ferraz | guaianases | mogi | poá | suzano conheça os ... · na última edição do jornal veran,...

10
Conheça os mecanismos e os significados dos sonhos História e receitas da cozinha mineira P. 8 Aprenda a gerenciar seu tempo P. 5 Saiba mais sobre o Mal de Alzheimer P. 3 Ano 11 | Nº 61 | 01 a 15 de setembro de 2010 Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano NAS PÁGINAS 11 E 12 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 12 2 N N 2 2 2 2 2 2 2 2

Upload: ngotuong

Post on 01-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

Conheça osmecanismos eos significadosdos sonhos

História e receitasda cozinha mineira P. 8

Aprenda agerenciar seu tempo P. 5

Saiba mais sobreo Mal de Alzheimer P. 3

Ano 11 | Nº 61 | 01 a 15 de setembro de 2010 Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano NAS P

ÁGINAS 11 E

12111111111111111111111111111111122

NN

222222222

Page 2: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

Nesta edição do Jornal Veran, a maté-ria central fala sobre os sonhos. Consul-tamos diversos especialistas para tentar explicar qual a origem e o que signifi-cam as viagens da nossa mente durante o sono. Imperdível!

Na página 4, atendemos a solicita-ção da leitora Silvia e falamos sobre o preconceito com os animais sem raça

Desvendando sonhos

IdealizaçãoDepartamento de Promoção e MarketingVERAN Supermercados

OpiniõesSAC VERAN: 0800 [email protected]

Jornalista responsávelRafael Osti MTB: 56890

RedaçãoCristina Gomes, Ana Paula Costa, Ricardo Resende, Sérgio Colacino Jr, Thiago Fidelix, Joesandra Silva e Bárbara Barbosa11 4678.6765 (R. 219).

Design e DiagramaçãoStudio Landini - Design e Fotografia11 2737.9077

Ilustraçõeswww.nicoilustracao.com.br

ImpressãoGráfica OESP 11 3856.2424

CirculaçãoFerraz, Guaianases, Mogi, Poá e Suzano

Tiragem100.000 exemplares

EDITORIAL VERAN E VOCÊ JORNALVERAN61 • www.veran.com.br 2

EXPEDIENTEM

auric

io L

andi

ni

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

Antigamente, era comum comprar tudo que a casa precisava em barracas e feiras livres. Hoje, os supermercados têm frutas, verduras, legumes, laticínios, produtos de limpeza, higiene pessoal e

Antes e depois

A partir desta edição, o Jornal Veran passa a ser publicado quinzenalmente. Isso significa mais informação, diversão e ofertas para você e sua família!

Jornal Veran quinzenal

Dia 16 e 17 de setembro a ginasta Daiane dos Santos estará nas lojas 8 (Braz Cubas) e 10 (Ferraz – Tito Temporim) tirando fotos com os clientes que participarem da pro-moção Para ser campeão tem que comer muito arroz e feijão Alibabá.

Para participar, compre o arroz Alibabá (5kg) e o feijão Alibabá (1kg) no período de 1 a 10 de setem-bro nas lojas participantes e guarde o ticket. No dia 11 de setembro, a partir das 8h, promotoras do Aliba-bá estarão nas lojas 8 e 10 trocando os tickets por vale-foto.

Mas corra, pois só os 300 pri-meiros de cada loja terão direito ao vale-foto.

Daiane dos Santos visita o Verandefinida. Logo ao lado, dicas para você

aprender a gerenciar melhor o seu pre-cioso tempo.

Na página 8 você descobre porque a culinária mineira tem essa carac-terística de “comida caseira” e ainda pode aproveitar receitas danadas de boas, uai!

Boa leitura!

AZEITEGostei muito da matéria sobre o azeite,

publicada na última edição do Jornal Veran. Gostaria que o assunto fosse aprofundado na próxima edição, inclusive citando a experi-ência do cultivo da azeitona no sul do Brasil.

Antônio, por telefone

Espaço do Leitor

Em setembro comemoramos a inde-pendência do Brasil. Por isso o Veran terá uma decoração temática bem brasileira, além de ofertas imperdíveis!

A ideia é reforçar o sentimento de patriotismo do brasileiro além da Copa

Setembro é mês de patriotismo

do Mundo. Vale lembrar que, por mais que nosso dever de defender o melhor para nosso país não tenha data, neste ano de eleições temos um compromis-so ainda maior ao eleger nossos repre-sentantes.

Veran responde: Primeiramente, obrigado pelo elogio e pela sugestão, An-tônio. Falamos na matéria que, devido ao clima, há uma dificuldade do cultivo da azeitona no Brasil. No entanto, você tem razão e, de fato, há notícias do cul-tivo bem-sucedido no sul do Brasil. Esta-mos em contato com algumas fontes e, assim que tivermos material suficiente, publicaremos uma outra matéria sobre o assunto.

uma infinidade de outros produtos.O próprio fundador do Veran teve uma

barraca de cereais muito conhecida na região antes de inaugurar a primeira loja.

