expresso solidário nº 98

1

Click here to load reader

Upload: luciano-fernandes

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Economia Solidária Uma outra economia acontece

TRANSCRIPT

Page 1: Expresso Solidário nº 98

deputado Dinis Pinheiro. “De início sãoR$ 2 milhões para 2012”, afirma ogovernador. O incentivo será dado tri-mestralmente a associações ou co-operativas, ficando 90% dos recursosrepassados aos catadores associa-dos ou cooperados, o restante de 10%poderá ser utilizado no custeio geral

da entidade, como despesas admi-nistrativas, aquisição de equipamen-tos, investimento em infraestrutura,capacitação e outros, explica ele.

Participaram do festival váriaspersonalidades, dentre elas, destaca-ram-se o presidente da FundaçãoEstadual do Meio Ambiente (FEAM),José Cláudio Junqueira, que falousobre o papel do catador para que seconsiga atingir as metas estipuladaspelo Plano Nacional de ResíduosSólidos (PNRS). De acordo com ele

Boletim Informativo nº 98 - Fevereiro/2012 www.unifei.edu.br/intecoop

O Centro Mi-neiro de Referênciaem Resíduos(CMRR), em BeloHorizonte-MG, reali-zou o 10º FestivalLixo e Cidadaniaque aconteceu en-tre os dias 19 e 27de novembro de2011. O encontroteve como tema"Desafios e pers-pectivas do Movi-mento Lixo e Cidadania no Estadode Minas Gerais".

Em oportunidade, participa-ram ativamente do festival, LucianoRamos da Silva Fernandes, Asses-sor em Economia Solidária daIncubadora Tecnológica de Coope-rativas Populares da UniversidadeFederal de Itajubá (INTECOOP/UNIFEI) e Eulália Zita Ferreira, daSecretaria Municipal de MeioAmbiente. A Associação dosCatadores Itajubenses de MateriaisRecicláveis (ACIMAR), tambémesteve presente e foi muito bemrepresentada pelas associadas,Ângela Maria Lemos Silva, daComissão Social da ACIMAR eVanderene Aparecida dos Santos,do Conselho Fiscal da associação.

A abertura do evento aconte-ceu na Assembleia Legislativa doEstado de Minas Gerais (AL-MG)com homenagens ao MovimentoNacional dos Catadores de Materi-ais Recicláveis (MNCR), entidadesparceiras e personalidades quesempre apoiaram os catadores.

Na segunda-feira do dia 21, ogovernador Antonio Anastasia san-cionou Lei Estadual que cria a Bol-sa Reciclagem, projeto apresenta-do pelo presidente da AL-MG,

INTECOOP/UNIFEI, PMI e ACIMARparticipam do 10º Festival Lixo e

Cidadania em Belo Horizonte

INTECOOP/UNIFEI realiza 2ºEncontro dos Grupos Incubados

EXPEDIENTE - Expresso Solidário é uma publicação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal deItajubá, sob a gestão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária:

Professor Paulo Roberto Labegalini. Diretor de Tecnologias Sociais: Professor Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes. Textos: LucianoR. S. Fernandes, Heloísa Coutinho. Fotografia: Equipe INTECOOP, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - INSEA e PrefeituraMunicipal de Itajubá - PMI. Edição e editoração eletrônica: Luciano R. S. Fernandes. Endereço: Avenida BPS 1303, Pinheirinho - Fone:

(35) 3629-1288 - [email protected] / www.unifei.edu.br/intecoop.Parceiros: UNIFEI/FAPEPE/PREFEITURA DE ITAJUBÁ/CVT/SECTES

Para cancelar o recebimento ou alterar email, envie uma solicitação para a [email protected]

“só existe duas ma-neiras de cumprir asmetas do PNRS, re-duzir a quantidade dematerial depositadonos aterros e aumen-tar a quantidade dematerial coletado.Para a primeira, é pre-ciso reeducar a popu-lação. Já para a se-gunda, é cobrada umamaior produtividadedos catadores, mas

para que isso aconteça é precisoque as prefeituras paguem aoscatadores por esse serviço. Comoé feito no município de Araxá, ondeas associações recebemR$ 84,00 por tonelada recolhida”.

A ministra do Desenvolvimen-to Social e Combate à Fome,Tereza Campelo, também estevepresente. Assim como Victor BiccaNeto, Diretor de Assuntos Gover-namentais da Coca-Cola. Além dopresidente da Danone, MarianoLouzano, que assinou uma parce-ria com ONGs e o MNCR, a fim decriar a primeira rede regional dearticulação e comercialização doSul de Minas.

O evento foi digno de 10 anosde histórias, lutas e conquistas doscatadores de materiais recicláveis.

