ficha de disciplina - faces · 4.2. mudança de parâmetro. 4.3. integral de linha sobre uma curva...

22
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: FACIP PERÍODO/SÉRIE: CH TOTAL TEÓRICA: 60 CH TOTAL PRÁTICA: 0 CH TOTAL: 60 OBRIGATÓRIA: (X) OPTATIVA: ( ) OBS: PRÉ-REQUISITOS: Cálculo Diferencial e Integral II. CÓ-REQUISITOS: Familiarizar o aluno com a linguagem, conceitos e idéias relacionadas ao estudo da derivação e integração de funções de várias variáveis reais e de funções vetoriais, que são conhecimentos fundamentais no estudo das ciências básicas e tecnológicas. Apresentar ao aluno aplicações do cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis reais e de funções vetoriais em várias áreas do conhecimento. Integrais duplas; Integrais triplas; Funções de várias variáveis reais a valores vetoriais; Integrais de linha; Teorema de Green; Área e integral de superfície; Fluxo de um campo vetorial; Teorema da Divergência ou de Gauss; Teorema de Stokes no espaço. FICHA DE DISCIPLINA OBJETIVOS EMENTA

Upload: others

Post on 24-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III

CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3º

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

OBRIGATÓRIA: (X)

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS: Cálculo Diferencial e Integral II.

CÓ-REQUISITOS:

Familiarizar o aluno com a linguagem, conceitos e idéias relacionadas ao estudo da derivação e integração de funções de várias variáveis reais e de funções vetoriais, que são conhecimentos fundamentais no estudo das ciências básicas e tecnológicas. Apresentar ao aluno aplicações do cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis reais e de funções vetoriais em várias áreas do conhecimento.

Integrais duplas; Integrais triplas; Funções de várias variáveis reais a valores vetoriais; Integrais de linha; Teorema de Green; Área e integral de superfície; Fluxo de um campo vetorial; Teorema da Divergência ou de Gauss; Teorema de Stokes no espaço.

FICHA DE DISCIPLINA

OBJETIVOS

EMENTA

Page 2: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

1. INTEGRAIS DUPLAS 1.1. Soma de Riemann. 1.2. Definição de integral dupla. 1.3. Conjunto de conteúdo nulo. 1.4. Uma condição suficiente para integrabilidade de uma função sobre um conjunto limitado. 1.5. Propriedades da integral. 1.6. Cálculo da integral dupla. 1.7. Teorema de Fubini. 1.8. Mudança de variáveis na integral dupla.

2. INTEGRAIS TRIPLAS

2.1. Definição de integral tripla. 2.2. Conjunto de conteúdo nulo. 2.3. Uma condição suficiente para integrabilidade de uma função sobre um conjunto limitado. 2.4. Redução do cálculo de uma integral tripla a uma integral dupla. 2.5. Mudança de variáveis na integral tripla. 2.6. Coordenadas esféricas e cilíndricas.

3. FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS A VALORES VETORIAIS

3.1. Função de várias variáveis reais a valores vetoriais. 3.2. Campo vetorial. 3.3. Rotacional. 3.4. Divergente. 3.5. Limite e continuidade. 3.6. Derivadas parciais.

4. INTEGRAIS DE LINHA

4.1. Integral de um campo vetorial sobre uma curva. 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco.

5. TEOREMA DE GREEN

5.1. Teorema de Green para retângulos. 5.2 Teorema de Green para conjunto com fronteira C1 por partes. 5.3 Teorema de Stokes no plano. 5.4 Teorema da divergência no plano.

6. ÁREA E INTEGRAL DE SUPERFÍCIE

6.1. Superfícies. 6.2. Plano tangente. 6.3. Área de superfície. 6.4. Integral de superfície.

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 3: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

7. FLUXO DE UM CAMPO VETORIAL. TEOREMA DA DIVERGÊNCIA OU DE GAUSS 7.1. Definição e cálculo de fluxo de um campo vetorial. 7.2. Teorema da Divergência ou de Gauss.

