evento com novidades em campo alegre -...

12
Página 04 Página 03 Página 04 Página 08 Página 09 Página 07 Personagem da Semana Página 05 Página 11 Rede Catarinense de Notícias Padre Antonio Taliari celebrando 25 anos de ordenação Presbiterial O perigo da poliomielite Dano Moral Rio Negrinho Câmara Mirim em destaque Piên Jovens conquistam troféu Um festival para comemorar o Inverno Evento com novidades em Campo Alegre Página 12 Batista Borracheiro trabalhou na lojas Hermes Macedo, e há 20 anos tem sua borracharia no bair- ro Centenário. destacou-se por suas campanhas sociais. São Bento Unidade de Saúde com atendimento diferenciado

Upload: doantruc

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

1Liberdade Sábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Página 04

Página 03

Página 04

Página 08 Página 09

Página 07

Personagem da SemanaPágina 05

Página 11

Rede Catarinense de Notícias Padre Antonio Taliari

celebrando 25 anos de ordenação Presbiterial

O perigo da poliomielite

Dano Moral Rio Negrinho

Câmara Mirim em destaque

Piên

Jovens conquistam troféu

Um festival para comemorar o Inverno Evento com novidades em Campo Alegre Página 12

Batista Borracheiro trabalhou na lojas Hermes Macedo, e há 20 anos tem sua borracharia no bair-ro Centenário. destacou-se por suas campanhas sociais.

São Bento

Unidade de Saúde com atendimento diferenciado

Page 2: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

2 LiberdadeSábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Piotr Smirnoff

A trajetória da vidaNo processo de aprendi-

zado, a pessoa tem momen-tos de profunda reflexão na busca do significado de sua existência: Quem eu sou? De onde eu vim? Por que es-tou aqui? Para onde eu vou ? São perguntas cujas res-postas são essenciais para o indivíduo deixar de ser pas-sageiro do mundo imediato e se transformar em agente consciente e conseqüente do seu processo de vida, passando, dessa forma, a planejar sua evolução.

A proposta da Doutrina Espírita é tentar fornecer ins-trumentos e instruções para que se possa compreender e construir a pluralidade de caminhos que compõe a trajetória de vida. Portanto, é fundamental conhecer as alternativas existentes e ter consciência clara – sabedo-ria — dos caminhos que po-dem ser escolhidos.

Dessa forma, a trajetória de vida de um indivíduo pode ser encarada como uma via-gem do espírito a várias cul-turas, lugares, momentos, si-tuações, desafios, funções e oportunidades. A abordagem da vida como trajetória e a utilização do referencial como ferramenta são muito úteis na otimização da evolução de cada pessoa. É importante estar reavaliando continua-mente o referencial, transfor-mando-o e corrigindo-o.

O sistema referencial proposto pela Doutrina Es-pírita traz alguns conceitos tais como: capital de vida,

história de vida, inventário de vida, projeto de vida.

Capital de vida é a dura-ção potencial, a quantidade de tempo disponível pelo espírito para construção de sua traje-tória no polissistema material.

História de vida é a re-sultante singular e universal do somatório contínuo de experiências vividas e convi-vidas pelo espírito.

Inventário de vida é o levantamento e avaliação de valores agregados pelo espírito ao longo de sua tra-jetória; coleção do resultado de suas experiências.

Projeto de vida é a construção da trajetória de vida do indivíduo na expec-tativa do que ele quer ser – projeto de construção do ser na ação de sua consciência.

O objetivo da vida é a evolução. Como evolução é um processo, a vida é neces-sariamente aberta, não há destino. A trajetória de vida é construída pela pessoa ao de-senvolver os seus potenciais e superar os seus limites.

Resumindo, trajetória de vida é um caminho construí-do livremente pelo espírito ao interagir de forma consciente e conseqüente consigo mes-mo, com os outros, com a natureza, com o Universo.

Autoria: SBEE – Socie-dade Brasileira de Estudos Espíritas

Fonte: http://www.ver-dadeluz.com.br/objetivos--da-vida-espirita/

Previdência Social: a questão

Hoje em dia, quando a conversa é dúvida sobre direitos previdenciários, ou solicitação de serviços ou benefícios, quase tudo pode e deve ser feito on-line, algo em torno de no-venta por cento ou mais. E já nos deparamos aí mesmo com uma realida-de: aquele que hoje já é idoso muito provavelmente não teve a oportunidade de criar intimidade com as tecnologias virtuais. Fosse isto pouco, as plataformas do governo, e o DATA-PREV está dentro disso, são desenvolvidas sem a menor preocupação de ofertar o serviço do modo mais fácil possível. Quer mais? As tais plataformas cobram uma acuidade vi-sual que, em regra, a pes-soa idosa já não tem mais. Outra questão é o hábito da consignação em bene-fício. O comprometimento da renda do idoso já é um mal por si só. E agora as coisas ficam mais gravo-sas, pois não se encontra nem na lei e nem na ju-risprudência limitação às taxas de juros praticadas, ainda que injustas ou exor-bitantes. O Governo Fe-deral tem cortado verbas da previdência. Cerca de onze mil funcionários da previdência já completa-ram os requisitos das pró-prias aposentadorias, mas continuam trabalhando em regime de abono, porque isto lhes é mais vantajoso.

O problema é que este vo-lume de recursos humanos corresponde a cerca de um terço do total do país. A tendência, acredite, é que além de não serem abertas novas agências, a previsão é que muitas serão desativadas ou fe-chadas. Dia destes eu lia a opinião de um economista sueco dizer que a geração que nos precedeu, fique claro que agora é contexto escandinavo, estudou do zero aos vinte, trabalhou dos vinte aos sessenta, e descansou dos sessenta aos oitenta. Logo, foram quarenta anos de trabalho e quarenta anos de não trabalho. E, nós, os jovens, estudaremos do zero aos vinte e cinco, trabalhare-mos dos vinte e cinco aos setenta e cinco, e descan-saremos dos setenta e cinco aos cem. Portanto, terão sido cinquenta anos de não trabalho e cin-quenta anos de trabalho. Em tese, isto viabilizaria a manutenção econômi-ca dos regimes. Entendo que um governo opte por quem é economicamente ativo, dando-lhe primazia. Mas que fique registrado: aquele ou aquela que tra-balhou a vida inteira e con-tribuiu com o regime tem o direito, não é favor, de ser amparado pelo consórcio social. É o mínimo que um cidadão ou cidadã merece esperar do aparato estatal. Mais luz!

ErrataNa edição de semana passada, esta coluna disse que

o vice-prefeito Márcio Dreveck (PP) teria sido favorecido no projeto que aumentou os vencimentos do prefeito Mag-no Bollmann. Porém, Márcio não teve seus vencimentos acrescidos em 50% (conforme noticiado por esta coluna), permanecendo o mesmo valor, conforme portal da trans-parência da Prefeitura de São Bento do Sul.

Falando NissoUm fato inusitado tomou conta das redes sociais nes-

ta semana: caminhão-pipa da Secretaria de Obras esta-ria “molhando” o asfalto. Vale lembrar que, várias ruas vicinais do nosso município não recebem este serviço há mais de dois anos.

Maia na CâmaraCom a licença do vereador César Godoy (PSB), quem

assumiu seu lugar foi Maurício Maia. O suplente, que fez parte da administração Magno Bollmann, terá um desa-fio enorme pela frente: ser governo ou meio-termo. Vale ressaltar que Maia foi exonerado do Paço Municipal, por conta de um áudio que estaria “pedindo” um cargo melhor. O fato ganhou repercussão e Maia foi convidado a sair.

Presidência da CâmaraProgressistas dizem que possuem votos suficientes

para ter à Presidência da Câmara e votos necessários

para aprovação dos projetos para o próximo biênio. Essa afirmação teria sido feita durante um jantar, nesta semana. A incógnita é saber se esta afirmação foi um blefe. Segun-do informações, quem teria resolvido essa questão foi o vice-prefeito, que tem muita tinta na sua caneta.

Presidência da Câmara IICom essas costuras elaboradas por Dreveck, gerou

um mal-estar no partido, isso porque o presidente do Pro-gressistas não foi consultado. A queda de braço promete se acirrar depois das eleições deste ano. De um lado, Mar-co Redlich, que tentar emplacar seu nome para majoritária nas próximas eleições. E Márcio, que almeja o mesmo, e só haverá lugar para apenas um.

Troca O que se comenta nos bastidores da Câmara de Ve-

readores de São Bento do Sul, é que a Casa precisa de uma dinâmica nova. A Casa é dirigida há mais de duas décadas por um funcionário, que neste momento, já não tem o mesmo respaldo político que antes. Vale lembrar que a sociedade muda, as tendências mudam, e inovar é preciso sempre.

