exercícios botânica

18
Lista de Exercícios Biologia Prof. Maurilio 1) (Vunesp-2003) “Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação… A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A reprodução literalmente decolou. Os dinos sauros que se alimentavam de árvores floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic, julho/2002). a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais. b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes? 2) (UFSCar-2004) Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias e a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para fertilização. b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes. 3) (Vunesp-2008) Analisando os processos sexuados e ciclos de vida das plantas, considere as informações seguintes. I. Fase gametofítica muito desenvolvida. II. Fase esporofítica independente da planta haplóide. III. Fase gametofítica muito reduzida. IV. Fase esporofítica cresce sobre a planta haplóide. V. Sementes não abrigadas. Pode-se afirmar corretamente que a) I e II ocorrem nas briófitas e pteridófitas. b) III e V ocorrem nas angiospermas, mas não nas pteridófitas. c) IV ocorre apenas nas briófitas. d) I e V ocorrem nas gimnospermas. e) II ocorre nas briófitas, mas não nas angiospermas. 4) (Mack-1997) Considerando as fases gametofítica e esporofítica dos vegetais, a primeira é predominante sobre a segunda apenas em: a) Briófitas. b) Pteridófitas. c) Briófitas e Pteridófitas. d) Gimnospermas. e) Angiospermas. 5) (UEL-1995) O pequeno porte das briófitas deve-se, fundamentalmente, à falta de: a) estruturas para absorção de água e sais. b) tecidos condutores de seiva. c) alternância de gerações. d) reprodução sexuada. e) flores. 6) (Mack-1998) Quanto às etapas do ciclo de vida de um musgo e de uma samambaia, representadas abaixo, é correto afirmar que: a) 1 e 3 representam a fase gametofítica. b) Em 2 são produzidos somente gametas masculinos. c) 2 e 3 são fases haplóides. d) A meiose ocorre em 1 e 3. e) A meiose ocorre em 2 e 3.

Upload: lydia-getschko-bio

Post on 30-Jul-2015

1.905 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercícios Botânica

Lista de Exercícios – Biologia Prof. Maurilio 1) (Vunesp-2003) “Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação… A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic, julho/2002). a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais. b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes? 2) (UFSCar-2004) Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias e a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para fertilização. b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes. 3) (Vunesp-2008) Analisando os processos sexuados e ciclos de vida das plantas, considere as informações seguintes. I. Fase gametofítica muito desenvolvida. II. Fase esporofítica independente da planta haplóide. III. Fase gametofítica muito reduzida. IV. Fase esporofítica cresce sobre a planta haplóide. V. Sementes não abrigadas. Pode-se afirmar corretamente que a) I e II ocorrem nas briófitas e pteridófitas. b) III e V ocorrem nas angiospermas, mas não nas pteridófitas. c) IV ocorre apenas nas briófitas. d) I e V ocorrem nas gimnospermas. e) II ocorre nas briófitas, mas não nas angiospermas. 4) (Mack-1997) Considerando as fases gametofítica e esporofítica dos vegetais, a primeira é predominante sobre a segunda apenas em: a) Briófitas. b) Pteridófitas. c) Briófitas e Pteridófitas. d) Gimnospermas. e) Angiospermas. 5) (UEL-1995) O pequeno porte das briófitas deve-se, fundamentalmente, à falta de: a) estruturas para absorção de água e sais. b) tecidos condutores de seiva. c) alternância de gerações. d) reprodução sexuada. e) flores. 6) (Mack-1998) Quanto às etapas do ciclo de vida de um musgo e de uma samambaia, representadas abaixo, é correto afirmar que:

a) 1 e 3 representam a fase gametofítica. b) Em 2 são produzidos somente gametas masculinos. c) 2 e 3 são fases haplóides. d) A meiose ocorre em 1 e 3. e) A meiose ocorre em 2 e 3.

Page 2: Exercícios Botânica

7) (UFRN-1999) Assinale a opção que contém elementos das duas colunas corretamente associados. 1. vasos condutores a. musgos 2. transporte por difusão b. samambaias 3. dispersão de sementes c. gimnospermas 4. sementes “nuas” d. angiospermas e. algas a) 1d - 2a b) 2b - 3d c) 3c - 4b d) 1e - 4c 8) (UFSCar-2002) Com relação ao ciclo reprodutivo das briófitas e pteridófitas, pode-se dizer que, em ambas, a) os esporófitos são haplóides. b) a fase predominante é a diplóide. c) os gametófitos são fotossintetizantes e diplóides. d) é necessária água do meio para ocorrer a fecundação. e) os esporos ficam agrupados em estruturas especiais na face inferior das folhas. 9) (Mack-2003) No quadro abaixo estão enumeradas algumas características que podem ou não estar presentes nos vários grupos de vegetais. Estão corretas apenas:

Características Briófitas Pteridófitas

I. Meiose gamética Sim Sim

II. Fase gametofítica predominante Sim Não

III. Presença de tecidos condutores Não Sim

IV. Necessidade de água para reprodução Sim Não

a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) III e IV. e) II e IV. . 10) (PUC-RS-2003) Sobre os musgos: ( ) Pertencem ao grupo das briófitas. ( ) São seres vivos heterotróficos absortivos. ( ) São desprovidos de traqueídeos. ( ) Preferem solos secos e frios. ( ) São parentes das hepáticas. A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) F - F - V - V - V b) F - V - F - V - F c) V - F - V - F - V d) V - V - F - V - V e) V - V - V - F - F 11) (VUNESP-2006) Um estudante recebeu nove cartões, cada um apresentando uma característica ou o nome de uma estrutura presente em diferentes grupos de plantas.

