europa ocidental na guerra fria

20
Europa Ocidental Europa Ocidental na Guerra Fria na Guerra Fria

Upload: cristina-penha

Post on 10-Jul-2015

188 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Europa ocidental na guerra fria

Europa Ocidental Europa Ocidental na Guerra Friana Guerra Fria

Page 2: Europa ocidental na guerra fria

►A Guerra Fria tem início logo após a A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no hegemonia política, econômica e militar no mundo.mundo.

Page 3: Europa ocidental na guerra fria

►A CEE, hoje União Europeia, surgiu numa A CEE, hoje União Europeia, surgiu numa época em que o continente estava abalado época em que o continente estava abalado com o fim da Segunda Guerra Mundial. As com o fim da Segunda Guerra Mundial. As maiores economias europeias ainda maiores economias europeias ainda estavam se recuperando. E o mundo estavam se recuperando. E o mundo começava a viver uma divisão ideológica e começava a viver uma divisão ideológica e política.política.

Page 4: Europa ocidental na guerra fria
Page 5: Europa ocidental na guerra fria

►A definição para a expressão guerra fria é A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.planeta Terra.

Page 6: Europa ocidental na guerra fria
Page 7: Europa ocidental na guerra fria

► OTANOTAN - Organização do Tratado do Atlântico - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental.membros, principalmente na Europa Ocidental.

► Os primeiros países a integrar a Os primeiros países a integrar a OTANOTAN foram foram Estados Unidos, Estados Unidos, França, Grã-BretanhaFrança, Grã-Bretanha, Canadá, , Canadá, Bélgica, DinamarcaBélgica, Dinamarca, , Islândia, Itália, Luxemburgo,Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega e PortugalHolanda, Noruega e Portugal. Em 52, entraram a . Em 52, entraram a GréciaGrécia e a Turquia. Em 55, a e a Turquia. Em 55, a AlemanhaAlemanha, e em 82, , e em 82, a a EspanhaEspanha..

Page 8: Europa ocidental na guerra fria
Page 9: Europa ocidental na guerra fria

► Plano Marshall -Plano Marshall - A fragilização das nações A fragilização das nações européias, após uma guerra violenta, permitiu que européias, após uma guerra violenta, permitiu que os os Estados UnidosEstados Unidos estendessem uma série de estendessem uma série de apoios econômicos à apoios econômicos à Europa aliadaEuropa aliada, para que , para que estes países pudessem se reerguer e mostrar as estes países pudessem se reerguer e mostrar as vantagens do capitalismo. Assim, o Secretário de vantagens do capitalismo. Assim, o Secretário de EUA, George Marshall, propõe a criação de um EUA, George Marshall, propõe a criação de um amplo plano econômico, que veio a ser conhecido amplo plano econômico, que veio a ser conhecido como Plano Marshall. Tratava-se da concessão como Plano Marshall. Tratava-se da concessão de uma série de empréstimos a baixos juros e de uma série de empréstimos a baixos juros e investimentos públicos para facilitar o fim da crise investimentos públicos para facilitar o fim da crise na na Europa OcidentalEuropa Ocidental e repelir a ameaça do e repelir a ameaça do socialismo entre a população descontente. socialismo entre a população descontente.

Page 10: Europa ocidental na guerra fria

Países da Europa Ocidental que receberam Países da Europa Ocidental que receberam ajuda do Plano Marshallajuda do Plano Marshall

Page 11: Europa ocidental na guerra fria

► O dinheiro foi oferecido a todo e qualquer país O dinheiro foi oferecido a todo e qualquer país envolvido pelo conflito mundial. Desde então a envolvido pelo conflito mundial. Desde então a Europa OcidentalEuropa Ocidental, totalmente recuperada, tornou-, totalmente recuperada, tornou-se um grande entreposto de consumo e bem-se um grande entreposto de consumo e bem-estar, deixando a parte Leste, o mundo estar, deixando a parte Leste, o mundo comunista, na posição daquele pobre coitado que, comunista, na posição daquele pobre coitado que, do lado de fora, na rua, contempla as vitrinas sem do lado de fora, na rua, contempla as vitrinas sem nada poder levar, situação que estendeu-se até o nada poder levar, situação que estendeu-se até o colapso do Bloco do Leste e o fim do muro de colapso do Bloco do Leste e o fim do muro de Berlim em 1989.Berlim em 1989.

Page 12: Europa ocidental na guerra fria
Page 13: Europa ocidental na guerra fria
Page 14: Europa ocidental na guerra fria
Page 15: Europa ocidental na guerra fria

► "Cortina de Ferro"- "Cortina de Ferro"- Após a Segunda Guerra, a Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra: URSS, as quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Page 16: Europa ocidental na guerra fria
Page 17: Europa ocidental na guerra fria

► Os anos 60 – Um período de crescimento Os anos 60 – Um período de crescimento econômico - econômico - A década de 60 é caracterizada A década de 60 é caracterizada pela emergência de uma “cultura jovem”, com pela emergência de uma “cultura jovem”, com grupos como The Beatles, que atraem multidões grupos como The Beatles, que atraem multidões de jovens por onde quer que passem, de jovens por onde quer que passem, contribuindo para lançar uma verdadeira contribuindo para lançar uma verdadeira revolução cultural e acentuando o fosso entre as revolução cultural e acentuando o fosso entre as gerações. Trata-se de um bom período para a gerações. Trata-se de um bom período para a economia, favorecida pelo fato de os países da economia, favorecida pelo fato de os países da União Europeia terem deixado de cobrar direitos União Europeia terem deixado de cobrar direitos aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas entre si. entre si.

Page 18: Europa ocidental na guerra fria
Page 19: Europa ocidental na guerra fria
Page 20: Europa ocidental na guerra fria

Organização: Professora Cristina Penha – BH - 2011