feliznatal! - exallievi · a liderança dos ex-alunos do dom bosco se reúne em bangkok lipinas,...

56
Edição português - (traduções: Nisaury Ventura) Feliz Natal! E E X X A A LLIEVI LLIEVI Newsflash Newsflash ANO 7-NÚMERO 32 - SANTO NATAL 2018 Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Upload: others

Post on 30-May-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição português - (traduções: Nisaury Ventura)

Feliz Natal!

EE XX AA L L I E V IL L I E V IN e w s f l a s hN e w s f l a s h

ANO 7 - NÚMERO 32 - SANTO NATAL 2018Eventos atuais religiosas e periódica social

da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

MENSAGEM DO REITOR-MOR

Sussurrando Deus

«Que devo fazer?», perguntava Dom Bosco ao bom padre Cafasso.«Anda comigo e vê!», respondia-lhe o amigo e mestre.

Assim, Dom Bosco foi ao encontro dos jovens na prisão. Aquela experiência perturbou-o: «Dizia comigo mesmo: Estes rapazes deveriam en-contrar fora daqui um amigo que se ocupasse deles, que os assistisse, os instruísse, os conduzisse à igreja nos dias festivos…». Levava pe-quenos presentes, boas palavras, procurava fazê-los refletir; prometiam ser melhores. Mas quando voltava a encontrar-se com eles, estavatudo como antes. Uma vez, Dom Bosco desatou a chorar.«Porque chora aquele padre?», perguntou um dos jovens presos.«Porque nos quer bem. Também a minha mãe choraria se me visse aqui dentro».Era assim o coração de Dom Bosco.

Para quem não tinha família, para quem se sentia só no mundo, para quem tinha perdido o afeto de alguém que lhe queria bem, para quemnunca tinha conhecido amor e se tinha sempre sentido rejeitado, encontrarse no afeto paterno de Dom Bosco, materno de mãe Margaridae fraterno da comunidade oratoriana, era reviver ou viver pela primeira vez. Os rapazes não vinham à procura de um padre; vinham à pro-cura do pai, do irmão, do amigo. Uma presença profundamente humana, boa e generosa, da paciência inesgotável, que lhe permitia colocar-se ao serviço do último que chegasse, a qualquer hora do dia ou da noite.

Testemunhou o padre Felice Reviglio: «... permitia-lhes que estivessem sempre ao pé dele, de modo que, mesmo antes de terminar o seu fru-gal almoço ou jantar, os rapazes entravam no seu pequeno refeitório e rodeavam-no. Apesar do incómodo que devíamos causar-lhe, tole-rava com bondade os desabafos do nosso reconhecimento. E eu, talvez porque mais necessitado do seu zelo, pude muitas vezes,reanichando-me debaixo da mesa, colocar a minha cabeça nos seus joelhos».

E o padre Paolo Albera: «Dom Bosco educava amando, atraindo, conquistando e transformando. Envolvia-nos a todos e por inteiro quase numaatmosfera de contentamento e de felicidade, da qual eram excluídas penas, tristezas, melancolias… Tudo nele tinha para nós uma poderosaatração: o seu olhar penetrante e por vezes mais eficaz do que uma prédica; o simples mover da cabeça; o sorriso que lhe aflorava sempre

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 20182

A grande e explosiva mensagem de Natal, destinada a mudar a face da terra e enchê-la de ale-gria, é na aparência insignificante: um recém-nascido colocado numa manjedoura.Também nós, com tantos sinais pequenos e delicados, em tantos lugares pequenos e esque-cidos, diariamente anunciamos Deus.

Na capa: LORENZO LOTTO, Adoração dos pastores, 1530

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018 3

nos lábios, sempre novo e variadíssimo e, no entanto, sempre calmo; a flexão da boca, como quando se quer falar sem pronunciar as pala-vras; as palavras mesmas cadenciadas de uma forma em vez de outra; o porte da pessoa e o seu andar ligeiro e ágil: tudo isto exercia in-fluência nos nossos corações juvenis como se fosse um íman a que não era possível furtar-se; e, mesmo que pudéssemos, não o faríamospor todo o ouro do mundo, de tal forma nos sentíamos felizes com este seu singularíssimo ascendente sobre nós, que nele era a coisa maisnatural, sem intenção nem esforço algum».

O livro da pedagogia de Dom Bosco é a sua vida.Os educadores não se tornam “vigilantes”: são pais, irmãos e amigos que ensinam a pensar, refletir, avaliar. A chave de tudo é a presençano meio dos jovens. Na mente de Dom Bosco a educação transmite-se através do contacto pessoal, quase num intercâmbio de energia. En-quanto pôde, Dom Bosco deixava tudo para estar presente no pátio com os seus rapazes. Para ele era simplesmente o modo de viver a Eu-caristia: «Até ao meu último suspiro, tudo será para vós».

No Sínodo em que participei, a voz dos jovens despertou-nos. Com cortesia pediram-nos que tivéssemos mais coragem para testemunharcom a vida aquilo que proclamamos e aquilo em que verdadeiramente acreditamos. Há necessidade de adultos testemunhas e não só doshomens da Igreja, porque no mundo há uma grande falta de paternidade e de maternidade. Devemos continuar a dar respostas, não só nasparóquias, nas escolas, nos oratórios, nos centros juvnenis, nas casas de acolhimento para rapazes da rua… A visão é mais ampla: nestesespaços, que me são familiares como salesiano, pode realizar-se uma verdadeira e autêntica, madura e sã, maternidade e paternidade. Porvezes um educador é amigo, ou deve ser um irmão para os rapazes, mas ser um verdadeiro pai ou mãe para os rapazes é um dos grandesdons que se deve continuar a oferecer. É transmitir a sabedoria da vida.

Na festa de Natal, celebramos a maravilhosa revelação da natureza do Pai, com o Qual Jesus é um só. Jesus é Deus e mostra que a sua pes-soa é como um menino. Nunca na história sucedeu algo assim. Deus com o rosto de um menino. No centro da nossa fé não há uma ideia, masverdadeira ternura para com os pequenos, os simples, os espezinhados.Os nossos jovens deveriam ouvir-nos dizer que lhes queremos bem, e que queremos fazer um percurso de vida e de fé juntamente com eles.Devem ouvir que não queremos nem dirigir as suas vidas, nem impor como deveriam viver, mas que queremos partilhar com eles o melhorque temos: Jesus Cristo, o Senhor. Devem ouvir que estamos aqui para eles e, se no-lo permitirem, para compartilhar a sua felicidade e assuas esperanças, as suas alegrias, as suas dores e as suas lágrimas, a sua confusão ou a sua busca de sentido, a sua vocação, o seu pre-sente e o seu futuro.

Como se demonstra a existência de Deus?Um menino perguntou à mãe: «Acreditas que Deus existe?».«Sim».«Como é?».A mulher apertou o filho a si, abraçou-o com força e disse: «Deus é assim».«Compreendi», disse o menino.

Os jovens devem sentir que estamos a sussurrar-lhes Deus. Talvez não consigamos uma ortodoxia e uma ortopráxis extraordinárias, massentirão, através da nossa pequena intermediação, que Jesus os ama e os acolhe sempre.Então, como Dom Bosco naquelas últimas Missas na Basílica do Sacro Cuore, compreenderemos que terá valido a pena.

Don Ángel Fernández ArtimeReitor-Mor

4 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

O DELEGADO MUNDIAL

Meus queridos amigos Ex-alunos e ex-alunasSaudações de Roma!

Estamos no mês de dezembro quando celebramos o Natal. É a celebração de Deus indo para as periferias - o Deus todo poderoso escolhendolançar sua tenda entre os humildes deste mundo. Jesus nasceu em um estábulo em Belém, uma periferia geográfica. Ele cresceu em outraperiferia geográfica, Nazaré. Ele viveu na periferia por 30 anos e durante seu ministério público, seu foco estava nas periferias existenciaisda sociedade - os pobres, os fracos, os oprimidos, os abandonados e os marginalizados. Por isso, achei oportuno compartilhar com vocêsalgumas reflexões sobre a presença "salesiana" como ex-alunos de Dom Bosco, como presença na periferia.

A criança que celebramos como Emanuel, Deus convosco, nasceu e escolheu viver uma vida de pobreza. Deus escolheu ser encarnado narealidade de uma família pobre porque a mensagem do Reino de Deus foi dirigida para os que estão na periferia. Para entender a mensa-gem do Natal, portanto, é preciso ir para as periferias, é preciso tornar-se pobre de espírito. O arcebispo Oscar Romero de El Salvador, agorasanto para todos, disse certa vez: «Ninguém pode celebrar um Natal genuíno sem ser verdadeiramente pobre. Os auto-suficientes, os or-gulhosos, aqueles que, porque têm tudo, desprezam os outros, os que não têm necessidade de Deus, para eles não haverá Natal. Somenteos pobres, os famintos, aqueles que precisam de alguém para vir em seu nome, terão esse alguém. Esse alguém é Deus. Emmanuel Deus co-nosco».

Papa Francisco e o chamado à periferiaPara o Papa Francisco, a Igreja é chamada a sair de si mesma e ir aos confins da terra, às periferias de nossos tempos, geográficas e exi-stenciais, que necessitam da luz do Evangelho.

Antes de ser eleito Papa, o cardeal Bergoglio forneceu uma visão de sua agenda para a Igreja. «Precisamos sair de nós mesmos e ir em di-reção à periferia», disse ele aos cardeais. Em sua primeira Exortação Apostólica, Evangelii Gaudium, ele desenvolve ainda mais este pen-samento e diz: «Eu prefiro uma Igreja que está machucada, magoada e suja porque está nas ruas, ao invés de uma Igreja que não é saudávelde ser confinada e apego à sua própria segurança» (EG 49).

O que o Papa Francisco entende por “periferia” pode ser visto em alguns de seus gestos simbólicos. Exemplos de seu alcance às periferiassão numerosos - por exemplo, seu gesto de lavar os pés de vários jovens infratores, incluindo uma mulher muçulmana, na Quinta-feiraSanta de 2013. Em julho do mesmo ano, sua viagem à ilha mediterrânea de Lampedusa, onde Centenas de refugiados se afogaram e durantea homilia ele lamentou o que chamou de “anestesia do coração”: «Somos uma sociedade que se esqueceu de como chorar”, disse ele, “comoexperimentar a compaixão - a globalização da indiferença. nos tirou a capacidade de chorar!».

Outro exemplo seria a visita pastoral do Papa Francisco à Basílica do Sagrado Coração (Sacro Cuore) aqui na Casa Geral em Roma, no con-texto do Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados em janeiro de 2014. Nossa Basílica, construída por nosso Pai e o fundador Dom Bosco e lo-calizado no coração de Roma, opera um programa de extensão para os desabrigados da cidade e oferece um centro de acolhimento ehospitalidade para mais de 400 jovens refugiados e requerentes de asilo de vários países da África e do Oriente Médio. Esta paróquia servecomo uma das “periferias existenciais” que o Papa Francisco pediu aos cristãos em todos os estados de vida para colocarem no centro do

5EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

seu trabalho e testemunharem em nome do Evangelho.

A definição do dicionário de periferia é “a borda externa de uma área ou área que circunda um lugar ou coisa”. O Papa Francisco está sereferindo àquelas áreas que contêm pessoas que são marginalizadas socialmente, pessoas nas “margens” de aceitabilidade social. Ele nosadverte a sair de nossas zonas de conforto e abrir nossos corações para os outros, especialmente aqueles que foram rejeitados pela so-ciedade.

A periferia não está confinada à geografia ou status social, econômico ou legal ou aos nossos pontos de vista religiosos ou políticos. Qual-quer um que seja diferente de nós está fora da nossa zona de conforto. Sair de nós mesmos e ir para a periferia pode significar qualqueresforço para alcançá-los com compaixão e compreensão, compartilhar com eles as boas novas de que todos são amados por Deus.

O carisma salesiano e o chamado à periferiaDom Bosco pode justamente ser chamado de “santo da periferia”. Ele nasceu em uma família que estava na periferia - pobre e em umapequena aldeia. O sonho, aos nove anos de idade, já indicava seu futuro campo de trabalho - a periferia ocupada pelos pobres e os abando-nados. Logo depois de sua ordenação sacerdotal, quando ele saiu para as ruas, seus olhos estavam nas periferias da cidade, onde hordasconglomeradas de jovens desabrigados, desempregados e sem objetivos.O Sistema Preventivo de Dom Bosco, com sua clara ênfase na presença do educador em meio aos jovens, é criado para os que estão nasperiferias. O Sistema Preventivo que todos experimentamos na instituição salesiana durante nossos estudos requer nossa atenção diáriaaos jovens, especialmente aqueles que estão nas periferias existenciais de nossos tempos.

Atenção aos jovens mais pobres significa ter o coração de um pai disposto a acompanhar os jovens, a viver no meio deles, a estar com elese para eles, seguindo o exemplo de Dom Bosco. O carisma salesiano que nós, ex-alunos, esperamos viver, significa uma verdadeira partilhade suas vidas e interesses, amando o que amam. É uma presença ativa, repleta de iniciativas e planos para desenvolver as potencialidadesde cada jovem pobre. É também uma presença animadora que desperta neles sua criatividade, dando-lhes a responsabilidade por seu pró-prio crescimento e desenvolvimento, acompanhando-os no processo. Presença salesiana significa fazer “as alegrias e esperanças, as afli-ções e ansiedades dos jovens do nosso tempo, especialmente daqueles que são pobres e aflitos, são as alegrias e esperanças, as afliçõese ansiedades dos Ex-Alunos, bem como . Nada que afete os jovens e os pobres não consegue encontrar eco em seus corações.

