expressão

16
Boletim Informativo do Colégio Evangélico Alberto Torres - Lajeado/RS - Ano 12 - Nº 46 - Abril de 2011 Conheça os coordenadores do Ceat Alunos arrecadam livros para doação Unidade Região Alta começa 2011 com várias novidades Futuros professores?

Upload: colegio-evangelico-alberto-torres

Post on 15-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Expressão, edição 46

TRANSCRIPT

Page 1: Expressão

Boletim Informativo do Colégio Evangélico Alberto Torres - Lajeado/RS - Ano 12 - Nº 46 - Abril de 2011

Conheça os coordenadores

do Ceat

Alunos arrecadam livros

para doação

Unidade Região Alta começa

2011 com várias novidades

Futuros professores?

Page 2: Expressão

Abril/2011 - CEAT

Expediente

Expressão é o boletim informativo do Colégio Evangélico Alberto

Torres - CEAT

Rua Alberto Torres, 297 | CEP 95900-000

Lajeado - RS

Fone: (51) 3748-7000

E-mail: [email protected]

Site www.ceat.net

Diretor: Ardy Storck

Redação e editoração: Nicole Morás

Revisão: Kári Forneck

Tiragem: 2.000 exemplares

Impressão: Grafocem Impressos Gráfi cos

02

Como você pode ver, o Jornal Ex-pressão está com algumas novidades. Alguns ajustes no projeto gráfico vão facilitar a visu-alização das notícias pelos níveis de Ensino, de forma que todos sejam contemplados, in-clusive a Unidade Região Alta. Além disso, a partir desta edição, você também pode con-ferir o Expressão pela Internet, com o mesmo prazer de folhear as páginas e ficar sabendo tudo que acontece no Ceat. Para visualizar a edição digital, acesse o link Comunicação no site da escola e boa leitura.

A partir deste mês, as bibliotecas do Ceat somente farão empréstimos mediante apresentação do Cartão de Identidade Estu-dantil, no qual constam a foto e os dados dos alunos. Alunos novos que ainda não fizeram foto para o cartão e estudantes que queiram solicitar segunda via devem procurar a Asses-soria de Imprensa, na sala 103, do prédio do Ensino Médio. Alunos novos das séries inici-ais do Ensino Fundamental ou que queiram segunda via devem comunicar à responsável pela Biblioteca do EF. A primeira via do docu-mento é gratuita para todos os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A segunda via custa R$8,00, cobrados junto à mensalidade.

Carteirinha da Biblio-teca é obrigatória

É com grande alegria para todos nós, alunos, pro-fessores, funcionários, Conselho Administrativo e Associação de Pais (APPA), que iniciamos mais um ano letivo. É sempre bom reencontrar toda a comunidade escolar, rever velhos amigos e conhecer novos colegas, afinal, muitos alunos no-vos ingressaram na escola, em 2011, desde o Berçário ao Ensino Médio. Recentemente, diretores da Rede Sinodal de Educa-ção fizeram visitas técnicas a escolas do centro do país que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Verificou-se que os projetos pedagógicos dessas escolas são bastante distintos, mas há um ponto em comum: o aluno que estiver exposto a pelo menos 35 horas-aula (de 50 minutos) semanais – o que equivale a cerca de 30 horas-relógio em sala de aula – atinge índices satisfatórios de aprendizagem. Em geral, as escolas oferecem 25 horas-aula (cerca de 21 horas-relógio) por semana, durante 200 dias letivos. Esse quadro representa cerca de nove horas por semana a menos que as escolas com melhor desempenho acadêmico. E ainda: são 1.000 horas a menos, somente nos três anos do Ensino Médio. No CEAT, os alunos do Ensino Médio chegam a ter 31 horas-aula semanais, quase tanto quanto o ideal das es-colas com melhores resultados. Além disso, são oferecidas, regularmente, aulas complementares nas quais os alunos que apresentam algumas dificuldades podem sanar suas dúvidas. E mais, há atividades específicas de revisão e avalia-ção, como o PAA (Programa de Avaliação da Aprendizagem) para que a aprendizagem seja efetivamente consolidada. Há também momentos específicos de encontro entre a família e a escola para que sejam traçadas em conjunto estratégias de aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos. Em consequência disso, em 2010, tivemos um ex-celente desempenho nas avaliações externas, tanto nos ves-tibulares quanto no ENEM, tendo, inclusive, 15 alunos apro-vados em universidades públicas. Tudo isso tem comprovado o óbvio: sabe mais quem estuda, quem está mais tempo ex-posto a situações de aprendizagem e ao conhecimento. É exatamente isso que primamos no CEAT. Nosso compromisso com a educação é fruto de mais de um século de trabalho e de história. Em 2012, iremos fes-tejar, já na escola nova, os 120 anos de serviços prestados à comunidade do Vale do Taquari e outras regiões. Muitas gera-ções passaram por aqui e estão espalhadas pelo Brasil afora e por outros países. Que tenhamos sempre bons motivos para comemorar e celebrar o que nos é essencial: o conhecimento compartilhado.

Um ótimo ano letivo a todos!

Ardy Storck, diretor do Ceat

Folheie o Expressão na internet

EDITORIAL

Page 3: Expressão

CEAT - Abril/2011 INSTITUCIONAIS

03

Durante a assembleia de diretores da Rede Sinodal de Educação, Waldir Scheuer-mann assumiu o cargo de diretor executivo da Rede. O novo dirigente assume a função que era ocupada por Sílvio Iung, que passa a atuar na direção do Colégio Bom Jesus, em Joinville (SC). Scheuermann era diretor da Escola Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho. A Rede Sinodal conta com 56 instituições de ensino em todo o país.