Sabino Eficiência em GestãoCaso Sabino seja alçado ao posto de presidente da

Câmara, várias mudanças devem ocorrer na parte admi-nistrativa. O parlamentar que conhece o meio político há mais de 17 anos, e que tem amplo conhecimento em finan-ças públicas, dotaria uma filosofia nova de trabalho: fazer mais, com menos. Algumas peças, que não produzem, ou que pouco produzem, estariam na mira. A sociedade es-pera que o Poder Público gaste menos, e que seja mais eficiente. E experiência para isso Sabino teria de sobra.

Sabino Eficiência em Gestão IIAlguns funcionários que não estariam produzindo, e

que não cumprem suas atribuições, devem começar a pre-parar currículos. Sabino sempre defendeu uma adminis-tração enxuta, e terá caneta com muita tinta nos próximos dois anos, mesmo que Jaime Lima seja eleito presiden-te. Pois Sabino e Jaime estariam em sintonia total. É isso que se espera para os próximos dois anos. E quem ganha com isso, é os contribuintes, que estão cansados de pagar tantos impostos. Isso seria um aceno positivo perante a sociedade. #agoraboteifé.

PSDB rumo à 2020O que vem ganhando repercussão no cenário político

de São Bento do Sul, é que a campanha do médico An-tonio Tomazini vem ganhando várias adesões. Caso seja eleito, a incógnita é a seguinte: quem será o candidato a prefeito em 2020? O partido conta com grandes nomes: Dr. Francisco, o ex-vereador Dr. Tirson e do vereador Jair-son Sabino, o qual vem se destacando frente ao Legisla-tivo. Muito se falou do nome do empresário Osmar, mas o mesmo não teria apoio necessário para alçar voos mais altos, devido sua filiação ainda ser muito recentemente no partido. Seria como entrar no ônibus e sentar na janela, e isso causaria descontentamento nos filiados de longa data. Segundo algumas lideranças, o nome do radialista Jairson Sabino é o mais aceito pela alta cúpula tucana, pela desenvoltura do parlamentar e por representar reno-vação. É esperar para ver.

A Regra é ClaraRecentemente, após um vídeo de um caminhão-pipa

da secretaria molhando uma via pavimentada em nosso município, aumentou os rumores da volta do secretário à Câmara de Vereadores. Lembrando que Paulo foi elei-to vereador pelo PSB, mas está licenciado. O fato, teria dado estímulo para a possível volta do secretário para a Câmara. Isso já vinha sendo cogitado pelos caciques da administração Magno Bollmann. Isso enfraqueceria o vice--prefeito, pois Paulo seria seu nome de confiança.

Se Derrubar é PênaltiFuncionários apadrinhados pelo PSB, na Prefeitura,

seriam os próximos a serem exonerados. Com o limite prudencial, o chefe do executivo começou as canetadas. Pessoas próximas ao prefeito, teriam confidenciado que as exonerações foram limitadas apenas nos indicados do PP, e que isso teria gerado descontentamento com os fi-liados. Mas, nas próximas canetadas, viriam exonerações de pessoas ligadas ao PSB, partido do líder de governo César Godoy e Daguimar Nogueira.

Campo Alegre é exemplo Os administradores de São Bento do Sul e Rio Negri-

nho deveriam pegar umas aulas com o prefeito Rubens Blaskoski sobre administração e turismo. Festa da Ovelha e o Festival de Inverno contribuem com o turismo. 50% é planejamento e outros 50% é for-ça de vontade dai as coisas acontecem. Sem contar a metade do décimo que Campo Alegre efetivou sem maiores problemas

Page 3: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

3Liberdade Sábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Padres de Apucarana PR comemoram 25 anos de ordenação

Processo seletivo para trabalhar na Havan

A Havan Lojas de Departamentos está realizando o pro-cesso seletivo para preenchimento de vagas de trabalho na unidade de São Bento do Sul.

A oportunidade se destaca para quem não participou do primeiro processo seletivo. O processo ocorre do dia 17 a 25 de Julho.

VagasAuxiliar de Vendas;Vendedor de Comércio Varejista;Conferente Estoquista;Fiscal de Loja;Operador de Caixa.

Interessados podem comparecer no Sine de São Ben-to do Sul para o agendamento da entrevista, localizado no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, com os seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência (de preferência que contenha o CEP da rua) e Carteira de Traba-lho. O Sine atende das 7h45 às 11h30 e das 13h15 às 15h30.

Konkel visita Liberdade FM

Região

O pré-candidato a deputado estadual Casimiro Konkel pe-lo Partido dos Tra-balhadores, Casi-miro Konkel esteve reunido com alguns membros do diretó-rio municipal. Ele aproveitou para visi-tar a Liberdade FM. Casimiro revela que já tem bom trânsi-to em São Bento do Sul, pois se identifi-ca com as caracterís-ticas do município.

Casimiro des-tacou que tem um histórico de lutas sociais, e sempre es-teve ao lado do povo em suas reivindica-ções e causas. “O PT de São Bento do Sul abraça a pré-cam-panha de Casimiro. Estamos ao lado de

quem luta pelos anseios populares”, destacou Pe-droso

“Estou com muita ale-gria estou na Liberdade 87,9 FM, confirmando a minha pré-Candidatura a Deputado Estadual, e re-lembrando a luta que tive-mos para trazer as Rádios Comunitárias para o Pla-nalto Norte’’. Lembrou Casimiro

Konkel já disputou a prefeitura de Mafra quase vencendo as eleições. Nas eleições próximas será o único candidato a deputa-do estadual pelas Esquer-das, de Campo Alegre até Porto União. Casimi-ro Konkel é o único repre-sentante da Esquerda no planalto, sua candidatura é a única com viabilidade, homem de personalidade forte e um carisma excep-cional, nessas eleições de-ve ser a grande revelação em termos de mudança.

Religião

No dia 8 de Julho de 2018, a comunidade da paroquia São João Ba-tista em Apucarana, de rito católico, esteve em festa para comemorar o Jubileu de Prata de vida sacerdotal do Pe. Antô-nio Taliari e Padre Pau-lo M. dos Santos, que comemoraram 25 anos como sacerdote.

Durante a celebra-ção, que foi celebrada pelos padres, o Pe. Pau-lo destacou que é neces-sário fazer algumas coi-

sas para conseguir esse feito. “Celebrar o Jubi-leu é um fato bíblico e que requer certas carac-terísticas como: ação de graças a Deus; reconci-liação com o passado; reafirmação do compro-misso assumido e con-fiança na Providência Divina”, falou.

Part iciparam da missa muitos fiéis. A missa foi cantada pelo Coral da paróquia São João Batista.

Os padres recebe-ram várias homena-gens e presentes das

crianças, da comuni-dade e dos familiares, aos quais agradeceram com profunda emoção e concederam a bênção.

Para celebrar o acontecimento a comu-nidade preparou um de-licioso em homenagem aos sacerdotes.

PE. ANTÔNIO CONTOU UM POUCO DA HISTÓRIA

Em 1993 a Dioce-se de Apucarana teve 6 ordenações presbiteria-nos: Pe. Antônio Talia-ri (29/05), na Paróquia Nossa Senhora de Lour-des, Catedral de Apuca-rana; Pe. Nilson Caetano Ferreira (13/06), na Paró-quia Bom Jesus, em Ivai-porã; Pe. Marcos Antô-nio Teixeira (26/06), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Cruzmal-tina; Pe. Paulo Macha-do dos Santos (11/07), na Paróquia São João Batis-ta, em São João do Ivaí; Pe. João Valentim Vol-tarelli (01/08), na Paró-quia São Francisco de Assis, em Califórnia; Pe. Aparecido Porto de Je-sus (07/09), na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá da Serra.

Cada um desses nos-sos irmãos, dentro do se contexto familiar e co-munitário, foi sentindo os sinais do chamado de

Deus em sua vida, e, ao seu tempo e modo, foi procurado a Pastoral Vo-cacional, para encontrar os caminhos de ingressar no seminário e realizar a preparação e responder, de modo mais conscien-te este chamado que, foi se tornando mais forte, à medida que os estudos foram avançando. Com a orientação dos profes-sores, a ajuda substan-cial do diretor espiritual, a realização dos estágios pastorais (missão dos se-minaristas), o diálogo com o bispo, com muita oração, a devoção à Nos-sa Senhora e o testemu-nho de vida dos santos foram sentindo a orien-tação necessária para es-ta missão na Santa Igreja de Jesus Cristo.