Page 3: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

Fonte: Rita Miranda de Souza, psicóloga e

palestrante. Contato: 11 9808-6110.

S A C VERAN 0800 1936203QUALIDADE DE VIDA

As causas ainda são desconhecidas, mas estudos apontam que a diminui-ção de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios (tais como a acetilcolina e no-radrenalina) estão relacionados ao apa-recimento da doença.

O Mal de Alzheimer tem três fases e, segundo a psicóloga Rita Miranda de Souza, há grande dificuldade em diag-nosticar a doença no início. Infelizmente, o mais comum é que as pessoas só des-cubram a doença na fase intermediária.

Na fase inicial a pessoa mostra-se um pouco confusa, esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos. Os esque-cimentos ainda não são alarmantes, pois são vistos como algo normal.

Já na fase intermediária, surgem ou-tros sintomas como falta acentuada da memória, esquecimentos recentes, ir-ritação, alteração do humor e perda de algumas atuações cognitivas. Alguns comportamentos são típicos desta fase, como comer, tomar banho e dormir sem

Alzheimer ataca silenciosamente

O Mal de Alzheimer ainda é uma doença de origem misteriosa. Sabe-se, por enquanto, que ela decorre de lesões no cérebro que levam à morte progressiva de neurônios e a perda da memória e outras funções cognitivas

perceber que fez isso há pouco tempo. A principal característica é a perda da memória recente. Os fatos mais antigos demoram mais a serem “apagados” da memória.

No período final, o comprometimento é tão grande que a pessoa pode perder completamente a memória.

PREVENÇÃONão há um exame que permita iden-

tificar a doença com precisão. Assim, o diagnóstico é feito por análises do sangue, tomografia, ressonância e pela exclusão de outras doenças que podem evoluir de forma parecida, como trau-matismos cranianos, tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVC), ar-teriosclerose, depressão, intoxicação por drogas e álcool, entre outros.

“Como ainda não há resposta à cura para o Mal de Alzheimer, o tratamento é fundamental para desacelerar o pro-gresso da doença. É importante esti-mular a percepção e a concentração do doente para provocar e forçar a mente a

trabalhar a favor da memória. É essen-cial o acompanhamento médico com neurologista e psiquiatra”, orienta a psicóloga Rita.

É aconselhável buscar atividades va-riadas e criativas como fazer um curso de idiomas, musica ou dança, pintura e arte, oficinas de memórias, jogos cooperativos, entre outros. O importante é manter a memória ativa.

“Recomenda-se também que a família busque apoio para saber como cuidar de seu ente querido, pois a doença atinge a rotina familiar e a mudança de compor-tamento e os cuidados são fundamen-tais”, conclui a psicóloga.

Exercícios neuróbicos

Um estudo dos cientistas Lawrence

Katz e Manning Rubin revelou que

o cérebro mantém a capacidade de

crescer e mudar o padrão de suas

conexões. Isso reforça a importância

da prática de exercícios para manter

o cérebro ágil.

Segundo eles, aproximadamente

80% do nosso dia a dia é ocupado

por rotinas que, apesar de reduzirem

o esforço intelectual, limitam as

atividades cerebrais. O desafi o é

fazer tudo aquilo que contraria os

padrões de comportamento diários,

e obrigar o cérebro a realizar um

trabalho adicional. Por exemplo:

· Use o relógio de pulso no braço

direito

· Escove os dentes com a mão

esquerda, se for destro, ou com a

direita, se for canhoto

· Ande pela casa de trás para frente

· Vista-se de olhos fechados

· Veja fotos de cabeça para baixo

· Faça um novo caminho para ir ao

trabalho

· Escreva com a mão trocada

Page 4: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

Preconceito animal: com consciência ele pode acabar

ATUALIDADES

Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, falamos sobre adestramento e cuidados com os cachorros, principalmente na hora da escolha do animalzinho

JORNALVERAN61 • www.veran.com.br

Alguns cães são os preferidos, como poodle, shih tzu, yorkshire, labrador... Mas os cães da chamada SRD, sem raça definida, ou popularmente conhecidos como vira-latas acabam sendo preteridos.

O principal motivo, de acordo com Ka-rina Pirillo, presidente da ONG Adote Já!, de Mogi das Cruzes, é o preconceito. “A maioria das pessoas prefere um cão mes-tiço ou de raça, e isso se deve um pouco

4

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

à mídia. É difícil, por exemplo, ver um ar-tista ou uma propaganda que tenha um cachorro vira-lata”, afirma Karina.