Que a nossa reflexão sobre o mistério do Natal, sob a perspectiva dos que estão na periferia, ajude todos nós, ex-alunos, a tornar-nos umpouco mais parecidos com os Emanuel para os pobres e os jovens de hoje! Lembremo-nos de que o coração natalino é um coração gene-roso, um coração aberto que pensa nos outros primeiro. O nascimento do menino Jesus é o acontecimento mais significativo de toda a hi-stória, porque significou derramar em um mundo doente a medicina curadora do amor que transformou todo tipo de coração por quase doismil anos...Desejo a todos vocês e as suas famílias um Natal abençoado. Que a alegria do Natal viva em seus corações todos os dias do Ano Novo de2019!

Pe. Jayapalan SdbDelegado Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco - Roma

Afrikaans: Gesëende Kersfees!Africano/Eritrean: Rehus-Beal-Ledeats!

Albanese: Gezur Krislinjden!Arabo: Idah Saidan Wa Sanah Jadidah!

Argentino: Feliz Navidad!Armeno: Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand!

Bahasa Malaysia: Selamat Hari Natal!Basco: Zoroniak eta Urte Berri On!Bengalese: Shuvo Naba Barsha!

Boemo: Vesele Vanocce!Bretone: Nedeleg laouen na bloavezh mat!

Bulgaro: Tchestita Koleda!Catalano: Bon Nadal i un Bon Any Nou!

Cileno: Feliz Navidad!Cinese (Mandarino): Kung His Hsin Nien bing Chu Shen Tan!

Cinese (Cantonese): Gun Tso Sun Tan’Gung Haw Sun!Colombiano: Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo!

Coreano: Sung Tan Chuk Ha!

Cornovaglia: Nadelik looan na looan blethen noweth!Croato: Sretan Bozic!

Ceco: Prejeme Vam Vesele Vanoce a stastny Novy Rok!Danese: Glaedelig Jul!

Ebraico: Mo’adim Lesimkha, Chena tova!Eschimese: Jutdlime pivdluarit ukiortame pivdluaritlo!

Esperanto: Gajan Kristnaskon!Estone: Ruumsaid juuluphi!Filippino: Maligayan Pasko!Finlandese: Hyvaa joulua!

Fiammingo: Zalig Kersfeest en Gelukkig nieuw jaar!Francese: Joyeux Noel!

Gaelico: Nollaig chridheil agus Bliadhna mhath ùr!Gallese: Nadolig Llawen!

Giapponese: Shinnen omedeto, Kurisumasu Omedeto!Greco: Kala Christouyenna!

Hawaiano: Mdele Kalikimaka!Hindi: Shub Naya Baras!

Indonesiano: Selamat Hari Natal!Inglese: Merry Christmas!

Iracheno: Idah Saidan Wa Sanah Jadidah!Irlandese: Nollaig Shona Dhuit,or Nodlaig mhaith chugnat!Islandese: Gledileg Jol!

Italiano: Buone Feste Natalizie!Latino: Natale hilare et Annum Faustum!

Macedone: Sreken Bozhik!Maltese: Il Milied it Tajjeb!Maori: Meri Kirihimete!

Micronesia: Neekiiriisimas annim oo iyer seefe feyiyeech!Norvegese: God Jul, or Gledelig Jul!

Olandese: Vrolijk Kerstfeest en een GelukkigPapua Nuova Guinea: Bikpela hamamas blong dispela

Krismas na Nupela yia i go long yu!Peruviano: Feliz Navidad y un Venturoso Año Nuevo!

Polacco: Wesolych Swiat Bozego Narodzenia or Boze Narodzenie!Portoghese: Feliz Natal!

Rapa-Nui (Isola di Pasqua): Mata-Ki-Te-Rangi, Te-Pito-O-Te-Henua!Rumeno: Sarbatori Fericite

Russo: Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom!Samoa: La Maunia Le Kilisimasi Ma Le Tausaga Fou!Serbo-Croato: Sretam Bozic, Vesela Nova Godina!

Serbo: Hristos se rodi!Slovacco: Vesele, a stastlivy Novy Rok!

Sloveno: Vesele Bozicne, Screcno Novo Leto!Spagnolo: Feliz Navidad!

Svedese: God Jul and (Och) Ett Gott Nytt Ar!Tailandese: Sawadee Pee Mai!

Tedesco: Froehliche Weihnachten!Turco: Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun!

Ucraino: Srozhdestvom Kristovym!Ungherese: Kellemes Karacsonyi unnepeket!

Vietnamita: Chung Mung Giang Sinh!Jugoslavo: Cestitamo Bozic!

FFFF eeee llll iiii zzzz NNNNaaaa tttt aaaa llll !!!!

6 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

7EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

EDITORIAL

Queridos Amigos e Amigas

A amizade tem sido celebrada desde os tempos antigos como um suporte fundamental para a nossa existência. Basta dizer que Aristóteles,há mais de dois mil anos, declarou: «Sem amigos, ninguém escolheria viver». Toda pessoa que você conhece na vida é uma folha que enri-quece sua árvore. Muitos se perdem com o vento; outros nunca sairão.Lembro-me de quando, depois de tantos anos dedicados à profissão jornalística, me juntei oficialmente aos ex-alunos de Dom Bosco: um am-biente que me trouxe de volta aos anos verdes, fazendo-me encontrar amigos e conhecidos perdidos de vista. Eu imediatamente saboreeium compromisso comum para criar uma atmosfera familiar, onde a experiência do idoso se torna suporte para as novas gerações.

De fato, como ex-alunos, devemos nos esforçar para assegurar que a beleza de nossos anos de juventude possa ser revivida pelos jovensde hoje.

Nesse contexto, nossa revista, Ex Alunos Newsflash, quer representar uma galeria de histórias, rostos, notícias, contos; onde os valorespercorrem cada página. Não quer ser apenas um instrumento de comunicação, mas também de formação: de uma maneira lenta e irrefreávelno tempo, como o desenvolvimento de uma semente que se torna uma árvore, o bom trigo crescendo no campo, o fermento fermentando amassa.

Há uma propaganda que convida: «Seja egoísta, faça o bem». Mais apropriado na perspectiva do Natal; também porque, qual é o propósitode celebrar uma festa se ninguém sabe o que é celebrado? Seria muito triste que o Natal caísse por nós na loja do absurdo.

O Natal continua sendo um feriado cristão que se tornou uma referência certa para aqueles cristãos que não são. A mensagem de Natal éaquela "semente" que nunca apodrece, sempre pronta para renascer, crescer de novo, recriar ... Basta que você não encontre coraçõespetrificados, endurecidos e indiferentes.Lembremo-nos. Filhos da Igreja, nós, educados na escola sempre viva e sempre atual de Dom Bosco.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo 2019 para todos!

Pierluigi Lazzarini

Uma semente que se torna uma árvore

8 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

A santidade e as redes sociais, assimcomo a santidade e o mundo dos jovens,não estão em contraste, ao contrário: asantidade deve ser compartilhada comouma hashtag:

#asantidadetambémparavocê

Criado por "IME Comunicazione", a equipede comunicação da Inspetoria Itália-Sul,sob os cuidados do Dicastério para as Co-municações Sociais.

A imagem traz uma selfie na qual apare-cem o Reitor-Mor, uma Filha de Maria Au-xiliadora e outros jovens e jovens adultos,como os que encontramos no oratório.

Sobre a foto, o tema da Estreia deste ano,com algumas peculiaridades: o lema, co-locado sob a chamada evangélica "Paraque a minha alegria esteja em vós" (Jo15,11) aparece como uma hashtag, lingua-gem típica do Instagram, e está circun-dado por uma aureola.

"A santidade é algo próximo, real, con-creto, possível ... Não é um 'a mais' facul-tativo e um objetivo apenas para alguns. Éa vida plena, segundo o projeto e o domde Deus", escreve o Reitor-Mor, padreÁngel Fernández Artime, na apresentaçãoda Estreia 2019.

No aguardo do vídeo e comentário com-pletos, que serão disponibilizados, comode costume, próximo à véspera de AnoNovo, a partir de hoje encontra-se dispo-nível o pôster da Estreia, que lembra elança graficamente um apelo à santidadepara todos.

Após quatro anos de cartazes da Estreiaque traziam ilustrações criadas por ta-lentosos designers, a solução gráfica paraesta edição traz uma imagem centralmais realista: uma fotografia.

Não uma foto profissional, mas algo maiscomum e próximo da realidade cotidianados adolescentes e jovens que, no mundotodo, mesmo pertencendo a culturas etradições muito diferentes, têm o hábitode imortalizar e compartilhar situaçõescotidianas por meio de seus smartphones.Esta é também a representação de umaexpressão de concretude e viabilidade"para todos".

"Para que a minha alegria esteja em vós" (Jo 15,11)

A santidade é também para você

EESTRÉIASTRÉIA 20192019

9EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

PPRESIDÊNCIARESIDÊNCIA MMUNDIALUNDIAL

ColômbiaColômbia

Encontro da Presidência Mundialdos Ex-Alunos Salesianos

rios ex-alunos trabalham na assistênciasocial.

O presidente mundial dos ex-alunos, Mi-chal Hort, disse:

«Esta foi uma reunião cheia de riqueza,de comunhão, com partilha de expe-riências de vida e de trabalho dos ex-Alunos na missão salesiana no mundo».

e resultados, os membros da Presidên-cia Mundial tiveram a oportunidade deconhecer as iniciativas da Inspetoria COMe de sua Federação de ex-Alunos, lideradapelo padre Mario Restrepo Botero.

Eles puderam visitar a grande obra socialsalesiana "Ciudad Don Bosco", dirigidapelo P. Rafael Bejarano, que cuida decrianças e jovens vulneráveis e onde vá-

Medellín, Colômbia - novembro 2018

Entre os dias 8 e 12 de novembro, a In-spetoria salesiana da Colômbia-Medellín(COM) recebeu 13 membros da Presi-dência Mundial dos ex-alunos e o Dele-gado Mundial padre Raphael Jayapalan.

Como parte da reunião anual de avaliaçãoda gestão e relatório sobre as atividades

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 201810

LLEADERSEADERS

TailândiaTailândia

A liderança dos Ex-alunos do Dom Boscose reúne em Bangkok

lipinas, Laos, Camboja, Laos, Macau e HongKong) é enquadrado no plano estratégicocom ações concretas envolvendo proje-tos JEX e animação, Escola de Liderança(Presidentes, Conselhos e Delegados) Vo-luntariado e intercâmbio JEX, etc.

Nossa esperança é que o trabalho minu-cioso e focado da liderança da Confede-ração Mundial afete todos os 23 países daEAO, onde milhares de jovens recebemuma Educação em Dom Bosco e muitosoutros SDB poderão acompanhar nossaAssociação de Ex-Alunos!

Por Sr. Alberto PiedadeConselheiro Mundial JEX para a Ásia-Oceania

(organizador local, Sr. Wichai Srisura, Se-cretário da Federação Tailandesa) com oapoio logístico dos ex-alunos Thai e SDB,todos os participantes da Índia, Japão,China, Vietnã, Mianmar, Tailândia, Cam-boja, Paquistão, Filipinas e Timor Lestesentiram-se em casa.

Como tem sido o caso com todos os ou-tros encontros de liderança e seminários,o plano estratégico de 6 anos para toda aConfederação Mundial (2015-2021) é oprincipal ponto de referência.

Também o recém-entregue Relatório 2018sobre a situação JEX Ásia-Oceania, após avisita de animação em 7 países (Japão, Fi-

Bangkok, Tailândia, novembro de 2018

Durante quatro dias, de 22 a 25 de no-vembro, 30 ou mais Presidentes e Dele-gados de várias Federações de Ex-alunosde Dom Bosco se reuniram em Bangkok,Tailândia, com o Presidente Mundial MichalHort, Vice-Presidente (Ásia) Rajesh Gupta,Conselheiro Mundial JEX para a Ásia-Oceania Alberto Piedade e Delegado Mun-dial Raphael Jayapalan, SDB.

Esta é a primeira reunião após o 11º Con-gresso de Ex-Alunos de Dom Bosco da Re-gião de Ásia – Oceania em Timor-Leste(outubro de 2016).Graças à famosa hospitalidade tailandesa

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018 11

LLEADERSEADERS

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 201812

LLEADERSEADERS

TailândiaTailândia

"Vamos acordar o gigante adormecido!"

nia. Sem ele não teríamos uma participa-ção tão grande! Obrigado padre Vaclav!».

Que tipo de crescimento você observadurante essa formação de liderançaregional?

«Sim, há um enorme salto em frente. OsPresidentes e Delegados estão genuina-mente interessados e têm uma firme di-sposição para aprender coisas novas.

Existe um enorme potencial. Eu sinto queeles realmente acreditam em ex-alunos eliderança de leigos!».

John Bosco Theparat e do SecretárioGeral da Federação da Tailândia, FrancisWichai Srisura, significa que eles valori-zam muito a Confederação Mundial dosEx-Alunos. A atmosfera era muito amigá-vel.

É importante mencionar quatro pessoasque são fundamentais para a liderança naregião Ásia-Oceania: o P. Raphael Jaya-palan, o Delegado Mundial, o Sr. RajeshGupta e o Sr. Alberto Piedade, os consel-heiros regionais. Mas agradecimentosespeciais ao P. Vaclav Klement - Consel-heiro Geral da região Leste da Ásia-Ocea-

Bangkok, Tailândia, novembro de 2018

Por ocasião do seminário de quatro diase do encontro formativo de liderança daRegião Ásia-Oceania dos ex-alunos deDom Bosco em Bangkok (22-25 de no-vembro), o Presidente da ConfederaçãoMundial, Michal Hort, respondeu de bomgrado a seguinte entrevista:

Como você se sente em Bangkok, naTailândia? Como é a hospitalidade?

«A hospitalidade tailandesa é incrível. Oacolhimento pessoal do Padre Provincial,

Entrevista com o Sr. Michal Hort,Presidente da Confederação Mundial dos Ex-alunos de Don Bosco

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018 13

alunos (JEX) na Ásia-Oceania é admirável.E ele também é uma pessoa muito ma-dura, dinâmica e boa.

