festa do perdÃo - arquidiocese-braga.pt · ensina-me o teu jeito de viver - (bis) ... palavra de...

12
FESTA DO PERDÃO 2º ano Igreja de S. José de S. Lázaro 5 de Março de 2005

Upload: nguyenphuc

Post on 14-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

FESTA DO

PERDÃO2º ano

Igreja de S. José de S. Lázaro

5 de Março de 2005

Page 2: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

FESTA DO PERDÃO As crianças com o seu respectivo catequista estão sentadas nos bancos. Na procissão de entrada, o sacerdote segurando um quadro com o rosto de Jesus, caminha até o altar. Todos ficam de pé para acolher Jesus.Canta-se o canto inicial.

O meu canto deste dia é para Ti,É para Ti toda esta ânsia de crescer,Jesus de Nazaré aumenta a minha fé,Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis)

Eu sinto a sede da mulher de SamariaE a fome de calar como Maria.Hoje, Senhor, vou começara estar atento e a guardartudo o que vem no meu simples dia-a-dia. - (bis)

Como Pedro, quantas vezes Te neguei?Como Tomé, quanto eu já duvidei?Hoje, Senhor vou começar,faz-me entender que foi para amar,que minha vida a Ti eu consagrei. - (bis)

Existe um jovem bem rico dentro de mime um João que quer amar e dizer sim.Hoje, Senhor, serei Zaqueu,darei metade do que é meue seguirei minha busca até ao fim. - (bis)

Animador 1: Recebemos a imagem de Jesus. Este é Jesus, o nosso melhor amigo, que nos deu o perdão do Pai e nos ensinou a perdoar. Para sermos perdoados por Deus devemos também perdoar aqueles que nos ofenderam.Cantemos juntos o cântico penitencial…

Page 3: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Senhor, tem piedade de nósSomos o Teu povo pecadorToma a nossa vida de pecado e dorEnche-nos o espírito de amor.

Cristo, tem piedade de nósSomos o Teu povo pecadorToma a nossa vida de pecado e dorEnche-nos o espírito de amor.

Senhor, tem piedade de nósSomos o Teu povo pecadorToma a nossa vida de pecado e dorEnche-nos o espírito de amor.

Sacerdote: Caríssimas crianças, como é importante sentirmos que somos perdoados por Deus. Que alegria nos vem ao coração quando pedimos desculpas das asneiras que fizemos.Animador 2: Jesus também fica muito feliz quando reconhecemos os nossos erros e procuramos emendá-los.

Sacerdote: Sabem porque estamos aqui? Vamos celebrar com alegria a FESTA DO PERDÃO:

Entram 6 crianças trazendo cada uma, as letras da palavra PERDÃO. Aproximam-se do altar e de costas voltadas para a assembleia esperam que seja lida a frase correspondente a cada letra. No início de cada explicação a criança com a respectiva letra vira-se e mostra-a à assembleia, fazendo o mesmo as outras. Ao surgir a palavra PERDÃO, imediatamente sete crianças saem dos seus lugares, no início de cada banco, juntando-se as outras, formando a frase: FESTA DO PERDÃO.

Page 4: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Animadores:

1. P – Peço desculpas quando faço algo que não devia fazer.2. E – Espero uma oportunidade para ir pedir perdão a quem o ofendi.1. R – Reconcilio-me e faço as pazes2. D – Diante de Deus, na presença do sacerdote, peço perdão do que fiz.1. A – Animado com as palavras do sacerdote, recebo a alegria do perdão de Deus.2. O – Ofereço em sinal do perdão de Deus, o propósito de ser melhor e de nunca mais repetir os mesmos erros.

Palavra de Deus

Sacerdote: O perdão do Senhor é muito importante! Um dia, Jesus para ensinar isso mesmo aos seus discípulos, contou-lhes a história de uma família. Querem ouvir essa história? Então, sentados e em silêncio, vamos escutar as palavras de Jesus!

Proclamação da Palavra (adaptação de São Lucas 15, 11-24)

Havia um homem rico que tinha dois filhos. Certo dia, o mais novo que andava descontente, apesar de ter tudo o que precisava, disse-lhe: «Pai, quero a minha herança dos bens que possuímos para gozar e viver!» O pai ficou muito triste, com tão estranho pedido. Mas, repartiu os seus bens pelos dois filhos. No outro dia o filho partiu para longe e passou a viver de forma descuidada, gastando toda a fortuna até ficar sem nada! Assim, viu-se obrigado a procurar emprego para viver. Mas, só arranjou o de guardador de porcos e a eles tinha que dar de comer.

