festa das Águas

10
Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br Águas Belas, 03 de outubro de 2011 | Ano II | Nº 14 | Fundação: 31/08/2010 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 9921-2133 R$1,00 Festa das Águas, a melhor de todos os tempos Página 06 VI Feira da Agricultura Familiar Inauguração da Panificadora Pão Nosso Memórias de Nosso Povo Rua Leão Coroado Página 03 Página 05 Página 07 01.indd 1 29/09/2011 18:19:02

Upload: jornal-cidade

Post on 06-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Festa das Águas, a melhor de todos os tempos

TRANSCRIPT

Page 1: Festa das Águas

Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br

Águas Belas, 03 de outubro de 2011 | Ano II | Nº 14 | Fundação: 31/08/2010 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 9921-2133 R$1,00

Festa das Águas, a melhor de todos os tempos

Página 06

VI Feira da Agricultura Familiar Inauguração da Panificadora Pão Nosso

Memórias de Nosso Povo Rua Leão Coroado

Página 03 Página 05 Página 07

01.indd 1 29/09/2011 18:19:02

Page 2: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

02 Águas Belas, 03 de outubro de 2011CIDADE

EXPEDIENTE

O Jornal Cidade tem tiragem de 2.000 exemplares. Toda matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução dos lay-outs e artes finais deste jornal.

Jornal CIDADERua da Esperança, 54 - Centro - Águas Belas/PEFone: (87) 9921-2133

Site: www.jornalcidadepe.com.br

E-mail: [email protected] [email protected]

Dir. Geral: Robson Ferreira (9921-2133)

Dir. Financeira: Mônica Carrilho (8817-8120)

Dir. Comercial: Mayara Carrilho (9163-2707)

Dir. Marketing: Igor Kliver (9919-4873)

Jornalista Estagiária: Camila Tavares

Colaboradores: Gerson Lima Valquíria Santos João Carlos Pereira Izaquiel Braz (Tié)

Consultor de Vendas: José Pereira (9633-1944)

Diagramação e Arte: Timóteo Brasil (8813-1325)

O mês de setembro em Águas Belas trouxe o clima de grandes e memoráveis acontecimentos que marca-ram a chegada da Primave-ra. O Jornal Cidade volta a sua rotina de publicar o dia a dia de uma cidade que efer-vesceu durante esse período, bem mais que nos demais meses do ano. Mas é impor-tante dar uma visão analíti-ca dos fatos, observando-os não apenas como aconteci-mentos isolados e que cum-prem o calendário anual dos eventos, mas com suas substanciais importâncias de cunho social e econô-mico para o município. De maneira que para nós o Sete de Setembro, por exemplo, não foi apenas o cumpri-mento de uma tarefa cívi-ca com belos desfiles. Foi mais que isso, tratou-se de um resgate dessa atividade escolar que há muitos anos marcou a vida de gerações e foi suspensa pela ignorância e escuridão de administra-ções sem gosto pelas cores das bandeiras e alegorias, sorriso das crianças e o ines-quecível toque das bandas marciais. Isso tudo voltou porque nem sempre tudo são trevas. A Feira da Agricultu-ra Familiar é um capítulo que mostra o semblante de um município vocacionado para o desenvolvimento. O que dizer de um mercado a céu aberto com circulação

financeira, troca de expe-riências e interação entre produtores agrícolas, pecu-aristas, investidores e incen-tivadores da produção rural? Isso significa a valorização do homem do campo no es-timulo ao vértice da econo-mia que gera o município há muitos anos. Se a Festa da Águas faz a festa para os in-tegrantes dos blocos e quem se acerca deles, pode-se di-zer que festejo maior ainda é da geração de renda quando a circulação de cerca de 50 mil pessoas garantiram isso num período de três dias. Fomento ao turismo interno e externo, geração de traba-lho e renda pelo surgimento do comércio informal e a plenitude da cidadania numa festa onde cabem todas as classes sociais. Observou--se uma atuação plena da população, interagindo com todos esses acontecimentos num gozo de participação plena e tangida pelo entu-siasmo de se vê naquilo que sua terra produz de melhor. É essa a Primavera que nos referimos que espanta do passado um tempo de nu-vens negras e deixa que os raios de sol recaiam sobre uma cidade que se ilumi-na de alegrias e esperanças para a colheita do que anda plantando em termos de res-taurar aquilo que estava pra-ticamente perdido.

Editorial Ecos de AniversárioUma primavera de acontecimentos

“Parabéns ao Jornal Cidade por um ano de vida e os serviços prestados à sociedade de Águas Belas através da divulgação de notícias que despertam o interesse público. O jornal indiscutivelmente contribui para o desenvolvi-mento da cidade e da região. Possui excelência no conteúdo e na diagramação, tornando a lei-tura fácil e agradável a todos. Parabéns Jornal Cidade e que este ano comemorado agora seja o primeiro de muitos outros.”

“É muito legal um jornal tão jovem e com ideias novas, regidas por seriedade e compromisso com Águas Belas. É um instrumento que tem mostrado uma Águas Belas que até nem conhecíamos, por falta de uma maior divulgação como temos agora com esse jornal. Colaboro justamente mostrando nas edições do jornal o nosso agitado mundo social divulgando eventos e badalações sempre mostran-do a face dos que fazem nossa sociedade.”