O 2º Encontro dos GruposIncubados, realizado pelaINTECOOP/UNIFEI no dia 02 dedezembro de 2011, foi um suces-so! Em solenidade, no Auditório daBiblioteca Mauá da UNIFEI, estive-ram representantes dos gruposincubados como a APRIR (Asso-ciação dos Produtores Rurais deItajubá e Região), ACIMAR (Asso-ciação dos Catadores itajubensesde Materiais Recicláveis), a ONGNutra¦Saúde e a Associação Artesda Terra. A mesa de honra foi com-posta pelo Professor PauloShigueme Ide (Vice-Reitor daUNIFEI), Laudelino Augusto (Vice-Pre-feito), Marcos Eduardo CordeiroBernardes (Coordenador daINTECOOP e Diretor de TecnologiasSociais da UNIFEI), Joel Carlos deAlmeida (Vereador da CâmaraMunicipal de Itajubá) e o convida-do, Edson Luiz Ambrósio (Diretordo Sistema de Economia Solidáriano município de Guaxupé e Coor-denador do Fórum Sul Mineiro deEconomia Solidária).

O Evento contou tambémcom a presença de diversas auto-ridades de nosso município como

Valdinei Rodrigues Faria (assessor dodeputado Ulisses Gomes), IêdaMaria Anselmo Dias (Responsávelpelo Departamento de Ciência eTecnologia da Prefeitura de Itajubá),Cláudia Rosa Mariano (Coordenado-ra do SINE-Itajubá), Elza Maria deBarros Lucchesi (Extensionista daEMATER), Evandro Sanguinetto(Diretor da Empresa Ecológica GAIATerraNova), Zeca Maurício (Presiden-te do “Caminhos do Sul de Minas”) eJarbas Salustiano Cardoso(Conselheiro da CAMURI).

Esta edição do eventodiscutiu sobre as realizaçõesdo trabalho que aINTECOOP/UNIFEI vem rea-lizando junto aos grupos incu-bados e deliberações paraque essas ações tenhammais qualidade, ampliandoassim a relação entre Estadoe sociedade.

O professor Marcos,coordenador da INTECOOP/UNIFEI, deu as boas-vindasaos participantes e ressaltou a impor-tância do diálogo e do comprometi-mento de todos para a construção eformação de uma Rede de Economia

Solidária em Itajubá e Região.Também fez uso da palavra

o Vice-prefeito que se manifestoudizendo que “Não podemos con-siderar que vocês, grupos incuba-dos, são pequenos grupos. Na ver-dade, são pequenos proprietários,mas grandes produtores.” e o Con-vidado Edson que deixou a seguin-te reflexão “Não é que estamos fa-zendo pouco, é o nosso sonhoque é grande demais”.

Os debates foram comparti-lhados no final do evento. Segun-do relatos das experiênciasvivenciadas pelos grupos incuba-dos, o trabalho da INTECOOP/UNIFEI trouxe avanços significati-vos para o desenvolvimento dosgrupos. Baseando-se nesses re-latos, Geraldo Pacheco observoudiversos bons resultados obtidoscom o trabalho da incubadora,mas salientou que a incubadoranão conseguiria avançar em suasações sem o suporte e apoio que a

Prefeitura Municipal de Itajubá temdado aos grupos populares e a pró-pria INTECOOP/UNIFEI, pois “sem oapoio dela não conseguiríamos fazerum trabalho deste porte”, ressalta.

Mesa de abertura do 2º Encontro dos Grupos Incubados.

Na tarde de terça-feirado dia 13 de novembro de2011, a equipe da INTECOOP/UNIFEI, professor MarcosEduardo Cordeiro Bernardes,Geraldo Pacheco e Luciano R.S. Fernandes, reuniram-secom o vice-prefeitoLaudelino Augusto e suaassessora, Maria GoreteSiqueira Rodrigues, paradiscutirem sobre a criação deuma política pública munici-pal de economia solidária.

INTECOOP EM AÇÃOINTECOOP EM AÇÃO

Na sexta-feira do dia 27 dejaneiro, a INTECOOP/UNIFEI voltou afalar com o vice-prefeito LaudelinoAugusto, contando também com aparticipação de diretores das se-guintes secretarias municipais:Assistência Social; Ciência,Tecnologia, Indústria e Comércio;Cultura e Turismo, Meio Ambientee Agricultura.

A reunião foi pautada nacriação do conselho municipal e dofundo de economia solidária, alémde ações para 2012.

Na manhã do dia 31 de janeiro, a equipe daINTECOOP/UNIFEI se reuniu com o assessor de impren-sa, Bruno Leal Mendonça, da agência de publicidade epropaganda Traço Leal, para acertar os últimos deta-lhes das filmagens que irão compor os vídeosinstitucionais da incubadora e dos grupos incubados.

DICA DE SAÚDEExiste uma pequena refeição que chamamos decolação,uma refeição rápida e intermediária entre o caféda manha e o almoço.Ela é muito importante, pois dei-xará você com menos apetite na hora do almoço. Pro-cure incluí-la no seu dia a dia. Pode ser uma fruta ousimilar.Roseli Rodrigues de Lima – Estagiária de Nutrição –Associação Nutra|Saúde

Foto: PMI

Vanderene Aparecida dos Santos, EuláliaZita Ferreira e Ângela Maria Lemos Silva.

Dinis Pinheiro, Presidente da AssembleiaLegislativa de MG e Luciano Ramos da SilvaFernandes, da INTECOOP/UNIFEI.

Foto: INSEA/CMRR

Governador, Antonio Anastasia e o Deputado Estadual, Dinis Pinheiro emSolenidade no 10º Festival Lixo e Cidadania.

Participantes do 2º Encontro dos GruposIncubados no Auditório da Biblioteca Mauá