Com as luzes do Es-pírito Santo, as ordena-ções diaconais foram realizadas com a impo-sição das mãos de Dom

Domingos Gabriel Wis-niewski. Pe. Nilson, Pe. Porto e Pe. Taliari, na Pa-róquia São Sebastião, em Faxinal; Pe. Paulinho e Pe. Voltarelli, na Paró-quia Nossa Senhora Apa-recida, em Rio Bom; Pe. Teixeira, na Paróquia São João Batista, em Ângulo. As ordenações presbite-rais, depois de cumprir o tempo do exército do mi-nistério diaconal foram, novamente, acontecendo com as luzes do Espíri-to Santo e imposição das mãos de Dom Domingos Gabriel Wisniewski, nas igrejas escolhidas, em comunhão com o bispo e as comunidades, nas da-tas mencionadas na apre-sentação de cada um.

O Senhor chama por diversos sinais, que são discernidos com o tem-po, na vivência cris-tã na família e na parti-cipação na comunidade. O Senhor orienta, atra-vés da formação perma-nente, nos estudos preli-minares, no exercício do ministério pastoral jun-to com o povo de Deus e nos, diversos cursos com-plementares. Foi isso que aconteceu nestes ‘25 anos dos 6’. Depois de ordena-dos, o Senhor enviou-nos para as mais diversas mis-

sões nas pastorais, servi-ços e movimentos, nas Comunidades, nas Paró-quias, nas Dioceses, nos Regionais e em muitos lugares no Brasil e até no exterior, para eventos, en-contros, curso e aprofun-damento nos estudos, pa-ra servir como assessores e professores na formação de novos ministros e de todos os discípulos mis-sionários de Jesus Cristo, sendo sal e luz entre os ir-mãos. Somos chamados para a vida, para a felici-dade, para o serviço e pa-ra a santidade, o que deve falar mais alto é o nos-so testemunho! Não exis-tem pessoas sem vocação, existem pessoas que ain-da não respondeu o cha-mado!

Expressamos nossos sentimentos mais fortes, neste ano de 2018, que celebramos com os ir-mãos o nosso Jubileu de Prata, demonstrando a to-dos, que sentimos a ‘Ale-gria do Evangelho’ por termos vivido na ‘Gra-ça de Deus’, que nos dá a força para continuar-mos escutando o Senhor que chama, que orienta e que envia! Jesus fala for-te em nossos corações: “Eu Sou Missionário do Pai! É Vocês?! ...”.

Page 4: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

4 LiberdadeSábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

A resposta é não.

Uma das principais mudanças advindas da Re-forma Trabalhista ( Lei nº 13.467, de 13 de Julho de 2017) foi que ela instituiu o art. 611-A na CLT, que dis-ciplina que a convenção co-letiva e o acordo coletivo de trabalho prevalecem sobre a lei, reconhecendo assim a preponderância do acor-dado ou negociado sobre o legislado. [1]

Frise-se que Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um acordo firmado entre a entidade sindical dos traba-lhadores e uma determinada empresa. Já a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um acordo celebrado en-tre dois sindicatos, ou seja, é um acordo feito entre sin-dicato dos trabalhadores e o sindicato patronal. [2]

Neste sentido, o art. 611-A traz um rol de assun-tos que podem ser negocia-dos nesta convenção ou no acordo, sendo que alguns dos principais são referen-tes a:

• Jornada de trabalho, observados os limites cons-titucionais;

• Banco de horas anual;• Intervalo intrajornada,

respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jorna-das superiores a seis horas;

• Teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente;

• Remuneração por pro du tividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração

por desempenho individual; • Modalidade de regis-

tro de jornada de trabalho;• Troca do dia de feriado; • Etc.Contudo, nem sempre o

acordado pode se sobrepor ao legislado, à medida que o art. 611-B da CLT dispõe, dentre tantos outros, que os seguintes assuntos não podem ser acordados em forma diferente da prevista em lei:

• Concessão de licen-ça-maternidade com a dura-ção mínima de cento e vinte dias;

• Concessão de seguro--desemprego, em caso de desemprego involuntário;

• Valor dos depósitos mensais e da indenização rescisória do Fundo de Ga-rantia do Tempo de Serviço (FGTS);

• Número de dias de fé-rias devidas ao empregado;

• Gozo de férias anuais remuneradas com, pelo me-nos, um terço a mais do que o salário normal;

• Remuneração do tra-balho noturno superior à do diurno;

• Repouso semanal re-munerado;

• Etc.Portanto, tanto empre-

gadores quanto emprega-dos devem ficar atentos a quais assuntos de fato podem ter seus termos al-terados mediante acordo coletivo de trabalho ou con-venção coletiva de trabalho, sendo que em caso de qual-quer dúvida, devem procu-rar um advogado.

Reforma Trabalhista: no direito do trabalho sempre vale o acordado sobre o legislado?

Professora usa linha do tempo para ensinar HistóriaRio Negrinho

No CMEI Algodão Doce, a professora Heve-lin Hubel achou uma forma diferente de ensinar a disci-plina: cada aluno montou sua própria linha do tempo

Compreender, refletir e promover os primeiros passos no conhecimento histórico. Esses foram al-guns dos objetivos busca-dos com a atividade linha do tempo, feita pela a pro-fessora Hevelin Hubel na disciplina de História com as turmas do Nível 3 e Pré--Escola 2 do Centro Muni-cipal Escolar Algodão Do-ce, (CMEI). A iniciativa é uma das ações do projeto piloto da Prefeitura, atra-vés da Secretaria de Edu-cação, que busca inserir a disciplina na Educação In-fantil, (Nível 3 e Pré), e nos anos iniciais, (1º ao 5º

Segurança no ambiente escolar na pauta da Câmara Mirim

Rio Negrinho

Aconteceu, na manhã da se-gunda-feira (9), no plenário do legislativo, mais uma reunião dos vereadores mirins. Com a participação de turmas das es-colas municipais Professora Au-rora Siqueira Jablonski, do bair-ro Bela Vista, Quiliano Martins, do bairro Quitandinha, e Prefei-to Frederico Lampe, do bairro São Pedro, o encontro teve ain-da a participação de representan-tes do comando da Polícia Mili-tar de Rio Negrinho, que usaram a tribuna popular para falar so-bre o projeto “Ronda Escolar” nos horários de entrada e saída de aula das unidades escolares.

Também durante a reunião os parlamentares mirins apre-sentaram seis indicações. A ve-readora Karla Jéssica Zemann, da Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, de Vol-ta Grande, pediu reparos no par-quinho da subprefeitura do dis-trito, bem como que a Fundação Municipal de Esportes que es-tude realizar torneios esportivos para os jovens, como por exem-

plo, voleibol, futebol, basquete, tênis de mesa. Ela também co-brou a manutenção em um bar-ranco em frente à escola, a cons-trução de um ponto de ônibus em frente à unidade de ensino, bem como a ampliação do siste-ma de telefonia celular no Dis-trito de Volta Grande.

RONDAS ESCOLARESO soldado Cleverson Art-

ner, da Polícia Militar, usou a tribuna para falar sobre o proje-to Ronda Escolar. Ele destacou que o trabalho envolve alunos, professores, pais e comunidade com um objetivo comum que é evitar que os alunos, das demais diversas faixas etárias, tomem caminhos errados. Artner disse que, para tanto, o trabalho con-siste além das rondas em si, da aproximação dos policiais mili-

tares com os alunos nos interva-los, bem como com visitas nas salas de aula.

“Nosso objetivo é evitar que armas brancas ou de fogo, entor-pecentes, drogas e bebidas al-cóolicas entrem nas escolas”, frisou o policial. Ainda de acor-do com o soldado a presença da viatura da PM, em frente às es-colas, visa somente orientar da melhor maneira possível os es-tudantes e a abordagem a alunos não deve ser vista como atitu-de de inibir ou impor medo, mas sim de aproximá-los da polícia. “Os jovens mesmo sendo me-nores de idade, têm responsabi-lidades e assim também arcam com seus atos”, lembrou. Além dele, o soldado Lennon Ricar-do de Lima, participa do progra-ma Ronda Escolar em Rio Ne-grinho.

ano).A professora dividiu

a atividade em três fases, a primeira contou com a importância em conhecer o passado para a constru-ção de identidades e for-mas de agir. “Falamos so-bre as fases da vida do ser humano que vai desde o nascimento, adolescência, vida adulta até a terceira e melhor idade”, conta He-velin. Durante as explica-ções os alunos puderam falar sobre as dificuldades e diferenças em cada fase, ressaltando o convívio fa-miliar. “A participação de-les foi extremamente en-grandecedora, eles davam exemplos sobre a vida dos pais, as atividades que eles mesmos fazem enquan-to crianças e o papel dos avós”, complementa.