Ele contribui para a nossa grande equipena presidência mundial. Estou feliz por tê-lo comigo!».

Mensagem aos Salesianos da regiãoEAO?

«Veja o enorme potencial dos ex-alunosda sua região! Os ex-alunos precisam deorientação e formação contínua. Porfavor, cuide deles!».

E qual é o seu sonho para a Associa-ção de Ex-alunos de Dom Bosco?

«Eu sonho com a participação ativa dosex-alunos na transformação social dospaíses da região, usando seus talentos ehabilidades profissionais.Os ex-alunos da Ásia e Oceania são os gi-gantes adormecidos. Vamos acordá-lo!».

Quais são os novos desenvolvimentosou desafios?

«Criamos projetos de geminação. Isso si-gnifica que países experientes na região(Ásia-Oceania) estarão ajudando os"recém-chegados".

Quase todos os países iniciaram seu planoestratégico nacional. Isso é muito impor-tante. Esclarecemos sobre projetos ino-vadores da Confederação Mundial:“boscobase.com” e “plataforma DonBo-scoMarket-business” e “Grupo de profis-sionais”. Nós sentimos enormeinteresse!».

Como você avalia a contribuição donovo Conselheiro JEX da Ásia-Oceania,o Sr. Alberto?

«Alberto Piedade está desenvolvendo ummaravilhoso estilo e método de animação!Seu envolvimento nos processos paraestabelecer novos grupos de jovens ex-

LLEADERSEADERS

HungriaHungria

Encontro de ex-alunos de Dom Bosco:"Como ouvir os jovens hoje"

14 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

gico da Confederação Mundial e outrosprocessos de coordenação em nível eu-ropeu como um amplo projeto de com-partilhamento de dados; a reativação daEscola de Executivos para jovens ex-alu-nos; a celebração do 150º aniversário daprimeira reunião dos Ex-alunos, previstapara 2020; como aumentar a cooperaçãoentre as federações nacionais...

Para promover a inovação, o encontrocontou com a presença de uma coachprofissional, Marian Kolnik, da Eslováquia,que desenvolveu um seminário sobre li-derança e motivação, focando na neces-sidade de uma mudança no modelo derelacionamento entre as pessoas paraaumentar a eficácia dos projetos.

a apresentação das boas práticas deacompanhamento.

Bryan Magro, presidente da Federação deMalta eo Tesoureiro Mundial dos Ex-Alu-nos de Dom Bosco, apresentou o "ProjetoMarvelli", que desenvolve programaspara jovens em dificuldade e um "Projetoeuropeu" de formação para tutores vo-luntários. Além disso, o Presidente da Fe-deração Espanhola, Fernando Núñez,apresentou seu trabalho com os projetosde inserção sócio-profissional da "Fun-dación Juan Bosco Siglo XXI".

Também foi fortemente encorajado o tra-balho para grupos sobre vários temas deinteresse da associação: o Plano Estraté-

EENCONTRONCONTRO EEUROPEUUROPEU

(ANS – Péliföldszentkereszt)

Realizou-se, de 4 a 7 de outubro, na Hun-gria, na casa salesiana de Péliföldszen-tkereszt, o Encontro Europeu anual dosPresidentes e Delegados salesianosdos ex-Alunos de Dom Bosco.

O evento representa uma das primeirasatividades dos Ex-Alunos de Dom Boscona Hungria e foi realizado justamente paraapoiar o início da associação no país. Asatividades foram orientadas pelo o Presi-dente Mundial, Michal Hort, com o apoioda equipe do Conselho Confederal.

Estavam presentes também o Delegado doReitor-Mor para a Família Salesiana, Pe.Eusebio Muñoz e representantes das pro-víncias da Ucrânia e do Oriente Médio.

O encontro, que reuniu um total de 26 re-presentantes de 11 nações, teve comotema principal "ouvir os jovens de hoje",com propostas de medidas para acom-panhá-los em seu desenvolvimento pes-soal, especialmente em relação àquelecom maiores dificuldades.

Por esta razão, o Delegado Mundial, Pe.Raphael Jayapalan, mencionou a Estréiado Reitor-Mor sobre "acompanhamentodos jovens" a partir de uma realidadelaica. Mais tarde, para traduzir essas ide-ias em projetos reais, houve tempo para

15EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

CCONSELHOONSELHO CCONFEDERALONFEDERAL

ItáliaItália

Reunião do Conselho Confederaldos ex-alunos de Dom Bosco

Roma, Itália - dezembro 2018

Entre os dias 14 e 16 de dezembro reuniuse, em Roma, a Confereração Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, sob aliderança do presidente Michal Hort. O evento teve como objetivo acompanhar os resultados do encontro presidencialrealizado em Medellín e atualizar o Reitor-Mor e seu Conselho, sobre os últimos acontecimentos da Confederação Mun-dial.

A notícia mais importante trata de algumas mudanças nos cargos da Confederação: Eduardo Pessoa, do Brasil, é o novovice-presidente, sucedendo Rajesh Gupta, da Índia. Fresia Méndez, originária da Costa Rica, é a nova vice-presidente GEX,em sucessão a Ángel Gudiña, da Espanha, que se torna o novo Secretário-Geral.

A Confederação Mundial atualmente está empenhada no desenvolvimento de novos projetos inovadores que envolvem obanco de dados global "Boscobase" e uma ONG para atuar no desenvolvimento de projetos para os jovens em dificul-dade, além do início dos preparativos para o 150º aniversário da primeira reunião dos Ex-Alunos, que será realizada emjunho de 2020. O Comitê executivo também aproveitou a oportunidade para interagir com os Inspetores salesianos pre-sentes no curso de formação, especialmente com o padre Alejandro León, Inspetor do Oriente Médio, com o qual Con-federação está preparando uma atividade para o próximo verão, destinada aos jovens refugiados que vivem na Europa.

16 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

O Reitor-Mor recebe a presidênciada Federação Italiana

dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco

ItáliaItália

Roma, Itália - dezembro 2018

A Presidência da Federação Italiana dos Ex-Alunos de Dom Bosco foi recebida pelo Reitor-Mor dos Salesianos, padre ÁngelFernández Artime, para as tradicionais felicitações natalinas.

Na sede salesiana do "Sagrado Coração", o Reitor-Mor convidou os Ex-Alunos e Ex-Alunas da Itália a valorizar a educa-ção recebida, para testemunhá-la nos lugares onde o trabalho cotidiano é realizado. «Sonhar e pensar», acima detudo.

Na reunião, além do Delegado Nacional, padre Gianni Russo, também esteve presente o Delegado Confederal, padre Ra-phael Jayapalan. Os Ex-Alunos foram liderados pelo Presidente Nacional, Giovanni Costanza.

RREGIÕESEGIÕES

17EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

JapãoJapão

Tóquio, Japão, novembro de 2018

Na noite de 10 de novembro, jovens salesianos doJapão reuniram-se no Seminário Salesiano de Chofue na Igreja de Chofu para ver o P. Ángel FernándezArtime, SDB, o Reitor-Mor que está visitando oJapão. Esta “reunião especial do Movimento JuvenilSalesiano (MJS): o Encontro do Reitor-Mor e dos Jo-vens” foi planejado e preparado durante o ano pas-sado principalmente pelas secretarias do jovem MJSJapão, Pe. Shinjiro Urata, SDB e Pe. Shin Mishima,SDB.

Nesta reunião, uma menina se referiu ao aspecto desua Escola Salesiana da seguinte maneira. «Os pro-fessores são muito amigáveis».

E um menino de uma Paróquia Salesiana falou de suaalegria: «Por estar aqui hoje, posso sentir a atmo-sfera Salesiana com todos vocês».

Chihiro Okawa, ExDB

Que alegria para o Reitor-Moracompanhar os jovens!

RREGIÕESEGIÕES

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 201818

TailândiaTailândia

O "sonho salesiano"do bispo

de Chiang Mai

Por fim, cerca de 70% dos católicos dadiocese encontram-se na província deMae Hong Son, uma área montanhosaperto da fronteira com Mianmar, aindanão existe nenhuma escola católica eonde, pela configuração da presença deinstituições religiosas no país, não seráfácil encontrar uma congregação reli-giosa que se estabelecerá por lá.

O Reitor Mor, como Dom Bosco, convidaconstantemente os salesianos a sonhar ea sonhar grande e os jovens pobres dadiocese de Chiang Mai talvez estejam son-hando com a chegada dos salesianos paraa sua educação.Fonte: AustraLasia

Mai foi subdividida para originar uma novadiocese, Chiang Rai. Todavia, Chiang Maiainda é a terceira diocese católicas dopaís por número de fiéis, com cerca de50.000 católicos e 15.000 catecúmenos.Em um contexto em que não há nemmesmo um diácono permanente, os pou-cos sacerdotes e religiosos presentes sópodem contar com o apoio pastoral decerca de 220 catequistas, empenhadosem atender as aldeias e escolas públicaspara acompanhar o povo de Deus. No en-tanto, para muitos jovens, a única possi-bilidade de receber um mínimo deeducação religiosa é a oferecida pelosacampamentos de verão, que duram umasemana por ano.

Dom Francis Xavier Vira Arpondara-tana, bispo diocesano de Chiang Mai e ex-aluno Universidade Salesiana, é um bomamigo da Família Salesiana. Em uma en-trevista recente, concedida ao Consel-heiro para a Região da Ásia OrientalOceania, padre Václav Klement, ele ex-pressou seu "sonho" de um maior com-promisso salesiano em sua diocese.

Os salesianos já estão presentes emChiang Mai, no norte da Tailândia, desde2004. Primeiro com o centro catequéticoem Mae Rim e a paróquia "São José Ope-rário", em seguida com a abertura docentro agrícola Doi Siew e a casa para jo-vens tribais em Doi Saket (2008) e final-mente com um pré-aspirantado (2009).

A comunidade religiosa foi canonicamenteerigida há apenas cinco anos e a totali-dade das presenças constitui, sem dúvida,uma parcela pequena, mas muito signifi-cativa. De fato, em toda a diocese, não háoutra instituição capaz de acompanharcrianças, adolescentes e jovens; e entreos aspirantes salesianos que formamBanpong, na área central do país, pelomenos, 50% vem da área de Chiang Mai.

Em abril deste ano, a diocese de Chiang

RREGIÕESEGIÕES

EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018 19

(ANS – Seul)

Ele oficiou batismos, acolheu promessasde dezenas de Salesianos Cooperadores,encorajou jovens e religiosos a viveremplenamente suas vocações: o Reitor-Mor,P. Ángel Fernández Artime, esteve ba-stante ocupado em seus últimos dias devisita à Coreia do Sul.

Na sexta-feira, 16 de novembro, o X Su-cessor de Dom Bosco visitou Gwangju, olugar onde desembarcaram os primeirossalesianos e que hoje abriga o único colé-gio secundário e superior da Congrega-ção no país.

Lá, a pedido de um estudante, padre Á. F.Artime enviou uma mensagem de encora-jamento aos alunos: «Eu sei que vocêstêm que enfrentar o desafiador sistemade exames coreano...

Mas... jovens, eu espero que vocês sejamrealmente felizes. Vocês devem ser feli-zes.

Não esqueçam de que vocês são precio-sos e inestimáveis, porque são vocêsquem tornam esta nação bela».

"Espero sinceramente queo próximo Reitor-Mor

possa visitar a Coreia do Norte"

Coréia do SulCoréia do Sul

RREGIÕESEGIÕES

20 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Pe. Jerónimoda Rocha Monteiro

ValoresEm sua vida há palavras que não fazemparte de seu dicionário: desista, ceda àtentação do óbvio e fácil. Só importaamor, trabalho, pessoas, dedicação, Deus.Odiava o mundo da superficialidade, da fu-tilidade, da incompetência, da ausência devalores, daqueles que criticam e nãofazem nada. Ele sentia os problemas dosoutros como seus. Além de Deus, família eamigos, o que ele mais valorizou nas pes-soas é a verdade e a honestidade. Eletinha uma grande sensibilidade estético-artística; maravilhou-se com a música, aimensidão do mar, as flores, o universo,com a generosidade do povo.

Às vezes ele dava uma palavra menos doque justa aos seus amigos, mas então elereconhecia seu erro e pedia desculpas.São esses gestos de simplicidade e gran-deza de coração que educam e formam.Para muitos, Padre Rocha era, sobretudo,um homem de Deus, verdadeiro filho deDom Bosco, que soube fazer da missãodos jovens a razão de sua vida, com umaatitude sempre institucional à disposiçãoda missão salesiana. Foi, em outras pala-vras, um Salesiano para a juventude dehoje!

À noite, antes de se retirar para o seuquarto, o P. Jerónimo reuniu-se em ora-ção diante do Santíssimo Sacramento,agradecendo-lhe pelo dia que terminou epedindo a bênção para o dia seguinte, comesses gestos revelando sua densa espiri-tualidade. Aqui ele encontrou a energiapara animar a Comunidade da Vida comtanta vitalidade, às vezes em situaçõesadversas e mal-entendidos. Estes foramtempos muito densos, muito ricos em in-timidade com Deus.

Trabalhador incansávelPadre Jerónimo foi um trabalhador in-cansável. Há sempre muito trabalho afazer. A verdade é que, além disso, nãopode dizer não a ninguém: anima os reti-ros, confessa, prepara as vigílias de Fá-tima, participa ativamente na visita dasrelíquias de Dom Bosco a Portugal, per-corre o mundo como animador dos Ex-Alunos com grande ardor apostólico eamor pela missão que Deus e seus supe-riores lhe confiaram. No Padre Rocha, aspalavras de São Paulo "ai de mim se eunão evangelizar" têm sido uma máxima vi-talícia em seu pensamento e ação. A par-tir deste ponto, sempre foi um modelo.Acho que é por isso que tantas pessoasconfessam: "Quando o padre Rocha mepergunta algo, não posso recusar". Masna frente de uma pessoa que pensa ape-nas em outros, quem tem coragem dedizer não?

