fantástico exibe reportagem sobre morte súbita - jornal sbc -...

2
Jornal SBC 91 - Jan/Fev 2009 19 sbc na mídia A série de reportagens especiais da rádio Band News “Tabagismo – legislação e combate” venceu o º Prêmio Latinoamericano de Jornalismo em Saúde Cardiovascular. Em um dos capítulos da série, a repórter Fernanda D’Avila abordou a pesquisa feita pela SBC em escolas públicas de São Paulo que revelou a precocidade dos jovens fumantes. O diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular, Rui Ramos, ao ser entrevistado, lembrou a importância da prevenção e que a entidade está empenhada em mostrar aos jovens os males do tabaco. Contou ainda aos ouvintes que a SBC promoveu uma série de palestras, ao longo de 2008, em escolas públicas com integrantes do Comitê Antitabaco da SBC. Reportagem com SBC vence prêmio latinoamericano O programa dominical da TV Globo exibiu uma ampla reportagem sobre os riscos da morte súbita até em atletas. O repórter e apresentador Tadeu Schmidt entrevistou o presidente do Grupo de Estudos de Cardiologia do Esporte (Gecesp), Nabil Ghorayeb. O cardiologista explicou que os atletas não devem ignorar os sintomas do corpo. “A morte súbita muitas vezes manda avisos. Vários trabalhos mostraram que, uma semana antes, entre 70% e 80% das pessoas que tiveram morte súbita apresentaram tontura, azia, palpitações fora do ritmo cardíaco e cansaço fora do habitual. O corpo avisa. É que as pessoas não dão valor para isso”, orientou. Fantástico exibe reportagem sobre morte súbita Nos últimos dois meses, vários presidentes de departamentos da SBC concederam entrevistas para revistas de circulação nacional dando orientações para a população sobre saúde cardiovascular. O presidente do Departamento de Aterosclerose, Andrei Sposito, falou para a revista Saúde sobre a importância de manter o colesterol controlado e esclareceu as diferenças entre o HDL e o LDL. O presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, Leandro Zimmerman, também em entrevista à Saúde, explicou o porquê de as arritmias ocorrem. “A arritmia costuma surgir de uma hora para outra e, em seguida, desaparece quase por encanto. Ela não tem um gatilho específico, mas o estresse e o consumo de álcool ou café podem dispará-la”, falou. Já o presidente do Departamento de Hipertensão, Oswaldo Passarelli, citou o sal, o álcool e a obesidade como fatores que impactam na pressão sanguínea em entrevista para a revista Viva Saúde. “Obesos costumam ser sedentários, ingerem mais calorias e têm maior propensão ao diabetes e à pressão elevada”, disse. Presidentes de departamentos são entrevistados em revistas

Upload: duongtruc

Post on 23-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal SBC 91 - Jan/Fev 2009 19

sbc na mídia

A série de reportagens especiais da rádio Band News “Tabagismo – legislação e combate” venceu o �º Prêmio Latinoamericano de Jornalismo em Saúde Cardiovascular. Em um dos capítulos da série, a repórter Fernanda D’Avila abordou a pesquisa feita pela SBC em escolas públicas de São Paulo que revelou a precocidade dos jovens fumantes. O diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular, Rui Ramos, ao ser entrevistado, lembrou a importância da prevenção e que a entidade está empenhada em mostrar aos jovens os males do tabaco. Contou ainda aos ouvintes que a SBC promoveu uma série de palestras, ao longo de 2008, em escolas públicas com integrantes do Comitê Antitabaco da SBC.

Reportagem com SBC vence prêmio latinoamericano

O programa dominical da TV Globo exibiu uma ampla reportagem sobre os riscos da morte súbita até em atletas. O repórter e apresentador Tadeu Schmidt entrevistou o presidente do Grupo de Estudos de Cardiologia do Esporte (Gecesp), Nabil Ghorayeb. O cardiologista explicou que os atletas não devem ignorar os sintomas do corpo. “A morte súbita muitas vezes manda avisos. Vários trabalhos mostraram que, uma semana antes, entre 70% e 80% das pessoas que tiveram morte súbita apresentaram tontura, azia, palpitações fora do ritmo cardíaco e cansaço fora do habitual. O corpo avisa. É que as pessoas não dão valor para isso”, orientou.

