feliciano galdino, 320, porto,...

10
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO O SINDICATO INTERMUNICIPAL DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO CNPJ: 03.750.171/0001-26 AV. HISTORIADOR RUBENS DE MENDONÇA 4193 CASA DA INDUSTRIA BOSQUE DA SAÚDE cuIABÁ/MT, E, DE OUTRO, O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO DE VÁRZEA GRANDE, cuIABÁ E REGIÃO - SINTIA CNPJ: 24.672.537/0001-66 RUA PROFESSOR FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT. CLÁuSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE As cláusulas constantes na presente Convenção Coletiva de Trabalho terào vigência de 12 (doze) meses, a contar de 1° de maio de 2007 até 30 de abril de 2008, mantendo-se a data-base da categoria em 1° de maio. CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA OS valores, condições, termos e demais estipulações, ajustadas na presente Convenção Coletiva de Trabalho, durante o prazo de sua vigência, serão aplicáveis a todos os integrantes das categorias profissional e econômica, abrangidos pela representação e base territorial de ambos os Sindicatos, excetuando-se as condições especificamente consideradas neste instrumento. PARÁGRAFO ÚNICO - Ficam excluídas da abrangência da presente Convenção Coletiva de Trabalho os empregados das empresas, que, mesmo integradas no âmbito da representação dos sindicatos convenentes, tenham celebrado Acordo Coletivo de Trabalho, ou, estejam em vias de celebrá-lo, o qual prevalecerá, em qualquer hipótese, sobre a Convenção Coletiva da Categoria. CLÁUSULA TERCEIRA - REAJUSTE SALARIAL A partir de 10 /05/2007, as empresas concederão, a todos os seus empregados, um aumento salarial de 5% (cinco por cento), calculado sobre o salário do mês de abril/2007. Parágrafo Primeiro Serão compensados todos os aumentos legais e espontâneos concedidos no período de 1. o de maio de 2006 à 30 de Abril de 2007, excluindo-se aqueles aumentos decorrentes de término de aprendizagem, implemento de idade, promoção por antigüidade ou merecimento, transferência de cargo, função, estabelecimento ou localidade e equiparação salarial determinada por sentença transitado ou julgado. /1 Parágrafo Segundo - As empresas que pagaram maio de 2007 em valores inferiores ao que f poderão pagar as diferenças nos salários dos julho de 2007.

Upload: duongminh

Post on 25-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO QUE ENTRE SICELEBRAM, DE UM LADO O SINDICATO INTERMUNICIPALDAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO NO ESTADO DE MATOGROSSO CNPJ: 03.750.171/0001-26 AV. HISTORIADORRUBENS DE MENDONÇA 4193 CASA DA INDUSTRIABOSQUE DA SAÚDE cuIABÁ/MT, E, DE OUTRO, OSINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DAALIMENTAÇÃO DE VÁRZEA GRANDE, cuIABÁ E REGIÃO -SINTIA CNPJ: 24.672.537/0001-66 RUA PROFESSORFELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.

CLÁuSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASEAs cláusulas constantes na presente Convenção Coletiva deTrabalho terào vigência de 12 (doze) meses, a contar de 1° demaio de 2007 até 30 de abril de 2008, mantendo-se a data-baseda categoria em 1° de maio.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIAOS valores, condições, termos e demais estipulações, ajustadasna presente Convenção Coletiva de Trabalho, durante o prazo desua vigência, serão aplicáveis a todos os integrantes dascategorias profissional e econômica, abrangidos pelarepresentação e base territorial de ambos os Sindicatos,excetuando-se as condições especificamente consideradas nesteinstrumento.

PARÁGRAFO ÚNICO - Ficam excluídas da abrangência da presenteConvenção Coletiva de Trabalho os empregados das empresas,que, mesmo integradas no âmbito da representação dossindicatos convenentes, tenham celebrado Acordo Coletivo deTrabalho, ou, estejam em vias de celebrá-lo, o qualprevalecerá, em qualquer hipótese, sobre a Convenção Coletivada Categoria.