Na segunda fase bus-cou-se uma aproxima-

ção dos familiares com as ações escolares. “Enca-minhamos uma ficha on-de eles deveriam com-pletar o nome do aluno, o significado e o motivo de escolha deste”, ressalta a professora. Dentro da ati-vidade também foi solici-tado o envio de cinco fotos que seriam usadas para a criação da linha do tempo. Segundo Hevelin, as fo-tos foram organizadas em ordem cronológica e cada aluno pode colorir e inse-rir as colagens que achasse necessário.

Por fim, as linhas do

tempo de cada aluno foram apresentadas para os cole-gas de classe com o intuito de conhecer o desenvolvi-mento de cada um. Hevelin também montou textos so-bre os alunos, com base nas informações cedidas pelos familiares, para uma roda de conversa. A atividade fi-cou exposta na sala de aula e depois os alunos puderam levar para casa. “Muitos co-mentaram que os pais ado-raram e fixaram as ativida-des no quarto da criança e já outros falaram que preten-dem dar continuidade”, co-memora a professora.

Page 5: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

5Liberdade Sábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Pré-candidata visita o municípioSão Bento do Sul

Na última sexta, 13, Jairson Sabino recebeu em seu progra-ma na Liberdade FM, a pré-can-didata a deputada federal Norma Petermann Pereira, a qual veio acompanhada do pré-candidato a estadual e presidente do PSDB de São Bento do Sul, Dr. Antô-nio Tomazini. Norma agradeceu a receptividade da comunidade, destacando o convite de Sabino à entrevista. Natural de Brusque, a pré-candidata dos tucanos re-side em Canoinhas há 35 anos, onde constituiu família e hoje cumpre mandato de vereadora.

A pré-candidata declarou que aceitou convite da direção estadual do partido para parti-cipar do processo eleitoral e, uma vez sendo o seu nome con-firmado às eleições, bem como eleita à Câmara Federal, pre-tende focar seu mandato em de-

fender a justiça social. Enfa-tizou que “São Bento do Sul e Porto União têm seu destaque no Planalto Norte, pelo esfor-ço dos empresários e a dedica-ção dos colaboradores das em-presas. São essas pessoas que fazem o crescimento da região. Agora, imagine tivéssemos o devido retorno dos impostos que pagamos, onde já poderia estar a região? No passado fomos alta-mente pujantes. O Planalto Nor-te precisa voltar a ter represen-tação forte na Câmara Federal,

bem como na Assembleia Le-gislativa do Estado para que a região possa retomar o seu cres-cimento econômico e, assim, a qualidade de vida de nossa gen-te”, sentenciou Norma.

Dr. Tomazini agradeceu o apoio recebido de Norma em Ca-noinhas, onde tem tido a opor-tunidade de se apresentar e ex-por seus projetos à ALESC como pré-candidato. O tucano desta-cou ainda a importância de a mu-lher assumir seu papel na vida política de seu Estado e país.

CÂMARA

São Bento do Sul

O Edi Salomon presidente, solicita informa-ções sobre a limpeza e dragagem do Rio Banhados, e a desobstrução do encanamento de conexão entre o córrego na adjacente da Rua Conrado Liebl.

Conforme Salomon, esses serviços já foram so-licitados no ano de 2018, através da indicação n° 1.181/2018. O parlamentar, afirma ainda, que passadas algumas semanas observou que houve o corte da vege-tação nas laterais, havendo o descarte das folhas e ga-lhos no próprio rio. “Isso prejudicou ainda mais a situa-ção, vendo que há o risco de alagamento”, revelou.

O parlamentar acrescenta: “Eu quero essas in-formações, para saber as providências a serem ado-tadas quanto o Rio Banhados, bem como a previ-são para a realização dos serviços em questão”.

Saiba por que é tão importante vacinar seu filho e protegê-lo da poliomeliteEstado

Poliomielite ou “pa-ralisia infantil” é uma do-ença infectocontagiosa viral aguda, caracte-riza-da por um quadro de pa-ralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se repentinamente e sua evolução, frequente-mente, não ultrapassa três dias. Atinge, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal caracterís-tica a flacidez muscular, com sensibilidade conser-vada e arreflexia no seg-mento atingido.

Em nosso pais, não há circulação de polioví-rus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vi-gilância e controle desen-volvida pelos três níveis

do Sistema Único de Saú-de (SUS). No entanto, a baixa taxa de vacinação fez com que o Ministério da Saúde antecipasse pa-ra agosto o início da cam-panha de vacinação.

Como é a transmis-são?

A transmissão ocor-re por contato direto pes-soa a pessoa, pela via fecal-oral (mais fre-quen-temente), por meio de ob-jetos, alimentos e água contaminados com fezes de doen-tes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de se-creções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacio-nais e a higiene pessoal precária constituem fato-res que favorecem a trans-

missão do poliovírus.

Existe tratamento?Não há tratamento es-

pecífico para a poliomie-lite. Todos os casos de-vem ser hospitaliza-dos, procedendo-se ao tra-tamento de suporte, de acordo com o quadro clí-nico do paci-ente.

Quais as complica-ções?

Sequelas paralíticas. Parada respiratória devi-do à paralisia muscular.

Como se prevenir?A vacinação é a úni-

ca forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cin-co anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha na-cional anual. Confira o esquema de proteção no Calendário Nacional de Vacinação.

Como é o esquema vacinação?

Vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) – VIP

Administrar aos dois, quatro e seis meses de idade, com intervalo de 60 dias. Em situa-ção epi-demiológica de risco, o intervalo mínimo pode ser de 30 dias entre as do-ses. Completar o esque-ma de vacinação com a vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada).

Vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada) – VOP

Este esquema é um re-forço que deve ser feito aos 15 meses de idade, e o segundo refor-ço deve ser aos quatro anos de idade.

ATENÇÃO AOS VIAJANTES!

Recomenda-se a va-cinação para quem se deslocar para países com circulação de polioví-rus selvagem e/ou derivado da vacina, conforme a si-tuação vacinal.

SITUAÇÃO DA DOENÇA NO PAÍS

A realização de du-as campanhas anuais de vacinação, a partir de 1980, reduziu a inci--dência da poliomielite de 2,2/100.000 hab. pa-ra 0,2/100.000 hab. em 1985. Em 1989, ano em que ocorreu o últi-mo caso de pólio no pa-ís, a incidência foi de 0,03/100.000 hab. Foram implementadas medidas que tornaram o sistema de vigilância epidemio-lógica mais sensível, per-mitindo um controle mais eficaz da doença.

Page 6: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

6 LiberdadeSábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Você fará de tudo para buscar a liberdade. Isso pode gerar alguns problemas com sua esposa. Também há um período que você estará com bastante autoridade, e isso é favorável se você possui um cargo de liderança.

Você estará com um bom senso de humor. Talvez ainda não esteja muito bem para amar, haja vista alguma amargura ou dificuldade no relacionamento. Também pode se atrair por assuntos ligados a filantropia e ao bem da sociedade. As boas energias continuam, e você está com capacidade de atrair pelas suas ideias. Assim, aproveite-se da inteligência para a conquista. As pessoas buscam cada vez mais alguém com conteúdo, para o amor.

Seguindo no seu bom astral, fato é que você estará social e popular. Assim os momentos com a família devem se intensificar. Também pode haver algum conflito com sócios, ou vantagem em relação a isso.

Um momento em que estará bom para se conviver com a família. Aproveite as férias escolares para usar ao máximo essa energia vantajosa. Cuidar com os inimigos e com algum problema com autoridade.

Você tende a buscar resolver os teus problemas. Uma inteligência e racionalidade maior ajudam nesse objetivo. Já no amor você tende a expor as suas ideias e estar atraente pela inteligência. Se afasta do trabalho.

Momento bom para trabalhar em grupo. Assim organizar suas tarefas, seja da atividade profissional, ou da faculdade, de modo a tirar vantagem dessa energia. Atrai o amor, mas tem alguma indecisão sobre quem escolher. Você poderá estar um pouco autoritário. Se estiver em um posto de liderança, as pessoas próximas podem notar seu lado militar. No amor forte paixão e desejo. Estará incansável e buscando o desconhecido.

Você talvez busque o amor em sonhos e fantasias. Talvez não seja tudo aquilo que você imaginou. Por outro lado, também pode haver uma busca de liberdade, o que pode envolver viagens que podem enriquecer seus talentos.

Você pode estar um tanto exigente e repressor na educação com os filhos. Alguma disciplina e pessimismo pode te envolver. Também você talvez não esteja bom para amar, se aparecer alguém. Mas essa autodisciplina tende a lhe evoluir.