“Sou assinante da revista Veja há mais de duas décadas. Do Jornal do Comercio fui o primeiro assinante aqui em Águas Belas e agora leitor e anunciante do Jornal Cidade. A diferen-ça disso tudo é que agora sou parceiro de um jornal da cidade onde trabalho e vivo com a minha família. Acho de fundamen-tal importância esse órgão de comunicação em Águas Belas justamente pela democratização da informação. Ele está crian-do um novo olhar sobre a cidade e as pessoas começam até a levantar sua auto-estima pela terra em que vivem, como eu. Parabéns.”

Dr. Roland - Advogado e empresário

Walquíria SantosColunista Social do Jornal Cidade

Dr. Alexandre Bezerra – Promotor Público de Águas Belas

Foram poucos os espaços para tantas felicitações na edição de um ano do Jornal Cidade. De maneira que deixamos para esta edição, a publicação de

depoimentos de pessoas importantes para a cidade e principalmente para nós da redação deste noticioso e que fizeram questão de referendar o nosso jornal.

02-03.indd 2 29/09/2011 10:08:43

Page 3: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

03Águas Belas, 03 de outubro de 2011 CIDADE

VI Feira da Agricultura Familiar foi um sucessoA VI Feira da Agricultura

Familiar em Águas Belas foi realizada entre os dias 23 e 24 de setembro (sexta e sábado). Estiveram presentes, o prefei-to Genivaldo Menezes, o de-putado estadual Manoel San-tos, o deputado Federal Pedro Eugênio, o superintendente do INCRA Luiz Aroldo, o delegado do MDA Demétrius Fioranti, os vereadores locais e secretários, dentre outras personalidades.

Em sua fala, Pedro Eugê-nio recordou o primeiro en-contro de agricultura familiar da cidade. “Começamos sem apoio nenhum, não tínhamos essa estrutura de hoje. Isso mostra a resistência, a vonta-de do povo de Águas Belas”, afirmou.

O deputado aproveitou a ocasião pra citar suas contri-buições ao município, o que chamou de “prestação de contas”. Citou a agência do INSS, a creche, a cidade di-gital, o ginásio de esportes, os diversos calçamentos, a libe-ração de recursos para operar saneamento nos assentamen-tos indígenas da região, entre várias outras atuações.

Na Feira há exposições bovinas e caprinas, de aves, de comidas típicas, e de ar-tesanatos variados. Vacas e cabras são lavadas e cuidadas em seus devidos currais para que à tarde seus leites sejam valorizados durante concur-so leiteiro que começa às 17 horas. Segundo o prefeito, o evento tem o objetivo de recuperar a auto-estima do produtor rural, valorizar seu trabalho e expor os projetos e programas que dão certo na Cidade.

Nos stands das associa-ções e cooperativas, represen-tantes oferecem informações sobre seus projetos e mostram alguns produtos. No stand da Coopanema, houve distribui-ção de iogurte e queijo, pois a Coopamena compra o leite dos produtores e envia para uma outra instituição, que transforma-o em queijo e em iogurte e depois o alimento volta à mesa dos mais caren-tes daquele endereço de saída do leite.

No Stand da Escola Leo-nizio Duarte, os alunos da 4ª série falaram da origem, de vitaminas e proteínas de ali-

mentos como carnes, ovos, legumes, frutas e verduras. A aluna Eva Beatriz expli-cou que a acerola, conhecida também como cereja das an-tigas, é uma fruta que possui vitaminas A, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro. E que o seu cultivo, nos últimos 20 anos, cresceu muito no Brasil.

“A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta” foi tema do stand das escolas Eli-sa Cabral de Brito e Silva, e do Centro Municipal de Rea-bilitação Especial. Na barraca expuseram amostras de arte-sanatos de artistas regionais, como Romero Brito e Gicélia Bezerra. Acessórios, como quadros, bolsas, toalhas de mesa e sapatos, mostravam um pouco da pintura, crochê, bordado e tricô da região.

Repentistas da região fi-zeram várias apresentações. Em seus versos, falaram da administração da prefeitura, de ações realizadas e de bene-fícios para a Comunidade.

No encerramento da sole-nidade, o prefeito Genivaldo Menezes falou da importân-cia de dar continuidade aos projetos que estão, com baixo

custo, aumentando a produ-ção dos agricultores. Falou do sistema Balde Cheio, uma técnica que melhora a produ-ção leiteira de pequenos pro-prietários e da cisterna-calça-dão que é uma tecnologia de armazenamento de água.

Sobre os produtos da feira, Genivaldo exaltou a ligação entre alimento e saúde. “Te-mos frutas, verduras, legu-mes e raízes 100% orgânicos. A prefeitura disponibilizou 20 barracas e venderemos na cidade, toda sexta-feira, ali-mentos saudáveis e sustentá-veis”, comemorou o prefeito.

Ainda na sexta, houve uma palestra com o pessoal da Mister Bode sobre coleta de sêmen e inseminação de caprinos. Depois o concurso de leite.