8. TEOREMA DE STOKES NO ESPAÇO

8.1. Teorema de Stokes no espaço.

Bibliografia Básica: 1) GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo, vol. 3. São Paulo: LTC, 2002. 2) THOMAS, G. B. Cálculo, vol. 2. São Paulo: Addison Wesley, 2002. 3) BOUCHARA, J. et. al. Cálculo Integral Avançado. São Paulo: USP, 1999. Bibliografia Complementar: 4) LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. São Paulo: Harbra, 1994. 5) WILLIANSON, R. E.; CROEWLL, R. H.; TROTTER, H. F. Cálculo de Funções Vetoriais, vol. 1

e 2. São Paulo: LTC, 1974. 6) STEWART, J. Cálculo, vol. 2. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 7) KAPLAN, W. Cálculo Avançado Vol. 1. 8. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1995. 8) PISKUNOV, N. Cálculo Diferencial e Integral Vol. 2 3. Ed. Moscow: Mir, 1977.

_____ /______/ ________

___________________

Carimbo e assinatura do Coordenador

_____/ ______ / ________

________________________

Carimbo e assinatura do Diretor da FACIP

APROVAÇÃO

BIBLIOGRAFIA

Page 4: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL

CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3°

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

OBRIGATÓRIA: ( X )

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS:

CÓ-REQUISITOS:

Oferecer ao aluno os conhecimentos iniciais relativos à ciência contábil através da escrituração dos registros contábeis básicos, proporcionando uma visão prática da técnica contábil.

Introdução à Contabilidade; O Patrimônio; A Dinâmica Patrimonial; Procedimentos Contábeis Básicos; As Variações do Patrimônio Líquido.

1. INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

1.1.Campo de atuação da Contabilidade. 1.2.Grupos de pessoas interessadas na informação contábil. 1.3.Finalidades para as quais se usa a contabilidade. 1.4.Mercado de trabalho para o contador. 1.5.A importância da ética e da pesquisa na formação do espírito crítico do contador.

2. O PATRIMÔNIO

2.1.Conceituação. 2.2.Constituição e formação. 2.3.A estática do patrimônio (o Balanço).

FICHA DE DISCIPLINA

OBJETIVOS

EMENTA

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 5: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

2.4.Estrutura e representação gráfica. 2.5.A equação fundamental do patrimônio. 2.6.Configurações dos estados patrimoniais. 2.7.Origens e aplicações de recursos. 2.8.As fontes do patrimônio líquido. 2.9.As várias conceituações de capital. 2.10.Subscrição e integralização de capital.

3. A DINÂMICA PATRIMONIAL

3.1.A contabilidade por balanços sucessivos.

4. PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS 4.1.Contas: Conceito. 4.2.O Livro Razão. 4.3.Classificação das contas (integrais e diferenciais). 4.4.Plano de contas simplificado. 4.5.O razonete em “T”. 4.6.Mecanismo do débito e do crédito. 4.7.Efeitos da operação s/ativo, passivo e patrimônio líquido. 4.8.Método das partidas dobradas. 4.9.O Livro diário.

4.10. O Balancete de verificação. 5. AS VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

5.1.Receitas. 5.2.Despesas. 5.3.Resultado. 5.4.Encerramento de receitas e despesas. 5.5.Regime de Caixa. 5.6.Regime de competência de exercícios. 5.7.Despesas a pagar e receitas a receber. 5.8.Receitas e despesas antecipadas. 5.9.Consumo de materiais. 5.10. Consumo de ativo permanente.

Bibliografia Básica: 1) ARAÚJO, A. M. P.; ASSAF. N. A. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004. 2) EQUIPE DE PROFESSORES FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 9. Ed. São Paulo: Atlas,

1998. 3) FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações, 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2003. Bibliografia Complementar: 4) FRANCO, H. Contabilidade Geral, 23. Ed. São Paulo: Atlas, 1996. 5) GOUVEIA, N. Contabilidade Básica, 2. Ed. São Paulo: Harbra, 1993. 6) SILVIA, C. A. T. Contabilidade Básica, 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BIBLIOGRAFIA

Page 6: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

7) MARIONS, J. C. Contabilidade Empresarial, 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2003. 8) SANTOS, J. L. et al. Contabilidade Geral, São Paulo: Atlas, 2004.

