exercÍcios de artes do mÊs de setembro

12
EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE SETEMBRO 8ºANO

Upload: others

Post on 24-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE SETEMBRO

8ºANO

Page 2: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

QUANDO AS LINGUAGENS SE MISTURAM – 8ºCAPÍTULO. 8º ANO.

PÁGINAS:130,131,134,137,138.

ONDE É QUE TEM MISTURA?

TODAS AS ARTES NO CARNAVAL

UM GRANDE CARNAVALESTICO

UMA GRANDE ATRAÇÃO

ENTRE O RISO E O RISCO

A MAGIA DO TEATRO MUSICAL

TEATRO OU CIRCO?

1.

O Teatro Amazonas de Manaus, inaugurado em 31.12.1896, antecipou-se à construção de teatros municipais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Sua construção comprova o surto de desenvolvimento econômico por que passou a região. O Teatro Amazonas traz informações sobre o universo cultural das elites amazonenses, principalmente... a) No estilo arquitetônico, que emprega elementos clássicos e ecléticos, como colunas. b) Nas suas linhas, que expressam as singularidades arquitetônicas brasileiras. c)No modernismo, manifestado na despreocupação para com a simetria construtiva d)Na utilização de material construtivo extraído inteiramente da floresta tropical. e) No diálogo que mantém com o estilo arquitetônico das ocas indígenas.

2. O Maracatu, manifestação mais original da cultura popular em Pernambuco, chega ao apogeu durante o?

a) Natal.

Page 3: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

b) Carnaval.

c) Semana Santa.

d) Dia da Consciência Negra.

3. O Carnaval, festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses com o nome de Entrudo, passou a coexistir com o carnaval moderno, inspirado no modelo europeu e nos desfiles de carros alegóricos, iniciados em 1854, no Rio de Janeiro. A primeira música composta para carnaval, intitulada “Ó ABRE ALAS”, de Chiquinha Gonzaga, pertence a um gê-nero de música popular, que predominou entre as décadas de 1920 e 1960, com melodias simples e letras de duplo sentido denominado.

a) samba

b) frevo

c) marchinha

d) bossa nova

e) choro

4. No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles. PEREIRA, C.S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M.C.P. Carnavais e outras festas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as...

a) distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração

b) aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos

clubes.

c) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.

d) tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.

e) perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.

Page 4: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

5. Faça o que se pede no item 3, que é do tipo C. Considerando as imagens e o texto apresentados, assinale a opção correta.

a) A obra Parangolé, de Hélio Oiticica, é convergente com a ideia de livre participação popular na festa de carnaval.

b) A obra Carnaval em Madureira evidencia o repúdio de Tarsila do Amaral aos princípios formais cubistas, principalmente aos formulados por Léger.

c) Na obra Carnaval II, Di Cavalcanti representou, por meio de figuras exclusivas da cultura carioca, o ambiente caótico e desordenado do carnaval.

d) Para criar profundidade espacial na obra Samba-enredo, Glauco Rodrigues utilizou recursos técnicos da perspectiva linear.

6. Durante a Idade Moderna, o Carnaval era realizado em diversas regiões da Europa, sobretudo no sul do continente. Era um período marcado pelo consumo de grandes quantidades de carne e bebidas alcoólicas, além de inúmeras brincadeiras e jogos. Uma das práticas mais comuns desse período era uma forma de zombaria conhecida como:

Page 5: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

a) Cocanha.

b) Abbaye des Conards.

c) Charivari.

d) Festa dos Bobos.

e) Hölle.

7. Entre as práticas listadas abaixo, selecione aquela que NÃO era realizada durante o Carnaval na Idade Moderna.

a) Malhação de Judas

b) Corrida de judeus

c) Desfile de carros alegóricos

d) Apedrejamento de gatos

e) Execução de criminosos

8. Em determinado momento da Idade Moderna, as festas carnavalescas, como um todo, começaram a ser perseguidas, e as autoridades da época começaram a proibir a realização de festas públicas em muitos locais da Europa. Essa repressão ao Carnaval esteve relacionada:

a) ao Renascimento.

b) ao Iluminismo.

c) à Reforma Religiosa.

d) à Inquisição.

e) à Peste Negra.

9. Leia a reportagem a seguir:

2/02 às 15h35 - Atualizada em 12/02 às 16h03/Jornal do Brasil

Paraíso do Tuiuti vira assunto mais comentado do Twitter

Escola do Rio desfilou na segunda com críticas a Temer e a paneleiros

Quarta escola a desfilar na Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada de domingo (11) para segundafeira (12), a Paraíso do Tuiuti ocupava, horas depois de sua apresentação, o topo dos assuntos mais comentados no Twitter em todo o Brasil.

Page 6: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

No canal do YouTube Brasil, desfile da escola de samba era o vídeo mais assistido desta segunda-feira (12).