No encerramento da Feira, sábado (24), prefeito, secretá-rios, vereadores e autoridades presentes na entrega dos prê-mios aos agricultores fecham com chave de ouro a VI Feira da Agricultura Familiar.

Por Amazonir Fulni-ô, Maria Júlia Sette e

Robson Ferreira

Albertino Vieira Ramos, Sec. Des. Rural Luiz Aroldo, Superintendente do INCRA Dep. Est. Manoel Santos Dupla de repentistas

Prefeito Genivaldo Menezes, vereador Maurício de Josué e presidente do STR entregam premiação da VI Feira da Agricultura Familiar

Prefeito Genivaldo fala do sucesso da feira

Deputado Federal Pedro Eugênio comenta o crescimento da Feira da Agricultura Familiar nessas 6 edições

Fotos: Robson Ferreira

02-03.indd 3 29/09/2011 11:18:05

Page 4: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

04 Águas Belas, 03 de outubro de 2011SAÚDE

O que são varizes?Saiba como prevenir as varizes

O que você gostaria de saber sobre a diabetes

O angiologista carioca Edson Amaro Neves, autor do livro Manual das Varizes, explica que as varizes são veias que se dilataram e fica-ram “tortuosas” (mudaram de curso).

Elas podem se apresentar em diversas formas: apenas como pequenas linhas aver-melhadas, azuladas ou na forma de nódulos escuros que saltam na pele. Em qualquer um dos casos, indicam pro-blemas na circulação sanguí-nea e devem ser tratadas. O doutor Edson explica que as mulheres são mais propen-sas a desenvolver varizes do que os homens, numa propor-ção de um homem para cada quatro mulheres. Acredita-se que isto seja devido à influ-ência dos hormônios sexuais femininos, mas os fatores genéticos também são muito importantes, assim como os hábitos e a saúde da paciente (a pílula anticoncepcional e o

salto alto, por exemplo, po-dem agravar o problema).

Como em quase tudo o que acontece de desagra-dável com o nosso corpo, a prevenção das varizes passa pelo estabelecimento de há-bitos saudáveis como praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, não fumar e evitar o estresse. Como observa o angiologista Edson Amaro Neves, embora os fatores genéticos não pos-sam ser ignorados, hábitos saudáveis previnem e ajudam a curar varizes.

Mas existem alguns cui-dados extras que podem ser tomados. Veja quais:

• Evite o uso de saltos al-tos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.

• Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcio-nal.

• Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo.

• Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se isso for inevitável, levante-se regular-mente para liberar a circula-ção sangüínea.

• Tenha cuidado com exer-cícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conse-quência, a sua dilatação.

• Evite permanecer em lu-gares quentes por muito tem-po, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também pro-vocam dilatação dos vasos.

• Sempre que possível, deite-se com as pernas eleva-das, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.

• Jamais trate as varizes

sem o acompanhamento de um angiologista.

Conheça os principais tra-tamentos

Dependendo do tipo de variz, existem formas de tra-tamento mais adequados. O importante é começar cedo, pois, quanto mais desenvolvi-das estiverem as varizes, mais dolorosa e demorada vai ser a solução.

Para as varizes pequenas, a ‘escleroterapia’ é o méto-do mais utilizado, e consiste na aplicação de injeções nas veias. Essas aplicações tam-bém podem ser feitas sem injeção, por laser ou radiofre-quência.

Para as varizes de maior calibre, o método é o da mi-crocirurgia, que, na maioria dos casos, pode ser feita até em ambulatório com aneste-sia local.

Fonte: terra.com.br

Descrição

A diabetes melito é uma moléstia pela qual os valores de glicose no sangue são ele-vados, seja porque o corpo não libera insulina - subs-tância encarregada de con-trolar os valores do açúcar no sangue - seja por não ser utilizada de maneira adequa-da. Existem dois tipos prin-cipais de diabetes: a diabetes insulino-dependente (tipo 1) e a diabetes não-insulino--dependente (tipo 2).

Causas

A diabetes do tipo I é produzida por um dano se-vero no pâncreas que pode decorrer de diversos fatores (infecção ou deficiência nu-tricional), mas a causa é a destruição das células que

produzem insulina. Sem in-sulina, a glicose permanece no sangue sem entrar nas cé-lulas. Para sobreviver, uma pessoa com diabetes tipo I devem receber injeções de insulina periódicas. Essa diabetes é mais frequente em pessoas menores de 30 anos de idade. A diabetes do tipo II é uma deficiente produção e aproveitamento da insulina produzida pelo pâncreas. É característica de crianças e adolescentes e muito comuns em pacientes idosos.

Sintomas

Quando aumenta a con-centração de açúcar no san-gue, a glicose passa para a urina, e os rins produzem mais água para dilui-la. Por conseguinte, elimina-se tam-

bém grande quantidade de água, que produz a sensação de sede e de fome. Também pode aparecer sonolência, náuseas, cansaço e visão borrada. A diabetes tipo II, em troca, pode não apresen-tar nenhum sintoma durante um longo tempo. Mas, quan-do a insuficiência insulínica progride, os sintomas come-çam a se manifestar.