A partir deste ano, todas as escolas públicas e privadas de Educação Básica devem oferecer aulas de música, de acordo com a Lei nº 11.769/08, que previa três anos para adequação dos educandários. No entanto, no Ceat as aulas fazem parte de toda a trajetória da escola. A coordenadora pedagógica das séries iniciais, Lisnéia Schrammel, explica que as artes, de forma geral, sempre foram muito evi-denciadas na Rede Sinodal de Educação, sendo que a música ocupa um espaço de destaque. Na área musical, a escola conta com aulas de música, Conjunto Instrumental e Coral Infantil. No Ceat, as atividades contemplam os alunos desde a Educa-ção Infantil até o Ensino Médio, com atividades de composição, apreciação musical e uso de instru-mentos, por exemplo. De acordo com a professora de música, Fa-biana Hunecke, são realizadas atividades bastante completas e em sintonia com o trabalho desen-volvido pela turma em sala de aula nas outras dis-ciplinas. “Podemos trabalhar de diferentes formas com a música, como no desenvolvimento da co-

ordenação motora, do senso rítmico e melódico, além da dramatização”, argumenta. Fabiana acres-centa ainda que a música auxilia na imaginação, memória e concentração. “Participamos de um curso de formação continuada com a professora e neuroci-entista Elvira Souza Lima no qual ela enfatizava muito o desenvolvimento completo, também com auxílio da música”, explicou.

Ceat sempre incentivou práticas musicais

Novo diretor sinodal

Eleita no final do ano passado, a diretoria do Grêmio Estudantil do Ceat (Geat) assumiu neste ano a representatividade dos alunos. Entre os principais eventos do Geat está a Caça ao Ovo, que será rea- lizada no dia 20 de abril, com cerca de 40 prêmios.Confira quem faz parte da diretoria do Geat 2011:

Presidente - Gabriela M. B. VolkenVice-presidente - Lorenzo PozzaSecretária - Francine G. da Silva

Vice-secretária - Juliana ColomboTesoureiro - Rodolfo AntoniazziVice-tesoureiro - Lucas Sbaraini

Geat tem nova diretoria

fotos Nicole Morás

Page 4: Expressão

Abril/2011 - CEATEDUCAÇÃO INFANTIL

04

Com o início do ano letivo, muitas crianças ingressam na escola, especialmente na Educação Infantil. Tudo é novo: a professora, colegas, ambi-ente...Para facilitar este processo, o Ceat desenvolve um período de adaptação que envolve escola e famí-lia para garantir o bem estar do aluno. De acordo com a coordenadora pedagógica do nível, Cláudia Horn, a adaptação é um período especial, no qual a professora fica atenta às necessidades, desejos e interesses de cada criança para que, assim, seja criado um vínculo baseado na confiança e afeto. “O vínculo da criança com a escola é estabelecido na medida em que ela sente segurança e prazer neste novo ambiente de convívio social. É um acolhimento mútuo, no qual a criança, a família e os professores estão abertos às novas relações”, explica. Cláudia acrescenta que tudo isso é planejado para que o vínculo entre adulto-criança seja gradati-vamente enriquecido, e a criança obtenha segurança tanto nos professores quanto nos novos ambientes e colegas. Além desse processo, a coordenadora

O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO CONSISTE EM QUA-TRO ETAPAS:

* entrevista da professora com os pais para que seja repassada a rotina da criança em casa, bem como aspectos do seu desenvolvimento e comportamento;

* organização dos espaços físicos;

* divisão em dois grupos, sendo que cada um permanece na escola em horários reduzidos;

* um adulto de referência de cada criança pode permanecer na escola, pois assim ele pode apoiar a criança nas suas primeiras decisões e relações.

pedagógica salienta a importância da confiança da família na escola e na professora. “Sabemos que as crianças, desde muito pequeninas, sentem tudo o que passa ao seu redor, principalmente com as pes-soas mais próximas. Assim, os pais precisam estar confiantes de que fizeram a escolha certa, no mo-mento certo! O mesmo procedimento também é re-alizado na Unidade Região Alta do Ceat, localizada em Roca Sales.

Ceat desenvolve processo especial de adaptação

“A primeira semana do Caio foi muito tran-quila, ele não chorou nenhuma vez. Quando chegávamos à escola, ele apontava para os coleguinhas e sorria. Já na segunda semana de adaptação passou a fase das novidades e quando eu o entregava à profes-sora, ele chorava. Mas isso é normal. Acredito que esse período de adaptação foi bastante tranquilo para o Caio por causa da entrevista e de todo o cui-dado e planejamento que a professora teve desde o começo. Além da preocupação em deixá-lo no começo por algumas horas e depois ir aumentando o tempo no decorrer dos dias”.

Rosi Oliveira, mãe do Caio

divulgação

Nicole Morás

Page 5: Expressão

CEAT - Abril/2011 ESPECIAL

05

Cláudia Inês Horn, desde 2007 é coordenadora Pedagógica da Edu-cação Infantil em Lajeado e do CEAT Integral. É formada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, com especialização em Educação Infantil no Centro Universitário UNIVATES. Possui mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa “Estudos de Infâncias”, na UFRGS. Mensagem aos pais: “Considero a Educação Infantil um espaço privilegiado para a interação entre crianças e adultos, um lugar para com-partilhar experiências e situações de aprendizagem. No CEAT, os profes-sores apóiam o desenvolvimento das potencialidades da criança, através da escuta atenta aos interesses e necessidades, bem como da sensibilidade às diferentes manifestações da infância. Todo nosso trabalho pedagógico tem uma intencionalidade, que respeita o ritmo e os tempos da criança”.

