expressionismo

14
Expressionismo Cinema Tiago Basílio, Nº54854 Comunicação e Multimédia História Das Artes Visuais Contemporâneas 2012/2013

Upload: tiafo17

Post on 26-Jun-2015

2.130 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Expressionismo

Expressionismo Cinema

Tiago Basílio, Nº54854

Comunicação e MultimédiaHistória Das Artes Visuais Contemporâneas

2012/2013

Page 2: Expressionismo

Expressionismo (Cinema)

.O expressionismo Alemão foi estilo cinematográfico que teve o seu auge em 1920, pós final da 1º guerra mundial (1918).

.Foi uma corrente estética que se manifestou na pintura, na literatura, e mais tardiamente no cinema. Marcou o cinema da década de 20 imortalizando títulos tais como “Nosferatu”, ou “Metropolis”.

. Com a derrota da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha começou a entrar numa recessão, foi um período de caos e desordem social. A relação com os filmes que retractavam épocas antigas era como se os alemães se recusassem a admitir realidade de ter perdido a Primeira Guerra.

.Desta forma, toda a composição concreta, passa a ser abstracta, a função de não buscar o mundo como ele é , mas sim remodelá-lo à sua maneira , a partir dos sentimentos interiores. Era muito mais interessante recriar um mundo fictício, do que a simplesmente representá-lo como o nós conhecemos. A partir daí, se destaca características visuais que determinaram a estética expressionista alemã.

.Cenários subjectivos e abstractos, variações de luzes e sombras, cenários claustrofóbicos, névoa, e figuras por vezes grotescas e incomuns.

Page 3: Expressionismo

Obras CinematográficasDo Expressionismo Alemão

Page 4: Expressionismo

Metropolis (1927)Fritz Lang

Page 5: Expressionismo

Obras Cinematográficas do Expressionismo Alemão

Metropolis é um filme de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Considerado por muitos, o filme mais importante do expressionismo alemão, é também considerado como uma obra-prima, pois o filme continua muito actual olhando para realidade de hoje em dia.

A História passa-se no século XXI (2026), no qual os trabalhadores eram escravizados pelas máquinas. A simbologia do filme demonstrava a preocupação com a mecanização da vida industrial ,do estilo de vida metropolitano, questionando a importância do sentimento humano . A urbanização, atrelada a dificuldade de se viver na cidade, não no sentido de civilização, mas, no distanciamento do rural, na impossibilidade do retorno a natureza .Há a atracção pelo modo de vida metropolitano e pela tecnologia, a tal ponto que o homem só vive para fazer a máquina.

Page 6: Expressionismo

Nosferatu (1922)F.W. Murnau

Page 7: Expressionismo

Obras Cinematográficas do Expressionismo Alemão

“Nosferatu” é um dos maiores clássicos do cinema expressionista alemão estreou-se em 1922, e foi produzido pelo fabuloso Friedrich Murnau.O filme conta a terrível história de um simples cidadão alemão que recebe a proposta de vender o seu imóvel em frente da sua casa para um desconhecido morador da Transilvânia. O filme aborda temas interessantes para o ponto de vista do ano de 1922, 4 anos após o fim da 1º guerra e a 7 anos da quebra da bolsa de Nova Iorque. A ganância é abordada através do desejo do jovem Hutter de oferecer mais conforto há sua amada.Há outros temas recorrentes na narrativa, como a forte crença no sobrenatural, como lobisomens, vampiros. Clássico do expressionismo alemão. Mas, sem dúvida, o grande tema do filme é a morte, o desejo pelo mórbido, representado por Nosferatu. Fica claro no filme, o discurso de Murnau de autodefesa, quando ele aborda o tema da chamada “praga” vinda de alguns pontos na Europa. Temos aí um simbolismo representado pela figura de Nosferatu, onde o director expressa o seu receio pelas mazelas que inquietam a Europa , existe um desejo de protecção e de resguardo da cultura e da pureza do povo alemão.

Page 8: Expressionismo

The Cabinet Of Dr. Caligari(1920)Robert Wiene

Page 9: Expressionismo

Obras Cinematográficas do Expressionismo Alemão

“The Cabinet of Dr. Caligari” , produzido em 1920 por Robert Wiene ,conta a história de um hipnotizador, o Dr Caligari que induz o jovem Cesare a matar pessoas. A história complica quando este se recusa a matar uma bela jovem. Tudo se passa pela óptica de um louco. Neste filme, os cenários foram construídos sobre telas pintadas, mostrando elementos e formas irregulares e deformadas. É o distanciamento do real, assumindo composições picturais e fantásticas, com sua arquitectura distorcida, casas inclinadas, ruas tortas, criando um universo inconsciente do estado psíquico dos homens, ou mesmo do olhar de um louco. Este filme representa bem a Alemanha industrial ,e a exaltação social urbana.

Page 10: Expressionismo

Características • Contraste entre claros e escuros.• Maquiagem carregada; exagero.• A cenografia é mais importante do que a montagem.• Cenários irreais, com linhas fora de esquadro.• Montagem acelerada.• Realismo Expressionista - ambientes naturais.• Filmes gravados em estúdios, com cenários tortos e deformados;• Construção de ambientes escuros e sombrios;• Deformações plásticas através da maquiagem dos actores, roupas

esquisitas - recursos que mais se assemelham ao teatro.• Uso da sombra como um personagem .

Page 11: Expressionismo

Reflexão

Os expressionistas não tinham como objectivo representar a realidade concreta. Interessavam-se mais pelas emoções e reacções subjectivas que objectos e eventos suscitavam no artista ,e que ele tratava de expressar pelo uso da distorção, do exagero e do simbolismo.

Page 12: Expressionismo

Conclusão

Certamente que o expressionismo alemão influenciou directamente o cinema norte-americano, exemplo disso é a influência que teve o “Metropolis” no género de ”Blade Runner”.Mas o foco principal do expressionismo foi sem duvida os problemas mundiais e principalmente a crise da sociedade alemã na época, focando-se nas suas emoções e expressões.Questões psicológicas e sociais são abordadas mais a fundo.Década de 20, na Alemanha. Europa pós - I Guerra Mundial;Cidades destruídas, desemprego, fome , o país derrotado na guerra, vivia uma crise , insatisfação, frustração, falta de esperança e pessimismo .O expressionismo caracterizou no fundo o estado psicológico do seu próprio povo.

Page 13: Expressionismo

Webgrafia

• http://lamatinee.com/2011/04/06/um-pouco-de-expressionismo-alemao/

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo_alem%C3%A3o• http://www.imdb.com/• http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~miriam.rossini/expr_estet.html

Page 14: Expressionismo