Diagnósticos

A diabetes é diagnostica-da a partir dos valores ele-vados de açúcar no sangue. Isso é detectado com uma análise de sangue comum, um exame médico de rotina ou quando o paciente adver-te a presença de sintomas ou quanto existem antecedentes familiares da mesma doença.

Tratamentos

O principal objetivo é re-gular os valores de açúcar no sangue. Deve-se procurar que fique dentro dos valo-res normais, a fim de evitar complicações. Deve ser con-trolado com regularidade o peso, realizar exercícios e manter uma dieta com escas-sa quantidade de doces. Os diabéticos apresentam ten-dência a exibirem valores al-tos de colesterol; por conse-guinte deve ser considerado esse fato ao programar uma dieta, limitando a ingestão de gordura saturada. Devem ser realizados controles ocu-lares periódicos, com o fito de controlar os transtornos dos vasos sanguíneos que possam produzir cegueira.

04-05.indd 4 29/09/2011 17:18:45

Page 5: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

05Águas Belas, 03 de outubro de 2011 CIDADE

PANIFICADORA PÃO NOSSO É INAUGURADA

No último dia 10 de Se-tembro, Águas Belas ganhou mais um novo empreendi-mento comercial na linha da prestação de serviços, a pa-nificadora Pão Nosso. Um sonho antigo da empresária Ana Cristina Leite, que há onze anos já trabalha nes-te ramo. E hoje, após muito esforço e perseverança, teve a oportunidade de comprar seu próprio ponto comercial e construir esse mais novo investimento para a cidade. “Sempre sonhei em fazer di-ferente e optar por um ramo de negócio que Águas Belas não tem, pelo menos nesse padrão de qualidade e diver-sidade do produto. Graças a Deus e ao apoio do meu espo-so e família consegui concre-tizar” declara Ana Cristina.

Com um ambiente moder-no, espaçoso e agradável, a Pão Nosso oferece uma gran-de variedade em pães, doces, tortas e salgados, além de café da manhã e jantar, tudo nos padrões de higiene e conforto para seus clientes. Obedecem ao capricho uma culinária re-gional de sabor e variedade para todos os gostos.

Na cerimônia de abertu-ra, que aconteceu no sába-do (10), estiveram presen-tes diversas autoridades da cidade, familiares e amigos

para prestigiar este sonho de tantos anos. Obedecendo aos princípios católicos dos proprietários da Pão Nosso, o Padre Edson abençoou o estabelecimento. O Prefeito da Cidade, Genivaldo Mene-zes também esteve presente na inauguração e citou a im-portância de mais um empre-endimento que soma-se ao desenvolvimento da cidade. “Fico muito feliz em ver as pessoas acreditando em nossa cidade e investindo cada vez mais, contribuindo também para a geração de emprego e renda, além de animar o nos-so comércio.” Finaliza o pre-feito.

Os irmãos Antonio Luiz (Toinho da Eletro Barros) e Thiago Araujo (Thiago Su-permercado), também empre-endedores na cidade, foram grandes incentivadores de Ana Cristina, parabenizando e revelando-se orgulhosos pelo sucesso alcançado por sua irmã. Já seu esposo, Má-rio Feitosa, também acredita no sucesso dessa novidade para a cidade e dá total apoio a sua esposa.Serviço:Seg. a Sáb. das 5h às 20hDom./Feriados: 5h às 10h Endereço: Rua João Rodri-gues Cardoso, 37 – Centro

Empreendimento conta com o apoio de toda a família

Panificadora Pão Nosso oferece uma grande variedade de pães, bolos, tortas, doces e salgados

Padre Edson abençoa o empreendimento

Ana Cristina e suas secretárias

Ana Cristina e seu marido, emocionados, cortam a fita de inauguração

Irmãos Antônio Luiz e Thiago Araújo apoiam a empresária

Keila, Ana Cristina, Ana Paula e Alecândia

01 de outubro: Dia Nacional do Idoso

Minha fala é para você idoso, que caminha para uma etapa mais avançada da vida. Durante todo o percur-so de nossa vida, semeamos e colhemos frutos, reunimos os fios do tempo e tecemos a História. Estamos enve-lhecendo e vivendo, este é o curso da nossa existência, desde a nossa concepção. Mas nada impede que vi-vamos a Terceira Idade de forma útil, agradável, diver-tida e estreitando as nossas relações. Pelo amor doado e recebido, pelas emoções

sentidas e cultivadas. Caro idoso, você não é um ob-jeto para estar recantoado, desprezado, tratado muitas vezes sem respeito e como inútil. As marcas do tempo podem estar no rosto, nos fios de cabelo, mas não pre-cisam afligir a alma. Aqui em Águas Belas, temos nos doado para essa História ser escrita de outra maneira. O nosso gestor municipal, Ge-nivaldo Menezes Delgado, a Secretária de Ação Social, Maria José Pereira da Silva, a Coordenadora do CRAS,

Maricélia Bezerra Lopes da Trindade, têm buscado es-crever a História com outro enredo. Aqui o idoso tem seu espaço e valor.

Conheça as nossas ati-vidades no CRAS, que está localizado na Avenida Cel. Alfredo Duarte, nº 19.

Junte-se a nós e ajude--nos.

Parabéns pelo seu dia.

Maricélia Bezerra Lopes da Trindade, Coordenadora do

CRAS.

