fi-relações de sentido entre palavras

2
Agrupamento de Escolas GIL VICENTE Ano Letivo de 2012/2013 Ficha informativa - Relações de sentido entre palavras São várias as relações de sentido que as palavras podem estabelecer entre si: sinonímia ou antonímia; holonímia ou meronímia; hiponímia ou hiperonímia. Podemos, em primeiro lugar, considerar que, quando a relação que estabelecem é de equivalência, estamos perante palavras sinónimas. O sentido das palavras “alegre” e “contente” é muito próximo, podendo estas substituírem-se. Estabelecem entre si, uma relação de equivalência. Quando a relação que estabelecem é, pelo contrário, de oposição, estamos perante antónimos. É esta a relação entre as palavras “alegre” e “triste”. Se a relação que as palavras estabelecem entre si é de parte/todo, ou seja, de inclusão, estamos na presença de holónimos ou merónimos. Os primeiros representam o todo; os merónimos, por outro lado, representam as partes. Assim, se considerarmos “carro” e “volante”, “carro” é o holónimo, ou seja, o todo, e “volante” o merónimos, por se tratar de uma parte do todo que é o carro. Em caso de dúvida sobre os holónimos e os merónimos, pode aplicar-se um teste que consiste na utilização do verbo TER. Assim, a frase “o carro tem um volante” confirma que “carro” é o holónimo, pois é o elemento que possui o volante, ou seja, o merónimo. Mas as palavras ou expressões podem ainda relacionar-se estabelecendo entre si uma relação de hierarquia. Podemos então considerar que um termo genérico engloba vários termos específicos e, por isso, o primeiro, numa perspectiva hierárquica, seria colocado no topo de uma escala. Consideremos a palavra “felino” como o elemento genérico. Este pode concretizar-se em vários elementos específicos: tigre, leão, chita, leopardo, lince. Estes são hipónimos e “felino” é o hiperónimo. Também neste tipo de relação, e se existirem dúvidas, é possível aplicar um teste, utilizando neste caso o verbo SER: “O tigre é um felino”; “O leão é um felino”. A ser possível este tipo de construção, verifica-se que o primeiro elemento destas frases é o hipónimo e o segundo o hiperónimo. Português Página 1 Entregue em _____/______/______ Tigre Leão Chita Holónimo Carro Tem Merónimos volante, assentos, motor, Leopard É felin Lince HIPÓNIMOS

Upload: profcristinafon5230

Post on 02-Aug-2015

2.470 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ficha informativa sobre relações de sentido entre palavras (sinónimos, antónimos, hipéronimos, hipónimos, holónimos, merónimos).

TRANSCRIPT

Page 1: FI-relações de sentido entre palavras

Agrupamento de Escolas GIL VICENTEAno Letivo de 2012/2013

Ficha informativa - Relações de sentido entre palavras

São várias as relações de sentido que as palavras podem estabelecer entre si: sinonímia ou antonímia; holonímia ou meronímia; hiponímia ou hiperonímia.

Podemos, em primeiro lugar, considerar que, quando a relação que estabelecem é de equivalência, estamos perante palavras sinónimas. O sentido das palavras “alegre” e “contente” é muito próximo, podendo estas substituírem-se. Estabelecem entre si, uma relação de equivalência.

Quando a relação que estabelecem é, pelo contrário, de oposição, estamos perante antónimos. É esta a relação entre as palavras “alegre” e “triste”.

Se a relação que as palavras estabelecem entre si é de parte/todo, ou seja, de inclusão, estamos na presença de holónimos ou merónimos. Os primeiros representam o todo; os merónimos, por outro lado, representam as partes. Assim, se considerarmos “carro” e “volante”, “carro” é o holónimo, ou seja, o todo, e “volante” o merónimos, por se tratar de uma parte do todo que é o carro.

Em caso de dúvida sobre os holónimos e os merónimos, pode aplicar-se um teste que consiste na utilização do verbo TER. Assim, a frase “o carro tem um volante” confirma que “carro” é o holónimo, pois é o elemento que possui o volante, ou seja, o merónimo.

Mas as palavras ou expressões podem ainda relacionar-se estabelecendo entre si uma relação de hierarquia. Podemos então considerar que um termo genérico engloba vários termos específicos e, por isso, o primeiro, numa perspectiva hierárquica, seria colocado no topo de uma escala. Consideremos a palavra “felino” como o elemento genérico. Este pode concretizar-se em vários elementos específicos: tigre, leão, chita, leopardo, lince. Estes são hipónimos e “felino” é o hiperónimo.

Também neste tipo de relação, e se existirem dúvidas, é possível aplicar um teste, utilizando neste caso o verbo SER: “O tigre é um felino”; “O leão é um felino”. A ser possível este tipo de construção, verifica-se que o primeiro elemento destas frases é o hipónimo e o segundo o hiperónimo.

Síntese: RELAÇÃO DE SENTIDO ENTRE PALAVRASRELAÇÃO DENOMINAÇÃO

Equivalência SinónimosOposição Antónimos

TESTEInclusão Holónimos Verbo TER

MerónimosHierarquia Hiperónimos Ver SER

Hipónimos

Português Página 1

Entregue em

_____/______/______

HolónimoCarro

Tem

Merónimosvolante, assentos, motor, portas…

Tigre Leão Chita Leopardo Lince

É

felino

HIPÓNIMOS

HIPERÓNIMO