Com muitas novidades neste ano, tais como o início das atividades da Unidade Região Alta em Roca Sales, o Ceat teve algumas alterações nas coordenações. Conheça nas páginas a seguir os novos coordenadores.

Graciela Funck, é coordenadora da Educação Infantil e Séries Ini-ciais em Roca Sales, onde trabalha há 16 anos e assumiu a coordenação em 2008. Sua formação é em Pedagogia Séries Iniciais pela Univates, com especializaçao em Coordenação Pedagógica e Orientação Educa-cional -pelo ISEI Ivoti. Mensagem aos pais: “O ano de 2011 é de novidades e expectati-vas. O trabalho desenvolvido pela equipe do Ceat - Unidade Região Alta visa promover a aprendizagem e a construção de vínculos afetivos e cog-nitivos. Com isso, a parceria da família com o colégio é fundamental para o sucesso do educando. Um forte abraço e um ano de muitas conquistas para todos nós”.

Conheça os coordenadores do Ceat

foto

s N

icole

Morá

s

Lisneia Schrammel é coordenadora pedagógica das séries iniciais do Ensino Fundamental em Lajeado. Possui graduação em Letras Portu-guês/Espanhol pela Unisc, Especialização em Literatura Brasileira pela UFRGS e Especialização em Educação Infantil pela Faculdade Dom Al-berto. É mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS. Lisneia já trabalhou em diversas escolas da Rede Sinodal e é professora do Ceat desde 2008. Já foi auxiliar de coordenação e, desde esse ano, coordena as séries iniciais. Mensagem aos pais: “A escola é um lugar de múltiplas e variadas aprendizagens: dividir o brinquedo, esperar a sua vez, criar e respeitar re-gras, conviver, conhecer as letras, os números, as histórias e as ciências. Cada uma das aprendizagens, por mais simples que possa parecer, de-manda tempo, atenção e mudança. Isso faz da escola um lugar complexo, intenso e apaixonante. Acompanhar essa caminhada, como professores e como pais, nos permite perceber como é encantatória a competência de ensinar e de aprender”.

Page 6: Expressão

Abril/2011 - CEATESPECIAL

06

Tiago Weizenmann é coordenador pedagógico do Ensino Médio em Lajeado. É licenciado e mestre em História pela Unisinos e Doutorando em História - PUCRS. Trabalha como professor desde 1999 e no Ceat desde 2008. Em 2009 passou a ser coordenador pedagógico do EM, além de continuar em sala de aula, como professor de História e de Geografia. Mensagem aos pais: “Apostar em educação é apostar no futuro, mes-mo sem conhecê-lo. Nossa obra maior, aqui no Ceat, é fazer valer uma moe-da que fará a diferença em qualquer lugar, que é o conhecimento. Já disse Einstein que ‘a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu ta-manho original’. E a grandeza da educação se conduz nessa mesma direção, ao projetar em cada estudante a possibilidade de crescer, de transformar e de melhorar. Uma educação de valor se edifica com profissionalismo, autori-dade, seriedade, comprometimento, saber e sabedoria”.

Émerson Eloi Henrique, coordenador do Ensino Médio. É técnico em Química e graduado em Licenciatura em Química pela UFRGS. É professor no Ceat desde 2005 e assumiu a coordenação três anos depois, em 2008. Mensagem aos pais: “Aos pais agradeço pela confiança e a parce-ria”.

Deise Stormowski, coordenadora pedagógica das séries finais do Ensi-no Fundamental e do Ensino Médio da Unidade Região Alta. É licenciada em História pela Univates e atua como professora de história e geografia há cinco anos. Em 2010 foi auxiliar de coordenação e este ano assumiu a coordenação. Deise realiza atendimento a pais, elabora planos de estudo e realiza as demais atividades da coordenação. Mensagem aos pais: “Desejo que neste ano a gente possa construir par-cerias a fim de concretizar muitas realizações”.

Andrea Wallauer é coordenadora pedagógica das séries finais do Ensino Fundamental em Lajeado. É licenciada em Pedagogia e fez Mestrado em Edu-cação, ambos pela UFRGS. Possui especialização em Psicopedagogia Clínica no1º Instituto de Desenvolvimento e Estratégias Educacionais de Buenos Aires, Argentina. Foi professora e atuou na coordenação, por 16 anos, dos quais 8 foram em escola da Rede Sinodal. Morou em Buenos Aires nos últimos dois anos e conheceu um pouco o sistema escolar argentino, o que lhe permitiu abrir novos horizontes. Mensagem aos pais: “Existe um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, sendo, cada uma delas, o eixo condutor na construção de apren-dizagens significativas. Os alunos são desafiados a buscarem o conhecimento e desenvolverem seu poder argumentativo. Trabalha-se também a formação de lideranças. Em nossa escola, não abrimos mão da postura de estudante”.