04-05.indd 5 29/09/2011 11:46:15

Page 6: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

06 Águas Belas, 03 de outubro de 2011CIDADE

Festa das Águas, a melhor de todos os temposA Festa das Águas se consolidou como a melhor festa do gênero de todos os tempos em Águas Belas. Prestigiado por todos de Águas Belas e região, o evento teve vários pontos positivos, como: muita

animação, segurança, qualidade das atrações, percurso e disposição dos palcos e camarotes. Realmente uma festa para ficar na História. Parabéns a todos da Prefeitura pela organização, aos blocos Zorra, Auê e Pipoquinha por proporcionar alegria e diversão para crianças, jovens e adultos. Parabéns a todo o público do evento, que soube se comportar muito bem durante toda a festa. Confira as fotos

Fotos: Robson Ferreira e Divulgação

06-07.indd 6 29/09/2011 16:39:08

Page 7: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

07Águas Belas, 03 de outubro de 2011 CIDADE

A Feirinha que não é “Feirinha”

Memórias de Nosso Povo - Rua Leão Coroado

Não é difícil entender porque a “feirinha não é fei-rinha”. Ainda existe essa no-menclatura “feirinha”, mas, ela perdeu essa identidade pelo seu tamanho, sua com-plexidade, questão de espaço e acima de tudo tendências de crescimento. A feirinha de Águas Belas tem cerca de 40 anos de idade, graças a pesso-as simples, como: Seu Roque e Dona Vitória, Tiago Barros, João Lô, Zé Leriano, Dona Carmosina, Amara, Isabel de Toinho, Acidália (ex-verea-dora), Casa Nova, Ivanildo, Nem e Cal, Leo, Seu Assis, Dona Marlene, Dona Francis-ca, Cícera de Toinho e outros, que tiveram a iniciativa de instalarem pequenas barracas na Praça Dr. Manoel Borba em frente ou próximo ao Su-permercado de Tiago. Essa iniciativa fez com que des-pertasse em outras pessoas a ideia de prestar um serviço à comunidade e, sem dúvida, engrandecer o comércio lo-cal.

Os primeiros comercian-tes da feirinha comercializa-vam carne de bode e porco; frutas e verduras começaram a aparecer, e a essa altura a população águas-belense percebeu que seria uma sa-ída viável investir naquele comércio incipiente, porém, com grandes perspectivas de crescimento.

Como o passar dos tem-pos a feirinha ganhou mais adeptos e se tornava grandio-sa a cada dia de forma que a praça Dr. Manoel Borba não suportava e ela começou a se estender pelas calçadas e ruas adjacentes, inviabilizando o trânsito de Águas Belas.

O crescimento da feiri-nha era tão gigantesco que os governantes pensavam em mudá-la para outro lugar que tivesse mais espaço e que fosse direcionado ao comér-cio. Surge a ideia de compra e reforma do prédio da Com-panhia de Armazéns Gerais de Pernambuco – CAGEPE, criado em 1958, pelo gover-nador Cid Feijó Sampaio com o objetivo de comprar e armazenar toda a produção de grãos de Águas Belas e re-gião, infelizmente desativado anos mais tarde.

A Prefeitura fez a aquisi-ção, reformou o local e doou terrenos para construção de 54 boques ao redor; infeliz-mente, não foram doados para pessoas que estivessem inseridos no comércio com tendência empreendedora; e o resultado é que a maioria deles está fechado porque foi vendido pelos beneficiários.

No início de 2009, o pre-feito Genivaldo Menezes Delgado autorizou que a Se-cretaria de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Co-mércio fizesse a transferência do mercado da carne para a antiga CAGEPE e em 2010 a feirinha também foi transferi-da para lá. O fato foi polêmi-co e o governo TUDO PELA VIDA passou momentos de tensão, porém, hoje, satisfei-tíssimo com os resultados.

A antiga CAGEPE - como se convencionou chamar – perdeu sua identidade e não é mais uma Companhia de Ar-mazéns Gerais de Pernambu-co (CAGEPE), por isso, esse prédio ganhou o nome: Cen-tro de Abastecimento e Co-mercialização de Alimentos de Águas Belas, transforman-

do-se num pólo comercial de uma amplitude incomparável com outras cidades circun-vizinhas e que tem crescido bastante e abastece Águas Belas e região.

A Secretaria de Desen-volvimento Econômico da Indústria e Comércio, em le-vantamento feito, constatou que, no final de 2009 e início de 2010, havia cerca de 190 pontos comerciais de todos os gêneros no local e que, atu-almente, esse número subiu para 260, provando o cresci-mento de aproximadamente 35%. A realidade, é que hoje temos dificuldades de encon-trar local para aqueles que gostariam de iniciar o seu próprio negócio.

Não poderia deixar de de-talhar a grandeza do comércio de Águas Belas e, especifi-camente, a feirinha, que não é feroto e sim um feirão, ou seja, uma grande feira. Dia-riamente são comercializados 10 (dez) bois; 30 (trinta) ani-mais de pequeno porte: bode, carneiro e porco e em média de 250 (duzentos e cinquenta) galinhas, aproximadamente 750 quilos. No dia de segun-da-feira, que é feira livre prin-cipal, são comercializados em média 70 (setenta) bois; 100 (cem) animais de pequeno porte e uma tonelada de gali-nha. Outro detalhe importan-te é o comércio de peixe na sexta-feira, que movimenta mais de meia tonelada toda semana.