Page 3: Exercícios Botânica

Sua tarefa era formar dois grupos de três cartões, de modo que no grupo I fossem incluídos apenas cartões com características ou estruturas encontradas em briófitas e, no grupo II, apenas cartões com características ou estruturas encontradas em angiospermas. Assinale a alternativa que, no quadro, apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II. Grupo I - Briófitas Grupo II - Angiospermas a) 3, 5 e 9 1, 2 e 4 b) 4, 5 e 7 1, 2 e 7 c) 3, 4 e 5 2, 6 e 8 d) 4, 5 e 9 4, 6 e 8 e) 4, 5 e 9 1, 2 e 7

12) (Fatec-2005) A figura abaixo representa um organismo vivo.

Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito. a) Fungi, Bryophyta e esporo. b) Plantae, Bryophyta e esporo. c) Plantae, Pteridophyta e esporo. d) Fungi, Pteridophyta e semente. e) Protista, Fungi e semente. 13) (VUNESP-2007) Na aula de biologia, a professora comentou que as briófitas poderiam ser consideradas “os anfíbios do reino vegetal”. Esta afirmação é válida se considerarmos que as briófitas, assim como alguns anfíbios, a) apresentam um sistema de distribuição de água pelo corpo que se dá de célula para célula, por osmose. b) reproduzem-se por alternância de gerações (metagênese). c) têm uma fase do desenvolvimento (gametófito) que ocorre exclusivamente na água. d) sofrem um processo de metamorfose, durante o qual se alteram os mecanismos de captação de oxigênio. e) vivem em ambientes úmidos e dependem da água para a fecundação. 14) (PUC - PR-2007) Entre as Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, a geração dominante é, respectivamente: a) gametofítica, esporofítica, esporofítica, esporofítica. b) esporofítica, gametofítica, esporofítica, gametofítica. c) gametofítica, esporofítica, gametofítica, esporofítica. d) esporofítica, esporofítica, esporofítica, gametofítica. e) gametofítica, gametofítica, gametofítica, esporofítica. 15) (UFMG-2007) Na limpeza de quintais, para a retirada de “lodo” de áreas cimentadas, comumente, utilizam-se generosas doses de hipoclorito de sódio, comercializado como água sanitária. É CORRETO afirmar que a ação da água sanitária sobre musgos promove a) a destruição do citoplasma e da parede celular. b) a variação no pH do citoplasma das células do xilema. c) o bloqueio dos crivos das células do floema. d) o impedimento do mecanismo de abertura dos estômatos.

Page 4: Exercícios Botânica

16) (Mack-2007) Em uma saída a campo, os alunos do curso de Biologia fizeram uma coleta de vários representantes, dos seguintes vegetais: A - musgos B - licopódios C - samambaias D - pinheiros E - ciprestes No laboratório, os alunos tiveram de classificar esses vegetais pelas características avasculares, vasculares sem sementes e vasculares com sementes. Assinale, no quadro abaixo, a alternativa correta dessa classificação.

AVASCULARES VASCULARES SEM SEMENTES VASCULARES COM SEMENTES

a) A e B C e D E

b) A, B e C D E

c) A B e C D e E

d) A B C, D e E

e) A e B C D e E

17) (Mack-2007) Comparando-se os ciclos reprodutivos das criptógamas (Briófitas e Pteridófitas) com os das fanerógamas (Gimnospermas e Angiospermas), destacamos a seguinte diferença: a) ciclo de vida alternante. b) meiose gamética. c) independência da água para a reprodução. d) predominância da geração gametofítica sobre a esporofítica. e) geração esporofítica diplóide. 18) (FATEC-2008) Considere o seguinte esquema, que representa subdivisões de grupos vegetais nos quais os algarismos representam os critérios adotados para fazer a classificação.

Os critérios presença de clorofila, presença de sementes e presença de frutos estão representados, respectivamente, pelos algarismos: a) I, II e III. b) III, V e IV. c) II, IV e V. d) III, I e V. e) II, V e IV. 19) (Fuvest-1998) O esquema representa o ciclo de vida da samambaia. A letra A representa a célula haplóide que faz a transição da fase esporofítica para a fase gametofítica; a letra B representa a célula diplóide que faz a transição da fase gametofítica para a fase esporofítica.

a) Descreva resumidamente a aparência das plantas que representam a fase esporofítica e a fase gametofítica. b) Quais são os nomes das células representadas pelas letras A e B?

Page 5: Exercícios Botânica

20) (Fuvest-2003) Em seu livro Biology of Plants (Nova York, W. H. Freeman and Company, 6ª edição,1999), P. H. Raven, R. F. Evert e S. E. Eichhorn dizem: “As plantas, como todos os organismos, tiveram ancestrais aquáticos. A história evolutiva das plantas está intimamente ligada à progressiva ocupação do ambiente de terra firme e à crescente independência do meio aquático para a reprodução.” a) Compare as samambaias e os pinheiros quanto à dependência do meio aquático para a reprodução. b) Discorra sucintamente sobre uma aquisição evolutiva, não ligada diretamente ao processo reprodutivo, que permitiu às plantas atingir grande tamanho e contribuiu decisivamente para seu sucesso na ocupação do ambiente de terra firme. 21) (UFRJ-2005) Na conquista do meio terrestre pelos vegetais, as adaptações referentes à reprodução foram fundamentais. No contexto da propagação dos gametas, indique se são as Angiospermas ou as Pteridófitas as que apresentam menor dependência da água. Justifique sua resposta. 22) (PUC-RS-1999) No reino vegetal o aparecimento dos vasos lenhosos é assinalado pela primeira vez entre a) angiospermas. b) musgos. c) gimnospermas. d) hepáticas. e) pteridófitas. 23) (UniFor-2000) O esquema abaixo representa o ciclo de vida simplificado de uma pteridófita.