Mas de acordo com ela, o preconcei-to maior é com o vira-lata adulto, pois a maioria das pessoas acha que um filho-te é mais fácil, pois o dono pode criar e educar do jeito que quiser. No entanto, a presidente da ONG explica que não é bem assim, pois “o filhote é uma caixinha de

surpresas, porque nunca se sabe como vai ser a sua personalidade, que pode ser temperamental. Já um vira-lata adulto você já sabe qual é o temperamento, se ele é bravo, se é alegre, se é bom pra guarda ou não”.

FALTA DE SORTE?Outro bichinho que sofre pra conseguir

um lar é o gato de pelagem preta. Na cul-tura popular, desde a Idade Média, ele se tornou sinal de má sorte, mau agouro. A explicação pra tal superstição é que, na-quela época, a Inquisição determinou que o pobre bichinho tinha ligação com o pa-ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos e da cor preta, que re-presentava a magia negra. Por outro lado, em outras culturas, ele é símbolo de pros-peridade e boa sorte, assim como na Escó-cia, Inglaterra, França e no antigo Egito, em que era cultuado como divindade.

Na cultura brasileira algumas pessoas ainda acreditam nessa superstição. Po-rém, pessoas como o radialista e web de-signer Tiago Alberto Mistura acreditam no contrário. Ele acredita que sua gata preta traz muita sorte ao seu time. “Co-meçou num jogo em que o Corinthians estava perdendo, quando ela chegou no sofá veio o empate e o Corinthians acabou sendo campeão invicto daquele

campeonato. Hoje em dia ela ouve o som de qualquer jogo na tv e vem

correndo pro sofá”, conta Tia-go que além da gata preta, tem

mais 7 gatos em casa.De acordo com Karina, presidente da

ONG Adote Já!, as pessoas têm muito pre-conceito não só com gatos pretos, mas também com cães de pelagem preta. “Pra você ter uma ideia, na feira de adoção que fazemos todos os sábados, os bichinhos

Na última edição do Jornal Veran entre outras coisas

tura populatornou sinalexplicação pquela épocao pobre bichganismo e ade hábitos npresentava aem outras cperidade e bcia, Inglaterem que era c

Na culturainda acredrém, pessoasigner Tiagono contráripreta traz mmeçou numestava perdno sofá veioacabou sen

campeonsom

cg

mais 7 gatosDe acordo

ONG Adote conceito nãtambém comvocê ter umafazemos tod

de pelo preto são sempre os que sobram”, explica Karina.

Ela acredita que a situação pode mudar com a conscientização de que a pelagem não determina nada além de estética. Um bichinho de estimação independen-temente de sua raça e cor de pelo pode trazer muitas alegrias pra quem gosta de animais. E lembre-se: adotar um animal de estimação é adotar uma vida que vai precisar de cuidados e ficar com você por muitos anos!

O BICHINHO É UMMEMBRO DA FAMÍLIA?Quando a socialite carioca, Vera Loyola,

aprontou mais uma de suas excentricida-des ao fazer uma festa de aniversário para sua cadela, muita gente criticou e achou exagero, mas algumas pessoas comparti-lham dessa mesma visão: a de que o bi-chinho de estimação faz parte da família e merece tratamento à altura.

De acordo com pesquisa comportamen-tal divulgada pela revista Veja em julho do ano passado, os animais de estimação são vistos como filhos ou irmãos em boa parte das famílias. O percentual de donos que consideram seus bichinhos como familia-res é de 30% na Europa e Estados Unidos. Já no Brasil, esse índice chega a 10%.

ServiçoA ONG Adote Já! realiza todos os sábados, das 10h às 17h, a feira da adoção. Segundo sua presidente, Karina Pirillo, eles doam cerca de 120 animais por mês. E para adotar um bichinho de estimação é necessário ser maior de 21 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Além disso o candidato passa por uma entrevista e assina um termo de responsabilidade. Mais informações pelo telefone: (11) 4796-2102 ou pelo e-mail: [email protected]. A ONG fi ca na Rua Duarte de Freitas, 246, em Mogi das Cruzes.

Page 5: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

S A C VERAN 0800 193620

O tempo não para nunca5

São tantas atividades diárias: casa, trabalho, família, filhos e amigos. A co-brança é pesada e todos, de uma maneira ou de outra, cobram a “fatura” por mais atenção e comprometimento.

Para ajudar, reunimos dicas de especialistas no assunto. A mais importante delas é o planejamento. Sem ele fica difícil organizar as tarefas diárias. Levantar uma hora mais cedo ou dormir mais tarde, ver quais são as tarefas mais importantes, mais imediatas e as que podem ficar para segundo plano. Tudo deve se levar em conta.

Todos nós temos a mesma quantidade de tempo: 24 horas por dia. Alguns usam estas horas de maneira proveitosa e útil. Outros têm dificuldade em coordenar este recurso limitado e precioso.