fotos Nicole Morás

Page 7: Expressão

CEAT - Abril/2011 ESPECIAL

07

Rodrigo Maurício Ulrich, é o vice-diretor geral do Ceat desde o ano passado. Fez o Curso Normal no Instituto de Educação Ivoti e graduou-se em Matemática - Licenciatura pela UFRGS. Está fazendo especialização em Gestão Escolar - ISEI/SETREM. Já atuou como professor de séries inicias, in-formática EI - EF, matemática EF - EM, direção da moradia masculina (IEI - Ivoti). Foi o Diretor do Colégio Sinodal Roca Sales por 4 anos. Mensagem aos pais: “O fundamental nas relações no espaço esco-la, onde há convivência, é a confiança e a intencionalidade existentes nas ações. Precisa-se ter clareza das funções de todos os envolvidos: quais são as atribuições de cada um? Precisamos, pais e profissionais da educação, trazer segurança aos filhos-estudantes, auxiliando na construção da responsabilidade consigo, com os outros e com o planeta num exercício legítimo de autonomia. Trabalhemos sempre juntos, num processo educativo sério e de boa convivên-cia, para conquistarmos os resultados desejados e necessários à vida”.

Germano Hickmann, é diretor da Unidade Região Alta. Fez o Curso Normal no Instituto de Educação de Ivoti, onde também realizou seu estágio de conclusão. Atualmente cursa pedagogia no Instituto Su-perior de Educação Ivoti. Tem experiência em atividades de coordena-ção, turno integral e foi plantonista da moradia masculina em Ivoti. Mensagem aos pais: “Desejo a todos um ano repleto de realiza-ções e conquistas. Juntos queremos ter uma escola que faça a diferença positiva na vida de todos. Ceat Região Alta: família, escola e comunidade: trabalhamos e crescemos juntos em busca de um objetivo amplo,voltado à qualidade no ensino, o qual traz diferenciais à formação de nossos alu-nos”.

Rosângela Von Mühlen Maciel, é coordenadora pedagógica geral do Ceat. Possui Graduação em Matemática, Pós-Graduação em Educação Matemática e Informática aplicada à Educação pela UNISC e Mestrado em Educação pela UFRGS. Neste ano, ela completa 20 anos de trabalho no Ceat. Primeiramente foi auxiliar de professora na Educação Infantil, em seguida, durante 13 anos, profes-sora da Educação Infantil. Desde 2005 está na coordenação pedagógica. “Nesta função trabalhei com o nível de 5ª à 8ª série, com 1ª à 8ª série do Ensino Funda-mental e a partir de 2008 estou na coordenação pedagógica geral da escola”. Mensagem aos pais: “A coordenação pedagógica é um serviço que está à disposição das famílias no acompanhamento do processo de ensino e aprendiza-gem, estabelecendo uma relação de parceria em prol do desenvolvimento dos nossos alunos”.

Ardy Storck, diretor do Ceat. É graduado em Geografia e tem Pós-Graduação em Administração Escolar. Está na escola há 29 anos. Mensagem aos pais: Atenção Papais e Mamães!Qual é a expectativa de vocês quanto ao estudo do seu filho? Quanto tempo seu filho estuda por dia? Seu filho tem uma rotina organizada para o estudo? Tem um ambiente adequado para estudar?O futuro - disse Mario Quintana - é uma espécie de banco ao qual reme-temos, um por um, os cheques das nossas esperanças. Que 2011 seja um ano de muitas alegrias no convivio e no estudo.

Page 8: Expressão

Abril/2011 - CEATPRINCIPAL

08

Rosane Isse, professora de Educação Física - “Estudei no Ceat dos 4 anos até o final do Ensino Médio em 1982. Sempre gostei de esportes e tive professores muito bons e uma estrutura que me per-mitiram conhecer de todos os esportes, por isso optei por essa car-reira. Comecei a trabalhar na escola com 19 anos e ainda hoje quando encontro algumas pessoas fico me perguntando se foram meus colegas ou alunos, porque temos pouca diferença de idade. Acredito que ter estudado aqui me faz “vestir a camiseta” ainda mais, pois há um reconhecimento, um carinho especial. No dia a dia sempre tenho lembranças de quando era aluna, especialmente na época de gincana. Sinto orgulho em fazer parte da escola”.

Eduardo Lieberknecht, profes-sor de robótica - “Se existe al-guma palavra que resume meu sentimento em ser ex-aluno é satisfação. Satisfação de ter professores trabalhando ao meu lado, pedindo a minha opinião. É difícil de explicar como eu me sinto, mas é muito gratificante. Sempre gostei da robótica e fui monitor voluntário. Com a saída do professor e minha formatura na escola em 2005, fui o primeiro nome sugerido para assumir a vaga. Nunca tinha pensado em lecionar, mas foi uma oportunidade interessante e motivadora”.

“A vida é uma escola. Minha escola é o Ceat”. O lema do colégio retrata as marcas que a educação deixa na vida de seus alunos, muito além dos con-teúdos trabalhados em aula. Às vezes a identificação com a escola é tão grande que muitos ex-alunos vol-tam à escola, seja para matricular seus filhos, relem-brar alguns momentos ou dar aulas. Não são poucos os atuais professores do Ceat que um dia já estiveram na escola como alunos, por isso a pergunta: será que alguns estudantes serão futuros professores da esco-la? Uma das influências do Ceat na vida de seus ex-alunos e agora professores está justamente na es-colha profissional. Maria Fernanda Giacomet formou-se Bacharel em Música, com habilitação em piano pela UFRGS, e é regente do Coral Infantil do Ceat. Sua iniciação musical se deu na escola. “Estar regen-do o coral infantil é emocionante pois fui, anos atrás, integrante e agora posso passar aos coralistas o amor pela música e pela arte de cantar e tocar, o que pude aprimorar no CEAT”, afirmou a professora. Além das lembranças como alunos, os ex-alunos também lidam com a inusitada situação de