Page 5: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Assim, viu-se obrigado a procurar emprego para viver. Mas, só arranjou o de guardador de porcos e a eles tinha que dar de comer. Mesmo assim, ganhava pouco dinheiro, pois na terra onde vivia o sol secou as culturas, e toda a gente passava uma vida de fome e miséria. Tal era a sua fome que até já nem se importava de comer as alfarrobas dos animais. Mas nem nisso podia tocar, o patrão guardava tudo, para os porcos engordar!Então dando conta do erro que tinha cometido, disse: «Em minha casa os criados comem até fartar, e eu aqui morro de fome, vou voltar para o meu lar! Vou ter com o meu pai e dir-lhe-ei: “Pai pequei contra o Céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado teu filho mas, aceita-me ao menos como teu criado!”»

Levantou-se e lá partiuPara a casa que deixara,Pensando, pelo caminho,Na má vida que levara!

Ainda ele estava longeQuando o pai o viu do terraço.Logo correu ao seu encontroRecebendo-o com um abraço

Enquanto o pai o beijavaO filho atirou-se ao chãoE, chorando arrependido,Foi-lhe pedindo perdão:

«Pai, pequei contra o céu e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho.»

Page 6: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

«Meu filho julguei-te mortoe agora estás a meu lado!Estavas perdido e voltas-tee por isso, estás perdoado!»

Então, o pai mandou os criados buscarem roupas novas para o seu filho e,muito contente, mandou preparar a festa.

«Trazei o vitelo gordo e matai-o.Vamos comer e festejar, porque este meu filho estava perdido e encontrou-se.»

E assim começou a festa: o pai feliz por o filho ter voltado e ter pedido perdão. O filho contente por estar de novo em casa e pelo pai o ter perdoado.

Canta-se um cântico de louvor, de alegria ao acabar a narrativa do Filho pródigo.

Lembro-me de Tiquando vejo estrelasquando o sol brilha no mar.

Meu Deus de belezada noite e da luzquando eu tenho a certezade que tudo me seduz

Só é preciso saber verBem para lá do meu olharpara saber que Tu estássempre que eu me consigo dar.

Mas o pai logo lhe disse:

Page 7: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Animador 2: Vede que bela história que acabais de ver e escutar. Ela fala-nos do perdão do Pai e do acolhimento que ele deu àquele filho que gastou toda a sua fortuna.O pai de vez de o castigar, não o aceitando mais em casa, abre os seus braços e perdoa tudo aquilo que o filho fizera, dando-lhe uma outra oportunidade.

Sacerdote: Assim acontece connosco, quando não somos bons filhos para os nossos pais.Antes de pedir perdão a Jesus por todas as faltas que cometemos, devemos ter em conta cinco atitudes no Sacramento da Reconciliação. São elas:

Animador 1: Exame de consciência:

Animador 2: Pensar no que fizemos de mal, nos nossos pecados; Animador 1: Arrependimento dos pecados cometidos:

Animador 2: Sentir pena de os ter cometido e deles arrependermo-nos; Animador 1: Comprometer-se a não voltar a pecar:Animador 2: Prometer não voltar a cair nos mesmos erros. Animador 1 : Confessar ao Sr. Padre os pecados cometidos: Animador 2 : Para nos reconciliarmos e sermos perdoados; Animador 1: Fazer aquilo que o sacerdote pedir:

Animador 2: Não se esquecer de cumprir a penitência, mostrando com este gesto que estamos arrependidos e agradecidos pelo perdão de Jesus.

Page 8: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

6. - Quantas vezes por egoísmo só pensei em mim.Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Animador 2: Para prepararmos este encontro tão importante com o Sr. Padre, vamos preparar o nosso exame de consciência. Para o fazermos bem devemos ficar em silêncio! Agora cada um de nós vai pensar em tudo aquilo que fez e que não deveria fazer: são eles os nossos pecados.Para ajudar o nosso exame de consciência, vamos escutar o que os vossos coleguinhas irão dizer, cantando no fim: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor.

Entra uma criança carregando um cartaz: “Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!” Fica em frente ao altar durante todo o tempo do exame de consciência.De cada catequista, uma criança é escolhida para ler uma frase, ajudando melhor as outras a pensarem naquilo que fizeram.