Uma das formas de conseguir ganhar tempo é padronizar cer-tos serviços como relatórios da empresa: guardar em seu compu-tador modelos ou relatórios que você já elaborou, e utilizá-los para fazer novos relatórios (bastando só preencher os dados que são solicitados pelo seu relatório específico).

Sempre que sua mesa de trabalho estiver se tornando caó-tica, reserve um tempo para organizá-la. Por exemplo, separe os papéis em 4 montes: o que pode ser descartado, o que exige providências imediatas, o que terá prioridade menor e o será lido quando você tiver um tempo vago. A boa e velha agenda de papel é um instrumento importante para se organizar e os adeptos da tecnolo-gia podem fazer o uso de ferramentas que ajudam a refrescar a memória. Uma coisa é certa, confiar somente na memória, não é lá muito confiável. Então não perca tempo, vá direto ao ponto e organize melhor a sua vida.

A UTILIZAÇÃO DO TEMPO PODE SER DIVIDIDA EM CINCO CATEGORIAS

1. Importante e urgenteSão as tarefas que devem, obrigatoriamente, ser

executadas imediatamente ou em um futuro bas-tante próximo. Geralmente estas missões têm um alto grau de urgência e importância e devem ser passadas à frente de quaisquer outras. O negócio é arregaçar a manga e entregá-lo dentro do prazo estipulado, e de preferência com qualidade.

2. Importante, mas não urgenteEsta categoria separa as pessoas eficientes das

ineficientes. Se pensarmos bem, grande parte das coisas importantes em nossa vida não são urgentes, ou seja, podemos realizá-las agora ou deixar para depois. Na verdade, muitas delas nós nunca começamos a executar, como um curso para aperfeiçoamento profissional prometido há vários anos, a apresentação de um novo projeto para seus superiores, um regime para “perder uns quilinhos”. Em comum, todas são tarefas ligadas a enriquecimento pessoal, saúde, família e por isso mesmo sempre são trocadas por projetos profissio-nais urgentes.

3. Urgente, mas não importanteAqui se enquadram aqueles missões imediatas,

mas que após uma boa avaliação, transformam-se em objetivos com prioridade inferior para você. O problema é que geralmente dizem respeito a soli-citações de terceiros, seja para tocar um projeto, fazer um discurso. Uma saída é encontrar uma forma educada de recusar. Se aceitar, vai criar expectativa em quem lhe solicitou esta missão. O que acontecerá então? Você será obrigado a finali-zar esta tarefa e para isso terá de abrir mão - mais uma vez - das atividades importantes, mas não urgentes.

4. Trabalho diligenteSão aquelas tarefas secundárias, que nem são

urgentes nem muito importantes, mas acabam sendo realizadas antes de todas, pois dão a sensa-ção de atividade e realização, enquanto nos for-necem uma desculpa para adiar - novamente - as tarefas importantes, mas não urgentes.

5. Tempo perdidoA definição é subjetiva e parte, em geral, da

cabeça de cada pessoa. Se assistirmos televisão durante toda uma tarde com a “intenção de nos instruir e aprender” a sensação de tempo perdido será com certeza menor do que se pensarmos que poderíamos ter aproveitado o tempo para fazer algo útil pessoal ou profissionalmente.

Fonte: Edwin C. Bliss, autor do livro “Como Conseguir que as coi-

sas sejam feitas – O ABC da administração do Tempo”

Mesmo se o dia tivesse 48 ou 72 horas muita gente ainda não conseguiria dar conta de todos os afazeres

ORGANIZE-SEAgende todos os seus com-

promissos e faça uma lista de tarefas; Quem não se acostuma com as de papel pode lançar mão dos recur-sos tecnológicos como celulares que dão alerta sobre reuniões importan-tes, entre outros meios. Faça uma lista das tarefas que espera ver cumpridas durante a semana e marque um x, a cada assunto vencido. Isso dá uma sensação de dever cumprido e cora-gem para eliminar as etapas seguintes.

Planeje a execução das ta-refas mais difíceis para os mo-

mentos do dia em que você esteja su-jeito a menos interrupções.

Programe algum tempo para você. Desperte meia hora

mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conse-guir mais tempo para atividades pes-soais no seu dia.

Priorize o que precisa reali-zar. Determine o que é urgente,

importante, secundário e concentre seus esforços.

Delegue as tarefas que puder. Se tiver outras

pessoas à disposição, recrute--as para ajudar. Isso vale tan-to para atividades domésticas quanto profissionais.

Aprenda a dizer não às solicitações

desnecessárias que conso-mem seu tempo.

Evite o perfec-cionismo. Não

perca tempo buscando obsessivamente aperfei-çoar uma tarefa quan-do poderia gastar melhor o tempo re-alizando a próxima.