_____ /______/ ________

___________________ Carimbo e assinatura do Coordenador do curso

_____/ ______ / ________

________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

Unidade Acadêmica

APROVAÇÃO

Page 7: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3º

CH TOTAL TEÓRICA:

90

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

90

OBRIGATÓRIA: (X)

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS: Cálculo Diferencial e Integral I.

CÓ-REQUISITOS:

A disciplina Estatística para Engenharia visa proporcionar uma sólida formação básica das metodologias estudadas e suas aplicações, aliada às necessidades das disciplinas posteriores do curso de Engenharia de Produção. A disciplina também capacita o acadêmico na habilidade de análise crítica, raciocínio lógico, compreensão de leitura técnica e extrapolação de conhecimentos, tornando-os aptos a avaliar as suposições necessárias para a aplicação das técnicas estatísticas e probabilísticas. A disciplina também deve promover uma visão ética de como se realizar uma pesquisa com isenção. Tais conhecimentos integrados aos conhecimentos multidisciplinares propiciam os meios necessários para aplicações na área de Engenharia de Produção.

OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA

Page 8: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

Análise de variância para um planejamento de experimentos com único fator; Dois fatores com repetição e sem repetição; Regressão linear simples e correlação; Teoria de decisão; Teoria da utilidade; Estatística não paramétrica; Análise de variância para um planejamento de experimentos com vários fatores; Planejamento de experimentos na Indústria; Controle Estatístico de Processos (C.E.P.); Regressão linear múltipla; Análise de Séries Temporais.

1. AMOSTRAGEM

1.1 Casual simples. 1.2 Sistemática. 1.3 Estratificada. 1.4 Por conglomerados. 1.5 Amostragem não probabilística.

2. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2.1 População. 2.2 Amostra. 2.3 Gráficos. 2.4 Medidas de tendência central. 2.5 Medidas de variabilidade. 2.6 Box-plot. 2.7 Estudo de "outliers". 2.8 Medidas de simetria.

3. ESTIMAÇÃO E INTERVALOS DE CONFIANÇA: MÉDIA, VARIÂNCIA E PROPORÇÃO 4. TESTE DE HIPÓTESE

4.1 Conceitos. 4.2 Testes de hipótese para média. 4.3 Proporção. 4.4 Variância. 4.5 Diferença de médias. 4.6 Diferença de proporções e diferença de variâncias.

5. ANÁLISE DE VARIÂNCIA PARA UM PLANEJAMNETO DE EXPERIMENTOS COM UM ÚNICO FATOR

5.1 Experimento completamente aleatorizado. 5.2 Modelo com efeitos aleatórios.

EMENTA

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 9: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

5.3 Planejamento aleatorizado com blocos completos.

6. REGRESSÃO LINEAR SIMPLES 6.1 Coeficiente de determinação e correlação.

7.TESTES NÃO PARAMÉTRICOS 7.1 Teste dos sinais. 7.2 Teste de Wilcoxon. 7.3 Teste de Kruskal-Wallis. 7.4 Teste de Friedman. 7.5 Teste quiquadrado. 7.6 Teste de Kolmogorov-Smirnov.

8. EXPERIMENTOS FATORIAIS 8.1 Experimentos fatoriais com dois fatores. 8.2 Experimentos fatoriais gerais. 8.3 Blocagem e superposição. 8.3 Replicação fracionária. 8.4 Superfície de resposta. 8.5 Planejamento de experimentos na Indústria.

9. CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS (C.E.P.) 9.1 Gráfico para variáveis e atributos. 9.2 Capacidade do processo. CUSUM.

10. REGRESSÃO MÚLTIPLA 10.1 Seleção de variáveis. 10.2 Multicolinearidade.

11. ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS

Bibliografia Básica: 1) BEKMAN, O. R.; COSTA, N. P. L. O. Análise Estatística da Decisão. São Paulo: Edgar

Blüncher, 2002. 2) MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para

Engenheiros, 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 3) BARROS, N. B.; SCARMINIO, I. S.; BRUNS, R. E. Como fazer experimentos: Pesquisa e

desenvolvimento na ciência e na indústria, 2. Ed. Campinas: UNICAMP, 2003. 4) COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle Estatístico de Qualidade.