O esporófito, o gametófito e a meiose correspondem, respectivamente, aos números a) I, IV e II b) I, IV e V c) IV, I e II d) IV, I e III e) IV, I e V 24) (UECE-2001) Constituem exemplos de vegetais intermediários e foram as primeiras plantas a conquistar realmente o ambiente terrestre os(as): a) pinheiros b) musgos c) samambaias d) cactáceas 25) (UFSCar-2003) Qual das alternativas apresenta, corretamente, uma distinção entre pteridófitas e gimnospermas?

Características Pteridófitas Gimnospermas

a) Meiose Apresentam Não Apresentam

b) Semente Não Apresentam Apresentam

c) Xilema e floema Não Apresentam Apresentam

d) Dominância da geração diplóide Não Apresentam Apresentam

e) Alteração de gerações haplóides e diplóides Apresentam Não Apresentam

26) (Mack-2003) O prótalo de uma samambaia representa: a) o gametófito feminino. b) o gametófito masculino. c) o gametófito hermafrodita. d) a fase diplóide do ciclo de vida. e) a fase mais desenvolvida do ciclo de vida.

ESPOROS

GAMETASZIGOTO

III

V IV

III

Page 6: Exercícios Botânica

27) (Fuvest-2005) A figura mostra a face inferior de uma folha onde se observam estruturas reprodutivas.

A que grupo de plantas pertence essa folha e o que é produzido em suas estruturas reprodutivas? a) Angiosperma; grão de pólen. b) Briófita; esporo. c) Briófita; grão de pólen. d) Pteridófita; esporo. e) Pteridófita; grão de pólen. 28) (PUC - SP-2006) A partir da germinação de um esporo de samambaia a) origina-se a geração diplóide de seu ciclo de vida. b) origina-se a geração duradoura de seu ciclo de vida. c) ocorre uma divisão meiótica. d) ocorre imediatamente a fecundação. e) origina-se a geração haplóide de seu ciclo de vida. 29) (UFPR-2006) O esquema abaixo representa o ciclo reprodutivo de uma pteridófita (samambaia).

30) (PUC - RS-2006) A construção de cidades altera as condições ambientais de uma área natural, provocando a substituição da comunidade biótica original por uma comunidade composta por espécies nativas do local e espécies exóticas (trazidas pelo homem de outras partes do mundo). Nesta nova comunidade, as espécies exóticas interagem com as espécies locais, podendo prejudicá-las, beneficiá-las ou, mesmo, não afetá-las significativamente. Os gatos domésticos, por exemplo, podem comer os ovos de espécies de aves que nidifiquem no chão, ou próximo dele, exterminando-as, assim, de áreas pequenas. Se a área original fosse coberta por uma floresta, algumas de suas plantas e animais nativos poderiam permanecer em parques, enquanto outros desapareceriam. Outras plantas poderiam ser utilizadas em projetos de paisagismo ou de arborização das vias públicas. Contudo, as populações da maioria destas espécies seriam menores e os seus indivíduos estariam mais dispersos espacialmente. Conseqüentemente, os indivíduos de uma dada espécie com população pequena poderiam apresentar um maior grau de parentesco e, por serem mais semelhantes, sua espécie poderia ter uma menor probabilidade de adaptação frente a variações ambientais. Neste novo contexto, no entanto, as interações entre as espécies e entre elas e o meio abiótico continuariam desempenhando um papel fundamental para a manutenção da comunidade. A reprodução de determinadas espécies vegetais, por exemplo, continuaria dependendo do serviço prestado por animais polinizadores (como morcegos e beija-flores) e dispersores de sementes (como sabiás e bem-te-vis). Dos vegetais citados abaixo, qual NÃO pode ter sua reprodução beneficiada por aves e mamíferos frugívoros segundo a descrição presente no texto? a) Amoreiras. b) Jacarandás. c) Palmeiras. d) Pitangueiras. e) Samambaias.

Nesse ciclo reprodutivo, a meiose ocorre a) no esporófito, para a formação dos esporos. b) no gametófito, para a formação de gametas. c) logo após a fecundação. d) durante o desenvolvimento do zigoto. e) durante a germinação dos esporos.

Page 7: Exercícios Botânica

31) (FUVEST-2008) A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em:

Estrutura Gramínea Pinheiro Samambaia

a) Flor ausente presente ausente

b) Fruto ausente ausente ausente

c) Caule ausente presente presente

d) Raiz presente presente ausente

e) Semente presente presente ausente

32) (UEMG-2008) Na história biológica das plantas, muitos eventos ocorreram durante a seleção para a vida no ambiente terrestre. Sobre esta história, só é CORRETO afirmar que a) o desenvolvimento de vasos condutores de seivas é característica que surgiu nos ancestrais das pteridófitas. b) as primeiras fanerógamas eram dotadas de frutos sem sementes. c) as gimnospermas foram selecionadas para diversidade de agentes polinizadores. d) as angiospermas constituíram as primeiras espermáfitas. 33) (PUC - SP-2008) No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas. Suponha que a célula-mãe dos esporos, presente na geração duradoura do ciclo de vida dessa planta, seja heterozigota para dois pares de genes, AaBb, que se segregam independentemente. Considerando que um esporo formado pela planta apresenta constituição genética AB e que a partir desse esporo se completará o ciclo de vida, espera-se encontrar constituição genética a) ab nas células da geração esporofítica. b) AB nas células da geração gametofítica. c) ab em um anterozóide (gameta masculino). d) AB em um zigoto. e) ab em uma oosfera (gameta feminino). 34) (Vunesp-1999) Observe o ciclo reprodutivo do pinheiro.