Nas redes sociais, diversas pessoas afirmaram que a escola deve aparecer entre as mais bem colocadas na apuração das notas do Grupo Especial, na Quarta-feira de Cinzas. O historiador e especialista em Carnaval Luiz Antonio Simas comentou, no Twitter: "Plasticamente, Tuiuti faz o melhor desfile da noite".

Com a pergunta "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?", do carnavalesco Jack Vasconcelos, a escola mostrou a história da escravidão no Brasil e no mundo, e ainda fez críticas à recente reforma trabalhista aprovada pelo Congresso e às relações de trabalho no país. O samba levantou o público nas arquibancadas, que aplaudiu com entusiasmo a escola.

A comissão de frente emocionou, com encenação de escravos sendo açoitados por um capataz, e depois sendo benzidos por pretos velhos.

Outros destaques foram carros alegóricos mostrando carteiras de trabalho gigantes, e um vampiro com a faixa presidencial - o "presidente vampiro" do neoliberalismo.

Mãos manipulando "marionetes" vestindo verde e amarelo também marcaram presença. A ala com fantasias de 'manifestantes fantoches' ironizava manifestantes que pediram impeachment.

(http://www.jb.com.br/carnaval-2018/noticias/2018/02/12/paraiso-do-tuiuti-vira-assunto-mais-comentado-do-twitter/. Acesso em: 13 fev. 2018, às 18h24)

O Carnaval de 2018, principalmente com o desfile da escola Paraíso do Tuiuti, foi assunto das redes sociais como citado na reportagem. Apesar do tema instigante, a grande polêmica está no tratamento da Reforma Trabalhista e de sua relação com o atual governo. A politização da festa, pelo carnavalesco, pela escola e por todas as pessoas que se manifestaram nas redes sociais indica que estão aí, e para ficar, novas formas de se fazer política e que elas passam

a) Pela arte, que se mostra alegre na avenida do Carnaval deste ano, mas que foi alvo em 2017 de vários protestos por parte de setores da sociedade com questionamentos comprovando quão incômoda ela pode ser.

b) Pela mistura entre o público e o privado, que estabelece espaços distintos na vida real, mas que, com o avanço da internet, ganhou novos contornos e estabeleceu fronteiras fluidas que permitem que todos opinem sobre tudo sempre.

c) Pelos meios de comunicação, principalmente pela internet, que se tornam importantes formadores de opinião, estabelecendo os modos de se relacionar no espaço público e de mediar o eleitor e político.

d) Pelos movimentos sociais, que continuam ganhando as ruas por meio de manifestações organizadas, sejam protestos, greves ou festas populares e acabam confirmando a noção máxima de que a rua é do povo.

Page 7: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

e) Por formas hoje que podem ser denominadas como apartidárias, ou seja, sem vinculação político-partidária. Como cada indivíduo hoje se torna um produtor de informação, movimentos de grupo tornaram-se fora de moda.

10.O Carnaval, no mundo inteiro, está associado ao Brasil e, em particular, ao Rio e a Salvador. Entretanto, não foi sempre assim. Roma e Veneza, no século XVIII, e Nice, no século XIX, enchiam suas ruas de visitantes nessa temporada festiva. Como outras instituições europeias, o Carnaval é uma manifestação da cultura em que:

• o papel ativo das mulheres contrasta com as práticas tradicionais europeias;

• a dança, com elementos africanos, aparenta emergir da fusão de duas tradições culturais;

• as escolas de samba, o uso das fantasias e o desfile dos carros alegóricos fazem parte de reminiscências do século XV em Florença e Nuremberg.

A partir desse texto, conclui-se que o(a):

a) Carnaval é uma instituição cultural importada da Europa Medieval.

b) Processo de globalização é o propulsor dos ritos carnavalescos celebrados no Rio e em Salvador.

c) Contexto social e as transformações observadas no Carnaval são, paralelamente, derivadas das tradições e inovações.

d) Crescimento das questões de solidariedade e violência é uma retórica do nosso tempo, associada ao festejo popular.

e) Conceituação de tradição, progresso e modernidade derivam do público e do privado.

11. No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.

PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In:

CUNHA, M. C. P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas:

Unicamp; Escult., 2002 (adaptado).

Page 8: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as: a) distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração. b) aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes. c) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas. d) tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais. e) perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.

12. Zé Carioca, personagem de histórias em quadrinhos e filmes de Hollywood, foi criado por Walt Disney a partir de uma interpretação da figura popular do malandro carioca ligado ao samba e ao carnaval. A criação desse personagem caricatural para representar a identidade nacional brasileira está relacionada com qual dos contextos abaixo?

a) À Primeira Guerra e ao esforço de penetração comercial dos EUA no Brasil.

b) Ao esforço de aproximação e alinhamento do Brasil aos EUA, no contexto da II Guerra Mundial.

c) À internacionalização da economia brasileira da Era JK.

d) À expansão da cultura pop de influência norte-americana na Guerra Fria.

e) Ao imperialismo cultural dos EUA no contexto da ditadura militar.

