fam trip omíada vila do bispo

10
ALGARVE INFORMATIVO #87 44 A Região de Turismo do Algarve dinamizou, no dia 6 de dezembro, mais uma Fam Trip, desta vez com destino a Vila do Bispo e com o objetivo duplo de dar a conhecer as belezas deste concelho, mas também o seu legado Omíada. Para tal convidou algumas dezenas de profissionais de turismo, agentes culturais e jornalistas, numa jornada que terminou com um deslumbrante pôr-do-sol no Cabo de São Vicente. À descoberta do legado Omíada em Vila do Bispo Texto: Fotografia: ALGARVE INFORMATIVO #87 44

Upload: arqueomike

Post on 28-Jan-2018

738 views

Category:

Social Media


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #87 44

A Região de Turismo do Algarve dinamizou, no dia 6 de dezembro, maisuma Fam Trip, desta vez com destino a Vila do Bispo e com o objetivo duplode dar a conhecer as belezas deste concelho, mas também o seu legadoOmíada. Para tal convidou algumas dezenas de profissionais de turismo,agentes culturais e jornalistas, numa jornada que terminou com umdeslumbrante pôr-do-sol no Cabo de São Vicente.

À descoberta do legadoOmíada em Vila do Bispo

Texto: Fotografia:

ALGARVE INFORMATIVO #87 44

Page 2: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #8745 ALGARVE INFORMATIVO #8745

Page 3: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #87 46

Depois de Alcoutim, SãoBrás de Alportel,Monchique, Lagos, Lagoa,Aljezur, Tavira e Silves, aFam Trip «Redescobrir os

Segredos do Algarve», promovida pelaRegião de Turismo do Algarve, rumou,no dia 6 de dezembro, ao concelho deVila do Bispo. O propósito da iniciativafoi, como de costume, dar a conhecermais alguns dos segredos do principaldestino turístico do país e, emsimultâneo, revelar a herança árabe naregião. Aliás, a Fam Trip a Vila do Bispointegrou a descoberta da Rota dosOmíadas no Algarve, itinerárioturístico-cultural dedicado à dinastiaárabe que há mil anos dominava oMediterrâneo.

A jornada iniciou-se logo pela 8h30,junto à sede da RTA, em Faro e, depois

de uma breve paragem em ValeParaíso, para recolher maiselementos da comitiva, seguiu-separa Vila do Bispo, maisconcretamente à Praça da República,junto à Igreja Matriz de Vila doBispo, onde nos esperavam AdelinoSoares, presidente da CâmaraMunicipal de Vila do Bispo, DesidérioSilva, presidente da Região deTurismo do Algarve, e AlexandraGonçalves, Diretora Regional daCultura do Algarve. No Centro deInterpretação de Vila do Bispo foifeita uma pequena introdução aoterritório e visitou-se a exposição«Paisagens Condutoras», umcruzamento entre arte, culturagastronómica e património históricoe arqueológico do Algarve, comalgumas curiosas passagens sobre olegado omíada.

Page 4: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #8747

Aproveitando a pausa para café,Adelino Soares lembrou que seencontram, em Vila do Bispo, osvestígios mais acentuados da grandePangeia, de onde se separaram oscontinentes que hoje desenham oglobo terrestre, mas também aqui sepodem observar pegadas dedinossauros e vislumbrar o triopsvicentinus, que vive nos charcostemporários deste concelho. Oautarca falou igualmente dos menires,da presença romana e árabe, dosDescobrimentos e do Infante D.Henrique. “Este território tem umasérie de referências que remontam amilhões de anos atrás, mas tambémvários fenómenos especiais que nãose conseguem bem explicar, como opôr-do-sol no Cabo de São Vicente”,frisou.

Page 5: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #87 48

Continuando nesta viagem ao passado,Adelino Soares recordou osafundamentos ocorridos, em 1917, aolargo de Vila do Bispo durante aPrimeira Guerra Mundial e que todosesses vestígios vão tornar-se, em 2017,Património da Humanidade. “Vila doBispo nunca foi massificado e tem umagrande história associada. O SãoVicente, por exemplo, tem muito a verconnosco e saiu daqui para Lisboa, daqual se tornou santo padroeiro. Hoje,se calhar, somos periféricos no Algarvemas, noutros tempos, fomos uma zonacentral do mundo e por aqui passoutoda a gente”, apontou o autarca,visivelmente orgulhoso do concelho quelidera.

Desidério Silva, presidente da Regiãode Turismo do Algarve, reforçou a

importância destes eventos para queo trade e a própria comunicaçãosocial contatem com alguns locaismenos conhecidos do Algarve e assimpossam melhor divulgar todas as suaspotencialidades. “Vila do Bispo temtrabalhado muito na diferenciaçãodos seus produtos e esta presençaaqui enquadra-se também na RotaOmíada, um projeto internacionalque envolve a RTA, a Cultura e osmunicípios. Este ano, teremos cercade 18 milhões de turistas, mas aindanão é suficiente. Em novembro,tivemos uma taxa de ocupação de 46por cento, em janeiro, teremos 30 etal por cento, em julho e agosto,estaremos completamenteesgotados, e há que vender maisentre outubro e maio”, defendeuDesidério Silva. “Em concelhos comoVila do Bispo, as pessoas encontram

Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Alexandra Gonçalves, DiretoraRegional da Cultura do Algarve, e Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve

Page 6: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #8749

tranquilidade, qualidade, diversidade,bem-estar e isso tem contribuído parauma taxa de ocupação anual maisequilibrada”, reforçou.