Convenço-me a cada dia que os comerciantes de Águas Belas negociam com amor e não medem distâncias na oferta de bens e serviços todos os dias para o engran-decimento do comércio local, considerado um dos melhores do Agreste Meridional, quan-do tratamos de cidades do mesmo porte. Parabéns, co-mércio de Águas Belas!

José Liberato da SilvaDiretor de Desenvolvimento

Econômico da Cidade

O nome Leão Coroado que leva a rua paralela à Ave-nida Cel. Alfredo Duarte, tem suas origens na revolução Pernambucana de 1817, mais conhecida também como a Revolução dos Padres em Pernambuco. Inspirados na Revolução Francesa, os in-surgentes pernambucanos ti-veram suas ideias multiplica-das no Seminário de Olinda, com a fundação de um jornal para difundir entre a popu-

lação a recente filosofia vin-da da Europa. Descontentes com a coroa portuguesa após a chegada de D. João VI ao Brasil, sentindo-se prejudica-dos e substituídos pela elite portuguesa recém-chegada, os pernambucanos levam às ruas e províncias nordestinas, ideais de liberdade e igualda-de para todos, criando assim um estado independente do domínio Português.

A revolta teve início no

dia 06 de março, após o co-mandante do Regimento de Artilharia do Recife, Mano-el J. de Barros Lima (o Leão Coroado), ter sacado a espada e matado o seu comandante superior. Assim eclodia em Pernambuco um dos primei-ros movimentos de indepen-dência do Brasil, marcando para sempre o nome de Per-nambuco como LEÃO DO NORTE. Um fato que chama muito à atenção em nossa his-toriografia é a participação da Igreja nesse movimento de liberdade. Os Padres João Ribeiro, Frei Caneca e mais dois outros vigários, oriundos do Seminário de formação dos Padres de Olinda, foram as primeiras vítimas desses ideais, antevendo até a tão conturbada participação de membros da Igreja na vida política do País. O governo provisório que foi instalado era composto por represen-tantes da Igreja, militares,

comerciantes proprietários de terras. Acontece que, como nada neste mundo é perfeito, esqueceram de colocar na re-presentatividade do governo a outra parte da população rebelada, que eram popula-res e escravos, gerando assim um descontentamento muito grande. Mesmo assim, o go-verno provisório de Pernam-buco buscou apoio nos outros estados do Nordeste, não en-contrando em tempo hábil o apoio necessário para que se consolidasse a nossa indepen-dência Nordestina. Os líderes foram denunciados, presos e mortos, tendo suas cabeças decepadas, outros fuzilados, extraditados e alguns outros tiveram seus corpos arrasta-dos por cavalos, pelas ruas do Recife. Assim, com uma história tão marcante na nos-sa vida, a Rua Leão Coroado orgulha-se, juntamente com os seus moradores, de home-nagear tão ilustre pernambu-

cano, que há séculos passa-dos, sonhou juntamente com seus mártires companheiros de termos uma sociedade mais justa, humana, igualitá-ria para todos. É justamente na Rua Leão Coroado, que te-mos a mais antiga e tradicio-nal quadrilha junina; foram os moradores da Leão Coroado, que criaram a missa anual dos falecidos da Rua Leão Coroa-do, por amarmos tanto a nos-sa rua e por persistirmos na memória e na lembrança do nosso povo, de nossa gente.

Logicamente, ideias de liberdade de nossa terra tam-bém nasceram da Rua Leão Coroado, com a sua participa-ção ativa na vida política e ci-dadã do povo águas-belense. Foi na Rua Leão Coroado que existiu o maior contador de história de Águas Belas.

Leão Coroado, bravura, coragem, cidadania, que ja-mais serão esquecidas.

Prof. Izaquiel Braz (Tié)

José Liberato da Silva

Supermercado Central comemora

10 anos de sucesso

O Supermercado Cen-tral foi fundado em 04 de agosto de 2001 pelo ilus-tríssimo Sr. Fernando de Oliveira Santos, que traba-lha incansavelmente todos os dias em suas empresas e negócios e é tido como um homem de exemplo, que se destaca no meio so-cial e empresarial dentro e fora da nossa cidade. Hoje

o Supermercado Central é administrado pelos sobri-nhos e empresários Mar-cello Leandro, Marta Lú-cia e Marcos Luciano, que se espelham no exemplo de honestidade do Sr. Fer-nando para assim continu-ar sempre garantindo o su-cesso da família e empresa Central.

Por Valkyria Santos

Colaboradores e empresário do Supermercado Central festejam aniversário

06-07.indd 7 29/09/2011 18:01:17

Page 8: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

08 Águas Belas, 03 de outubro de 2011CIDADE

Org. Adriano Martins

Posto, Hotel e Lanchonete 24 horas

Hotel com quartos amplos e arejados, TV de plasma e frigobar.

Casal e solteiro.

Lanchonete e Restaurante com Self-Service.