BIBLIOGRAFIA

Page 10: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

São Paulo: Atlas, 2004. Bibliografia Complementar: 5) BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica, 5. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 6) FREUND, J. E.; SIMON, G. A . Estatística Aplicada, 9. Ed.Porto Alegre: Bookman, 2004. 7) MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística, 6. Ed. São Paulo:

Edusp, 2004. 8) MORETTIN, P. A.; TOLÓI, C. M. C. Análise de séries temporais, 2. Ed. São Paulo: Edgard

Blücher, 2006.

_____ /______/ ________

___________________ Carimbo e assinatura do Coordenador

_____/ ______ / ________

________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

FACIP

APROVAÇÃO

Page 11: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: FÍSICA II CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3o

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60

OBRIGATÓRIA: ( X )

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS: Física I

CÓ-REQUISITOS:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de: Resolver problemas básicos de equação dos fluidos. Aplicar as e equações de movimento dos fluidos. Estudar os movimentos oscilatórios e suas aplicações na descrição dos fenômenos naturais. Compreender a natureza das ondas mecânicas. Entender as formas de propagação das ondas. Expressar equações de onda e compreender seu significado. Compreender os conceitos de calor e temperatura. Apresentar os postulados da termodinâmica, aplicando-os para a compreensão dos fenômenos do cotidiano. Compreender as leis que regem a cinética dos gases ideais.

Oscilações; Gravitação; Fluidos; Ondas; Leis da Termodinâmica; Gases Ideais; Teoria Cinética dos Gases.

FICHA DE DISCIPLINA

OBJETIVOS

EMENTA

Page 12: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

1. OSCILAÇÕES

1.1 Oscilações harmônicas. 1.2 Movimento Harmônico simples. 1.3 Aplicações. 1.4 Oscilações forçadas. 1.5 Oscilador amortecido 1.6 Ressonância. 1.7 Oscilações acopladas. 1.8 Modos normais de vibração.

2. GRAVITAÇÃO

2.1 A gravidade e o mundo que nos cerca. 2.2 Lei de Newton da gravitação. 2.3 A constante gravitacional G. 2.4 A gravidade e o princípio de superposição. 2.5 Demonstração do teorema das Cascas. 2.6 Gravidade nas vizinhanças da superfície terrestre. 2.7 Energia potencial gravitacional. 2.8 Planetas e satélites: as leis de Kepler. 2.9 Satélites: órbitas e energia. 2.10 Uma visão mais aprofundada sobre o conceito de gravidade.

3. FLUÍDOS 3.1 Os fluidos e o mundo que nos cerca. 3.2 O que é um fluido. 3.3 Densidade e pressão. 3.4 Fluidos em repouso. 3.5 Medição de pressão. 3.6 Princípio de Pascal. 3.7 Princípio de Arquimedes. 3.8 Movimento de um fluido. 3.9 Linhas de corrente e a equação de Continuidade. 3.10 Equação de Bernoulli. 3.11 Algumas aplicações da equação de Bernoulli. 3.12 Escoamento de um fluido "Real".

4. ONDAS

4.1 O conceito de onda. 4.2 Onda em uma dimensão. 4.3 Equação de onda.

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 13: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

4.4 Intensidade, interferência e reflexão de ondas. 4.5 Ondas sonoras. 4.6 Efeito Doppler.

5. LEIS DA TERMODINÂMICA 5.1 Equilíbrio térmico e termômetros: Lei zero da termodinâmica. 5.2 Natureza do calor. 5.3 Trabalho e Energia interna. 5.4 Capacidade calorífica. 5.5 Conservação de energia: Primeira lei da termodinâmica. 5.6 Aplicações: Gases ideais. 5.7 Máquinas e Refrigeradores: Segunda lei da Termodinâmica. 5.8 Entropia.

6. TEORIA CINÉTICA DOS GASES

6.1 Teoria cinética da pressão. 6.2 A lei dos gases ideais. 6.3 Equipartição de energia. 6.4 Livre caminho médio.

Bibliografia Básica:

1) HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física 2, 5. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 2) NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica – Fluídos, Oscilações, Ondas e Calor, vol. 2. 4.

Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. 3) CHAVES, A. Física Básica: Gravitação, Fluidos,Ondas, Termodinâmica. 1. Ed. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2007. Bibliografia Complementar: 4) RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física, vol. 2. 6. Ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2006. 5) SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física – Termodinâmica e Ondas, vol. 2. 10. Ed. Addison

Wesley, 2003. 6) TIPLER, P. A.; Mosca, G. Física para cientistas e engenheiros, vol. 2. 5. Ed. Rio de Janeiro:

LTC, 2006.

BIBLIOGRAFIA

Page 14: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

7) FINN, E. J.; ALONSO, M. Física; um curso universitário, vol. 2. 10. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

8) PLANCK, M. Treatise on Thermodynamics, 3. Ed. New York: Dover, 1945.

_____ /______/ ________

___________________ Carimbo e assinatura do Coordenador do curso

_____/ ______ / ________

________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

FACIP

APROVAÇÃO

Page 15: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II

CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3o

CH TOTAL TEÓRICA:

0

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

30

OBRIGATÓRIA: ( X )

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS: Física Experimental I, Física I.

CÓ-REQUISITOS: Física II

Ao final da disciplina o estudante será capaz de: Compreender os conceitos de oscilações, gravitação, ondas, fluidos, termodinâmica e gases ideais através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados.

Experimentos relacionados com os conceitos de oscilação; Gravitação; Ondas; Fluidos; Termodinâmica; Gases ideais.

1. MOVIMENTO OSCILATÓRIO 2. GRAVITAÇÃO 3. HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA

FICHA DE DISCIPLINA

OBJETIVOS

EMENTA

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 16: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

4. ONDAS EM MEIOS ELÁSTICOS

5. ONDAS SONORAS 6. CALORIMETRIA E CONDUÇÃO DE CALOR 7. GAZES IDEAIS

Bibliografia Básica: 1) FINN, E. J.; ALONSO, M. Física; um curso universitário, vol. 2. 10. Ed. São Paulo: Edgard

Blücher, 2004. 2) HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física 2, 5. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 3) NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica – Fluidos, Oscilações, Ondas e Calor, vol. 2. 4.

Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. Bibliografia Complementar: 4) RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de Física, vol. 2. 6. Ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2006. 5) SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física – Termodinâmica e Ondas, vol. 2. 10. Ed. Addison

Wesley, 2003. 6) TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros, vol. 2. 5. Ed. Rio de Janeiro:

LTC, 2006. 7) PLANCK, M. Treatise on Thermodynamics, 3. Ed. New York: Dover, 1945. 8) CHAVES, A. Física Básica: Gravitação, Fluidos,Ondas, Termodinâmica. 1. Ed. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2007.

_____ /______/ ________

___________________ Carimbo e assinatura do Coordenador do curso

_____/ ______ / ________

________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

FACIP

APROVAÇÃO

BIBLIOGRAFIA

Page 17: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3o

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

30

OBRIGATÓRIA: ( X )

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS:

CÓ-REQUISITOS:

O objetivo é apresentar aos alunos quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que necessitam ser desenvolvidas para possibilitar que o aluno da graduação utilize as informações da literatura de forma crítica, responsável e construtiva. Ao final da disciplina é esperado que o aluno bem-sucedido saiba quais são os recursos disponíveis (sítios na internet, livros, artigos, vídeos, etc) que podem ser utilizados para continuar seu aprendizado e/ou para consultar quando necessário, além de dominar os conhecimentos básicos sobre o Método Científico. A disciplina proporcionara ao aluno ferramentas de produção de documentos necessárias no Trabalho de Conclusão do Curso e demais matérias do curso.

O Método científico; O Desenvolvimento da Argumentação; Avaliação da qualidade da informação; Revisão da Literatura; A produção do conhecimento; A produção de documentos.