agora trabalharem ao lado daqueles que foram seus grandes mestres na vida escolar. Da mesma forma, os docentes conhecem o lado profissional daqueles que foram seus alunos. “Tenho orgulho de ter sido profes-sora de alguns colegas de trabalho e vejo neles muita garra, seriedade no trabalho e muito carinho pelas crianças! Eles chegam a ainda chamar-me de ‘pro-fessora’ hoje, e rimos juntos...”, lembra Léa Gehlen. Sílvia Bierlmeier sente orgulho de ser colega do seu ex-aluno, Fernando Oliveira. “Ele voltar e dar aulas aqui ocorre porque a escola deixou boas lembran-ças”, afirmou. No caso da professora do berçário Luciane Scherer, além de o Ceat ter sido sua escola, o colégio também foi o único lugar de trabalho da sua carreira. “Para mim sempre foi muito gratificante poder tra-balhar na escola em que estudei, pois desde o dia em que decidi que queria ser professora desejei poder lecionar aqui. Posso dizer que sinto muito orgulho em dizer que sou ex-aluna e professora do CEAT”, finali-za. Veja os depoimentos de alguns ex-alunos que agora lecionam no Ceat:

Os professores de hoje e os ex-alunos do passado

CONFIRA MAIS DEPOI-MENTOS NO SITE DO CEAT

Page 9: Expressão

CEAT - Abril/2011

Denise Theves, professora de Geografia - Não tenho certeza, mas lembro que entrei um ano antes da 1ª série. Estudei todo o Ensino Fundamental e Médio no CEAT. Meus pais pagavam com dificuldades as mensalidades e acredito que abriram mão de muitas coisas para possibilitar que eu estudasse aqui. Assim, exigiam o máximo de empenho e dedicação aos estudos. Levei para a vida muitas lições que aprendi no Ceat. Concluí o EF em 1982 e, nesse ano, conheci o professor de Geografia que me marcou profundamente com seu jeito diferente de trabalhar e de ser, o Sr. Ardy Storck. O professor novo trouxe consigo certa rebeldia em relação aos padrões de aula. Fez-nos ler os mapas!

Houve um dia em que ele trouxe um texto de jornal. Quando concluiu a leitura, o professor foi fazendo questiona-mentos e lembro que a ideia que ele muito destacava foi que os homens transformam e constroem o espaço. O novo professor propunha romper com esse marasmo e essa relação unilateral, mas nós, depois de tanto tempo acostumados a apenas ouvir e reproduzir, achávamos difícil corresponder ao que ele estava propondo. Anos mais tarde, ao ingressar na faculdade, compreendi que este professor tinha deixado mais marcas do que eu poderia imaginar. Em 1989, voltei para o CEAT, agora como professora. Voltar para este prédio, que apesar das reformas, guardava muitas memórias. Bons tempos de aluna e de professora”.

PRINCIPAL

09

Além de professores, o quadro de funcionários da escola também conta com ex-alunos do Ceat, como a nutricionista responsável pelos cardápios da Educação Infantil e do Ceat Integral. Ana Paula Dexheimer considera muito positivo ter a oportunidade de trabalhar na escola onde estudou desde os 3 anos de idade, até a conclusão do Ensino Médio. “Ex-colegas e amigos do tempo de estudante hoje são pais de alunos que também vão contribuir para a história da escola. Cuidar da alimentação das crianças e participar de projetos que buscam a melhoria da qualidade de vida dos alunos é muito gratificante. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e proporcionar aos meus filhos que também o façam”, garantiu ela.

Maria Fernanda Giacomet, regente do Coral In-fantil - “Estudei no CEAT desde o pré até o final do Ensino Médio. Foi no CEAT que tive acesso à educação musical e estudei vários instrumentos. Comecei com flauta soprano, passei para a flauta contralto, iniciei os estudos de piano e também violão. Fui integrante do coral Infantil, até a 4ª série, e do conjunto instrumental até o final do EM. Através do conjunto, conheci várias escolas da Rede Sinodal em outras cidades, além de ter oportunidade de trocar experiências com outros alunos, também estudantes de instrumentos em outras instituições. Por causa de todo esse con-tato musical na vida estudantil, optei por cursar música”.

Fernando Oliveira - professor de Geografia - “ Entrei para o CEAT em 1990 e me formei em 2003. Muitas são as lembranças, mas as que mais marcam são as que constroem nosso futuro, ou nos dão certeza do que queremos ser. Lembro-me da professora Denise Theves nos ensinando mapas, orientação e confecção de maquetes. Também no Ensino Médio, as aulas do profes-sor Juliano Clavé nos mostravam outras dimen-sões da Geografia, como a ligação com o Direito e a exploração de pedras semipreciosas. O que mais me satisfazia em estudar no CEAT, além do ambiente que existente nas salas de aula, foram as atividades extraclasse. Participei do Conjunto Instrumental, do basquete e do vôlei, das danças alemãs e até mesmo do teatro por um ano, que volta e meia `tento’ usar nas aulas!”