Fantástico exibe reportagem sobre morte súbita

Nos últimos dois meses, vários presidentes de departamentos da SBC concederam entrevistas para revistas de circulação nacional dando orientações para a população sobre saúde cardiovascular.

O presidente do Departamento de Aterosclerose, Andrei Sposito, falou para a revista Saúde sobre a importância de manter o colesterol controlado e esclareceu as diferenças entre o HDL e o LDL.

O presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, Leandro Zimmerman, também em entrevista à Saúde, explicou o porquê de as arritmias ocorrem. “A arritmia costuma

surgir de uma hora para outra e, em seguida, desaparece quase por encanto. Ela não tem um gatilho específico, mas o estresse e o consumo de álcool ou café podem dispará-la”, falou.

Já o presidente do Departamento de Hipertensão, Oswaldo Passarelli, citou o sal, o álcool e a obesidade como fatores que impactam na pressão sanguínea em entrevista para a revista Viva Saúde. “Obesos costumam ser sedentários, ingerem mais calorias e têm maior propensão ao diabetes e à pressão elevada”, disse.

Presidentes de departamentos são entrevistados em revistas

Jornal SBC 91 - Jan/Fev 200920

sbc na mídia

Os jornais e revistas brasileiros repercutiram com cardiologistas da SBC as novidades anunciadas no congresso da American Heart Association. O estudo Jupiter teve grande interesse dos veículos leigos. O presidente da SBC, Antonio Carlos Palandri Chagas, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, disse que o tempo de uso de estatinas depende de cada organismo. “Algumas pessoas, quando interrompem a medicação, voltam a ter problemas. Outras não”, esclareceu. Segundo Chagas, o estudo poderá mudar diretrizes sobre tratamentos, mas não em curto prazo. Falando sobre o mesmo assunto, mas para a revista Isto É, o presidente da SBC explicou: “temos que evitar que as doenças ganhem uma dimensão tão grande que fique difícil derrotá-las”.

Novidades da AHA repercutem no Brasil

Bulas

resu

mida

s em

outra

págin

a des

ta pu

blica

ção.

Bulas

resu

mida

s em

outra

págin

a des

ta pu

blica

ção.

PADPAD

-16,4-16,4mmHgmmHg

PASPAS

-20,1-20,1mmHgmmHg PADPAD

-17,3-17,3mmHgmmHg

PASPAS

-20,6-20,6mmHgmmHg

PADPAD

-13,8-13,8mmHgmmHg

PASPAS

-15,5-15,5mmHgmmHg PADPAD

-14,6-14,6mmHgmmHg

PASPAS

-16,0-16,0mmHgmmHg

PADPAD

-21,9-21,9mmHgmmHg

PASPAS

-26,8-26,8mmHgmmHg

REDUÇÃOMÉDIA DA PRESSÃO

ARTERIAL3

Efi cácia e proteção em todos os estágios da hipertensão1-4

Olmetec* MS 1.0216.0105 - Olmetec*HCT 1.0216.0169- Uso Adulto. Uso Oral. Venda sob prescrição médica. - A persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Referências Bibliográfi cas: 1. Whelton PK et al. Primary prevention of hypertension: clinical and public health advisory from The National High Blood Pressure Education Program. JAMA 2002; Oct 16; 288(15): 1882-8. 2. Giles TD, Robinson TD. Effects of olmesartan medoxomil on systolic blood pressure and pulse pressure in the management of hypertension. Am J Hypertens. 2004 Aug; 17(8):690-5. 3. Chrysant SG, et al. Evaluation of antihypertensive therapy with the combination of olmesartan medoxomil and hydrochlorothiazide. Am J of Hypertension 2004; 17(3): 252-259. 4. Neutel JM, et al. Use of an Olmesartan Medoximil-Based Treatment Algorithm for Hypertension Control. J Clin Hypertens (Greenwich) 2004 Jun;6(6):346.

anuncio 210x140 sem bula.indd 1 24/03/2008 15:51:16