a) Em que estágios deste ciclo ocorre redução do número de cromossomos? b) Indique as estruturas citadas no ciclo que correspondem às palavras assinaladas na seguinte estrofe popular: "Pinheiro me dá uma pinha Pinha me dá um pinhão Menina me dá um beijo Que eu te dou meu coração". 35) (FUVEST-2007) “Pesquisadores encontraram características surpreendentemente avançadas no fóssil de um peixe primitivo conhecido como Gogonassus, que viveu há cerca de 380 milhões de anos no oeste da Austrália. Esse gênero faz parte de um grupo de peixes com barbatanas lobuladas que deu origem aos vertebrados terrestres e é uma das amostras mais completas já encontradas de seres aquáticos do período Devoniano (419 a 359 milhões de anos atrás). [...]” Rev. Pesquisa FAPESP - edição Online, 20/10/2006. Considerando que no Devoniano surgiram os primeiros filos de plantas gimnospermas, quais dentre as seguintes estruturas dessas plantas poderiam ter servido de alimento a esses primitivos vertebrados terrestres: caule, folha, semente, flor e fruto? Justifique.

Page 8: Exercícios Botânica

36) (UNIFESP-2007) Ao comermos um pinhão e uma castanha-do-pará, ingerimos o tecido de reserva do embrião de uma gimnosperma (araucária) e de uma angiosperma (castanheira), respectivamente. Pinhão e castanha-do-pará são sementes. a) O órgão que deu origem ao pinhão e à castanha-do-pará, na araucária e na castanheira, é o mesmo? Justifique. b) A origem dos tecidos de reserva do embrião do pinhão e da castanha-do-pará é a mesma? Justifique. 37) (UFRJ-2008) A barraca de frutas de um feirante oferece, hoje, alguns produtos apetitosos: abacaxis (Ananas comosus, família das Bromeliáceas: Angiospermas), laranjas (Citrus sinensis, família das Rutáceas: Angiospermas), uvas (Vitis vinifera, família das Vitáceas: Angiospermas) e pinhões (Araucaria angustifolia, da família das Araucariáceas: Gimnospermas). Do ponto de vista botânico, dois desses produtos não podem ser considerados frutos. Identifique esses produtos. Justifique sua resposta. 38) (UNIFESP-2008) No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações: I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo. II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada. III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não-tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta. IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas. Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, II e III. e) II, III e IV. 39) (UNIFESP-2008) Pela primeira vez na história evolutiva, o embrião é protegido por um envoltório que o protege e impede que desidrate. Ali, há também substâncias de reserva que o nutrirão até que saia do envoltório e passe a ter vida livre. Se essa frase for relacionada a um grupo vegetal, a que grupo ela se aplica com propriedade? Cite outra característica, reprodutiva ou do desenvolvimento do embrião, que também aparece nesse grupo pela primeira vez. 40) (Fuvest-1998) O pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Araucaria angustifolia, corresponde a que parte da planta? a) Cone (estróbilo) masculino repleto de pólen. b) Cone (estróbilo) feminino antes da fecundação. c) Fruto simples sem pericarpo. d) Folha especializada no acúmulo de substâncias de reserva. e) Semente envolta por tegumento. 41) (Mack-1996) Algas pluricelulares, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são grupos de organismos em cujo ciclo de vida ocorrem as gerações gametofítica e esporofítica. Essas duas fases são mais difíceis de serem distinguidas, por serem muito semelhantes, em: a) algas. b) briófitas. c) pteridófitas. d) gimnospermas. e) angiospermas.

Page 9: Exercícios Botânica

42) (UFPB-1998) Entre as adaptações dos vegetais à vida terrestre, uma das mais importantes está relacionada com o desenvolvimento da reprodução sexuada independente do meio aquático. Sob este aspecto, os vegetais terrestres que conseguiram superar a dependência da água para a fecundação dos gametas foram apenas as a) Pteridófitas. b) Gimnospermas. c) Briófitas. d) Angiospermas. e) Gimnospermas e Angiospermas. 43) (UFMG-2003) Analise esta tabela:

Diversidade atual de plantas com semente na Terra

N° de famílias N° de espécies Épocas de surgimento na Terra (milhões de anos)

Gimnospermas Gingkophyta 1 1 280

Cycadophyta 3 100 300

Coniferophyta 7 500 330

Gneteles 3 100 200

Angospermas 500 300.000 120

Com base nas informações dessa tabela e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a diferença entre a diversidade de Gimnospermas e de Angiospermas pode ser explicada a) pelos tipos de folhas e sementes. b) pela ação dos insetos polinizadores. c) pela ação menos intensa de herbívoros. d) pelos modos de dispersão dos frutos. 44) (Mack-2003) As afirmações abaixo referem-se ao esquema que mostra a seqüência da formação dos grãos de pólen de um vegetal. I. O formato desses grãos de pólen indica que a polinização ocorre através do vento. II. Pode ser tanto de uma gimnosperma como de angiosperma. III. As duas células do grão de pólen são haplóides. IV. Esse processo ocorre no interior dos megasporângios.

Estão corretas apenas: a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) II e IV. e) I e III. 45) (Mack-2003) Nas gimnospermas não se forma: a) grão de pólen. b) óvulo. c) tubo polínico. d) semente. e) ovário.

Page 10: Exercícios Botânica

46) (UFPB-2006) A polinização e a dispersão das sementes são dois mecanismos de grande importância no ciclo de vida dos vegetais.