Agradecemos a Deus pelo presente que avida do Padre Rocha foi para nós e pedi-mos que o receba em seu Reino de paz efelicidade.

Perfil humano, espiritual, salesianoFantasia e Criatividade. O dom da imagi-nação sempre foi um aliado precioso paratoda a sua vida. Do nada P. Jerónimocriava um poema, uma história, uma co-reografia. A imaginação e a criatividadeforam um farol que iluminou seu caminhoe o conduziu por caminhos que talvez elepróprio, um jovem padre salesiano, jamaissuspeitaria: o bando de Ritmo 70, a Co-munidade da Vida, a edição de LPs e sub-sídios para grupos de jovens, excursõesde evangelização por todo Portugal, reu-niões de Emaús, retiros.

EspiritualidadeAssim, o Padre Jerónimo marcou e foimarcado por sucessivas gerações de jo-vens que ele educou durante os anos emque trabalhou no Colégio dos Órfãos. Apedra mais preciosa do seu zelo apostó-lico foi esta invenção maravilhosa que éa Comunidade da Vida - um grupo de re-flexão, canto e oração. O amor pelo sa-grado começou muito cedo quando oJominho, tratado com tanto carinho pelossujos, foi à Igreja trazido pela mão de seupai para rezar as orações que seu paiescrevia no papel cartuxo, na embalagemdaquele tempo.

Com prazer, aceitei escrever um breve testemunho sobre o Pe. Jerónimo daRocha Monteiro, SDB, falecido em 31 de agosto de 2018, na Residência ArtemideZatti, em Manique, Portugal. (Dom Pascual Chávez Villanueva sdb Reitor-Mor Emérito)

PPEE. M. MONTEIROONTEIRO

21EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

que, embora não jovens -, buscam fazerfrutificar aqueles talentos que me foram"dados" quando nos anos 1958/1963 estu-dei no Pio XI em Roma, encontrando vá-rios sacerdotes que me fizeram crescerdo ponto de vista humano e espiritual.

Dom Monteiro é certamente um desses, eestou convencido de que, do Alto, conti-nuará - como sempre fez em sua longavida - a rezar pela nossa Congregação, àqual tenho a honra de pertencer.Um grande abraço em Dom Bosco, sob a"direção" da nossa Ajuda dos Cristãos.

Salvatore OrtuEx-aluno Instituto Pio XI - Roma

ritualidade" que me enriqueceram gran-demente. Disto agradeço ao Senhor queme permitiu conhecê-lo e cultivar suaamizade apesar da distância.

O Espírito não tem "paredes ou barrei-ras", mas constitui uma imensa "ponte"que atravessa o céu e a terra. Dom Mon-teiro era um homem com muitos talentosque sabia colocar a serviço de todos queconhecia.

Sim, é verdade que o propósito pelo qualDeus nos criou é amar. Dom Monteiro,como verdadeiro salesiano e fiel servidorde nosso Senhor, amava a vida, a FamíliaSalesiana, os jovens e os que, como eu -

Quando recebi a notícia de que o Padre Jerônimo Monteiro faleceu, percebi que um grande homem foi ao nosso Senhor.Ele trabalhou muito duro para animar a Confederação Mundial de Ex-Alunos por muitos anos. Ele sempre teve no cora-ção aos ex-alunos de Dom Bosco e sempre baseou sua animação nos ensinamentos de Dom Bosco. Ele sabia que os ex-alunos fazem parte da Família Salesiana por direito à educação que receberam dos salesianos de Dom Bosco.

Ele animou a Confederação Mundial de Ex-Alunos nas linhas do Concílio Vaticano II e os últimos Capítulos Gerais dos Sa-lesianos de Dom Bosco. Ele sempre seguiu a nova tendência da Congregação Salesiana. Na minha experiência, admitoque a animação do Delegado Mundial não é fácil, mas muito gratificante.

P. Charles Cini SDBDelegado Mundial Emérito dos Ex-Alunos (1985 - 1993)

A triste notícia do trânsito terrestre doquerido Dom Monteiro me entristece pro-fundamente. Apenas no dia 31 de agostoeu escrevi e enviei para ele e para mui-tos amigos a peça intitulada "Sempreesperamos apesar das tribulações". Go-staria de acrescentar que em 2 de se-tembro eu escrevi e enviei outro artigointitulado "Amar o propósito para o qualDeus nos criou".Conheci Dom Monteiro no Instituto Sale-siano Pio XI, em Roma, por ocasião do en-contro anual (talvez 2006) de nossosex-alunos, e desde então estabelecemosum excelente relacionamento entre nós.Ele me enviou de Portugal via email seusescritos que eram obras-primas da "espi-

...e a memória de um ex-aluno

A memória do Delegado Mundial Eméritodon Charles Cini

PPEE. M. MONTEIROONTEIRO

22 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

JapãoJapão

Reunião Anual da Junta Diretorados Ex-Alunos de Dom Bosco

bem-sucedidos são os alunos e ex-alu-nos.Este ano, nossa Federação passou porduas visitas especiais ao nosso país, osconselheiros da Visita de Animação daConfederação Mundial, Angel Gudiña e Al-berto Piedade, em julho, e o Reitor Mor, P.Ángel Fernández Artime, as duas visitasfossem brevemente apresentadas na reu-nião.

O Senhor Uramoto, em particular, enfati-zou que momento de alegria o encontrocom o Reitor-Mor em Miyazaki foi há ape-nas uma semana.

No ano passado, a Federação estabeleceuEquipes de Trabalho, que consistem nasgerações mais jovens de cada associaçãode ex-alunos, para considerar a susten-tabilidade e o desenvolvimento da Fede-

A Federação dos Ex-alunos de Dom Bosco,presidida pelo Presidente Hiroshi Yoshida(Conselheiro Honorário da Associação deEx-Alunos Osaka Seiko Gakuin) na pre-sença do Padre Provincial SDB Jacob Ha-maguchi, realizou sua reunião anualHyuga Gakuin em Miyazaki, fundada porDom Vincent Cimatti, SDB, fundador da Fa-mília Salesiana no Japão.

O Sr. Takateru Uramoto, Presidente daAssociação dos Ex-alunos de Hyuga Ga-kuin e Pe. Francis Hamasaki, SDB, o Dire-tor da Hyuga Gakuin, deram asboas-vindas a todos os participantes deTóquio (Ikuei Gakuin e Kodaira Salesio),Yokohama (Salesio Gakuin) e Osaka(Osaka Seiko Gakuin).

Antes do início da sessão, eles examina-ram a escola e souberam o quão ativos e

Miyazaki, Japão - novembro de 2018 - No dia 17 de novembro, a Federação dos Ex-Alunos de Dom Bosco, presidida porHiroshi Yoshida, Presidente Honorário da '' Associação de Ex-Alunos Osaka Seiko Gakuin", e na presença do padre JacobHamaguchi, Superior da Inspetoria salesiana do Japão (GIA), realizou a sua reunião do conselho anual.

NNOTÍCIAOTÍCIA

23EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

vez da reunião do EXDB, agradeceu atodos os participantes. Ele se referiuespecialmente a dois pontos. Primeiro, aimportância da unidade como "Salesia-nos".

Em segundo lugar, ele pediu mais coope-ração dos Ex-Alunos na promoção da cul-tura vocacional em cada Escola Salesiana,por causa do acentuado declínio dos SDBsno Japão nos últimos 30 anos.

Após a reunião, uma festa de confraterni-zação foi realizada na cidade, começandocom um Pai Nosso. Exibiu a hospitalidadeda Associação dos Ex-Alunos de HyugaGakuin. No dia seguinte, alguns dos parti-cipantes gostaram de jogar golfe no ricoambiente natural de Miyazaki.

Chihiro Okawa, ExDB

ração. O Sr. Chihiro Okawa e o Sr. Mitsu-hiro Tateishi, os Capitães de Equipe e Lí-deres de Equipe, respectivamente,relataram o progresso de cada projetodesde o ano passado: Comunicações So-ciais, Finanças e Incorporação, e o Con-gresso Ásia-Oceania no Japão em 2020.

O Presidente Yoshida mostrou sua sati-sfação com os relatórios do ET e disse:«O Congresso Ásia-Oceania em 2020 éapenas um trampolim para nossa Fede-ração. Temos que seguir esse caminho,ou seja, adotar as vozes das geraçõesmais jovens, aprofundar a cooperação einteração entre 5 associações de ex-alu-nos sob a bandeira comum “Salesiana” eabrir o futuro rico da Federação».

No final da reunião, o P. Hamaguchi, SDBProvincial, que participou pela primeira

NNOTÍCIAOTÍCIA

24 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

LaosLaos

Unir as mãos paraservir os jovens

do Laos. Viagens e atividades culturais nosmuseus da capital, conscientização sobrea importância da doação de sangue e ati-vidades sociais a serviço da comunidadelocal também fazem parte da educação in-tegral dos jovens.

Após a visita de animação, em de 2017, doslíderes da Confederação Mundial dosEx-Alunos de Dom Bosco – representa-dos pelo Vice-Presidente dos Jovens Ex-Alunos, Ángel Gudiña e pelo Conselheiropara a Ásia-Oceania, Alberto Piedade -também em Vientiane está crescendo aprimeira União Local de Ex-Alunos; que,liderada pelo padre Maccioni, iniciou, estemês, cursos de formação para seus mem-bros.

Mais informações sobre essa presençasalesiana pioneira no Laos estão disponí-veis no YouTube, em um vídeo produzidopara o Dia Missionário Salesiano de 2018:"Sussurrando o Evangelho na Ásia" - “LaosDon Bosco”Fonte: AustraLasia

cuida das missões salesianas no Cambojae no Laos.

Atualmente, 143 jovens adultos são orien-tados por 26 professores e instrutoresem laboratórios de mecânica automotiva,soldagem, eletricidade e mecânica paramotos.

Além disso, cerca de 60 desses estudan-tes, provenientes de províncias muito di-stantes do país têm a oportunidade deresidir no internato salesiano, possibili-tando, assim, a frequência.

No centro salesiano, liderado por uma pe-quena comunidade religiosa e dirigidopelo padre Patrizio Maccioni, os alunosnão só treinam suas habilidades técnicas,mas também humanas, cultivando a sen-sibilidade artística e musical, o esporte eo sentimento de participação na comuni-dade.Antes do final dos cursos, há sempre umaformação específica em empresas, orga-nizada com a ajuda da União da Juventude

(ANS - Vientiane)

Desde 2004, mais de 1.000 jovens de todaa República Popular Democrática do Laos,receberam uma boa educação e uma for-mação prática para suas vidas, graças aoCentro de Formação Profissional "DomBosco" de Vientiane, a capital do país.

Em virtude da cooperação e da confiançamútua entre a União da Juventude do Laose a Fundação Salesiana de Dom Bosco daTailândia, esta, que representa a únicapresença salesiana no país, está em plenocrescimento e apresenta um panoramapromissor para o futuro.

O acordo assinado entre os dois órgãosprevê que, no final da gestão de 2016-2021, mais de 750 jovens terão seguido oscursos de treinamento nos quatro ende-reços oferecidos pelo instituto.

Desde a sua criação, o projeto, tem sidoapoiado pela generosidade da Inspetoria"São Paulo", da Tailândia, que também

NNOTÍCIAOTÍCIA

25EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Guilhermino PiresCavaleiro de Gutenberg

PortugalPortugal

24 de junho de 2018. Celebrando S. João Baptista.

Dia mundial dos AA de D. Bosco.

Mando foto do rapaz investido dia 22 como Cavaleiro de Gutenberg.Uma distinção devida à Congregação Salesiana.. Foi dela que tudo recebi.A ela dedico mais este título honorífico que é de todos vos.

Inaugurada a redede ex-alunos

do Dom Bosco Kenitra

MarrocosMarrocos

Kenitra, Marrocos - Novembro de 2018No dia 17 de novembro foi inaugurada a rede de Ex-Alunos do Centro de Formação Profissional dos salesianos "JUK SPEL"de Kenitra.Os ex-alunos, a partir de agora, se encontrarão uma vez por mês.

NNOTÍCIAOTÍCIA

Estudantes e ex-alunosdo "I-CARD" no trabalhopara a transformação

da empresa

ÍndiaÍndia

lesianos, que hoje ocupam posições dedestaque na sociedade, animaram umasessão sobre formação profissional.

Todos os dias, a primeira hora da manhãfoi dedicada a uma reflexão sobre a si-tuação da sociedade, partindo de algumasideias compartilhadas pelo padre K.A. Tho-mas e as experiências de vida dos parti-cipantes e projetos - consideradostambém que todos os alunos do instituto"Jeevan", além de frequentar os cursosque o centro, estão envolvidos em ativi-dades de geração de renda e trabalho vo-luntário.

Os participantes do encontro tambémrealizaram jogos motivacionais, que os di-vertiram e os fizeram refletir sobre suasaspirações e habilidades.

Também houve um tempo reservado pararefletir sobre os próprios limites e abusca por um plano para superá-los.Neste processo educativo, o salesianolembrou aos participantes três modelos

(ANS – Jorhat)

Mais de 50 jovens fornados, provenientesde vários municípios do Nordeste da Índia,reuniram-se nas instalações do CentroSalesiano "Instituto de Cultura e Desen-volvimento Rural" (I-CARD) para uma reu-nião de quatro dias, entre 12 e 15 desetembro de 2018.

O evento reuniu estudantes e ex-alunosdo I-CARD e alunos do Instituto de For-mação em Empreendedorismo "Jeevan",para pensar juntos sobre as opções indi-viduais de crescimento e transformaçãoda sociedade.

Durante a abertura, o padre K.A. Thomas,SDB, fundador e diretor do I-CARD, apre-sentou aos participantes uma série defotos tiradas nas aldeias da região quemostram condições de vida miseráveis detantas pessoas, e pediu aos participantesque pensassem em um plano de acçãopara melhorar a situação.Ainda no primeiro dia, dois ex-alunos sa-

inspiradores: Madre Teresa, Dom Bosco eGandhi, que passaram a vida inteira a ser-viço dos outros.