Café, Almoço e Janta.

Rodovia BR 423 - Fone: 87 3775 1926 - Águas Belas - PERodovia BR 423 - Fone: 87 3775 1926 - Águas Belas - PE

O nosso comércio se preparou para esta data (12 de outubro - Dia da Criança). Prestigie as nossas lojas e confira os melhores presentes

para seus filhos.

Você não precisa sair de Águas Belas para comprar presentes. Nosso comércio é tudo de bom!

Dia da Criança está chegando!

Imag

ens

mer

amen

te il

ustr

ativ

as

1ª Gincana Motociclista do Supermercado O VarejãoA gincana, realizada em 25 de Setembro de 2011, contou

com a participação das equipes de Ouro Branco (Preguiça), Maravilha (Ninja), Quandu (Caninane), Canapi (Extreme) e

motoqueiros do município. Foram premiados os participantes do 1º ao 10º lugar masculino e 1º e 2º feminino; os

vencedores receberam troféu mais valores em espécie.

1º lugar masculino - Alaison Silva - Equipe Ninja 1º lugar feminino - Laís Fernanda - Equipe Ninja

2º lugar masculino - Leandro Peixoto - Equipe Extreme

2º lugar feminino - Sabrina Gama - Equipe Extreme

3º lugar masculino - Ramon Gama - Equipe Preguiça

4º Lugar Masculino - Rodolfo Limeira - Equipe Ninja

5º Lugar Masculino - Paulo César - Águas Belas

6º lugar masculino - David Ronaldo - Equipe Preguiça

7º lugar masculino - Carlos Henrique - Águas belas

8º Lugar Masculino - Juareis Vilar - equipe Extreme

9º lugar masculino - Djalma Ferreira - Águas Belas

10º lugar masculino - Mar-cos Pedro - Equipe Caninane

08-09.indd 8 29/09/2011 17:57:54

Page 9: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

09Águas Belas, 03 de outubro de 2011 CIDADE

Atentados assustam população de Águas Belas

Cuidando do Social com cidadania

Repercutiu em todo esta-do e com reflexos nos país, a série de atentados registrados em Águas Belas no início do mês de setembro. A sequên-cia de ataques registrou-se com tentativas de incêndio a veículos pertencentes a as-sessores do gestor munici-pal e a própria residência do prefeito Genivaldo Menezes (PT). O suspeito, identificado pelo nome de José Macário de Brito (Duda), de 41 anos, foi preso pela polícia local na manhã do domingo que suce-deu aos ataques. Ele foi iden-tificado a partir das imagens registradas pelas câmaras de segurança instaladas na resi-dência do prefeito. A bateria de ataques chamou a atenção da população pela natureza com os quais foram efetua-dos onde o suspeito utilizou

bomba caseira inflamável po-pularmente conhecida como “Molotov”.

Indiferente aos rumores da população de que as razões das tentativas de homicídio e danos ao patrimônio alheio

tenham conotações políticas, a polícia especializada deve trabalhar nas investigações avaliando as características de um atentado de staff ter-rorista. O Molotov é uma versão caseira da granada, utilizado de improviso desde a Guerra do Vietnã e adotada pelo mundo através dos paí-ses em situações de guerrilha e conflito civil. Tornou-se um instrumento de arma durante o período das ditaduras pelo mundo e é capaz de danificar patrimônio ou matar em ques-tão de minutos, se não for controlado à tempo. Na mes-ma prática seguem os terroris-tas do Talibã e Al-Qaeda que optam por aglomerados de pessoas para lançar seus ata-ques com bombas mais sofis-ticadas, porém com a mesma natureza em termos de suas intenções. É nessa linha de raciocínio que a polícia deve trabalhar suas investigações se preferir dar o grau de gra-vidade e importância desse ato. Não pode e nem deve ser considerado apenas um caso isolado de alguém revoltado brincando de incendiário pela cidade. Para a psicologia cri-minal, os praticantes desses atos, são considerados psico-patas em potencial, cujo “pra-zer” das ações, está centrado na provocação do desastre aleatório em favor de uma causa coletiva ou pessoal. As características desse tipo de ação terrorista tem como alvo atingir pessoas ou lugares, como forma de demonstrar intimidação, atenção para si, ocupação territorial ou sina-

lizar uma posição ostensiva que obedece a uma ideologia.

A população de Águas Be-las, embora tenha um históri-co testemunhal de enfrenta-mentos diversos provocados por acirramentos políticos, está assustada com as carac-terísticas desses recentes ata-ques, porque nunca foi visto algo semelhante, muito me-nos sob o nariz da CIOSAC, que tem presença constante na cidade. A autoridade poli-cial deve cuidar do caso com esmerado grau de inteligência no foco do acontecido e agu-da investigação com várias interfaces, para subsidiar ao judiciário laudos amplos e de-talhados na ótica da seguran-ça nacional ao se deparar com essa natureza de caso. Por sua vez, o judiciário deve obser-var a natureza dos crimes, colocando a vertente de que a característica de um incen-diário permite que ele tenha como alvo qualquer circuns-tância pública de pessoa ou lugar, onde seu instinto cri-minal tenha situação de palco para o ato. E é bom lembrar que Águas Belas realiza men-salmente uma missa cam-pal onde se reúnem mais de quinze mil pessoas em praça pública, além das aglomera-ções festivas que cumprem o seu calendário de eventos. De maneira que o que ocorreu na cidade pode ser bem mais do que uma rixazinha política ou alguém revoltado com a pró-pria vida.