E-mails : Todos os dias recebemos

uma enxurrada deles. Leia e separe apenas aqueles que realmente lhe inte-ressam.

Page 6: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

6JORNALVERAN61 • www.veran.com.brCAPA

O que nos dizem os sonhos

por Sandya Coelho

Os sonhos são constituídos por inúmeras mensagens, símbolos, sensações e sentimentos. Os povos antigos o consideravam como a chave do conhecimento mágico e espiritual

Ele era o responsável por revelar os ca-minhos secretos para episódios do passa-do, presente e futuro. Os estudos de Freud apontam outra vertente: o sonho como o meio que remete ao inconsciente e a fenô-menos psíquicos, como um mapa para o inconsciente.

O sonho é considerado pela psicolo-gia como um autorretrato espontâneo e simbólico da situação atual do incons-ciente. A psicanálise aponta ainda que os sonhos geralmente dão dicas e revelam o estado emocional que a pessoa apresenta

ESTUDOS APONTAM

QUE UMA PESSOA QUE

VIVE 60 ANOS, DORME,

EM MÉDIA, 20 ANOS E

SONHA 4Um detalhe interessante sobre o sonho é

que ele não apresenta uma sequência lógi-

ca dos fatos, como ocorre no mundo físico.

Um sonho geralmente é dominado por

impulsos inconscientes e, muitas vezes, o

comando não está nas próprias mãos. Ou

seja, agimos apenas como expectadores

do que é guiado pelo inconsciente, onde

tudo é possível e os desejos mais ocultos

podem vir à tona.

“Os sonhos são uma manifestação de

um conjunto de fatores, como criativi-

dade, processos inconscientes, desejos,

medos, sentimentos, personalidade e

memórias de curto, médio e longo prazo”,

destaca a psicóloga Priscila. “Muitas

vezes, os sonhos adotam uma linguagem

própria e não são regidos pelas leis da

realidade. É por isso que frequentemente

sonhamos que estamos voando ou saltan-

do de prédios”, reforça.

O analista de marketing Fábio Iwasaki

conta que normalmente seus sonhos estão

relacionados a situações fora do comum e

OS ESTÁGIOSDO SONHOO sono possui cinco fases:

sonolência, sono leve, sono médio,

sono profundo e sono REM, em que

ocorre o movimento rápido dos olhos.

Os sonhos só ocorrem na fase do sono

REM que geralmente é iniciado 90

minutos após o início do sono.

Só é possível lembrar dos sonhos se

a pessoa acordar até 10 minutos após

o seu término. Se continuar a dormir,

não é possível se lembrar do que se

passou enquanto dormia. Ao longo

do dia, tem-se, por meio de estímulos

externos, a retomada gradual dos

elementos envolvidos nos sonhos.

A secretária executiva Daniele

Cristina garante que é fácil se

recordar dos sonhos que se tem no

período da manhã, ou dos que teve

antes de acordar subitamente, mas

dificilmente se lembra dos que teve

na noite passada. “Consigo notar que

no começo da manhã é o período que

mais sonho. Geralmente quando quero

mais cinco minutinhos na cama. Se

eu tento dormir novamente, minha

imaginação vai a mil e quase sempre

acabo dormindo mais do que deveria e

perco a hora para o trabalho”, recorda.

DISTÚRBIOS NOTURNOSDurante o sono é possível também

que ocorram diversos movimentos

inconscientes que, em sua maioria,

não são lembrados. Os adultos podem

ranger os dentes intensamente ou

apresentar movimentos periódicos e ter

pesadelos. O sonambulismo, golpes de

cabeça, tremores noturnos e pesadelos

são mais comuns em crianças. A causa

desses distúrbios é desconhecida, mas

um terço dos indivíduos apresenta

histórico familiar.

naquele determinado momento. “O pro-cesso de trazer para consciência elemen-tos inconscientes capacitam as pessoas a lidarem com seus conflitos mais profun-dos”, avalia a psicóloga mogiana Priscila Salzgeber Santos.

Outras teorias buscam significados para os sonhos. Os valores religiosos, por exemplo, os consideram como men-sagens divinas. Os místicos e supersticio-sos, interpretam o sonho como símbolos e mitos. Já os cientistas descrevem o “so-nhar” como um processo fisiológico.

DÉJA VUSMuitas vezes, quando nos lembramos

de um sonho, temos a sensação de já

ter vivido ou presenciado determinada

situação e prever o que vai acontecer em

seguida. Essas lembranças são conhecidas

como Déja Vú, que, segundo Freud, são

produtos de fantasias inconscientes

que emergem à consciência. Por outro

lado, a doutrina espírita (ponto de vista

religioso) define o Déja Vú como algo que

transcende e que a cada nova encarnação

agrega reminiscências psíquicas de

existências anteriores.