Talvez você se encontre em momento em que os negócios estejam se organizando. Também pode haver algum benefício em razão de cônjuge ou sócio, de modo a garantir algum ganho. Ambição.

Você pode ouvir demais os conselhos das pessoas. Assim talvez não siga a sua vontade ou pese muito essas opiniões, gerando confusão. Confie mais em si mesmo e nas suas escolhas. Também há uma busca de religiosidade. Verônica V. Campestrini

Cantinho da criança

PIADA

Olá Zezinho, tudo bem? Você parece preocupado, algum

problema?

Puxa Pipoca! Mas não pode ser algo muito caro, porque o meu pai já comprou o presente que ele vai

dar para ela.

Bem Zezinho, os presentes devem ser comprados com amor e carinho, não precisam ser caros, mas devem ser úteis para a pessoa que ganha.

Olá Pipoca! Eu estou com uma dúvida sobre o que eu vou pedir para o meu

pai comprar para eu dar de presente para a minha mãe.

Que legal Zezinho! A sua mãe vai fazer aniversário? Então escolha um presente que ela

vai gostar, porque as mães são especiais e batalhadoras.

É mesmo Pipoca, bem lembrado. Vou escolher um presente bem

bonito. Bem já está na hora do jogo da copa vamos assistir Pipoca?

O Valor da EscolhaPipoca e Zezinho

Enterro da SograManuel chega todo rasgado na casa do amigo Pedro.Pedro: - Nossa cara, por que que você tá todo rasgado ???-Enterro da sogra, diz Manuel.-Nossa, mas você ficou tão triste assim, para se rasgar

todo?-Não, é que ela não queria entrar no caixão.

Equipe da empresa JC Fernandes recebendo as bênçãos da comunidade católica de Serra Alta.

Segunda, dia 16, comemorou aniversário

Carlos M. Lisboa. Parabéns de seus tios,

sua avó e sua mãe. Que sua vida seja completa de paz,

amor e felicidade! Não esqueça de sorrir, pois sua alegria é

contagiante.

PALAVRA do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi,

filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Hei de

consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o SENHOR. Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves

do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o SENHOR. E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes

de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o nome dos sacerdotes dos

ídolos, juntamente com os sacerdotes; E os que sobre

os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao SENHOR, e juram por Milcom; E os que deixam de andar em seguimento do SENHOR, e os que não bus-cam ao SENHOR, nem per-

guntam por ele. Cala-te diante do Senhor DEUS, porque o dia do SENHOR está perto;

porque o SENHOR preparou o sacrifício, e santificou os seus

convidados. (Sofonias)

Ariel e família Gruber durante feijoada do Raiz Sertaneja.

Na sexta, dia 13, esteve visitando o jornal e o vereador Sabino, o presidente da Associação de Moradores da Eichendorf, sr. Fernando Carvalho.

Padre Claudemir e Sandro prestigiaram a Feijoada do Raiz Sertaneja.

Page 7: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

7Liberdade Sábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Grande Sol Papelaria

3634-2792Rua Manoel Tavares,

238 - Centro, São Bento do Sul/SC

Unisociesc com curso de Medicina

Veterinária

Unidade de Saúde com horário diferenciado

COMUNICADO OFICIAL

Vestibular de Inverno da Udesc anuncia candidatos convocados na segunda chamada

Estado

Na tarde da quinta--feira, 19, a Universida-de do Estado de Santa Catarina (Udesc) pu-bli-cou a segunda chamada do Vestibular de Inver-no 2018 para cursos pre-senciais de graduação. Acesse a lista em www.vestibular.udesc.br. Os 684 convocados deve-rão se matricular na pró-xima segunda-feira, 23, na secretaria acadêmi-ca do seu curso. Os can--didatos com 18 anos ou mais devem compare-cer na secretaria acadê-mica para se matri-cular, enquanto as matrículas dos menores de 18 anos precisarão ser feitas pe-

los pais ou pelo respon-sável legal. É necessá-rio ir dentro do horário e com todos os documen-tos exigidos no edital do vestibular. É possível também enviar um pro-curador legalmente cons-tituído no lugar do futuro calouro. Quem não vier

ou deixar de apresen-tar toda a documentação perderá o direito de vaga. As aulas começarão em 30 de julho.

O edital exige cerca de 20 documentos para apresentação. Além dis-so, os classificados pelo sistema de cotas para ne-

São Bento do Sul

O coordenador do curso de Medicina Ve-terinária da Unisoesc São Bento do Sul, este-ve na Liberdade para fa-lar sobre o processo de expansão e que atual-mente está presente em mais de 10 cidades no Paraná e Santa Catarina.

Os cursos ofereci-dos são: Medicina Ve-terinária, Biomedicina, Fisioterapia, Engenha-ria Civil e Pedagogia. Será realizada um pro-cesso seletivo no dia 21 de julho.

Além das ativida-des de ensino, possuí-mos atividades de pes-quisa e extensão para a participação dos alunos,

de forma de otimizar o aprendizado e fazer com que a Universida-de cumpra seu papel so-cial. Um dos projetos é ação quatro patas, rea-lizada em parceria com Rio Negrinho, que es-tá realizando um censo canino e felino, ativida-des nas escolas e futura-mente realizaremos cas-trações de cães e gatos para pessoas de baixa renda.

Por- Dimas de Freitas

gros deverão firmar sua autodeclaração no mo-mento da matrícula.

Os novos estudantes de graduação da Udesc poderão se inscrever no edital do Programa de Subsídio nas Refeições Oferecidas nos Campi (Prosur).

Dano Moral

São Bento do Sul

A Secretaria Munici-pal de Saúde informa que a Unidade de Saúde do Rio Vermelho Povoado atende-rá em horário diferencia-do na próxima semana. O atendimento será realizado apenas nos dias 23 (segun-da-feira), 24 (terça-feira) e 26 (quinta-feira).

A Secretaria informa ain-da que o atendimento médico continuará nas terças e quin-

tas-feiras, como já é de praxe. A Secretaria de Saúde

também informa que a Uni-dade de Saúde do Rio Ver-melho Povoado estará fe-chada nos dias 25 e 27 de Julho.

O atendimento volta ao seu horário normal a partir do dia 30 de Julho, diaria-mente, das 07h30 às 12h00 e das 13h00 às 16 horas.

Mais informações na Secretaria de Saúde através do telefone: 3631-0409.

Nacional

A juíza de Direi-to Haranayr Inácia do Rêgo Almeida Madruga, do 2ª JEC de Santa Ma-ria/DF, condenou as Lo-jas Americanas a indeni-zarem, por danos morais, uma cliente cuja nora foi obrigada a limpar o chão de uma das lojas. Para a

magistrada, o comporta-mento do segurança que a obrigou a limpar o chão foi “agressivo e desarra-zoado”. Consta nos au-tos que a autora estava na loja junto com sua nora e sua neta, de cinco anos de idade, quando a crian-ça urinou no chão do es-tabelecimento. Uma fun-cionária teria dito à mãe

e à avó da criança para não se preocuparem. No entanto, quando as clien-tes saíam da loja, um se-gurança abordou a famí-lia e obrigou a mãe da criança a limpar o chão. Inconformada, a sogra da mulher filmou a situ-ação e, segundo ela, te-ria levado um tapa do se-gurança por causa disso. Por causa da ocorrência, a sogra ingressou na Jus-tiça. Ao analisar o caso, a juíza Haranayr Inácia Madruga entendeu que, conforme os fatos cons-tantes na inicial da auto-ra, ficou comprovado que

tanto sua nora, quanto a criança, ficaram profun-damente abaladas com o ocorrido. Com isso, a jul-gadora condenou a loja a indenizar a autora em R$ 3 mil por danos morais.

• Processo: 070 0690-59. 2018.8.07.0010

Page 8: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

8 LiberdadeSábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

- Acho muitas vezes que o pessoal do PT não é muito certo da cabeça: Enquanto Lula recebe visita de golpistas, aqueles coitados ficam nas cabaninhas do lado de fora só assistindo... barbaridade…

- O PT insiste em acariciar o mercado mesmo depois de ter sido aniquilado por ele.

-A diferença entre o DEM e o PT, é que o pri-meiro sabemos quem é é o que representa. Já o PT, infelizmente, não sabemos mais nem o que é e nem quem representa.

-Quem tem inviabilizado todo o processo de aproximação de Ciro com o PT, é o próprio PT em nome de seu projeto de hegemonia.

-A liderança do Bolsonaro nas pesquisas, lem-bra-me do JEC- Joinville Esporte Clube, liderando a série A no Campeonato Nacional.

- O pessoal do PT não tem nenhum sentido de-mocrático e de país, o norte é o PT pelo PT, o resto que se exploda. A hegemonia do PT está em primei-ro lugar para eles.