Por sua vez, Alexandra Gonçalvesrevelou que esta viagem a Vila doBispo marcava o início de um percursoassociado à Rota Omíada, que inclui 14concelhos do Algarve. “Está na mão decada um de nós dinamizar, exigir,promover e dar notoriedade, trazerturistas para percorrer a rota. ADireção Regional de Culturadesempenha, sobretudo, um papelcientífico e histórico, fornecendoconteúdos de base para aestruturação da Rota”, referiu,esclarecendo que os atrasos ocorridosno processo se devem ao facto deestarem envolvidos dezenas deparceiros de sete países. “É um

Page 7: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #87 50

trabalho que nem sempre conseguecumprir os prazos que gostaríamos,mas que é absolutamente necessário edo qual não podemos desistir. É umesforço diário e não podemos perderde vista este bem comum, os nossosrecursos culturais e históricosassociados a um legado árabe doperíodo Omíada”.

Dali partiu-se para o Menir do Padrão,na Raposeira, onde se abordou o temaMegalitismo e a sacralização daspaisagens com os primeirosmonumentos de pedra erguida. Nãoesquecer que Vila do Bispo é a área damaior concentração de menires doocidente europeu, provavelmente osmais antigos, quiçá mesmo osprimeiros. Ao longo da FinisterraMediterrânica passou-se pelas praias daIngrina, do Zavial, da Salema e da Bocado Rio, onde foi possível sentir oimpacto de uma paisagem de primeiragrandeza natural e contactar com umasérie de apontamentos de elevadointeresse do ponto de vista cultural.Destaque, entre outros, para um trilhode interpretação da biodiversidadesobre o Paul da Lontreira; uma villaromana originalmente dedicada àindústria conserveira; uma fortificaçãodo século XVII construída para proteçãodas almadravas de atum; uma armaçãode pesca de época pombalina; e umnaufrágio do século XVIII.

Com a Fam Trip a meio, o almoço nãopoderia ter acontecido num local maisemblemático, o Forte de Santo Antóniode Beliche, com vista privilegiada sobrea Ponta de Sagres e o Cabo de São

Vicente. Pelo facto de nela existir umescudo atribuído ao Rei D. Sebastião,poderá ter sido erguida no séculoXVI, mas há quem defenda que a suaconstrução tenha ocorrido noreinado de Manuel I ou do seusucessor, D. João III, seguramenteantes de 1587, uma vez que esteedifício se encontra desenhado nummapa desta região produzido

Page 8: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #8751

aquando do ataque do corsário inglêsFrancis Drake, que o destruiu. Tinha comofunção controlar aquele ancoradouro eproteger os pescadores que ali exploravamuma armação de pesca de atum. Quanto àfortificação atual, remonta a umareconstrução ordenada por Filipe III dePortugal (1621-1640), tendo sidoreinaugurada em 1632, conforme inscriçãoepigráfica sobre o portão de armas.

De barriga cheia, a comitiva rumou ao«fim-do-mundo mediterrâneo»,segundo a cosmovisão greco-romana,com uma visita interpretativa aopalimpsesto cultural do grande Cabo deSão Vicente. Algumas histórias sobre aorigem toponímica de Sagres, asacralização da paisagem do grandeCabo, o culto de São Vicente e a

Page 9: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #87 52

presumível localização da Kanisat al-Gurab, a mítica Ermida do Corvo, foramalguns dos pontos altos da conversa.

Segundo a tradição histórica e religiosa(hagiográfica), entre o século VIII e oséculo XII, algures na zona de Sagres,existiu um templo dedicado ao culto deSão Vicente, naquela época um dossantuários mais concorridos nas rotas deperegrinação moçárabe da PenínsulaIbérica. No século XII, o geógrafo árabeAl-Idrisi documenta esta «Igreja dosCorvos» (Kanisat al-Gurab) nos seusrelatos acerca da finisterramediterrânica. Entretanto desaparecida,presume-se que a mítica Ermida doCorvo terá sido edificada precisamentena ponta mais sudoeste da EuropaContinental, denominada desde entãode Cabo de São Vicente.

Percorrido o Farol Dom Fernando,mais um momento inesquecível, omágico pôr-do-sol no Cabo de SãoVicente, poeticamente descrito porautores clássicos romanos e queainda hoje motiva uma singularromaria que converge para estaextremidade da Europa. De facto,centenas de pessoas ali se juntamdiariamente para assistir aofenómeno celeste, aplaudindo omomento em que o astro rei seextingue no «mar sideral». Depois,com centenas de fotos na bagagem eimagens surreais na cabeça, era horade regressar ao ponto de partida,assim se concluindo mais uma FamTrip da Região de Turismo do Algarve,desta feita ao concelho de Vila doBispo .

Foto de família da comitiva no Forte do Beliche, à hora do almoço

Page 10: Fam trip omíada vila do bispo

ALGARVE INFORMATIVO #8753