1. O MÉTODO CIENTÍFICO

FICHA DE DISCIPLINA

OBJETIVOS

EMENTA

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 18: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

1.1 Conjecturas e Refutações: As Bases do Método Científico 1.2 O problema da demarcação: o que é ciência? 1.3 A Construção de Hipóteses de Pesquisa 1.4 Do problema à hipótese. Raciocínio e formação de hipótese. A busca da ordem no

conhecimento científico. 1.5 Modelos gerais como guias para o entendimento da natureza.

2. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO

2.1 Como construir bons argumentos. 2.2 A relação entre hipóteses e evidências. 2.3 Como oferecer evidências confiáveis. Garantias: as bases de nossas crenças. 2.4 Como qualificar os argumentos. O problema da validação das hipóteses.

3. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO 3.1 Por que fazer; quem deve fazer; como fazer; e quando fazer? 3.2 Acesso à informação.

4. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: COMO CONTAR SUA HISTÓRIA CLARAMENTE

4.1 Pensando como um leitor. Começando com um resumo geral. 4.2 Princípio básico: o velho antes do novo. 4.3 Como escrever introduções e conclusões. 4.4 O processo de revisão do documento.

5. PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS: CLAREZA, PRECISÃO, FLUIDEZ, OBJETIVIDADE E FAMILIARIDADE

5.1 As qualidades de um documento. 5.2 A necessidade de clareza. 5.3 Familiaridade: usando analogias para comunicação eficiente. 5.4 Precisão: como evitar afirmações ambíguas. 5.5 Objetividade: concisão como virtude 5.6 Normas ABNT

Bibliografia Básica: 1) ARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo:

McGraw-Hill do Brasil, 1986. 2) Associação Brasileira De Normas Técnicas. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro,

2005 3) BASTOS, L. R.; PAIXÃO, L. F.; MONTEIRO, L. Manual para a elaboração de projetos e

relatórios de pesquisa, teses e dissertações. 3 Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 4) BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante, 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BIBLIOGRAFIA

Page 19: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

5) CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

Bibliografia Complementar: 6) COSTA, A. F. G. Guia para elaboração de relatórios de pesquisa: monografia, 2. Ed. Rio de

Janeiro: UNITEC. 1998. 7) DIXON, B. Para que serve a ciência?. São Paulo: Nacional, 1976. 8) ECO, H. As formas do conteúdo. São Paulo: Perspectiva, 1974. 9) FERRARI, A. T. Metodologia da ciência, 3. Ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. 10) FERRARI, A. T. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1973. 11) GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. 12) GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa, 3. Ed. São Paulo: Atlas: 1991. 13) HARRÉ, R. (org) Problemas da revolução científica. Belo Horizonte: Itatiaia, 1976. 14) JAPIASSU, H. F. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975. 15) KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. 16) KÖCHE, J. C. Fundamentos da Metodologia Científica - Teoria da Ciëncia e Prática da

Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1999. 17) LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica, 2. Ed, São Paulo: Atlas, 1992. 18) LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982. 19) LAMBERT, K.; BRITTAN, G. G.. Introdução à filosofia da ciência. São Paulo: Cultrix, 1972. 20) MORGENBESSER, S. (Org) Filosofia da ciência. São Paulo: Cultrix, 1975. 21) NIETZCHE, F. W. A gaia ciência. São Paulo: Ediouro, s/d. 22) PÁDUA, E. M. M. Metodologia da Pesquisa, Abordagem Teórico-Prática. 2. Ed. Campinas:

Pairus, 1997. 23) REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgar Blucher/Fundação Oswaldo

Cruz, 1987.

_____ /______/ ________

___________________ Carimbo e assinatura do Coordenador do curso

_____/ ______ / ________

________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

FACIP

APROVAÇÃO

Page 20: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL

CÓDIGO:

UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

PERÍODO/SÉRIE: 3o

CH TOTAL TEÓRICA:

15

CH TOTAL PRÁTICA:

45

CH TOTAL:

60

OBRIGATÓRIA: ( X )

OPTATIVA: ( )

OBS:

PRÉ-REQUISITOS: Introdução à Computação.