-Ficou feio, muito feio. Um site do Bolsonaro e seus adeptos, exibiam as logomarcas de algumas Associações de Delegados da Polícia Federal. Quando eles souberam, mandaram tirar imediata-mente, e até cabe processo.

-No final das contas a candidatura Bolsonaro, vai ficar na história como a candidatura mais Fake, que já passou pelo Brasil.

-Bacana será os debates, tem candidato que desde já deve Jairestudando.

-O Centrão está sendo disputado palmo a palmo por Alckmin e Ciro. Bolsonaro já é carta fora do bara-lho nesse jogo do Centrão. Ficou totalmente isolado.

-E ninguém quer ser vice de Bolsonaro, estão estudando a Janaína Paschoal. Agora vai!. Mas caso ela também não queira a coluna dá a sugestão para ele convidar o Alexandre Frota.

- Na CNI, quando Ciro era sabatinado, o presi-dente da Bosch falou que aprovava a reforma traba-lhista atual, e disse que na Alemanha, os emprega-dos não tem tantos direitos.

-Esqueceu de dizer, que lá os sindicatos tem as-sento no conselho de administração da empresa, e nada pode ser feito sem aprovação deles.

-Eu trocaria qualquer CLT, pelo sitema alemão de gestão. Mas isso ele desonestamente omitiu.

Frase da semana:-Bolsonaro é como o Titanic, aparenta robustez,

mas na primeira viagem, afunda.

Continuam obras de infraestrutura no Parque Municipal de Eventos

esta segunda etapa conta com pavimentação da pista de caminhada,

instalação de deck e equipamentos urbanos

Piên

Continuam obras de infraes-trutura no Parque Municipal de Eventos

Prossegue a segunda etapa de implantação de infraestrutu-ra no Parque Municipal de Even-tos de Piên. As obras começaram no ano passado, com construção do Centro de Apoio ao Turista e quiosques e iluminação da pista de caminhada. Neste ano, ocor-re a pavimentação da pista de ca-minhada, que iniciou neste mês, e instalação de um deck e de equi-pamentos urbanos.

O investimento no local é de R$ 716 mil, com recursos de R$ 702 mil do Ministério do Turismo, por meio de indicação parlamentar

de deputado federal, e contrapar-tida de R$ 14 mil da Prefeitura de Piên. “Nosso Parque de Eventos é um dos maiores da região e estamos investindo cada vez mais para que possamos atender sempre às neces-sidades de nossos munícipes. Esta-mos preparando um lugar que seja atraente e contemple uma estrutura adequada, para promovermos gran-des eventos nesta área, atendendo às necessidades culturais, esporti-vas e de lazer da população de Pi-ên e dos nossos visitantes”, destaca o prefeito Livino Tureck.

O PARQUEO Parque Municipal de Even-

tos é um complexo de 170 mil m² que conta com amplo estaciona-mento, pista de velocross, tan-ques de pesca, quiosque, pavilhão de eventos, pista de caminhada e cancha de rodeio e de corrida de cavalo. Todos os anos, o local é palco da maior festa do Municí-pio, a Festa do Produtor Rural de Piên, que começa neste sábado (21), além de outros importantes eventos.

Equipe masculina de Piên fica campeã do Futsal masculino nos 31º JOJUPs

Piên

O time venceu a cida-de de Itaperuçu, no início da tarde desta quinta-fei-ra (19), conquistando o tí-tulo de campeão do Futsal na fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná. A equipe feminina ficou com o terceiro lugar

na estreia, a equipe enfrentou a cidade de an-tonina, vencendo por 4 x 0, no ginásio de espor-tes josé richa. na segun-da rodada, precisando de um resultado, o time en-trou em quadra, frente à forte equipe de araucária, cidade que será a sede do próximo jojups, em 2019.

após sair perdendo nos primeiros minutos, os atletas pienenses conse-guiram empatar e vencer a partida por 4 x 2. na ter-ça-feira (17), o time ven-ceu a equipe da lapa, por 3 x 1. ontem (18), derro-tou almirante tamandaré, por 2 x 0, garantindo sua vaga para a final.

FEMININONa fase de preparação

para os jogos, a equipe feminina havia disputa-do duas finais. Com fo-co na competição, estreou contra Pontal do Paraná e venceu por 3 x 2, em uma partida bastante disputa-da. Na segunda rodada,

veio o esperado confron-to do grupo: Piên x Bal-sa Nova, os dois finalis-tas dos Jogos Escolares que aconteceram na La-pa, em junho. Na ocasião, Balsa havia sido campeã, vencendo Piên por 4 x 2, se tornando então a gran-de favorita do jogo. Mas, já nos primeiros minutos da partida nos JOJUPs, as jovens pienenses apli-caram três gols, em uma partida bastante disputa-da. No fim, vitória de Piên por 4 x 0. Nas semifinais, a equipe perdeu de 8 x 4 para Campo Magro, con-quistando o terceiro lu-gar, contra o time de Qua-tro Barras.

A comissão técnica de Piên conta com atletas das localidades do Cen-tro, Palmitos, Avencal, Campina dos Maia, Tri-golândia, Campo Novo e Poço Frio, além de con-vidados de Rio Negro e

São José dos Pinhais. A viagem e os jogos foram acompanhados pela che-fe do Departamento de Esporte de Piên, Evanize Rosa; pelo treinador das equipes, Antônio Louren-ço dos Santos, e pelo ins-trutor de esportes Jonas Kurovski.

Os atletas e dirigentes de Piên comemoram os re-sultados dos atletas pienen-ses. “Para todos, éramos pequenos, mas, em qua-dra, fomos gigantes. Pa-rabéns aos atletas que re-presentaram muito bem o nosso Município”, destaca a chefe do Departamento de Esporte, Evanize Rosa. A próxima fase dos jogos é Estadual e será realizada na cidade de Chopinzinho, em Outubro. “Daremos conti-nuidade aos treinos e bus-caremos mais reforços pa-ra a segunda fase, em que o nível é muito mais forte”, finaliza.

Page 9: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

9Liberdade Sábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Personagem da SemanaEle conta um pouco de sua vida, alegrias e

frustrações, mas sempre de bem com a vida São Bento do Sul

Se perguntarem no Bairro Centenário ou Brasília quem é José Leopoldo Batista, pou-cas pessoas saberão responder, mas se per-guntarem que é o Ba-tista Borracheiro, a res-posta virá logo. Pessoa criativa de bom hu-mor sempre e o que mais importante de es-tender a mão ao próxi-mo. Mesmo que muitas das vezes para quem ele deu a mão, acabou se decepcionando, mas nem isso é motivo para ele desanimar.

Batista releva que sua vida não foi fácil. Era acordar cedo e dor-mir tarde para ajudar os pais.

Era na infância que ele jogava bola na cha-mada estrada dos Pola-cos, em um campinho, onde anos mais tar-de passou a se chamar Rua: Alberto Torres. “Aquilo sim que era in-fância, era muita diver-são, bola e banho de rio, hoje isso não exis-te mais”, lamenta.

Começou a traba-lhar com 13 anos na Condor, e lembra que nos finais de semana

podia brincar de carri-nho o qual guarda até hoje. “Ainda brincava no sábado e domingo e sobrava tempo para tra-balhar na roça, plantan-do, milho, feijão e ai-pim”, explica.

E foi no primei-ro emprego que teve a oportunidade de com-prar sua primeira bici-cleta. Comprou graças seu amigo Ricardo Ma-linowski, segundo Ba-tista foi graças a ele que aprendeu dar valor aos bens, pois a bicicleta foi comprada em qua-tro parcelas e somente na última a bicicleta foi

entregue. “Só tenho a agradecer por isso, dei valor a cada parcela e não via chegar ao final do mês para quitar to-das elas”, argumenta

Bat is ta também atuou na Artemetal 3 anos na solda elétri-ca fazendo portal gra-de, depois Geanir, Ar-temental, Bbuddmeurt e Hermes Macedo um dos primeiros funcio-nários. “Era um ver-dadeiro Shopping para São Bento do Sul e re-gião”, comenta

Em 2008 tentou uma vaga na Câmara de Vereadores, fez 201 votos. “Pena que a po-pulação não me elegeu vereador, tinha mui-tos planos aqui para o Bairro Centenário, aqui mesmo na borracharia iria fazer o escritório do povo. Mais os 201 votos que tive foram pela mudança e pelo respeito. Quem perdeu foi o bairro Centenário e não eu. Foram votos pelo reconhecimento”,

revela Batista que não tem mais vontade de ser candidato. “Quem sabe um dia a popula-ção vote em candidatos humildes, no passado isso ocorria, hoje não mais”, revela,