CLÁUSULA TERCEIRA - REAJUSTE SALARIALA partir de 10 /05/2007, as empresas concederão, a todos osseus empregados, um aumento salarial de 5% (cinco por cento),calculado sobre o salário do mês de abril/2007.

Parágrafo Primeiro Serão compensados todos os aumentoslegais e espontâneos concedidos no período de 1. o de maio de2006 à 30 de Abril de 2007, excluindo-se aqueles aumentosdecorrentes de término de aprendizagem, implemento de idade,promoção por antigüidade ou merecimento, transferência decargo, função, estabelecimento ou localidade e equiparaçãosalarial determinada por sentença transitado ou julgado.

/1Parágrafo Segundo - As empresas que pagarammaio de 2007 em valores inferiores ao que fpoderão pagar as diferenças nos salários dosjulho de 2007.

Page 2: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

Parágrafo tercei.ro - Aos trabalhadores que tenham, em l' demaio de 2.007, menos de 12 meses nas empresas receberão oreajuste de forma proporcional ao numero de meses quetrabalham na empresa.

CLÁUSULA QUARTA - PISO SALARIALO Piso Salarial da categoria será de R$ 435,00 (quatrocentos etrinta e cinco reais).

PARÁGRAFO PRIMEIRO - O piso salarial deverá ser obedecidosomente após o término de contrato de experiência.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Para efeito de aferição do piso salarialserão consideradas todas as verbas de caráter remuneratório doempregado, como comissões, participação nos resultados/lucrosou produtividade, estando excluídas das verbas que compõem opiso o eventual recebimento de horas extras, adicionaisnoturno, de periculosidade, insalubridade ou de transferência.

CLÁUSULA QUINTA - SALÁRIo SUBSTITUIÇÃOAs empresas pagarão aos empregados substitutos o mesmo saláriodos substituídos, desde que tal substituição se faça na suaintegralidade, isto é, dentro das mesmas condições eespecificações do substituído.

PARÁGRAFO PRIMEIRO ~ Quando a substituição for de um cargo deconfiança, não terá o substituto direi to às eventuais horas-extras, ou quaisquer outros beneficios que o cargo substituídonão o tenha.

PARÁGRAFO SEGUNDO Para se caracterizar a substituiçãoefetivamente, esta deverá se dar por período igualou superiora 15 (quinze) dias.

PARÁGRAFO TERCEIROdiferente de um mês,deverá utilizar-se deevento.

Se o per iodoobservando-se ocálculo pro-rata

de substituição forparágrafo anterior,no pagamento deste

CLÁUSULA SEXTA - HORAS EXTRASAs empresas pagarão aos seus empregados um adicional de 60%(sessenta por cento) sobre o valor da hora normal, pelas horasextraordinárias prestadas de segunda a sábado. As horas extrasprestadas aos domingos e feriados serão pagas com adicional de100% (cem por cento).

//C _

CLÁUSULA SÉTIMA - JORNADA FLEXÍVEL - BANCO DE HORASFica desde já convencionado que as empresaspoderão adotar o Banco de Horas, através de cfirmado diretamente com o Sindicato Profission 1,respeitar suas peculiaridades.

Page 3: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

PARÁGRAFO PRIMEIRO - ÀS empresas que necessitarem também ficamautorizp.das a realizar acordos individuais para prorrogação dointervalo intra-jornada, os quais deverão ser submetidos àapreciação do Sindicato dos trabalhadores.

CLÁUSULA OITAVA - ADICIONAL NOTURNOSomente as horas trabalhadas no horário entre as 22: 00 às05:00 horas serão remunerados com o adicional noturno de 25%(vinte e cinco por cento).

CLÁUSULA NONA - PAGAMENTOS QUINZENAIS DE SALÁRIOS/I3· SALÁRIOPara as empresas que já utilizam o pagamento quinzenal desalários, nos meses em que efetuarem o adiantamento do 13°Salário deverão também efetuar o pagamento quinzenal dosalário.

