exercicio cabeamento

5
Exercício de Cabeamento Parte I 1. Quais são os subsistemas de cabeamento estruturado? Cabeamento Horizontal, Cabeamento Backbone, Área de Trabalho, Sala de Telecomunicações, Sala de Equipamentos, Entrada do Edifício. 2. Explique a importância de cada subsistema; Cabeamento Horizontal: Compreendido pelas conexões da sala de telecomunicações (TR) até a área de trabalho (WA); Cabeamento Backbone: Esse nível realiza a interligação entre os TRs, salas de equipamentos e pontos de entrada (EFs); Área de Trabalho: Local físico onde o usuário trabalha com os equipamentos de comunicação; Sala de Telecomunicações: É o espaço destinado para a acomodação de equipamentos, terminação e manobras de cabos; Sala de Equipamentos: Local onde são abrigados os principais equipamentos ativos da rede, como PABX, servidores, switches, hubs, roteadores, etc.; Entrada do Edifício: É o ponto onde é realizada a interligação entre o cabeamento externo e o intra- edifício dos serviços disponibilizados (entrada da LP e PABX, por exemplo). 3. Qual a função do subsistema: cabeamento horizontal? Explique. Responsável pela conexão dos painéis de distribuição localizados nas salas de telecomunicações com os pontos de telecomunicações distribuídos nas áreas de trabalho. 4. Onde os cabos são usualmente instalados no cabeamento horizontal? São usados entre um ponto de telecomunicações, da terminação mecânica e dos cabos de conexão. 5. Explique a função do distribuidor de piso FD; É forma uma estrela centrada no distribuidor de piso (FD – Floor Distributor) contendo na extremidade de cada cabo uma tomada de rede acessível aos utilizadores finais. Considera-se que a cablagem estruturada termina nestas tomadas. 6. Complete e explique com medidas máximas:

Upload: carlos-henrique

Post on 31-Jul-2015

410 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercicio Cabeamento

Exercício de Cabeamento Parte I

1. Quais são os subsistemas de cabeamento estruturado?Cabeamento Horizontal, Cabeamento Backbone, Área de Trabalho, Sala de Telecomunicações, Sala de Equipamentos, Entrada do Edifício.

2. Explique a importância de cada subsistema;Cabeamento Horizontal: Compreendido pelas conexões da sala de telecomunicações (TR) até a área de trabalho (WA); Cabeamento Backbone: Esse nível realiza a interligação entre os TRs, salas de equipamentos e pontos de entrada (EFs); Área de Trabalho: Local físico onde o usuário trabalha com os equipamentos de comunicação; Sala de Telecomunicações: É o espaço destinado para a acomodação de equipamentos, terminação e manobras de cabos; Sala de Equipamentos: Local onde são abrigados os principais equipamentos ativos da rede, como PABX, servidores, switches, hubs, roteadores, etc.; Entrada do Edifício: É o ponto onde é realizada a interligação entre o cabeamento externo e o intra-edifício dos serviços disponibilizados (entrada da LP e PABX, por exemplo).

3. Qual a função do subsistema: cabeamento horizontal? Explique.Responsável pela conexão dos painéis de distribuição localizados nas salas de telecomunicações com os pontos de telecomunicações distribuídos nas áreas de trabalho.

4. Onde os cabos são usualmente instalados no cabeamento horizontal?São usados entre um ponto de telecomunicações, da terminação mecânica e dos cabos de conexão.

5. Explique a função do distribuidor de piso FD;É forma uma estrela centrada no distribuidor de piso (FD – Floor Distributor) contendo na extremidade de cada cabo uma tomada de rede acessível aos utilizadores finais. Considera-se que a cablagem estruturada termina nestas tomadas.

6. Complete e explique com medidas máximas:

A+B+D=10m (máximo)A+B+C+D=100m (máximo)

7. Explique cabeamento por zona aplicados com e suas características:a. Tomadas MUTO (MUTOA)

Facilita a terminação de um ou múltiplos cabos horizontais numa localização comum próximo a um conjunto de móveis num escritório aberto. Neste caso o cabeamento que vem do horizontal cross-connect vai direto pela infraestrutura até o MUTOA e dele saem cabos para a área de trabalho.

Page 2: Exercicio Cabeamento

b. Pontos de consolidaçãoÉ um ponto de interconexão dentro do cabeamento horizontal utilizando hardwares de conexão de acordo com a ANS/TIA/EIA-568-B.2 e com a ANSI/TIA/EIA-568-B.3, permitindo ainda pelo menos 200 ciclos de reconexão. Utilizado quando não há muita mudança de layout.