O padre K.A. Thomas lembrou os ensina-mentos de Gandhi sobre os sete pecadossociais: riqueza sem trabalho, prazer semconsciência, conhecimento sem caráter,negócios sem moralidade, ciência sem hu-manidade, religião sem sacrifício e polí-tica sem princípios.

Outros pontos para um crescimento pes-soal foram mostrados aos jovens atravésde uma sessão sobre autocuidado e cui-dados com o corpo e um convite para pre-star mais atenção nos valoresfundamentais para a vida de cada um, doque na busca de atividades e compromis-sos externos.

Para encerrar, todos prometeram com-prometer-se a trabalhar para melhoraras escolas elementares de suas aldeias edesencadear um processo positivo de co-nexão.

26 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

NNOTÍCIAOTÍCIA

27EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Cem estudantes limpama praia de Gorai

ÍndiaÍndia

Mumbai, Índia - setembro 2018

Em 22 de setembro, cem alunos do "Don Bosco High Scholl" e do "Junior College", de Borivli, juntamente com o diretorpadre Solomon Rapol, o diretor padre Flovi D'Souza, 15 professores, alguns pais e 10 Ex-alunos de Dom Bosco, orga-nizaram um dia de limpeza na praia de Gorai.As atividades fazem parte de um programa de conscientização sobre o meio ambiente do qual os alunos participamdesde julho e que também inclui oficinas sobre a biodiversidade marinha, os efeitos dos resíduos de plástico nos ecos-sistemas marinhos e um dia de limpeza de praias diária, que foi realizado no dia 1° de setembro.

ex-aluno salesiano, dedicaram-se aotrabalho pessoal, comparando a missãopessoal e a missão salesiana. Em seguida,divididos em grupos menores, todos par-tilharam as suas experiências. O relató-

Ljubljana Rakovnik, Eslovênia - novem-bro 2018

No dia 10 de novembro, na Casa Mãe deRakovnik aconteceu a reunião anual defuncionários e colaboradores que trabal-ham nas casas e nos programas salesia-nos, com o tema "Compartilhando amissão entre salesianos e leigos". Na pri-meira parte da reunião, houve a partici-pação do padre Tadeusz Rozmus,Conselheiro para a Região Europa Centro-Norte, atualmente em Visita Extraordiná-ria à Inspetoria da Eslovênia (SLO), queapresentou a estrutura da organizaçãosalesiana a aproximadamente oitenta par-ticipantes. Em seguida, ele falou sobre opapel, necessário e complementar, dosleigos na missão salesiana, apresentandoos documentos da Igreja e da Congrega-ção Salesiana que falam sobre o envolvi-mento e a corresponsabilidade dos leigosna missão carismática de Dom Bosco.Na segunda parte do encontro, os partici-pantes, sob a orientação de Matej Cepin,

rio final, por escrito, foi recebido pelopadre Peter Koncan, Vigário inspetorial daSLO, que assegurou aos participantes queos salesianos, com base no relatório re-cebido, aprimorarão a colaboração.

Encontro anual defuncionários e colaboradores

das Casas salesianos

EslovêniaEslovênia

NNOTÍCIAOTÍCIA

28 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

TailândiaTailândia

Você pode imaginar o nosso futurosem os Ex-alunos Don Bosco?

anual de boas-vindas em junho, bem comoo torneio de futebol, que envolve especial-mente os membros jovens. Nosso escri-tório fica logo atrás da entrada da nossaAlma Mater (escritório de recepção) enossas páginas no Facebook reúnemcerca de 8.000 ex-alunos.

A escola Saitudong Vitthaya está sempreentre as 10 melhores do nosso país. Mastambém nos orgulhamos do espírito Sale-siano que experimentamos em nossotempo de escola, especialmente atravésde muitos missionários Salesianos e ten-tamos compartilhar o que recebemos.

junto com a Associação de Pais e os Sa-lesianos. Temos o prazer de compartilharregularmente o bom dia de conversascom os alunos, contribuir para a orienta-ção de sua carreira com a partilha de vidapara a turma de graduação (nota 12).

Como ex-alunos de Dom Bosco, tenta-mos também ajudar os jovens e as pes-soas pobres de Hat Yai de muitasmaneiras diferentes - através da bolsa deestudos, doação de sangue ou compartil-hamento de bens necessários.

A fim de unir nossos membros, há um dia

Hat Yai, Tailândia, setembro de 2018

Após quase 70 anos de fundação, a escolamais ao sul de Don Bosco, em Hat Yai(Escola Saightong Vitthaya - Golden Light),conta com mais de 60 grupos de forman-dos.

A Associação local de ex-alunos de DonBosco registrou cerca de 16.000 mem-bros.

Nossa Associação está organizada em 42comissões e está profundamente envol-vida na comunidade de educação escolar,

NNOTÍCIAOTÍCIA

29EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

NNOTÍCIAOTÍCIA

30 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Projeto Erasmus +e Projeto Mentorpower

MaltaMalta

podem oferecer um serviço de tutoria eapoio para jovens sem-teto ou que nãotem o apoio da família.

O projeto também vai desenvolver umprograma de formação; o primeiro grupode tutores será treinado em Malta, emmarço de 2019.

Os parceiros deste projeto provém de 5países, graças à colaboração da Federa-

Malta – novembre 2018A Federação Nacional dos Ex-Alunos eAmigos de Dom Bosco de Malta realizouo primeiro encontro internacional do"Projeto Mentorpower" apoiado pelo pro-grama Erasmus + financiado pela UniãoEuropeia.

O projeto visa desenvolver um manualsobre as diversas maneiras com as quaisex-alunos e membros da Família Salesiana

ção Nacional dos Ex-Alunos de DomBosco da Itália, Espanha e da Eslová-quia; o "Osanna Pia Hostel" de Malta e o"Don Bosco Cares" da Irlanda.

Durante o encontro, os participantescompartilharam suas experiências e co-meçaram a conhecer a estrutura do ma-nual e a identificar as necessidades dosvoluntários que serão treinados como tu-tores.

NNOTÍCIAOTÍCIA

31EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

O ex-aluno maltês Bjorn Formosa,arrecadou 921,856 € para ELA Malta

MaltaMalta

por serviços residenciais para quemsofre de ELA.

Durante este mesmo programa de televi-são, Bjorn Formosa recebeu o Prémio Eu-ropeu de Cidadania para 2018 - umreconhecimento dado pelo ParlamentoEuropeu a indivíduos e / ou grupos que sedestacaram particularmente na promo-ção dos valores europeus e se destaca-ram na sua comunidade.

Bjorn Formosa foi agraciado com o Prê-mio de Cidadania Europeia 2018 em ho-menagem ao trabalho que ele faz para acomunidade de ELA e sua excepcional con-tribuição para a sociedade. Todos os seiseurodeputados malteses apoiaram a no-meação de Bjorn para este prémio.

Durante o programa de TV, havia alguns

Bjorn Formosa, ex-aluno do Savio Col-lege, arrecadou € 920.000 durante umpopular programa de TV na sexta-feira ànoite para 'Dar Bjorn', que é uma resi-dência especial para pessoas que sofremde ELA e necessitam de cuidados intensi-vos na comunidade. Durante o mesmoprograma de TV, uma mulher legou suacasa ao ELA Malta.

Diagnosticado com ELA, uma doença ter-minal crônica, Bjorn Formosa fundou aELA Malta para aumentar a conscientiza-ção sobre a doença e financiar pesquisaspara encontrar uma cura.

No ano passado, após outra campanha in-tensiva de financiamento, ele abriu o "DarBjorn". A campanha deste ano teve comoobjetivo levantar fundos para um segundoe maior "Dar Bjorn", devido à demanda

alunos do Savio College com o seu dire-tor F. Jeremy Vella SDB e Andrew FioriniLowell, que também é o coordenador dosex-alunos e amigos de Dom Bosco parao Savio Collage.

Bjorn é um verdadeiro exemplo vivo de umex-aluno ativa e abraçando os valores davida, solidariedade, liberdade, verdade,fraternidade e comunhão. Ele é um exem-plo para o resto de nós, porque, apesarde seus próprios desafios, Bjorn está pen-sando no sofrimento dos outros e emcomo ajudar e melhorar a qualidade devida daqueles que estão em sua mesmasituação.Em 2017, Bjorn Formosa também foi ho-menageado pela Federação Nacionaldos Ex-Alunos e Amigos de Dom BoscoMalta por seu envolvimento social ativona causa da ELA.

NNOTÍCIAOTÍCIA

32 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Família Salesiana:#DeAndarJuntosSeTrata

ArgentinaArgentina

Córdoba, Argentina - dezembro de 2018

Sábado, 1 de dezembro aconteceu o Conselho da Família Salesiana da Inspetoria Argentina Norte, com a presença de di-ferentes grupos: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Voluntárias de Dom Bosco, ADMA ,Ex-alunos de Dom Bosco e ex-alunos de Maria Auxiliadora.

O encontro ajudou a compartilhar as experiências vividas durante o ano, rendendo graças a Deus pela intensa vida e pelocrescimento de cada um dos grupos; e serviu também para planejar as atividades para 2019, sob o tema da Estreia doReitor-Mor, que nos convida a viver a vocação salesiana com alegria e santidade.

NNOTÍCIAOTÍCIA

33EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

PolôniaPolônia

Pessoas envolvidas com osEx-Alunos de Dom Bosco

encontram-se em OswiecimOswiecim, Polônia - novembro 2018

De 20 a 21 de novembro, no Instituto Salesiano "Dom Bosco" em Oswiecim, foi realizado o encontro nacional das pes-soas empenhadas no desenvolvimento da Associação dos Ex-Alunos de Dom Bosco e no trabalho com os Ex-alunossalesianos.

Participaram do encontro leigos, filhas de Maria Auxiliadora e salesianos das três inspetorias polonesas: Varsóvia, Wro-cław e Cracóvia. Este foi o segundo encontro do gênero e representou uma oportunidade para apresentações e trocade experiências entre todos. Além disso, foram abordadas algumas questões relativas ao "crachá" de Ex-aluno, umacarteira de identidade. Foi também discutido o aspecto legislativo da fundação, do registro e do estatuto da Associação.A próxima reunião está prevista para acontecer em Łódz.

NNOTÍCIAOTÍCIA

34 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

AustráliaAustrália

Um apelo às necessidades dasobras salesianas em Timor Leste

no desenvolvimento de seu país - escre-vem no apelo -. Esta é a tradição que her-damos de Dom Bosco e há algumashistórias que a ilustram perfeitamente».

De fato, são muitos os relatos de espe-rança e redenção que chegam do TimorLeste, relatos em que os jovens podem teruma segunda chance graças aos salesia-nos. Um exemplo é o testemunho de Sonioda Silva, ex-aluno do Instituto Técnico"Dom Bosco" de Fatumaca. «Tive muitasorte em poder frequentar esta escola,onde recebi uma excelente educação, queme abriu muitas portas, Atualmente tra-balho para o Governo de Timor-Leste emeu papel é gerir transportes, água, sa-neamento e educação em todo o país. Issome permite sustentar minha família: souum marido orgulhoso e tenho três filhosadoráveis», conta ele.

(ANS – Ascot Vale)

Com o Natal se aproximando, a Procura-doria Missionária Salesiana da Austrália,liderada pelo salesiano irmão MichaelLynch, enviou um apelo de solidariedadeem nome das casas salesianas de TimorLeste O apelo apresenta um resumo detodo o trabalho realizado neste ano pelossalesianos, graças à ajuda de doadoresaustralianos.

Em Timor Leste, um dos países mais po-bres do Sudeste Asiático, a contribuiçãodos salesianos ao país é significativa, gra-ças as escolas, orfanatos e clínicas mé-dicas.

«A educação é a chave para ajudar os in-divíduos a adquirir habilidades, aprimorarsuas capacidades e participar ativamente

NNOTÍCIAOTÍCIA

35EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

ItáliaItália

Salesianos em Pavia, 120 anos e muitosprojetos: "Temos o dever de olhar para frente"

que este caminho continue sempre comentusiasmo imutável, em nome de DomBosco».

O volume é constituído de uma primeiraparte histórica encorpada, com a repro-dução dos principais documentos origi-nais que sancionaram o início dacomunidade salesiana em Pavia e um se-gundo mais atual, que conta o presente daestrutura através dos numerosos te-stemunhos de ex-alunos salesianos, in-cluindo o expoente político FrancescoAdenti, que falou no domingo para contarseu passado no oratório da Rua San Gio-vanni Bosco.

Note-se as intervenções do atual Bispo,Mons. Corrado Sanguineti e do Bispo emé-rito de Pavia, Mons. Giovanni Giudici, ospoemas no dialeto Pavese de Aldo Corna,que foram particularmente aplaudidos, ea apresentação das obras da pintora Vi-gevanese Maria Grazia Simonetta.

Daniela Scherrer

(ANS - Pavia)

As celebrações pelos cento e vinte anosda história salesiana da cidade foram ofi-cialmente encerradas no domingo, 21 deoutubro, em Pavia, que começou em 21 deoutubro de 2017 no Santuário de SantaMaria das Graças.

Um ano cheio de iniciativas culturais, so-ciais e recreativas para celebrar essapresença salesiana que começou com achegada dos primeiros seguidores deDom Bosco, em 21 de outubro de 1897,pela vontade do então Bispo Mons. Ago-stino Gaetano Riboldi.

Domingo, 21 de outubro, foi uma oportuni-dade para apresentar no teatro salesiano,em San Giovanni Bosco, o volume queconta esses 120 anos de presença, en-cerrando-os em duzentas páginas: ummarco do que aconteceu no decorrer docentenário, mas também muitos teste-munhos do presente e as esperanças

para o futuro da comunidade que em Paviarepousa em muitas realidades, do san-tuário ao colégio universitário para o ora-tório e o teatro.

