ficha 6 – ciclo de vida - biologia e geologia (ano 2) · pdf filebiologia e geologia...

2
1 Biologia e Geologia – Ano 2 Ano Lectivo 2009/2010 Ficha de trabalho – Ciclos de vida 1. Observa os ciclos de vida de diversos organismos. 1.1. Faça a legenda dos números I e II. 1.2. Atribua, tendo em conta a sua localização, a designação meiose pré-gamética, pré- espórica ou pós- zigótica a cada um dos ciclos representados. 1.3. Identifique em cada um dos ciclos as estruturas haplóides e as diplóides. 1.4. Compare o desenvolvimento relativo de cada uma das fases – haplóide e diplóide – em cada um dos ciclos. 1.5. Estabeleça a correspondência entre os termos haplonte (haplofase mais desenvolvida), diplonte (diplofase mais desenvolvida) e haplodiplonte (haplofase e diplofase, igualmente desenvolvidas), e os ciclos A, B e C. Justifique. 1.6. Comente a afirmação: “Os ciclos de vida dos diferentes organismos apresentam uma unidade e diversidade”. 2. Considera o ciclo de vida do cão. 2.1. Classifique o tipo de meiose que ocorre no ciclo de vida do cão. Justifique. 2.2. Compare o desenvolvimento relativo de cada uma das fases: haplóide e diplóide. 2.3. Explique a razão pela qual o cão tem um ciclo de vida diplonte. 2.4. Elabore um esquema que resuma de forma simplificada este ciclo de vida. 2.5. Comente a afirmação: “No ciclo de vida do cão não há alternância de gerações

Upload: dinhbao

Post on 06-Feb-2018

417 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: FICHA 6 – CICLO DE VIDA - Biologia e Geologia (ano 2) · PDF fileBiologia e Geologia – Ano 2 Ano Lectivo 2009/2010 Ficha de trabalho – Ciclos de vida 1. ... 1/14/2010 11:56:06

1  

Biologia e Geologia – Ano 2

Ano Lectivo 2009/2010

Ficha de trabalho – Ciclos de vida

1. Observa os ciclos de vida de diversos organismos.

1.1. Faça a legenda dos números I e II.

1.2. Atribua, tendo em conta a sua localização, a designação meiose pré-gamética, pré-espórica ou pós-zigótica a cada um dos ciclos representados.

1.3. Identifique em cada um dos ciclos as estruturas haplóides e as diplóides.

1.4. Compare o desenvolvimento relativo de cada uma das fases – haplóide e diplóide – em cada um dos ciclos.

1.5. Estabeleça a correspondência entre os termos haplonte (haplofase mais desenvolvida), diplonte (diplofase mais desenvolvida) e haplodiplonte (haplofase e diplofase, igualmente desenvolvidas), e os ciclos A, B e C. Justifique.

1.6. Comente a afirmação: “Os ciclos de vida dos diferentes organismos apresentam uma unidade e diversidade”.

2. Considera o ciclo de vida do cão.

2.1. Classifique o tipo de meiose que ocorre no ciclo de vida do cão. Justifique.

2.2. Compare o desenvolvimento relativo de cada uma das fases: haplóide e diplóide.

2.3. Explique a razão pela qual o cão tem um ciclo de vida diplonte.

2.4. Elabore um esquema que resuma de forma simplificada este ciclo de vida.

2.5. Comente a afirmação: “No ciclo de vida do cão não há alternância de gerações

Page 2: FICHA 6 – CICLO DE VIDA - Biologia e Geologia (ano 2) · PDF fileBiologia e Geologia – Ano 2 Ano Lectivo 2009/2010 Ficha de trabalho – Ciclos de vida 1. ... 1/14/2010 11:56:06

2  

3. Observe, atentamente, o ciclo de vida do polipódio.

3.1. Classifique o tipo de meiose que ocorre no ciclo de vida do polipódio.

3.2. Que estruturas resultam da meiose?

3.3. Identifique as estruturas haplóides e as diplóides presentes neste ciclo de vida.

3.4. Refira o local onde se formam os gâmetas e os esporos, respectivamente.

3.5. Qual a função dos esporos e dos gâmetas?

3.6. O protalo é a estrutura resultante da germinação dos esporos. Explique a sua importância neste ciclo de vida.

3.7. Elabore um esquema que resuma de uma forma simplificada este ciclo de vida.

3.8. Comente a veracidade da afirmação: “Neste ciclo de vida há uma alternância de fases nucleares (haplóide e diplóide)”.

4. Leia o seguinte texto que evidência a influência da temperatura na determinação sexual dos crocodilos.

O crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) é o maior réptil existente na actualidade e pode ser extremamente perigoso para o Homem. Este crocodilo habita rios e estuários, mas também pode ser encontrado em zonas costeiras de mar aberto. Reproduz-se durante a estação húmida. As posturas são feitas em ninhos construídos em terra com lama e ramos, onde são enterrados 40 a 60 ovos, que levam cerca de 90 dias a incubar.

A determinação do sexo dos pequenos crocodilos é feita através da temperatura dos ovos durante os primeiros dias após a postura: os machos são produzidos se a temperatura estiver em torno dos 31ºC. Se as condições forem mais variáveis, as crias serão fêmeas. A mãe permanece junto do ninho durante todo o período, apesar de não ter parte activa na incubação. Desenterra os ovos quando ouve o chamamento das crias e transporta-as para a água. As jovens crias podem ser caçadas pelos crocodilos adultos ou serem expulsas do território quando atingem o estado adulto ou o seu número aumenta excessivamente.

Os machos adolescentes deslocam-se para zonas de água salgada e percorrem as costas até encontrarem um rio que possam marcar como seu território. A maturidade sexual é atingida entre os 10 a 12 anos para o sexo feminino e aos 16 anos para o masculino.

4.1. Qual a influência da temperatura na determinação do sexo dos crocodilos?

4.2. O aquecimento global tem aumentado as temperaturas médias atmosféricas. Refira as possíveis implicações deste facto para esta espécie de crocodilos.

4.3. Que medidas propunha para solucionar/minimizar este problema?

4.4. Comente a afirmação com base no texto: “As actividades humanas têm impactes no ciclo de vida dos organismos, podendo interferir na conservação/evolução da espécie”.