8. Explique como fica o comprimento dos cabos utilizando tomadas MUTO (MUTOA)A distância entre o armário de telecomunicações e o MUTOA deve ser no máximo 70 metros. A distância do cabo saindo do MUTOA para as estações deve ser no máximo 20 metros. Os cabos presentes nos cross-connects não devem exceder a 7 metros. O comprimento total do enlace não deve ultrapassar 100 metros.

9. Explique como fica o comprimento dos cabos utilizando Pontos de consolidação.Recomenda-se uma distância de no mínimo 15 metros do armário de telecomunicações para o ponto de consolidação para reduzir os efeitos de NEXT e Perda de Retorno (RL – Return Loss).

10. Qual o comprimento máximo do segmento horizontal em um cabeamento por zona implementado com uma tomada multiusuário, com as seguintes características:

a. Cabo patch Cord usuário: 15b. Bitola 24 AWGc. Comprimento dos cabos na TR: 5

11. Qual o comprimento máximo do path Cord do usuário em um cabeamento por zona implementado com uma tomada multiusuário, com as seguintes características:

a. Segmento horizontal: 76b. Bitola 26 AWGc. Comprimento dos cabos na TR: 5

12. Qual a função do subsistema: Sala de telecomunicações? Explique.Local onde são colocados os painéis distribuidores bem como equipamentos de rede. “Pode ser uma sala, um armário, ou mesmo um gabinete fechado, um rack padrão de 19”, dependendo do porte da infraestrutura do cabeamento.

13. Qual o posicionamento padrão para instalação da sala de telecomunicações? Seu dimensionamento é especificado? Explique.Geralmente é instalada no centro do pavimento, para tornar o comprimento dos cabos menor O dimensionamento da sala de telecomunicações deve ser baseado na área do pavimento a ser atendido.

14. Explique o que é uma interconexão;São os equipamentos ativos que tem as extremidades dos cabos de equipamentos diretamente conectadas em suas saídas e as outras respectivas portas do painel distribuidor.

15. Explique o que é uma conexão cruzada;Consiste basicamente do espelhamento das saídas do equipamento ativo num painel ou grupo de painéis distribuidores.

Page 3: Exercicio Cabeamento

Exercício de Cabeamento parte II

1. Qual a função do subsistema: cabeamento Backbone? Explique.Tem a função de providenciar a interligação entre as salas de telecomunicações, salas de equipamentos e entrada do edifício.

2. Diferencia Backbone Campus e Backbone de Edifício.Backbone de Edifício é quando interconecta diferentes pavimentos dentro de um mesmo edifício; Já o Backbone de Campus é quando interconecta dois ou mais edifícios em uma mesma área.

3. Qual a função do subsistema: Sala de Equipamentos? Explique.Local onde são abrigados os principais equipamentos ativos da rede, como PABX, servidores, switches, hubs, roteadores, etc.

4. Quais as características da Sala de Equipamentos?Nesse local, costuma-se instalar o principal painel de manobras ou main cross-connect, composto de patch panels, blocos 110 ou distribuidores ópticos.

5. Qual a função da Entrada de Facilidades? Explique.É fazer a separação do cabeamento externo dos provedores de serviço e o cabeamento interno do edifício.

6. Explique o cabeamento Ótico Centralizado.Essa arquitetura de implementação de cabeamento pode reduzir significativamente o custo de escalabilidade, expansão e gerenciamento de uma rede local, pois implementa em uma edificação, uma estrutura onde os componentes ativos são centralizados, em oposição à técnica de transmissão distribuída.

7. Quais as distâncias consideradas no cabeamento ótico centralizado?Fibra óptica multímodo 62,5/125 micrômetros, na distância máxima de 275 metros desde a Sala de Equipamentos até a Área de Trabalho.

8. Diferencie: Interconexão/Emenda x Passagem Direta (Pull-through) utilizada em cabeamento ótico centralizado.Interconexão/Emenda É a conexão dos equipamentos ativos da rede ao BD e então ás instalações de trabalho de seus usuários sendo aplicado em instalações em um único edifício; Já o de passagem direta é o segmento do cabo que sai do BD até chega à tomada de telecomunicações da área de trabalho diretamente, sem bloqueio ou terminação intermediaria.

9. Explique o subsistema: área de trabalho.Local onde ficam os componentes que ligam as tomadas de telecomunicações ao equipamento do usuário (PCs, telefones, fax, terminais, cabos de ligação, eventuais adaptadores, etc.). Formada pelas tomadas de telecomunicações - ponto no qual o equipamento se conecta ao sistema de distribuição, que consiste de dutos, espaços e o cabeamento propriamente dito. Inclui os dispositivos: telefones, terminais de dados, computadores, entre outros.