O livro foi dirigido por Don Marco Mazzanti,diretor até agosto passado do Colégio Sa-lesiano e agora em serviço na Repúblicade San Marino.Ao seu lado, na grande obra de colecionartodo o material histórico, o padre Don Ca-millo Giordani, de 95 anos (hoje em Arese)e o presidente dos ex-alunos salesia-nos, Luigi Peroncini, encarregado deapresentar o livro no domingo. Junta-mente com ele, o novo diretor da comuni-dade salesiana de Pavia Don AchilleLongoni, que também é pároco de SantaMaria das Graças.

«Acabei de chegar e por isso não possofalar muito sobre a história salesiana dePavia - disse Don Achille -, mas li o livro epercebi que é uma jornada importante.Posso prometer o máximo empenho para

LIVROSLIVROS

36 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 201836

Um olhar privilegiado sobre o passadoe o futuro do DBYN.

Com a palavra: Rein Meus

BélgicaBélgica

organizações parceiras e os formadoresque se dedicaram a isso permanecerãopara sempre no meu coração.

Também gostaria de agradecer aos mui-tos jovens estagiários. Era sempre bomreceber os jovens (...) E também devomuito a Fonny, atual presidente da DonBosco Youth-Net, bem como a todos osmeus antecessores, com os quais trabal-hei de perto e vivenciei muitas experiên-cias maravilhosas».

Como foi trabalhar dentro do grandemovimento salesiano internacional?«Não foi algo novo para mim, sou ex-

(ANS – Heverlee)

Há quase quinze anos, Rein Meus foi re-sponsável pela rede salesiana "Don BoscoYouth-Net" (DBYN), que reúne váriasONGs salesianas da Europa. Agora quedeixou esse cargo, ele faz um balançodessa experiência e avalia perspectivasfuturas.

Rein, como podemos avaliar o trabalhorealizado?

«Posso dizer que ajudei a desenvolver oDBYN como uma organização madura eindependente. (...) Os muitos voluntários,

EENTREVISTANTREVISTA

37EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

aluno de Dom Bosco, do instituto deHechtel (Bélgica) onde também fui pro-fessor. Portanto, aprendi cedo a pedago-gia salesiana.

Mas no DBYN tive que aprender a lidarcom a diversidade da comunidade sale-siana em nível internacional. O modelo sa-lesiano ainda é um modelo interessantepara a formação e educação dos jovens.Tem sido algo único por 200 anos.

Não devemos apenas olhar para o hoje,mas também ao passado. De onde pode-mos tirar inspiração? Podemos dar um exemplo de como Dom

Bosco trabalhou na sua época.

Penso em como formamos os jovens hoje,em como tentamos fazer da Europa umacomunidade mais consciente, como ensi-namos os jovens a serem empreendedo-res sociais.

Hoje Dom Bosco ainda representa um mo-delo de mudança social e sempre incenti-vamos os jovens a participaremativamente de tudo isso».

Quais são seus planos a partir deagora?«Estou começando um novo trabalho no

governo flamengo, no setor de turismo.

Em Flandres, temos uma tradição de tu-rismo social que oferece, às pessoas maispobres, a oportunidade de sair de férias.

É um assunto que toca os direitos huma-nos, assim como o DBYN no campo daeducação».

Qual é o seu desejo para o DBYN?

«Espero que o DBYN seja capaz de ler osdesafios atuais e possa oferecer o apoioadequado aos jovens e às organizaçõesassociadas nas redes».

EENTREVISTANTREVISTA

38 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

ItáliaItália

Palermo, Itália - outubro de 2018No dia 6 de outubro, a União dos Ex-Alunos de Dom Bosco Ranchibile de Palermo recebeu a visita do irmão Biagio Conte,missionário leigo da "Missione di Speranza e Carità". O encontro foi resultado da vontade do Conselho Executivo da Uniãoem promover a colaboração entre os vários médicos e advogados, ex-Alunos de Dom Bosco, e as atividades da da "Mis-sione di Speranza e Carità", que há anos acolhe os pobres, os sem-teto e imigrantes de Palermo.Os presentes ouviram a experiência pessoal e o testemunho do irmão Conte, que não esqueceu de mencionar o forte vín-culo com Dom Bosco e seus filhos, graças também à indispensável presença na missão do salesiano P. Pino Vitrano.O Presidente da União apresentou os médicos e advogados que trabalharão juntos para construir a “Casa della Soffe-renza e della Speranza” (Casa do Sofrimento e da Esperança), que visa prestar assistência sanitária aos pobres e osimigrantes acolhidos na missão.

Ex-alunos do Dom Bosco Ranchibileem missão com os pobres,

sem-teto e imigrantes de Palermo

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

39EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

ZâmbiaZâmbia

"Share the Light" (Partilha a luz),ou jovens que ajudam outros jovens

programa de bolsas de estudo, um "Clubedo Lanche" e a "Cidade da Alegria"."Cidade da Alegria" é o nome de um cen-tro de acolhimento para meninas e moçasde Mazabuka, animado pelas Filhas deMaria Auxiliadora (FMA). "Share the Light"apoia o centro oferecendo, às hóspedes,atendimento médico, roupas e materialescolar e auxílio com os custos de ali-mentação e transporte.

O "Clube do Lanche", o primeiro programade colaboração entre o Instituto de Far-nborough e a escola de Mazabuka, for-nece, aos mais de 700 estudantes daescola comunitária de Luyobolola, uma re-feição nutritiva todos os dias, juntamentecom roupas e cobertores para aquelesque estão doentes ou desempregados.

Sophie AstlesFonte: Salesiani GBR

(ANS – Mazabuka)

"Share the Light" (Compartilhe a Luz) éuma organização de caridade desenvol-vida a partir de projetos e laços entre fun-cionários e alunos do Instituto SalesianoFarnborough, Reino Unido e alguns jovensda Zâmbia.

Há dois "patronos" nos quais a organiza-ção se inspira: Dom Bosco, a cujo carismae cuja espiritualidade esta se refere; e oex-aluno do instituto Sean Devereux,um jovem muito ativo e envolvido no tra-balho social, que também foi represen-tante de um instituto em 1981-82.

Ele foi morto em 1993 na Somália, duranteuma missão com a UNICEF.

Seu exemplo na ajuda aos menos afortu-

nados é a base do trabalho de "Share theLight".

No entanto, os laços Instituto Britânicocom jovens zambianos em Mazabuka, sãomais recentes e nasceram do encontroentre um professor da escola salesianaem Farnborough, Richard Maher, que viveupor muitos anos na Zâmbia e a diretora daescola Comunidade "Luyobolola" de Maza-buka, dra. Mweete.

Ela havia notado que, devido à escassezde recursos econômicos, muitos alunosdo instituto de Luyobolola eram forçadosa deixar a escola e, da sua disposição paracombater esse fenômeno e a disponibili-dade do prof. Maher e da comunidade edu-cativa Farnborough, nasceu o projeto de"Share the Light", que foi se desenvol-vento ao longo dos anos e hoje inclui um

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

40 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

MaltaMalta

facilite a conexão e o trabalho em rede.

Sua estrutura prevê uma subdivisão emseis grupos: Negócios, Artes Criativas,Profissionais, Assistência Social, Educa-ção e Espiritualidade Salesiana - cada qualcom seu próprio escopo social e fiel aoespírito dos Ex-Alunos e Amigos de DomBosco.

O objetivo da Plataforma Bosco é ajudarcrianças e jovens pobres, abandonados ouem perigo, por meio de projetos sociaisgeridos pela Família Salesiana, seja emMalta como no resto do mundo.

Juntamente com a Confederação Mun-dial dos Ex-Alunos, a Federação Nacio-nal de Malta decidiu promover também a"Don Bosco Market and Services", uma

(ANS – Sliema)

Na quarta-feira, 24 outubro, 2018, emSliema, Malta, a Federação Nacional dosEx-Alunos e Amigos de Dom Bosco lançouduas novas iniciativas: a "Bosco Platform"e a "Don Bosco Market and Services".

Para esta ocasião especial, foram convi-dados dois empresários, ex-alunos deDom Bosco: Peter Kovac, da Eslováquia, eRoman Sorger, da Áustria. Os dois convi-dados foram homenageados com produ-tos enológicos, café e chocolate tambémconfeccionados por ex-alunos de DomBosco.

A "Bosco Platform" é uma iniciativa quevisa reunir os Ex-Alunos e Amigos de DomBosco, por meio de uma plataforma que

Lançamento da “Bosco Platform”e da “Don Bosco Market and Services”

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

41EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

iniciativa específica para os empresáriosque se juntam ao grupo "Negócios" da"Bosco Platform".

Esta permitirá conectar-se a atividadesempresariais que promovam o comérciojusto, a sustentabilidade ambiental e a re-sponsabilidade social corporativa.

Entre as áreas de ação, o projeto "DonBosco Market and Services" inclui a pro-moção de uma marca registrada criadapela Confederação Mundial de Ex-alu-nos de Dom Bosco.

O objetivo desta marca é proporcionar oreconhecimento de produtos de alta qua-lidade dos membros da Família Salesiana,para apoiar financeiramente o Fundo deSolidariedade Dom Bosco, estabelecidopela Confederação Mundial dos ex-alunosde Dom Bosco.

A Federação Nacional dos Ex-Alunos eAmigos de Dom Bosco de Malta já fechoua agenda eventos e atividades relaciona-das a essas duas iniciativas para os pró-ximos meses.

Para participar, basta entrar em contatocom os responsáveis no e-mail:

[email protected]

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

42 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

"Para nós, Dom Bosco é um pai"

TailândiaTailândia

emite o certificado de Massagem Tradi-cional Tailandesa.O esporte também é um ponto importanteno centro.

Em suas instalações, além do Goalball, osestudantes também podem praticar Judôe outras modalidades; outros ex-alunos- como Panyawut Kupan e Kittikorn Bua-dee – também se destacam em torneiosnacionais de futebol.

(ANS – Nonthaburi)

O centro no qual os cinco jogadores seformaram foi fundado pelos salesianosem 1978, pela obra do missionário italianopadre Carlo Velardo – que em 2009 tam-bém recebeu o prestigioso "Prêmio VanThuan - Solidariedade e Desenvolvimento"graças à sua fundação.

O centro de Pakkred, atualmente liderado

pelo salesiano coadjutor Suwan Thai Ju-tasompakorn, iniciou suas atividades ofe-recendo cursos de carpintaria emarcenaria para cegos e deficientes vi-suais e também desenvolvendo acordoscom empresas para facilitar a entrada deseus estudantes no mundo do trabalho.

Ao longo dos anos, o centro ampliou aoferta de formações e hoje oferece tam-bém um curso para massoterapeutas que

A seleção masculina de Goalball leva Dom Boscoaos "Asian Para Games"

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

43EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

IndiaIndia

Chamados para servir, como missionários,na vinha do Senhor

mais enriquecedoras da sua vida. Agoraquer dedicar toda a sua vida a serviço dosjovens pobres.

Outra e bem diferente terra de missãoespera por Nilesh Dodiyar, que o Reitor-Mor encaminhou aos Salesianos da Bél-gica.

Este clérigo que pensava ser capuchinhoe se aproximara de um centro salesianosó para aprender inglês, mudou de ideia,fascinado pelo carisma de Dom Bosco.

Também ele serviu nas missões salesia-nas de Gujarat e na Bélgica e esperapoder trabalhar com os jovens refugia-dos.

Father Joaquim Fernandes

Fonte: Don Bosco India

(ANS – Mumbai)

No dia 27 de junho, o Inspetor salesianoda Índia-Mumbai (INB) P. Godfrey D’Souza,presidiu a Eucaristia da despedida de doisjovens Salesianos que apresentaram asua disponibilidade para servir a Deus ea Congregação nas missões ad gentes:são eles, os clérigos Sheldon Dias e NileshDodiyar.

Durante a celebração o P. D’Souza exor-tou-os a viverem segundo as Constitui-ções Salesianas e comentou os pontosindicados por Dom Bosco aos Salesianosda primeira Expedição Missionária, em1875. E encorajou-os a “produzir bons fru-tos e estar sempre em união com Deus”.O clérigo Sheldon Dias, após enviar acarta de disponibilidade ao Reitor-Mor, foiencaminhado aos Salesianos de Gâmbia,

Inspetoria da África Ocidental Francófona(AFO).Nascido numa família religiosa e empen-hada, foi intensamente apoiado pelos seuscaros no itinerário vocacional religioso emissionário. Ex-aluno do colégio de Lo-navla, cresceu em ambientes salesianos ecomeçou a pensar na vida missionáriagraças ao exemplo de outro Filho espiri-tual de Dom Bosco: «Encontrei-me e con-versei com o P. Clifford Morias, Salesianomissionário em Papua Nova Guiné, e in-spirei-me muito nele», disse.

Em seu passado recente houve uma apro-ximação do trabalho missionário servindonas missões salesianas no Estado de Gu-jarat, aonde acompanhou os jovens tri-bais. Vivenciou o seu estilo de vida e sentiuque a sua contribuição para o cresci-mento deles foi uma das experiências

SSOLIDARIEDADEOLIDARIEDADE

44 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Rep. DominicanaRep. Dominicana

Educação salesiana transforma a vida:palavra do Ministro da Educação

bientes: em casa, graças à mãe que, per-cebendo seus problemas, durante anos oajudou a fazer o dever de casa; e no cen-tro salesiano, onde por um lado os Filhosespirituais de Dom Bosco o acompanha-ram pacientemente e orientavam a famí-lia em relação às terapias adequadas epor outro seus amigos do centro juvenil oapoiavam na batalha pessoal contra a ti-midez e os problemas de aprendizagem.

No final, Andrés formou-se com notasaltas «Tornei-me um estudante universi-tário com ótimo desempenho acadê-mico», acrescenta.

conta o ministro. Ele tinha acabado de semudar com a família para Santo Domingo,e estava matriculado na segunda série.«Tive sérios problemas de aprendizado eera muito solitário...», continua ele.