Sobre esses dois mecanismos, é INCORRETO afirmar:

a) Os frutos contribuem para a dispersão das sementes, a exemplo do coco-da-baía que, por ser flutuante, pode ser levado pelas correntes marinhas para praias distantes, onde a semente germinará. b) A dispersão das sementes pode ocorrer através do transporte de frutos que aderem ao corpo de animais, como acontece com o carrapicho. c) A dispersão das sementes pode ocorrer através do vento, a exemplo do que acontece com as sementes aladas das orquídeas. d) A polinização feita por animais como morcegos, pássaros e insetos é um fenômeno característico das angiospermas. e) As gimnospermas têm flores rudimentares (estróbilos) e nelas não se verifica o fenômeno da polinização. 47) (UECE-2005) As plantas se reproduzem por alternância de gerações. Assim sendo, podemos afirmar: a) As briófitas apresentam a geração esporofítica mais desenvolvida que a gametofítica. b) Os soros das samambaias produzem anterídios e oosferas, os quais dependem da água para ocorrer a fecundação. c) Nas gimnospermas são produzidos dois tipos de esporos: os micróporos a partir dos quais se desenvolve o gametófito masculino e os megásporos a partir dos quais se desenvolve o gametófito feminino. d) Nas angiospermas a fecundação ocorre no esporófito, independendo assim de gametófitos, para que se complete o processo de reprodução sexuada.

48) (Mack-2005) Microsporócito I

Micrósporos II

Grãos-de-pólen III

2 Núcleos espermático ou 2 células espermáticas A seqüência acima, do ciclo reprodutivo das plantas, acontece a) apenas em Angiospermas, sendo que a meiose ocorre em I. b) apenas em Angiospermas, sendo que a meiose ocorre em II. c) em Gimnospermas e Angiospermas, sendo que a meiose ocorre em I. d) em Gimnospermas e Angiospermas, sendo que a meiose ocorre em II. e) em Gimnospermas e Angiospermas, sendo que a meiose ocorre em III. 49) (FUVEST-2007) O pinhão mostrado na foto, coletado de um pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), é:

a) um fruto: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do ovário. b) um fruto: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo. c) uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do ovário. d) uma semente: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do óvulo. e) uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo. 50) (UEPB-2006) A reprodução permite a multiplicação da espécie. Nos vegetais a independência da água para a fecundação ocorre a partir: a) das espermatófitas. b) dos musgos. c) das licopodíneas. d) das briófitas. e) das pteridófitas.

Page 11: Exercícios Botânica

51) (Mack-2007) A respeito do ciclo reprodutivo das plantas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas), considere as seguintes afirmações: I. Formam tubo polínico para que o gameta masculino possa alcançar o gameta feminino no interior do ovário. II. Apresentam alternância de gerações, sendo que a geração esporofítica é predominante sobre a gametofítica. III. Após a fecundação, o óvulo origina a semente com endosperma 3n. IV. o grão-de-pólen é formado a partir do micrósporo haplóide. Estão corretas, apenas: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. 52) (Mack-2008) Em determinado parque da capital de São Paulo, os visitantes são alertados por uma placa colocada ao lado de um enorme pinheiro-do-Paraná, com o seguinte aviso: Cuidado com os frutos que caem. Esse alerta está a) correto, porque o que cai são os enormes estróbilos femininos (pinhas) que constituem os frutos. b) correto, porque o que cai são os pinhões, frutos pequenos que podem cair muitos ao mesmo tempo. c) incorreto, porque os pinhões que caem são sementes desenvolvidas nos estróbilos femininos. d) incorreto, porque os pinhões que caem são sementes produzidas nos enormes estróbilos femininos que constituem os frutos. e) incorreto, porque o que cai são estróbilos masculinos que são maiores do que os femininos. 53) (Fuvest-2002) Considere o ciclo de vida de uma angiosperma. Podemos afirmar que, em uma certa etapa do desenvolvimento, essa planta é heterotrófica. Quando isso ocorre e qual a fonte de alimento utilizada? 54) (Fuvest-2001) Certas substâncias inibem a formação do tubo polínico em angiospermas. Explique como essa inibição afeta a formação do embrião e do endosperma. 55) (UFSCar-2003) Sobre flores, responda: a) As flores coloridas das angiospermas são interpretadas como uma aquisição evolutiva que aumenta a eficiência da reprodução sexuada. De que modo isso ocorre? b) Que fator ambiental contribui para a reprodução sexuada de flores não coloridas, como as do capim? 56) (VUNESP-2005) Esforços de cientistas criaram a primeira rosa do mundo com pigmento para cor azul. Anteriormente, rosas de coloração azul já eram produzidas através de cruzamento, mas não eram consideradas azuis verdadeiras. Segundo o jornal The Japan Times on line, de 1º-.07.2004, a técnica recentemente utilizada consistiu no seguinte: o gene da enzima que produz o pigmento azul, delfinidina, foi extraído do amor-perfeito e ativado nas rosas. Como se chamam as estruturas mais vistosas e atraentes destas flores, que passaram a ter cor azul? Qual o significado biológico do fato de certas plantas apresentarem flores com cores tão vistosas? 57) (FUVEST-2007) Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares do óvulo e origina uma célula triplóide que, por mitoses sucessivas, produz o endosperma. a) 1. A dupla fecundação é característica de que grupo de plantas? 2. Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino, respectivamente? b) O gameta feminino de uma planta heterozigótica Aa, fecundado pelo gameta masculino de uma planta homozigótica aa, produz um zigoto heterozigótico. Qual é o genótipo das células do endosperma?