Page 10: Expressão

Abril/2011 - CEATENSINO FUNDAMENTAL

10

Já estão disponíveis 33 novos livros na Bi- blioteca do Ensino Fundamental do Ceat. Eles foram comprados com uma verba recebida pela escola através do concurso Cartaz da Paz, promovido pelo Lions Clube Lajeado Cen-tro. Como a vencedora da etapa municipal, em 2010, foi a aluna do Ceat Rafaela Dresch Pereira, o prêmio em dinheiro foi revertido na compra de títulos sugeridos pelos próprios alu-nos. De acordo com a bibliotecária, Maria de Lourdes Konrad, entre os livros novos estão alguns da coleção de Judy Moody, clássicos como Peter Pan e A Megera Domada, além de livros para ado-lescentes como os da coleção da escritora Thalita Rebouças.

Prêmio destinado à escola é revertido em livros

O cartaz vencedor foi de Rafaela Pereira, hoje na 7ª série

Pensando no trabalho desenvolvido pelos alu-nos da 5ª série de 8 anos, a Biblioteca do Ceat lan-çou nesta segunda-feira, 28, uma campanha de ar-recadação de gibis. De acordo com a professora de português, Adriane Hauschild, os alunos rea- lizam leituras relacionadas ao folclore brasileiro e, para que o estudo fique interessante e se torne significa-tivo, é solicitado aos alunos que eles escolham uma das várias histórias lidas sobre o imaginário popular a incorporem à linguagem das histórias em quadrin-hos (HQs). “Para isso é necessário que eles con-heçam a linguagem, o universo das HQs”, salientou Adriane. Para a bibliotecária do Ceat, Maria de Lourdes Konrad, este trabalho é a oportunidade de a biblioteca incrementar seu acervo de gibis, por isso

a campanha foi lançada. “Muitas vezes as famílias têm revistas de histórias em quadrinhos em casa e não sabem que destino dar ao material. Já que os alunos irão utilizar este material, estamos aceitando doações de gibis em bom estado”, afirmou Maria. As doações podem ser feitas diretamente nas biblio-tecas do Ceat até o final de maio.

Exposição de trabalhos A atividade de histórias em quadrinhos sobre o folclore brasileiro já é realizada nas aulas de por-tuguês há dois anos, sempre no terceiro trimestre. A exposição dos trabalhos é realizada no início do ano subsequente. O material produzido no final de 2010 já pode ser conferido no mural do Bloco I do Ensino Fundamental.

Biblioteca faz campanha de arrecadação de gibis

BONZÃOAV. GENERAL DALTRO FILHO, 930

CENTRO, ROCA SALES3753-2295

anunciografica

Nico

le M

orá

s

divulgação

Page 11: Expressão

CEAT - Abril/2011

11

ENSINO MÉDIO

Dando início ao Programa Até Logo, as duas turmas de 3º ano do Ceat visitaram, em março, a exposição File - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. De acordo com a professora de Artes Vi-suais, Márcia Lange, este é o maior evento deste gêne-ro na América Latina e concentra projetos e instalações interativas com o que há de mais moderno na área da arte e eletrônica. “Pudemos perceber o interesse dos alunos, a interação deles nas diferentes propostas e a motivação imediata para a concretização das suas produções em Artes no Ceat”, avaliou ela. Para completar o passeio, no mesmo dia, as turmas fizeram um tour pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde conheceram a Bibliote-ca, o Centro Administrativo, a TV e a Rádio Unisinos e outras dependências da Universidade. De acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Tiago Weizenmann, esta foi a primeira visita a instituições de Ensino Superior programadas para ocorrer em 2011.

Aliando a escola às práticas sociais, a turma 21C do Ensino Médio do Ceat está promovendo uma campanha para arrecadação de obras literárias que serão doadas em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril. De acordo com a professora de Literatura, Rosiene Haetinger, a ideia da campanha surgiu por parte dos alunos, após um trabalho realizado com base na entrevista da escri-tora Ana Maria Machado. “A autora afirma que ler é poder, mas este poder não é acessível a todos em função dos problemas sociais e, consequentemente, culturais do nosso país.”, argumentou a professora. De acordo com a comissão da campanha, os livros serão doados para a biblioteca itinerante do Hospital Bruno Born, “uma vez que por lá pas-

sam pessoas de diferentes procedências e condições sociais, portanto, a abrangência será maior”, expli-cou a aluna Isabel Conte. A ideia do grupo é ar-recadar livros de ficção, nacionais ou estrangeiros, infantis, infanto-juvenis e para adultos. A coleta dos livros será realizada até o dia 20 de abril, em dois pontos localizados no prédio do Ensino Médio e do Ensino Fundamen-tal. Podem participar alunos, pais, profes-sores e funcionários do Ceat, além da comunidade em geral.

Alunos fazem campanha para arrecadação de livros

Terceiros anos visitam exposição File

PRÓXIMA ATIVIDADE25/04 - Café dos terceiros

divulgação

amen-par es-ososos

Page 12: Expressão

Abril/2011 - CEATUNIDADE REGIÃO ALTA

12

Em 2001, iniciaram-se as atividades da Unidade Região Alta do Ceat, localizada em Roca Sales. O antigo Colégio Sinodal Roca Sales passou a adotar as mesmas sistemáticas da sede em Lajeado, com adequações de acordo com a sua realidade. A Unidade Região Alta conta com uma turma de cada série da Educação Infantil (EI) ao primeiro ano do Ensino Médio, que está sendo retomado na escola. Além disso, o sistema de avaliação passou a ser por

conceitos de A a D, e as salas de aula receberam in-vestimentos. Para a EI foram adquiridos mobiliários e brinquedos novos. Todas as salas de aula foram cli-matizadas e a biblioteca dispõe de novos computa-dores para pesquisa. Além disso, o quadro de pro-fessores foi renovado com docentes que já atuavam no Ceat em Lajeado. Da mesma forma, professores que se destacavam na nova unidade também estão atuando em Lajeado.