CLÁUSULA DÉCIMA - DISPENSA DE PONTO NOS INTERVALOSAs empresas poderão desobrigar o empregado do registro dohorário de intervalo para refeição e descanso, no cartão deponto, desde que seja observado o intervalo mínimo de 01 (uma)hora. Poderá ser procedida a pré-assinalação do intervalo porparte da empresa, ou pelo próprio empregado se este entenderconveniente.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - FECHAMENTO DO CARTÃO DE PONTOCom a finalidade de permitir a realização do pagamento dossalários dentro do prazo estipulado na presente ConvençãoColetiva de Trabalho, ou mesmo antes, se for o caso, a empresapoderá fechar o cartão de ponto antes do final do mês, semprejuizo dos direitos que ficarão resguardados e quitados nomês subseqüente.

PARÁGRAFO ÚNICO: As empresas poderão adotar sistemainformatizado de controle de ponto, onde as jornadas detrabalho serão registradas por meio de cartões magnéticos, quegerarão espelhos de ponto impressos com todas as jornadasrealizadas no mês, bem como o saldo do Banco de Horas e dashoras extras compensadas, documento este que será assinadopelos empregados e arquivados no departamento pessoal.

/..

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - FERIADO CARNAVALNão haverá expediente nas empresas na terça-feira

---..,

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DESCONTOSAs empresas poderão descontar mensalmente dos salários de seusempregados, além dos descontos previstos em Lei, os referentesa mensalidade associativa do sindicato, contribuições àassociação classista, empréstimos pessoais, seguro de vida,assistência médica, farmácia, supermercados, transporte eprodutos subsidiados, e outros, desde que expressamenteautorizados pelo empregado.

Page 4: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

~PARÁGBAFO ÚNICO - Excetua-se da previsão contida na presentecláusula, as empresas processadoras de cereais e de bebidas,cabendo a estas procederem a compensação das horas relativas àterça-feira de carnaval em outros dias.

CLAUSULA DÉCIMA QUARTA - CONCESSÃO DE FÉRIASO início das férias não poderá coincidir com os sábados,domingos, feriados ou dias já compensados, exceto em relaçãoao pessoal sujeito a regime de revezamento, cujo início dasférias não deverá coincidir com o dia de repouso.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Poderão as empresas, em caso de fériascoletivas, antecipar o gozo destas para os empregados, mesmoaqueles que ainda não façam jus à concessão, compensando-seessa antecipação quando vier a ser adquirido o direi to ou porocasião da rescisão contratual. As empresas deverão procederas anotações referentes a antecipação, na CTPS do empregado.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Poderão os empregadores, à pedido doempregado, concordar que as férias do mesmo seja usufruída em02 (dois) períodos, desde que os mesmos sejam dentro doperíodo concessivo das mesmas, devendo, no entanto, opagamento das mesmas, com O acréscimo legal (adicional deférias), ser pago por ocasião do gozo da sua primeira parte.

CLAUSULA DÉCIMA QUINTA - AUXILIO FUNERALAs empresas contribuirão com o pagamento de 01 (um) salárionominal do empregado, em caso de falecimento deste, e metadedesta importância, em caso de falecimento da esposa, paratodos os empregados que perceberem até 02 (dois) pisossalariais, dentro da categoria em que se enquadrar a empresa.Para os empregados que receberem salário superior, o auxílioserá equivalente a dois pisos salariais. Em caso defalecimento do empregado, o auxilio será entregue aobeneficiário identificado através do INSS ou aquele que tiversido declarado como dependente pelo empregado. Havendoqualquer controvérsia, será pago através de Alvará Judicial.

CLAUSULA DÉCIMA SEXTA - REFEIÇÃORessalvadas as condições mais favoráveis adotadas pelasempresas, aos empregados que por motivo de serviço tiverem quepermanecer ou comparecer ao estabelecimento da empresa antesdas 07:00 horas da manhã será fornecida uma refeição oulanche, a preços subsidiados, de acordo com o PAT (Programa deAlimentação do Trabalhador) , cujo desconto desde já seautoriza.