Page 12: Exercícios Botânica

58) (VUNESP-2008) Uma das preocupações dos ambientalistas com as plantas transgênicas é a possibilidade de que os grãos de pólen dessas plantas venham a fertilizar plantas normais e, com isso, “contaminá-las”. Em maio de 2007, pesquisadores da Universidade de Nebraska, EUA, anunciaram um novo tipo de planta geneticamente modificada, resistente a um herbicida chamado Dicamba. Um dos méritos do trabalho foi ter conseguido inserir o gene da resistência no cloroplasto das plantas modificadas. Essa nova forma de obtenção de plantas transgênicas poderia tranqüilizar os ambientalistas quanto a possibilidade de os grãos de pólen dessas plantas virem a fertilizar plantas normais? Justifique. 59) (FUVEST-2008) A figura abaixo mostra o esquema de um ovo de galinha, contendo um embrião, após 13 dias de incubação.

Na semente das angiospermas, existe um tecido cuja função é equivalente à do conteúdo do saco vitelínico. Identifique esse tecido vegetal e explique sua função. 60) (UFAC-1998) As angiospermas destacam-se dos demais grupos vegetais, em função de uma série de características que contribuíram para seu sucesso evolutivo, entre as quais podem ser citadas: a) presença de vasos condutores e estigma plumoso. b) desenvolvimento de raízes e tecidos de sustentação . c) sementes encerradas em frutos e dupla fecundação. d) presença de endosperma e cloroplasto. e) capacidade de realizar fotossíntese. 61) (Fuvest-2001) Que características esperamos encontrar em uma angiosperma aquática e submersa? a) Sistema vascular bem desenvolvido e epiderme rica em estômatos. b) Tecidos de sustentação bem desenvolvidos e epiderme rica em estômatos. c) Tecidos de sustentação bem desenvolvidos e sistema vascular reduzido. d) Tecidos de sustentação e sistema vascular bem desenvolvidos. e) Tecidos de sustentação pouco desenvolvidos e epiderme sem estômatos. 62) (UFla/ PAS-2000) Para que uma flor seja considerada hermafrodita (andrógena), é necessário que apresente pelo menos: a) estames e grãos-de-pólen. b) pistilos e óvulos. c) estames e pistilos. d) sépalas e pétalas. e) pedúnculo e receptáculo floral. 63) (PUC-RS-1999) Nos vegetais do grupo das angiospermas, o tubo polínico oriundo da germinação do grão de pólen, após passar pelo estilete e penetrar no rudimento seminal, libera seus núcleos espermáticos a) no hilo. b) na nucela. c) no saco embrionário. d) na primina. e) no funículo.

Page 13: Exercícios Botânica

64) (PUC-SP-2005) O tubo polínico transporta duas células espermáticas até o ovário e uma delas fecunda a oosfera, dando origem ao zigoto, enquanto a outra une-se com duas células presentes no óvulo, originando uma célula triplóide. Considere as seguintes plantas: I. oliveira; II. pinheiro; III. parreira; IV. cajueiro. Das plantas citadas, apresentam relação com o texto acima: a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I e IV. d) apenas I, III e IV. e) I, II, III e IV. 65) (UEL-1994) O esquema a seguir representa uma flor de angiosperma.

Assinale a alternativa que associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir. a. formação de grãos de pólen b. deposição dos grãos de pólen c. fecundação d. transformação em fruto a) I-a, II-d, III-b, IV-c. b) I-b, II-a, III-c, IV-d. c) I-c, II-d, III-a, IV-b. d) I-c, II-b, III-d, IV-a. e) I-d, II-b, III-c, IV-a. 66) (UEL-1996) Na evolução das angiospermas desenvolveu-se uma estrutura única entre os vegetais, que está certamente relacionada com a ampla distribuição geográfica do grupo. Trata-se: a) do tubo polínico. b) dos grãos de pólen alados. c) das sementes. d) dos frutos. e) dos nectários. 67) (Unitau-1995) Considerando que quanto mais partes um vegetal possui, mais evoluído é, podemos afirmar que, das alternativas a seguir, o vegetal mais evoluído é: a) o musgo. b) o abacateiro. c) a samambaia. d) o pinheiro. e) a alga. 68) (UFRS-1998) Assinale a alternativa que apresenta, do ponto de vista botânico, apenas frutos: a) laranja - vagem - beterraba b) batata - maçã - laranja c) tomate - pepino - laranja d) pepino - beterraba - uva e) tomate - cebola - maçã

Page 14: Exercícios Botânica

69) (FUVEST-2006) O ciclo de vida de uma planta de feijão pode ser representado pelo esquema abaixo:

70) (UFRN-2000) Como resultado da fecundação em fanerógamas, pode-se afirmar que a) o albúmen é formado a partir da união do primeiro núcleo espermático com as sinérgides, as células polares e as antípodas. b) a semente é formada pelo endosperma e pela plântula, originários da fusão do segundo núcleo espermático e da oosfera. c) o pericarpo se desenvolve a partir da parede do ovário, a qual é estimulada por um hormônio produzido pela semente. d) o embrião se desenvolve a partir da formação de um zigoto diplóide, derivado da fusão do tubo polínico com o óvulo.

71) (Mack-2006) I e II correspondem, respectivamente, ao a) zigoto 2n e endosperma secundário 3n. b) endosperma secundário 3n e zigoto 2n. c) endosperma primário 2n e zigoto 2n. d) zigoto 2n e endosperma primário 2n. e) endosperma primário 2n e endosperma secundário 3n. 72) (UFC-2006) O predomínio das Angiospermas em relação aos demais grupos vegetais relaciona-se: a) à dupla fecundação, resultado da união de dois anterozóides com a oosfera e o megaprotalo, gerando o endosperma triplóide, permitindo a longevidade das sementes. b) à alternância de gerações, havendo predominância do ciclo de vida esporofítico e redução da fase gametofítica, permitindo a ocupação de ambientes áridos. c) ao desenvolvimento de estróbilos, cuja oferta de pólen e outros recursos florais favoreceu a interação com uma grande diversidade de insetos e uma maior probabilidade de polinização. d) ao desenvolvimento do tubo polínico, permitindo a independência do meio aquático para a fecundação e uma maior estabilidade do sucesso reprodutivo. e) ao espessamento da parede do ovário, o que favoreceu a especialização em mecanismos de dispersão do embrião e a ocupação de ambientes distantes da planta-mãe. 73) (UEMG-2006) Observe, abaixo, a estrutura reprodutiva de um pinheiro.