Gerson Lima

Fotos: Divulgação

Duda é flagrado pela câmera de segurança da casa do prefeito

Veículo do assessor do prefeito, Alan Roberto foi incendiado na madrugada do sábado, dia 10/09

José Macário de Brito é detido 8 horas após o atentado

Porta da casa do prefeito Genivaldo Menezes

A secretaria Municipal de Assistência Social de Águas Belas vem desenvol-vendo um trabalho voltado para as populações mais ca-rentes de nosso município. Com o olhar mais interati-vo, não tem deixado passar as necessidades básicas de uma população carente das mais variadas necessidades. Necessidades estas que vão desde o atendimento a crian-ça, o adolescente e o adulto ou mesmo a terceira idade. Primar por este atendimento tem sido uma das bandeiras mais fortes da prefeitura Mu-nicipal de Águas Belas, sob a tutela da Secretária de As-sistência social Municipal, a Senhora Maria José Pereira da Silva (foto), Mara. Se-gundo ela, “o trabalho tem sido intensivo, mas a luz

do evangelho sabe o quanto é importante dar um pouco de alegria e conforto àque-les que disto necessitam”. E acrescenta ainda, “olhar para o próximo, principal-mente os mais carentes é um dos maiores mandamentos da lei de Deus, amar o pró-ximo, como gostaríamos de sermos amados também. O árduo fardo da ajuda huma-nitária é filosofia vivida por muitas pessoas como Madre Tereza de Calcutá, São Vi-cente de Paula e os mais re-centes como o ex-presidente Lula e atualmente o prefeito do nosso Município Geni-valdo Menezes Delgado”.

Os números, com certe-za, nos dizem que estamos no caminho certo, deste apoio tão fundamental à comunidade águas-belense.

Vejam:O Bolsa-Família atende

atualmente a 6.814 famílias, com perspectiva de aumen-tar o número de beneficia-dos por família, segundo a nossa presidente Dilma, que de três passou para cinco be-neficiados por família, além de aumentar o valor que pas-sa para R$ 32,00.

O número de crianças e adolescentes do Peti, (pro-grama de Erradicação do Trabalho Infantil) em nos-sos sete núcleos, são 447. Lá eles recebem além de recre-ação, reforço, aulas de Tea-tro, dança artes etc.

No Projovem Adolescen-te, em nossos 10 coletivos, atendemos a 182 jovens, com capacitação profissio-nal, aulas de informática e

reforço escolar também.Na AABB comunidade,

são 100 crianças e adoles-centes, que praticam espor-tes, ginásticas, recreação e recebem merenda escolar.

No CRAS, a nossa me-nina dos olhos, atendemos a cerca de 1531 famílias cadastradas no programas, além de cuidarmos de 78 idosos. No CRAS, situado à Avenida Cel. Alfredo Du-arte, atendemos a 42 crian-ças e adolescentes, mais 15 adolescentes, 13 idosos, 09 adultos com direitos viola-dos.

“Este é o perfil da Secre-taria de Assistência Social em nosso município”, con-clui a Secretária.

Prof. Izaquiel Braz (Tié)

08-09.indd 9 29/09/2011 10:01:06

Page 10: Festa das Águas

www.jornalcidadepe.com.br

10 Águas Belas, 03 de outubro de 2011SOCIAL

Ponto dos Importados

O REI DO CELULARPraça 4 de outubro, 27 - Centro - Águas Belas

Marcelo Delgado9930 1777 (TIM)

9140 7866 (Claro)

Consertos em Celular

O rei dos Preços Baixos

O rei dos Preços BaixosArtes Gráficas

ChipR$ 7,00

Águas Belas se destaca no mês de setembro com as festividades do 7 de setembro, Festa da Agricultura Fami-liar e Festa das Águas. Com o apoio da Prefeitura e patrocínio dos comercian-tes, foi possível atrair público de todas as idades, cidades e estados, assim va-lorizando a cultura águas-belense e o público que sabe recepcionar orgulho-samente todos que por essa terra queri-da passam. Parabéns Águas Belas!

O casal Janaine e Davi, curtindo a Festa das Águas

Prefeito Genivaldo ao lado do Pb. Adauto e Pr. Paulo no 1º encontro de mulheres da Assembleia de Deus

O casal Junior e Alice comemorou aniversário no mês de setembro (dias 02 e 22)

Cantora da banda Arreio de Ouro ao lado de Romualdo Delgado

Alexandre, Eveline, Romualdo e José Neto

Telma e Marcello

Parabéns a Cleony, que comemora aniversário no dia 21 de outubro

Parabéns à Professora Gorete, que fez idade nova neste mês de setembro

Amazonir comemorou aniversário dia 21 de setembro

Registro de recente visita à Cidade Maravilhosa.

Ana Miriam e Iza na Formatura de Pedagogia (UVA)

10.indd 10 29/09/2011 15:06:42