontecimentos sociais e atribuir ideias e emoções aos objectos categorizados. b) Simplificação, conservação do que é aprendido, direcção da acção, ordem e significado. c) Simplificação, conservação do que é aprendido, acções conjuntas e diversidade. d) Complexificação, conservação do que é aprendido e organização significativa. 10. De acordo com o efeito de Pigmalião: a) as nossas expectativas influenciam a nossa percepção e comportamento acerca da realidade. b) a realidade molda-se às nossas expectativas, porque estas a influenciam. c) temos tendência para captar preferencialmente as características que confirmam as nossas impressões. d) temos tendência para criar dissonâncias cognitivas ao longo da nossa vida. 11. O estatuto social caracteriza-se como o conjunto de: a) comportamentos e atitudes que os outros podem legitimamente esperar de um indivíduo. b) juízos de valor sobre comportamentos e atitudes dos indivíduos que pertencem a grupos diferentes. c) direitos fixos e inalteráveis, quer cumpramos ou não o nosso papel. d) obrigações e comportamentos que legitimamente posso esperar dos outros elementos do grupo, em virtude da posição que ocupo. 12. Nas atitudes, o conhecimento sobre os objectos sociais designa-se por componente: a) Cognitiva. b) Cultural. c) Afectiva. d) Comportamental. 13.Os seres humanos estabelecem uma relação com os progenitores diferente dos outros animais devido: a) Capacidade racional. b )Imaturidade ao nascer. c) Longevidade da vida humana. d)Complexidade das relações sociais.

14. As mulheres que nunca tiveram filhos podem ser tão boas mães como as mães biológicas. Esta afirmação é: a) Falsa, porque ser mãe é uma questão mais biológica do que psicológica. b) Falsa, porque a mulher que não tem filhos não passa por modificações glandulares que lhe fazem nascer o amor de mãe. c) Verdadeira, porque as mulheres inférteis desejam adoptar crianças. d) Verdadeira, porque ser mãe reside mais em dar-se a uma criança, amá-la e fazê-la sentir-se segura do que em trazê-la ao mundo e cuidar dela por obrigação.

15. A relação precoce com a mãe modela as competências sociais do bebé. Esta afirmação é: a) Falsa: as competências sociais do bebé são originadas por motivações inatas. b) Verdadeira: as competências sociais do bebé dependem do estatuto familiar. c) Falsa: a socialização estrutura-se na relação com os pares. d) Verdadeira: a socialização inicia-se com os cuidados parentais.

16 – Fazer escolha múltipla das páginas 187 e 197.

Page 3: Ficha Formativa de Psicologia B

3

GRUPO II

1 – Enumere as características da identidade pessoal.

2 – O processo de construção da identidade termina no período da adolescência. Concorda? Justifique.

3 – Refira o significado de “hospitalismo” segundo Spitz.

4 – Defina resiliência. Quais os factores que intervêm na resiliência?

5 – Explique a importância das primeiras impressões.

6 – Explique em que circunstâncias falamos de auto-realização das profecias.

7 - A relação precoce condiciona o desenvolvimento socioafectivo, mas não o determina. Caracterize o conceito de

resiliência.

8- Quais os factores que influenciam o processo de conformismo?

9- “As normas balizam continuamente a conduta humana.” Relacione esta afirmação com um dos processos de

influência social.

10- Quais os factores que explicam a obediência?

GRUPO III "Para o bebé acabado de nascer, a vinculação não se processa da noite para o dia. É tentador para os pais acreditarem que são coisas instintivas ter um bebé, bem como vincular-se a ele, e que toda a gente está «pronta» para o papel parental quando este chega. Os jovens futuros pais acolhem bem a ideia, muito difundida de que, se fizerem tudo certo no trabalho de parto e no parto, assegurarão uma vinculação imediata ao bebé e de que esta será intensamente compensadora. Retratos deliciosos de mãe, pai e bebé bonito e sorridente romantizam ainda mais o papel parental. Efectivamente, em larga medida, a vinculação é instintiva, mas não é instantânea nem automática. Deve ser encarada como um processo contínuo a fim de haver consciência das respectivas complexidades e possíveis armadilhas."

(Brazelton, 2000) A imaturidade biológica do bebé implica a necessidade de ele estabelecer uma relação específica com outros seres humanos. Desenvolva o tema, analisando: a) a importância da díade mãe-bebé no estabelecimento de vínculos sociais; b) as teorias de Bowlby e de Ainsworth sobre a vinculação precoce.