“Com a mudança da escola para uma unidade do Ceat, os profes-sores mudaram. O ensino é mais exigido, mas as práticas também são diferentes, o que ajuda na compreensão dos conteúdos. O inglês, por exemplo, ficou mais forte, mas como a professora explica bem, estamos conseguindo acompanhar. Além disso, com as salas climatizadas a gente rende mais e ainda tem a opção de fazer tra-balhos nos notebooks novos.”

Renata Wolof e Julia Piccinini

Conheça a Unidade Região Alta do Ceat

fotos Nicole Morás

Page 13: Expressão

CEAT - Abril/2011

portância da ação e responsabilidade de cada in-divíduo no meio em que vive”, explicou. Além do

trabalho com cartazes, os alu-nos fotografaram sinais de paz, fraternidade e vida na própria escola. “Especialmente neste período que antecede a Páscoa, que possamos ler, compreender e até fotografar estes sinais”, acrescentou a professora.

UNIDADE REGIÃO ALTA

13

ATIVIDADES EXTRACLASSE Além do currículo normal, a Unidade Região Alta disponibiliza aos seus alunos algumas op-

ções de atividades extracurriculares. Veja abaixo as atividades e os horários de realizaçãoTeatro

A partir da 5ª série de 8 anos – 6ª feira das 15h30min às 16h30minEnsino Médio – 6ª feira, das 16h30min às 17h30min

Danças livres 6ª feiras, das 13h30min às 14h30min e das 14h30min às 15h30minAula de violino: marcadas diretamente com o professor

Laboratório de InformáticaUm novo laboratório de informática entrou em fun-cionamento na Unidade Região Alta neste ano. São 18 notebooks que formam um laboratório móvel que pode ser utilizado na própria sala de aula pelos alunos. De acordo com o diretor da unidade, Ger-mano Hickmann, as máquinas disponíveis na escola já estavam defasadas e esta nova forma de trabalho poderá agregar ainda mais qualidade ao ensino na Região Alta. Para utilização dos computadores, os professores devem reservar o material.

Os temas e lemas da IECLB e da Campanha da Fraternidade da CNBB, ambas engajadas na questão ambiental e de convivência no planeta, são objetos de estudo dos alunos da Unidade Região Alta na disciplina de Ensino Religioso e Relações Humanas. De acordo com a professora da disciplina, Susane Elise Giongo, os alunos fizeram análises dos cartazes das campanhas, observando textos e lemas. “As inter-pretações evidenciam e trazem esperança para o mundo melhor que tanto almejamos, bem como conscientizam sobre a im-

Embasamento cristão nas reflexões de aula

divu

lgaçã

o

Tema e Lema da IECLB/2011“Paz na Criação de Deus”. Esperança e Compromisso.

“Glória a Deus e paz na terra”. Lucas 2.14

Nicole Morás

Page 14: Expressão

Abril/2011 - CEATALEMÃO

14

Neste ano, o Ceat iniciou uma nova modali-dade de intercâmbio com a Alemanha, o Interna-tional House Freiburg. O programa foi realizado em uma escola de línguas e de formação de pro-fessores, de 01 a 30 de janeiro em Freiburg, onde estiveram cin-co alunas da escola acompanha-das pela professora Roseli Kussler. Este novo intercâmbio contempla aulas de alemão das 08h30min às 13h30min e atividades e passeios à tarde. A hospedagem foi realiza-da em casas de famílias, selecio-nadas pela escola. Roseli explica que este programa, ao contrário do oferecido até então pelo Ceat, não contempla os estudos em escolas de Ensino Médio. “Com o International House Freiburg, os alunos fazem um

Ceat inicia novo programa de intercâmbioteste de nivelamento e participam de turmas de 10 integrantes, com pessoas de todo o mundo que têm o objetivo comum de aprender a língua alemã”, ex-plicou. As aulas são realizadas em 60 horas, dividi-

das em três semanas, e ministra-das por dois professores. Os alunos podem obter certificado de nível A2, reconhecido em todo o mundo para a proficiência em alemão. As aulas abordam questões gra-maticais, culturais e conversação. Roseli teve apenas uma dificul-dade: convencer os alunos a volta-rem ao Brasil, revelou. De acordo com a professora, podem partici-

par deste intercâmbio alunos do CEAT, a partir de 14 anos, que estejam estudando ou queiram con-tinuar a estudar o alemão.

Muro de Berlim foi um dos pontos visitados Programa incluiu visita a Paris

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...” Saint-ExupéryProfessor Peter Herrmann (02/08/1943 – 07/03/2011, Ballrechten-Dottingen, Alemanha)