Sobre essa estrutura e o grupo por ela representado, só NÃO se pode afirmar que a) o grupo se compõe de plantas espermáfitas. b) o grupo se compõe de plantas monocotiledôneas. c) a estrutura não tem ovário. d) a estrutura forma endosperma primário

Um conjunto haplóide de genes é encontrado em células do a) embrião que se forma a partir de 4. b) endosperma que se forma em 1. c) endosperma que se forma em 5. d) tubo polínico que se forma em 2. e) tubo polínico que se forma em 5.

Page 15: Exercícios Botânica

Resoluções: 1) a) Flores com pétalas coloridas atraem grande diversidade de agentes polinizadores, principalmente insetos. Isso favoreceu a reprodução das plantas floríferas, o que permitiu o surgimento de uma grande variabilidade nesse grupo. b) Árvores floríferas com pequenos frutos = Angiospermas (plantas com sementes) Samambaias = Pteridófitas (plantas sem sementes) Coníferas = Gimnospermas (plantas com sementes e sem frutos) Musgos = Briófitas (plantas sem sementes) 2) a) Musgos e samambaias apresentam gametas masculinos flagelados (anterozóides), que dependem da água para se locomover até o gameta feminino (oosfera) e fecundá-lo. b) Os musgos não possuem tecidos condutores para conduzir água e nutrientes, como ocorre nas samambaias; por isso, seu transporte é mais lento e ocorre por difusão entre as células. 3) Alternativa: C 4) Alternativa: A 5) Alternativa: B 6) Alternativa: C 7) Alternativa: A 8) Alternativa: D 9) Alternativa: B Em Briófitas e Pteridófitas, a meiose é espórica ou intermediária. Em ambos os grupos, a água é necessária para a reprodução. 10) Alternativa: C 11) Alternativa: E 12) Alternativa: B 13) Alternativa: E 14) Alternativa: A 15) Alternativa: A 16) Alternativa: C 17) Alternativa: C 18) Alternativa: C 19) Resposta: a) A fase esporofítica, vascular, é a planta completa, com raiz, caule e folhas. O caule, em geral, é subterrâneo (rizoma). As folhas costumam ser compostas, com folíolos que, quando férteis, apresentam soros em sua face ventral. A fase gametofítica, ou protalo, é uma pequena lâmina verde, avascular, com rizóides e portadora de órgãos produtores de gametas (arquegônios e anterídios). b) A célula A é o esporo; a célula B é o zigoto.

20) a) As samambaias produzem anterozóides (gametas masculinos), células flageladas, livre-natantes, que necessitam de meio líquido para encontrar as oosferas (gametas femininos). Nos pinheiros, o encontro das células (gametas) masculina e feminina é facilitado pela presença e crescimento do tubo polínico (sifonogamia). b) Uma importante aquisição evolutiva não ligada ao processo reprodutivo é a presença de vasos condutores de seiva (bruta: água e sais, elaborada: matéria orgânica).

Page 16: Exercícios Botânica

A presença de vasos, tanto para a distribuição de água e sais, como para a distribuição de matéria orgânica produzida pela fotossíntese, permitiu às plantas atingir grande tamanho e contribuiu decisivamente para a ocupação do ambiente terrestre. 21) As angiospermas. As células sexuais das pteridófitas (anterozóides) são liberadas na água. Nas angiospermas o grão de pólen não requer a presença de água para sua dispersão. 22) Alternativa: E 23) Alternativa: A 24) Alternativa: C 25) Alternativa: B 26) Alternativa: C 27) Alternativa: D A folha representada na figura é de samambaia, vegetal que pertence ao grupo das Pteridófitas. Os pontos escuros existentes na folha são os soros, no interior dos quais existem esporângios, estruturas que fabricam esporos por meiose. 28) Alternativa: E 29) Alternativa: A 30) Alternativa: E 31) Alternativa: E Pinheiros (Gimnospermas) e gramíneas (Angiospermas) são espermáfitas, portanto apresentam sementes, já as samambaias (Pteridófitas) não apresentam sementes. 32) Alternativa: A 33) Alternativa: B 34) Resposta: a) A redução do número cromossômico ocorre durante a meiose para a formação do grão de pólen e do óvulo. Essa meiose é denominada espórica ou intermediária. b) A pinha corresponde ao estróbilo feminino e o pinhão à semente. A pinha contém óvulos e o pinhão corresponde à própria semente. 35) a) Não necessariamente. Imaginando-se uma possível limitação desses descendentes no que diz respeito à locomoção no meio terrestre, é possível que esses animais fossem tanto consumidores primários, alimentando-se das plantas disponíveis no período geológico considerado, quanto consumidores secundários, que se alimentavam de presas de locomoção igualmente limitada (vermes, por exemplo) ou de restos delas, presentes nos ambientes mais úmidos. b) Esses vertebrados primitivos poderiam se alimentar de qualquer parte das gimnospermas, exceto flores e frutos, que não existem nesse grupo, e sim no das angiospermas. 36) a) O órgão é o mesmo, ou seja, o óvulo (megaesporângio) fecundado e desenvolvido. b) A origem dos tecidos de reserva (endosperma) não é a mesma. No pinhão, exemplo das gimnospermas, a fecundação é simples, e o endosperma é primário n. Já na castanha-do-pará, representante das angiospermas, ocorre dupla fecundação, e o endosperma é secundário 3n. 37) Abacaxis, que são inflorescências e pinhões, porque são sementes de Araucária (Gimnospermas não produzem frutos). 38) Alternativa: A 39) a) Considerando que a característica se relacione a vertebrados, o grupo animal é o dos répteis, e o envoltório protetor a que a questão se refere é o âmnio. A outra característica reprodutiva desse grupo é a ocorrência de fecundação exclusivamente interna. Em relação ao