Page 7: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

S A C VERAN 0800 1936207

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

CURIOSIDADES SOBREOS SONHOS•Em nossos sonhos vemos os rostos de pessoas reais que temos visto durante a nossa vida.

•Você pode ter de quatro a sete sonhos em uma noite.

•Pessoas que ficaram cegas depois do nascimento podem ver imagens em seus sonhos.

•Animais também sonham. •Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens (70%) e as mulheres sonham com um número quase igual de homens e mulheres.

sem sentido e que, em raras situações, sonha

com alguma catástrofe prestes a ocorrer. “Já

sonhei até que estava pintando um prédio e

comecei a cair. Antes de me esborrachar no

chão, acordei assustado”, recorda-se.

Situações como a mencionada acima são

possíveis, porque o sonho funciona como

um mediador de forças entre o consciente

e o inconsciente. Ele permite que situações

agradáveis possam ser mantidas e prolon-

gadas durante o sono, e as ameaçadoras

sejam interrompidas antes do final.

Os psicólogos consideram os fatos ocorridos

nos sonhos como avisos de que algo anor-

mal, que pode estar relacionado à ansieda-

de, medos ou traumas, esteja acontecendo

na vida real. Esses episódios podem ser um

meio de diagnosticar a forma como os ele-

mentos de encarar a realidade estão sendo

trabalhados. “Os sonhos são capazes de

revelar aspectos da personalidade da pessoa

e tem como uma de suas principais finali-

dades regular as emoções internas, porque

também é uma forma de expressar o que se

sente e, assim, amenizar o impacto dessas

emoções”, ressalta a psicóloga Priscila.

PESQUISA CIENTÍFICARELACIONA SONHOSEQUILIBRADOS A UMABOA APRENDIZAGEM

Resultados preliminares de um

estudo realizado pelo neurocientista

Sidarta Ribeiro, no Instituto

Internacional de Neurociências

de Natal, revelou que quem tem

sonhos mais equilibrados tende a

fixar melhor o que aprendeu durante

o dia. A pesquisa revela ainda que

pessoas que sonham pouco ou têm

sonhos pesados, como pesadelos,

são capazes de adquirir menos

informações na memória do que os

que têm sonhos “neutros”.

O estudo mostra ainda que os

sonhos são utilizados pelo cérebro

como uma forma de treinamento.

Dessa forma, pode-se concluir que,

se o treinamento for pouco realizado,

terá pouca serventia, mas caso seja

excessivo, poderá causar fadiga

ou estresse e imunizar os

principais benefícios.

Page 8: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

• 1 frango refogado com tempero a

gosto e cozido em molho de tomate

• 8 bananas d’água, grandes e

maduras

• Queijo Minas ralado

• Cheiro-verde a gosto

• 3 dentes de alho

• 1 lata de ervilhas

• 3 ovos cozidos

PreparoDoure no azeite a cebola e o alho

socado. Acrescente o arroz e frite

bem. Adicione o caldo de galinha.

Tempere com sal e deixe cozinhar.

Depois de pronto, retire do fogo, junte

uma colher (sopa) de manteiga à

salsa e aos ovos picadinhos. Misture

cuidadosamente e mantenha a

panela em lugar quente. Separe o

frango, desfie em pedaços regulares

e coe o molho. Junte novamente a

carne ao molho, adicione a ervilha e

ferva novamente; acerte o tempero

e retire do fogo. Corte a banana em

fatias grossas e frite na manteiga.

Arrume metade do arroz em um

pirex, espalhe metade do frango

com o molho, polvilhe com bastante

queijo e coloque uma camada de

bananas fritas. Cubra com o restante

do arroz, acrescente o restante do

frango com o molho. Termine com

fatias de banana, polvilhe com queijo

e salpique com manteiga. Leve ao

forno quente por 10 minutos e sirva

em seguida.

Caldo de mandiocaIngredientes• 3 colheres de azeite

• Meio quilo de mandioca descascada,

cozida e espremida

• 50g de toucinho em cubinhos

• Cheiro-verde, sal e pimenta a gosto

• 100g de linguiça de porco

• 5 dentes de alho picadinhos

• Meia cebola picada

AmbrosiaIngredientes• 1 xícara de leite

• 1 pedaço de casca de limão

• Cravo e canela em pau

• 300g de açúcar

• 8 gemas

PreparoFaça uma calda grossa com o açúcar,

a canela, o cravo e a casca de limão

ralada. Desmanche as gemas e junte

à calda, sem mexer. Quando as gemas

começarem a endurecer, mexa,

partindo-as em pedaços. Acrescente

o leite e deixar ferver um pouco. Sirva

em compoteira.

Biscoito de polvilho da roçaIngredientes• 1 colher (sobremesa) de sal

• Meio copo de óleo ou manteiga

• 3 copos de polvilho doce

• 1,5 copo de água

• 3 ovos inteiros

PreparoMeça os copos de polvilho doce e

reserve. Com o mesmo copo, meça a

água e o óleo ou manteiga. Ferva e

escalde o polvilho, acrescente o sal

e misture com uma colher de pau.

