ficha de cadastro de projetos - (fip1) cadastro do projeto · tratamento garantiu uma qualidade de...

3
Ficha de Cadastro de Projetos - (FIP1) Cadastro do Projeto Autor Renata Maria de Araújo Silva - FPS - Recife - PE Comitê Local FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife - PE Criação 16/05/2012 ás 09:58 Ultimo Envio 18/05/2012 ás 06:55 Aprovada 30/05/2012 ás 13:36 Periodo de Atividade Candle Light Memorial 2012 Titulo Candle Light Memorial 2012 Standing Committee SCORA Abrangência Local Tipo de Atividade Campanha Previsão de Início 21/05/2012 Previsão de Conclusão 25/05/2012 Prazo de envio de FIP2 09/06/2012 Resumo Preliminar Resumo Preliminar O Candlelight Memorial surgiu em 1981 como forma de os pacientes soropositivos, seus amigos e familiares chamarem atenção dos governantes e do mundo sobre uma doença nova, que ninguém sabia quase nada a respeito e para a qual não havia cura, nem tratamento, apenas sofrimento e preconceito. Ao longo dos anos, o surgimento do tratamento garantiu uma qualidade de vida melhor e um aumento do tempo de vida. Assim, o Candlelight Memorial continua até hoje, 2012, sendo realizado mundialmente no terceiro domingo do mês de maio. Seu objetivo agora, é garantir a comunidade mais conhecimento a cerca do tema, questões como prevenção, tratamento e preconceito são abordados além de terminar com a cerimônia de acender as velas e pensar nas vítimas e de todas as pessoas que sofreram e sofrem por causa dessa enfermidade. Introdução Contexto A epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da aids representa fenômeno mundial de expressiva magnitude pela sua elevada frequência e morbimortalidade. Considerando o impacto causado às populações desde a sua origem, cada uma de suas características e repercussões tem sido exaustivamente discutida pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Desde a consolidação do Programa Nacional de DST/AIDS (PNDST/AIDS) em 1988, o Brasil vem desenvolvendo importantes medidas de prevenção e combate à infecção e ao adoecimento pelo HIV.

Upload: lamngoc

Post on 27-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de Cadastro de Projetos - (FIP1) Cadastro do Projeto · tratamento garantiu uma qualidade de vida melhor e um aumento do tempo de vida. Assim, o Candlelight Memorial continua

Ficha de Cadastro de Projetos - (FIP1)

Cadastro do Projeto

Autor Renata Maria de Araújo Silva - FPS - Recife - PE

Comitê Local FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde - Recife - PE

Criação 16/05/2012 ás 09:58

Ultimo Envio 18/05/2012 ás 06:55

Aprovada 30/05/2012 ás 13:36

Periodo de Atividade Candle Light Memorial 2012

Titulo Candle Light Memorial 2012

Standing Committee SCORA

Abrangência Local

Tipo de Atividade Campanha

Previsão de Início 21/05/2012

Previsão de Conclusão 25/05/2012

Prazo de envio de FIP2 09/06/2012

Resumo Preliminar

Resumo Preliminar O Candlelight Memorial surgiu em 1981 como forma de os pacientes soropositivos, seusamigos e familiares chamarem atenção dos governantes e do mundo sobre uma doençanova, que ninguém sabia quase nada a respeito e para a qual não havia cura, nemtratamento, apenas sofrimento e preconceito. Ao longo dos anos, o surgimento dotratamento garantiu uma qualidade de vida melhor e um aumento do tempo de vida.Assim, o Candlelight Memorial continua até hoje, 2012, sendo realizado mundialmenteno terceiro domingo do mês de maio. Seu objetivo agora, é garantir a comunidade maisconhecimento a cerca do tema, questões como prevenção, tratamento e preconceito sãoabordados além de terminar com a cerimônia de acender as velas e pensar nas vítimas ede todas as pessoas que sofreram e sofrem por causa dessa enfermidade.

Introdução

Contexto A epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da aidsrepresenta fenômeno mundial de expressiva magnitude pela sua elevada frequência emorbimortalidade. Considerando o impacto causado às populações desde a sua origem,cada uma de suas características e repercussões tem sido exaustivamente discutidapela comunidade científica e pela sociedade em geral. Desde a consolidação doPrograma Nacional de DST/AIDS (PNDST/AIDS) em 1988, o Brasil vem desenvolvendoimportantes medidas de prevenção e combate à infecção e ao adoecimento pelo HIV.

Page 2: Ficha de Cadastro de Projetos - (FIP1) Cadastro do Projeto · tratamento garantiu uma qualidade de vida melhor e um aumento do tempo de vida. Assim, o Candlelight Memorial continua

Entre elas: a testagem obrigatória dos bancos de sangue e a promulgação da lei nº9.313 de 1996, que passou a garantir no Brasil o acesso ao tratamento anti-retroviral atodas as pessoas que vivem com HIV/Aids, dentro dos parâmetros técnicos definidospelo Ministério da Saúde. Atribui-se a essas políticas parte do sucesso do tratamento, daredução nos indicadores de morbidade e de mortalidade e redução das internaçõesdevido ao HIV em anos recentes.