Fazer lição de casa era um sofrimento,apesar da ajuda dos pais. A autoestima deAndrés corria o risco de desmoronarquando seu irmão mais novo o alcançou edepois o ultrapassou no percurso esco-lar.

A transformação no homem que hoje eleé, começou naqueles tempos, em dois am-

(ANS – Santo Domingo)

Hoj ele é ministro da Educação e promoveprogramas para o crescimento de milha-res de pessoas em todo o país. Mas seupercurso educacional não foi simples e,para enfrentá-lo, o papel dos Filhos espi-rituais de Dom Bosco foi relevante.

Ele, Andrés Navarro, ex-aluno de DomBosco, diz ser, ainda hoje, muito gratoaos salesianos, com os quais continua acolaborar.«A escola Dom Bosco me ajudou a supe-rar as limitações que eu tinha na época»,

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

45EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Hoje, em suas reuniões escolares, elesempre encoraja crianças carentes esuas famílias. «Não existem criançasestúpidas - diz -. Eu também poderia pa-recer uma criança estúpida na minhaépoca, se não fosse minha mãe e a escolasalesiana».

Como ministro, Andrés Navarro retornacom prazer à sua antiga escola. A últimavez, em setembro passado, entregou aosalunos do instituto os primeiros compu-tadores fornecidos pelo Estado, comoparte do programa "República Digital".

«Assinamos um acordo entre o Ministé-rio da Educação e os Salesianos, segundoo qual a maior parte de seus centros tor-nou-se pública. Isso nos permite elevar aqualidade do ensino graças à competênciados salesianos" conclui o ministro que,por ocasião da entrega dos computado-res ao Instituto Dom Bosco, confessou umsonho: que todas as escolas da RepúblicaDominicana possam desfrutar do em-penho dos salesianos com as crianças, osjovens e as escolas.

Fonti: Red De Noticias, El Caribe

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

46 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

EtiópiaEtiópia

O Presidente do Conselho Italiano Contepremia dois ex-alunosde projetos salesianos

rua "Bosco Children" e, em seguida, o pro-jeto "TechPro2", realizado pela "Fiat Chry-sler Automobiles", "CNH Industrial" eobras salesianas.

Qualificados em primeiro lugar em seuscursos, Amaniel e Demelash hoje trabal-ham hoje no setor de auto-mecânica eforam convocados pelos Salesianos parareceber a premiação pelas mãos do dr.

países – que também contam com a cola-boração de salesianos - e admirou o pri-meiro veículo totalmente montado naEtiópia com materiais provenientes da Itá-lia.

Na ocasião, ele prestou o devido recon-hecimento aos dois jovens etíopes que,nos últimos anos, frequentaram o pro-grama de reabilitação para meninos de

(ANS – Addis Abeba)

Amaniel e Demelash são hoje dois jovensbem-sucedidos que servem de exemplopara outros meninos desfavorecidos,mais novos que eles.

Mas nem sempre foi assim: os dois rapa-zes contam com um passado cheio de di-ficuldades, superadas graças aosesforços dos Salesianos e do VoluntariadoInternacional para o Desenvolvimento(VIS) no projeto "Bosco Children", e tam-bém graças às habilidades que manife-staram no curso de formação "TechPro2".

Em reconhecimento aos seus esforços, naúltima sexta-feira, 12 de outubro, o presi-dente do Conselho de Ministros italiano,Giuseppe Conte, os encontrou junto com osalesiano P. Angelo Regazzo para premiá-los.

Em uma visita a Etiópia e à Eritreia paraencontrar líderes políticos de ambos ospaíses, dr. Conte, encontrou-se com opade Regazzo e os dois jovens etíopes emAddis Abeba, nas instalações da "AMCE",a subsidiária etíope da empresa italianade veículos comerciais "IVECO".

Naquela ocasião, ele pôde constatar oprogresso no desenvolvimento da colabo-ração técnica e profissional entre os dois

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

47EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Conte e também para conversar outrosjovens, que atualmente freqüentam o"Bosco Children".

Padre Regazzo destacou a importância doinvestimento em formação profissionalpara ajudar os jovens africanos, espe-cialmente os mais necessitados, a encon-trarem oportunidades de trabalho emsuas próprias terras, evitando assim orisco da aventura da emigração ilegal.

Em sua página do Facebook o primeiro mi-nistro Conte escreveu: «Foi também umaoportunidade para premiar dois estudan-tes que participaram do projeto TechPro2, uma maravilhosa iniciativa que au-xilia os meninos etíopes da rua e ensi-nando-lhe uma profissão ...Durante estes dois dias, pude constatar

pessoalmete o grande potencial dessasterras.

O desenvolvimento social e econômico daÁfrica é fundamental para a estabilidadeinternacional e para combater as causasmais profundas profundas da imigração».

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

48 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

TailândiaTailândia

Cada grão de cafépode contar uma história!

dores de Chiang Mai, você pode visitar eaproveitar a loja 'DiBosco Coffee specia-list', sua Espresso Academy (Centro deTreinamento Vocacional) com uma granderede de apoiadores.

Como parte de sua experiência de apren-dizado, o Sr. Phaisan viajou duas vezespara a Itália, primeiro em peregrinação aDom Bosco (Becchi - Valdocco) e depoispara Florença, para obter um certificadointernacional de especialista em café(2017).

Como ex-aluno de Dom Bosco, o Sr.Phaisan é profundamente apaixonado peloSanto Italiano. Em sua cafeteria, vocêpode admirar a réplica da parede da casados Becchi (Questa è la mia casa) e umaversão de modelo 1: 1 já está programadapara a construção.

Como amante do café, ele diz que «con-trolamos todo o processo, desde oscafeeiros até a mesa, desde a colheitaaté a torrefação e a fabricação de cer-

Chiang Mai, Tailândia, setembro de2018

Mais de 20 anos depois de se formar naEscola Técnica Dom Bosco, em Bangkok,o Sr. Phaisan, de uma família bastantepobre, é uma inspiração para muitos Ex-alunos Salesianos do mundo todo.

Seus cinco anos de experiência como“Especialista em Café” em Chiang Mai ofe-recem um maravilhoso modelo para mil-hares de Bosconianos - Ex-alunos deDom Bosco em todo o mundo, que sãogratos pela educação que receberam etentam expressar sua gratidão com al-guma missão concreta A geração maisjovem.

Esta é a extraordinária história do Sr.Phaisan com três grandes amores: DomBosco - Café - Jovens pobres, visível emcada um dos seus estabelecimentos Di-Bosco Coffee - dois em Chiang Mai (Tai-lândia), um em Auckland (Nova Zelândia)e dois em Londres (Inglaterra). Nos arre-

Três amores: Don Bosco - Café - Juventude Pobre

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

49EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

veja. Nós controlamos cada processocom máquinas e as habilidades huma-nas de nossa equipe, garantindo quali-dade consistente. Nossos produtosforam reconhecidos por hotéis cincoestrelas, cafés e cinemas. Nosso caféfoi testado por uma equipe internacio-nal de baristas e graduadores de Q.Nós temos nosso próprio laboratórioe sala de escavação para manter aqualidade do nosso café».

O Sr. Phaisan abriu a Academia Espresso,seguindo os padrões italianos, em ChiangMai, perto de uma das maiores regiõesprodutoras de café da Tailândia. É a suaresposta aos jovens necessitados. Cursosde curta duração são oferecidos a todosos iniciantes (dois dias de teoria e otempo necessário para habilidades práti-cas).A equipe é formada por 10 jovens, a maio-ria proveniente da região montanhosa daprovíncia de Mae Hong Son, próxima aChiang Mai.

Pe. Philip Somchai, SDB

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

50 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Papua Nova GuinéPapua Nova Guiné

Isso vai te ajudarportantes. Obediência aos Salesianos,instrutores e professores foi enfati-zada».

«Dom Bosco nos deu uma segundachance. 85% dos estudantes estavamfora das escolas do governo, pois nãoobtivemos as notas necessárias. Estafoi a minha chance, se não a minha vidaseria confusa», disse Raymond. Ele lem-bra com carinho as palavras do Pe. FelixFurlan sdb, "Olha, isso vai te ajudar". Issoteve uma profunda impressão nele.

Depois de ter concluído seus estudos emDon Bosco, Raymond recebeu uma bolsade estudos para estudar na Austrália. Eleescolheu estudar tecnologia de alimentos.O mais alto em sua mente era a falta decomida na comunidade. «Eu queriaaprender a cozinhar refeições boas enutritivas», disse Raymond. Depois de terpassado vários anos trabalhando em ho-

família um monte de turbulência de-snecessária», disse ele.

Sua mãe, uma mãe solteira teve que ven-der sua casa para pagar as taxas escola-res. Mais tarde, ela se casou novamentecom um homem muito amoroso, JackSion, que era jornalista de profissão. Elese importava e apoiava todos eles. Seutrabalho o levou a locais diferentes e a fa-mília mudou de um lugar para outro atéque eles acabaram no lugar do avô emKaugere, uma famosa aldeia perto daEscola Técnica Don Bosco, em Gabutu.

Recordando seu tempo em Dom Bosco,Raymond destaca os valores que apren-deu enquanto esteve na instituição. Eledisse: «Fomos ensinados e fizemos coi-sas que nunca aprendemos antes. Issonos mostrou uma maneira de viver enos ensinou empenho. Disciplina e ge-stão do tempo foram elementos im-

O ex-aluno salesiano Raymond Pythiasnasceu em 29 de janeiro de 1978. Fre-quentou a Escola Técnica Dom Bosco, emGabutu (1991-94), e completou um cursotécnico em Carpintaria. Ele vem de Bou-gainville, Manus e da província do Golfo.Ele compartilha sua história e o impactoque a espiritualidade e o sistema sale-siano tiveram em sua vida.

Raymond tem uma esposa amorosa equatro filhas lindas. A confiança é a marcado seu relacionamento. Ele deve isso àsua fé católica e aos valores que apren-deu na igreja e na escola, que coloca emprática. «Nosso relacionamento é ba-seado no compromisso total e nãotemos a tensão de espionar o que ooutro faz», disse Raymond ao comentarseu casamento. «Há muito entendi-mento, apoio e encorajamento emnosso casamento», diz Raymond comorgulho.

Crescer não foi fácil. Ken Pythias, seu pai,um empreendedor, dirigiu um negócio demuito sucesso. No entanto, ele morreu emum acidente de carro fatal devido ao con-sumo de álcool. Raymond tinha apenassete anos de idade e estudava no 2º ano.

A morte de seu pai pesou sobre ele, seuirmão e sua mãe. Raymond confessa quebebeu muito enquanto era jovem. No en-tanto, percebendo que não foi para a van-tagem de si ou sua família, ele desistiu debeber e não tem tocado uma gota de ál-cool desde 2010. «Ele me salvou e minha

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

51EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

téis em Brisbane, ele retornou à PapuaNova Guiné para treinar e orientar outrose devolver ao seu país seus conhecimen-tos e habilidades. Ele então estudou ad-ministração e trabalhou em diferentescapacidades e como Gerente de Armazéme Logística na Paradise Foods por cincoanos.

Hoje, ele é o gerente da Lodge 10 e lidacom os refugiados que já estiveram esta-cionados na Ilha Manus e estão aguar-dando sua entrada nos Estados Unidos daAmérica. «Até agora, 118 foram para aAmérica. Existem 83 atualmente nohotel», diz Raymond orgulhosamente.Todos os dias, ele gasta pelo menos 5 a10 minutos com cada um deles. Ele ouvesuas histórias e pergunta sobre sua casae família. «Eles sofreram muita dor esofrimento. Eu tento tornar a vidadeles o mais confortável possível»,disse ele.Deus desempenha um papel importanteem sua vida e ele reconhece que tudo vemde Deus. «Meu tempo em Dom Bosco foiesclarecedor. As vidas de Dom Bosco,Domingos Sávio e os santos motiva-ram-me e inspiraram-me. Os Salesia-nos sempre me incentivaram a chegare ajudar os outros. Nosso valor e asclasses religiosas me motivaramdesde cedo. À medida que envelheço,peço ao Senhor forças para chegar àspessoas que precisam de ajuda ouorientação», disse Raymond.

Pe. Ambrose Pereira sdb

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

52 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

ÁustriaÁustria

"Comércio igualitáriodeveria ser norma,

não exceção"

uma economia justa», afirma ainda o re-sponsável pela Fairtrade International.

Por esta razão, ele convidou todos osmembros do vasto movimento de pessoasque são inspiradas por Dom Bosco a op-tarem pelo comércio équo solidário emsuas compras.

O diretor Heiserer, do "Jugend Eine Welt",que sempre apoiou o "Fairtrade", decla-rou:

«Eu acho realmente estranho que hojehaja produtos que tragam rótulos de co-mércio équo solidário. O comércio justodeveria ser a norma, não a exceção! Nósda JEW somos da opinião que um dia che-garemos a ter produtos que exibam o ró-tulo: “atenção - produzida pelo comérciodesigual”, ligado ao trabalho infantil,escravidão ou outras violações de direitoshumanos ou poluição. Enquanto isso, seriabom se mais e mais produtores locais li-gados ao mundo salesiano aderissem aosistema Fairtrade».

(ANS - Viena)

Dario Soto Abril é um ex-aluno sale-siano, atualmente no comando da "Fair-trade International", organização sem finslucrativos responsável pela Certificaçãodo comércio équo solidário “FAIRTRADE”.

No dia 12 de outubro, quando estava emViena para o 25º aniversário da "Fair-trade Austria", redigiu uma mensagem deencorajamento a todo movimento reli-gioso e leigo inspirado em Dom Bosco.

Conforme ele contou para Reinhard Hei-serer, diretor da ONG colaboradora dossalesianos da Áustria "Jugend Eine Welt-Dom Bosco Aktion Österreich", ele fre-quentou o Instituto Salesiano "San Pedro"de Cartagena, na Colômbia.