Quando ficar morno, junte os ovos e

amasse com as mãos. Com as mãos

untadas, faça os biscoitos em forma

de meia lua. Asse em forno quente.

Os biscoitos ficam enormes e não é

necessário untar a assadeira. Pode-se

acrescentar erva-doce.

Arroz de forno com frango e bananaIngredientes• 6 xícaras de caldo de galinha

• 3 xícaras de arroz

• 2 colheres de azeite

8JORNALVERAN61 • www.veran.com.br

Comida mineira pra brasileiro nenhum botar defeito

COME-SE

A culinária mineira é, historicamen-te, uma das mais ricas do País. Ela tra-duz, de certa forma, o estilo de vida do povo de Minas Gerais. E a característi-ca mais forte é aproveitar o que está à mão, no quintal de casa (frango, porco, feijão, milho, mandioca e verduras).

Tudo isso começa por volta do sécu-lo XVIII, época da corrida pelo ouro. As Minas Gerais eram o berço de mui-tas riquezas e isso fez com que a corte portuguesa tentasse taxar o garimpo. Com o fracasso da medida, Portugal resolveu punir o estado com um rígido

controle de entrada e saída de merca-dorias. Assim, o acesso aos alimentos ficou difícil e a população passou a uti-lizar o que era possível cultivar e criar em casa.

Isso explica a simplicidade de prepa-ro e a capacidade de criar sabores dife-rentes com ingredientes de fácil acesso. Temperada, saborosa e de aroma ini-gualável, a cozinha mineira tem ainda outra tradição muito forte: a fartura. Ê trem bão, sô!

Separamos alguns pratos típicos para você experimentar em casa, que tal?

e limão

au

Page 9: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

PreparoAqueça o azeite, frite o toucinho e

reserve. Frite também a linguiça no

mesmo local e reserve. Aproveite ainda

a mesma gordura e refogue a cebola e o

alho. Acrescente a mandioca espremida

e aproximadamente um litro ou um litro

e meio da água onde ela foi cozida. Deixe

ferver até o caldo engrossar bem. Junte

o toucinho e a linguiça. Coloque o sal, a

pimenta e o cheiro-verde e sirva quente.

A pimenta malagueta, a cebolinha picada

por cima e uma boa cachaça mineira

acompanham muito bem este caldo.

Broinha de fubáIngredientes• 1,5 xícara (chá) de polvilho doce

• 1 xícara (chá) de leite

• Meia xícara (chá) de óleo

• 2 xícaras (chá) de fubá

• 1 colher (sopa) de fermento em pó

• 2 colheres (chá) de erva-doce

• 1 colher (chá) de sal

• Farinha de trigo para polvilhar

• 1 lata de leite condensado

• Manteiga para untar

• 2 ovos

PreparoMisture bem o leite condensado, o

leite, o óleo, o sal e a erva-doce e leve

ao fogo. Quando iniciar fervura, junte

de uma só vez o fubá peneirado com o

polvilho e mexa rapidamente para não

formar grumos. Continue mexendo até

começar a soltar da panela, deixando

no fundo uma crosta. Passe para uma

tigela grande e junte os ovos, um a

um, mexendo bem após cada adição.

Quando a massa já estiver fria, coloque

o fermento, misturando-o bem. Unte

uma xícara de chá com manteiga e

polvilhe com fubá. Coloque porções de

massa e gire algumas vezes, formando

as broinhas. Arrume sobre assadeira

untada e enfarinhada. Asse em forno

alto (220°c), por cerca de 20 minutos.

Frango ao molho pardo com quiabo Ingredientes• O sangue do frango, batido com 1/3

xícara de vinagre para não coagular

• Meia xícara de azeite ou banha

• 1 colher (sopa) de vinagre

• 1 colher (sopa) de azeite

• 50g de toucinho defumado

• 2 tomates sem pele e sem semente

• Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto

• 1 frango de aproximadamente 1kg

• 700g de quiabo

• 2 dentes de alho

• 1 folha de louro

• Meia cebola roxa

• 1 dente de alho

• Meio limão

PreparoLimpe o frango, lave e corte nas juntas.

Tempere com limão, sal, pimenta e

cheiro-verde. Deixe descansando por

uma hora. Pique o toucinho e frite

no azeite. Quando dourar, misture

a cebola e o alho batidos e deixar

dourar. Frite os pedaços de frango.