1. - Quantas vezes não fiz o meu irmão feliz…

2. - Quantas vezes por preguiça não rezei a Deus.

3. - Quantas vezes com meu pai e minha mãe desobedeci.

4. - Quantas vezes na escola deixei de estudar.

5. - Quantas vezes na natureza não a respeitei

Exame de Consciência

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Page 9: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

7. - Quantas vezes aos meus amigos não os desculpei.

8. - Quantas vezes utilizei a violência nas palavras e nos gestos.

9. - Quantas vezes disse “não”, a quem me pedia ajuda.

10. - Quantas vezes por mentira enganei meus amigos e meus pais.

11. - Quantas vezes na catequese não me apliquei em aprender

12. - Quantas vezes em casa recusei ajudar os meus pais e meus irmãos.

13. - Quantas vezes por egoísmo não partilhei as minhas coisas com os outros.

15. - Quantas vezes perdi tempo na Televisão e no Computador e não fiz as minhas obrigações de filho e estudante.

16. - Quantas vezes eu deixei de ir a Missa por não insistir com os meus pais para me trazer.

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Refrão: Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

14. - Quantas vezes zanguei-me e chamei nomes feios aos outros.

Page 10: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Catequista: Vão agora junto do Sr. Padre pedir perdão das asneiras e traquinices que fizeram. Em silêncio vão fazer o vosso exame de consciência, lembrando de tudo aquilo que fizeram de mal e que não deveriam fazer.Mas antes de se dirigirem ao Sr. Padre, vão cada um lavar as mãos nesta bacia, significando com este gesto que queremos que Jesus lave, purifique o nosso coração de toda a acção má que praticamos.

Cada catequista terá uma bacia de água e uma toalha sobre a mesa, e antes do seu catequizando se dirigir ao sacerdote para se reconciliar, lavará as suas mãos como sinal de purificação. Após a reconciliação sacramental, cada criança passará junto à outra mesa, molhando os dedos na água benta da caldeirinha e fazendo o sinal da cruz. Depois voltará para o seu lugar e, de joelhos, agradecerá a Jesus o dom do Seu perdão.

Sacerdote: Agora, de mãos dadas, vamos juntos cantar a oração que Jesus nos ensinou:

Junto ao mar eu ouvi hoje,Senhor, Tua voz me chamoue me pediu que me entregasse a meu irmão.Essa voz me transformou, a minha vida ela mudou,só pensa agora, Senhor, em repetir-te.

Pai nosso, em Ti cremos,Pai nosso, Te oferecemos,Pai nosso, nossas mãos de irmãos. - (bis)

Quando eu vá p’ra outros lugares,terei eu que abandonar,minha família e meus amigos, por seguir-Te.Mas eu sei que, algum dia, viverei Tua verdadecom meus irmãos e junto deles repetir-Te.

Confissão

Page 11: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Se Jesus me diz “Amigo, deixa tudo e vem comigo”,como posso resistir ao Seu amor?Se Jesus me diz “Amigo, deixa tudo e vem comigo”,Minha mão porei na Sua, irei com Ele.

Se Jesus me diz “Amigo, deixa tudo e vem comigo”,como posso ser feliz, sem ir com Ele?Se Jesus me diz “Amigo, deixa tudo e vem comigo”,Seguirei o Seu caminho, irei com Ele.

Pai nosso, em Ti cremos,Pai nosso, Te oferecemos,Pai nosso, nossas mãos de irmãos. - (bis)

Pai Nosso que estais no céu...Pai nosso, em Ti cremos,Pai nosso, Te oferecemos,Pai nosso, nossas mãos de irmãos. - (bis)

Animador 1: Depois de descobrirmos, nesta Festa que Jesus nos perdoa sempre, vamos com confiança e alegria, na próxima semana, fazermos a nossa confissão junto do Sr. Padre.Cantemos alegremente o cântico final.

Guiado pela mão, com Jesus eu vou,sigo como a ovelha que encontrou o pastor.Guiado pela mão, com Jesus eu vouaonde Ele vai.

Despedida

Page 12: FESTA DO PERDÃO - arquidiocese-braga.pt · Ensina-me o Teu jeito de viver - (bis) ... Palavra de Deus Sacerdote: ... significando com este gesto que queremos

Lembrança da Festa do Perdão

Catequista:_________________________________

Catequizando:______________________________

Local:_____________________________________

Data:______________________________________