DUAS DÉCADAS DA BORRACHARIA

Sua Borracharia si-tuada na as margens da Augusto Wunderwald tem atuação há qua-se 20 anos e é mais que uma borracharia é um ponto de encontro dos moradores. “Aqui co-locamos a conversa em dia, sempre os princi-pais acontecimentos do bairro e de São Bento do Sul “, argumenta no local Batista além da Borracharia tem uma coleção de rádios anti-gos e canetas

Batista destaca ain-da suas filhas Carolina. Maria Helena e Sabri-na, bem como sua es-posa Janete que sempre lhe apoiam. “A família é tudo e só tenho agra-

decer por isso”,

DEDICADO AS CAUSAS SOCIAIS

Por várias anos se-guidos Batista realizou doações de cestas bási-cas e se vestia de Papai Noel para entregar Ces-tas Básicas em um final de ano foram 60 no to-tal. Além de uma esca-daria que há anos era um pedido da comuni-dade ligando a Wun-derwald com a Al-berto Torres. “Foram bons momentos que fi-cam guardados na me-mória, principalmen-te motivado em fazer algo pelo próximo. É verdade que em muitas das ações sociais fiquei desolado com a atitu-de de duas pessoas, o que até hoje me deixam um tanto quanto chate-ado, mas sem perder a esperança de fazer um bairro melhor e contri-buir para São Bento do Sul”, diz.

Por, Dimas de Frei-tas

Page 10: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

10 LiberdadeSábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Nascimentos28/06- Gabriel Moura29/06- Noá Vitoria Eckstein01/07- Gael Cordeiro05/07- Emanoel Felipe Gomes06/07- Dani Lucas Veiga08/07- Arthur de Alcantara Nunes05/07- Léo Benício Fagundes Camargo09/07- Pedro Henrique Grossl09/07- Helena Gabriele Soares09/07- Isaac dos Santos Costa10/07- André Marcelo Nossol10/07- Larissa Floriani (gêmeas)10/07- Emanuelly Floriani (gêmeas)12/07- Valentina Konzen Dias12/07- Vitor Leonardo Drosdek12/07- Breno Wendorff

Falecimentos10/07- Flávio Martins12/07- Ademir Cielusinsky12/07- Aldo Cziczek13/07- Nilson Balestrin13/07- Orandi Veiga do Prado Denck13/07- Marcelo Cesar de Souza Choli17/07- Domingo Soares

Rubens reúne-se com secretariado

Campo Alegre

O prefeito Rubens Blaszkowski reuniu-se na prefeitura esta sema-na, com sua equipe de secretários. O encontro teve por objetivo tratar sobre os últimos deta-lhes para o 15º Festival de Inverno, fazer um ba-lanço dos trabalhos re-alizado até o mês de ju-nho, avaliar o quadro econômico e financeiro da administração muni-cipal e o planejamento para os próximos meses.

Rubens solicitou

CÂMARA

Campo Alegre

O vereador Adriano Grossko-pf (MDB) apresentou na sessão des-ta semana, uma indicação sugerindo que o Poder Executivo executa a am-pliação e a construção de uma ram-pa de acesso na creche do distrito de Fragosos. Em sua justificativa o par-lamentar mencionou que o pedido é uma reivindicação da comunida-de, devido ao aumento do número de crianças, argumentando que a rampa irá facilitar o ingresso a escola para os pais que transitam com carrinhos de bebes e também para cadeirantes.

Durante a discussão da indicação, Adriano lembrou que já vem reali-zando este pedido na Câmara de Ve-readores, desde o ano anterior. “Mui-tas mães me cobraram isso, a maioria delas leva as crianças em carrinhos, e necessitam levantar nas escadas. Não é muita coisa, creio que a prefeitu-ra posso estudar esta possibilidade e construir essa rampa”, disse.

TRAVESSIA ELEVADAAproveitando a discussão para

melhorias em creche, o vereador Fran-cisco Kuhnen (MDB), também pe-diu a palavra para reforçar uma indi-cação sua, apresentada e aprovada no ano passado, solicitando a construção de uma travessia elevada em frente a creche Alegre Infância, no Centro de Campo Alegre. “Convido todos os ve-readores a fiscalizarem o perigo que as crianças estão correndo nos horários finais de funcionamento da creche. Não aconteceu acidentes com as crian-ças mas com veículos já. Por isso, que-ro reforçar o pedido”, mencionou.

ESTUDOO presidente da Câmara, Josnei

Cchaloupeck (Dem), explicou que as-sim que as obras de reformas na cre-che de Bateias de Baixo terminarem, a prefeitura irá realizar um estudo nas dependências da creche de Fragosos, afim de planejar a construção da ram-pa, além da ampliação de algumas sa-las. “Além da rampa será feito o estu-do para ampliação de algumas salas de aula que estão ficando pequenas devi-do ao aumento no número de crianças que a creche atende”, comunicou.

que todos os secretários junto com suas equipes trabalhem arduamente durante os dias do Festi-val de Inverno, para que seja mais um grande evento na cidade. “Va-mos fazer uma festa bo-nita para os munícipes e visitantes”, comentou.

Conforme o prefei-to, a prefeitura esta com todas as contas em dia. “É importante que to-dos os secretários con-tinuem com um contro-le rígido de gastos, pois cada real economizado será revertido em prol

dos munícipes campo--alegrenses”, disse.

Ao final da reunião Rubens pediu a conti-nuação da colaboração de todos, não apenas com olhar na sua secre-taria e sim no governo como um todo.

“Sempre é positivo o encontro de todos os se-cretários com o prefei-to, pois em conjunto po-demos discutir e propor ações que objetivam me-lhorar os serviços ofere-cidos à população”, des-tacou Blaszkowski.

Page 11: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

11Liberdade Sábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

SCHABITAÇÃO SOCIAL

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa CatarinaRCN - 479 | Edição de Julho 2018 | Semana III | www.rcnonline.com.br

Cartilha da Engenharia Pública

O Conselho Regional de En-genharia e Agronomia (CREA--SC) está lançando a segunda edição da Cartilha da Enge-nharia Pública. O documento orienta sobre a aplicabilidade da Lei nº 11.888/2008 – que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pú-blica e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Há dez anos, a lei contribui para a diminuição das construções irregulares nas cidades e auxilia na regulariza-ção fundiária de propriedades.

OrientaçãoA cartilha destaca o his-

tórico da assistência técnica gratuita no Brasil e traz, na versão atualizada, um passo a passo para que as prefeitu-ras possam regulamentar a lei municipal, incorporando o projeto nos Planos Municipais de Habitação de Interesse So-cial (PMHIS). O presidente do CREA-SC, engenheiro Ari Ge-raldo Neumann, explica que a Cartilha da Engenharia Públi-ca apresenta de forma acessível informações para entender, or-ganizar e direcionar ações in-tegradas com o objetivo de de-senvolver cidades socialmente mais justas e dignas.

Capacitação IJunto com o lançamento da

nova edição, o Conselho está recrutando profissionais para receber a capacitação sobre o tema. Os interessados podem enviar E-mail para [email protected]. A carti-lha pode ser acessada no site do CREA-SC, no endereço www.crea-sc.org.br.

Capacitação IIDe 14 a 16 de agosto acontece

o IV Encontro Estadual de Ges-tores Municipais de Convênios

e o II Seminário Catarinense de Engenharia e Arquitetura no Setor Público, promovido pela Federação Catarinense de Mu-nicípios com o apoio do CREA--SC. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos gestores municipais de convê-nios, engenheiros e arquitetos sobre transferências de recur-sos públicos. Também serão abordadas as responsabilida-des no processo de execução de obras realizadas com recursos de convênios, esclarecendo dú-vidas sobre legislação.

CREA-SC lança nova edição do documento que orienta sobre projetos e construções de habitação de interesse social

Recursos para o agronegócioAs cooperativas do Sicoob irão disponibilizar R$ 2,2

bilhões em crédito para financiar o agronegócio na safra 2018/2019, que teve início em julho e terminará em junho do próximo ano. No total, o crescimento na liberação de recursos em relação à safra 2017/2018 deve ser de 12,3%. Há possibilidade de uso dos valores acessados para ações de industrialização e comercialização. O presidente do Sistema Siccob, Rui Schneider, lembra que o cooperativismo de cré-dito em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul começou no campo, portanto, a produção rural tem enorme importância econômica para os dois estados.

