exli capítulo 07

2

Click here to load reader

Upload: pslaguardia

Post on 07-Jun-2015

824 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exli   capítulo 07

AMÉRICA DESENVOLVIDA

CAPÍTULO 7O quadro natural da América desenvolvida (Página 68)

Questões de compreensão

1. Whitehorse: clima frio, com baixa pluviosidade no decorrer do ano e temperaturas que se elevam nos meses de verão no hemisfério Norte. Pueblo: clima semiárido, com baixa pluviosidade nos meses de verão e temperaturas que variam entre 25° C nos meses de verão, e abaixo de zero nos meses mais frios do inverno. Orlando: clima subtropical, com alta precipitação durante o ano todo, mas especialmente nos meses de inverno no hemisfério Norte, e temperaturas que variam entre 15°C nos meses de inverno e 28°C nos meses de verão.

2. De acordo com a posição geográfica, o território recebe influência direta das frentes frias polares vindas do Ártico. Além disso, em razão de o território ser constituído de grandes extensões de terra, as amplitudes térmicas diárias variam muito, ou seja, nas áreas do interior do continente. as temperaturas noturnas são bem mais baixas que as diurnas.

3. Na parte oeste do território, a corrente marítima fria da Califórnia retira umidade do ar e torna o clima semiárido em grande parte da costa ocidental. Além disso,as cadeias montanhosas do oeste funcionam como barreiras à baixa umidade vinda do Pacífico. Criando desertos. Já na costa leste. a passagem da corrente quente do golfo e as baixas altitudes permitem a penetração de ventos mais úmidos, o que contribui para a ocorrência de climas mais chuvosos. 4. Floresta boreal: ocorre em regiões de atuação de clima frio e predominância de coníferas; floresta temperada e subtropical: ocorre em regiões de clima temperado, onde predominam árvores caducifólias; estepes e pradarias: ocorrem em regiões de clima semiárido, com predominância de plantas herbáceas. 5. Essas leis foram criadas para proteger a vegetação da destruição causada em decorrência do rápido processo de industrialização e de modernização das atividades agrícolas. Foram criadas várias unidades de conservação, como áreas de proteção ambiental e parques nacionais, para estancar o desmatamento sem manejo e proteger a vida selvagem.

6 • Cadeias montanhosas ocidentais - foram formadas por grandes dobramentos modernos, geologicamente recentes, decorrentes do encontro entre a placa tectônica do Pacífico e a Norte-americana. Nela, estão presentes vulcões ativos e falhas geológicas que provocam centenas de abalos sísmicos todos os anos. Planícies centrais - originam-se da deposição de sedimentos, em eras geológicas recentes, trazidos por rios ou lagos naturais. Planaltos da porção oriental - formados por maciços antigos, intensamente desgastados pelo processo erosivo.

7. O rio Mississipi é navegável em quase toda a extensão e constitui uma das maiores redes hidrográficas do mundo. O rio São Lourenço liga a região dos Grandes Lagos ao oceano Atlântico. Esses dois rios compõem importantes vias de transporte de cargas e pessoas, possibilitando um intenso intercâmbio comercial entre Canadá e Estados Unidos.

Interpretação de texto e pesquisa 1. Porque essa região é considerada fisicamente instável, com presença de vulcões ativos e falhas geológicas que provocam, constantemente, centenas de abalos sísmicos. 2. O Big One é um sismo de proporções arrasadoras que, segundo cientistas, pode ocorrer a qualquer momento na região de São Francisco. A cidade localiza-se na região da falha de San Andreas, que, por sua vez, divide as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte.

3. Pessoal. Os vulcões entram em erupção de diferentes maneiras