Page 17: Exercícios Botânica

desenvolvimento, podemos citar o ovo com casca e outros anexos embrionários, como o cório e a alantóide. b) O grupo é o das gimnospermas, cuja semente, que contém o embrião, é envolvida por um tegumento protetor. A outra característica reprodutiva desse grupo é a formação do tubo polínico. A reserva alimentar representada pelo endosperma haplóide garante o desenvolvimento inicial do embrião. 40) Alternativa: E 41) Alternativa: D 42) Alternativa: B 43) Alternativa: B 44) Alternativa: E Grãos de pólen de gimnospermas possuem mais de duas células, enquanto os de angiospermas não possuem sacos aéreos. A formação dos grãos de pólen ocorre no interior dos microsporângios. 45) Alternativa: E 46) Alternativa: E 47) Alternativa: C 48) Alternativa: C (Gabarito oficial: a) 49) Alternativa: D 50) Alternativa: A 51) Alternativa: E 52) Alternativa: C 53) a) Isso ocorre na fase embrionária e durante a germinação. A fonte de alimento utilizada são os nutrientes que existem no endosperma da semente. b) A planta fez mais fotossíntese do que respirou. A fotossíntese produz matéria orgânica, parte da qual é consumida na respiração, sendo o restante utilizado no crescimento da massa do vegetal, desde a germinação até a fase adulta. 54) Através do tubo polínico, os núcleos espermáticos (masculinos) atingem o saco embrionário (feminino), que contém a oosfera e os núcleos secundários (ou polares), além de outros núcleos. A fusão de um núcleo espermático com a oosfera produzirá o embrião. A fusão do outro núcleo espermático com os núcleos secundários produzirá o endosperma. Embrião e endosperma são partes da semente. O ovário hipertrofiado originará o fruto, que contém a semente. Se as citadas substâncias inibirem a formação do tubo polínico, não haverá fecundação e não se formará semente. Assim, poderá ocorrer a formação de frutos sem sementes, também denominados partenocárpicos. Outra possibilidade seria a não-formação dos frutos. 55) a) As flores coloridas das angiospermas atraem os agentes polinizadores representados por insetos (entomofilia) e pássaros (ornitofilia). Esses animais promovem a polinização, a fecundação cruzada e a variação genética das plantas. b) As flores não coloridas das gramíneas são polinizadas pelo vento (anemofilia). 56) a) As estruturas vistosas das flores denominam-se pétalas. Flores de cores vistosas atraem agentes polinizadores, como insetos e pássaros. b) Em ambos os casos, houve a transferência e ativação de material genético de uma espécie para a outra. O gene transferido passa a se expressar na espécie receptora, considerada transgênica, ou OGM (organismos geneticamente modificados).

Page 18: Exercícios Botânica

57) a) 1. A dupla fecundação é característica exclusiva das angiospermas. 2. O núcleo espermático corresponde ao gameta masculino, enquanto a oosfera, ao feminino. b) Como o zigoto produzido é heterozigoto (Aa), e sabendo-se que a planta masculina é homozigota aa, conclui-se que a oosfera forneceu o gene A, enquanto o núcleo espermático, o gene a. Cada núcleo polar, do mesmo modo que a oosfera, possui o gene A. Na segunda fecundação ocorre o encontro do segundo núcleo espermático (a) com os dois núcleos polares, formando-se um núcleo triplóide. Assim, células do endosperma, que são triplóides, terão genótipo AAa. 58) Sim. Na fertilização vegetal, apenas o material genético contido nos núcleos gaméticos presentes no tubo polínico participa das fecundações, não existindo neles cloroplastos. 59) a) Na evolução, a casca do ovo constitui um dos passos mais importantes para a adaptação ao meio terrestre, conferindo proteção especialmente contra perda de água. O líquido amniótico, contido na bolsa, representa um meio protetor contra a desidratação e permite que, nos primeiros estádios do desenvolvimento, o embrião flutue, evitando choques mecânicos e aderências que poderiam comprometer a formação das estruturas do corpo. b) Trata-se do endosperma triplóide (ou albúmen). Sua função, tal qual a do vitelo contido no saco vitelínico, é a de nutrir o embrião nos primeiros estádios do desenvolvimento. 60) Alternativa: C 61) Alternativa: E Angiospermas submersas geralmente apresentam tecidos de sustentação pouco desenvolvidos e epiderme sem estômatos, entre outras características.

62) Alternativa: C

63) Alternativa: C 64) Alternativa: D Oliveira, parreira e cajueiro são plantas angiospermas em que ocorrem as fecundações citadas no enunciado da questão. O pinheiro é uma gimnosperma na qual ocorre apenas uma fecundação, que resulta na formação do zigoto. 65) Alternativa: C 66) Alternativa: D 67) Alternativa: B 68) Alternativa: C 69) Alternativa: D 70) Alternativa: C 71) Alternativa: A 72) Alternativa: E 73) Alternativa: B