ComércioDuas datas estão se consolidando no calendário de vendas

do varejo: o Dia do Homem e o Dia dos Avós, celebrados em 15 e 26 de julho, respectivamente. A primeira ainda é pouco trabalhada pelo comércio, embora a percepção seja de que o público masculino tenha ampliado o investimento em itens como vestuário, calçados, e de higiene e beleza. Já em relação ao Dia dos Avós, vale lembrar que o número de idosos cres-ceu 18% em cinco anos e chegou a 30,2 milhões no Brasil em 2017, segundo o IBGE. Neste ano, a FCDL/SC produziu uma campanha publicitária para auxiliar o setor varejista. Ivan Tauffer, presidente da entidade, diz que a ideia é promover as datas e fixá-las no calendário do varejo como mais uma oportunidade de vendas e movimentação comercial.

EleiçõesOs eleitores que possuem algum tipo de deficiência, como

restrição de locomoção, por exemplo, têm até dia 23 de agos-to para informar sobre suas necessidades especiais e solicitar um local de votação adequado, com a devida acessibilidade. O eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral responsável pelo local onde vota e fazer o comunicado. Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina estima que no Estado existam cerca de 10,8 mil eleitores com deficiência de locomoção.

Page 12: Evento com novidades em Campo Alegre - jornalliberdade.infojornalliberdade.info/images/jornal/340.pdf · para ter à Presidência da Câmara e votos necessários para aprovação

12 LiberdadeSábado, 21/07 e Domingo, 22/07 de 2018

Festival de InvernoCampo Alegre

30 mil pessoas são es-peradas em Prefeito Ru-bens Blaskoski destaca que será mais um grande even-to turístico para toda região

Os costumes do cam-po, rural e gracioso, com o ar de inverno movimenta a economia de Campo Ale-gre neste final semana. A energia de toda uma popu-

lação envolvidos vão mos-trar mais uma vez a força em termos do turismo.

O prefeito Rubens Blaskoski, que esteve na quinta-feira no Jornal Li-berdade, destacou que o evento é destaque e vem ampliando a qualidade e atrações. Para Rubens a população tem participa-do das ações do setor. “Es-tou muito satisfeito com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO XV FESTIVAL DE INVERNO

Programação completa:SEXTA - 20/07

o crescimento do turismo em Campo Alegre, isso de-mostra que a população de Campo Alegre observa que o turismo é importante pa-ra o crescimento de todos”, explica

Rubens Blaskoski re-

vela ainda que os benefí-cios do crescimento do tu-rismo vai além dos dias de festa seja do Festival de Inverno ou da Festa da O velha. “Estamos tratando o turismo em Campo Ale-gre não em sonhos mas

em realidade”, revela Durante o final de se-

mana pelo menos 30 mil pessoas devem prestigiar o evento.

O evento vai movi-mentar toda a região Nor-te e Planalto Norte ca-

19h - Abertura Oficial - Apresentações da Banda Munici-pal de Campo Alegre, CMEI Alegre Infância.

20h30 - Paulinho Mocelin21h - Jardim ElétricoLocal: Pinball Lanches Rock Bar (R. Benjamin Constant,

168)

SÁBADO - 21/07 10h - Reabertura das Festividades e Feira de Artesanato10h - Apresentação com Alunos da Casa da Cultura11h - Apresentação com Welinton e Valdemar12h30 - Booze n’ Blues14h30 - Apresentação de Grupos de Danças Gaúchas do

CTG Querência do Tio Bento 15h - Corrida da Montanha Local: Av. Getúlio Vargas16h - Jeito Guri18h - Etc e tal20h - The Beetles Cover da Argentina21h - Rock Feller Local: Pinball Lanches Rock Bar (R.

Benjamin Constant, 168)22h – Banda Cavalinho

DOMINGO - 22/078h30 - Pedal de Inverno 9h - Reabertura das Festividades e Feira de Artesanato9h30 - Sambarelove11h - Johnny Schier12h30 - DuoFel14h - Pedra Vinil15h30 - Rafael Melo16h30 - Grupo Pataço18h30 - Manchester Band Todos os shows serão gratuitos e no Calçadão da Cascati-

nha, exceto os que estão especificados abaixo de cada atração.

Cidade gourmet é a novidade do Festival de Inverno

tarinense com diversas atrações para todos os gostos e idades. A maioria da programação aconte-ce no Calçadão da Casca-tinha, bem no coração da cidade. A entrada é gra-tuita.

A riqueza gastronô-mica de Campo Alegre está bem representada nesta 15ª edição do Festi-val de Inverno de Campo Alegre. Pela primeira vez, o evento conta com o es-paço Cidade Gourmet.

Entre os dias 20 e 22 de julho cinco estabelecimen-tos da cidade oferecem re-ceitas típicas do inverno campo-alegrense em uma estrutura especial para a de-gustação. Serão quase 100 mesas disponíveis na área gastronômica do Calçadão da Cascatinha a fim de aco-modar o público.

Os pratos contam com ingredientes regionais que são deliciosos no inverno, como a carne de ovelha, a truta e as frutas vermelhas. Saiba quais estabelecimen-tos vão participar e o que cada um está preparando.

Torta Gigante de Re-queijão com Calda de Amora Orgânica

O prato produzido pe-lo Café no Campo, de au-toria de Clarisse Sprung, promete conquistar olha-res e paladares. Além de deliciosa, a torta conta com medidas peculiares.

A torta mede 90 cen-tímetros de diâmetro, pe-sa 40kg e rende 250 peda-ços. Em seu preparo, são usados 42 ovos, cinco qui-los de trigo, cinco quilos de açúcar, dez quilos de requeijão e dez quilos de leite condensado.

Para preparar, são ne-cessárias três pessoas. Para

ir ao forno, a torta gigante precisa ser erguida por, no mínimo, duas pessoas.

Este é um prato exclu-sivo para o Cidade Gour-met. “Procurei por um pra-to que chamasse a atenção e pudesse levar ingredien-tes de Campo Alegre. A torta gigante leva o quei-jo e as amoras orgânicas”, explica Clarisse.

Pastel de truta grelha-da e defumada e bolinho de truta

As receitas produ-zidas pelo Petisco Truta conta com o peixe que se tornou um clássico da ci-dade. As trutas são criadas na propriedade de Rose e Fábio Souza, na localida-de de Tijucume, interior de Campo Alegre.

A partir do peixe, di-versas são as receitas cria-das pelo casal e servidas no Petisco Truta. O pastel e o bolinho de truta che-gam para enriquecer ain-da mais a gastronomia do Festival de Inverno de Campo Alegre.

Bolo de chocolate

com recheio de doce de leite e cobertura trufada

O prato de autoria de

Fabiana Dressel, proprie-tária da Fina Trufa, foi o escolhido para integrar o Cidade Gourmet por ser um dos mais amados pe-los seus clientes.

A massa do bolo é ela-borada com cacau 50%, recheio de doce de leite e generosa cobertura trufa-da (blend de chocolates e creme de leite), finaliza-do com raspas de chocola-te ao leite.

A delícia é uma opção para quem deseja sabore-ar o doce exclusivamen-te produzido em Campo Alegre.

Linguiça de ovelha

com molhos / Pão com bolinho de Ovelha

A parceria entre o Empório da Carne e a Lanchonete Santana ofe-recem as duas opções de-rivadas da carne de ove-lha. A linguiça de ovelha será servida com farofa e molho especial de horte-lã, da maneira tradicional, para comer no palito.

O bolinho de ovelha é servido envolvido em pão de centeio com gergelim,

acompanhado pelo molho especial de hortelã. Os dois pratos são novidades exclu-sivas da Cidade Gourmet.

Nó de cordeiro e car-ré de cordeiro ao molho agridoce de morango com pimenta rosa

O Restaurante do Cláu-dio apresenta a tradicional carne de ovelha para ser apre-ciada na Cidade Gourmet de um jeito bem diferente.

O nó de cordeiro volta a mais uma edição do Fes-tival de Inverno, desta vez servido como caldo de en-trada para o prato princi-pal. O carré de cordeiro é acompanhado pelo molho agridoce de morango com pimenta rosa, iguaria já aprovada pelos clientes do Restaurante do Cláudio e por isso eleita para integrar o rol de opções da Cidade Gourmet. O prato acompa-nha salada e guarnições.

SOBRE A CIDADE GOURMET

O espaço de aproxi-madamente 600 m² tem o objetivo de valorizar o que há de melhor na gas-tronomia de Campo Ale-gre. A Cidade Gourmet é uma iniciativa da Prefei-tura Municipal de Campo Alegre, com realização do Núcleo de Gastronomia da Aciaca e patrocínio do Sicoob Credinorte - Cam-po Alegre.

Por Dimas de Freitas

Gisele e Rafaela ela Princesa da Festa da Ovelha auxiliando da decoração

Prefeito Rubens esteve na Liberdade para falar sobre a festa