O Ceat mantém um intercâmbio Estudantil com a escola Faust-Gymnasium Staufen, na Alemanha, desde 1988. O professor Peter Herrmann foi um dos idealizadores do projeto e, mesmo aposentado desde 2006, nunca deixou de participar ativamente. Durante mais de 20 anos, juntamente com a esposa Inge, recebeu e acompanhou nossos alunos e professores na Alemanha. E fazia isso de coração. Grande entusiasta, pedagogo e gentil, via na educação a oportunidade do entendimento entre as pessoas. De estatura grande, com um jeito amigo, sorridente e alegre, conseguia impor autoridade enquanto conquistava a amizade. Sempre enfatizava a importância do intercâmbio para o crescimento pessoal e aprendizado da língua. Sendo o nosso intercâmbio de duas vias, no convívio, desco-brimos um Brasil diferente através dos seus olhos. Lembro da sua última visita ao Brasil, em 2008, quando ele comentou de como o Brasil mudara nos últimos 20 anos. Interessado na cultura local, viajou muito pelo Brasil, descobrindo os seus encantos. Apaixonado pelo nosso país, especialmente pelo RS, Peter dizia que seu coração era metade brasileiro e metade alemão. Ele sempre dizia que tinha mais amigos aqui que na Alemanha. E estes amigos sentem sua falta. Lembramos do largo sorriso na chegada, do forte abraço aprendido com os gaúchos e da alegria do re-encontro. É muito triste se despedir de um amigo. Mas somos felizes por termos sido cativados por este amigo. Agradecemos a Deus pela vida do professor Peter e pela oportunidade de conviver e aprender com ele. Guardaremos em nossos corações as lembranças dos momentos compartilhados.

Roseli Hetzel Kussler – Coordenadora do Intercâmbio Estudantil

divulgação

Page 15: Expressão

CEAT - Abril/2011 ESPORTE

15

Oito atletas dos times de basquete do Ceat foram convocados a participar dos treinamentos e penei-ras para as composição das seleções gaúchas em suas categorias em disputa pelo Campeonato Brasileiro. Os meninos da seleção sub17 foram os primeiros a treinar. Depois foi a vez das meninas da categoria sub15 serem chamadas. Das atletas, Natália Nezmah integrou a seleção final de basquete do Rio Grande do Sul. Os últimos a serem convocado foram os guris do sub15, sendo que Augusto Wallauer representou o Ceat no time principal. Confira abaixo todos os convocados:

Em abril, a Academia Vitalis do Ceat com-pleta um ano de atividade e está oferecendo novos serviços e horários. As novidades são as caminha-das orientadas, realizadas junto ao campo de fute-bol, e as aulas de ginástica localizada ao ar livre. Além disso, a Vitalis está aberta também às quar-tas-feiras no horário das 12h às 13h15, ampliando o atendimento no intervalo do meio-dia. De acordo com o responsável pela academia, Ederson Pace, a solicitação foi feita através da caixa de su-gestões e atende a uma demanda dos alunos. Assim, o aten-dimento que antes era realizado apenas às terças e quintas-feiras também irá ocorrer às quartas-fei-ras.

Atletas do Ceat convocadas para seleções

Vitalis apresenta novidades

SUB17 MASCULINOHenrique Isse

Arthur Johann Rohrig

SUB 15 FEMININO Natália Nezmah

Júlia SchorrAline Duarte

SUB 15 MASCULINO Augusto Wallauer Nicolas Dalmoro

Luis Fernando Jasper

Os alunos do projeto de atletismo da AAVA/CEAT participaram do Troféu IENH de Atletismo, no qual foi batido o recorde estadual de ar-remesso de peso. O atleta Yan Barbieri conseguiu a marca de 16,08m, superando os 15,86m do recorde anterior. “Muito gratificante estabelecer novo recorde estadual logo no inicio da tempo-rada, sendo que apenas estamos realizando tra-balho de base. Espero que este ano termine com muito sucesso assim como está começando”, destacou o atleta. Além dessa conquista, outros atletas da equipe também se classificaram entre os melhores de suas categorias. Ao todo, a AAVA/CEAT teve 28 participantes do Troféu, que foi dis-putado em Novo Hamburgo.

Atleta bate recorde

divulgação

fotos Nicole Morás

Equipe AAVA/CEAT e Yan Barbieri (1º d/e)

Page 16: Expressão

Abril/2011 - CEATCONTRACAPA

O Ceat Integral iniciou 2011 com muitas novidades. O projeto agora é desenvolvido no Bloco II do prédio do Ensino Fundamental, em um espaço próprio e planejado de acordo com as diversas faixas etárias e necessidades dos alunos. O atendimento realizado no turno inverso ao das aulas permite o desenvolvimento da criança aliado a um espaço es-pecífico e seguro. A estrutura é composta por uma sala principal, dormitório, banheiro, sala de vivên-cias destinada às brincadeiras dos alunos da Educa-ção Infantil e a sala para o momento de estudos das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora do projeto, Cláuida Horn, está sendo planejado também um miniateliê de artes. Mas as novidades não são apenas no espa-ço. Com esta nova organização, foi planejada uma nova proposta para o trabalho. As ações educativas do CEAT Integral estão organizadas através de “ex-

periências” diversificadas ao longo da rotina semanal, de maneira a contemplar as diferentes linguagens do desenvolvimento infantil. Também são priorizados os momentos dos estudos para as crianças das Séries Ini-ciais do Ensino Fundamental, nos quais os alunos re-alizam as tarefas e temas escolares, pesquisas, leituras orientadas e atividades dirigidas.

Segunda-feira Terç-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS:

Dia de Experiên-cias Lúdicas: brin-cadeiras dirigidas, lazer, brinquedos

educativos

Dia de Experiências de Criação: explo-ração de fantasias e fantoches, teatro,

música.

Dia de Experiências Artísticas: artes vi-suais e plásticas, manifestações cul-turais, exploração de diversos materi-

ais.

Dia de Experiên-cias Corporais: recreação, dança, cordas, bolas, cir-cuitos, ginástica laboral, psicomotri-

cidade

Dia de Experiências Socioambientais: qualidade de vida, cultivo de horta es-colar, consciência e conservação socio-ambiental...

Uma nova proposta para o Ceat IntegralNicole Morás