Justificativa Apesar dos avanços no tratamento e de suas consequências benéficas, o abandono aoacompanhamento nos serviços e à TARV é como um grave problema e um grande desafiopara todos que lidam com a infecção pelo HIV/aids. Dessa forma, precisamos aumentar acompreensão dos pacientes sobre a importância da continuidade do tratamento paranão surgir a resistência além de não ocorrer uma piora no quadro clínico. Acreditamosque, se as pessoas ao redor desses pacientes incentivarem seu tratamento, ao invés deas rejeitar e marginalizá-las, poderemos ter uma maior adesão ao tratamento eacompanhamento progredindo, consequentemente, no tempo e na qualidade de vidados pacientes HIV positivos.

Objetivos

Objetivos Gerais Nossos objetivos esse ano, assim como diz é título da campanha, é fazer com que todosreflitam: Se você pode apontar um dedo, você pode estender uma mão. Queremosmostrar que os pacientes são pessoas como todas as outras, que merecem e precisamde nossa compreensão, atenção, carinho e cuidado.

Objetivos Específicos Contamos com uma colaboração muito importante de Alaíde Elias, da ONG Viva Rachid. Afundação da ONG, no Recife, aconteceu seis meses depois da morte de seu filho Rachid,aos 8 anos. Ele perdeu a batalha contra a Aids, contaminado por uma transfusão desangue. “Ofereço um serviço de apoio que eu mesma não tive”, diz Alaíde. “Hoje reflito:ele se foi, mas outros evitei que se fossem”, orgulha-se. Por sua própria experiência elapoderá mostrar a dor da perda e também a satisfação da vitória na luta contra a aids.

Planejamento

Descrição Como o tema da campanha esse ano é promover sáude e dignidade juntos, nós optamospor realizar evento em que os participantes participassem. Assim, não iremos realizar oCandlelight Memorial em sua data original e mundial, dia 20/05, mas sim no dia 25/05,no IMIP. Queremos, assim, homenagear não só as vítimas da aids, mas mostrar aospacientes, familiares e profissionais da saúde que lidam com a doença diariamente queeles merecem ter seus direitos humanos respeitados, e nós, da IFMSA iremos ajudá-losnessa luta. No começo da tarde, iremos distribuir camisinhas, panfletos e explicaçõessobre aids e DSTs e convidaremos todos para acender as velas as 18h numa das praçasdo IMIP. As 17h, Alaíde, a fundadora da ONG Viva Rachid, irá fazer uma palestra sobrecomo conviver com a Aids e depois acenderemos as velas no laço vermelho.

Resultados Esperados

Descrição Esperamos primeiramente conscientizar ao menos uma pequena parcela da populaçãosobre a importância do uso de preservativos para prevenção de várias enfermidadesalém da aids. Além disso, com a palestra de Alaíde, estamos certos que vamos dar umpouco de apoio emocional e aumentar o conhecimento de pacientes HIV positivos, seusfamiliares e profissionais de saúde. Já no memorial propriamente dito, quando, já tendoescurecido, acendermos as velas, será um momento emocionante, de reflexão e oraçãoúnico para cada um decidir como poderá entrar ou progredir na luta contra a aids, opreconceito e o sofrimento.

Referências

Descrição 1)Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília.Ministério daSaúde, 1999 - 3ª edição142 p. 2) Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde.Vigilância em Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS,2007. 278 p. (Coleção Progestores – Para entender a gestão do SUS, 6, I) 3) ProgramaNacional Controle DST/AIDS, Ministério da Saúde, Brasil. Boletim Epidemiológico. 2010.ANO VII, nº1.

Cronograma

Page 3: Ficha de Cadastro de Projetos - (FIP1) Cadastro do Projeto · tratamento garantiu uma qualidade de vida melhor e um aumento do tempo de vida. Assim, o Candlelight Memorial continua

Inicio Fim Atividade

21/05/2012 ás 17:00 21/05/2012 ás 18:00 Capacitação

25/05/2012 ás 14:00 25/05/2012 ás 17:00 Campanha Concientização DST, AIDS. Distribuição de camisinhas epanfletos

23/05/2012 ás 17:00 23/05/2012 ás 18:00 Palestra para pacientes, médicos, funcionários e estudantes

23/05/2012 ás 18:00 23/05/2012 ás 19:00 Homenagem aos pacientes com aids e às vítimas da doença

Orçamento

Qtd. Item $ Unit. $ Total

200 Broches com o laço da aids. Ainda temos muitos do ano passado. 0,00 0,00

200 Velas. Ainda temos também as do ano passado. 0,00 0,00

Total Geral 0,00

Coordenação

Luisa Martins Pimentel Aluno Coordenador [email protected](81) 3469-4588 FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde

Aluna responsável pela FIP, reunião com pacientes, compra de material.

Aline Vergetti Siqueira Aluno Coordenador [email protected](81) 9163-9575 FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde

Aluna responsável pela reunião com pacientes, criação do ofício, locação do auditório, contato com o marketing da faculdade.

Luciana Calado dos Santos Aluno Coordenador [email protected](81) 9938-2956 FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde

aluna responsável pelo contato com a palestrante Alaíde, da Viva Rachid, e pelo contato com o superintendente do IMIP

Victor souza Tôrres Lira Aluno Coordenador [email protected](81) 9994-3380 FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde

Aluno responsável pelos materiais necessários, contato com a psicóloga do SAE do IMIP

Eduarda Medeiros Cisneiros Aluno Coordenador [email protected](81) 9983-3746 FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde

Aluna responsável pela edução de panfletos e cartazes

Parceiras

Nenhum parceiro adicionado até o momento.

Anexos

Nenheum anexo adicionado até o momento.