ATESTADOS MÉDICOS E ODON LÓGICOSausência ao serviço, po motivo deque não ti verem serv médico-

aceitarão como válidos, o atestados f\/) 1'.

~'

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA -Para justificativa dadoença, as empresasodontológico próprio,

Page 5: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

1r-"I~·,~'

médicos e odontológicos fornecidos pelo INSS ou SESI, desdeque conste o CID da doença.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - EMPREGADO ESTUDANTEAs faltas ao serviço, em virtude de prestação de examevestibular em escolas oficiais, nas localidades que prestarserviços, previamente comunicadas e posteriormentecomprovadas, serão abonadas pela empresa, desde quecoincidentes com o horário de trabalho.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA PRAZO DE PAGAMENTO DAS VERBASRESCISÓRIASO pagamento das parcelas referentes à rescisão de contratos detrabalho deverá obedecer aos prazos estabelecidos pelo artigo477 da CLT, ou seja, até O primeiro dia útil imediato ao finaldo contrato, inserido-se no mesmo O prazo do Aviso prévio,mesmo que cumprido em casa, ou até o 100 (décimo) dia, contadoda data da notificação da despedida, quando da expressadispensa do seu cumprimento. Esclareça-se que em caso doempregado pedir demissão, e for dispensado do cumprimento doaviso, o prazo será de 10 (dez) dias.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTOAs empresas fornecerão aos empregados os comprovantes/recibosde pagamento de salários, contendo a identificação da empresa,discriminação dos valores pagos e descontos efetuados.

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - CIPAAlém das exigências legais, o Sindicato deverá ser comunicadoda data em que se realizarão as eleições da CIPA, comantecedência mínima de 30 (trinta) dias.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - EPI, UNIFORMES E INSTRUMENTOS DETRABALHOTodo o equipamento de proteção individual, bem como uniformese instrumentos necessários ao desenvolvimento do trabalho,serão fornecidos gratuitamente pela empresa, mediante recibo.

PARÁGRAFO ÚNICO - Os materiais extraviados ou danificados,dolosa ou culposamente pelos empregados, deverão serressarcidos à empresa no mês subseqüente ao extravio ou danocausado, assim como o não uso do EPI por parte dos empregadosconstituirá falta grave, na hipótese de ser caracterizada areincidência.

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - ANOTAÇÃO NO REGISTRO DE PONTOO espaço de tempo registrado nos cartões de ponto igualouinferior a 20 (vinte) minutos, imediatamente an riores e/ouposteriores ao início ou término da jornada normal detrabalho, não será considerado, para nenhum efeito I gal, como ,~efetivamente trabalhado. A I

) /.;

.~

Page 6: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - PLANTÃO AMBULATORIALAs empresas que possuírem mais de 100 (cem) empregadostrabalhando em horário a partir das 22:00 (vinte e duas)horas, deverão manter um veículo para atendimento deurgência.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - INDENIZAÇÃO ADICIONALO empregado dispensado sem justa causa, no período de 30(trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial,entendendo-se como tal a data-base da revisão da ConvençãoColetiva de Trabalho, terá direito a Indenização Adicionalequivalente a um salário mensal (art. 9°, Lei 7238/84),obedecido o espírito do disposto no § 3· da cláusula 5".

PARÁGRAFO ÚNICO - Esclarece-se que, se o aviso prévio vencerdentro dos 30 (trinta dias) que antecedem à data-base, caberáo pagamento da indenização adicional de que trata estacláusula. Na hipótese de vencimento do aviso prévio ocorrer nomês da data base, as verbas rescisórias serão calculadas combase no valor do novo salário, descabendo então o pagamento daindenização adicional.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - AFASTAMENTO PROVISÓRIO DE DIRETORESOs pedidos de afastamento dos diretores do SINTIA serãoentregues diretamente ao setor de pessoal das empresas, sempreque necessário, com antecedência de pelo menos 48 (quarenta eoito) horas.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - EXAMES MÉDICOSOS exames médicos admissional, periódicosficarão à disposição do empregado, no arquivosempre que este vier a solicitar.

e demissionaldas empresas,

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR EMDOMINGOS OU FERIADOSAs empresas, havendo necessidade, por suas caracteristicas ouexigências técnicas, ficarão autorizadas a trabalhar emdomingos e feriados, mediante escala de folgas. O Sindicatodeverá ser previamente comunicado das datas em que isto venhaa ocorrer, garantindo-se, no entanto, a folga de pelo menos umdomingo no mês.

CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - TRANSPORTE GRATUITO OU SUBSIDIADOCaso as empresas subsidiem ou forneçam transporte aos seusempregados, de sua residência ao local de trabalho ou viceversa, as horas "in i tinere" não serão consideradas comotrabalhadas, nem remuneradas, sendo sua jor da laborativaaquela constante dos termos contratuais s efeti vamentelaboradas, ou, lançadas nos cartões de ponto, ando foremadotados tais sistemas de controle.

Page 7: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - SUSPENSÃO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIAO contrato de experiência ficará suspenso a partir da data doafastamento do trabalho por auxilio-doença previdenciário ouacidente de trabalho, completando-se o período previsto após acessação do benefício.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRDmIRA - CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVAEm sendo demonstrado às empresas, pelo Sindicato obreiro, daaprovação em assembléia dos empregados da obrigação dos mesmosem contribuir com o Sindicato Profissional, farão as empresas,mensalmente, o desconto em folha de pagamento da contribuiçãosocial dos associados do Sindicato, que assim autorizarem porescrito, a importância equivalente a 1% (um por cento) dosalário, efetuando o repasse para a Entidade Sindical até o10° (décimo) dia do mês subseqüente ao do desconto,impreterivelmente, devendo as importâncias ser depositadas naconta n.o 1768-1, op-OO) da CEF, Ag. 016 - Paiaguás, Cuiabá-MT, sob pena de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor nãorecolhido, obrigando-se o Sindicato dos Trabalhadores a enviaraté o dia 15 (quinze) de cada mês a relação nominal dosassociados que deverão sofrer o desconto. A empresa, por suavez, encaminhará ao Sindicato Profissional a relação dos seusempregados associados, com os respectivos descontos.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - GARANTIA DE EMPREGOSerá concedida a garantia de emprego:a) Aos empregados em idade de prestaçào de serviço militar,desde o alistamento até 30 (trinta) dias após a baixa oudesligamento da unidade militar em que servirem, desde querespeitado o parágrafo primeiro do art. 472, da CLT;b) Ao empregado acidentado no serviço ou no percurso de suacasa para o servlço e vice-versa, conforme dispõe a legislaçãoem vigor.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Será concedida garantia de emprego, aosempregados para os quais falte até 12 (doze) meses paraaquisição da aposentadoria, desde que, por primeiro, os mesmospossuam mais de 05 (cinco) anos ininterruptos de serviçosprestados às empresas abrangidas pela presente ConvençãoColetiva de Trabalho e desde que seja o empregador comunicado,por escrito, pelo empregado, de que vai se aposentar daqui a12 (doze) meses, comprovando com documentos oficiais que reúnecondições para tal.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - CC»fi>ENSAÇÃOJORNADA

PARÁGRAFO SEGUNDO - Não se aplica a garantia de emprego aoscasos de pedido de demissão, dispensa por justa causa, comotambém no término de contrato de experiência e contratos porprazo determinado, devidamente comprovados.