13. A palavra ''carnaval'' vem do latim carnis levale e significa “retirar a carne” ou se livrar da carne. Essa designação começou a ser propagada durante a ascensão da civilização cristã na Idade Média. Levando isso em consideração, qual é o período do calendário litúrgico católico que é precedido pelo dia do carnaval?

a) o Dia de Todos os Santos

b) o Natal

c) a Quaresma

d) o Dia de Santos Reis

e) o Dia de Santa Luzia

Page 9: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

14. "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de:

a) Juscelino Kubitschek

b) Eurico Gaspar Dutra

c) Castelo Branco

d) Jânio Quadros

e) Getúlio Vargas

15. Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:

I- Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.

II- A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.

III- Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.

Está correto o que se afirmar em

a) I, II e III.

b) I e II apenas.

c)II e III apenas.

d)I e III apenas.

16. “Vou voltar,

sei que ainda vou voltar

para o meu lugar.

Foi lá, é ainda lá,

que eu hei de ouvir

cantar um sabiá”

Page 10: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

(Tom Jobim e Chico Buarque)

Sabiá é uma música que aborda, metaforicamente, um momento marcante da história de nosso país. Assinale a alternativa que indica a obra que, em contexto histórico diverso, dialoga tematicamente com Sabiá.

a) O filme “Tropa de Elite”, de José Padilha.

b) A peça “O Grande Circo Místico”, a partir de canções de Edu Lobo e Chico Buarque.

c) O livro “Estação Carandiru”, de Dráuzio Varella.

d) O filme “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles.

e) O poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.

17. O filme “O Grande Circo Místico” foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, após a reunião da Comissão Especial de Seleção, formada por nomes indicados pela Academia Brasileira de Cinema.

(https://oglobo.globo.com/cultura, 11.09.2018. Adaptado)

O filme citado foi dirigido por

a) Laís Bodanzky

b) Cacá Diegues.

c) Cao Hamburger.

d) Anna Muylaert.

e) Fernando Meireles.

18. Por muitos séculos, o texto dramático foi o principal indutor da construção teatral. Na contemporaneidade, outros elementos da linguagem são utilizados para construir a cena: uma imagem, um som, uma história de vida, um fato do cotidiano, um gesto etc. A arte da escrita verbal para o teatro chama-se?

a) Escritura.

b) Dramaturgia.

c) Enologia.

d)Teatrologia.

Page 11: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

19. "A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. Sobre o palco, atores fazem exatamente aquilo que fazemos na vida cotidiana, a toda hora e em todo lugar. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como todos nós em nossas vidas no corriqueiro dia-a dia. A única diferença entre nós e eles consiste em que os atores são conscientes de estar usando essa linguagem, tornando-se, com isso, mais aptos a utilizá-la. Os não- atores, ao contrário, ignoram estar fazendo teatro, falando teatro, isto é, usando a linguagem teatral". (BOAL, AUGUSTO: 2000)

Assinale a alternativa que não corresponde à acepção do autor em relação ao teatro do oprimido.

a) Nem todos os seres humanos são atores, mas todos são espectadores, porque observam. O teatro do oprimido é uma forma de prepará-los para serem espectadores

b) A proposta de Boal é um sistema de exercícios (monólogos corporais), jogos (diálogos corporais), técnicas de teatro imagem e técnicas de ensaio que podem ser utilizadas por atores (os que fazem da arte da interpretação seu ofício), como os não atores (isto é, todos).

c)Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores!

d) Teatro é algo que existe dentro do ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã para milhares de espectadores. Em qualquer lugar...até mesmo dentro dos teatros

e) O objetivo dos jogos teatrais é desenvolver em todos a capacidade de se expressarem através do teatro.

20. Em relação à linguagem do teatro, analise as afirmativas a seguir.

I. Por natureza, o teatro agrega diversas linguagens, como dança, música, artes

visuais, arquitetura, circo, entre outras. Sua composição é complexa, repleta de

nuances estéticas e ideológicas.

II. A linguagem artística teatral se concretiza mediante a composição de alguns

elementos, que são imprescindíveis para a realização de um espetáculo teatral.

III. A cenografia do espetáculo teatral pode oferecer dicas sobre onde e quando

a peça acontece; o tempo e o espaço cênico são materializados por meio da

cenografia.

IV. A iluminação é um dos elementos expressivos da linguagem teatral que

possui diferentes funções. A iluminação cria e transforma a atmosfera cênica.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II, III e IV.

Page 12: EXERCÍCIOS DE ARTES DO MÊS DE setembro

b) I, III e IV, apenas.

c)I, II e III, apenas.

d) III e IV, apenas.