exceção de incompetencia relativa ou territorial ou ratione loci (1)

3
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE TERESINA   PI. Autos n. ______/2010. MARIA CLOTILDE DE OLIVEIRA , já qualificada nos autos do processo em epígrafe, vem, mui respeitosamente, por seus advogados, propor, com fundamento na lei (CPC, art. 112 c/c os arts. 304, 307 e seguintes), no prazo da resposta, a prese nte EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL desse MM. Juízo, na demanda proposta por JOÃO BATISTA DA SILVA,  já qualificado, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos. SÍNTESE DO FATO Em Teresina-PI, em 24/06/2010, ocorreu um acidente envolvendo os dois veículos do ora excepto e da ora excipiente. Após o acidente, no dia 29 de junho, o excepto ajuizou a ação na 3ª vara cível da comarca de Teresina onde o mesmo tem seu domicilio, pedindo reparação por danos materiais. Sendo que a excipiente também ajuizou uma ação de reparos de perdas e danos na comarca de São Paulo no dia 10 de julho onde está domiciliada. 1. Pretende o autor, ora excepto, o recebimento de valores por reparação por danos materiais supostamente devidos pela ré, ora excipiente. 2. No entanto, a demanda foi proposta em foro territorialmente incompetente (ratione loci), pois a excipiente localiza-se em São Paulo, na Rua Tatuapé, nº 24, devendo o feito processar-se perante uma das Varas Cíveis da Comarca de São Paulo. Assim, vislumbra-se, de plano, que a propositura desta ação nessa Comarca de Teresina-PI não encontra amparo em nenhum dispositivo legal, mesmo porque o Art. 327 do Código Civil preceitua que:

Upload: telma-teixeira

Post on 16-Oct-2015

25 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3 VARA CVEL DA COMARCA DE TERESINA PI.

Autos n. ______/2010.

MARIA CLOTILDE DE OLIVEIRA, j qualificada nos autos do processo em epgrafe, vem, mui respeitosamente, por seus advogados, propor, com fundamento na lei (CPC, art. 112 c/c os arts. 304, 307 e seguintes), no prazo da resposta, a presente

EXCEO DE INCOMPETNCIA TERRITORIAL

desse MM. Juzo, na demanda proposta por JOO BATISTA DA SILVA, j qualificado, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

SNTESE DO FATO

Em Teresina-PI, em 24/06/2010, ocorreu um acidente envolvendo os dois veculos do ora excepto e da ora excipiente. Aps o acidente, no dia 29 de junho, o excepto ajuizou a ao na 3 vara cvel da comarca de Teresina onde o mesmo tem seu domicilio, pedindo reparao por danos materiais. Sendo que a excipiente tambm ajuizou uma ao de reparos de perdas e danos na comarca de So Paulo no dia 10 de julho onde est domiciliada.

1. Pretende o autor, ora excepto, o recebimento de valores por reparao por danos materiais supostamente devidos pela r, ora excipiente. 2. No entanto, a demanda foi proposta em foro territorialmente incompetente (ratione loci), pois a excipiente localiza-se em So Paulo, na Rua Tatuap, n 24, devendo o feito processar-se perante uma das Varas Cveis da Comarca de So Paulo.Assim, vislumbra-se, de plano, que a propositura desta ao nessa Comarca de Teresina-PI no encontra amparo em nenhum dispositivo legal, mesmo porque o Art. 327 do Cdigo Civil preceitua que:Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias.Pargrafo nico. Designados dois ou mais lugares, cabe ao credor escolher entre eles.3. Como a ao fundada em direito pessoal, competente para conhecer e decidir da lide o foro do domiclio do ru (CPC, art. 94).4. Assim, pede-se que V. Exa. se digne a reconhecer tal incompetncia, determinando a remessa dos presentes autos ao foro competente, no caso a Comarca de So Paulo.E com a consequente condenao dos exceptos ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios.Portanto, requer-se seja a presente recebida e mandada autuar em apartado (CPC, art. 299), sendo ordenada a suspenso da causa principal (CPC, art. 265, III, c/c o art. 306), ouvindo-se o excepto em 10 (dez) dias e, se for o caso, designando-se audincia de instruo (CPC, arts. 308 e 309).Por derradeiro, a excipiente cita julgados recentes sobre a matria, que confirmam o entendimento desta.AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL EM ACIDENTE DE TRNSITO. EXCEO DE INCOMPETNCIA. COMPETNCIA TERRITORIAL. A vtima de acidente de trnsito, ao ajuizar a ao de reparao de danos correspondente, pode optar, conforme sua convenincia, entre os foros de seu domiclio, do domiclio do ru ou do local do fato. Arts. 94 e 100, pargrafo nico, do CPC. AGRAVO PROVIDO DE PLANO. (Agravo de Instrumento N 70051837813, Dcima Segunda Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jos Aquino Flres de Camargo, Julgado em 09/11/2012)(TJ-RS - AI: 70051837813 RS , Relator: Jos Aquino Flres de Camargo, Data de Julgamento: 09/11/2012, Dcima Segunda Cmara Cvel, Data de Publicao: Dirio da Justia do dia 13/11/2012).

AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXCEO DE INCOMPETNCIA. ACIDENTE DE TRNSITO. PARGRAFO NICO DO ART. 100 DO CPC. Se entenderam os exceptos conveniente ajuizar a ao de reparao de danos perante o Juzo Federal de seus domiclios, no cabe parte contrria alegar que o ajuizamento deveria ocorrer perante o Juzo do local do acidente, pois a escolha compete aos exceptos, nos termos do art. 100, pargrafo nico, do CPC.(TRF-4 - AG: 36568 PR 2009.04.00.036568-6, Relator: VALDEMAR CAPELETTI, Data de Julgamento: 02/12/2009, QUARTA TURMA, Data de Publicao: D.E. 14/12/2009)

Termos em que pede e espera deferimento.Teresina, 25 de abril de 2014.

Telma Teixeira EDUARDO Gefferson Silva FERREIRAOAB/PI n_______ OAB/PI n_______