Lá ele concluiu o ensino superior, mas de-clara que, acima de tudo, recebeu umaeducação e apoio que foram fundamen-tais para sua carreira. É por isso que hojeele recorda com grande gratidão de seus

anos passados no centro salesiano.

Em relação às iniciativas realizadas pelo"Fairtrade International", Soto explicouque muitas vezes os agricultores e tra-balhadores que nos países em desenvol-vimento produzem bens como café, cacau,açúcar ou flores, não recebem a justa re-muneração por seu trabalho.

Assim, a Fairtrade introduziu uma abor-dagem alternativa ao comércio conven-cional, capaz de atingir consumidores emmais de 130 países hoje.

Além disso, mais de 1,6 milhão de produ-tores e trabalhadores de 73 diferentespaíses recebem, regularmente, o "PrêmioFairtrade", um incentivo para ser inve-stido em projetos de sua escolha paramelhorar a produtividade das culturas, aeducação ou a saúde.

«Pequenos agricultores e produtores lo-cais só conseguem sobreviver se obtive-rem preços justos para seus produtos e

HHONESTOSONESTOS CIDADÃOSCIDADÃOS EE BONSBONS CCRISTÃOSRISTÃOS

53EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

Capítulo VII

Deveres e Competências dos Membrosda Presidência Confederal Mundial

rência com diploma, medalhas, diplomas de fidelidade).g) Propõe ao Reitor-Mor a promulgação conjunta dos Estatutos da

Confederação aprovados pela Assembleia Mundial e vela pela suaaplicação.

h) Cuida a unidade, em sintonia com a Presidência Confederal, acorresponsabilidade, o espírito de iniciativa e as grandes orien-tações que assegurem um são exercício dos compromissos lai-cais dos Antigos Alunos e ex-Alunas, privilegiando a animação dosjovens.

i) Exerce as atividades inerentes ao seu mandato em estreita cola-boração com a Junta Executiva Confederal previamente consul-tada.

j) Preside as reuniões da Presidência Confederal Mundial e da JuntaExecutiva Confederal Mundial.

Art. 23 - Os vice-Presidentes Confederais Mundiais

a) Substituem o Presidente na ausência deste.b) Recebem do Presidente e da Junta Executiva Confederal encar-

Art. 22 - O Presidente Confederal Mundial

a) Exerce a representação legal da Confederação.b) Cuida das relações com os superiores da Sociedade de São Fran-

cisco de Sales e com os responsáveis dos grupos da Família Sa-lesiana, Autoridades, Organismos internacionais e com terceiros.

c) Convoca a Assembleia Geral Mundial, outros eventos internacio-nais, a Presidência Confederal e a Junta Executiva, presidindo-as também por meio de representantes.

d) Convoca os Congressos Mundiais, Continentais e Internacionaisautorizados pela Assembleia Geral, presidindo-os pessoalmenteou por intermédio de representantes.

e) Cuida a ligação com todas as Federações Nacionais e com seusrepresentantes.

f) Confere motu proprio ou por proposta da Presidência Confede-ral Mundial ou das Federações Nacionais, particulares sinais debenemerência a Antigos Alunos e ex-Alunas, a Salesianos ou aoutros que se distingam por especiais méritos para com o Mo-vimento e a Associação (Sócio honorário, distintivo de beneme-

EESTATUTOSTATUTO MUNDOMUNDO

Estatutos daConfederação

MundialPræit ac tuetur / Precede e Protege

Roma, 5 dezembro 2015

54 EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

tação de outra pessoa.

Art. 25 - O Delegado Confederal Mundial

a) É o representante do Reitor-Mor da Sociedade de São Franciscode Sales e o animador espiritual da Confederação Mundial, emparticular da Presidência Confederal e da Junta Executiva Con-federal. Realiza tal animação com intervenções epistolares, con-tactos pessoais e visitas em que estuda as diversas situaçõeslocais de vida e de trabalho.

b) Anima a formação permanente dos Antigos Alunos e ex-Alunas deDom Bosco, com especial atenção aos jovens. Faz tudo isto emconjunto com os conselheiros Regionais nas suas Regiões e comoutros leigos qualificados.

c) Cuida de publicações e subsídios para a formação e animaçãoespiritual e cultural dos Antigos Alunos e ex-Alunas e em parti-cular dos membros da Presidência Confederal.

d) Informa o Reitor-Mor da Sociedade de São Francisco de Sales eo Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana sobre o an-damento, quer da Confederação Mundial quer das diversas Con-federações, Federações Nacionais e Provinciais.

e) Recebe as orientações do Delegado do Reitor-Mor para a Famí-lia Salesiana, responsável pela Família Salesiana.

f) É membro de direito da Comissão Eleitoral para a renovação daPresidência Confederal Mundial.

Art. 26 - O Secretário-Geral Mundial

a) É membro da Presidência Confederal Mundial. Na sua falta, deveser cooptado pela Presidência Confederal Mundial e em tal casonão tem direito de voto.

b) Pode propor à Presidência Confederal Mundial, para aprovação,a nomeação de um ou mais secretários adjuntos.

c) É responsável pela Secretaria da Confederação Mundial.d) Cuida as boas relações públicas com os responsáveis dos outros

grupos da Família Salesiana e com outras organizações.e) Redige anualmente, juntamente com o Presidente, um relatório

projetual e apresenta-o na reunião da Presidência Confederal

gos específicos, particularmente no âmbito da animação, em de-terminadas zonas. Tais encargos são exercidos através dasestruturas organizativas ali existentes.

c) Podem socorrer-se de peritos para estudar e propor aos Anti-gos Alunos e ex-Alunas projetos culturais, sociais, eclesiais tendopresente a atenção prioritária para com os jovens.

d) Coadjuvam o Presidente na promoção da unidade e da comunhãode todas as Federações com a Presidência Confederal.

e) Em particular o vice-Presidente GRX anima as atividades do setorGEX em comunhão com os Conselheiros Regionais.

Art. 24 - Os Conselheiros Regionais

a) São testemunhas, animadores e os pontos de referência da Con-federação nas Regiões de referência. Constituem a rede regio-nal da Confederação e promovem uma estreita comunicação ecomunhão com as Federações da sua Região. Agem de comumacordo com a Presidência Confederal Mundial.

b) Recebem da Presidência Confederal tarefas específicas, espe-cialmente para a missão de animação nas suas respetivas Re-giões, servindo-se dos organismos e recursos existentes.

c) Podem recorrer à ajuda de peritos no estudo e na preparação depropostas em benefício dos projetos culturais, sociais e ecle-siais de Antigos Alunos e ex-Alunas nas suas respetivas regiões,com especial atenção às necessidades da juventude.

d) Assistem o Presidente e os vice-Presidentes Confederais Mun-diais Adultos nos seus esforços por favorecer a união e a co-munhão de todas as Federações Nacionais ou Provinciais comos membros da Presidência Confederal Mundial.

e) Assistem as Federações Nacionais e Provinciais nas respetivasRegiões, juntamente com todos os membros da Presidência Con-federal Mundial, no seu trabalho de animação dos Antigos Alu-nos e ex-Alunas de Dom Bosco.

f) Sempre que o Conselheiro Regional não possa levar por diante oseu compromisso, informará por escrito a Presidência Confed-eral Mundial. Se o não fizer, a Junta procederá a uma avaliaçãodo serviço e comunicará o resultado da avaliação aos membrosda Presidência Confederal Mundial a fim de se proceder à coop-

EESTATUTOSTATUTO MUNDOMUNDO

55EX ALLIEVI Newsflash - Santo Natal 2018

(Continue na próxima edição)

Mundial, pelas finanças da Confederação.c) Pode propor a criação de uma comissão financeira para solu-

cionar problemáticas específicas.d) É responsável pela conta bancária da Confederação Mundial con-

juntamente com o Presidente Confederal e o Secretário-GeralMundial e é também autorizado a movimentar a conta. Todos osmovimentos, sob pena de serem inválidos, deverão ter a assina-tura de pelo menos 2 dos 3 responsáveis pela conta acima indi-cados.

e) Redige o orçamento anual e o balanço anual e apresenta-os àreunião da Presidência Confederal Mundial para controlo e apro-vação.

f) Mantém atualizado o registo de contas.g) É responsável por todos os bens da Confederação Mundial e pre-

para um inventário anual, que envia ao Tesoureiro ConfederalMundial.

h) Vela para que as despesas extraordinárias não previstas no or-çamento anual sejam especificamente aprovadas pela Junta Exe-cutiva Confederal Mundial e cuida da sua respetiva contabilizaçãoanual.

i) Recolhe as quotas anuais das Confederações e Federações Na-cionais e Provinciais no mês de janeiro, depois de convidar a quetal pagamento seja feito.

Art. 28 - Secretário Executivo

No caso de a Associação proceder à assunção de um Secretário Execu-tivo, a este serão delegadas as funções atualmente atribuídas ao Secre-tário e ao Tesoureiro Confederal. Este estará também ao serviço dosprojetos operativos da Presidência Confederal Mundial.

Art. 29 - Auditor interno

A Presidência Confederal Mundial nomeará um auditor interno, fora damesma, que anualmente procederá à verificação das contas e dos pro-cessos da Confederação, apresentando um relatório à Presidência Con-federal Mundial.Mondiale.

Mundial.f) Colabora na preparação da ordem de trabalhos das reuniões da

Presidência Confederal e do Conselho Executivo Confederal Mun-dial.

g) Redige atas de todas as reuniões e envia-as, no prazo de 30 dias,aos membros presentes e aos que justificaram a sua ausência,cuidando das necessárias traduções.

h) É responsável pelas atas e pelas intervenções orais e apresenta-as para aprovação.

i) Cuida de tudo o que é necessário para o funcionamento eficienteda Secretaria.

j) É responsável pelo arquivamento de todos os eventos e de todasas informações recebidas das Confederações e Federações Na-cionais e Provinciais e outros grupos reconhecidos.

k) É responsável pela organização e pela atualização de uma basede dados (mundial) de endereços dos membros das FederaçõesNacionais e Provinciais e dos grupos reconhecidos.

l) É responsável pela criação e atualização da lista das Confede-rações e Federações Nacionais e Provinciais reconhecidas, dasAssociações Locais e dos grupos reconhecidos e pela publicaçãodesta lista todos os anos.

m)Seis meses antes da Assembleia Mundial, dá início aos procedi-mentos para as eleições, anunciando a data das mesmas a todosos presidentes Nacionais ou Provinciais solicitando os dossierspara as candidaturas.

n) É responsável da organização da Confederação Mundial.o) É o Presidente da Comissão Eleitoral para a nova Presidência

Confederal Mundial, caso não seja candidato à Presidência.p) Se o Secretário Confederal não for candidato à Presidência Con-

federal Mundial, a Junta Executiva Confederal Mundial nomearáoutro Presidente da Comissão Eleitoral.

Art. 27 - O Tesoureiro Confederal Mundial

a) Membro eleito da Presidência Confederal Mundial. Na sua falta,deve ser cooptado pela Presidência Mundial e, em tal caso, nãotem direito de voto.

b) É responsável, juntamente com o Presidente da Confederação

EESTATUTOSTATUTO MUNDOMUNDO

JANEIRO

8 - Beato Titus Zeman15 - Beato Luigi Variara22 - Beata Laura Vicuña24 - San Francesco di Sales30 - Beato Bronislao Markiewicz31 - San Giovanni Bosco

FEVEREIRO

7 - Beato Pio IX9 - Beata Eusebia Palomino25 - SS. Versiglia e Caravario

Buon Natale! Merry Christmas! Feliz Navidad! Joyeux Noël!

CCALENDÁRIOALENDÁRIO SSALESIANOALESIANO

EX ALLIEVI NewsflashEventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Direção e Edição EXALLIEVI Newsflash Casa GeralOpera Salesiana Teresa Gerini Sede Centrale SalesianaVia Tiburtina, 994 - 00156 Roma (Italia) Via Marsala, 42 - 00185 Roma (Itália)tel. (+39) 06.409.003 tel. (+39) 06.656.121 CentralinoInternet: www.exallievi.org Fax (+39) 06.656.12.556E-mail: [email protected] Internet: www.sdb.org

Direção e Coordenação editorialPierluigi Lazzarini([email protected])

Secretário de EditorialVeronica Messano

Colaboradores desta questãoDon Ángel Fernández Artime sdb, Sophie Astles, Emanuela Carnevale,don Pascual Chàvez sdb, don Charles Cini sdb, Joaquim Fernandes, Vito Gentili,Bryan Magro, Chihiro Okawa, Salvatore Ortu, don Ambrose Pereira sdb,Alberto Piedade, Guilhermino Pires, don Jayapalan Raphael sdb,Gian Francesco Romano, Daniela Scherrer, don Philip Somchai sdb

Fotos e imagensArchivio Ag. ANS, AustraLasia, Don Bosco India, El Caribe, Red De Noticias, Salesiani GBR

A revista trimestral (italiano, inglês, espanhol, francês e português) está disponível no site oficial www.exallievi.org nestes prazos: 25 DEDEZEMBRO (Natal Sagrado); PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO; 24 DE JUNHO (nascimento de ex-alunos); 5 DE OUTUBRO (Beato Alberto Marvelli)

NÚMERO DE NOSSA CONTA

Name: Confederation of Past Pupils of Don BoscoBank: Lombard Bank Malta p.l.c.Address: Balzan, MaltaIBAN: MT 08 LBMA 0500 0000 0000 0144 0520 986SWIFT Code: LBMAMTMTBank Account Number: 01440520986

Ag. ANS - Veronica Messano Ag. ANS - Nisaury Ventura Ag. ANS - ElaboraçãoAg. ANS - Elaboração

Traduções

EDIÇÃO EM ESPANHOL EDIÇÃO FRANCESAEDIÇÃO ITALIANA EDIÇÃO EM INGLÊS