Page 8: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

Será permitido às empresas firmarem, individualmente, acordode compensação ou de prorrogação, do horário de trabalho detodos os seus empregados, homens ou mulheres, respeitadas asobjeções quanto ao trabalhado do menor, sempre em consonânciacom o disposto na legislação em vigor, notadamente o artigo59, parágrafo 2°, da CLT, com a redação dada pela Lei 9601/98,assim como respeitada a cláusula sétima da presente ConvençãoColetiva de Trabalho.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - CONTRATO POR PRAZO DETERMINADOTendo em vista o disposto na Lei 9601/98, ou seja, anecessidade de participação das entidades sindicais nosacordos, visando a contratação por parte das empresas, deempregados por prazo determinado, o SINTIA compromete-se,quando solicitado por qualquer empresa, a entabular ascondições em que tal modalidade de contrato se efetivará.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - MULTAFica convencionada uma multa equivalente a 01 (um) pisosalarial da categoria, observado o disposto na cláusula quartae seus parágrafos deste instrumento, em caso de descumprimentode quaisquer das cláusulas da presente Convenção Coletiva deTrabalho, envolvendo obrigação de fazer, que resultará emfavor da parte prejudicada.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - PRORROGAÇÃO, REVISÃO, RENÚNCIA OUREVOGAÇÃoO processo de prorrogação, revisão, renúncia ou revogaçãototal ou parcial da presente Convenção Coletiva de Trabalhoficará subordinado às normas do art. 615 da CLT, obrigando-seo Sindicato Profissional a apresentar ao Sindicato Patronal aPauta de Reivindicações até o dia 10 de março de 2008.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - CESTA DE NATALAs empresas concederão, no mês de dezembro de 2007, a todos osempregados, 01 (uma) cesta de natal com 30 (trinta) produtosou mais.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - PREVALÊNCIA DA CONVENÇÃo COLETIVAAcordam os signatários que o estabelecido nesta ConvençãoColetiva de Trabalho, por ser resultante de uma amplanegociação havida entre as partes convenentes, deve prevalecersobre toda e qualquer norma legal de caráterinfraconstitucional.

,/o.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA - DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIAEm face da inviabilidade econômica e isica do seufuncionamento os Sindicatos Convenentes reso m extinguir aCOMISSÃO DE CONCOLIAÇÃO PRÉVIA.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - DESENVOLVIMENTO

Page 9: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

9\~~Y

Não será computado na jornada de trabalho e tampoucoconsiderado tempo à disposição do empregador ou horaextraordinária, o período (horas ou dias), em que o empregadoestiver realizando cursos, programas ou seminários para seutreinamento ou para seu aprimoramento pessoal/profissional,proporcionados e custeados pelo empregador ou por terceiros,salvo nos casos em que o empregado, por escrito, epreviamente, se manifeste no sentido de não participar doevento.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA - CESTA DE ALIMENTOSAs empresas fornecerão mensalmente aos empregados que nãopossuírem faltas injustificadas, uma cesta de alimentos novalor mínimo de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), a qual nãointegrará o salário pra nenhum fim de direito.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA PREVALÊNCIA DOS ACORDOSCOLETIVOS SOBRE A PRESENTE CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHOOs Acordos Coletivos firmados pelo Sindicato Laboralprevalecerão sobre a presente Convenção Coletiva de Trabalho.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA - DO INTERVALO INTRA-JORNADAOs intervalos intra-jornada dos demonstradores (as) I

repositores (as) e promotores (as) de vendas poderão ser fixadosem até 4 (quatro) horas, sem que isso gere direito a horasextras ou indenização.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUARTA - FOROAs controvérsias, que porventura, possam advir da aplicaçãodas presentes, cláusulas serão dirimidas através das Varas doTrabalho de Cuiabá - MT.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUINTA - DAS ASSINATURASE, por representar o presente instrumento a expressão davontade das partes, firmam esta Convenção Coletiva deTrab ho, em 04 (quatro) vias, sendo 01 (uma) para cada parte,1 (m para divulgação e 1 (uma) para o Ministério doTraba h - DRT, para fim de registro e arquivo.

de 2007.

I TERMUNICIPAL DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO NO

ESTADO DE MATO GROSSO - SIAMT

/ 11J

Page 10: FELICIANO GALDINO, 320, PORTO, CUIABÁ/MT.arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/... · ... CONCESSÃO DE FÉRIAS ... será pago através de Alvará Judicial

~o

INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇAO DE

I

DE AMORIM

INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇAo DO

I'JI . T 'nr U

O

~(>tDZ>8611COl-19nr=1l?f7/OJ}

~ ",' lO 06 Oi

.51tal/Y.s~Chefe~aXt:--~joTrll~lho MT