CÓ-REQUISITOS:

Introdução a um novo ambiente de programação estruturado e orientado à objeto (C/C++). Revisão de conceitos: funções, passagem de parâmetros, arranjos, arquivos, registros, cadeias de caracteres, estruturas dinâmicas (ponteiros) e recursividade. Análise de algoritmos. Tipos Abstratos de Dados. Projeto, codificação e testes de programas. Algoritmos de ordenação diretos e avançados. Algoritmos de busca. Grafos. Árvores. Caminho mínimo. Cobertura mínima. Fluxo máximo em redes. Espalhamento. Gabaritos de funções e classes.

Introdução a um novo ambiente de programação estruturado e orientado a objeto (C/C++); Revisão de conceitos: funções, passagem de parâmetros, arranjos, arquivos, registros, cadeias de caracteres, estruturas dinâmicas (ponteiros) e recursividade; Análise de algoritmos; Tipos abstratos de dados; Projeto, codificação e testes de programas; Algoritmos de ordenação diretos e avançados; Algoritmos

FICHA DE DISCIPLINA

OBJETIVOS

EMENTA

Page 21: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

de busca; Grafos; Árvores; Caminho mínimo; Cobertura mínima; Fluxo máximo em redes; Espalhamento; Gabaritos de funções e classes.

1. REVISÃO DE FUNÇÕES E PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

1.1. Abstração, formalidade, divisão e hierarquia. 1.2. Passagem de parâmetros em funções por valor e referência. 1.3. Arranjos e estruturas. 1.4. Cadeias de caracteres. 1.5. Ponteiros e alocação dinâmica de memória. 1.6. Recursividade. 1.7. Arquivos.

2. ORDENAÇÃO INTERNA E SEUS ALGORITMOS 2.1. Bubblesort. 2.2. Selectionsort. 2.3. Insertionsort. 2.4. Shakersort. 2.5. Shellsort. 2.6. Quicksort.

3. EFICIÊNCIA DOS ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO 3.1. Máquina virtual. 3.2. Função O-Grande de Bachmann. 3.3. Propriedades da função O-Grande. 3.4. Algoritmos polinomiais e não polinomiais. 3.5. Complexidade dos algoritmos de ordenação.

4. ORDENAÇÃO E INDEXAÇÃO (ESPALHAMENTO) 5. BUSCA INTERNA E EXTERNA

5.1. Seqüencial. 5.2. Binária.

6. TIPOS ABSTRATOS DE DADOS (ADT) ESTÁTICOS E DINÂMICOS 6.1. Filas. 6.2. Pilhas. 6.3. Listas. 6.4. Grafos.

7. GABARITOS DE FUNÇÕES E CLASSES

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Page 22: FICHA DE DISCIPLINA - FACES · 4.2. Mudança de parâmetro. 4.3. Integral de linha sobre uma curva de classe C1 por partes. 4.4. Integral de linha relativa ao comprimento de arco

Bibliografia Básica: 1) ZAMBONI, L. C.; PAMBOUKIAN, S. V. D.; BARROS, E. A. R. C++ para universitários, 2.

Ed. São Paulo: Páginas e Letras, 2008. 2) TENENBAUM, A. M. et al. Estruturas de dados usando C. Makron Books, 1995. 3) DROZDEK, A. Estrutura de dados e algoritmos em C++. São Paulo: Pioneira Thomson

Learning, 2002. Bibliografia Complementar: 4) CORMEN, T. H., et al. Introduction to Algorithms. MIT Press, 2000. 5) AMBLER, S. W. The Object Primer, 2. Ed. Cambridge-Press, 2001. 6) LEISERSON, C. E.; RIVEST, R. L.; CORMEN, T. H. Algoritmos - Teoria e Prática. Campus,

2001. 7) BAASE, S.; GELDER, A. V. Computer Algorithms: Introduction to Design and Analysis, 3. Ed. 8) SZWARCFITER, J. L. & MARKENZON, L. Estrutura de Dados e seus Algoritmos. 2. Ed. LTC,

1994. 9) MAMBER, U. Introduction to Algorithms. Addison Wesley Publishing Company, 1989.

_____ /______/ ________

___________________ Carimbo e assinatura do Coordenador do curso

_____/ ______ / ________

________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

FACIP

APROVAÇÃO

BIBLIOGRAFIA