Acerte o tempero, coloque os tomates

e deixe desmanchar. Junte o louro

e a água para cozinhar o frango

até amaciar. Quando estiver quase

no ponto, misture o sangue com o

vinagre e deixe em fogo brando por

aproximadamente 15 ou 20 minutos,

para apurar o molho. Lave e seque o

quiabo. Retire as extremidades e corte

em rodelas. Aqueça o azeite e refogue

o alho e a cebola. Refogue o quiabo e

tempere com sal e pimenta. Acrescente

o vinagre para retirar a baba. Misture

bem, espere evaporar e cozinhe. Sirva

com arroz e angu. Depois de macio e

sem molho, misture ao frango e sirva.

Canjiquinha com costelinha de porcoIngredientes• 2 colheres (sopa) de óleo

• Sal, corante (colorau) e pimenta a

gosto

• 500g de canjiquinha amarela

• 1kg de costelinha

• Cheiro-verde a gosto

• 4 dentes de alho

• 1 pimentão verde

• 1 litro de água

• 2 tomates

• 2 cebolas

PreparoDeixe a canjiquinha, na véspera,

de molho em água fria. Cozinhe

até amaciar. Corte a costelinha em

pedaços. Leve a costelinha ao fogo com

o óleo até quase fritar. Junte a cebola

e o alho e misture bem. Acrescente os

tomates, o pimentão, o sal, o corante,

a pimenta e a água. Tampe e deixar

cozinhar. Mexa de vez em quando.

Pique o cheiro-verde e misture.

Acerte o tempero, se necessário.

Para acompanhar, uma boa cachaça

mineira é uma ótima opção.

Torresmo à pururucaIngredientes• 6 colheres (sopa) de álcool

• 5kg de toucinho com a pele

• Sal, alho, pimenta-do-reino

PreparoPique o toucinho e tempere com sal, alho, pimenta e álcool. Numa panela, coloque uma concha de óleo e o toucinho. Vá fritando, mexendo de vez em quando, até começar a espumar e pipocar. Desligue o fogo e deixe os torresmos cobertos nesta gordura. Quando for usar alguma parte, escorra bem e coloque para fritar em óleo quente. Ele começará a pururucar, ficando muito levar e crocante. Guarde os torresmos em local fresco, sempre cobertos com gordura e tampados, para acompanhar tutu, feijão-tropeiro ou servir como tira-gosto ao lado de uma boa cachacinha.

Tutu a mineiraIngredientes• 5 colheres (sopa) de farinha de

mandioca

• 2 colheres (sopa) de massa de tomate

• 3 tomates sem peles e sementes

• Meio quilo de lingüiça de porco frita

• 3 dentes de alho amassados

• 3 cebolas picadinhas, fritas

• 400g de feijão preto

• Cheiro-verde picadinho

• 3 cebolas em rodelas

• 5 ovos cozidos

• Sal a gosto

PreparoCozinhe o feijão e tempere com os

ingredientes, misture pedaços de

linguiça e bata no liquidificador. Volte

a mistura à panela, adicione a farinha

de mandioca, mexendo sempre, para

não empolar. Passe para uma travessa

e coloque os ovos cozidos picados e o

cheiro-verde.

Espera maridoIngredientes• 1 lata de leite condensado

• 3 claras em ponto de neve

• 2 latas medidas de leite

• 3 gemas

PreparoLeve ao fogo o leite condensado e o

leite. Deixe ferver. Enquanto isso,

bata as claras em ponto de neve,

junte as gemas, e continue a bater

até ficar um creme bem fofo. Despeje

os ovos no leite fervendo, misture

e deixe cozinhar em fogo baixo,

mexendo de vez em quando para

não grudar no fundo da panela, por

mais ou menos meia hora ou até

engrossar e ficar com a aparência de

leite talhado. Depois de frio, despeje

em compoteira e sirva com queijo

fresco.

9 S A C VERAN 0800 19 36 20

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

a

te

Page 10: Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Conheça os ... · Na última edição do Jornal Veran, entre outras coisas, ... ganismo e a bruxaria por ser um animal de hábitos noturnos

SOLUÇÕES: O tempo não para: doze horas. Jogo dos números: 58304. Animais de estimação: cozinha.

DIVIRTA-SE

O TEMPO NÃO PARANeste relógio, o ponteiro avança somente 5 algarismos para cada 1 hora. Assim, quantas horas inteiras são necessárias para que o ponteiro estacione exatamente no algarismo 12?

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃOMovendo o gato, depois o cão, um de cada vez para o cômodo vizinho pela porta, em que cômodo eles se encontrarão?

10JORNALVERAN61 • www.veran.com.br

SUDOKU

9

9

99

8

88

8

8

7

7

7

7

6

6

6

6

66

5

5

4

4

4

3

3

3

3

22

2

2

1

11

1

1

JOGO DOS NÚMEROSSubstituindo as figuras pelos números correspondentes, faça a multiplicação e depois a soma dos números.Dica: O primeiro número é o ano da Independência do nosso país.

odo vizinho peencontrarão